Issuu on Google+


Editorial

Pedagogia é uma profissão muito importante pois é ela que forma os futuros profissionais. O problema da pedagogia é que além de ser uma profissão muito dificil que nessessita de muita paciencia e dedicação ela, infelizmente, não é muito bem remunerada. Hoje em dia muitas pessoas não querem mais exercer essa profissão pois eles acham que seria muito esforço para que no final, não receberem o devido pagamento que eles merecem no final do mês. Em consequencia disso muitas pessoas que não tem outra opção de carreira, ou que já tentaram o vestibular para varias outras profissões e não conseguiram entrar, eles opitam para a pedagogia pelo fato de muitos deles acharem que seria mais facil o vestibular. Em consequencia disso estas pessoas, na maioria das vezes, se tornam profissionais sem o ingrediente principal em toda profissão que se deseja seguir, a paixão por o que se faz. A pedagogia é como já se foi dito, a profissão que se encarrega para formar os médicos, advogados, etc. Nós todos temos tudo para agradecer a todos esses profissionais que exercem essa profissão tão importante para a nossa vida.


O CURSO

O profissional habilitado em Pedagogia encontra-se apto a atuar em escolas e empresas. O curso oferece as matérias básicas para formação em Pedagogia e prepara o aluno para atuar em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Tecnologia de Educação e outras áreas de ação do pedagogo. O aluno, ao se formar, pode habilitarse à educação infantil e ao magistério das quatro primeiras séries do ensino fundamental. O cuidado maior do curso é dotar seus profissionais de conhecimentos que lhes permitam uma plena capacitação para atuar na docência, planejamento e gestão do sistema educacional, sempre com vistas às relações escola-estudante-família-comunidade. Este curso tem uma duração de 3 anos. Objetivos do Curso Geral: · Formação e profissionalização do educador, visando à apropriação de competências e conhecimentos necessários ao exercício da ação docente; ao desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise da atuação pedagógica, ao desenvolvimento de valores para bem atuar na sociedade como agente de transformação, em busca de uma sociedade mais justa, a partir da identificação e análise das dimensões sócio-político e culturais de seu meio.

Específicos: O desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem do curso de Pedagogia objetiva ainda: · Ampliar a reflexão quanto ao fazer pedagógico e suas implicações na realidade social; · Estimular o domínio dos conteúdos disciplinares relativos à docência das diferentes áreas que integram o currículo, bem como das respectivas metodologias, recursos e meios visando o preparo de ambientes de aprendizagem e a condução de situações educativas; · Possibilitar a compreensão dos fundamentos epistemológicos das teorias que sustentam as propostas pedagógicas para a educação;


· Promover uma postura científica ativa, criativa e reflexiva diante de problemas da educação e especificamente da docência; · Capacitar para a atuação no planejamento, organização e gestão do Sistema de Ensino para os quais estão sendo formados nas esferas administrativa e pedagógica, com competência técnico-científica, e ética visando à democratização das relações sociais na comunidade escolar e fora dela; · Contribuir para ações concernentes ao desenvolvimento do projeto pedagógico da instituição onde atua, de modo a desenvolver suas atividades pedagógicas em consonância com as atividades coletivas, ode forma interdisciplinar e de interlocução com os diversos campos do saber e da cultura; · Estimular a participação em movimentos socioculturais da comunidade, em geral, e de sua categoria profissional, em particular, exercendo liderança e assumindo compromisso com a transformação social de seu meio.


O QUE É A PROFISSÃO

A pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação à distância. Os pedagogos (psicopedagogos) também têm função de orientar os alunos em outros assuntos pessoais, que não queremos compartilhar com os pais ou outros familiares. Exercendo assim função de conselheiros com todas as experiências da vida.


Faculdades de Pedagogia

Universidade Estadual do Cearรก UNIFOR Faculdade 7 de Setembro Faculdade Christus FLATED URCA UVA UFC


Entrevista

Para podermos entender mais sobre essa profissão, entrevistamos uma profissional, Claudia Saraiva.

‘’ Essa é a grande recompensa do educador.’’ Guia das profissões: Você sempre quis exercer essa profissão? Claudia: Sim, eu sempre gostei muito de crianças e sempre tive vontade de ser professora, de preferência, da educação infantil. Isso nunca foi possível pois já comecei a trabalhar na coordenação pedagógica onde estou aqui até hoje. Guia das profissões:Para qual faculdade você foi? Claudia: Eu fiz pedagogia na UNIFOR.

Guia das profissões: O que você mais acha gratificante nessa profissão?

Claudia: O mais gratificante nessa profissão é chegar ao final do ano e ver um resultado positivo do seu trabalho, ou seja, a evolução no aprendizado dos alunos e perceber que, pelo menos para alguns, você fez a diferença. Essa é a grande recompensa do educador. Guia das profissões: Em que você mais sente dificuldade na sua profissão? Claudia: Hoje a questão mais difícil é fazer com que os alunos entendam os verdadeiros valores. A indisciplina em sala de aula está cada vez maior. Os alunos Acham que bater, empurrar, brigar com os colegas são brincadeiras legais. A palavra respeito não existe mais no vocabulário deles. Isso se deve, em parte aos pais que estão cada vez mais ausentes da vida dos filhos e por outro lado aos programas de televisão, os games que estão cada vez mais violentos.


Guia das profissões: Você fez alguns cursos após a faculdade? Claudia: Sim. Fiz a pos graduação em psicopedagogia na UNIPLI-RJ Guia das profissões: Você já havia tentado o vestibular para outra profissão? Claudia: Sim. Meu pai queria que eu fizesse odontologia. Mesmo sem querer tentei vestibular, mas felizmente não passei. Eu não seria uma boa dentista. (risos) Guia das profissões: Todos esses anos que você exerceu a pedagogia, você acha que valeu a pena? Claudia: Sim. Tive momentos difíceis como em toda profissão. Mas com certeza o saldo positivo foi bem maior. Guia das profissões: è fácil lidar com crianças? Por quê? Claudia: Sim. A criança é muito fácil de se lidar basta ter muita paciência e amor pela profissão para conquistá-la. Quando há uma relação de confiança entre o profissional e o aluno se consegue conhecer melhor esse aluno e com isso fica mais fácil de realizar um trabalho, atendendo a necessidade (medos, angustias e até indisciplina) de cada um, podendo assim transformar esse aluno em uma pessoa melhor. Esse é o papel de uma coordenadora pedagógica. Guia das profissões: Você achou os primeiros dias da profissão muito difícil? Claudia: Sim. Porque eu comecei muito jovem, com 18 anos. Era muito tímida e imatura. O simples fato de falar com os pais já era motivo de pânico. Mas com o passar do tempo isso foi se tornando rotina e em pouco tempo já estava totalmente acostumada a lidar com os problemas do dia-a-dia da escola. Guia das profissões: Aonde foi o seu primeiro trabalho? Claudia: O meu primeiro trabalho foi no Colégio Christus Anexo (Dionísio Torres).


Expediente Turma A manhã Bárbara Vieira ............................................ N° 03 Isabelle Lima ............................................... N° 16 Liana Maria ................................................. N° 24 Matheus Távora .......................................... N° 30 Rachel de Queiroz ....................................... N° 35


Amostra :: Revista 03