Issuu on Google+

Portef贸lio


Escola ArtĂ­stica de Soares dos Reis Rua Major David Magno, 139 4000-191 Porto Tel.: 22 537 10 10


Índice 1 Sobre mim 2 Projecto e Tecnologias 3 RPE 4 Cerâmica 5 Ourivesaria 6 Meios Digitais 7 Conclusão


1 Sobre mim Chama-se Sara Silva, tem 17 anos e frequenta o 11º ano do Curso de Produção Artística na Escola Artística Soares dos Reis. Veio para esta escola porque desde que se lembra, sempre teve como objetivo seguir o Curso de Artes Visuais mas quando soube desta escola achou que iria aprender muito mais do que no ensino regular. Escolheu o Curso de Produção Artística porque achou bastante interessante o conceito de criar obras artísticas e por gostar de trabalhos manuais em Cerâmica. Interessa-se por desporto, fotografia, questões sociais, escultura, pintura, música, etc.

6

7


2 Projecto e Tecnologia Na disciplina Projeto e Tecnologias, as áreas de desenvolvimento da turma 11ºA3 foi Cerâmica, Ourivesaria e Realização Plástica do Espectáculo. O tema durante o ano lectivo todo foi Tradição e Contemporaneidade e o sub tema Liberdade e Melancolia. Em relação a Cerâmica e a Ourivesaria, a motivação foi Pina Baush, “Dance, dance, otherwise we are lost”, Filme de Win Wenders 2010. Em relação a R.P.E. a motivação foi Tim Burton, “A morte melancólia do rapaz ostra & outras estórias”. A turma foi dividida em 3 grupos, cada um dividido em outros dois grupos (A1 e A2, B1 e B2, C1 e C2) e foram distribuídos nas três áreas, começando por esta ordem: no 1ºPeriodo, o grupo A encontrava-se em Cerâmica, o grupo B em Ourivesaria e o grupo C em R.P.E., no 2ºPeríodo e 3ºPeríodo mudaram em direção aos ponteiros do relógio. O desafio em geral era a criação de um objeto artístico e, como é óbvio, em cada tecnologia havia os seus condicionantes: em Ourivesaria as dimensões não podiam ultrapassar os 10cm; em Cerâmica e em R.P.E as dimensões não podiam ultrapassar os 50 cm (apenas para cerâmica) e o objeto devia ser projetado para um espaço específico da escola.

8

9


3 Realização Plástica do Espectáculo Figurino baseado no livro “A morte melancólica do rapaz ostra & outras estórias” de Tim Burton, onde a história que lhe calhou foi “A Rapariga que se Transformou numa Cama”. Tem como principal objetivo transmitir para o público geral uma rapariga transformada numa cama. O material utilizado foi pano de lençol, pasta de enchimento e recheio para se fazer duas almofadas como pode ser visto no desenho acima. Executou- se a técnica de construção de armadura com fita-cola de papel e modelação e confeção. As dimensões das almofadas são 45 cm de diâmetro.

10

11


12

13


4 Cerâmica Peça escultórica integrada no sub tema a Liberdade. Esta foi baseada, como já referido, no conceito Liberdade e no filme “Dance, dance, otherwise we are lost” de Win Wenderes 2010. O principal objetivo é transmitir para o público geral a sensação de uma pessoa “sair”, isto é, liberta-se através de uma pedra. O material utilizado foi grés, teques de madeira, o maço, prancheta e lambugem, garrote e a faca. Executou-se a técnica de moldagem e a técnica de esvaziamento. As dimensões do molde da pedra são irregulares, de altura tem 20,5 cm, de largura tem 22,5cm e de comprimento 26 cm. As dimensões das duas mãos são irregulares contudo foram baseadas nas mãos da Sara.

14

15


16

17


5 Ourivesaria Pendente inserido num novo sub tema Explosão. Esta peça foi também baseada no filme “Dance, dance, otherwise we are lost” de Win Wenderes 2010. A principal ideia é observar um vulcão em erupção dando a sensação de explosão ou de algo ter explodido. O material utilizado foi cobre, latão, fio de serras nº0, serrote de calados, estilheira, motor de suspensão, candeeiro de mesa, maçarico, fio aresta, punho de ligação ao mortor de suspensão, riscador, lima de calados - meia cana bastarda, lima de calados - paralela murça, limatão redondo bastarda, lima 3’ paralela murça, lima 3’ paralela bastarda, lixa, o maço, o martelo e uma bigorna. Executou-se a técnica de laminagem, a técnica de limar, a técnica de calar, a técnica de granitos e a técnica de oxidar. As dimensões do pendente são 6 cm de altura e 1,5 cm de raio.

6 cm

3 cm

18

19


20

21


6 Meios Digitais Em Meios Digitais as experiências efectuadas foi esquema de paginação para o portefólio, criação de representação normalizada digital, digitalização de desenho e manipulação no gimp, experiência de luz em fotografia, aprofundamento dos conhecimentos a nivel da fotografia e do scribus.

22

23


7 Conclusão Esta disciplina fez desenvolver a capacidade de todos os alunos da turma A3, ajudou a conhecer outros métodos de trabalho e deu-nos a conhecer uma nova tecnologia (Realização Plástica do Espectáculo) e a aprofundar as outras. A Sara está indecisa com a sua escolha para o próximo ano visto que gostou de todas. Contudo, para primeira opção, em princípio será, Cerâmica.

24

25



Sara Silva nº18 11ºA3 Portefólio