Issuu on Google+

Inda

Educaç ão em

Incentivar seu filho a ter amor pelos livros. Pesquisas do mundo todo mostram que o contato com a literatura desde cedo, é beneficia vários aspectos: aprender melhor, pronunciar corretamente as palavras e se comunicar melhor de maneira geral. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras. Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Estimule seu filho a embarcar na aventura que só o bom leitor conhece.

iatuba, abril/2014.

Crianças aprendem a economizar água

Na EMEB “Prof Patrocínia Robles Provenza”, que trabalha com crianças entre 4 e 5 anos de idade, as crianças estão aprendendo desde cedo, a se conscientizar sobre o uso racional da água. A Secretaria Municipal de Educação forneceu as diretrizes através do Projeto Ambientação – Crescendo com o Futuro, em parceria com a empresa Toyota do Brasil, que apoia e incentiva as ações educacionais voltadas à conscientização e preservação do meio ambiente. Primeiramente os alunos se conscientizam sobre a importância de se economizar água primeiramente dentro do ambiente escolar, nas ações cotidianas como lavar as mãos, dar a descarga somente quando necessário, na escovação e nas demais ações, e atuam em casa como agentes fiscalizadores, abordando o assunto estudado com os pais/responsáveis ajudando para que todos adquiram essa consciência. Segundo a fala da aluna Maria Isabella, de apenas 5 anos, é muito importante economizar água, pois um dia ela pode acabar e todos ficarão sem água. Temos visto resultados com essas ações e os pais também comentam que os filhos fiscalizam e cobram se estão desperdiçando água.


Nós, professores, esperamos atingir grande parte da população com essas ações e ajudar a construir um futuro melhor.

Páscoa. Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida? No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas! A PÁSCOA E SEUS SIGNIFICADOS.

E vem chegando a páscoa!!! A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria. Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. BOA PÁSCOA!!!



Jornal