Issuu on Google+

As Descobertas do Xavier... Os cinco sentidos

Noções gerais sobre os sentidos Principais funções dos órgãos sensoriais

n


OlĂĄ! Tens os sentidos bem alerta? Prepara-te porque vais aprender muitas coisas com o Xavier!... Olha bem para as duas figuras. Desenha, na da direita, as partes que faltam atĂŠ o desenho ficar igual ao da esquerda.


E se esta cara fosse a tua?... Completa e pinta o desenho para que fique parecido contigo.


AUDIÇÃO – Nós ouvimos porque temos ouvidos. Pinta, de azul, os elementos que fazem muito barulho. Pinta, de amarelo, os elementos que produzem um som agradável, que tu gostas de ouvir.


As orelhas sĂŁo muito importantes porque protegem os ouvidos. Descobre a quem pertencem as orelhas. Une, com o lĂĄpis, cada par de orelhas ao respectivo dono.


VISĂƒO – NĂłs vemos porque temos olhos. Observa as imagens seguintes. Pinta apenas os desenhos em que o Xavier, mesmo de olhos tapados, consegue realizar as actividades representadas.


Abre bem os olhos e vĂŞ se consegues encontrar o Xavier. Assinala-o com um cĂ­rculo e, depois, pinta o desenho.


PALADAR – Nós saboreamos porque temos língua.

O Xavier é um bocadinho guloso! Pinta os caminhos que o conduzem até aos alimentos doces.


A mãe do Xavier estå na cozinha a preparar um almoço delicioso! Une os tracejados e descobre os objectos que faltam. Depois, pinta os elementos que desenhaste.


TACTO – Nós sentimos o macio, o áspero, o quente, o frio, as festinhas e as palmadas porque temos pele. Liga, com um traço, as imagens que representam sensações contrárias.


Os animais têm, normalmente, a pele coberta com pêlos, escamas ou penas. Todos estes revestimentos provocam sensações diferentes quando lhes tocamos, porque têm texturas diferentes. Une com um lápis cada animal ao revestimento da sua pele.


As Descobertas do Xavier