Issuu on Google+

nivers ea

DE SAÚ LEZA TA FOR

o ári

Edição d

ANO 2 | N O 5 | R$ 9.90

O N 1A

GUIA DO BEBÊ

Tudo sobre amamentação, sono, banho e choro

NEW HAIR

Wilmar Linhares ajuda a mudar o visual do seu cabelo

DOR DE CABEÇA

A fisioterapia pode resolver esse problema

E MAIS:

6 Aplicativos de smartphone para entrar em forma

Miss Ceará

Milena Ferrer

Como a modelo considerada feia na infância virou símbolo de beleza

nho

s  Estética

 Sp a

i

cia pe

m

o

t

Ba

che  Suítes es

 Massagem r el a xa n

O melhor dia de noiva

va

iva

Lan

Pr o

No

 ço

 Maquiage m 

e

elo

de

s

b Ca

A

l

SAÚDE E PAZ | Depoimento de pofissionais sobre nosso 1

o

ano de vida

iFOvRTeALrEZA N DE O SAÚ 1 AN

Dra. ÉricaDentista Gonçalves Parabenizo a Revista Saúde Fortaleza pela qualidade de suas matérias sobre saúde e bem estar. Somando a isso, ela informa ao público de Fortaleza sobre os serviços locais, dando fácil acesso a quem precisa

6

SAÚDE fortaleza

EDITORIAL

Aos que acreditaram

E

m tempos tão modernos de redes sociais, dispositivos móveis, nuvens, wireless, nanociência e relações virtuais, nós conseguimos lançar uma revista com características atemporais e que soou como novidade no mercado local. O produto, sabe-se, já é conhecido há décadas. Mas a concepção, o médoto e esta ousadia, viu-se poucas vezes por estes lados . Por isso, a Revista Saúde Fortaleza, que completa o 1º ano de vida, demonstrou que é possível fazer comunicação voltada especificamente para a área sem a superficialidade de veículos abrangentes e que reservam apenas as últimas páginas para conteúdos voltados à qualidade de vida e bem estar. Foram inúmeros desafios. Centenas de obstáculos. Mas todos eles transpostos e superados por uma equipe que acredita que só o jornalismo de qualidade pode conquistar o leitor e trazer resultados a quem anuncia. Vibramos com cada história contada, com cada sessão fotográfica e a cada página diagramada. Durante esse ano circularam 12 mil revistas lidas por mais de 48 mil pessoas. Foram 5.700 aplicativos baixados para tablets e smartphones e mais de 6.700 fãs no nosso facebook. Os dados impressionam pela grandeza e nos dão a certeza de que 2013 será muito melhor. Obrigada sempre.

EXPEDIENTE

www.saudefortaleza.com.br Editora Responsável: Karine Colaço Repórteres: , Sabrina Lima, Lina Moscoso e Denise Ferreira Projeto Gráfico e Diagramação: Art2 Design Fotografia: Marcos Adegas e Henry Mota Banco de Imagens: Dreamstime Comercial: Karine Colaço e Cinthia Monte Versão Mobile: MagTab Financeiro: Eduardo Jereissati de Azevedo Colaboradores: Ana Gabriela Carvalho, José Meudo, Pedro Menezes, Célia Alcântara, Midiã Bispo, Maryna Castro, Morgana Rolim, Ticy Falcão, Monaliza Cavalcante. Impressão: Gráfica Halley A Revista Saúde Fortaleza é uma publicação da Editora 27. A editora não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros.

Karine Colaço Editora Responsável karine@saudefortaleza.com.br

Publicidade: Editora 27 Endereço: Rua Paula Ney, 550 Atendimento ao leitor: atendimento@saudefortaleza.com.br Anúncios: (85) 3181.3336 / (85) 8686.3035

/saudefortaleza @saudefortaleza

SAÚDE FORTALEZA

O melhor do nosso facebook.com/saudefortaleza

+

6.700 FÃS

DE

Melhores POSTS NÃO BASTA LAVAR A ESCOVA DE DENTE

De acordo com a dentista Erica Gonçalves, depois de gripes e resfriados é importante trocar a escova de dente. Isso mesmo. A troca diminui o risco de nova infecção provocada pelos germes que aderem à escova.

ABACAXI NO CARDÁPIO DIÁRIO

Além de ser rico em fibras, o abacaxi é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas. O consumo ideal é depois das refeições. Mas sem exagero porque a fruta é bastante doce.

8

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

+ACESSADOS

POSTS

Dicas

+curtidas:

1

REFRESCANTE E SAUDÁVEL

Chá para ajudar na dieta

O chá de gengibre estimula a digestão, alivia a constipação, acelera o metabolismo e queima calorias. Super indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser um poderoso anti-inflamatório, antioxidante e bactericida. O recomendado é tomar 1/2 litro de chá por dia, sempre depois das refeições.

Com a correria do dia a dia nós queremos produtos que tornem a vida mais simples e, claro, mais SAUDÁVEL. Que bom que hoje a Coca-Cola vem pensando nisso o tempo todo e está com uma linha super voltada para a saúde. Já podemos encontrar nos supermercados aqui em Fortaleza o Limão&Nada, uma bebida deliciosa e refrescante feita com suco de limão e nada de conservantes. Vale a pena conferir.

2 Uma castanha por dia

Retarde o envelhecimento comendo Castanha do Pará. Isso garante as doses de selênio que seu corpo precisa para preservar cada célula, manter a pele lisa e firme, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais.

TEMPERO DO BEM

A Pimenta do reino é um dos melhores alimentos do mundo, segundo especialistas americanos. Tem sido associada a benefícios de saúde que vão desde combate a bactérias até o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, um recente estudo mostra que a susbtância que torna a pimenta ardida poderia barrar a produção de células de gordura.

3

PARA BEBER TODO DIA

A Água Mineral Acácia, produzida no Ceará, alcançou o padrão verdadeiramente natural e sem resíduos orgânicos. Ela possui magnésio, que é essencial para conversão de açúcar em energia e para o bom funcionamento de nervos e músculos. Já o cálcio mantem os ossos saudáveis e controla o impulso nervoso. E o Flúor age na prevenção contra cáries dentárias.

4

COM FEIJÃO É MUITO MELHOR

O arroz integral é super indicado para dietas por ter maior concentração de nutrientes e fibras que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome. O consumo regular diminui problemas intestinais como a constipação, melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos e protege o sistema nervoso.

SAÚDE fortaleza

9

SUMÁRIO CLÍNICA GERAL: [16] Cirurgia pós redução de estômago O médico Haim Erel revela por quê e quando fazer cirurgia plástica neste caso [18] Trate a sua Rinite Os métodos e tratamentos mais indicados para essa insistente doença [22] Fisioterapia para dor de cabeça A Dra. Itana Spinato explica como e em que casos isso é possível

22 50

26

ALIMENTAÇÃO [37] Blog Viva Saudável A importância do leite materno na alimentação dos filhos

QUALIDADE DE VIDA [26] Apps saudáveis para Smartphone Na era da modernidade, o personal trainer pode estar mais perto do que você imagina [30] Miss Ceará A criança considerada feia, cresceu e virou um avião das passarelas 10

SAÚDE fortaleza

[38] Viva melhor tomando suco Receitas de sucos inusitados para deixar você mais saudável

38

[44] Prazer à Mesa Uma deliciosa e saudável tortilha de bacalhau, fácil de fazer.

www.saudefortaleza.com.br

44 PAIS & FILHOS

SESSÃO BELEZA

[46] Guia do Bebê Tudo o que as mães de primeira viagem precisam saber. E rápido.

[52] Feliz cabelo novo O mago dos cabelos, Wilmar Linhares, dá dicas de como mudar o visual

[50] Bebê Hi tech A tecnologia ajuda mamães a otimizarem tempo e energia.

[55] Os mais novos tratamentos para pele A Dra. Monaliza Cavalcante explica o que há de novo nesse mercado.

52

46 SEÇÕES FIXAS: [ 08 ] Nossa Fanpage [ 12 ] Almanaque Saúde [ 14 ] Tire Suas Dúvidas [ 56 ] Na Prateleira [ 64 ] Recomendo [ 66 ] Onde Encontrar

SAÚDE fortaleza

11

ALMANAQUE SAÚDE | O radar do seu Bem Estar

Argos contra o câncer

Um dos exames que podem ajudar no diagnóstico mais preciso é o PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) em tempo real, tecnologia que dá ao médico detalhes sobre o tumor, orientando o melhor tipo de tratamento para cada paciente. Ainda são poucos os laboratórios no Brasil que oferecem esse serviço e o Laboratório ARGOS, aqui em Fortaleza, é o primeiro do Norte/Nordeste.

Vacina contra Acne A Dra. Lucianna Auxi Costa participou recentemente, em São Paulo, do Curso sobre Imunoterapia Ativada (vacinas mais brandas que aumentam as células de defesa) e a novidade ficou por conta de uma nova vacina contra ACNE, segura e sem reação adversa, que ela já disponibiliza no seu próprio consultório na Torre Del Paseo.

Marcamos presença A Revista Saúde Fortaleza esteve no XIX Congresso Brasileiro de Cancerologia CONCAN 2012 que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Um estande montado no local serviu para apresentar o conceito e apresentar um novo jeito de ler saúde, com muito mais informação.

12

SAÚDE fortaleza

Albert Sabin trata disfunções urinárias A partir de agora, crianças e adolescentes portadores de problemas como incontinência urinária e enurese noturna ( falta de controle da urina durante o sono) poderão ser acompanhadas no Núcleo de Disfunções Miccionais na Infância (Nudimi) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). O novo serviço está funcionando às segundas-feiras, de 12h às 17h. A incontinência é apontada como uma das situações de maior estresse psicológico na infância.

www.saudefortaleza.com.br

Compromisso com a Saúde O Prefeito eleito, Roberto Cláudio, propõe como primeira medida ao assumir a Prefeitura de Fortaleza, colocar para funcionar parte da estrutura de saúde que não está funcionando. Segundo ele, a partir daí será possível melhorar o atendimento na capital. Em parceria com o Governo do Estado, ele irá fazer novas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e postos de saúde. Boa sorte ao novo gestor.

Virou moda entre as mulheres

Creme clareador para pele Uma novidade para tirar manchas da pele é o SanLESS, da Germed. Ele possui uma associação única de ativos para uso em locais de hiperpigmentações e sinais de dano solar, promovendo o clareamento gradual. SanLESS é uma evolução dermo cosmética que contribui para o processo de renovação celular, promovendo a revitalização, melhorando e clareando a pele, deixando-a mais suave e homogênea.

Uma maquiagem que trata a pele, camufla olheiras, manchas e sardas e cicatrizes de acne; controla oleosidade (por no mínimo 8h) ao mesmo tempo que hidrata; proporciona luminosidade com toque seco e efeito mate; uniformiza a tonalidade; garante viço natural à pele, além de oferecer efeito prolongado e contínuo. Isso tudo em um só produto, o BB Cream. A maquiagem é produzida pela rede Anna Pegova, que também existe em Fortaleza.

Dupla de Sucesso As fisioterapeutas Manuelle Moretti e Lilian Melo, agora juntinhas, inauguram o consultório de fisioterapia, onde uma, cuidará da beleza da mulherada com toda sua técnica e experiência e a outra, com uma “veia” esportista, fará um belo trabalho com a técnica Kinesio Taping que promete corrigir a função dos músculos, aliviar dores, melhorar circulação sanguínea e linfática, dentre outras funções. Essa dupla promete.

SAÚDE fortaleza

13

TIRE SUAS DÚVIDAS | Nossos especialistas respondem às suas perguntas Dra. Célia Alcântara Médica Reumatologista É possível prevenir a artrose? A artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite é a doença articular mais comum em todo o mundo. Trata-se de uma condição em que há anormalidades na integridade da cartilagem articular, de causa complexa e multifatorial, incluindo fatores genéticos, metabólicos e traumáticos. Nos casos mais relacionados a causas secundarias como obesidade, traumas e atividades profissionais, medidas preventivas gerais como controle do peso, prática de exercícios físicos com correta orientação profissional, evitar as atividades relacionadas a esforços repetitivos e o levantamento de cargas pesadas sem adequado preparo, são válidas. Há várias outras causas de dores articulares que podem ser diferenciadas da osteoartrite. O diagnóstico e o acompanhamento médico precoce é a melhor forma de evitar uma evolução desfavorável.

Dra. Midiã Bispo Nutricionista Quais os benefícios da Quinoa? Enquanto grão, farinha ou floco a quinoa tem grande importância no combate à obesidade. Dentre suas propriedades nutricionais podemos destacar a sensação de saciedade prolongada, a contribuição na redução do colesterol, os benefícios por suas proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais que são importantes para o sistema imunológico e recomposição de fibras musculares pós atividade física e quantidades significantes de zinco, cálcio e ferro. A quinoa pode ser consumida em grão nas saladas ou cozido como o arroz, em flocos como acompanhamento no desjejum nos iogurtes e frutas e como farinha para o preparo de massas, pães, bolos e tortas.

Dr. José Meudo Fisioterapeuta Dá para ganhar massa muscular com o pilates? Atualmente observamos algumas mudanças e novas possibilidades dentro do método Pilates, a exemplo da modalidade fitness que, com aulas mais dinâmicas e modificações nos exercícios auxilia no ganho de massa muscular, apesar deste não ser o foco. Hoje existe uma adequação de exercícios terapêuticos para atender às necessidades de cada praticante, podendo ser usado para aumento da resistência ou trofismo muscular, sendo o ganho de massa muscular obtido com o Pilates, estruturado no equilíbrio de todo o corpo.

Dr. Pedro Menezes Médico Trauma-Ortopedista Entorse e distensão, qual a diferença? A diferença básica entre os dois é que um acomete ligamento e o outro acomete músculo e/ou tendão. O ligamento é responsável por apoiar e estabilizar as articulações do corpo quando sofre um estiramento e/ou ruptura é o que chamamos de entorse, pode ser causada por um trauma direto ou indireto e provoca uma sub-luxação da articulação, ou seja, o osso vai além do seu limite. Os tendões são como uma espécie de “cordões” de tecido fibroso que prendem os músculos aos ossos, a distensão é conhecida também como estiramento do músculo e/ou tendão, um alongamento maior que o recomendado ou uma contração muscular excessiva e prolongada pode causar a lesão, por isso, muito cuidado com as atividades físicas, é importante que seja acompanhada por um bom profissional.

14

SAÚDE fortaleza

CLÍNICA GERAL

A cirurgia de redução de estômago é uma alternativa cada vez mais frequente para quem tem um excesso grande de peso. Mas é comum ouvir relatos de que, quando os quilos extras vão embora, fica uma pele flácida para diminuir a alegria de quem queria estar com tudo em cima. A solução para este problema está na cirurgia plástica.

Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica Por que e quando fazer

16

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

R

esignação, disciplina, esforço e muitas idas ao médico. Tudo isso é recompensado quando o paciente que se submeteu a uma Cirurgia Bariátrica (popularmente conhecida como redução de estômago) começa a ver números cada vez menores na tela da balança. O problema é que, após alcançar a desejada perda de volume corporal, nem tudo fica tão bem quanto imaginado. A pele, muitas vezes, fica flácida e a aparência não é das melhores. Mas isso tem solução: a chamada Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica. Segundo o cirurgião plástico Dr. Haim Erel, nem todas as pessoas que fazem a cirurgia de redução de estomago precisam fazer os procedimentos estéticos. “Depende muito de cada paciente, e da quantidade de quilos perdidos. Quanto maior a perda, maior será a flacidez, e como consequência terá a indicação cirúrgica”, explica o médico. As áreas que mais sofrem com esse problema são abdômen, mamas, braços, coxas e face. Para corrigir as imperfeições, são necessários vários procedimentos cirúrgicos e, dependendo de quantos sejam, eles devem ser realizados em momentos diferentes. De acordo com Dr. Haim, essas são, geralmente, cirurgias grandes, e fazer todas ao mesmo tempo pode aumentar desnecessariamente o risco. Outro ponto importante que deve ser observado é o tempo entre a Cirurgia Bariátrica e a Pós. Os procedimentos estéticos só podem ser realizados quando o paciente já conseguiu estabilizar o peso. Nos meses seguintes à redução de estômago, a queda de massa corporal é muito acelerada e, aos poucos, vai se equilibrando, até que o peso se torne estável. É nesse momento em que a Cirurgia Pós-Bariátrica pode ser realizada, geralmente cerca de 18 meses após a primeira.

Cuidados

DEPENDE MUITO DE CADA PACIENTE, E DA QUANTIDADE DE QUILOS PERDIDOS. QUANTO MAIOR A PERDA, MAIOR SERÁ A FLACIDEZ, E COMO CONSEQUÊNCIA TERÁ A INDICAÇÃO CIRÚRGICA

Como qualquer cirurgia de grande porte, as plásticas pós-bariátricas oferecem alguns riscos e, por isso, o organismo precisa estar equilibrado para passar pelos procedimentos. Os cuidados pré-operatórios começam por exames de sangue, que vão mostrar se o paciente está com algum problema como anemia ou deficiência vitamínica. Se os exames apresentarem qualquer complicação, a cirurgia só pode acontecer depois que o problema for resolvido. Outra maneira de diminuir o risco é escolhendo bem o médico e a clínica. É sempre importante, nesse e em qualquer procedimento estético, estar seguro de que os profissionais responsáveis pela operação sejam realmente qualificados e que a clínica tenha autorização da ANVISA para funcionar. Por fim, os cuidados tomados pelo paciente no pós-operatório também são definitivos para o bom resultado da cirurgia. Seguir as recomendações médicas à risca é a garantia para que tudo corra da melhor maneira, inclusive a cicatrização. Segundo Dr. Haim, o tempo de recuperação varia de acordo com cada cirurgia, mas geralmente em cerca de 30 dias o paciente volta à suas atividades normais, com poucas limitações. SAÚDE fortaleza

17

CLÍNICA GERAL

O que fazer quando a

Rinite Alérgica ataca?

Espirros, coriza, obstrução e coceira no nariz logo pela manhã. Não tem coisa mais chata. Esses são sintomas da rinite alérgica, irritação e inflamação da mucosa de revestimento nasal que tem se tornado cada vez mais comum.

18

SAÚDE fortaleza

alguma substância tóxica, desencadeia uma resposta para impedir que essa substância alcance os pulmões. O surgimento da obstrução nasal provoca o bloqueio da passagem do agente agressor e, através dos espirros e coriza, há remoção dessa substância. Essa reação é normal. Os sintomas são apresentados quando do contato com algumas substâncias tóxicas. Alergia nada mais é do que decorrente de uma defesa exagerada do organismo contra agentes potencialmente agressivos e não o contrário. Os alérgicos são hiperreativos a determinadas substâncias que numa pessoa normal não despertam nenhuma resposta. O sistema imunológico dos que apresentam alergias, por características genéticas, interpreta que determinada substância é tóxica, e que precisa proteger o organismo contra sua entrada. Por essa razão, alguns convivem normalmente com fatores que causam a alergia sem

U

ma doença que pode ser de origem infecciosa (vírus, bactérias), ocupacional, induzida por drogas, hormonal, idiopática, entre outras. De acordo com a pneumologista pediátrica, Gisele Lima Tavares, além disso, a rinite alérgica pode ser desencadeada ou agravada pela exposição a aeroalérgenos presentes no ar, como o pólen e o ácaro; mudanças bruscas de clima; inalação de irritantes inespecíficos (odores fortes, gás de cozinha e fumaça de cigarro, por exemplo); inalação de ar frio e seco; e ingestão de antiinflamatórios não hormonais, em indivíduos predispostos, esta é a forma alérgica da doença. O nariz é o primeiro local por onde o ar passa até alcançar os pulmões. Ele é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Mas para exercer essa função corretamente, o nariz possui um complexo mecanismo de defesa. Por isso, ao entrar em contato com

www.saudefortaleza.com.br

DE A C R CE A 25% 10% ESSOAS DAS PFREM SO NITE DE RRIGICA. ALÉ

SAÚDE fortaleza

19

NIVER SAÚDE | Depoimento de pofissionais sobre nosso 1

o

ano de vida

iFOvRTeALrEZA N DE O SAÚ 1 AN

Verlaine Alencar Proprietária da Clínica Articulares Não há como desvincular a Revista Saúde Fortaleza e Karine Colaço que desenvolve seu papel com maestria, sensibilidade e profissionalismo, isso se reflete no que vemos, uma revista de excelente conteúdo, com temas atuais e abordagem dos melhores profissionais da área da saúde na cidade de Fortaleza. Não é a toa que a cada dia cresce em confiabilidade e em número de leitores. Parabéns Revista Saúde Fortaleza

20

SAÚDE fortaleza

CLÍNICA GERAL ter sintomas, ao passo que outras, ao entrarem em contato com essa mesma poeira, podem ter rinite e asma. O paciente alérgico não nasce hiperreativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator. Isso significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada. É possível conviver com determinada substância por muitos anos e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente. Essa característica é herdada dos pais. Porém, a criança pode ter manifestações alérgicas, como rinite, conjuntivite, asma e alguns tipos de alergia de pele, mesmo que os pais não tenham apresentado. Conforme Gisele Lima Tavares, no outono e inverno há uma maior proliferação de ácaros e fungos. Isso agrava os sintomas da rinite alérgica. Cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica. Segundo Lucianna Auxi Costa, médica infectologista com prática ortomolecular, a doença alérgica é hoje incapacitante e traumatizante, mas já existe tratamento. A Imunoterapia Ativada, fortalece o sistema imune aumentando as células de tolerância chamadas linfócitos T supressores, essas células são responsáveis pela boa convivência entre os seres humanos e as substâncias alérgicas. A técnica é realizada através de vacina injetável, porém indolor e as doses são aplicadas, em média, de 8 em 8 semanas em crianças acima de 2 anos e adultos com rinite, asma e dermatite de contato, dentre outras doenças alérgicas, as crianças abaixo dessa idade e idosos acima de 80 anos terão que ser avaliadas clinicamente. A rinite alérgica pode trazer, junto com ela, outros problemas, como otites (inflamação dos ouvidos), sinusites (inflamação de cavidades existentes na face) e roncos (pelo entupimento do nariz) que interferem na qualidade de sono do paciente. No entanto, ele só vai apresentar esses sintomas, quando estiver em contato com as substâncias aos quais é alérgico. Além disso, as pessoas com rinite são mais susceptíveis a resfriados.

A administradora de empresas, Adriana Frota, conta que espirros, coceira no nariz, na garganta e nos olhos, ardor na garganta e no nariz e, às vezes, dor de cabeça são sintomas que ela costuma sentir. “Os que me incomodam mais são coriza e entupimento. A coriza é tão violenta e constante que ao baixar a cabeça meu nariz pinga”, revela. Ela diz que já fez vários tratamentos com homeopatia, anti-histamínicos de uso oral, anti-histamínicos de uso local, vacinas orais, vacinas injetáveis. Segundo Adriana, no caso dela os anti-histamínicos de uso local (bombinhas direto nas narinas) foram muito eficazes. “Esse é o tratamento que uso de forma contínua. Mas o melhor que fiz foi de dessensibilização com vacinas injetáveis. Passei alguns anos com sintomas bem suaves e esporádicos”. Poeira, mofo, fumaça, mudança de temperatura, vento frio, medicamentos, perfumes, tudo isso e mais cheiros fortes de produtos de limpeza, acetona, ar seco e alguns alimentos como chocolate provocam a alergia na administradora de empresas. Ela diz que procura evitar o contato com os alérgenos e, com isso, tem conseguido controlar bem os sintomas. “Por exemplo, na minha casa não tenho tapetes e não uso vassoura (que levanta a poeira). A limpeza e feita toda com pano molhado. A gente tenta deixar a casa o mais arejada e limpa possível, mas é difícil se livrar da poeira por completo, principalmente com todo esse vento que tem em Fortaleza”, afirma.

A DOENÇA ALÉRGICA É HOJE INCAPACITANTE E TRAUMATIZANTE, MAS JÁ EXISTE TRATAMENTO. A IMUNOTERAPIA ATIVADA, FORTALECE O SISTEMA IMUNE AUMENTANDO AS CÉLULAS DE TOLERÂNCIA CHAMADAS LINFÓCITOS T SUPRESSORES, ESSAS CÉLULAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS SERES HUMANOS E AS SUBSTÂNCIAS ALÉRGICAS. Lucianna Auxi Costa, médica infectologista com prática ortomolecular

SAÚDE fortaleza

21

CLÍNICA GERAL

Dor de Cabeça? A solução pode estar na Fisioterapia Ainda pouco conhecida, a Fisioterapia aplicada ao sistema responsável pelos movimentos dos olhos é um tratamento capaz de resolver problemas como dores de cabeça e tonturas causadas por alterações nos músculos oculares.

22

SAÚDE fortaleza

OR D UA BEÇA S A CA ER DE DE TÃO PO LAÇ EU RE M O S . CO OLHO

P

roblemas nos movimentos do corpo. É fácil associar a frase anterior com o trabalho de um Fisioterapeuta. E as duas coisas juntas lembram exercícios para pernas, braços, coluna... Mas o que dizer da Fisioterapia cujo alvo está ligado ao olho? Sim, ela existe! Trata-se da Fisioterapia no sistema oculomotor, um tratamento que vem ajudando muita gente com problemas específicos relacionados ao movimento do olho. O Sistema ocular humano depende do trabalho de dois grupos de músculos para funcionar: os intraoculares, responsáveis por ajustar o foco da visão, e os extraoculares, que fazem o trabalho de movimentar o olho para os lados, para cima ou para baixo. A Fisioterapia se concentra nos problemas relacionados a esse último grupo, que dá mobilidade ao sistema ocular. Segundo a Fisioterapeuta e RPGista Itana Spinato, os problemas mais comumente causados por irregularidades no funcionamento desses músculos são dores recorrentes na região dos olhos e dores de cabeça, geralmente no momento em que se desempenha uma tarefa visual. Essa dor tem alívio ou melhora quando se fecha os olhos ou com o uso de relaxantes musculares. Outros sintomas podem ser tonturas e desequilíbrios, especialmente ao tentar olhar em alguma direção. Isso acontece porque o sistema oculomotor “está diretamente relacionado à posição da coluna cervical e mobilidade da cabeça, bem como o controle postural e equilíbrio do corpo”, explica a Fisioterapeuta.

A AVALIAÇÃO COM O OFTALMOLOGISTA DEVE SER PRIORIZADA PARA QUE POSSAMOS DESCARTAR PROBLEMAS PROVENIENTES DE OUTROS LOCAIS

CLÍNICA GERAL

O Tratamento

OS SINTOMAS MAIS COMUNS DE PROBLEMAS NO SISTEMA OCULOMOTOR SÃO DORES NOS OLHOS, DORES DE CABEÇA, TONTURAS E DESEQUILÍBRIOS.

24

SAÚDE fortaleza

Para saber se a causa do problema está realmente na motricidade (capacidade motora) do olho, é imprescindível uma avaliação com o oftalmologista. Só assim, é possível ter certeza de que os sintomas não estão sendo causados por problemas visuais ou outras doenças relacionadas ao olho, como o glaucoma. Com essas possibilidades excluídas, o fisioterapeuta realiza uma avaliação dos músculos externos do olho. Só então o paciente pode começar o tratamento. O profissional capacitado para realizar o tratamento é o fisioterapeuta com formação avançada em Reeducação Postural Global (RPG Souchard) aplicada aos problemas craniocervicais e oculomotores. A fisioterapia é realizada através de exercícios específicos da terapia manual que diminuem a tensão nos músculos afetados, liberando os movimentos e reequilibrando o sistema motor do olho, diminuindo a necessidade do uso constante de medicação. A terapia não tem contraindicações, pois “os movimentos são realizados de forma lenta e suave, sem causar dor ao paciente”, explica Dra. Itana. Segundo ela, a duração do tratamento varia de acordo com a complexidade do problema, mas, na maioria dos casos, já é possível sentir a diferença a partir da primeira sessão. Apesar de ainda não ser muito conhecido, o método já pode ser encontrado em Fortaleza. Atualmente, cerca de 11 países disponibilizam o tratamento, que faz parte do método de Reeducação Postural Global (RPG Souchard), criado há 30 anos pelo Fisioterapeuta francês Dr. Philippe Souchard.

QUALIDADE DE VIDA

6

Melhores Apps de Saúde para seu Smartphone

S ELE UDARA AJ O!) O VÃ MUIT ER A (E ANT A M ORM F

1 Instant Heart Rate

2 Workout Trainer

3. Jefit

Saber sua frequência cardíaca pode ajudar a se manter na zona correta para queimar gordura. Além disso, seu pulso em repouso é um bom parâmetro para acompanhar seu progresso nos exercícios ou saber seu estado geral de saúde. Nem todo mundo pode comprar um monitor cardíaco sofisticado, mas dá para usar uma coisa que já está aí no seu smartphone: a câmera. A cada batida do coração, nossa pele muda de cor discretamente, mas essa variação é suficiente para ser detectada por uma câmera de celular. Parece mágica, mas não é, funciona de verdade. Gratuito para Android e custa U$5 para iOS.

Para instruções e motivação, o Workout Trainer, da Skimble, é bem prático. Tem centenas de exercícios, que você pode filtrar por critérios como tempo disponível, equipamentos, grupos de músculos que você quer trabalhar e o nível desejado de intensidade. Fotos de cada exercício e vozes digitalizadas ensinam como fazer. Na versão paga, as vozes robóticas são substituídas por um treinador de verdade falando. Também saem as fotos e entram vídeos, muito mais úteis. Tudo isso é sincronizado com o site do Skimble. Um aplicativo muito bem pensado. Para iOS e Android.

Se você quer crescer e ficar “monstro”, ou só ganhar um pouco mais de massa muscular, é bom monitorar quanto e como você está levantando peso. O Jefit foi pensado para fisiculturistas, que tendem a ser obcecados por estatísticas. Ele traz uma série de rotinas pré-estabelecidas que você pode seguir ou editar. Também há a opção de criar sua própria rotina a partir da lista de mais de 500 exercícios. Cada atividade traz uma animação e algumas dicas. Você pode buscá-las por qual músculo quer trabalhar e qual o equipamento disponível. É bem fácil registrar o que você fez, o tempo de repouso e sincronizar com o site. Para iOS e Android.

26

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

F

icar em forma é muito importante, tanto para o físico, esteticamente falando, quanto para a saúde. Pode até parecer que é mais divertido ficar aí largado na cama assistindo TV, mas a verdade é que você fica mais feliz quando pratica atividade física — muitos estudos já comprovaram isso. E hoje, graças ao avanço da tecnologia, temos os celulares, que fazem muito mais do que a simples função de ligar e receber chamadas. Os aplicativos para celular estão cada vez mais completos e podem ajudar a criar

uma rotina de atividades ou até melhorá-la. Você só precisa dos apps certos. Nós testamos alguns desses aplicativos, que podem ajudar na dieta, no treino para uma maratona ou até mesmo nos exercícios para fortalecer determinada parte do corpo. Você só precisa encontrar o app que mais se enquadre aos seus objetivos, pois cada um tem uma finalidade específica — e ela pode ser muito específica mesmo. Então, use a tecnologia a seu favor escolhendo a ferramenta ideal para você.

4. Endomondo

5. Nike Training

6. RunKeeper

É um aplicativo bonitão e cheio de utilidades para exercícios ao ar livre. Ele tem a capacidade de monitorar quase tudo em tempo real, de correr e pedalar a nadar e praticar windsurf. Você pode achar rotas, desafiar seus amigos ou juntar-se a eles em times. O aplicativo é compatível com monitores cardíacos e dispositivos de medição de ritmo para ciclistas. Ele também consegue importar dados de gadgets da FitBit ou do app da RunKeeper, entre muitos outros. A interface do site é boa, mas as tabelas não refletem qual programa você está fazendo, o que dificulta no acompanhamento do progresso. No geral, entretanto, é um aplicativo bom. Para iOS e Android.

O circuit training é uma boa para entrar em forma. Ele consiste basicamente em vários exercícios pré-determinados que você pode fazer de maneira independente, dependendo de que área quer excercitar. Essa é a ideia por trás das muitas opções do Nike Training Club. Vídeos explicam o que cada exercício faz, então não tem como você fazer tudo errado. E mesmo se você é novato em circuit training, não precisa ter medo: dá para escolher entre rotinas nos níveis iniciante, intermediário e expert. É bem bacana porque não deixa sua rotina de exercícios ficar entediante, como é comum acontecer. Gratuito, mas disponível apenas para iOS.

É um excelente motivador. Ele mantém estatísticas de cada corrida sua e permite comparar sua evolução diária. Você pode definir metas de longo prazo. Para que você não saia da linha, uma voz lê a distância e a velocidade a cada cinco minutos. Além do básico, esse aplicativo é adaptável a vários tipos de exercícios. Planos de treinamento personalizados permitem que o foco da evolução seja aumentar a distância percorrida ou diminuir o tempo. Você pode ainda se concentrar em melhorar sua frequência cardíaca, já que ele aceita monitores com bluetooth, e focar o treino apenas nessa estatística. Gratuito para Android e iOS.

SAÚDE fortaleza

27

NIVER SAÚDE | Depoimento de pofissionais sobre nosso 1

o

ano de vida

iFOvRTeALrEZA N DE O SAÚ 1 AN

Niara Meireles

Apresentadora do programa Se Liga, da Tv Verdes Mares

Foi um prazer e uma honra ter sido convidada pra participar da primeira edição da revista Saúde Fortaleza, edição de muito bom gosto e com informações importantes para a saúde, bem estar e mais qualidade de vida para os cearenses. Posso dizer que a Saúde Fortaleza faz parte do meu dia a dia, seja através das redes sociais ou do aplicativo. Na verdade, a revista me fez parar e pensar como eu estava cuidando do meu corpo e da minha mente. Parabéns por um ano de muito sucesso e qualidade de vida.

28

SAÚDE fortaleza

QUALIDADE DE VIDA

Milena Ferrer a Miss que conquistou o Ceará

Quem pensa que para ser uma Miss só basta ser bonita, está enganada. Para carregar um título desses é preciso muito mais do que beleza, tem que ter muita responsabilidade, afinal, representar um Estado como o nosso Ceará exige muito comprometimento e dedicação.

30

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

SAĂšDE fortaleza

31

QUALIDADE DE VIDA

M ↓

ilena Ferrer, que aos 20 anos conquistou um dos mais sonhados títulos de beleza, por incrível que pareça nem sempre foi tão cobiçada assim. Muito magra e alta, ela diz ter sofrido um bocado na adolescência, no colégio era motivo de brincadeira. “Eu era super feinha, hoje em dia me acostumei com minha altura, é tranquilo, mais com 15 anos eu era a mais alta da turma, a mais magra e os meninos tiravam a maior onda”, relembra Milena. E foi assim, sendo a mais “diferente” da turma que ela se tornou a mais admirada mulher. Aquela garotinha, que sempre teve a genética ao seu favor, desde pequena sonhava em ser modelo e quando sabia de algum concurso, estava lá, fazia questão de participar. Por incrível que pareça, aos 15 anos, na fase em que ela mais foi zoada pelos colegas, surgiu o concurso que daria o verdadeiro rumo a sua vida, o Tic-Tac Mega Model. Foi a partir daí, que sua carreira começou a deslanchar, foi quando começou a conhecer as pessoas do meio e a fazer contatos. “Depois do concurso do Tic-Tac, comecei a fazer os books, fazer fotos, sempre com o incentivo dos meus pais, que são meus maiores apoiadores” diz. Sempre atenta ao mundo da moda e das passarelas, ela busca se espelhar em quem é melhor em cada detalhe, se tem uma modelo que tem uma passarela legal, ela toma como exem-

32

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

CUIDADOS BÁSICOS DE UMA MISS UNHA 1 vez por semana CABELO hidratação a cada 15 dias CORPO drenagem linfática, manthus, corrente russa, treinamento funcional ROSTO limpeza e hidratação da pele 1 vez por mês

EU ERA SUPER FEINHA, HOJE EM DIA ME ACOSTUMEI COM MINHA ALTURA, É TRANQUILO, MAIS COM 15 ANOS EU ERA A MAIS ALTA DA TURMA, A MAIS MAGRA E OS MENINOS TIRAVAM A MAIOR ONDA

SAÚDE fortaleza

33

QUALIDADE DE VIDA

QUANDO ESTOU PERTO DE ALGUM CONCURSO, CONTROLO MAIS MINHA ALIMENTAÇÃO, A MALHAÇÃO E OS CUIDADOS COM A PELE E O CORPO.

plo para quando for modelar, se tem uma que é boa para fotografar, ela tira dali sua inspiração, e assim, com seu brilhantismo de saber que ninguém é perfeito, ela observa o melhor de cada pessoa, para chegar o mais próximo da profissional completa. Gostava muito da área de modelo, porém nunca havia pensado em ser miss, mais com o incentivo do seu pai (que cuida e fica de olho nela) acabou indo atrás, conseguiu o apoio da cidade natal dele, preparou o corpo e a mente, trabalhou duro. Era palestra com nutricionista, oftalmologista, aula de história do Ceará e muitos ensaios. Na semana antes do concurso, na concentração no hotel, ia dormir às 3h da manhã e acordava às 7h. Mais todo o sacrifício valeu a pena, ela fez bonito e mereceu o título. Ela diz, que o momento mais emocionante da sua vida foi sem dúvida nenhuma quando ganhou o título de Miss Ceará 2012 e que, ter chegado ao Miss Brasil já foi uma das maiores vitórias. Porém, não vai parar por ai, pretende chegar mais longe ainda, diz não fazer muitos planos, vai pra onde o destino e as oportunidades levarem, “aqui mesmo

34

SAÚDE fortaleza

não tem como crescer muito na minha carreira, teria que ir pra fora, e depois do Miss, com a visibilidade do concurso, já me chamaram pra ir pra São Paulo e surgindo a oportunidade eu vou” confessa. Com 1,78 de altura, 59 quilos e uma rotina nada fácil, a garota está sempre atenta a alimentação, “porque mesmo sendo magra, se não tiver uma dieta adequada, acaba aparecendo as indesejáveis celulites e gordurinhas localizadas”, ela ainda diz ter um outro agravante que é o pouco peso (dá pra acreditar!). Tem que comer a cada instante, para não perder peso e não pode descuidar da malhação, para ganhar massa muscular. “Quando estou perto de algum concurso, controlo mais minha alimentação, a malhação e os cuidados com a pele e o corpo, confesso que depois do Miss Brasil dei uma relaxada, tirei umas férias”. Normalmente a rotina da Miss Ceará é bem agitada, faz faculdade pela manhã e a tarde os trabalhos marcados pela agência Book, tem aulas de passarela, fotografia, etiqueta, dentre outas atividades que se intensificam mais ainda perto dos concursos.

www.saudefortaleza.com.br

CARDÁPIO DA MISS CAFÉ DA MANHÃ pão integral com queijo e peito de peru + suco ou café com leite LANCHE barra de cereal ou um biscoitinho ALMOÇO bastante salada + arroz + feijão + farofa (que não pode faltar) + carne, peixe ou frango LANCHE DA TARDE torrada integral com geléia ou requeijão + iogurte com granola JANTAR muita fruta + proteínas (carne ou ovo) CEIA iogurte ou frutas

SAÚDE fortaleza

35

NIVER SAÚDE | Depoimento de pofissionais sobre nosso 1

o

ano de vida

iFOvRTeALrEZA N DE O SAÚ 1 AN

Wilmar Linhares

Proprietário do Salão “Wilmar Cabeleireiros”

A Revista Saúde Fortaleza veio para agregar valores no seguimento de saúde, beleza e bem estar com uma leitura atraente e de fácil compreensão. Acho que a revista está no caminho certo, tem uma abordagem clara, assuntos bem atualizados e de total interesse das pessoas que buscam qualidade de vida e bem estar dentro dos princípios da saúde e da beleza. Parabéns e muito sucesso

BLOG

Maryna Castro, Morgana Rolim e Ticy Falcão

“Amamentar é um ato lindo e necessário para você e para o seu bebê” As meninas do blog

Aleitamento Materno A PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS SE INICIA COM O INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

A

amamentação é a forma preferencial de alimentação do recém-nascido, sendo de grande importância para a sobrevivência nos primeiros seis meses de vida e insubstituível, pois o leite materno, além de fornecer nutrientes essenciais, contém componentes biológicos como anticorpos, enzimas e hormônios, os quais contribuem para o desenvolvimento da criança e proteção à saúde, possibilitando, ainda, o vínculo entre mãe e filho. Além das vantagens de ordem nutricional, imunológica, afetiva e econômica, a amamentação é fator de proteção contra agravos à saúde da mulher a curto e longo prazos; sem falar na praticidade (o leitinho já está prontinho, quentinho, super saudável e sai diretamente da fonte para a boca do bebê, minimizando os riscos de contaminação). Porém, por trás de todo o “glamour” dessa história linda que é a amamentação, podem existir alguns contratempos como: fissuras nas mamas (provocadas muitas vezes pelo posicionamento errado do bebê, o que leva à uma pegada errada da mama), noites mal dormidas ou não dormidas, o tempo da mãe fica cronometrado, etc. Amamentar uma criança durante seis meses, de três em três horas ou livre demanda, requer muita dedicação, muito amor e muita vontade! A mãe deve estar disposta a amamentar e a partir daí tudo flui naturalmente. A amamentação precisa ser sua melhor ami-

ga em todos os sentidos. Além de ser necessária para a saúde do bebê (com funções imunológicas e nutricionais) ela vai ajudá-la nesse período de perda de quilos extras, contribuindo para a contração do útero, que volta aos poucos para o seu tamanho normal e promovendo um grande gasto calórico, pois há uma atividade celular intensa, o que acelera o metabolismo. Nesse período, é muito importante deixar o corpo hidratado para a produção de leite e também para manter a forma. Beba, se possível, dois litros de líquido por dia: água, sucos ou água de coco. A alimentação deve ser baseada em uma dieta que permita perda de peso e que, ao mesmo tempo, mantenha os níveis de energia altos, para que a sua saúde e a amamentação não sejam prejudicadas. Consuma frutas, verduras, fibras e evite alimentos gordurosos (ricos em gorduras saturadas e trans), ricos em sódio (enlatados, embutidos, industrializados) e que sejam fontes de açúcares simples (doces de um modo geral). Atente para a adequação dos micronutrientes importantes nessa fase, como: vitamina A ( fígado, manteiga sem sal, abóbora, cenoura, manga, agrião); vitamina C (acerola, morango, mamão, espinafre); cálcio (leite – se possível sem lactose, salmão) e ferro ( fígado bovino, carne bovina e de aves, ovos, banana-prata, brócolis, leguminosas – lentilha, ervilha, grão de bico – cozidas). O ideal é conseguir um equilíbrio na alimentação da mãe para favorecer a normalização do peso corporal.

ALIMENTAÇÃO

Suco de Frutas:

8

receitas criativas e saudáveis

D

epois da água, o suco de fruta pode ser a bebida mais importante, pois além de repor o líquido perdido, ser refrescante e hidratante, é rico em vitaminas e minerais que energizam e limpam o organismo. Os sucos refrescantes e nutritivos são

38

SAÚDE fortaleza

ótimos para começar o dia e perfeitos para tomar antes ou depois da prática de exercícios. E vamos combinar, não tem nada melhor do que um suco de fruta bem geladinho pra refrescar o corpo. Então, ai vai algumas receitas de sucos criativos, saudáveis e refrescantes.

www.saudefortaleza.com.br

1

CAJU COM LIMÃO E INHAME

O caju é rico em ferro e a combinação caju e limão é poderosa, ricos em vitamina C, combatem a queda de imunidade do organismo. Já o inhame é bom para baixar o mau colesterol. Sucesso total! Fazendo em casa: „„ „„ „„ „„ „„

1 litro de água 1 copo de suco de caju suco de 1 limão grande 1 inhame pequeno cru Bata no liquidificador e sirva gelado. O resultado é surpreendente.

2

MELÃO COM CENOURA E LIMÃO

Suco rico em vitamina A, contida no melão e na cenoura, famosa por ser antioxidante e combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento. O limão é um poderoso auxiliar do sistema imunológico. Fazendo em casa:

S A C I D

1

Para adoçar os sucos, opte por açúcar mascavo, além de manter as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar, ele destaca o sabor dos sucos.

„„ „„ „„ „„ „„

1 litro de água 3 fatias de melão suco de meio limão 1 cenoura média Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

2 3

Atenção, para os diabéticos, o melhor é utilizar o adoçante mesmo. Bata os sucos no liquidificador com gelo, fica bem mais refrescante.

↓ SAÚDE fortaleza

39

ALIMENTAÇÃO

3

MELANCIA COM GENGIBRE -

A melancia além do seu alto poder diurético é ótima para hidratar o corpo, com taxa de gordura quase inexistente e alto índice de água, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. O gengibre auxilia na digestão, evita enjoos e o melhor, é termogênico, capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Fazendo em casa: „„ „„ „„ „„

1 lasca de gengibre 2 fatias de melancia geladinha 1 copo de água Bata no liquidificador, coe e sirva. Delícia pura!

4

SUCO DE COUVE COM CENOURA, GENGIBRE, PEPINO E LARANJA LIMA

A couve manteiga é o grande destaque dessa receita, ela é uma excelente fonte de ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e betacaroteno. Seus principais benefícios estão ligados à prevenção da osteoporose, controle da pressão arterial, digestão, prevenção do envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e doenças degenerativas. A combinação da couve com o abacaxi, aumenta a eliminação de toxinas do corpo.

Rico em vitamina C, betacaroteno e fibras, esse suco tem tudo para virar o queridinho entre as mulheres. Isso porque ele não só ajuda na prevenção do câncer de colo de útero e de mama como também combate a celulite. Além disso, ele funciona como um importante eliminador de toxinas do organismo.

Fazendo em casa: „„ 2 colheres de sopa de couve manteiga picada „„ 2 fatias médias de abacaxi „„ suco de 1 laranja „„ suco de 1 maçã sem casca e sem semente „„ Bata no liquidificador, coe e sirva geladinho.

40

SAÚDE fortaleza

5

SUCO DE COUVE MANTEIGA COM ABACAXI, LARANJA E MAÇÃ

Fazendo em casa: „„ „„ „„ „„ „„ „„

1 cenoura 2 dedos de raiz de gengibre 1 pepino 1 folha de couve manteiga suco de 1 laranja lima Bata no liquidificador, coe e sirva bem gelado.

www.saudefortaleza.com.br

6

SUCO DE LIMÃO E MANJERICÃO

Um suco desintoxicante e digestivo, beneficia o sistema cardiovascular, além de combater dores de cabeça associadas à má digestão. Rico em vitaminas K, A e C o manjericão ainda tem ação antiinflamatória. Fazendo em casa: „„ „„ „„ „„

suco de 1 limão 8 folhas de manjericão 1 copo de água Bata as folhas de manjericão com uma colher de açúcar. Junte o suco do limão a água gelada e bata no liquidificador, coe e sirva bem gelado.

7

SUCO DE ERVADOCE COM BETERRABA E MAÇà Excelente no controle da hipertensão. A beterraba auxilia a circulação sanguínea. Já a erva-doce contém flavonoides que são semelhantes ao estrógeno e reduz o risco de câncer de mama e de ovário, a maçã, assim como a erva-doce facilita a digestão. Fazendo em casa: „„ 1/2 xícara (chá) de erva-doce picada „„ 1/2 beterraba picada „„ 2 maçãs sem miolo „„ 1 xícara (chá) de água „„ Bata tudo no liquidificador, coe e sirva bem gelado.

8

SUCO DE CHÁ VERDE E UVA

Esse é uma verdadeira maravilha, principalmente para quem está querendo perder uns quilinhos, além do chá verde conter altas concentrações de antioxidante, diminuir as taxas de colesterol, controlar a pressão arterial, ativar o sistema imunológico, dentre outras ações, ele ainda acelera o metabolismo e ajuda a eliminar toxinas. Junto com a deliciosa uva, formam uma dupla perfeita, funciona como diurético e como “laxante” natural, atuando contra alguns problemas do intestino. Fazendo em casa: „„ „„ „„ „„ „„

1 copo de água fervente 1 saquinho de chá verde 5 uvas verdes sem caroço 1 copo de água de coco Depois de preparado e esfriado o chá, bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Coe e sirva gelado.

SAÚDE fortaleza

41

NIVER SAÚDE | Depoimento de pofissionais sobre nosso 1

o

ano de vida

iFOvRTeALrEZA N DE O SAÚ 1 AN

Luiz Esteves

Jornalista da TV Verdes Mares

A revista atende a uma demanda crescente de fortalezenses preocupados com a saúde e o bem-estar. Com um significativo diferencial: aborda temáticas universais sob a ótica local. O que desperta ainda mais o nosso interesse pelo conteúdo apresentado. Praticamente todas as reportagens são acrescidas de prestação de serviço. Enfim, uma publicação que não deixa a dever – em nada – as melhores revistas especializadas do país

42

SAÚDE fortaleza

Gaby Gourmet

ALIMENTAÇÃO

Prazer à Mesa

por: Gabriela Carvalho foto: Marcos Adegas

TORTILHA DE BACALHAU

44

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

SY A C I D A GAB

INGREDIENTES Massa: „„ 400ml de leite „„ 200ml de óleo de girassol „„ 2 xícaras de farinha de trigo „„ 2 ovos inteiros „„ 1 colher de sopa de açúcar

D

1

„„ 1colher de sobremesa de fermento em pó Recheio: „„ 800gr de bacalhau em lascas (desalgado) „„ 6 tomates picados (sem pele e sem semente) „„ 1 cebola grande picada „„ 1 pimentão vermelho picado „„ 1 pimentão amarelo picado „„ 1 xícara de azeite

OBS: COMECE A RECEITA PELO RECHEIO

Para tirar a pele do tomate, faça um corte em formato de cruz em uma das pontas. Em seguida, mergulhe em uma panela com água fervente que cubra o tomate deitado. Quando a pele estiver soltando, desligue o fogo.

„„ 50gr de queijo parmesão

MODO DE FAZER Recheio:

Refogue a cebola, os pimentões e os tomates com o azeite. Ferva as lascas de bacalhau por 2 vezes, escorrendo a água para desalgá-lo, desfie ou triture no processador e junte ao refogado. Reserve.

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e junte ao bacalhau já refogado, ajuste o sal e coloque a massa em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe queijo parmesão por cima. Deixe assar por mais ou menos 40 minutos ou até que esteja dourada. Depois de fria, corte em quadradinhos e decore a seu gosto.

2

Para retirar a casca do alho mais facilmente coloque os dentes de alho a serem descascados numa tigela pequena. Cubra com água fervendo e espere alguns minutos. Escorra a água e remova as cascas do alho.

Sugestão: sirva com geléia ou molho, decore com tomate cereja e erva desidratada.

LIVRO ÁGUA NA BOCA 2 Leitura deliciosa!!! O segundo livro da coleção “Água na Boca” foi criado para compartilhar com os clientes do Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente conhecido como Mercadão, as receitas de família dos próprios logistas. São 60 receitas elaboradas com produtos encontrados no Mercado Municipal de São Paulo e executadas por 10 renomados chefs de cozinha da Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefs. Tão especiais que prometem deixar todo mundo

3

Para tirar o cheiro de gordura que fica pela casa, esquente numa frigideira, em fogo brando, um pouco de canela em pó.

com água na boca! Nesta edição, a Revista Saúde fortaleza presenteia você com o que há de melhor no mercado mais delicioso do país. Aproveitem!!!

SAÚDE fortaleza

45

PAIS & FILHOS

r Amo éa

Essa a de receietsso suc

Ajuda para

mamães de primeira viagem Nossa entrevistada, Poliana Plutarcho, enfermeira neonatologista e consultora em aleitamento materno, vai esclarecer algumas das dúvidas das mães de primeira viagem. Ela mostra que seu bebê não é nenhum “bicho-papão”. 46

SAÚDE fortaleza

www.saudefortaleza.com.br

J

unto com a chegada do tão sonhado momento, o nascimento do primeiro filho, vem também o desespero das mamães de primeira viagem. Para muitas dessas mulheres a maternidade é acompanhada de inseguranças e dúvidas. Mudanças na rotina, novas responsabilidades e ter até que interpretar as necessidades dos bebês, são algumas das preocupações. O choro, o gemido, a manha. São vários os sinais para serem compreendidos e resolvidos, agora, como saber de tudo isso. O primeiro passo é sem dúvida, manter a calma.

Identificando o choro O choro do bebê é um importante meio de comunicação entre ele e a mãe, todos os seus sentimentos e necessidades são expressos através dele. Logo após uma mamada, se o bebê chora, a maioria dos amigos e familiares diz: “é fome”. O bebê não traz um manual de instrução, nem um tradutor, só a convivência vai ensinar a identificar os tipos de choro. No choro das cólicas, por exemplo, o bebê se contorce, encolhe as perninhas, fica vermelho, espreme-se, podendo ficar com a barriguinha globosa. É um choro pausado, pois ele só chora quando a dor vem. Nesse caso, deve-se evitar amamentá-lo. Outros tipos de choro podem ser causados por algo que o incomode, como fome, dor, frio, calor, roupa, sono, barulho e até por captar os sentimentos de cansaço e ansiedade da mãe.

A Amamentação

NÃO É UMA OBRIGAÇÃO DO BEBÊ ARROTAR, ALGUNS NÃO O FAZEM. O ARROTO DIMINUI A PLENITUDE GÁSTRICA E A CRIANÇA SE SENTE MAIS CONFORTÁVEL, PORÉM NÃO É ALGO INDISPENSÁVEL.

O tempo da mamada varia muito. Bebês com a mesma idade levam tempos diferentes, uns gastam mais e outros menos tempo para se satisfazer. O aleitamento materno é em livre demanda, ou seja, o bebê mama na hora que ele quer. Nos primeiros 10 dias de vida, uma mamada pode durar cerca de 1 hora. Para determinar uma rotina de horário, durante o dia, a orientação é acordá-lo, a cada 3 horas entre o início de uma mamada e o início da outra, caso o bebê durma mais do que isso. À noite, o intervalo pode ser de 4 horas. O ideal, é um peito por mamada. Nos primeiros dias de vida, aconselha-se acordar o bebê para mamar durante a madrugada, para evitar que ele tenha hipoglicemia. Após 10 dias não é necessário acordá-lo, com exceção de prematuros e bebês com peso acima da média. Para as mamães que ficam na dúvida se o bebê mamou o suficiente, é só prestar atenção nas fraldas, ele deve encher de 5 a 6 fraldas de xixi em 24 horas, se isso acontecer, nem precisa se preocupar. Se o seu bebê se engasga com frequência, muita calma nessa hora. Alguns, tem maior facilidade de se engasgar, porém, o desalinhamento da cabeça e do corpo, a postura e a pegada inadequada, além da mama muito cheia, que ejeta leite excessivamente, podem provocar engasgos. Não é uma obrigação do bebê arrotar, alguns não o fazem. O arroto diminui a plenitude gástrica e a criança se sente mais confortável, porém não é algo indispensável. O importante após a mamada é deixá-lo numa posição elevada, de 15 a 20 minutos, aproximadamente.

SAÚDE fortaleza

47

PAIS & FILHOS

O Sono Deve-se estabelecer uma rotina para melhorar a noite de sono da criança e da mãe. Durante o dia, o intervalo das mamadas não deve exceder 3 horas, ou seja, o bebê deve ser acordado para que o sono profundo, que é de aproximadamente 5 horas, aconteça durante à noite. Além disso, existem algumas técnicas de relaxamento que ajudam a dormir melhor, como um banho morno de banheira ou ofurô, uma roupa confortável, uma climatização do ambiente entre 26ºC e 27ºC, luz branda, som ambiente em volume baixo e uma boa mamada, sem esquecer, é claro, a importância do aconchego e do embalo do colo materno que produz uma estimulação suave e consequentes benefícios.

As Cólicas Apesar de nem todos os bebês sentirem cólicas, ela se manifesta na maioria deles. Não se sabe por que acontece intensamente em uns e menos em outros. Pode-se observar maior incidência nos finais de tarde, inícios de noite e de madrugada podendo permanecer até 6 horas da manhã. Elas, geralmente, aparecem após 15 dias de vida, podendo chegar até os 3 meses e, sem dúvida, é motivo de muito choro. A alimentação da mãe em relação a cólica da criança é muito relativa, recomenda-se evitar bebidas gaseificadas, chocolates, feijão, repolho, folhas em geral, leite integral e sucos cítricos, porém, alguns bebês apresentam cólicas mesmo com esses cuidados da mãe. A criança que não arrota após mamar, pode sentir mais dor, pelo fato de ter o estômago cheio de leite ou de ar. Existem algumas posturas que ajudam o bebê a eliminar gases através do arroto ou expeli-los pelo ânus evitando ou aliviando as cólicas. Massagear a barriga em volta do umbigo com a ponta dos dedos, em sentido horário; tirar a fralda e dobrar as perninhas sobre a barriga, encolhendo e esticando; usar compressa aquecida entre a barriga da mãe e a do bebê e dar um banho de ofurô com água na temperatura de 37ºC por 5 minutos ou até mesmo entrar com ele debaixo do chuveiro, são formas de aliviar a dor do seu bebê. Se necessário, administrar medicação sob orientação médica.

O Banho Enquanto o coto umbilical não cair, apenas 1 um banho por dia é o ideal, após a queda do coto, de 2 a 3 banhos diários. Lembrando que o sabonete só deve ser utilizado 1 vez ao dia. A água deve ser filtrada e fervida e estar numa temperatura entre 36ºC e 37ºC, recomenda-se usar o termômetro de banheira. A água aquecida é para evitar que o bebê se assuste e que tenha um banho agradável. As portas e janelas devem estar fechadas para evitar corrente de ar. O banho deve ser dado nos horários mais quentes ou em momentos de irritabilidade, mesmo que esses momentos sejam de madrugada, não esquecendo do banho noturno, que deve ser dado às 22 horas, aproximadamente, para promover um maior relaxamento e consequentemente, uma dormida mais longa. Antes de colocá-lo na banheira é importante fazer a higiene das partes íntimas do bebê. Após o banho a banheira deve ser esvaziada e lavada.

48

SAÚDE fortaleza

A CRIANÇA QUE NÃO ARROTA APÓS MAMAR PODE SENTIR MAIS DOR, PELO FATO DE TER O ESTÔMAGO CHEIO DE LEITE OU DE AR.

Um sorriso bonito é irresistível...

Ortodontia, Ortodontia Estética, Clareamento Dental e Restaurações Estéticas.

CRO 5462

vanessa-odontologia@hotmail.com

odontologia@ericagoncalves.com.br

R. Carolina Sucupira, 444 | Aldeota | CEP 60140-120 | Fortaleza - CE | Fone: 85 3244.2323

PAIS & FILHOS

BEBÊ HI-TECH Colheres termosensíveis Essas colheres auxiliam o bebê durante suas primeiras refeições sólidas, possuem pontas macias que mudam de cor (se tornam brancas) quando a temperatura excede 40ªC. Fabricante: Ibimboo Preço: R$ 9,90

50

SAÚDE fortaleza

Colher dosadora para papinha e líquidos engrossados

Gyro Bowl

Muito útil para a transição do peito para a mamadeira, especialmente para crianças que resistem à sucção no bico da mamadeira. Possui uma trava que evita o vazamento da papinha e uma tampa que mantém a colher limpa. Tem capacidade para 100ml.

É o primeiro potinho com tecnologia 360 graus que veio facilitar a vida de todos. Não importa o que a criança faça, ela simplesmente não consegue derrubar a comida que tem dentro dele no chão. Prático, simples e colorido, ainda possui tampa para conservar os alimentos frescos e bem armazenados.

Fabricante: Munchkin Preço: R$ 38,90

Fabricante: Gyro Bowl Preço: R$ 49,90

www.saudefortaleza.com.br

Inovações que facilitam a vida das mamães de 1ª viagem

Amassador de papinha (frutas, verduras, legumes) O Amassador de Papinha prepara comida frescas onde quer que você esteja. Basta colocar o alimento no recipiente, amassar e alimentar o bebê. Sem sujeira, bagunça ou barulho. Agora as mamães também podem contar com mais praticidade na hora de alimentar seus filhos! Fabricante: The Wean Machine Preço: 149,90

Rede de proteção para banho do bebê O banho do seu filho agora é mais seguro. A rede de proteção deixa o bebê sobre a água, ajusta-se a banheira enrolando a parte de tecido no gancho, antes de encaixar na banheira. Recomenda-se o uso somente em banheiras de plástico rígido. Fabricante: BB Tchan Preço: R$ 26,62

Esterilizador de mamadeiras para microondas Toda mãe sabe que higienizar os acessórios que seu bebê utiliza é fundamental e ter um acessório que alia cuidados de saúde com praticidade é sensacional. Especialmente projetado para acomodar 4 mamadeiras, cobrindo um total de 12 horas e permitindo que a esterilização seja feita apenas duas vezes ao dia, uma na parte da manhã, e outra no início da noite. Fabricante: Philips Preço: R$ 99,99

SAÚDE fortaleza

51

BELEZA

MUDE SEU VISUAL!

Cabelo Novo!

Feliz

A proximidade do início de um novo ano é o estímulo perfeito para muitas mulheres mudarem o visual. Mas como garantir que essa mudança não traga arrependimentos? O que fazer pra manter o cabelo bonito nos meses seguintes?

52

Q

ue tudo se realize no ano que vai nascer...”. Quem não tem vontade de realmente ir em busca de uma vida nova quando janeiro se aproxima? Pra boa parte das mulheres, essa mudança tem lugar certo pra começar: o salão de beleza. Os cabelos são o primeiro alvo quando o assunto é transformação. Mas não basta ficar diferente, o resultado tem que ser bom. Do contrário, o que prometia ser a alegria da semana pode virar o pesadelo dos próximos meses. Os procedimentos mais procurados na hora de mudar as madeixas são colorações e cortes. Para Wilmar Linhares, um dos cabelereiros mais renomados de Fortaleza, o importante é manter o equilíbrio entre “o desejável e o possível”. O profissional, que já está no ramo há 30 anos, comenta que muitas mulheres decidem o novo visual influenciadas pelas celebridades da televisão. No entanto, ele lembra que é preciso cautela pra saber o que fica bom em cada pessoa: “às vezes, a pessoa chega ao salão querendo que o cabelo fique igual ao de determinada atriz, ou de uma pessoa que ela conhece. Cabe ao profissional ver o que pode ser feito, dentro do que ela deseja”. Os efeitos que podem aparecer se esse equilíbrio não for buscado vão desde uma aparência indesejada até o enfraquecimento do fio. “Se a pessoa faz alguma mudança muito radical e não fica satisfeita com o resultado, será preciso usar mais química no cabelo para desfazer. É uma agressão ao fio que poderia ser evitada”, explica Wilmar. A receita do cabeleireiro para evitar os arrependimentos é ir devagar na transformação, ou como ele mesmo diz, fazer o processo “passo a passo”. Por exemplo: se a pessoa tem o cabelo castanho escuro e quer mudar para um loiro, pode ir primeiro para um castanho mais claro, ou fazer mechas. Depois, vai apostando em tons mais claros. Isso contribui para que a mudança seja mais natural, além de diminuir o impacto da química nos fios.

SAÚDE fortaleza

É importante fazer a mudança passo a passo, de forma gradual, para evitar arrependimentos”

Dicas de quem entende Uma dica preciosa do profissional é quanto ao cuidado com as madeixas antes e depois dos procedimentos. Segundo ele, se a mudança for apenas na cor, basta que o cabelo esteja em condições normais para passar pelo processo. Mas, se for uma mudança de estrutura, como alisamentos, pode ser necessário fortificar os fios antes. Ambos os procedimentos exigem um cuidado posterior. “Muitas mulheres se preocupam em

mudar, mas não se atêm aos cuidados básicos”, alerta Wilmar. Para os fios continuarem bonitos o ano todo, as recomendações são de hidratar os cabelos periodicamente e, em alguns casos, pode ser necessária uma reestruturação dos fios. De acordo com Wilmar, o ideal é ter esse cuidado em casa, indo ao salão uma vez por mês para uma manutenção mais intensa: “Com os bons produtos que temos hoje

no mercado, é possível fazer esses cuidados em casa, desde que esteja orientada por um profissional”. Um último conselho de Wilmar Linhares para quem deseja transformar o visual nesse final de ano é para que as pessoas mantenham sua autenticidade: “Algumas mulheres querem ser todas iguais, ter o cabelo igual. É importante manter sua individualidade, respeitar a própria natureza”, alerta o profissional.

NIVER SAÚDE | Depoimento de pofissionais sobre nosso 1

o

ano de vida

iFOvRTeALrEZA N DE O SAÚ 1 AN

Dra. Lucianna Auxi Costa Médica com Prática Ortomolecular A Revista Saúde Fortaleza me proporcionou divulgar meu trabalho de forma séria, levando uma visão diferente de Medicina Preventiva e Global à outras pessoas fora do meu círculo de trabalho

54

SAÚDE fortaleza

BELEZA ARTIGO | DRA. MONALIZA CAVALCANTE Fisioterapeuta Dermato-Funcional Especialista em Cosmetologia

Cosméticos em Alta: sua pele como você sempre sonhou

O

s cosméticos estão cada vez melhores e mais eficazes, combinam a alta tecnologia com as multifunções e agem em locais específicos. Dentre as novidades do mercado, o grande destaque vai para os cosméticos usados por profissionais. Uma infinidade de tratamentos específicos e com ativos inovadores para o rejuvenescimento da pele vem cumprindo muito bem o que prometem. E para os consumidores mais antenados, seguem algumas informações sobre as tecnologias em cosméticos e tratamentos estéticos de última geração, e o melhor, você já pode encontrar aqui em Fortaleza.

CÉLULA TRONCO VEGETAL DE ARGAN Poderoso antioxidante que associa célula tronco vegetal extraída da árvore de Argan ao óleo obtido a partir de seu fruto. A árvore de Argan, ficou famosa pelo óleo que é extraído de seu fruto e de suas sementes, muito utilizado em tratamentos capilares. Recentemente descobriu-se também que suas células tronco são potentes contra o envelhecimento da pele. O tratamento une em um mesmo procedimento o renomado óleo, rico em ácidos graxos e vitamina E, que promove a hidratação e a proteção da pele; o arganyl, um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres e o inovador Phyto Cell Téc Argan, que contém a célula tronco vegetal capaz de restaurar a saúde da pele e reduzir as rugas. O resultado é um peeling suave que age na camada mais externa da pele, conferindo proteção, além de ser regenerante e revitalizante.

COSMÉTICA GENÉTICA ANTIAGING Não apenas a genética influencia no modo que envelhecemos. O uso de cosméticos adequados desde a prevenção bem como a alimentação e os hábitos saudáveis podem evitar a deterioração das fibras de sustentação da pele. O tratamento abrange a utilização de ativos e massagens que estimulam a produção de elastina (proteína que sustenta os tecidos) e evita sua degeneração. Para permitir uma maior circulação de substâncias, é espalhado sobre a pele um produto a base de peptídeos e em seguida um composto de ativos a base de frutas vermelhas e figo, altamente antioxidante, em seguida é aplicada uma máscara de ativos que retém a hidratação na pele e de oligominerais que ajudam na sustentação da mesma.

PEELING PLASMÁTICO Rejuvenescimento facial com fatores de crescimento derivado das plaquetas sangüíneas. Remove células mortas, melhora o tônus e a hidratação e combate os radicais livres. Os fatores de crescimento aumentam a produção de colágeno, estimulam a angiogênese (crescimento de novos vasos sangüíneos, proporcionando maior nutrição ao tecido da pele) e o crescimento de novas células da camada mais externa da pele. Além dos fatores de crescimento, associa ativos como ácido elágico e a semente de uva, um potente antioxidante; ferro, que remove as células mortas; algasan, que melhora o tônus e a hidratação da pele; azeloglicina, com propriedades antibacterianas e antiinflamatória e ácido mandélico, que estimula produção de novas células. Outra grande novidade desse tratamento é que ele acompanha um exclusivo sistema de vibração para potencializar a penetração dos ativos na pele.

COSMÉTICOS TRIDIMENCIONAIS Para combater os processos de envelhecimento causados pele exposição ao sol, poeira, estresse, fumo e má alimentação, é importante iniciar com um tratamento de detoxificação. Esse conceito já havia sido apresentado e agora ganhou mais força com os inúmeros estudos que comprovam que a glicação (ligação da molécula de açúcar a fibra de colágeno) e a formação de radicais livres são os maiores vilões do envelhecimento. Os cosméticos tridimencionais foram desenvolvidos com o objetivo de oferecer proteção ao DNA da célula e de ter ação antiglicação e antioxidação. As grandes estrelas de todo esse tratamento são dois ativos conhecidos como carnicina (que impede o açúcar dos alimentos ingeridos de grudar no colágeno que sustenta a pele) e resveratrol (potente antioxidante). O tratamento é dividido em dois ciclos, sendo o primeiro de detoxificação, reparação e nutrição da pele, e o segundo, o ciclo de renovação e luminosidade. SAÚDE fortaleza

55

NA PRATELEIRA

Apresenta:

1 3

2

1. Esmalte Nail Lacquer | O.P.I - R$ 39,90

A marca americana de esmaltes O.P.I lançou uma coleção para homenagear os 50 anos do clássico James Bond. A marca apostou em uma cor especial: a “The Man With The Golden Gun”. A tonalidade é tão glamurosa que vem com pequenas partículas de ouro 18 quilates, deixando qualquer unha linda e luxuosa!

56

SAÚDE fortaleza

2. Pó Compcto Mineral | Duda Molinos - R$ 43,90 Formulado à base de minerais, possui textura ultra-micronizada e nylon, o que promove uma melhor fixação na pele e aplicação suave e uniforme. Com eficiente cobertura natural, suaviza pontos de brilho e controla a oleosidade da pele proporcionando uma maquiagem mais duradoura.

4

3. Corretivo Photoready | Revlon R$ 64,90

A fórmula foi profissionalmente testada ante a luz mais intensa. Reduz o brilho, tem um acabamento suave, textura cremosa e é livre de óleo, sendo indicada para todo tipo de pele. Contém pigmentos fotocromáticos que refletem a luz e camuflam as imperfeições da pele e região dos olhos, promovendo um acabamento luminoso e perfeito sob qualquer tipo de ambiente e luz.

4. Perfume 212 Glam | Carolina Herrera - R$ 279,00

Carolina Herrera lançou uma edição limitada de um dos seus maiores sucessos o 212 Glam. A fragrância é irresistível começando pelo vidro, tem na versão feminina e masculina. Para mulheres que gostam de um cheirinho doce e sedutor ao mesmo tempo e para homens fortes e sedutores.

www.saudefortaleza.com.br

6 5

7

5. Mousse de Limpeza Pureté Nettoyante | Dior - R$ 158,00

Limpa e elimina perfeitamente a maquiagem, assim como as impurezas e o excesso de oleosidade. Possui em sua composição Iris Cristal com propriedades reguladoras e equilibrantes. Com uma textura gel espumosa, aquosa e fluida deixa a pele limpa e suave. Alta eficiência para peles normais a mistas.

6. Capture XP Concentré Nuit Réparation Rides Profondes | Dior - R$ 390,90

É um concentrado noturno anti-rugas que nutre e reforça a densidade da pele. Na superfície, devido a um ação de alisamento único, as rugas são corrigidas imediatamente. Em profundidade, abaixo de cada ruga, a pele recria continuamente seu próprio Ácido Hialurônico, o mais potente preenchedor natural.

7. Sombra Flash Pigment | Duda Molinos - R$ 37,90

É um produto de personalidade e alta complexidade tecnológica, potencializada pelo uso de pigmento puro e com total aderência sobre a pele. O uso do silicone como ativo torna a aplicação fácil, rápida e de efeito profissional.

a d in L E U Q FI

A! R O AG

SAÚDE fortaleza

57

Saúde em movimento

Atingir o alvo Outra dica é o estabelecimento de metas, ou seja, fixar tempo e detalhar o que se quer. Estas simples atitudes tornarse-ão hábitos e sua mente poderá processar seus objetivos com mais facilidade. Com o pensamento renovado, é hora de procurar uma academia que ofereça boa estrutura e que conte com bons serviços. Um professor experiente poderá oferecer um ótimo suporte. Combine o dia e horário do treino, isso lhe ajudará a manter uma rotina. Evite marcar compromissos no horário destinado à academia, pois este será o seu momento, converse com o seu professor ou personal trainer sobre seus objetivos e determine pequenas metas por semana. Procure estabelecer alvos que você tenha capacidade de atingir, pois o não cumprimento deles causará frustração, e você corre o grande risco de desistir do seu plano. Por outro lado, não determine metas muito fáceis, pois isto também será fator desestimualante.

AUTO LIDERANÇA & EXERCÍCIOS FÍSICOS Como profissional de educação física me deparo com muitas pessoas que precisam diminuir o peso, ganhar massa muscular, melhorar a postura ou otimizar a resistência cardiorespiratória. Entretanto apresentam grandes dificuldades em manter a prática de exercícios físicos regularmente. Pensando nessas pessoas, resolvi sugerir técnicas que podem ajudá-las a reagir contra o sedentarismo. Essas dicas têm por objetivo ajudar a reverter esse quadro gerando motivação e interesse em praticar exercícios físicos. Para começar, é importante usar a autoliderança, ou seja, sentir-se responsável pelos resultados que irá obter e procurar usar uma linguagem assertiva, por exemplo: Se você pesa 75kg e diz que quer perder 10kg, o cérebro e todo seu corpo entendem isso como uma idéia negativa, que significa perda. Em vez de usar a palavra perder, entendemos que o termo emagrecer 10kg é mais adequado.

Dando continuidade ao processo, procure durante seu treino, concentrar-se em todas as sensações que o movimento proporciona, como freqüência cardíaca um pouco mais elevada, fadiga muscular localizada que a musculação provoca, como o suor e outros sinais. Essas sensações ajudarão você a entender e perceber melhor o seu corpo, ver e sentir quantos benefícios você ganhará praticando exercícios físicos, pois o movimento é inerente ao homem. Então, que tal começar já? Procure seu médico e em seguida um profissional de Educação Física, pois só ele, saberá prescrever seu treino na medida certa.

Prof. Miguel Dante Vasconcelos, Gestor da MD Consultoria em Musculação e Personal Trainer www.mdmusculacao.com.br

Dr. Cleto Dantas Nogueira CRM-CE 6775 | Dr. Fabio Rocha Fernandes Távora CRM-CE 8504 | Dr. Igor Santos Costa CRM-CE 9107

O laboratório ARGOS avalia com cuidado cada caso recebido, sempre aberto a discuti-lo com médicos e pacientes para chegar à melhor decisão diagnóstica e terapêutica. Serviços Especializados em Anatomia Patológica e Citopatologia

Atendimento Personalizado | Diagnóstico Rápido e Preciso | Qualidade em tecnologia Unidade Hospital São Mateus: Av. Santos Dumont, 5633, Térreo, Papicu

Unidade Progastro: Rua Cel. Alves Teixeira, 1578, 1º Andar Dionísio Torres

Unidade Hospital Monte Klinikum Rua Rep. do Líbano, 747 Subsolo - Meireles

(85) 3265 8393 | www.argospatologia.com.br

CLICK

1

Arx 15 anos

A 2

60

SAÚDE fortaleza

Arx chegou aos 15 anos, e celebrou a ocasião presenteando seus clientes, amigos e parceiros com uma noite inesquecível no Buffet La Maison. As obras dos pintores renascentistas Botticelli e Michelangelo foram o tema da noite com palestra da Filósofa Renata Peluso. O evento foi marcado ainda pelo lançamento da revista Arx Eventos.

3

4

5

6

www.saudefortaleza.com.br

7

8

9

10

11

12

13

1. Mirna Vale, Daniel Fiuza, Marcia Araújo e Rafael Bezerra 2. Paulo Regis e Raquel Teixeira 3. Alessandro Pontes e Weiber Xavier-1 4. Camila e Igor Veras 5. Daniela e Pedro Perez 6. Danúbia e Rosier Alexandre 7. Palestra de Renata Peluso 8. Emilson e Adriana Barros de Oliveira 9. Marcia Araújo e Heládio Feitosa 10. Mirna Vale, Rafael Bezerra e Marcia Araújo 11. Moacir Monte, Mirna Vale e Marta Araújo 12. Paulo Pepino, José Barbosa Porto e Ester 13. Patrícia e Aled Parri

SAÚDE fortaleza

61

RECOMENDO | O universo da cultura saudável FILMES

LIVROS Eu não consigo emagrecer Destinos Ligados Drama/EUA Três mulheres vivem histórias diferentes e ao mesmo tempo ligadas por um único tema: a adoção. Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe (Samuel L. Jackson). Karen (Annette Bening) é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy (Kerry Washington) é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.

Expedicionários Documentário/Brasil O documentário acompanha o trabalho dos Expedicionários da Saúde, organização sem fins lucrativos composta por profissinais da saúde voluntários, que já realizaram mais de 900 consultas e cerca de 200 cirurgias, na região da floresta amazônica. A ideia surgiu de um grupo de amigos médicos que organizava caminhadas em meio à natureza e conheceu, em 2002, uma aldeia Yanomami, no Pico da Neblina (AM). Resolveram, naquele momento, alterar o foco das viagens e contribuir com aquela população indígena - e outras, igualmente isoladas geograficamente.

64

SAÚDE fortaleza

Pierre Dukan Editora Best Seller Preço: R$ 29,90

O Dr. Pierre Dukan procura apresentar em ‘Eu não consigo emagrecer’ sua dieta. Excluindo as características rigorosas presentes em quase todos os métodos de emagrecimento que, muitas vezes, são o motivo para as pessoas pararem de segui-los -, a dieta Dukan visa mostrar ao leitor quatro passos simples para a perda de peso sem que seja preciso passar fome ou desconforto.

Os 10 erros mais comuns na educação de crianças Po Bronson Editora: Leya Brasil Preço: R$ 29,90

Usando uma combinação de psicologia comportamental e neurociência, os autores produziram uma leitura que poderá mudar a maneira como os pais interagem com os filhos. A obra busca demonstrar que, por anos, as melhores intenções estavam baseadas em grandes equívocos. Os autores usam estudos científicos para provar que os instintos e o conhecimento popular sobre muitas questões relacionadas à educação estão errados. Po Bronson e Ashley Merryman chamam atenção sobre dois erros básicos, segundo eles, sobre educar crianças - o primeiro é o senso comum que diz que o que é bom para adultos serve para as crianças. O segundo, a crença de que as coisas se dividem exatamente entre boas ou más, quando, na verdade, podem ser ambas.

Não basta ter o melhor tratamento. Seu cliente precisa saber disso.

Meringue

Anuncie

Baixe a versão digital para Android e iOS.

GRÁTIS

(85) 3181.3336

ONDE ENCONTRAR?

Lista de profissionais e empresas Água Mineral Acácia R. Antônio Mendes, 257 (85) 3494.5282/3494.5022 Anna Pegova R. Desembargador Moreira, 1675 Aldeota www.annapegova.com.br (85) 3268.1011 Artesani R. Beni de Carvalho, 239 Aldeota Av. Bezerra de Menezes, S/N, loja 12 (dentro do hiperbompreço) www.artesani.com.br (85) 3244.2611/3268.1252/3223.2266 ARX Eventos R. Júlio Siqueira, 970 www.arxweb.com.br (85) 4011.1572 Blog Viva Saudável www.vivasaudavel.blog.com Casa Parente www.casaparente.com.br Clínica Haim Erel R. Vicente Leite, 2349 Aldeota www.haimerel.com (85) 4008.0555/4008.0551 Dra. Célia Alcântara Clínica Articulares R. Alberto Sabim, 51 Guararapes www.articulares.com.br (85) 3045.0853 Dra. Érica Gonçalves R. Carolina Sucupira, 444 Aldeota (85) 3244.2323 Dra. Itana Spinato Av. Santos Dumont, 3131 Sl. 1120 Torre Del Paseo (85) 3264.0456

66

SAÚDE fortaleza

Dr. José Meudo Clínica Fisiovida R. Isaac Meyer, 83 Aldeota www.fisiovidacomvoce.com.br (85) 3248.0075/3094.5654 Dr. José Pedro Menezes Clínica Musculare R. Felino Barroso, 801 Fátima (85) 3227.3976/3032.3976 Dra. Lilian Melo Clínica CEI Centro Especializado Integrado R. Silva Paulet, 1583 Sl. 01 (85) 3224.6464/9955.7955 Dra. Lucianna Auxi Costa Av. Santos Dumont, 3131 Sl. 1121 Torre Del Paseo www.dralucianna.com.br (85) 3264.0456 Dra. Manuelle Moretti Clínica CEI Centro Especializado Integrado R. Silva Paulet, 1583 Sl. 01 (85) 8724.5909/9659.6396 Dra. Midiã Bispo Av. Santos Dumont, 3131 Sl. 1121 Torre Del Paseo (85) 3264.0456 Dra. Monaliza Cavalcante Av. Santos Dumont, 3131 Sl. 1121 Torre Del Paseo www.monalizacavalcante.com.br (85) 3264.0456 Dra. Poliana Plutarcho Enfermeira Neonatologista / Consultora em Aleitamento Materno R. Marcos Macedo, 1200/1402 (85) 8776.1017/9181-2112/9772-1998 polyplutarcho@hotmail.com

Dra. Vanessa Andrade R. Carolina Sucupira, 444 Aldeota (85) 3244.2323 Gaby Gourmet Serviço de Banqueteria (85) 8876.4947/9977.4841 Hospital Infantil Albert Sabin R. Tertuliano Sales, 544 www.hias.ce.gov.br (85) 3101.4200 Itamaraty www.opticasitamaraty.com.br 0800.2758777 Laboratório Argos Unidade São Mateus Av. Santos Dumont, 5633, Terreo Papicu www.argospatologia.com.br (85) 3265.8393 Marcos Adegas | Fotografia www.marcosadegas.com (85) 8847.3313/9642.6979 Plano de Saúde GAMEC Av. Treze de Maio, 1135 Fátima www.gamec.com.br (85) 4012.2222 Salão Wilmar Cabeleireiro Maison R. Maria Tomásia, 615 Aldeota (85) 3224.7310

CRM -CE 11073

Dra. Lucianna Auxi Costa Infectologista com Prรกtica Ortomolecular Av. Santos Dumont, 3131 sala 1121 - Torre Del Paseo (85) 3264-0456 | www.luciannaauxi.com.br


5ª Edição - Revista Saúde Fortaleza