Issuu on Google+

projeto1.pmd

1

24/09/2012, 18:10


GUIA - SAÚDE LAZER APARELHOS AUDITIVOS

ATIVIDADES ESPORTIVAS

AULAS PARTICULARES E CURSOS

DECORAÇÃO

FISIOTERAPIA, TERAPIA E YOGA

PET SHOP

FESTAS E EVENTOS

FONOAUDIOLOGIA

PRODUTOS NATURAIS

FISIOTERAPIA, TERAPIA E YOGA

FLORICULTURA

HOME CARE

PSICOLOGIA

ÓTICA

TÁXI

2 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

2

24/09/2012, 18:10


Pilates estimula a gestação saudável

Os movimentos suaves promovem qualidade de vida ao bebê e à futura mãe, estabiliza a postura prejudicada pelo crescimento da barriga, previne dores lombares, bem como disponibiliza mais conforto à gravidez e ao parto. A interação entre o corpo e a mente, durante a prática rotineira do método, conscientiza a gestante sobre as modificações fisiológicas e psicológicas, que podem ser mais ou menos acentuadas. “O Pilates corrige e mantém fatores primordiais ao bem-estar da grávida, entre outros a respiração, relaxamento e equilíbrio”, diz o professor Juliano Ceccatto. A ênfase nas técnicas de respiração e na resistência dos músculos do assoalho pélvico, que nessa fase ficam mais sensíveis, facilita diretamente o trabalho do parto. O trabalho de respiração ajuda a gestante a relaxar e a respirar com mai-

or eficiência, reduzindo o nível de cortisol, hormônio do estresse, e induzindo a calma. Além dos benefícios mencionados, o Pilates oferece coordenação motora, manutenção do peso corporal e a melhora da circulação sanguínea. Ceccatto observa que “o reforço abdominal obtido pela execução dos exercícios, otimizam o retorno do abdômen e a redução da flacidez”. A rápida recuperação e cicatrização após o parto e a prevenção da incontinência urinária por esforço durante o nascimento da criança, também são influenciadas pelo método. “Não há restrições para a prática do Pilates a partir do quarto mês de gestação até as vésperas do nascimento do bebê, mas Ceccatto alerta que o acompanhamento do obstetra na evolução das aulas é importante para identificar possíveis riscos ou exceções.”

Insônia e Acupuntura

BEM ESTAR

A insônia é o distúrbio de sono mais comum, atingindo cerca de 25% da população, segundo dados da OMS, somente 5% dos indivíduos com insônia procuram tratamento. A doença pode ser crônica ou transitória, por esse motivo o tratamento pode variar entre acupuntura, mudança de hábitos e uso de medicamentos, alerta Hildebrando Sabato, presidente do CMBA - Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura. Existem muitos fatores que podem desencadear insônia: choque emocional, mudança de situação social ou familiar, mas a situação mais comum é mesmo o estresse da vida moderna, do desafio e da concorrência profissional, do consumo, que passa a ser preocupação crônica, alterando o funcionamento das glândulas e principalmente a produção de adrenalina, atrapalhando o sono. A possibilidade de tratar a insônia com acupuntura chega a surpreender o paciente, que não imagina que a insônia é um distúrbio, um mal que acompanha certas pessoas há anos e que pode ter um alivio com o método. Um quarto da população sofre de insônia e, muitas vezes, permanece sem tratamento por falta de informação. “É importante que o paciente não fique adiando a busca por tratamento médico, nem se acostume com a dificuldade para dormir”. Segundo Dr. Hildebrando Sabato, a doença não desaparece sem tratamento e essa atitude só tende a evoluir. “As principais dúvidas dos pacientes estão relacionadas ao diagnóstico, ou seja, eles querem saber se têm a insônia e como fazer para ter um sono tranquilo”, esclarece o médico.

Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

3

24/09/2012, 18:10

z

3


NUTRIÇÃO / BELEZA

Alimentação para a mulher moderna

Dicas de maquiagem para as peles mais maduras Para você que é avó, mas nunca deixa de ser mulher seguem algumas dicas da maquiadora Jociely Priscila Schmidt, da marca Koloss. O primeiro passo e um dos mais fundamentais é limpar, tonificar e hidratar a pele antes de começar o processo, “a Koloss disponibiliza estes três produtos que são para todos os tipos de pele e contém aloe vera e a camomila que são calmantes”, começa a maquiadora. Um produto essencial para a pele madura é o Primer, pois este proporciona um disfarce óptico das linhas finas de expressão, além disso, deixa a pele com um aspecto super aveludado entre outros efeitos. Com relação à base, Jociely explica sobre o pó compacto e corretivo: “escolha os mais líquidos e finos possíveis e use em pouca quantidade para que a pele fique com um aspecto saudável, e para não craquelar e marcar as linhas de expressão”, sugere. Não se deve carregar nas sombras, “tudo deve ser suave com relação a quantidade aplicada e pode usar o tom que preferir”, diz Jociely.A dica mais importante oferecida pela maquiadora é a de dar um valor grande ao desenho da sobrancelha que é o que vai emoldurar o rosto, e a marca Koloss apresenta “duas

cores ótimas para lápis de sobrancelha o café e o universal, a cor varia de acordo com o tom de pele e cabelo, para mais claro e mais escuro”. “Uma dica maravilhosa para contornar os olhos é aplicar o lápis branco na marca d’água dos olhos e aplicar por fora na raiz dos cílios o lápis preto ou, pelo fato de não ser muito indicado em alguns casos, usar o delineador líquido na parte superior isso ajuda a definir e contornar o olhar”, explica a maquiadora. Segundo Jociely, quando o assunto é rímel não há que ter medo de usar várias camadas e se você tem pouca quantidade de cílios também pode escolher os postiços, pois hoje no mercado existem modelos discretos e fininhos que têm um efeito super natural.”Use e abuse do batom, escolha cores fortes e use o contorno labial no mesmo tom deste, pois isso vai ajudar a avolumar”, revela a profissional. Para o toque final: blush! “Este sim, é indispensável para a pele mais madura, o blush pode ser um pouco mais carregado e pode escolher a cor de sua preferência. Você tem liberdade para isso”, conclui Jociely Schmidt.

Conheça alguns cuidados para manter uma alimentação com qualidade mesmo na correria do dia a dia. As pessoas se enganam achando que pular uma refeição, comer apenas uma vez ao dia, ou um lanchinho só para tapear a fome não vão acarretar consequências para a saúde. Mal sabem elas que essas atitudes influenciam diretamente no humor e até mesmo no desempenho. É possível conciliar falta de tempo com alimentação! Basta acrescentar os nutrientes certos. Que é importante acrescentarmos frutas, verduras e legumes em nossa alimentação todos sabem. Mas quais são as que não podem faltar na dieta de uma mulher? Alimentos ricos em vitaminas B6, B9, B12, proteínas e minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo. Todos esses nutrientes estão diretamente relacionados ao círculo hormonal da mulher e auxiliam no fortalecimento dos ossos, no controle de ansiedade, na manutenção do peso e das reações biológicas do corpo, evitando o envelhecimento precoce das células do corpo e doenças, como câncer de mama, problemas cardiovasculares e osteoporose. As vitaminas e os minerais são encontrados, principalmente, nos vegetais que possuem folhagem verde escura, como couves, brócolis e em frutas como a banana, rica em cálcio, mamão e morango. A beterraba e a cenoura também são ricas nesses nutrientes. As proteínas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem animal, como leites e derivados. Mas há, também, uma grande concentração na soja e no feijão. Além de todos esses componentes, as frutas oleaginosas também fazem muito bem, porque possuem o colesterol bom, ajudando na saúde do coração e da pele. São encontradas nas amêndoas, nozes e castanha do Pará. Para manter o alto astral, alimentos que possuem pirodoxina, são os ideais. Essa substância, ajuda no controle da ansiedade e na diminuição do stress e pode ser encontrada, principalmente, no grão de soja, espinafre, em bananas, no feijão e na aveia. Alimentos ricos em fibras, como folhas, frutas e alimentos integrais, também amenizam os nervosismos do dia a dia, porque contribuem para o bom funcionamento do intestino. Vitamina de frutas Ingredientes: 200 ml de leite desnatado 1 Banana ½ mamão papaia 8 morangos Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Fonte: www.redeoba.com.br

4 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

4

24/09/2012, 18:10


VIVA MELHOR

Consumo de carne vermelha pode trazer benefícios ao organismo Rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, a carne vermelha é fonte essencial ao corpo e pode ser consumida diariamente. O assunto é polêmico e os benefícios e malefícios da carne vermelha devem ser avaliados de acordo com o bem-estar de cada pessoa, sempre com o acompanhamento de um médico nutrólogo. Mas é preciso levar em conta que este tipo de carne é rico em proteínas, vitaminas e sais mineiras, essenciais ao corpo humano. Para explicar o assunto, o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), aponta os efeitos deste alimento na rotina das pessoas e suas principais características para uma vida mais saudável. “As carnes vermelhas são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e em minerais, além de conterem substâncias importantes como Ferro e Vitamina B12, por isso devem ser consumidas diariamente”, explica Dr. Durval.

Cortes magros e carne “ao ponto”

O consumo de carnes preparadas ‘ao ponto’ não oferece risco e pode ser excelente fonte de proteína de alto valor biológico e de ferro, sendo opção saudável para dietas balancea-

Costume de escutar música alta pode levar à perda auditiva

dação deve ser feita por um médico nutrólogo, de acordo com as necessidades de cada indivíduo, considerando idade, sexo, atividade esportiva, valor energético, estado nutricional, entre outros fatores.

5 ótimos motivos para comer carne vermelha: 1. Rica em proteínas, a carne vermelha possui altos teores de fosfato e aminoácidos, que ajudam a aumentar a força e a predisposição muscular.

das. Já a carne tostada contém substâncias da classe dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, tais como o 3-4 benzopireno – considerado um dos mais potentes agentes cancerígenos. A atenção deve ser dobrada com carnes processadas, como linguiça, salsicha, salame, mortadela, presunto e bacon, que por conta do excesso de sal e conservantes causam efeitos negativos à saúde. O importante em uma dieta balanceada com carne vermelha é respeitar os cuidados e os limites na alimentação. Dr. Durval explica que a recomenO hábito de escutar música com fones de ouvidos, por meio de aparelhos MP3 ou telefone celular, pode ser perigoso. Estudo realizado pela Universidade de Brasília (UNB) revela que 80% dos 134 adolescentes entrevistados sofreram algum dano na audição por causa da exposição prolongada a ruídos sonoros. A pesquisa revelou que a maioria deles costumava ouvir música de dispositivos portáteis em volume muito alto. O uso de fones de ouvido tornou-se muito comum por conta da popularização dos aparelhos portáteis, cuja potência pode chegar a 120 decibéis, o mesmo barulho da turbina de um avião na decolagem. “O uso prolongado dos fones de ouvi-

2. Rica também em mioglobulina, que transporta o oxigênio para as células musculares, permitindo exercícios mais intensos, maior clareza mental e sensação de bem-estar. 3. Possui creatina, que ajuda a restaurar ATP (adenosina trifosfato) após o esforço muscular. 4. Alimento de efeito antidepressivo, pois conta com alta concentração de fenilalanina. 5. Contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 . Leia matéria completa no site www.saudelazer.com

do em alto volume pode causar danos irreversíveis. Por isso é muito importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer variação na sensibilidade auditiva, como escutar um zumbido persistente”, explica Maria do Carmo Branco, fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil. “Atualmente, os tocadores de MP3 são muito potentes, por isso é recomendado que o indivíduo use o aparelho na metade da sua potência total e evite sua utilização por muitas horas seguidas”, recomenda a fonoaudióloga.

Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

5

24/09/2012, 18:10

z

5


SAÚDE O tradicional evento que o Vida Centro de Fertilidade da Rede D’Or realizou no dia 18 de agosto, em homenagem ao Dia dos (Futuros) Papais, encheu a sede da clínica, na Barra. Mais de 100 moradores da região e de outras partes do estado foram conferir de perto os depoimentos emocionantes de casais que superaram a infertilidade masculina e trocar experiências, além de tirar dúvidas em palestras com especialistas em reprodução humana, urologia e psicoterapia.

Evento na Barra reúne médicos para abordar a infertilidade masculina

Dr Paulo Gallo

O diretor-médico da clínica, Dr. Paulo Gallo, apresentou o papel do homem na infertilidade conjugal e falou sobre como o casal pode resolver esse problema. O urologista, Dr. Antonio Tavares, esclareceu os principais problemas e dúvidas relacionadas à saúde do homem e os tratamentos disponíveis para cada um deles. Já a psicoterapeuta, Dra. Soraya Deminicis, abordou o tabu envolto pelo tema e citou exemplos de como o preconceito dificulta a busca pelo tratamento.

Idoso já pode requerer o Cartão gratuito de estacionamentonos postos de atendimento da SMTR A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) regulamentou em 27/8, o Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso em estacionamentos públicos da cidade. Fica reservado aos veículos de pessoas idosas 5% do total de vagas de estacionamento em logradouros públicos do sistema Rio Rotativo ou nos estacionamentos públicos que apresentem características de áreas fechadas. Para requerer o Cartão, o idoso, com idade acima de 65 anos, deve procurar das 9h às 16h, nos dias úteis, o posto mais perto da Barra da Tijuca, que fica na Av. Ayrton Senna nº 2.001 e apresentar a seguinte documentação: 1. Requerimento encaminhado ao Coordenador da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias (CRV), da SMTR; 2. Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no prazo e validade, em nome do idoso; 3. Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), somente na categoria particular, do exercício vigente ou imediatamente anterior, em nome do idoso. 4. Cópia do comprovante de residência em nome do requerente. “O Cartão de Gratuidade, que tem o respaldo do Estatuto do Idoso e da Lei Municipal nº 5.477, de 4/7/2012.”

6 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

6

24/09/2012, 18:10


LAZER

Pesquisa revela que a pipoca pode trazer benefícios à saúde Segundo a nutricionista Heloisa de Camargo Hermann a pipoca pode ser uma alternativa saudável, quando comparada a outros aperitivos de alta densidade energética e com baixos nutrientes. Por ser um cereal integral natural, está associado ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. “Portanto, a recomendação é que a população consuma mais cereais integrais para obter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais”, enfatiza Heloisa. Por conter altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, a pipoca desacelera o envelhecimento, além de prevenir doenças degenerativas, como o câncer. “Mas a pipoca não substitui a necessidade de ingestão de frutas e vegetais em uma dieta saudável e balanceada”, ressalta a especialista. O alimento também possui grande quantidade de fibras, por isso, tende a melhorar o funcionamento intestinal tanto na regularidade quanto na consistência e na formação do bolo fecal, beneficiando também a saciedade. A pipoca também eleva a concentração de antioxidantes, que auxiliam na prevenção do diabetes, câncer, controle dos índices de colesterol, triglicerídeos e da glicemia, retardando o processo de esvaziamento gástrico. Leia matéria completa no: www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=16349

Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

7

24/09/2012, 18:10

z

7


Liana Gomes Acadêmica de Grau da Academia Brasileira de Belas Artes

23 anos de colunismo

DAFRA MOTOS

Inaugurou a sua mais nova loja do Rio, na Av. Olegário Maciel/ Barra. Motos, bicicletas elétricas, oficina, acessórios e uma equipe prontamente qualificada no atendimento ao cliente. Sucesso!

Brasileiras ganham primeiro tratamento específico para endometriose Este é o Primeiro tratamento de longo prazo ministrado por via oral com dose única diária e desenvolvido especificamente para aliviar a dor em mulheres com endometriose, doença esta, que é a principal causa de infertilidade no sexo feminino. Afeta uma à cada dez mulheres em idade reprodutiva. A Revista Saúde Lazer foi a São Paulo convidada pela Bayer HealthCare Pharmaceuticals para o lançamento do medicamento Allurene®.

Dr. Thomas Faustman(Dir. Médico da Bayer AG. Berlim com Liana Gomes.

Theo van der Loo(Presidente da Bayer Brasil) com os especialistas: Dr. Thomas Faustman, Dr. Carlos Alberto Petta, Dr. Maurício Simões Abrão e Dr. Francisco.Carmona.

Dr. Carlos Alberto Petta (Vice-Pres. SBE)., Liana Gomes e Dr. Maurício Simões Abrão (Pres. Assoc. Bras. Endometriose).

Academia AKXE

O coquetel de confraternização(02/08) no espaço de eventos contou com a presença de autoridades, professores do Campus da Estácio de Sá e da AKXE, parceiros e amigos. Agora com instalações e equipamentos de última geração, com todos os ambientes climatizados a AKXE Sport Side Club conta também com a natação “Tubarão”.

LianaGomes, Marcelo Bastos (Técnico da Tubarão Natação) e Renato Jr (Diretor da Tubarão Natação)

Time de Futebol 7 do Fluminense ao lado de Luiz Antônio (blusa preta), ex-jogador de futebol.

Bolsa de Imóveis da Barra (BIB-Rio)

Guaraná conversa sobre projetos e política

Ao centro Manoel Maia (Pres.CRECI/ RJ 2013/15) com Paulo Sampaio (Pres. BIB-Rio), corretores da BIBRio e amigos.

O Grupo Baby Beef , Antônio e Elizabeth Furlan, realizaram um jantar para a apresentação da nova plataforma política e reeleição do Vereador Luiz Antônio Guaraná.

O evento contou com a presença do mesmo e da sociedade da Barra da Tijuca no Baby Beef/Barra em 18 de setembro.

8 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

8

Paulo Faro (Diretor Estácio), Lourdes Fernandes (Diretoria R3M - Academia AKXE), Renato Lima (Diretor Akxe), Marcelo Miragaya (Coordenador da escolinha de futebol), Luiz Antônio (Administrador da Arena), Albertino Peres (Diretor Estácio),Marcelo Freire (Diretoria R3M- Academia AKXE)e Sérgio Leite (Diretor Estácio).

Corretoras e amigas da BIB-Rio.

24/09/2012, 18:11

A BIB-Rio promoveu em 27/07 um “Queijos e Vinhos”, reunindo associados, parceiros e amigos da Bolsa de Imóveis – iniciativa do Diretor Social, Luthero Rodrigues, da Luthero Rodrigues Imóveis. Parabéns à toda a Diretoria!


COLUNA LIANA GOMES

Almoço Empresarial da ACIBARRA com Prefeito A Associação Com e Ind. da Barra da Tijuca promoveu em 22/08 um almoço, no Itanhangá Golf Club, com o prefeito Eduardo Paes, prestando um esclarecimento à comunidade empresarial sobre a sua plataforma de governo.

O Prefeito à mesa com: Empresários, Líderes Comunitários e Autoridades discursando para cerca de 400 empresários no almoço.

AMAR (Assoc. de Moradores do Jardim Oceânico) junto com a ACIBARRA apresentam ao Prefeito a reivindicação do Metrô até à Alvorada.

Luiz AntônioGuaraná(C), candidato a Vereador, com Eduardo Paes com Berto Filho(Astral),Alexandre Igayara(Rica) membros da AMAR, CRECI/RJ e Acibarra. e Liana Gomes.

O Prefeito Eduardo Paes, Ney Suassuna (Presidente da Acibarra) e Carlos Fernando de Carvalho (empresário)

Vera Gissone(Castelo Branco), Handerson G. Pinto(Sebrae/RJ) e Liana Gomes.

Flashes do almoço

Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

9

24/09/2012, 18:11

z

9


VIVER BEM

Por que os homens não tratam doenças crônicas? A disfunção erétil pode ser um indicador para estas enfermidades. Mas os homens costumam consultar o médico somente quando a situação já é crítica. Homem não sente dor. Homem não chora. Homem não fraqueja. Homem não vai ao médico quando está doente? Culturalmente, eles são levados a acreditar que funciona assim e, infelizmente, quando o assunto é procurar o médico, a resistência é a mesma. De acordo com o urologista, Cláudio Telöken, chefe do Ambulatório de Andrologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS, os homens só vão ao consultório quando os sintomas são muito fortes e incômodos. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três pessoas que morrem no Brasil duas são homens. A principal causa de morte são as doenças isquêmicas do coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio e, em segundo lugar, as doenças cerebrovasculares1. “Muitas doenças, principalmente as crônicas, como o diabetes, a hipertensão arterial e o colesterol alto, poderiam ser evitadas com consultas preventivas”, afirma. Pode parecer surpreendente, mas um dos primeiros sintomas de algumas doenças crônicas (DC), como a hipertensão arterial, infarto do miocárdio ou doenças respiratórias pode ser a disfunção erétil. “Homens acometidos pela DE têm mais chances de apresentar alterações cardiovasculares, já que ambas as complicações têm em sua origem algum comprometimento na circulação arterial”, explica Telöken. “A obstrução das artérias cavernosas, que irrigam sangue para o pênis e são mais finas, ocorre

antes da obstrução das artérias coronárias” completa. Além disso, muitas vezes, a DE é um alerta do organismo indicando que algo não vai bem. “A doença também está ligada à apneia do sono – problema responsável por interromper a respiração rapidamente”, relaciona. Um dos sintomas da apneia é o ronco, que também prejudica muito a qualidade do sono e, consequentemente, pode alterar funções metabólicas. “Assim, além de não dormir bem, o homem não oxigena os músculos penianos de forma satisfatória”, afirma o especialista. “É importante quebrar os tabus sociais e procurar o médico quando o corpo der qualquer sinal de que não está bem, afinal, além de tratar a DE, o especialista vai investigar suas causas e prevenir possíveis doenças associadas”.

Método Pilates é eficaz para quem pratica corrida Os benefícios da prática de Pilates para corredores de rua são inúmeros, tanto na melhora da performance e prevenção de lesões, quanto na reabilitação. A primeira e talvez mais importante contribuição do Pilates seja a aquisição e manutenção de uma boa postura, fundamental para melhorar o aproveitamento biomêcanico, evitando sobrecargas nas articulações, ossos e músculos, trazendo maior economia de movimentos, mais fluidez, estabilidade e controle. “Especialmente a prática de Pilates nos equipamentos proporciona um aumento da consciência corporal e um reconhecimento dos desvios posturais e os desequilíbrios musculares”. “É possível identificar rapidamente fraquezas, encurtamentos, desvios e rotações que seriam mais lentamente reconhecidas pelo praticante na prática de solo (Mat Pilates)”, alerta a Profª. Cristina Abrami, diretora técnica do CGPA Pilates, estúdio pioneiro da técnica no Brasil. Os cerca de 500 exercícios de Pilates, com seus movimentos precisos e coordenados com a respiração, exige uma concentração constante, fazendo com que a mente oriente e controle os movimentos do corpo. “No Pilates não existem movimentos isolados com apenas um grupo muscular. Cada exercício trabalha simultaneamente a respiração integrada a contração da musculatura abdominal profunda, criando uma estabilidade na coluna, permitindo trabalhar com fluência braços e pernas de forma dissociada do tronco. Uma coluna saudável deve ser ao mesmo tempo forte e flexível”, define Cristina Abrami. “O atleta praticante de corrida deve procurar um profissional certificado para ministrar Pilates e um espaço que tenha os equipamentos adequados.”

Fonte: Pfizer - Leia matéria completa no www.saudelazer.com

10 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

10

24/09/2012, 18:11


IMÓVEIS

Vaga de Garagem

Matéria que tem despertado a atenção do mundo jurídico e também causado debate é a locação de vagas de garagem, a terceiro, por seu proprietário. A redação do §1º do artigo 1.331 do Código Civil assim conceituava o abrigo para veículo: “As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas, sobrelojas ou abrigos para veículos, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns sujeitamse a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários”. Amparado na redação desse dispositivo legal, o proprietário alugaria a sua vaga de garagem, comunicando o fato ao Síndico. O contrato, escrito ou verbal, era celebrado entre proprietário e interessado na locação. O certo é que não havia a interveniência ou anuência do Condomínio, sobretudo por não se tratar de locação de propriedade do condomínio e sim de terceiro. Sobreveio a Lei 12.607 de 4/4/2012 a qual deu nova redação ao §1º do artigo 1331, do Código Civil, ficando assim redigido: “§ 1º As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente por seus proprietários, exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio”. A grande diferença entre o Código Civil e a nova redação do dispositivo acima transcrito, reside na exigência de autorização expressa na Convenção de Condomínio, para que se faça a locação. Conclui-se, portanto, não ser possível a locação, salvo se houver previsão na Convenção, para a locação de vagas. Surgiram dúvidas, se já existia a locação, a qual seria considerada um ato jurídico perfeito. Para mim só é possível a locação, quando houver autorização prévia na Convenção do Condomínio. As locações existentes, foram convencionadas sem a concordância do condomínio, logo, o Condomínio não foi parte anuente e sendo assim, o contrato não é válido em face do Condomínio. Portanto, diante do novo texto legal, o contrato existente, não é oponível ao Condomínio. Manoel Maia Presidente do Conselho Deliberativo da ABADI Vice Presidente Secovi Rio Presidente Eleito do CRECI/RJ para o Triênio 2013/2015

projeto1.pmd

11

Os maiores eventos esportivos do planeta. Bom para os moradores da Barra?

Por que demolir o elevado da perimetral? A operação urbana, Porto Maravilha, anunciou uma grande modificação no sistema viário da Região Portuária: a demolição do Elevado da Perimetral. A explicação ultrapassa razões estéticas: segue moderna concepção de mobilidade. Quando foi construída, no início dos anos 50, a grande avenida que liga o Caju ao Aeroporto Santos Dumont tinha como objetivo servir de alternativa as vias de então - congestionadas e sem condições de ampliação. Também foi a solução de ligação entre as zonas Sul e Norte sem que os veículos passassem pelo centro da cidade. À época, viadutos surgiram como estratégia nas grandes cidades no mundo. Hoje, estudos técnicos comprovam que a remoção da Perimetral é fundamental para melhorar o trânsito na região. E a decisão de demolir viadutos deste porte não é ideia exótica ou sem fundamentação. A Pesquisa Vida e Morte das Autovias Urbanas do Institute for Transportation & Development Policy (ITDP) apurou que 17 cidades dos Estados Unidos, da Europa e de países asiáticos já demoliram seus grandes viadutos. Viadutos causam depreciação social, econômica e cultural - A perspectiva de remover o Elevado da Perimetral, chave do novo sistema viário do Porto Maravilha, acaba com a imagem de passagem da Região Portuária. O viaduto contribuiu para a degradação na área, do patrimônio público e privado, e para o esvaziamento da região, que tem a menor densidade populacional do município. A retomada do interesse pelo entorno, com a demolição do elevado, abre caminho para o resgate do patrimônio histórico e arqueológico da área e da qualidade de vida dos moradores. Consequentemente, da cidade. Fonte:

http://portomaravilha.com.br

A valorização da Barra da Tijuca, em decorrência dos eventos da Copa do Mundo e das Olimpíadas é inegável. Só a obra do Metrô já causou uma supervalorização dos imóveis no Jardim Oceânico e esta valorização se estende as áreas como Av. Abelardo Bueno e o Recreio dos Bandeirantes, tendo em vista que o projeto do BRT está chegando nestas regiões. O cenário imobiliário na Barra da Tijuca traz boas perspectivas para a cidade nas áreas de economia, investimentos governamentais na área de segurança e de infraestrutura. Os eventos esportivos impulsionam uma valorização geral nos imóveis no Rio. Nossas vidas e o dia-a-dia estão sendo alterados, assim como o tempo para chegar ao trabalho ou a dificuldade em encontrar um imóvel. Isso acontece devido a valorização expressiva nos bairros próximos aos estádios e locais onde serão disputadas as partidas da Copa e demais modalidades das Olimpíadas. O trajeto viário até a Barra da Tijuca, que antes era feito em mais de duas horas, hoje com a implantação de novas vias está sendo diminuído gradativamente. Com mais transporte de massa (BRT e Metrô) e novas vias de acesso, a melhora do trânsito em nossa região será expressiva. Esses eventos estão “mexendo” com a Barra. Depois de anos estamos tendo a oportunidade de ser uma das melhores opções de investimento no setor imobiliário no mundo, graças ao legado das obras de infraestrutura e melhorias urbanas.

Fernando Brandão – Corretor de Imóveis Creci J. 4486 Membro Fundador da Bolsa de Imóveis da Barra da Tijuca (BIB Rio) (21) 2494-4646 ou fb@fernandobrandao.com.br www.fernandobrandao.com.br

ANUNCIE NA REVISTA E ganhe uma matéria no site:

www.saudelazer.com LIGUE

2493-1776 8689-3553 Revista Saúde Lazer 24/09/2012, 18:11

z

11


QUALIDADE DE VIDA

Lente implantada na córnea é uma solução para presbiopia Com os aprimoramentos da nova técnica, apresentada em congresso internacional, uma bolsa é criada na espessura da córnea para abrigar a lente no interior do olho. Fenômeno natural que ocorre com a visão a partir dos 40 anos, a presbiopia é a perda da capacidade de acomodação ocular, ou seja, o olho perde gradualmente a capacidade de focalizar as distâncias de longe, intermediárias e de perto. Este é um desconforto que a ciência tem tentado corrigir através dos tempos. Muitas têm sido as soluções propostas, e cada uma tem suas peculiaridades e indicações. As lentes de contato com a tecnologia da monovisão ou as lentes multifocais têm beneficiado um grande número de pessoas. No evento da Sociedade Americana de Cataratas e Cirurgia Refrativa, o ASCRS 2012, ocorrido entre 20 e 24 de abril, em Chicago, foi apresentada

a última novidade na correção da presbiopia: a Lente de Implante Intra Estromal Corneal, denominada FLEXIVUE MICROLENS. Segundo a oftalmologista Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria, esta lente já tem sua correspondente no Brasil, e conta com aprovação da ANVISA. "É uma lente de apenas 3 mm de diâmetro e 15 mile micras de espessura colocada no estroma corneal, com a finalidade de corrigir a presbiopia", explica Tania. Segundo a oftalmologista, o implante desta lente é um procedimento que demanda a utilização do Fento Segundo Laser, um procedimento que consiste em fazer uma bolsa, que abrigará a lente em seu interior, mantendo-a estável e fixa no centro da córnea. A oftalmologista Cinthia Oyama, membro da Sociedade Americana de CiINFORME PUBLICITÁRIO

C O M U N I C A D O O especialista em oftalmologia e pioneiro na Barra da Tijuca/RJ - Dr. João Andó

COMUNICA AOS SEUS PACIENTES, AMIGOS E ALERTA OS MÉDICOS DO BRASIL, que após ter tido o seu consultório no subsolo do ex-Hospital São Bernardo (atual Hospital Gama Filho) arrombado, destruído e retirado todos os seus aparelhos oftalmológicos, mesmo tendo um contrato com validade de permanência até abril de 2015, que está tomando as devidas providências jurídicas em relação ao acontecido. Telefones para contato:

3322-3057 3325-3281 9982-3416 Dr. João Andó

Oftalmologista CRM 5203295-1 E-mail: joaoando@uol.com.br 12 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

12

rurgia Refrativa, reitera que esta lente não é retirada pelo paciente, como acontece com as lentes de contato. Trata-se de outra filosofia de adaptação. "Ela é fixa no interior da córnea, e não corre o risco de cair ou perder. No entanto, com a evolução do grau da presbiopia, o oftalmologista poderá substituí-la por outra de grau mais elevado, em um procedimento rápido e seguro", destaca a médica. Segundo as oftalmologistas, esta técnica de correção da presbiopia veio bene-

ficiar os "Baby Boomers", como são chamados os jovens presbitas, que não desenvolveram a catarata e por isto não estão habilitados a ter seu cristalino substituído por uma lente multifocal, que é a opção definitiva para a correção da presbiopia. Existem indicações específicas para o implante destas lentes, que vão depender das condições de cada paciente, e apenas o exame oftalmológico poderá definir quem poderá ou não ser submetido a este procedimento.

Linhaça, a amiga do coração A linhaça é considerada uma ótima aliada contra as doenças cardiovasculares. A principal causa de doenças cardiovasculares é a alimentação inadequada, que aliada ao sedentarismo pode trazer sérios riscos à saúde. O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), estima que 12% da população adulta do Brasil tenha altos níveis de LDL (o colesterol ruim) acima de 160 mg/dl. “Uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, são indicados para proteger o coração e cuidar da saúde”. Além disso, a inclusão de alguns alimentos podem potencializar esses cuidados. “O consumo da linhaça auxilia no tratamento de

24/09/2012, 18:11

doenças do coração e vasos sanguíneos, isso porque as fibras presentes são responsáveis por diminuir a absorção das gorduras, favorecendo a perda de peso e auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL)”, destaca a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke. A linhaça é um alimento de origem vegetal rico em ômega – 3, 6 e 9 e em fibras. Estudos comprovam que o consumo regular de ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado, auxilia na redução dos níveis de colesterol e no controle da hipertensão arterial. Além disso, tem ação anti-inflamatória, antitrombogênica e anti-arritmia, cuidando da saúde do coração.

B p


VIVA MELHOR

Brasileiras ganham primeiro tratamento específico para endometriose Esta doença é a principal causa de infertilidade no sexo feminino. Afeta uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva. Este é o primeiro tratamento de longo prazo ministrado por via oral com dose única diária e desenvolvido especificamente para aliviar a dor em mulheres com endometriose. “Uma vez diagnosticadas, as pacientes com endometriose devem utilizar um tratamento para lidar com a dor causada pela doença”, explica o Dr. Maurício Simões Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE). “Este é o primeiro tratamento inovador em mais de 20 anos para ajudar essas mulheres, o que é encorajador”, complementa o especialista. Estudos de mais de 15 meses de

Maçã deve ser ingerida pelo menos 2 X ao dia

duração comprovaram que Allurene® (Bayer HealthCare Pharmaceuticals) é eficaz em proporcionar alívio da dor em mulheres com endometriose¹, pois contém um progestogenio (composto sintético com efeito similar ao da progesterona) chamado dienogeste, que suprime os efeitos do estradiol no tecido endometrial e efetivamente reduz a dor pélvica.

Reconhecendo os sintomas

Os sintomas da endometriose podem variar de acordo com cada pessoa. Existem mulheres que sofrem dores incapacitantes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. A doença acomete hoje cerca de seis milhões de brasileiras, sendo que até 50% delas podem ficar inférteis.

Entre os sintomas mais comuns estão:

Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação Dor pré-menstrual Dor durante as relações sexuais Dor difusa ou crônica na região pélvica Outros sintomas: Fadiga crônica e exaustão Sangramento menstrual intenso ou irregular Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação Dificuldade para engravidar e infertilidade Leia mais: www.saudelazer.com/noticias-comentarios.php?uid=16795

Pesquisas têm comprovado os benefícios da ingestão frequente da maçã para a saúde. O ideal é que se coma pelo menos duas maçãs ao dia, pois é uma fruta muito rica em fibras, flavonóides e antioxidantes, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue e assim ajudam a combater os problemas cardíacos. Estudos também comprovam que na maçã estão presentes algumas substâncias que impedem o surgimento, o crescimento e a expansão de células cancerígenas, principalmente nas mamas e cólon. A maçã também é muito rica em pectina, taninos e ácido málico, que entre outras funções, ajudam a amenizar problemas do sistema digestivo, como diarréia e constipação intestinal. Além disso, seus nutrientes previnem o aumento das taxas de colesterol e mantêm os níveis ideais de glicose e triglicérides no sangue. A casca também possui valor altamente nutritivo. Essa fruta também auxilia na dieta emagrecedora, retarda o envelhecimento e ajuda a proporcionar uma maior capacidade respiratória, devido ao alto número de antioxidantes presentes na maçã. Além disso, ajuda a combater problemas pulmonares e protege os pulmões dos efeitos da fumaça, o que é uma ótima alternativa para os fumantes passivos. Portanto, além de ser totalmente fácil de transportar para qualquer lugar, também possui um preço acessível a várias camadas sociais da população. A maçã proporciona todas essas facilidades e ainda é totalmente benéfica à saúde humana.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)

Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

13

24/09/2012, 18:11

z

13


PASSATEMPO

Aprender um novo idioma pode aumentar o poder cerebral Pesquisa divulgada pela BBC, cientistas da Northwestern University dizem que o bilinguismo é uma forma de exercício do cérebro. Falar duas línguas afeta profundamente o cérebro e muda a forma como o sistema nervoso reage ao som. “Palavras cruzadas e outras atividades mantém a mente afiada. Mas as vantagens que temos descoberto em falantes de mais de uma língua vêm simples e automaticamente de conhecerem e usarem dois idiomas”, comenta a pesquisadora e co-autora do estudo Viorica Marian.

“Parece que os benefícios do bilinguismo são particularmente poderosos e amplos, e incluem a atenção, seleção e codificação de som”, completou.

Fitness para o cérebro

O importante é sair do “automático”. “É preciso fazer coisas que exijam atenção, concentração”, ensina a psicóloga especializada em Programação Neurolinguística e consultora de recursos humanos Carla Correia. O exercício cerebral aumenta a neurogênese sequência de eventos que leva a formação do sistema nervoso. Carla Correia explica que há diversas maneiras de exercitar o cérebro. Alguns exercícios são simples, como mudar trajeto habitual para o trabalho ou usar o relógio de pulso no outro braço. Quem quiser manter o cérebro em dia também pode optar por atitudes mais complexas, como se vestir de olhos vendados, tomar banho com a luz do banheiro apagada, andar pela casa de trás para frente, ver as horas num espelho ou até mesmo ouvir uma música diferente do repertório de costume, buscando identificar um determinado instrumento musical.

A psicóloga observa ainda que é comum as pessoas exercitarem mais determinadas partes do cérebro, em razão das atividades profissionais que exercem ou das preferências pessoais, deixando outras áreas cerebrais praticamente sem estímulos. Assim, o ideal é praticar exercícios cerebrais que permitam exercitar as áreas menos exigidas no dia a dia. “Uma pessoa lê muito, por exemplo, deve procurar atividades que exercitem outras áreas do cérebro, como fazer cálculos matemáticos, jogos de raciocínio ou de visão espacial”, diz. De acordo com Carla Correia, para manter o cérebro saudável, o ideal é praticar no mínimo três exercícios diferentes por dia. “O cérebro tem capacidade ilimitada de aprendizagem. Com exercícios, ele pode aumentar sua eficiência e se manter ágil durante toda a vida”, afirma.

EXPEDIENTE REVISTA SAÚDE LAZER z Tiragem: 20.000 z (21) 2493-1776 l 8772-3554 l 8689-3553 z site: www.saudelazer.com z e-mail: jornal@saudelazer.com z Inter Brasil Editora Ltda Direção: Liana Gomes, João Ignácio M. Oliveira e Handerson Pinto z Editor: Gustavo Santos z Diagramação: Carlos Marques cmm@cmmpublicidade.com.br Circulação: Barra da Tijuca e Adjacências z Periodicidade: Mensal z Associado a ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Os artigos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Jornal. 14 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

14

24/09/2012, 18:11


TURISMO

Turistas brasileiros são os mais satisfeitos em Portugal Segundo o Estudo de Satisfação de Turistas feito pelo Grupo GfK para o Turismo de Portugal no mês de março, 88% dos turistas ficaram satisfeitos com a viagem que fizeram à Portugal, entre eles 40% tiveram suas expectativas superadas e 87% revelaram que voltariam ao país nos próximos três anos. Deste total, os brasileiros são os mais entusiastas nas avaliações, registrando níveis de satisfação superiores à média dos turistas provenientes de outros países. Além disso, os brasileiros foram os turistas que passaram mais noites em Portugal, com uma média de 8,8. De acordo com a pesquisa, o item Oferta Natural e Cultural, que leva em conta as paisagens, praias, monumentos, museus, gastronomia e vinhos, foi considerado o ponto forte do país, com alto nível de satisfação. Outra área que registrou elevada satisfação foi a hospitalidade, sendo a simpatia da população um dos grandes destaques portugueses. Na fase inicial de planejamento das férias, a pesquisa revelou a internet como o maior fator da escolha de Portugal como destino, atingindo 33%. A recomendação de co-

nhecidos, amigos e familiares surge como o segundo influenciador, com 25%, mas no caso específico dos turistas brasileiros, esse item representa 35%, ficando em primeiro lugar. Os brasileiros também foram eleitos os turistas que mais percorrem o país, ficando hospedados em mais localidades, com 46%. Lisboa e arredores e Porto e Norte são as regiões maios frequentadas pelos turistas. “Os resultados revelados por essa pesquisa, que também confirmam nossa percepção no

mercado e no nosso trabalho no diaa-dia, são extremamente positivos e facilitam a promoção e divulgação de Portugal como destino preferencial dos brasileiros. Depoimentos muito favoráveis de personalidades públicas e líderes de opinião são cada vez mais comuns no Brasil”, comemora Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. “As estatísticas referentes aos turistas brasileiros também confirmam o quanto este mercado é importante e estratégico, reforçando a

necessidade de estimular cada vez mais o consumidor brasileiro a visitar Portugal” acrescenta. O estudo ainda mostra, que de maneira geral, Portugal é descrito pelos turistas como um país com bom clima, excelente gastronomia, vasta oferta de museus e monumentos e com um povo acolhedor e hospitaleiro. Saiba mais: www.turismodeportugal.pt / www.visitportugal.com

Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

15

24/09/2012, 18:11

z

15


O QUE FAZER DE IMEDIATO? “Os pais podem oferecer os primeiros socorros pressionando uma gaze ou um pano limpo no local ou pedindo para a própria criança pressionar ou mordê-lo, pois ela sabe o limite de pressão que pode ser feita. É importante estancar a hemorragia, e depois, se a situação permitir, deve-se procurar por danos em tecidos moles como lábios, gengivas e língua. Feito esse primeiro atendimento, levar imediatamente ao especialista”, ensina o Odontopediatra e Profº. Dr. José Eduardo de Oliveira Lima, com mais de 30 anos de experiência. O mais importante é procurar um especialista o mais rápido possível e que o atendimento seja na primeira hora após o trauma. “Se o paciente for atendido em tempo, a chance de sucesso é bastante grande”, acrescenta Dr. José Eduardo.

Saiba o que fazer quando a criança cai e sofre um trauma no dente

DICAS • Achar o dente; • Pegar o dente somente pela coroa evitando tocar na raiz; • Para limpar, em hipótese alguma esfregar o dente. Somente o lave em água corrente; • Se conseguir, acondicionar o dente em um frasco limpo contendo soro fisiológico ou leite ou, de preferência, na própria saliva do paciente ou da mãe; • Procurar imediatamente um cirurgião-dentista. Leia matéria completa no www.saudelazer.com

z

Excessos na alimentação podem alterar a pressão arterial Churrasco, feijoada, camarão, peixe-frito e as bebidas alcoólicas - de preferência bem geladas, são alimentos que não podem faltar no cardápio de quem está curtindo o fim de semana. Porém, especialistas alertam que a combinação de gorduras, sal, álcool e o calor podem prejudicar a saúde e elevar a pressão arterial que, além do desconforto, causa problemas maiores. A hipertensão pode ser causada pelo colesterol alto, diabetes, histórico da doença na família, sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, estresse entre outros fatores. “Hoje a manifestação da doença tem sido cada vez mais precoce, não sendo incomuns casos em crianças. Com o passar da idade a chance de desenvolver a doença aumenta. Mais de 90% de quem tem mais de 80 anos são hipertensos”, revela a cardiologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Débora Fontoura Nunes. Uma atitude simples e que pode evitar a hipertensão e outras doenças relacionadas é evitar ingerir álcool com frequência e não consumir alimentos ricos em sódio (sal). “Deve-se optar por frutas e ingerir bastante líquido, entre eles, sucos, água, chá e água de coco”, recomenda o cardiologista e coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital Nossa Senhora das Graças, Alexandre Alessi. “Os sintomas mais comuns da pressão alta são: dores de cabeça, náuseas, irritabilidade, distúrbios do sono, vertigens e zumbido no ouvido. Ao perceber algum desses sinais, o médico deve ser procurado.”

Lançamentos: Somos credenciados juntos as melhores construtoras da Barra da Tijuca. (Aqui o atendimento é personalizado)

z

Imobiliária credenciada junto a CAIXA.

z

Faça seu financiamento aqui!

Membro Fundador da Bolsa de Imóveis da Barra da Tijuca

16 z Revista Saúde Lazer projeto1.pmd

16

24/09/2012, 18:11


REVISTA SAÚDE LAZER edição 109