Page 1

ANO 1 | N O 4 | R$ 9.90

ATE L O C CHODIETA X DOS PARA RE OS SEG INAR OS COMB IGOS M EX-INI

Lívia Saboya

A estilista, filha de Ciro Gomes, descobrindo os prazeres da maternidade DR. HAIM EREL desvenda os mitos e verdades da Lipoaspiração IMUNOTERAPIA Como combater a rinite TRATAMENTO PARA PELE COM CAVIAR: + luminosidade + hidratação + maciez


EDITORIAL

Os números falam por si

EXPEDIENTE

www.saudefortaleza.com.br Editora Responsável: Karine Colaço

C

omo o tempo passa rápido. Foi essa constatação a que cheguei depois de concluir esta edição da revista. Já estamos no 4º número e com quase um ano de vida (aguardem a edição de aniversário em Dezembro). Muito mais do que isso, nesse tempo atingimos dados expressivos que facilitam muito a nossa comunicação com o público de uma maneira geral (empresários, pacientes, médicos, dentistas, etc). Com mais de 5 mil fãs no nosso Facebook, é razoável dizer que conseguimos atrair a atenção dos internautas (85% são mulheres) com dicas fáceis, textos enxutos e muita, muita informação de qualidade. Também estamos nas versões mobile (Ipad, Iphone, Ipod e Android), o que nos garante chegar a um consumidor que, além das revistas impressas, também adora ler as digitais. Até agora já são mais de 3.000 aplicativos baixados. Em relação à tiragem de revistas impressas, são 12.000 leitores a cada edição (dados da consultoria Marplan), ou seja, 4 pessoas por exemplar. Nosso site possui um acesso de cerca de 1.500 visitantes por mês e isso tudo nos coloca pela frente o desafio de fazer um produto melhor, com mais rigor e disciplina. Nesta edição você vai entender do que eu estou falando. Boa leitura!

8

SAÚDE fortaleza

FICHA TÉCNICA: CABELO: MARCO COSTA (CLÍNICA VIOLETA) / ROUPA: BONECA DE SEDA

Karine Colaço Editora Responsável karine@saudefortaleza.com.br

Edição: Karine Colaço Textos: Janayde Gonçalves, Sabrina Lima e Janine Maia Projeto Gráfico e Diagramação: Art2 Design Atendimento: Karine Colaço Fotografia: Marcos Adegas Banco de Imagens: Dreamstime Comercial: Karine Colaço Versão Mobile: MagTab Financeiro: Eduardo Jereissati de Azevedo Colaboradores: Ana Grabriela Carvalho, Érica Gonçalves, Igor Santos Costa, Ausonius Sawczuk, Verlaine Alencar, Marcos Adegas, Ana Edite Norões, Maryna Castro, Morgana Rolim, Ticy Falcão Impressão: Gráfica Halley A Revista Saúde Fortaleza é uma publicação da Editora 27. A editora não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Publicidade: Editora 27 Endereço: Rua Paula Ney, 550 Atendimento ao leitor: atendimento@saudefortaleza.com.br

Anúncios: (85) 3181.3336 / (85) 8686.3035

/saudefortaleza @saudefortaleza


SAÚDE FORTALEZA

O melhor do nosso facebook.com/saudefortaleza

+

5 MIL FÃS

DE

Desta vez, fomos além. São agora mais de 5.000 fãs na nossa Fanpage. Um número que consagra a página como uma das mais clicadas entre as revistas que existem no Estado. E se você não sabe por que isso acontece, vai descobrir agora.

Melhores POSTS A C DI

DURMA BEM!

1/3 da sua vida é gasto dormindo, sobre o colchão. Por isso, cuidar do travesseiro e da posição em que você deita é importante. A escolha do colchão deve ser individual. A boa notícia é que algumas lojas contam com profissionais especializados para ajudar nesta escolha. 10

SAÚDE fortaleza

TPM

Para controlar a TPM e ganhar mais disposição “naqueles dias”, aposte em uma bela salada com atum. Rico em ômega 3, fonte de vitaminas B6 e um poderoso antioxidante, o peixe ajuda a equilibrar o humor.


www.saudefortaleza.com.br

POSTS

+ ACESSADOS

Menstruação sem dor

Ajudinha para queimar gordura

Você sabia que a Vitamina D alivia os sintomas da menstruação? Um estudo publicado em Fevereiro de 2012 demonstrou a importância da administração de Vitamina D antes do ciclo menstrual. Os pesquisadores trataram 20 mulheres, durante 4 meses e elas não se referiram mais à dores. Já pensou que maravilha?

Os suplementos termogênicos naturais são aqueles que não contém substâncias derivadas de efedrina. Aumentam a combustão, que acelera o seu metabolismo e gera mais energia. Eles aumentam cerca de 10% do metabolismo basal e queimam gordura rapidamente. Exemplo é o Chá verde, Chá Vermelho, Laranja amarga, Casca de Salgueiro Branco e Guaraná. Mas atenção: essas plantas podem causar efeitos colaterais à saúde.

Dicas mais curtidas:

1

SE FOR CORRER NO ASFALTO, CUIDADO!

Correr no asfalto é indicado para trabalhos de velocidade porque proporciona estabilidade e segurança na pisada. A desvantagem é que provoca um impacto maior e deixa as articulações mais expostas a lesões.

2

CONSUMO DO BEM

As algas marinhas são ricas em fibras e pobres em calorias. Elas saciam sem engordar. Melhor ainda: Também emagrecem. Fonte de iodo, proteína e ômega 3, elas contribuem para o bom funcionamento da tireóide e a manutenção dos músculos, além de combater processos inflamatórios que impedem as células de absorver corretamente a glicose, o que favorece o ganho de peso. A mais conhecida é a Nori, aquela usada no sushi.

3

LANCHE SAUDÁVEL

Você sabia que a pipoca combina muito bem com um lanche saudável? Estudos mostram que o petisco contém mais antioxidante do que as frutas e verduras. Essa substância traz muito benefício à saúde, pois age como um exército de defesa do seu corpo e atua contra os radicais livres, além de ser rica em fibras. Então, um bom filme e uma pipoca bem quentinha formam a dupla perfeita!

4

BANANA CONTRA O CIGARRO E A DEPRESSÃO

Você sabia que a banana pode ajudar pessoas que deixaram de fumar e as que sofrem de depressão? Pois é, ela é rica em vitaminas B6 e B12, que tiram os efeitos da falta de nicotina e contém triptofano que não só previne como trata a depressão, pois atua na produção de serotonina (hormônio do bem-estar) ajudando a relaxar e manter o bom humor.

SAÚDE fortaleza

11


SUMÁRIO

52

44 56 CLÍNICA GERAL [ 18 ] Os riscos da Hepatite C Dos salões luxuosos aos mais improvisados, não dá pra confiar na esterelização dos materiais. [ 22 ] Perguntas e Respostas sobre a Lipoaspiração O cirurgião plástico Haim Erel responde as principais dúvidas sobre o procedimento e diz o que é mito ou verdade.

12

SAÚDE fortaleza

[ 24 ] O vírus que preocupa homens e mulheres As pessoas com vida sexual ativa devem ficar atentas, pois todo cuidado é pouco para evitar o HPV.

QUALIDADE DE VIDA [ 28 ] Faça bom uso do Estresse Os sinais do estresse estão presentes na vida de qualquer pessoa. Mas existe o positivo, o negativo e até estresse ideal.

[ 34 ] O que a Imunoterapia Ativada pode fazer por você? A Dra. Lucianna Auxi Costa explica os benefícios do tratamento que é indicado para pessoas com alergia. [ 36 ] Lívia Saboya e a maternidade A filha de Ciro Gomes e Patrícia Saboya fala sobre a meternidade de uma maneira divertida e informativa.


www.saudefortaleza.com.br

28

50 ALIMENTAÇÃO [ 44 ] Chocolate e dieta combinam? Saiba quais os malefícios e até os benefícios de comer chocolate aliado a uma dieta calórica. [ 48 ] Calorias Negativas São alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e que contém pouquíssimas colorias.

24 [ 50 ] Prazer à Mesa: Joaninha de Frango com Spaghetti A culinarista Gabriela Carvalho explica tudo e ainda dá pequenas dicas para melhorar na hora de cozinhar

PAIS E FILHOS [ 52 ] Em dia com as vacinas Saiba como manter a carteirinha de vacinação do seu bebê sem atrasos e atente também para a imunização.

BELEZA [ 56 ] Tratamento para a pele com Caviar Um novo método para combater e previnir o envelhecimento da pele que está causando frisson entre a mulherada.

SEÇÕES FIXAS: [ 14 ] Almanaque Saúde [ 16 ] Tire Suas Dúvidas [ 10 ] Nossa Fanpage [ 60 ] Na Prateleira [ 64 ] Recomendo [ 66 ] Onde Encontrar SAÚDE fortaleza

13


ALMANAQUE | O radar do seu Bem Estar

Sob nova direção A loja da Ortobom no Shopping Center Um agora tem novo dono. Trata-se do empresário Vinícius Rocha, experiente no ramo de colchões da marca. O novo momento do Shopping (impulsionado pela chegada das Casas Bahia no ano passado) exigiu que o espaço da loja fosse reformado. Existe até um consultor do sono para dar orientações sobre qual o colchão ideal para cada tipo de pessoa, do simples ao mais sofisticado. Sucesso total!

Gordura do Bem Consumir gordura nem sempre é ruim. Se ela for insaturada, como o ômega 3, pode até ser um fator primordial para a saúde e um facilitador do emagrecimento. Ela é encontrada em vários alimentos como o peixe e a linhaça ou pode ser ingerida em cápsulas, formato ideal para um dieta equilibrada. Em Fortaleza, a Artesani é a farmácia de manipulação que possui o mais alto rigor na fórmula do ômega 3. Isso garante tranquilidade para os médicos que indicam e também para quem consome.

14

SAÚDE fortaleza

Óleo de Argan para a pele A Dra Monaliza Cavalcante voltou cheia de novidades do 20º Congresso Científico Internacional de Estética, que aconteceu em São Paulo no mês de Agosto. O evento é o maior da América Latina na área e congrega todos os lançamentos da indústria de equipamentos e cosméticos. Entre as novidades que a dermato-funcional trouxe para Fortaleza está um tratamento com óleo de argan (que ficou famoso nos tratamentos capilares) também para a pele. Mais proteção, maciez e hidratação. O tratamento tem excelente resultado também para peles com acne.


www.saudefortaleza.com.br

Corpo perfeito com modelador

Estado investe no HGF

Os Modeladores, além de esculpir o corpo e evitar marcas nas roupas também previnem flacidez, celulite e gordura localizada. Evitam o terrível “efeito sanfona” e auxiliam também no emagrecimento. O mais conhecido é da marca Yoga vendido nas lojas Dhamma do Iguatemi, Benfica, Avenida e North Shopping.

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) vai ampliar e modernizar o serviço de urologia com aquisição de aparelhos de cisto-ressecção endoscópica, sistema para litotripsia intercorpórea e necroscopia, além de um conjunto de citoscopia urológica. Os recursos, que somam quase R$ 2Mi foram autorizados pelo Governador Cid Gomes para incrementar as cirurgias prostáticas endoscópicas e o tratamento de litíase urinária

Novo hospital na Aldeota

O grupo Hapvida Saúde está construindo um novo empreendimento na Av. Padre Antônio Tomás, na Aldeota. O Hospital Aldeota será o primeiro da região a oferecer internação pediátrica, além de ampliar a rede própria do plano já existente no entorno. Também irá conter diagnóstico por imagem e análises laboratoriais. Quem é cliente do plano de saúde terá à disposição clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia e pediatria.

SAÚDE fortaleza

15


TIRE SUAS DÚVIDAS | Nossos especialistas respondem às suas perguntas Dra. Érica Gonçalves Cirurgiã-dentista Qual o melhor tratamento para aftas recorrentes? O melhor tratamento para afta recorrente está associado a causa. Quando se trata de lesões recorrentes deve ser considerada a possibilidade de estarem relacionadas com doenças sistêmicas assintomáticas  ou outras condições. O uso de medicamentos podem  ser usados topicamente ou por via sistêmica, sendo por muitas vezes de eficácia limitada. O ideal é procurar um dentista para uma avaliação individual do caso.

Dr. Igor Santos Médico Patologista Podem haver divergências nos resultados de um exame se vistos por laboratórios diferentes? Sim, podem existir diferenças. O laudo diagnóstico dado pelo Laboratório de Patologia Cirúrgica é feito por um médico patologista e a qualidade deste depende da sua formação, do seu compromisso e da tecnologia oferecida pelo laboratório. O mais importante ao paciente é certificar-se que o seu laboratório de escolha seja composto por especialistas em Anatomia Patológica formados com residência médica ou que tenham o título de patologista conferido pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), de preferência ambos. Programas de incentivo de qualidade, participações em congressos e subespecialização também são quesitos importantes que atestam que o patologista se mantem atualizado com as novidades da medicina diagnóstica. Todos esses fatores podem fazer a diferença entre um resultado diagnóstico correto ou equivocado.

Dra. Verlaine Alencar Fisioterapeuta Quais as consequencias da mà postura? Tensão muscular, dores em diversas partes do corpo como costas, cabeça, braços, pernas, dificuldade para se concentrar nas atividades do dia a dia, são algumas possíveis consequências da má postura. A boa postura promove o equilíbrio e possibilita que o corpo desempenhe suas funções com maior eficiência, sendo capaz de evitar doenças que acontecem com o desgaste da musculatura com o passar dos anos. O mais difícil certamente é abandonar velhos hábitos de posturas inadequadas, isso porque o corpo humano procura sempre a posição mais confortável e funcional, mas nem sempre é a mais adequada para nossa saúde, por isso o cuidado com a coluna deve nos acompanhar em todas as nossas atividades desde a prática de exercícios físicos, no trabalho, em casa ou até mesmo quando dormimos.

Dr. Ausonius Sawczuk Médico Existe prevenção para o aneurisma cerebral? A prevenção do aneurisma cerebral baseia-se no cuidado com a saúde de forma holística. Deve-se cuidar e tratar, quando existir, a hipertensão arterial, a diabetes, as alterações do colesterol, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo. A história familiar do paciente é muito importante em doenças cerebrovasculares, por isso a visita regular ao médico da confiança do paciente é muito importante. Contudo, seguem algumas dicas: tenha hábitos de vida saudável, como por exemplo a pratica de atividade física de forma regular e  uma alimentação balanceada, com pouco sal e baixa quantidade de gordura animal. É fundamental o controle do stress e, acima de tudo, buscar a felicidade e bons relacionamentos pessoais.

16

SAÚDE fortaleza


CLÍNICA GERAL

hepatite C, Os riscos da

uma doença silenciosa

Uma simples ida ao salão de beleza pode se tornar um problemão. Em busca da vaidade, as mulheres acabam correndo o risco de pegar hepatite C ao fazer as unhas com material infectado. Dos salões luxuosos às bibocas mais improvisadas, não dá para confiar na esterilização dos equipamentos feita pelos salões de beleza.

18

SAÚDE fortaleza

U

ma doença silenciosa que tem afetado cada vez mais pessoas. Entre 2008 e 2009 o número de casos subiu de 65 para 129, em Fortaleza. Embora os números de 2010 ainda não estejam fechados, as notificações da hepatite C eram de 231. De 2007 a 2010, houve um crescimento de cerca de 255% no número de casos do tipo C da doença, segundo dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan). A doença é assintomática. O paciente pode passar entre 15 e 20 anos sem sentir nenhum sintoma. As consequências são devastadoras. O problema é quando a hepatite C chega a um estágio muito grave e com complicações, o que acontece em 40% dos casos. O vírus pode danificar o fígado durante décadas sem dar o menor sinal, chegando, muitas vezes, à fase de cirrose ou câncer. Nesse caso, a resposta ao tratamento não é muito boa e, muitas vezes, a destruição do fígado é tão intensa que o único recurso passa a ser o transplante, disputado numa fila cruel, mais longa que a do coração e a dos rins. Grande parte dos pacientes morre antes de conseguir o órgão. Daí a necessidade dos cuidados, tanto dos bancos de sangue, das clínicas de hemodiálise e clínicas odontológicas, quanto dos profissionais que fazem procedimentos que invadem e perfuram a pele ou mucosas, como tatu-

adores, manicures, acupunturistas, entre outros. O alerta é da hepatologista Mônica Façanha. A doença é a inflamação do fígado causada através do vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Outros vírus, como o da hepatite A e o vírus da hepatite B também têm predileção pelo fígado. De acordo com a médica, os três vírus podem se manifestar de forma semelhante, entretanto, o da hepatite C frequentemente só se manifesta na forma crônica da doença, quando já há complicações. As hepatites virais destacam-se entre as doenças endêmico-epidêmicas que representam problemas importantes de saúde pública no Brasil. A melhoria das condições de higiene e de saneamento das populações, a vacinação contra a hepatite B e as novas técnicas moleculares de diagnóstico do vírus da hepatite C estão entre os avanços importantes, conforme destaca Mônica Façanha. Porém, a hepatologista aponta a melhoria das condições de higiene como fundamental para a redução da hepatite A, uma vez que esta é uma doença de transmissão fecal-oral. “As fezes de uma pessoa com a infecção contamina alimentos ou água que são consumidos por uma pessoa sadia”, explica. O aumento ou redução das hepatites


www.saudefortaleza.com.br

E U FIQ A! T

R E L A

FILHOS DE MÃES COM INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C ESTÃO SOB MAIOR RISCO DE ADQUIRIR A DOENÇA

SAÚDE fortaleza

19


CLÍNICA GERAL virais podem estar associados a fatores como a heterogeneidade socioeconômica, a distribuição irregular dos serviços de saúde e a incorporação desigual de tecnologia para diagnóstico, conforme a médica. “Esses são elementos importantes que devem ser considerados na avaliação da doença”, recomenda. Segundo a especialista, a vacinação para a hepatite B, associada à melhor qualidade da detecção de doadores portadores da doença tem reduzido os susceptíveis e evitado a transmissão transfusional. “A melhora nos testes para a identificação da infecção, por um lado reduziu a transmissão transfusional de hepatite C e por outro possibilitou melhorar o diagnóstico”, conta. A hepatite C possui mecanismos de transmissão semelhantes aos da hepatite B: parenteral (exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados, transfusão de sangue e seus derivados fora de recomendação técnica, uso de drogas endovenosas, procedimentos odontológicos, cirúrgicos e de hemodiálise), sexual e de mãe para filho. “A hepatite C tem o agravante de não ser imunoprevenível como a hepatite B. Em cerca de 30% dos pacientes não é possível identificar a fonte de infecção”, frisa. O maior controle do sangue transfundido tem reduzido a transmissão por essas vias. Mas a médica alerta que o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas endovenosas é uma forma importante de transmissão. “Filhos de mães com infecção pelo vírus da hepatite C estão sob maior risco de adquirir a doença”. Além disso, como afirma Mônica Façanha, profissionais da área da saúde, vítimas de acidente com sangue contaminado, estão entre aqueles com maior chance de exposição. E os pacientes que se submetem a tratamento dialítico também estão sob maior risco de exposição. “A infecção pelo vírus da hepatite C só se instala se houver um inóculo grande o su-

20

SAÚDE fortaleza

ficiente para produzir a lesão no fígado”, informa. Segundo a hepatologista, a forma de proteção é evitar a exposição da pele lesada ou mucosa ao sangue contaminado por ser uma doença para a qual ainda não há vacina. “Por esse motivo, sugere-se que o material utilizado para acupuntura seja estéril (ou descartável), que aparelhos de barbear e outros instrumentos cortantes sejam individualizados ou, quando possível, esterilizados, incluindo o material de manicure/pedicure”. A maioria das pessoas que adquirem a hepatite C desenvolve doença crônica e lenta, sendo que a maioria (90%) é assintomática ou apresenta sintomas muito inespecíficos, como letargia, dores musculares e articulares, cansaço, náuseas ou desconforto na área superior direita do abdome. O diagnóstico só costuma ser realizado por ocasião de doação de sangue, de exames de rotina ou quando sintomas de doença hepática surgem, já na fase avançada de cirrose, icterícia (olho amarelo), ascite (água na barriga), sangramentos espontâneos, pode haver ginecomastia, atrofia testicular, irregularidade menstrual, eritema palmar, aranhas vasculares, neuropatia, entre outros. Em Fortaleza, o tratamento, quando indicado, é feito por Serviços Especializados no Hospital Universitário e no Hospital São José. Os medicamentos utilizados são de alto custo e fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. “O vírus da hepatite C possui subtipos que respondem de forma diferente ao tratamento medicamentoso. De acordo com a evolução da doença, há indicação de transplante hepático. Quanto aos demais cuidados, as restrições serão de acordo com o estado clínico do paciente. A princípio não há restrição aos exercícios físicos saudáveis, desde que não sejam extenuantes, nem a itens alimentares, com exceção do consumo de álcool”, orienta a especialista.


www.saudefortaleza.com.br

CUIDADOS NO SALÃO: NOVIDADES!!

1

Na próxima vez em que for ao salão, observe se os itens abaixo foram cumpridos: „„ Antes de atender cada cliente, a manicure deve lavar as mãos ou usar álcool gel „„ A manicure deve usar luvas, um novo par a cada cliente „„ Usar lixa e palito descartáveis (um para cada cliente) „„ A manicure deve abrir o pacote com o material esterilizado na frente da cliente  „„ Usar uma toalha limpa ou descartável para cada cliente  „„ Lavar os alicates, a espátula e outros instrumentos metálicos reutilizáveis com água, sabão e escova  „„ Enxugar esse material com toalha limpa e colocá-lo no envelope especial para esterilização  „„ Selar o envelope e colocá-lo na estufa ou na autoclave  „„ A estufa não pode ser aberta durante a esterilização. Se uma manicure abrir a porta da estufa enquanto outra deixou o material lá dentro, a esterilização fica comprometida. É preciso manter a estufa funcionando durante uma hora ininterrupta, à temperatura de 170 graus  „„ A autoclave é mais fácil de controlar porque funciona como uma panela de pressão. Basta colocar o envelope, fechá-la e esperar até o final da esterilização.

A AGÊNCIA Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em julho deste ano, o registro de um novo medicamento mais eficaz contra a hepatite C. O remédio, chamado Boceprevir, aumenta de 40% para 60% a chance de cura da hepatite C. O medicamento é indicado para quem tem o tipo 1 e nunca foi tratado ou não respondeu bem à terapia convencional. De acordo com a Anvisa, o novo medicamento deve ser administrado com o Interferon e a Ribavirina, remédios usados atualmente no tratamento da doença. O novo antiviral age para impedir a multiplicação do vírus. A hepatite C pode ser causada também pelos genótipos 2 e 3 do vírus. O novo remédio é produzido pela empresa farmacêutica internacional MSD.

2

A PARTIR de agosto do ano passado, o Ministério da Saúde passou a oferecer exames rápidos para a detecção da hepatite B e C, com o objetivo de agilizar o diagnóstico e o tratamento de hepatite dos tipos B e C em todo o País. Os exames, cujos resultados saem em 30 minutos, serão disponibilizados inicialmente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA´s) das Capitais brasileiras. Em Fortaleza, a equipe do CTA Carlos Ribeiro passará por um treinamento de capacitação para a realização dos testes, mas não há previsão de quando o serviço estará disponível.

SAÚDE fortaleza

21


CLÍNICA GERAL

LIPO ASPI RAÇÃO

HAIM EREL - CIRURGIÃO PLÁSTICO

A Lipoaspiração emagrece? Definitivamente não. A finalidade da lipoaspiração não é emagrecer e sim retirar as gorduras localizadas e melhorar as medidas, mas não melhorar o seu peso.

A FINALIDADE DA LIPOASPIRAÇÃO NÃO É EMAGRECER E SIM RETIRAR AS GORDURAS LOCALIZADAS E MELHORAR AS MEDIDAS, MAS NÃO MELHORAR O SEU PESO.

A Lipoaspiração e lipoescultura é a mesma coisa? Por definição a lipoescultura difere da lipoaspiração pelo fato de que a gordura retirada é colocada em outro lugar do corpo (lipoenxertia). Já a lipoaspiração em si não deixa de ser uma escultura, pois o corpo da paciente também é moldado. Em toda lipoaspiração é necessário usar dreno?   Não é necessária a colocação do dreno. Em todo pós-operatório deve-se usar cinta? É recomendável o uso da cinta no pós operatório. Perde-se a sensibilidade na área operada?  Em algumas áreas, especialmente onde o trauma é maior, você perde temporariamente a sensibilidade. Passado o edema, normalmente a sensibilidade retorna. Corre o risco de algum orgão ser perfurado durante a lipoaspiração?   Realizando o procedimento com um especialista que tenha uma boa formação e experiência, o risco é raríssimo. Se engravidar depois da cirurgia, perde todo o resultado?   Mesmo pós gravidez, no momento que a paciente volta ao seu peso, não perde-se o resultado, pois a gordura retirada do local não voltará. A lipoaspiração pode ser associada a outras cirurgias?  Sim. A lipo pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos, sempre levando em consideração a segurança do paciente.

22

SAÚDE fortaleza


Shopping Iguatemi: (85) 3241.5313 North Shopping: (85) 3287.1299 Shopping Benfica: (85) 3281.7036 Avenida Shopping: (85) 3264.9587 www.lojadhamma.com.br


CLÍNICA GERAL

O vírus que preocupa homens e mulheres

Pessoas com vida sexual ativa devem ficar atentas, todo cuidado é pouco para evitar a infecção do vírus HPV, até mesmo a camisinha pode não ser suficiente

0

papiloma vírus humano, o HPV, tem sido conhecido como o vilão da nova mulher. Afirmação que não se dá à toa, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Por ano, são mais de 18 mil casos e quase 5 mil óbitos. Desde agosto deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina contra o HPV para homens com idade entre 9 e 26. A vacina quadrivante, a mesma que as mulheres já usavam, atua contra 4 tipos da doença (são 200 no total). Esta vacina previne o surgimento de verrugas genitais externas. São necessárias três doses da vacina para imunizar o paciente, mas ela ainda não está disponível na rede pública, explica a ginecologista Tricia Jereissati e Melo. De acordo com a médica, a vacina se faz necessária especialmente porque os preser-

24

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

Nova vacina

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (Usp) divulgaram em agosto deste ano, o desenvolvimento de uma vacina que promete combater lesões e tumores causados pelo HPV. A equipe do laboratório de desenvolvimento de vacinas da universidade, liderada pelo pesquisador Luís Carlos Ferreira, afirma que a imunização é diferente das que já existem no mercado. A novidade em relação à vacina que a medicina disponibiliza atualmente — que não têm qualquer efeito para quem já foi infectado — é que esta, além de ser preventiva, ajuda aqueles que já apresentam sinais de problema. A substância induz as células de defesa a reconhecer lesões e atacá-las. A injeção é indicada para pacientes com tumores induzidos pelo HPV, ou quem foi infectado pelo vírus e, mesmo sem sintomas, corre o risco de desenvolver um tumor no futuro. Os testes foram feitos em camundongos, com bons resultados, entretanto, os estudos clínicos em humanos só começarão daqui a um ano, em São Paulo. De acordo com os cientistas, apenas uma dose da vacina é capaz de acabar com todos os tumores.

vativos convencionais, como a camisinha, não protegem contra a doença. A camisinha somente será efetiva na proteção se cobrir as áreas infectadas. Isto quer dizer que, se existem lesões na região pubiana, saco escrotal, ou na parte externa da vagina (vulva), o HPV poderá ser transmitido mesmo com uso do preservativo. Gabriela Silva, pedagoga, sempre usou camisinha, e mesmo assim contraiu a doença. “eu descobri quanto tinha 22 anos, estava grávida, apareceram carocinhos como se fossem verrugas. A médica diagnosticou o HPV e sugeriu o parto cesáreo porque acreditava que havia risco se tivessem verrugas no canal vaginal. O tratamento foi através de um ácido que queimava essas verrugas até caírem. Não senti nada demais, apenas notei as verrugas durante o banho. Apareceram por causa da imunidade que estava muito baixa por conta da gravidez. Faço a prevenção de 6 em 6 meses e depois da gravidez elas nunca mais voltaram”

SAÚDE fortaleza

25


CLÍNICA GERAL

Conversando com o especialista Revista Saúde Fortaleza: Aqui em Fortaleza, nós temos acesso a vacinas contra o HPV? Trícia Jereissati e Melo: Normalmente, só temos acesso à vacina através da rede privada. SF: É uma doença fácil de diagnosticar e tratar? TM: A melhor forma de diagnosticar é através do papanicolau e, como não tem cura, o tratamento deve ser direcionado para as alterações de pele e mucosa SF: Mesmo depois do tratamento a pessoa permanece com o vírus, podendo contagiar outras pessoas, correto? Diante disso, a melhor estratégia é a imunização? TM: Correto. Tendo em vista que o vírus não tem cura, em torno de 70% da população já tem o vírus, a transmissão ocorre também com o uso de camisinha, a melhor forma e através da imunização, o mais precoce possível SF: A respeito da vacina, você sabe como acontece em outros países? Ela já é amplamente utilizada, chega a ser gratuita? TM: A vacina HPV já é aprovada em mais de 18 países no mundo e na Europa ela é gratuita até os 14 anos de idade, obrigando as pessoas a se vacinar o mais precoce possível

A VACIN HPV É A APROV EM MAIADA 18 PAÍSS DE ES!

Conheça a doença: HPV: Vírus que provoca lesões na pele e nas mucosas. No homem, o vírus causa verrugas no pênis e no ânus. Na mulher, as lesões surgem na vagina, na vulva, ânus e no colo do útero. TRANSMISSÃO: O contágio acontece durante relações sexuais, ou de mãe para filho, no parto. DIAGNÓSTICO: Na mulher, exame Papanicolau, no homem, exame urológico. TRATAMENTO: As verrugas podem ser tiradas com cauterização, creme ou cirurgia. CÂNCER: Alguns tipos de HPV podem evoluir para câncer, como de colo de útero, ânus, pênis, boca e orofaringe (amígdala, palato, e região atrás da língua) (Fonte: Ministério da Saúde)


Dr. Cleto Dantas Nogueira CRM-CE 6775 | Dr. Fabio Rocha Fernandes Távora CRM-CE 8504 | Dr. Igor Santos Costa CRM-CE 9107

O laboratório ARGOS avalia com cuidado cada caso recebido, sempre aberto a discuti-lo com médicos e pacientes para chegar à melhor decisão diagnóstica e terapêutica. Serviços Especializados em Anatomia Patológica e Citopatologia

Atendimento Personalizado | Diagnóstico Rápido e Preciso | Qualidade em tecnologia Unidade Hospital São Mateus: Av. Santos Dumont, 5633, Térreo, Papicu

Unidade Progastro: Rua Cel. Alves Teixeira, 1578, 1º Andar Dionísio Torres

Unidade Hospital Monte Klinikum Rua Rep. do Líbano, 747 Subsolo - Meireles

(85) 3265 8393 | www.argospatologia.com.br


QUALIDADE DE VIDA

É possível fazer bom uso do

TE E S I EX ESS , R IVO T S E SIT O E PO ATIV AL E D I NEG ATÉ

estresse De louco todo mundo tem um pouco, já diz o ditado popular. De estressado, também. Os sinais de estresse estão presentes na vida de qualquer pessoa. A questão é que, quanto mais tempo você demorar a reagir a estes sinais, maiores são a chance de danificar o corpo e a mente e mais difícil será reparar o dano.

28

SAÚDE fortaleza


JANAYDE GONÇALVES

A

o olhar o celular, 23 chamadas não atendidas, uma chamada de voz e duas mensagens. Ao ligar o computador, quatro mensagens inbox no Facebook e mais duas janelinhas abertas chamando. A pia cheia de louças. A casa precisando de mais uma faxina porque os cabelos não param de cair. Ao ver a lista de tarefas no mural, enfileiram-se aquelas que ainda não conseguiu concluir. Ao deitar, a rotina é rolar para um lado, rolar para o outro, fechar o black-out e ainda assim não perceber resultado. A fresta de luz que vem da sala parece atravessar as pálpebras fechadas e acionar os neurônios que não param de trabalhar. Até os ponteiros do relógio é possível ouvir. Tudo ao mesmo tempo agora. Olho do furacão. Lei de Murphy. Vida transbordando. Ou seria chiando feito uma chaleira? Quando começamos a refletir sobre estresse lembramos-nos de fases da vida em que o dia parecia não ter fim, e a noite parece colar, sem intervalos, com o dia. E sem perceber, sobrevivemos, trocando o dia pela noite, numa ansiosa fase cheia de questionamentos sobre si mesmo e sobre o mundo. E apesar de ter espelho em casa, não conseguimos enxergar os sintomas físicos e psicológicos que apontavam um estresse negativo. “E lá existe estresse positivo?” pode perguntar o interessado leitor. E se afirmarmos que existe estresse positivo, negativo e até ideal? Depois de ler essa reportagem esperamos deixar algumas dicas para evitar que a situação de estresse passe despercebida. Isto porque se conhecida e enxergada como uma doença, a soma dos sintomas pode ser tratada, de forma simples e continuada. Vejamos. Apesar de já estar quase saturado, de tão repetido, o famoso termo es-

tresse, refere-se a uma maneira como seu corpo reage quando exposto a fatores desgastantes. Você sempre responde de alguma maneira. Em alguns casos isso acontece com irritação, frustração, exaustão ou doença. Mas para que a resposta ao estresse resulte numa ação positiva e adequada, é preciso que ele se adapte, tanto em intensidade como em duração, às demandas do fator estressante específico. De acordo com o médico psicanalista Sérgio de Castro, o estresse está sempre conosco, e precisamos de um pouco dele para que as coisas funcionem adequadamente. Em seu livro Guia Interativo da Qualidade Pessoal ele explica que o excesso ou a falta com certeza trará problemas. “A questão não é evitar ou eliminar o estresse, mas aprender a controlá-lo e a usá-lo positivamente”. De acordo com ele, para controlar o estresse e fazer melhor uso possível dele é preciso que você esteja consciente: Do que lhe acontece mental e fisicamente se exposto a esses fatores; Que fatores são esses Que métodos usar nesse controle. O médico descreve que os fatores estressantes podem ser tangíveis ou intangíveis. O primeiro refere-se aqueles de fácil percepção, como o calor, trânsito, prazos, condições de habitação, tempo de espera. Enquanto os intangíveis são os desapontamentos, ciúmes, questões de consciência, incapacidade de agir. “Se um ou mais destes fatores tangíveis o influenciar negativamente na casa ou no trabalho, identifique-os e opte sobre o que fazer com eles: remova, reduza ou aprenda a conviver com eles. Só assim você poderá agir eficazmente solucionando grande parte dos seus problemas”, conclui.

TIPOS DE ESTRESSE: Estresse negativo: é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer. Estresse positivo: é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá animo, vigor e energia fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade, como se a pessoa estivesse “de alerta”. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o stress se transforma em excessivo quando dura demais. Estresse ideal: é quando a pessoa aprende o manejo do estresse e gerencia a fase de alerta de modo eficiente, alternando entre estar em alerta e sair de alerta. Para quem aprende a fazer isto, o “céu é o limite”. O organismo precisa entrar em equilíbrio após uma permanência em alerta para que se recupere. Após a recuperação, não há dano em entrar de novo em alerta. Se não há um período de recuperação, então doenças começam a ocorrer, pois o organismo se exaure e o estresse fica excessivo. O estresse pode se tornar excessivo porque o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga por tempo muito longo.


QUALIDADE DE VIDA

Avalie sua vida

De acordo com o psicólogo Ciro Memória, é importante estar atento a alguns aspectos na vida e rotina: sono, sexo, trabalho, corpo e humor para entender em qual das fases do stress o individuo pode estar vivendo. Estas foram dificuldades relatadas por pessoas que se encontravam em cada fase do stress:

40

%IROS,

ILE AL S A M R S B MEM O D OR D

SONO

SEXO

TRABALHO

Fase de Alerta: Dificuldade em dormir muito acentuada devido à adrenalina.

Fase de Alerta: Libido (vontade de ter sexo) alta. Muita energia. O sexo ajuda a relaxar.

Fase de Alerta: Grande produtividade e criatividade. Pode varar a noite sem dificuldade.

Fase de Resistência: Normalizado.

Fase de Resistência: Libido começa a baixar. Pouca energia. O sexo não apresenta interesse.

Fase de Quase-exaustão: Insônia. Acorda muito cedo e não consegue voltar a dormir. Fase de Exaustão: Dorme pouco. Acorda cedíssimo e não se sente revigorado pelo sono.

Fase de Quase-exaustão: Libido quase desaparece. A energia para o sexo está sendo usada na luta contra o stress e a pessoa perde o interesse. Fase de Exaustão: Libido (vontade de ter sexo) desaparece quase que completamente.

Fase de Resistência: A produtividade e a criatividade voltam ao usual, mas às vezes não consegue ter novas idéias. Fase de Quase-exaustão: A produtividade e a criatividade caem drasticamente. Consegue somente dar conta da rotina, mas não cria e nem tem idéias originais. Fase de Exaustão: Não consegue mais trabalhar como normalmente. Não produz. Não consegue se concentrar e nem decidir. O trabalho perde o interesse.

30

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

CORPO

HUMOR

Fase de Alerta: Tenso. Músculos estressados. No inicio da fase, aparece a taquicardia (coração disparado). Sudorese. Sem fome e sem sono. Mandíbula tensa.

Fase de Alerta: Eufórico. Pode ter grande irritabilidade devido à tensão física e mental experimentada.

Fase de Resistência: Cansado, mesmo tendo dormido bem. O esforço de resistir ao stress se manifesta em uma certa sensação de cansaço.

Fase de Resistência: Cansado. Só se preocupa com a fonte de seu stress. Repete o mesmo assunto e se torna tedioso.

Fase de Quase-exaustão: A memória é muito afetada e a pessoa esquece fatos corriqueiros, até mesmo seu próprio telefone. Doenças começam a surgir.

Fase de Quase-exaustão: A vida começa a perder o brilho. Não acha graça nas coisas. Não quer socializar. Não sente vontade de aceitar convites ou de convidar. Considera tudo muito sem graça e as pessoas tediosas.

Fase de Exaustão: Doenças graves podem ocorrer, como depressão, úlceras, pressão alta, diabetes, enfarte, psoríase etc. Não há mais como resistir ao stress.

Fase de Exaustão: Não socializa. Foge dos amigos. Não vai a festas. Perde o senso de humor. Fica apático. Muitas pessoas têm vontade de morrer.

Não deixe o celular e o computador te estressarem Um estudo realizado durante um ano na Suécia identificou uma relação entre o uso intensivo da internet e do telefone celular com problemas de saúde como estresse, depressão e insônia. A pesquisa feita pela University of Gothenburg foi realizada com 4.100 pessoas de 20 a 24 anos. De acordo com a pesquisadora Sara Thomee, responsável pelo estudo, a atual facilidade de ficar bastante tempo no computador seja trabalhando, jogando ou conversando, resulta numa pressão relacionada ao tempo, negligência de outras atividades e de necessidades especiais, como dormir e fazer atividades físicas. O estudo também apontou estresse em usuários de telefones celulares por estarem sempre disponíveis, principalmente quando se sentem pressionados para responder a mensagens ou culpados quando não o fazem. A pesquisa revela, ainda, sentimentos de culpa gerados em usuários de telefones celulares devido a ligações que não são retornadas. Outro alerta da pesquisa se refere a sensação de constante disponibilidade, que as novas tecnologias trouxeram, causando distúrbios tanto quando os usuários estão muito ocupado, como quando estão descansando, “pois há a sensação de nunca se sentir livre e a dificuldade em separar a vida pessoal da vida privada”, explica. A sugestão dos pesquisadores aos usuários é para que estabeleçam um limite de tempo que passam em frente às telas (seja do computador ou do celular) a fim de evitar uma "sobrecarga" mental.

SAÚDE fortaleza

31


QUALIDADE DE VIDA

Não há como eliminar todos os estresses da vida Existe uma forte relação entre o que se pensa e se fala; entre o que se fala e se faz; entre o que se faz e o que se consegue; entre o que é conseguido na vida e a própria auto-realização ou profunda frustração. Mas o primeiro degrau desta escada é o que se pensa. O modo de pensar típico de cada um pode funcionar como uma fonte de tensão constante. Poderia até mesmo se dizer “como uma fábrica de estresse”. O pessimismo caracterizado por uma ótica focalizada no lado negativo e perigoso dos eventos da vida e pessoas muito apressadas, competitivas, que fazem duas ou mais coisas ao mesmo tempo tem a tendência a ter mais estresse. Quando nosso cérebro, independente de nossa vontade, interpreta alguma situação como muito importante, problema, risco ou complicação, todo nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas, em seu conjunto, de Síndrome Geral da Adaptação ao Estresse. Seria impossível e, ao mesmo tempo, extremamente indesejável eliminar completamente todos os tipos de estresses da vida. Fisiologicamente, a ausência total de Estresse equivale à morte. O que devemos tentar fazer é reduzir, nas pessoas, os efeitos danosos do estresse que sociedade proporciona e sensibilizá-las para os meios capazes ajudar a administrar melhor os estressores do cotidiano. O ideal seria adquirirmos habilidades para melhorar física e mentalmente nossa resistência ao Estresse, bem como eliminar o Estresse desnecessário.

ESTÁGIOS E SINTOMAS DO STRESS O estresse se desenvolve em quatro estágios. Inicialmente a pessoa entra no processo de stress pelo estágio de alerta. Esta é a fase boa do estresse, onde produzimos adrenalina e ficamos cheios de energia e de vigor, prontos para, se necessário, varar a noite ou despender grande quantidade de energia se tivermos que lidar com uma emergência. Durante esta fase, podemos também sentir tensão ou dor muscular, azia, problemas de pele, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo, sensibilidade excessiva, ansiedade e inquietação. Caso o que nos causa estresse desapareça, saímos do processo de estresse sem sequelas. Porém, se o estressor continua ou se algo mais acontece para nos desafiar, podemos entrar no estágio de resistência, que significa a etapa em que tentamos resistir ao stress. Nesta fase, dois sintomas mais importantes surgem: dificuldades com a memória e muito cansaço. Se nosso esforço for suficiente para lidar com a situação, o estresse é eliminado e saímos do processo de estresse. O problema maior começa a ocorrer quando não conse-

32

SAÚDE fortaleza

guimos resistir ou nos adaptar e nosso organismo começa a sofrer um colapso gradual. Entramos na fase de quase-exaustão, onde podem surgir os seguintes problemas: cansaço mental, dificuldade de concentração; perda de memória imediata; apatia ou indiferença emocional; impotência sexual ou perda da vontade de ter sexo; herpes; infecções ginecológicas, corrimentos, distúrbios de menstruação; aumento de prolactina; tumores, problemas de pele, queda de cabelo; gastrite ou úlcera; perda ou ganho de peso; desânimo, apatia ou questionamento frente a vida; autodúvidas; ansiedade, crises de pânico; pressão alta; alteração dos níveis de colesterol e triglicérides e queda na qualidade de vida.

TRATAMENTO Os tratamentos mais eficazes para o estresse patológico podem ser abordagens multimodais, que incluam psicoterapia, atenção para comorbidades e uso de psicofármacos em casos mais crônicos ou agudos. Atividades físicas moderadas, hobbies, meditação, massagem relaxante, dança, relaxamentos podem ser úteis para o tratamento da doença em qualquer nível.


Um sorriso bonito é irresistível...

Ortodontia, Ortodontia Estética, Clareamento Dental e Restaurações Estéticas.

CRO 5462

vanessa-odontologia@hotmail.com

odontologia@ericagoncalves.com.br

R. Carolina Sucupira, 444 | Aldeota | CEP 60140-120 | Fortaleza - CE | Fone: 85 3244.2323


QUALIDADE DE VIDA

ARTIGO | LUCIANNA AUXI COSTA Master em Ciências Anti-Aging - UNIP Médica Infectologista

Imunoterapia: um aliado no combate às alergias

Q

uando me formei na Faculdade de Medicina, sempre busquei informações novas que pudessem melhorar a vida de meus pacientes e tem sido assim até hoje! E é com esse mesmo espírito que apresento esta novidade (não tão nova assim) à vocês: A Imunoterapia Ativada! A Imunotarapia Ativada foi trazida para o Brasil há mais de 25 anos pelo Médico Alergologista Gilberto Pradez que tratou com sucesso inúmeros pacientes, desde crianças até idosos.. A Doença Alérgica é hoje (e também o foi no passado) uma doença incapacitante, traumatizante e porque não dizer estigmatizante? Existem inúmeras doenças alérgicas, mas podemos dividir as principais nos seguintes grupos: as inalatórias (asma, rinites, sinusites), as bacterianas (amigdalites, furunculose, foliculites), as dermatológicas (dermatites de contato, urticária, dermografismo) e as Gastrointestinais (Alergia aos alimentos, aditivos alimentares e aos alérgenos quando deglutidos, contaminantes dos alimentos tais como fungos, leveduras,etc. ). Como combater este processo que só faz crescer cada dia mais? De duas formas: Uma seria se concentrando no elemento alergênico (substância causadora do quadro) com a introdução deste no corpo para a formação de Anticorpos OU fortalecendo o sistema Imune, aumentando as células de Tolerância chamadas Linfócitos T Supressores. Como o próprio nome indica, essas células seriam responsáveis pelo convívio “amigável” entre nós, seres humanos, e as substâncias alérgicas. Esta última maneira me parece muito mais natural e menos traumática e foi a que escolhi para tratar meus pacientes. A Imunoterapia Ativada é dada através de vacina injetável, indolor e as doses são aplicadas, em média, de 8 em 8 semanas. Está há bastante tempo em uso na Europa, USA e Canadá e pode ser ofertada a crianças acima dos 2 anos e adultos com Rinites, Asma e Dermatites de Contato, dentre outras doenças alérgicas. As crianças abaixo desta idade e idosos acima de 80 anos terão Fonte: Imunocenter- Clínica de Imunoterapia. Rio de Janeiro.

34

SAÚDE fortaleza

que ser avaliados clinicamente. É uma vacina bastante segura devido ao seu baixo volume e grande diluição dos alérgenos, o que garante uma resposta eficaz, para o médico, e tranquila para o paciente. O tratamento dura entre 2 e 5 anos e a alta varia com a avaliação clínica. Outro fator que complementa o tratamento são os diagnósticos, onde identificamos o(s) alérgeno(s) e/ou substância(s) o paciente é alérgico e assim sabemos O QUE tratar. Os testes mais comuns, realizados em consultório são: os intradérmicos, os de puntura (também conhecidos como “prick test”) e o de contato (também conhecido como “patch test”), As leituras variam de 20 min à 96 horas, a depender do que queremos saber. O teste é usado para: Detectar Alergia por Inalação( Ácaros, tabaco, baratas,etc...), Alergias alimentares( Abacaxi,gema de ovo,leite etc...), Alergia a picada de insetos (mosquito, abelha, formiga, etc.), Alergias à Químicos e Cosméticos( Timerosal, Clorexidine, Eosina,etc...). Além do Tratamento adequado, as Medidas de Controle Ambiental são importantíssimas, tais como: Recobrir colchões e travesseiros com material impermeável, sem respirador ou zíper, evitar travesseiros de penas, evitar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, tapetes e almofadas no quarto de dormir, não utilizar produtos de limpeza com agentes químicos e odores ativos, não fumar e nem permitir que fumem perto de quem tem Alergia, evitar banhos frios e longos dentre outras... Sem o rígido controle dessas medidas não teremos sucesso no tratamento. Diferente dos outros tratamentos, a Imunoterapia muda o curso natural da doença, impedindo que os danos, tais como Sinusites de repetição, pneumonias, infecções bacterianas de pele se instalem. Como Infectologista, aprendi que o grande mediador entre nós e o externo é o Sistema Imune e como Ortomolecular aprendi que a grande maneira de nos fortalecer e assim vencer as Doenças é buscando a resposta dentro de nós mesmos.


Retarde o Envelhecimento TRATAME N TOS:  Prática Ortomolecular  Tratamento Anti-aging  Regimes de Detoxificação e quelação

de metais pesados.

   

Modulação Hormonal Bioidêntica. Antioxidação Endovenosa. Gerenciamento de peso. Plasma Rico em Plaquetas - PRP.

Torre Del Paseo. Av. Santos Dumont, 3131 | Sl. 1121 | Aldeota | (85) 3264.0456

www.d ralu cia n n a .co m . b r


QUALIDADE DE VIDA

super 36

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

FUI TER A NENÉM PESANDO 96 KG. ENGORDEI 29 KG, EU PESAVA 67 KG. NEM TENHO VERGONHA DE DIZER PORQUE COMI O MUNDO, E SE SOUBESSE QUE PERDIA RÁPIDO, TINHA COMIDO MAIS.

Cuidados de uma mãe

divertida L

ívia Saboya acorda cedo. Às nove horas da manhã ela já estava pronta, vestida de batinha romântica e abriu as portas de sua casa para conversar sobre o antes, durante e depois do momento mais sonhado por tantas mulheres: a gravidez. Na sala, livros de bebê, brinquedos e ursinhos espalhados pelos quatro cantos. Moça de riso fácil e muito simples, ela não se inibe com nada, e mostrou que dos dias de barrigão

não guardou nenhuma estriazinha, só lembranças de cuidado consigo e com a bebê mais esperada pela admirada família. O parto foi uma festa para 50 convidados, e até lambida de Lívia a bebê ganhou ao nascer. Essa é a Maria Clara e a Maria, minhas duas Marias. Com o sorriso e o coração aberto, Lívia apresenta sua bebê, a babá, e sem intervalos, logo começa a falar, sorrindo e conduzindo a entrevista sem precisar de muitas perguntas.

SAÚDE fortaleza

37


QUALIDADE DE VIDA

SAÚDE FORTALEZA: Lívia, nossa linha editorial é voltada especialmente para a valorização dos profissionais de saúde locais, então gostaríamos de saber quais deles você destacaria como essenciais na sua gravidez? Lívia Saboya: Escolher um obstetra de confiança é fundamental. As consultas mensais do pré-natal são importantíssimas. Eu não teria vivido sem elas. A gente se preocupa muito com a gravidez em si, o durante, hoje penso que deveríamos nos preocupar também com o depois. Claro, ter os cuidados mínimos, mas nós fomos feitas para isso, é um processo natural, gostaria de ter me preparado mais para a chegada. A gente quer cuidar do enxoval, do quarto, se preocupa em ser fashion e é muito rápido, quando você vê a criaturinha está ali e eu nunca tinha trocado uma fralda, mas sempre quis ser muito presente. A enfermeira no pós-parto foi um anjo da guarda, da Maternidade Escola. Muito mesmo, principalmente na amamentação. Eu tenho muito leite. No segundo dia já não era colostro, “pedrou”, tive febre. Fiquei desesperada, chorei. E a Maternidade Escola oferece um serviço como uma consultoria, você paga e o profissional vai até você. Então a enfermeira veio aqui em casa, ficou o dia inteiro, me ensinou tudo. O nome dela era Poliana, ela segurava num braço eu e no outro, a Maria Clara. Foram três visitas, na primeira, ensinou como desmamar, como guardar o leite, para conservar e tudo. Na segunda ensina o pai e a mãe dar banho e tal, e na terceira, usar carrinho e o bebê-conforto no carro, desmontar, montar tudo e foi fundamental. Nutricionista também é muito legal. Só não deu para seguir a risca porque eu ia à praia, viajava, viajei para Europa com meu pai, muita comida, acabei desandando a dieta. Mas perdi 20 quilos no primeiro mês, e hoje estou amamentan-

38

SAÚDE fortaleza

A ENFERMEIRA NO PÓS-PARTO FOI UM ANJO DA GUARDA, DA MATERNIDADE ESCOLA. MUITO MESMO, PRINCIPALMENTE NA AMAMENTAÇÃO.

Durante a gravidez, Livia fez Watsu - uma mistura de Shiatsu com técnicas de hidroterapia

do, agora é um pouco mais devagar, um quilinho por semana. No parto já perdi sete. Ganhei muito líquido, eu fazia xixi 20 vezes por dia e doía, sabe? De tanto xixi. SF: Como foi a descoberta? Você fez alguma preparação prévia, tomou ácido fólico, algum tratamento específico? LS: A gravidez foi totalmente imprevisível. Ela não foi planejada, mas desejadíssima, nós já estávamos casados há um ano e meio, inclusive viajamos

para uma segunda lua de mel e falamos, “quando voltarmos, nós vamos tentar”. Mas a gente não evitava. Eu já estava com um mês de grávida e não sabia. Quando soube, tomei o ácido fólico um mês e depois a vitamina pré-natal. Com o passar do tempo, só a barriga para perceber que eu estava grávida, porque trabalhei muito, até os nove meses, até o último dia. Fui ter a neném pesando 96 kg. Engordei 29 kg, eu pesava 67 kg. Nem tenho vergonha de dizer porque comi o mundo, e se soubesse que perdia rápido, tinha comido mais. É uma coisa


www.saudefortaleza.com.br

Lívia com a mãe, a Deputada Estadual Patrícia Saboya

Lívia Saboya e o pai, o ex-ministro Ciro Gomes.

genética também, minha mãe engordou 30 kg em todas as gestações dela e depois perdeu rapidinho. Estou com 73kg, faltam seis para chegar ao meu peso normal. Agora é que estou começando a fazer um pouquinho de dieta, mas não estou muito preocupada com isso não, hoje, meus cuidados são muito mais devidos à amamentação. Até porque não sou mais modelo, não estou mais correndo contra o tempo para emagrecer. Só tenho que ajeitar o percentual de gordura. Mas a amamentação já está me ajudando, porque para produzir o leite, você gasta 900 calorias por dia, para amamentar, mais 600, ao todo, são 1500 todo dia. SF: Quais foram os principais cuidados com a sua saúde no período da gravidez? LS: Quando descobri que estava grávida acabei seguindo uma linha riponga, não fiz nada a não ser malhar. Estava malhando há seis meses, apenas 10% de gordura no corpo, parando de fumar, me alimentando melhor, estava adorando este estilo de vida. Não tive enjoo, só fome, o tempo todo. Malhei até os sete meses de grávida. Parei entre o segundo e terceiro mês, a janela, como chamam. Depois continuei com o personal trainner, Micaeli Sampaio. Fui ao nutri-

cionista, mas não segui tanto. Cumpri os primeiros três meses, aquela coisa de comer muito feijão preto, o máximo de alimentos saudáveis, sucos, parei com o café, depois acabei desandando um pouco. Aah! Drenagem linfática. Fiz muitas. Já fazia massagem relaxante, fiquei com a mesma massagista, mas troquei pela drenagem três vezes por semana até o dia do parto porque meus pés incharam muito, aumentei dois números de sapato. SF: Em relação ao parto. Existem muitas críticas quanto à chamada “era do parto industrial”, em que os médicos optam por cesárea porque é mais cômodo, assim, podem fazer vários partos num só dia, evitando o normal porque, na maioria das vezes, é mais trabalhoso. Qual foi sua opção? LS: Ela (Maria Clara) tinha que sair dia 14 de março, deu dia 16 e nada. Aí o médico disse que íamos fazer cesárea. Fiquei muito desapontada, porque passei os nove meses querendo muito o normal, me preparando, fazendo exercícios de respiração, massagens e tal. Quando ela foi ficando bem gordinha, o médico foi dizendo: “Se aumentar mais de quatro quilos, não aconselho fazer parto normal, mas a gente vai tentar até

o último momento”. Por volta dos seis meses e meio, fiquei um pouco triste, porque ela estava virada ao contrário. Ele começou a dizer que seria cesárea. Eu disse: “Não se preocupe que eu vou conversar com ela”, e para Maria Clara eu fiquei fazendo massagem na barriga, dizendo ‘vira, vira, vira’, e em duas semanas ela virou, sempre foi muito obediente. (risos). Quanto à anestesia, eu não tenho medo, eu queria inclusive ser médica. Mas eu não queria anestesia, não queria ficar grógui (sic), porque eu queria vê-la, queria participar de tudo. Queria até que o doutor colocasse um espelho para ver o parto. Eu fiquei conversando, morrendo de rir. Meu marido filmava, do lado de cima, porque ele odeia sangue e meu pai filmando todo o parto do outro lado. Você não sente dor, só aquela coisa mexendo, mas aí quando tirou ela, eu fiquei muito excitada, emocionada, não queria que levassem ela direto porque quando é cesárea eles levam e depois é que trazem para gente. Eu dizia: “Jorginho, não deixa levar ela, eu quero primeiro ver ela”. Aí colocaram ela comigo, no meu colo, ela nasceu com o olho aberto, já rindo. Na hora que ela saiu, dei uma lambida, tinha muita curiosidade de saber que gosto tinha o líquido amniótico. Ela deu uma risada. Ela não chorou, só deu uma risada, uén,

SAÚDE fortaleza

39


QUALIDADE DE VIDA

me irritar, e me perguntava por que ela não sai? E dizia: Saai, criança! Depois ficava triste porque tinha pensado assim e chorava, e me questionava se eu seria uma boa mãe, se teria paciência. E eu chorava, me achava feeeeia, e meu pai e Jorginho diziam que eu estava liiinda, me levavam pra jantar toda noite, porque eu ficava muito entendiada. Vamos sair, vamos circular. Outro momento difícil foi quando a Maria Clara apresentou um pouquinho de dificuldade para mamar, fiquei nervosa, aí a médica indicou suco de Maracujá e Passiflorini, mas eu não tomei muito não, só quando eu estava muito exausta mesmo, me sentido uó(sic).

QUANDO A MARIA CLARA APRESENTOU UM POUQUINHO DE DIFICULDADE PARA MAMAR, FIQUEI NERVOSA, AÍ A MÉDICA INDICOU SUCO DE MARACUJÁ E PASSIFLORINI

40

SAÚDE fortaleza

pra dizer que chegou. Daí, os médicos já passaram ela pro meu pai e eu gritava: “conta os dedinhos pais, conta os dedinhos pra saber se veio com todos”. Até me emociono, porque é tão bom de lembrar. No hospital tinha uma galera grande esperando, minha família é grande, a dele também, aí foram 50 pessoas para a Gastroclínica. Não foi nada traumática, mas demorou tanto. SF: Como foi seu grau de ansiedade? Chegou a tomar algum tipo de medicação ou chás naturais para ficar mais tranquila? LS: A última semana foi a que eu fiquei mais ansiosa, e disse, doutor se você quiser tirar pela boca, eu estou aceitando. Eu brinco que na verdade, a gravidez são 18 meses porque o último mês, parecem ser outros nove, que não passam nunca. As pessoas ficam ligando, perguntando se eu estava sentindo alguma coisa, contração. Eu respondia que naaaada, só tééédioo. E eu até cheguei a

SF: O Baby Blues, aquela depressãozinha pós-parto, você teve? LS: Não, fiquei tranquila. Mas eu tive uma paranóia muito grande, e tenho até hoje. Na hora de amamentar, eu chorava porque ela sempre mamou pouco. Quando era pra mamar 40 minutos, ela mamava 20. Quando era pra mamar 20, ela mamava 10. E hoje em dia ela mama três minutos e não quer mais saber e tá feliz, tá tranquila. Então, como eu li muito no livro que é 40 minutos num peito e 40 no outro, eu pensava: “Meu Deus, tem alguma coisa errada com essa menina”. No primeiro dia, minha mãe disse que eu tava com uma depressãozinha, e eu até ficava com raiva da minha mãe e dizia: “Não mãe, eu só quero que ela coma”. Ela pegou o peito fácil, eu não tive dor, só ficou uma feridinha, aí a enfermeira indicou uma pomada, e deu certo. Eu não conseguia deixar ela sozinha, todo mundo reclamava porque eu estava operada, ainda com cinta e queria dar banho nela. E minha mãe dizia, “Como você vai dar banho numa criança com praticamente 5kg?” Minha cicatriz até abriu um pouco. SF: Cinta. Existem mulheres que


www.saudefortaleza.com.br

USEI O MACAQUINHO QUE VAI DO JOELHO ATÉ O SUTIÃ. PARA MIM FOI MUITO BOM, O QUE MEU DEU CONFORTO. AJUDOU A MINHA POSTURA, SABE? RECOMENDO BASTANTE.

consideram uma das coisas mais feias, chatas, incômodas e há controvérsias entre os médicos, alguns indicam e outros não. Você aderiu? Ainda usa? Vai usar? LS: Não usei tanto tempo como deveria ter usado. Disciplinadamente usei um mês, só tirava para tomar banho, e acho que ajudou bastante, eu não tenho barriga, de genética mesmo, minha barriga é super durinha, mas ficava uma moleza, que eu não conseguia ficar sem a cinta. Quando eu vi aquela barriga mole eu pensei, gente do céu, será que eu vou ficar assim? Então, é muito legal, indico. Eu deveria usar até hoje. Usei o macaquinho que vai do joelho até o sutiã. Para mim foi muito bom, o que me deu conforto. Ajudou a minha postura, sabe? Recomendo bastante. SF: Para a cicatriz, você usou alguma pomada, tratamento estético? LS: Tive uma pequena inflamação na cicatriz porque eu tive um pelinho encravado. Aí usei uma pomada anti-inflamatória e antibiótica. No peito, eu usei a pomada Milar. Tem gente que usa uma americana, de lanolina, não sei nem o nome, mas eu gostei da brasileira. Hoje a cicatriz está bem pequenina, Já usei biquíni, só está um pouco vermelha. De tratamento estético vou começar a

fazer o manthus, porque no quadril vou precisar de uma ajudinha, aí vou aproveitar já que eu ganhei dos patrocinadores do site. SF: Cremes. Quais são suas dicas para as mamães? LS: Usei o Materskin a gravidez inteira, passava até na bochecha, e valeu a pena, só tive duas estriazinhas vermelhinhas aqui do lado. (Sem preocupação, ela levanta o short e mostra), E já sumiu ó. Agora o que aumentou bastante foram as minhas celulites, estou usando o creme Bye-bye celulite da Nívea. E é bom, até porque drena um pouquinho, você relaxa. Mancha eu não tive. SF: Você vai cumprir os seis de meses da licença maternidade, a lei que foi proposta, inclusive, pela sua mãe? LS: Tenho a vantagem de ser minha própria chefe. Faço minhas reuniões em casa e vou ao escritório uma vez por semana, realmente vou ficar com Maria Clara, agarrada, porque é muito importante. Impressionante a paixão que os bebês têm pela mãe, você vê o olhinho brilhando. e deu uma choradinha como quem pergunta: Cadê minha mãe? A mamadeira é muito difícil ela tomar, eu prefiro que ela mame.

SAÚDE fortaleza

41


apresenta

Escolher armações e lentes agora ficou fácil Muitas vezes é difícil escolher as armações que mais combinam com o rosto e as lentes que melhor se adequam ao tipo de visão. Na Itamaraty, existe um aliado de alto padrão tecnológico.

C

om o passar do anos, ficou cada vez mais complexa a compra de um óculos de grau. A sociedade está mais exigente e preocupada com a saúde e o mercado, por sua vez, com mais empresas e profissionais que não possuem a qualificação e tecnologia ideais para oferecer bons produtos de maneira personalizada. A escolha de armações e a medição das lentes também evoluiu e hoje requer um elevado nível de precisão. Pensando nisso, as Ópticas Itamaraty trazem uma nova ferramenta capaz de facilitar sensivelmente a escolha do produto ideal. O Visioffice® é um equipamento que proporciona conforto e segurança ao usuário durante o processo de escolha das lentes, armações e tomada de medidas. Na óptica, você poderá visualizar o modelo de armação que mais combina com o seu formato de rosto, optar por tecnologias adicionais como fotossensível Essilor Transitions e anti-reflexo Crizal. O Visioffice® conta também com a exclusiva tecnologia Eyecode para medição de lente personalizada, cujas medidas são tomadas a partir da rotação de cada centro ocular do paciente.

OLHOS + ARMAÇÃO ESCOLHIDA + HÁBITO VIS


Medição precisa O Eyecode é uma descoberta impressionante. Usando essa nova tecnologia do Visioffice, é possível determinar a posição do centro de rotação de cada olho, através de uma medição, rápida e fácil, sem nenhum contato físico com o consumidor. Graças às medidas exclusivas do Visioffice® hoje é possível confeccionar lentes realmente personalizadas, através de um processo até cinco vezes mais preciso, pois considera parâmetros únicos de cada pessoa. A precisa combinação de tecnologias das lentes Varilux®, com as medidas do Eyecode, exclusivo do Visioffice®, supera, significativamente, os demais sistemas de medição existentes no mercado. A escolha de armações e a medição das lentes também evoluíram e hoje requerem um elevado nível de precisão.

UAL = LENTES INDIVIDUALIZADAS


ALIMENTAÇÃO

EO HOJ O JÁ CAD MER PÕE DE DIS OLATES C DE CHO DIÇÃO M A O SEM CAR E C IA R AÇÚ A CALO BAIX

Chocolate e dieta combinam? 44

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

Há quem diga que chocolate faz bem. Para outros, este é um alimento que deve ser exorcizado de qualquer dieta. Vamos descobrir até onde vão os benefícios e perigos dessa guloseima.

C

om os avanços dos estudos nutricionais, aos poucos, o chocolate, que sempre foi o vilão daqueles que estão com quilinhos sobrando, tornou-se um item mais confiável nas dietas. Isto aconteceu porque pesquisas começaram a apontar algumas propriedades do chocolate, que relacionam, especialmente na versão amarga, benefícios à saúde humana. De acordo com a nutricionista Alice Bastos, especialista em nutrição e estética, para aqueles viciados em chocolate que querem emagrecer sem abrir mão desta delícia, há como inserir um pouquinho de chocolate por dia no cardápio, sem restringi-lo totalmente. “Hoje o mercado já dispõe de chocolates sem adição de açúcar e com baixa caloria. O ideal é escolher sempre uma opção que contenha mais cacau e menor quantidade de açúcar e gorduras”, enfatiza. Ela explica que “o chocolate tem como principal ingrediente o cacau (Theobroma cacao L), alimento rico em substâncias fitoquímicas como os flavonóides que tem propriedades antioxidantes, combatem radicais livres causadores de doenças e degenerações em nosso corpo. Outro fitoquímico encontrado no cacau, a teobromina vem sendo bastante estudado por parecer ter associação com o emagrecimento”. Isso quer dizer que, ao ingerir chocolate, incorporamos esses elementos que caçam o lixo do nosso organismo, desta forma, ele pode ser um aliado, inclusive, no combate a doenças. E o segredo está no consumo de pequenas porções. Alice Bastos descreve que, além do cacau o chocolate pode conter ingre-

dientes como o açúcar, gordura vegetal, leite condensado, manteiga de cacau, resultando em muitas calorias e gordura. Se consumidos sem moderação podem levar ao ganho de peso e doenças associadas como diabetes, colesterol elevado, dentre outras. Os doces, em geral, que formam uma combinação saborosa de açúcar e bastante gordura são ricos em glicídios. Os glicídios fornecem apenas quatro calorias por grama, mas seu consumo é, em geral, constante e por isso a quantidade final de calorias é alta, observa o doutor francês Pierre Dukan. Ainda conforme o médico (que ficou conhecido como o autor da dieta da princesa Kate), os alimentos gordurosos como o chocolate abrandam apenas moderadamente o apetite e, quando comidos a toda hora, não reduzem a importância da refeição seguinte nem a retardam, ao contrário das proteínas. Em seu best-seller “Não Consigo Emagrecer”, ele afirma que os glicídios, que também estão presentes no chocolate, são alimentos cujo preço quase sempre é relativamente baixo e assim, estão presentes em todas as mesas, tanto dos mais ricos como dos mais pobres. São onipresentes, e de sabor tão apreciado que servem com frequência para saciar e, no caso dos doces, para beliscar a toda hora, muitas vezes de maneira compulsiva. E por todos esses motivos, o glicídio é um alimento de que alguém com tendência ao sobrepeso deve desconfiar. Essa desconfiança hoje tende a se dirigir à gordura, vista com razão, como o principal inimigo dos obesos e pessoas que possuem sobrepeso.

UM FITOQUÍMICO ENCONTRADO NO CACAU, A TEOBROMINA VEM SENDO BASTANTE ESTUDADO POR PARECER TER ASSOCIAÇÃO COM O EMAGRECIMENTO.

SAÚDE fortaleza

45


ALIMENTAÇÃO

Que tal experimentar um substituto do chocolate?

Comilança compulsiva Por que, na maioria das vezes, quando comemos chocolates, não ficamos saciados apenas com um pedacinho e queremos mais e mais? De acordo com a nutricionista Alice Bastos, “isso se dá pela sensação de prazer causada, haja visto que o cacau, um ingrediente do chocolate, contém substâncias que estimulam a ação de um hormônio chamado serotonina, rssponsável pelas sensações de prazer e bem estar”. Outra justificativa para a ingestão compulsiva do chocolate é dada pelo médico francês que explica: “a nossa afinidade com o sabor adocicado é em parte inata, mas também decorrente de longo acondicionamento, que desde a infância associa o alimento doce a um papel gratificante, uma recompensa”. Tudo em demasia é prejudicial, já sabemos, mas, quantas gramas diárias de chocolate seriam suficientes para saciar a vontade e ainda aproveitar seus benefícios? Conforme a nutricionista Alice Bastos, isto depende de cada indivíduo, bem como da quantidade calórica e composição de cada chocolate. Mas se tomarmos como exemplo uma 46

SAÚDE fortaleza

pessoa que não tem sobrepeso, o ideal aproximado é uma barra de 30g em média com no mínimo 50% de cacau, sugere. Esta pequena porção pode ser consumida como sobremesa ou lanche, mas deve ser encaixado em um cardápio bem planejado, de preferência por um profissional nutricionista.

CHOCOLATE DIET PODE SER MAIS CALÓRICO “Para um alimento ser considerado DIET se restringe no mínimo um ingrediente de sua composição, a maioria dos produtos é diet por não conter açúcar, mas também pode ser diet por não conter lactose ou ambos”, esclarece a nutricionista Alice Bastos. “O chocolate Diet pode não conter açúcar e conter a mesma quantidade de calorias, menos ou mais que o chocolate convencional. Por isso se faz necessário observar com cautela os rótulos analisando a quantidade de gorduras contida no produto, escolhendo sempre aquele produto com menor percentual deste nutriente”, alerta a especialista em nutrição e estética.

Conhecida como boa alternativa para evitar o chocolate, a alfarroba, leguminosa com gosto semelhante ao do cacau, contém a fome e dá prazer, revelam pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Eles deram chocolate ao leite, chocolate com 50% de cacau, e extrato de alfarroba a quatro grupos de cobaias. No período de um mês, eles perceberam que quem comeu o alfarroba tinha o apetite mais controlado e as menores taxas de triglicerídeos. Ou seja, a alfarroba é forte aliada para quem está de dieta. Ainda assim, os pesquisadores alertam que apesar de ter mais fibras e menos gorduras que o chocolate, não se pode exagerar: o ideal é consumir apenas 20 gramas por dia. A nutricionista Alice Bastos conta que a alfarroba tem sabor e aparência bem semelhante ao chocolate, mas não é cacau. “É uma opção para quem não pode comer chocolate e/ou cacau por não conter glúten, lactose, proteína do leite, cafeína, podendo ser consumida por pessoas que não consomem o chocolate por problemas gástricos, labirintite, alergias, intolerância a lactose ou doença celíaca. Hoje em Fortaleza já podemos encontrar na Sellene Megadiet a Alfarroba em várias apresentações: alfarroba em barra, com recheio de frutas, em pó, creme de alfarroba com avelã e até Ovo de Alfarroba na Páscoa. A maioria dos produtos de Alfarroba não contém muitas calorias, podendo ser também uma ótima opção para quem procura emagrecer”.


www.saudefortaleza.com.br

Dicas sobre como inserir alimentos com chocolate na dieta Saúde Fortaleza: Chocolate granulado na salada de frutas é uma boa opção? Alice Bastos: Não. Este contém açúcar, gordura vegetal e pouca quantidade de cacau. Que tal trocar por cacau em pó ou uma barra de chocolate de baixa caloria raspadinho? SF: E os cookies? AB: Deve-se optar pelo integrais, sem adição de açúcar e observar sempre a quantidade de calorias por porção. É importante observar com cautela os rótulos e ver a quanti-

dade de calorias por porção que raramente se refere ao pacote completo. Por exemplo: Um pacote contém 150gramas, a informação nutricional é referente a 30gramas (4 a 5 biscoitos em média). SF: As barrinhas de cereal com chocolate podem ser usadas nas dietas? AB: Podem, com menor frequência. As barras com chocolate sempre tem um conteúdo de gordura maior do que as sem este ingrediente.

CHOCOLATES QUE RECOMENDO:

Barrinhas Emagrecer Comendo Chocolates funcionais, com boa quantidade de cacau, poucas calorias. Opções com chá verde, linhaça ou castanha do Pará.

Bombom Tri-Gostoso Pequena com boa quantidade de cacau, sem açúcar e apenas 76kcal por tablete (14g).

OPÇÕES COM ALFARROBA:

Nestlé Classic Zero Boa quantidade de cacau em poucas calorias por barra (22g) com 94kcal, sem açúcar e lactose.

Tablete Doce Vida São pequenas porções e isso facilita o consumo. regrado. Não contém lactose, açúcar e glúten;

Em pó, barra, com recheio de banana, coco, damasco, em formato de gotas, e a “nutela” de alfarroba (esta tem maior quantidade calórica, consumir com moderação). Todos sem lactose, açúcar e glúten.

SAÚDE fortaleza

47


BLOG

Vocêe?

Maryna Castro, Morgana Rolim e Ticy Falcão

conhec

Calorias Negativas

SÃO ALIMENTOS FONTES DE FIBRAS, ANTIOXIDANTES, VITAMINAS, MINERAIS E, CLARO, CONTÊM POUQUÍSSIMAS CALORIAS

N

o mundo atual devemos estar sempre por dentro de todas as dicas alimentares pra conhecermos e escolhermos o caminho que nos leve aos nossos objetivos sempre com bem estar! Há um tempo vem se falando sobre alimentos que contêm “calorias negativas” e que estes ajudam a emagrecer. Os alimentos que se encaixam nesse grupo “negativo” emagrecem pelo fato de conter menos calorias do que o corpo gasta ao digeri-los. Para um emagrecimento saudável devemos escolher uma alimentação adequada e equilibrada, o que não está relacionado somente com a quantidade de calorias ingeridas, mas, principalmente, com a qualidade dos alimentos. Então, se optar pela onda das “calorias negativas” escolha alimentos que se encaixem no grupo, aliando a outros tipos de alimentos também saudáveis e consulte um nutricionista que oriente uma dieta equilibrada, com ingestão de nutrientes adequados e de acordo com as necessidades individuais de cada um. Os alimentos contidos nesse grupo são fontes de fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e, claro, contêm pouquíssimas calorias. Ao lado tem uma lista de alimentos conhecidos por seus efeitos de “calorias negativas”:

VEGETAIS „„ Agrião „„ Aipo „„ Alface „„ Berinjela „„ Brócolis „„ Cebola „„ Cenoura

FRUTAS „„ Abacaxi „„ Goiaba „„ Laranja „„ Limão „„ Maç㠄„ Mamão papaia „„ Melão „„ Morango „„ Pêssego „„ Tangerina

"A reeducação alimentar é o caminho pra se manter saudável e de bem com o seu corpo e com a vida!"

As meninas do blog

48

SAÚDE fortaleza


Não basta ter o melhor tratamento. Seu cliente precisa saber disso.

Meringue

Anuncie

Baixe a versão digital para Android e iOS.

GRÁTIS

(85) 3181.3336


ALIMENTAÇÃO

Prazer à Mesa

por: Gabriela Carvalho foto: Marcos Adegas

JOANINHA DE FRANGO COM SPAGHETTI

50

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

INGREDIENTES „„ 3 Medalhões de frango (Granja Regina) „„ 150 g de spaghetti cozido e escorrido „„ Frutas e legumes para decorar (pepino, tomate cereja, cebolinha, azeitona preta, mini laranjas, pimentão amarelo, alface crespa) „„ 2 dentes de alho amassados „„ ½ cebola branca ralada „„ Sal à gosto „„ Azeite para fritar

MODO DE FAZER Tempere os medalhões com o alho amassado, a cebola ralada e sal, reserve por meia hora. Em uma frigideira anti-aderente aqueça o azeite e frite os medalhões em fogo baixo, use uma tampa para que o frango fique cozido por dentro, virando sempre até dourar. Reserve. Cozinhe o spaghetti conforme orientação da embalagem, escorra e reserve.

MONTAGEM DO PRATO: Para a joaninha: Sobre o spaghetti e uma folha de alface, coloque 1 medalhão de frango. Corte rodelas de pepino em formato de meia lua, use 6 6 partes para fazer as patas e 1 rodela inteira para a cabeça. Por cima coloque outro medalhão com uma lasca ao meio para simular as “asas”, com o tomate cereja faça as bolinhas do corpo da joaninha, use 2 cebolinhas para as “antenas”, rodelinhas de mini laranjas e pingos de azeitona preta para os “olhos”.

DICA DA G S A

LIVRO

BY

1

Para que a clara em neve fique mais volumosa, retire os ovos da geladeira uma hora antes do preparo das receitas. E nunca bata as claras com muita antecedência, elas soltarão água.

COMIDA DIVERTIDA PARA MIÚDOS Merry Food Cozinhar para os pequenos agora ficou ainda mais divertido. A coluna prazer a mesa nesta edição traz para você que se preocupa com a qualidade da alimentação do seu filho um título divertido, curioso e muitas idéias saborosas, convinde-o a viajar por estas receitas, assim ele conhecerá novos sabores e eu garanto, é diversão garantida!!!

2

Para ter um bolo caramelado, unte a forma com açúcar em vez de farinha de trigo. Fica uma delícia

3

Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar

USE A FOTO PARA MONTAR O PRATO. SAÚDE fortaleza

51


PAIS & FILHOS

Em dia com as

VACINAS 52

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

Assegure uma vida saudável a seu bebê mantendo a carteirinha de vacinação dele sem atrasos e atente para sua imunização também

T

odo mundo sabe, até mesmo as mães de primeira viagem, que no Brasil, o governo oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. O que é desconhecido para algumas pessoas é o detalhamento do calendário básico de vacinação. Especialmente este ano é importante que as mamães fiquem atentas porque vem mudança por aí. De acordo com o Ministério da Sáude, este ano, o país ampliará o Calendário Básico de Vacinação da Criança, ao inserir uma nova imunização, a vacina injetável contra pólio, feita com vírus inativado. Ela será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização, já bastante conhecida pelas duas gotinhas. A injetável, no entanto, só será aplicada para as crianças que estão iniciando o calendário de vacinação. Ou seja, este ano, temos duas etapas adotadas pelo Ministério da Saúde. Na

primeira, realizada até junho, tudo continuou como antes: todas as crianças menores de cinco anos receberam uma dose de Vacina Oral contra o Pólio (VOP), independente de terem sido vacinadas anteriormente. Já a segunda etapa, iniciada em agosto – todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde, levando o Cartão de Vacinação. A caderneta será avaliada para a atualização das vacinas que estiverem em atraso. Essa segunda etapa será chamada de Campanha Nacional de Multivacinação, possibilitando que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea, em todos os municípios brasileiros. Outra novidade para 2012 será a vacina pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B). Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Vacina contra o Pólio - Por que tomar? Muitas pessoas acreditam que a Poliomelite ou Paralisia Infantil, esteja totalmente erradicada no Brasil, mas o que acontece, na verdade, é que ela está em processo de erradicação. No continente americano, não há casos dessa doença desde 1991. No entanto, ainda existem casos de poliomielite em outros lugares do mundo como Índia, Paquistão, Afeganistão, Nigéria, Niger, Egito e Gana – países da África e Ásia. Desta forma, se ainda existe, o vírus pode ser trazido para o Brasil por pessoas vindas desses locais. Isto é possível, uma vez que turistas, profissionais, estudantes viajam muito entre esses continentes e o Brasil. É por isso que ainda é muito importante que todas as crianças sejam vacinadas contra a doença, segundo o calendário de vacinação e durante as campanhas nacionais contra a poliomielite. “Quando me deparo com adolescentes pedindo esmolas no sinal, com sequelas de paralisia infantil, sinto certa revolta. Pergunto-me como existem mães, em pleno século XXI que deixam de vacinar seus filhos. Uma atitude, tão simples e tão importante”, observa a enfermeira Natália Oliveira, que aos 26 anos já possui duas filhas e procura manter o calendário sempre em dia. SAÚDE fortaleza

53


PAIS & FILHOS

Vacinas cada vez mais simples A partir deste semestre, percebemos uma mudança na política de imunização nacional, a fim de torná-las cada vez mais simples. O Brasil já tem investido alto introduzindo a pentavalente, e nos próximos quatro anos, espera-se que a criança já receba em apenas uma dose sete tipos de vacinas diferentes, como tem divulgado o Ministério da Saúde em suas mais recentes notas. Ao mostrar o quadro de vacinações da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBIM), o pediatra João Cláudio Jacó aponta que algumas vacinas importantes tais como Hepatite A, Varicela (catapora) ou HPV não são disponibilizadas na rede pública, apenas na rede particular. O médico lembra que não é somente a criança que deve ser vacinada, mas os adultos também devem ficar atentos. “Por exemplo, adulto que não teve catapora é válido que tome ou dose o anticorpo para Hepatite A, para avaliar seu grau de exposição em adquirir a doença”, reitera. De acordo com o médico, outra vacina

importante é aquela contra o HPV, vírus capaz de provocar lesões na pele ou mucosa. Até um ano atrás ela era indicada apenas para mulheres, adolescentes, hoje ela pode ser aplicada também em pessoas do sexo masculino. “A partir dos 11 anos, meninos e meninas já podem recebê-las, antes mesmo de terem exposição ao vírus. E mesmo quem já se expôs também deve procurá-la”, pontua o especialista. Se pudesse voltar atrás no tempo, a educadora física Patrícia Sousa teria tomado a vacina contra o HPV desde a adolescência. No período de sua gestação, descobriu que não poderia ter parto normal porque era portadora do vírus HPV e teve que fazer o tratamento e submeter-se à cirurgia cesariana. “Hoje eu acompanho as vacinas com muita atenção, até mesmo aquelas contra gripe. Lá em casa ninguém passa muito tempo sem tomá-las e não lembro a última vez que tive se quer sintomas como espirros ou tosse”, conta a educadora física, que aderiu a imunização como prioridade de saúde.

CALENDÁRIO DISPONÍVEL NO SITE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA (SBIM)

54

SAÚDE fortaleza

MITOS SOBRE VACINAÇÃO A crença popular leva muita gente a acreditar que a vacina não pode ser tomada em algumas situações, o que é falso. As vacinas podem e devem ser tomadas mesmo quando a pessoa (criança, adolescente, adulto ou idoso) estiver: „„ com febre baixa; „„ desnutrida; „„ com doenças comuns, como resfriados ou outras infecções respiratórias com tosse e coriza; „„ com diarréia leve ou moderada; „„ com doenças de pele; „„ tomando antibióticos; „„ com baixo peso ao nascer ou se for prematura; „„ internada num hospital. Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde


BELEZA

Com caviar! Sem rugas

Um novo tratamento para prevenir e combater o envelhecimento da pele do rosto está causando frisson entre a mulherada. Isso porque, não bastassem as maravilhas que são os resultados, o princípio ativo dessa nova máscara é o caviar! Isso mesmo! Além de proporcionar uma textura de bundinha de bebê, você vai ficar chiquérrima coberta por um dos produtos mais caros e desejados do mundo!

P

ara quem estava acostumado a ver caviar somente nas mesas dos banquetes mais chiques, agora vai poder também sentir (literalmente) na pele as benesses da ova de peixe mais cara do mundo. É que um novo tratamento para rugas promete prevenir e combater o envelhecimento da pele do rosto e já chegou aqui em Fortaleza! É uma máscara a base do substrato do caviar e também da ervilha, que promove um lifting imediato e faz com que a paciente já saia da clínica de estética com a aparência de al-

guns anos mais nova. Parece até mágica, não é? Mas é verdade! O segredo está nas estruturas que formam as células do caviar que são semelhantes às da nossa derme. Assim, elas facilitam a entrada dos nutrientes e reestabelecem o visco do rosto. Depois de aplicar a máscara, o truque final: um tecido cosmético impregnado com substrato do caviar e de última geração (lançado na Feira de Milão, em abril deste ano) faz com que os benefícios da mistura se prolonguem na pele da paciente.

É impressionante a sensação de revigoramento imediato da pele que a gente sente quando o caviar é aplicado no rosto. Na mesma hora você percebe que a pele fica mais firme e ao mesmo tempo tem uma certa leveza. Em nenhum momento, a máscara incomoda”

56

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

PARECE MÁGICA! !!

Passo a passo:

Ela testou! Bárbara Morais correu para o consultório da fisioterapeuta dermato-funcional, Monaliza Cavalcante, e decidiu testar o procedimento assim que soube que ele havia chegado à Fortaleza. “É impressionante a sensação de revigoramento imediato da pele que a gente sente quando o caviar é aplicado no rosto. Na mesma hora você percebe que a pele fica mais firme e ao mesmo tempo tem uma certa leveza. Em nenhum momento, a máscara incomoda”. Com a derme muito clara e sem precisar ainda de muitas correções, a recomendação da fisioterapeuta para Bárbara é que mantenha a hidratação do rosto com um elixir que ela leva para casa e deve aplicar todos os dias. Mas a intenção da paciente é mesmo prevenir as rugas, o maior pesadelo para o rosto de qualquer mulher. “Mas o tratamento é também para esse público”, explica Monaliza. “Tanto a mulher mais madura que quer suavizar linhas de expressão com resultado mais imediato e sem precisar de procedimentos cirúrgicos; como para a mulher mais nova que já pensa no futuro e quer se prevenir”.

1

2

3

1

A PROFISSIONAL aplica uma musse de higienização para limpeza da pele.

4

2

UM FLUIDO completa o processo, retirando qualquer impureza que tenha ficado assim como células mortas, deixando o rosto pronto para receber a máscara.

3

NA MISTURA, o caviar se soma a um pó de ervilha e um fluido para homogeneizar o creme.

5

4

DEPOIS DE pronto, ele é aplicado no rosto com um pincel, sempre de fora para dentro e de baixo para cima.

5

A MÁSCARA permanece no rosto da paciente até que comece a sentir a pele levemente tensionada.

6

6

AÍ ENTRA o tecido cosmético. Ele é aplicado em um lado do rosto, onde a profissional realiza uma massagem vigorosa para liberar o substrato do caviar impregnado na peça.

7

7

O TECIDO é retirado, levando com ele o grosso da máscara de caviar. O mesmo procedimento é repetido no outro lado da face da paciente.

SAÚDE fortaleza

57


NA PRATELEIRA

Apresenta:

Anti-rugas | Capture XP Crème Yeux Haute Correction Rides R$ 390,00 1

1

3

Capture XP Crème Yeux Haute Correction Rides é um creme com ação específica para área de olhos, proporciona um véu tensor e suave com conforto que concentra toda a sua ação sobre as rugas e linhas de expressão tonificando imediatamente a delicada região do contorno dos olhos.

Pó Bronzeador | Diorskin Nude Tan Healthy Glow Enhancing Powder - R$ 239,00 2

Para uma pele com vitalidade e brilho saudável o Healthy Glow Enhancing Powder oferece uma gama de tons originais. Combina duas tonalidades para um resultado que corresponde ao tom exato da pele e ainda oferece um surpreendente efeito natural e radiante.

2

4

Esmalte Dior | Vernis Haute Couleur - R$ 74,90 3

Dior Vernis é um esmalte que consegue aliar o brilho laqueado à uma cobertura irretocável, proporcionando cor e tratamento ao mesmo tempo. Devolve às suas unhas toda a vitalidade, além de reforçar e estimular seu crescimento, evitando o descamamento e formação de estrias.

Com incrível riqueza de tons, as cores vivas e brilho intenso proporcionam acabamento perfeito em suas unhas.

Firmador Dior | Svelte Body Desire - R$ 299,90 4

O primeiro tratamento corporal capaz de atuar em um só gesto sobre as 5 dimensões para um corpo desejável: remodela, firma, hidrata, tonifica e uniformiza a pele.

Para unir prazer e eficácia, os especialistas de tratamentos corporais Dior desenvolveram um gestual específico de modelação corporal, em dois passos.

60

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

E+ U FIQ

a d L in A! R O AG

Dior | J´adore Parfum Pour Les Cheveux - R$ 139.00 5

Leve e sensual, o hair mist J´adore enriquecido com óleo essencial de ylangylang traz brilho a seu cabelo e preserva seu frescor natural. Delicadamente perfumado, seu cabelo deixará um leve rastro de J´adore.

Skinflash | Primer - R$ 212,00 6

5 7

Pincel que possui pigmentos que refletem e difundem a luz sobre a pele. Estes pigmentos adaptam-se a todos os tipos de iluminação e a qualquer tipo de pele e base também. Sua fórmula estimula e condiciona a pele restaurando seu frescor e vitalidade, eliminando a aparência de cansaço e deixando-a com uma superfície impecável e pronta para a aplicação da base de sua preferência..

Esmalte | Tratamento O.P.I Top Coat - R$ 34,90 7

O.P.I Top Coat é uma cobertura de alto brilho, que evita manchas durante a secagem do esmalte, protege e prolonga a cor. Deixa um belo acabamento brilhante.

DELINEADOR REVLON | COLORSTAY CREME GEL EYE LINER - R$ 59,90 8

6

8

Delineador Revlon Colorstay Creme Gel Eye Liner em Gel desliza facilmente para criar uma delicada linha na área dos olhos. Cores que duram até 22hrs e é impermeável.

SAÚDE fortaleza

61


CLICK

Correr faz bem

O

mês de Julho foi marcado por uma corrida que chamou a atenção dos atletas amadores e semiprofissionais da cidade. A primeira edição da corrida de rua “Correr faz bem” organizada pela Clínica Wellness Center Osvaldo Norões recebeu mais de 1.500 pessoas que percorreram circuitos de 4km e 8km. Os primeiros colocados receberam troféus, mas todos os participantes que concluíram a prova levaram medalha. A corrida já entrou no calendário da cidade.

62

SAÚDE fortaleza


www.saudefortaleza.com.br

SAĂšDE fortaleza

63


RECOMENDO | O universo da cultura saudável FILMES

LIVROS

Rain Man

A Verdadeira Dieta Anticancer

Fox Video > EUA No Papel com o qual ganhou o Oscar® Dustin Hoffman atua com Tom Cruise para trazer às telas uma comovente história de amor fraterno. O Insensível Charlie Babbit espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, a quem ele não vê há anos. Mas Raymond, seu irmão mais velho internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um autista sábio com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, a longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos algumas lições sobre a vida. À medida que ambos superam sua desconfiança mútua, uma profunda ligação surge entre eles ao compartilharem sofridas lembranças do passado, problemas do presente e a possibilidade de um futuro radiante juntos.

David Khayat Editora Lua de Papel

Este livro traz trinta anos de experiências do Prof. Dr. David Khayat, um dos mais respeitados oncologistas do mundo, que dirigiu alguns dos maiores centros de referência no tratamento do câncer na França e nos Estados Unidos. Serve de Guia para sanar dúvidas acerca das informações e pesquisas que leitores têm acesso sobre o que funciona e o que ainda não teve sua funcionalidade atestada.

100 Receitas para Bebês de 6 a 12 Meses Christine Bailey Publifolha

O Curioso Caso de Benjamin Button Warner Home Video > EUA “Eu nasci em circunstâncias incomuns.” Assim começa O Curioso Caso de Benjamin Button, adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald sobre um homem que nasce com oitenta e poucos anos e rejuvenesce a cada dia que passa. Um homem, como qualquer um de nós, que não pode parar o tempo. A partir da Nova Orleans do final da I Guerra Mundial, em 1918, adentrando o século XXI, o filme percorre uma jornada tão incomum quanto pode ser a da vida de qualquer pessoa, através da grandiosa história de um homem nem tão comum assim, das pessoas e lugares que ele descobre ao longo do caminho, dos amores que encontra, dos que perde, das alegrias da vida e das tristezas da morte e do que permanece além do tempo.

64

SAÚDE fortaleza

Uma obra que apresenta um cardápio rico em ferro, vitaminas e nutrientes fundamentais para crianças de 6 a 12 meses. Mostra como a introdução de alimentos saudáveis na fase do desmame é essencial para o bom desenvolvimento dos pequenos. São 100 receitas saborosas e criativas para o café da manhã, refeições principais e sobremesa, como papinha de cenoura doce, frango com maçã e manjar de morango. Tabelas e listas indicam o que deve ser priorizado em cada fase.


ONDE ENCONTRAR?

Lista de profissionais e empresas Artesani R.: Beni de Carvalho, 239 - Aldeota Av. Bezerra de Menezes, S/N, loja 12 (dentro do hiperbompreço)www.artesani.com.br (85) 3244.2611 / 3268.1252 / 3223.2266 Blog Viva Saudável www.vivasaudavel.blog.com Casa Parente www.casaparente.com.br Clínica Haim Erel R.: Vicente Leite, 2349 - Aldeota www.haimerel.com (85) 4008.0555/4008.0551 Dr. Ausonius Sawczuk R. Joaquim Nabuco, 2577 - Dionísio Torres (85) 3133.8700 Dra. Érica Gonçalves R. Carolina Sucupira, 444 - Aldeota (85) 3244.2323 Dra. Fernanda Negreiros Nutricionista Clínica e Estética Rua José Vilar, 1940 - Aldeota (85) 8785.4577 / 96912092 fnanutricionista@gmail.com www.facebook.com/nutriclinestetica Dra. Lucianna Auxi Costa Av. Santos Dumont, 3131 - Sl. 1121 - Torre Del Paseo www.dralucianna.com.br (85) 3264.0456 Dra. Monaliza Cavalcante Av. Santos Dumont, 3131 - Sl. 1121 - Torre Del Paseo www.monalizacavalcante.com.br (85) 3264.0456 Dra. Vanessa Andrade R. Carolina Sucupira, 444 - Aldeota (85) 3244.2323 Dra. Verlaine Alencar Clínica Articulares - R.: Alberto Sabim, 51 - Guararapes www.articulares.com.br (85) 3045.0853

66

SAÚDE fortaleza

Easy Life Av. Padre Antônio Tomás, 386 - Aldeota (88) 3613.1546/9648.9500 Elemídia www.elemidia.com.br (85) 3226.2347 Gaby Gourmet Serviço de Banqueteria (85) 8876.4947/9977.4841 Hap Vida www.hapvida.com.br I-stick Shopping Iguatemi www.istickonline.com (85) 7813.0688 Itamaraty www.opticasitamaraty.com.br 0800.2758777 Laboratório Argos Unidade São Mateus Av. Santos Dumont, 5633, Terreo - Papicu www.argospatologia.com.br (85) 3265.8393 Lojas Dhamma www.lojadhamma.com.br Loja Ortobom Center Um Av. Santos Dumont, 3130 Shopping Center Um Loja 100 (85) 3264.8713 Marcos Adegas | Fotografia www.marcosadegas.com (85) 8847.3313/9642.6979 Wellness Center Osvaldo Norões R.: Joaquim Nabuco, 2577 - Dionísio Torres www.wellnesscenter.com.br (85) 3133.8700


4ª Edição - Revista Saúde Fortaleza  

Esta é a 4ª edição da melhor revista de saúde de Fortaleza/Ceará. Acesse: www.saudefortaleza.com.br

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you