Issuu on Google+

Galos de briga

Yin Yang (Jet Li)

42 mortos

no 1 filme o

23 mortos no 2o filme

Mr. Church (Bruce Willis)

15 mortos no 2o filme

Gunnar Jensen (Dolph Lundgren)

Jean Vilain (Jean-Claude Van Damme)

no 1 filme

1

34 mortos

morto no 2o filme

5 mortos o

no 2o filme

“The Lone Wolf� Booker (Chuck Norris)

61

mortos no 2o filme

Barney Ross (Sylvester Stallone)

48 mortos no 1o filme

70 mortos no 2o filme

26+Monet+agosto

125MercenariosVA.indd 26

16/07/2013 19:21:14


MaiS De 6 MiL peSSoaS Se ReuniRaM paRa VeR oS heRóiS DoS fiLMeS De ação SYLVeSTeR STaLLone, aRnoLD SChWaRzeneGGeR, DoLph LunDGRen, JaSon STaThaM e TeRRY CReWS faLanDo DaS CenaS De oS MeRCenáRioS 2 por Sarah Mund, de SanDiego

Lee Christmas (Jason Statham)

88 mortos

no 1 filme

Trench Mauser (Arnold Schwarzenegger)

163 mortos

34 mortos

o

no 2o filme

no 2o filme

hale Caesar (Terry Crews)

34 mortos no 1 filme o

50

mortos no 2o filme

Toll Road (Randy Couture)

Billy “The Kid” Timmons (Liam Hemsworth)

mortos no 1o filme

14

23 mortos

mortos no 2o filme

17

no 2o filme

agosto+Monet+27

125MercenariosVA.indd 27

16/07/2013 19:21:24


C

encontro de gerações – os Mercenários 2 conseguiu juntar um elenco ainda mais empolgante que o primeiro filme, com a participação do lendário Chuck Norris (na imagem menor). Na foto maior, a chinesa Nan Yu, Terry Crews, Sylvester Stallone, Randy Couture e Dolph Lundgren em cena gravada na Bulgária

cinemas, foi schwarzenegger quem precisou provar que aos 66 anos ainda dá conta do recado: “Levou um tempo para perceberem que ainda sei disparar uma arma e dar um soco em alguém. Eu só gostaria de poder fazer isso quando ainda estava na política”, brincou o ex-governador do estado americano da Califórnia. Pode até ser que eles ainda levem jeito para a coisa, mas sem dúvidas o corpo já não responde da mesma forma que trinta anos antes. “Durante as filmagens do primeiro filme eu tive que colocar uma placa metálica no pescoço. se as coisas continuarem piorando conforme eu envelheço, em Os Mercenários 3 eu vou acabar decapitado”, disse stalonne. se o novo longa-metragem, já em produção, repetir o sucesso dos antecessores, vamos torcer para que ele aguente filmar mais algumas sequências.

fotos: shutterstock e divulgação

oM os fiLMEs DE ação ContEMPorâneos cada vez mais envolvendo ficção científica e tecnologia ou super heróis dos quadrinhos, as lembranças de astros como sylvester stallone, arnold schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme, Dolph Lundgren, Jet Li, Bruce Willis e Chuck norris exercitando seus músculos e pontarias em cenas de ação mais para lá de improváveis na vida real foram ficando principalmente na nostalgia dos marmanjos e crianças que viram passar as décadas de 80 e 90. Para eles, a simples ideia de uma produção que resgatassem esses ícones do gênero já seria o suficiente para colocar um sorriso de orelha a orelha, que dirá a reunião de quase todos em uma mesma franquia! a iniciativa de realizar Os Mercenários veio do próprio stallone, e se o primeiro filme patinou um pouco para encontrar o ritmo, o segundo título trouxe não só um elenco matador como arrasou nas bilheterias, arrecadando mais de 300 milhões no mundo todo. não foi à toa que antes de o filme chegar aos cinemas, mais de seis mil pessoas enfrentaram horas de fila para ver os atores falando sobre Os Mercenários 2 na Comic-Con de san Diego em 2012. foi nessa reunião repleta de “Conans” e “rambos” que stallone revelou suas motivações para empreender o projeto. “É como uma homenagem a essa era. sou um produto de gênero e tenho orgulho de fazer parte dele. Queria trazer alguns caras durões para ver o que acontecia, por que sozinho eu não atraio muita atenção. Como quando uma banda volta a se reunir, conseguimos alguma força nos números”, explicou sly, que apesar de seus 67 anos continua com músculos de dar inveja a qualquer rapaz. Para se fortalecer, ele convidou grandes nomes da época e trouxe sangue novo, como o ex-jogador de futebol americano terry Crews (As Branquelas), o ex-lutador de MMa ranoS MeRCenáRioS 2 i dia 3, sábado, 22h, telecine dy Couture, o novo astro teen Liam Hemsworth (Jogos Vorazes) e a estrela chinesa Premium, 61 e 561 (hd) nan Yu. E depois de oito anos longe dos 28+Monet+agosto

125MercenariosVA.indd 28

16/07/2013 19:21:25


Dança das cadeiras

Quem diria...

o papel de hale caesar inicialmente foi planejado para Wesley snipes, mas o ator não pode aceitá-lo devido a problemas com a justiça. forrest Whitaker e 50 Cent também foram considerados, mas o escolhido acabou sendo o ex-jogador de futebol americano terry crews.

uma verdadeira ponte férrea foi construída sobre o rio osam, na bulgária, para as filmagens. desde então, ela faz parte da rede ferroviária do país.

somente durante as gravações do primeiro filme Stallone sofreu 14 lesões. ele inclusive quebrou o pescoço em uma cena de luta e precisou passar por cirurgia para colocar uma prótese metálica. Van Damme admitiu que ficou com medo de pedir a stallone que as cenas de lutas entre os dois fossem mais fortes. no final das contas, sly concordou em mudar as cenas, desde que o ator belga as coreografasse. durante as gravações, Schwarzenegger encontrou com o primeiro ministro búlgaro e lhe presenteou com a espada de Conan, o Bárbaro. o remake, estrelado por Jason momoa, também foi filmado no país. fãs do filme começaram uma campanha online para escalar Steven Seagal em Os Mercenários 3. ele confirmou ter recebido a oferta, mas ainda não decidiu se irá aceitá-la. o jogador de tênis novak Djokovic gravou uma participação em que acertava terroristas com sua raquete, mas a cena ficou de fora da edição final.

Já ouvi isso antes!

um dublê morreu e outro ficou seriamente ferido durante filmagens na bulgária que envolviam uma explosão. o nome do personagem de stallone, barney ross, é uma homenagem ao herói condecorado da Segunda Guerra e campeão de boxe em três categorias. a história de billy the kid, personagem de liam hemsworth, é baseada na de Dakota Meyer no afeganistão, como descrito no livro Into the Fire. apesar de Jean-claude van damme ter interpretado vilões antes, sempre foi em filmes em que ele viveu ambiguidade – seu personagens mocinhos tinham irmãos ou clones malvadões. essa é a primeira vez em sua carreira em que ele interpreta apenas o vilão.

frases de efeito Barney Ross (stallone): ouvi rumores de que você foi ficado por uma cobra? Booker (norris): É, eu fui. mas depois de cinco dias de dor agonizante a cobra morreu.

o nome do personagem de chuck norris, booker, é uma referência ao filme Good Guys Wear Black, de 1978, no qual o ator interpreta um ex-militar chamado John t. booker.

Trench (schwarzenegger): [church encosta em um smartcar] meu sapato é maior que esse carro.

stallone quis usar um dos “chuck norris facts” no roteiro e a frase foi escolhida pela esposa de norris. o personagem de sly pergunta se o de norris foi picado por uma cobra, e ele confirma: “Depois de cinco dias de dor agonizante a cobra morreu”.

Barney Ross (stallone): [vendo o novo avião da equipe] essa coisa pertence a um museu. Trench (schwarzenegger): todos nós pertencemos.

Quando o personagem de schwarzenegger pega a arma do personagem de crews emprestada, ele diz que se não a recebêla de volta “seu rabo será exterminado”, uma referência a O Exterminador do Futuro.

Trench (schwarzenegger): [para booker] Quem é o próximo? rambo?

o personagem de stallone questiona o de norris: “achei que você fosse o Lobo Solitário” – uma referência ao filme McQuade, o Lobo Solitário, de 1983. em uma cena fica claro que Jensen (lundgren) tem conhecimentos avançados de química. o próprio ator é mestre em engenharia química. na trama o personagem abandonou a área para trabalhar como segurança e impressionar uma mulher. na vida real, ludgren deixou a carreira para atuar como guarda costas de sua então namorada, a cantora grace Jones.

agosto+Monet+29

125MercenariosVA.indd 29

16/07/2013 19:21:37


Galos de Briga - Monet