Issuu on Google+

DĂŠcada de 90 Amanda Cabral JĂşlia Vieira Marcella Naoum


Momento Histórico O primeiro mundo experimentou crescimento econômico estável durante toda a década. Muitos países, instituições, companhias e organizações consideraram os 90 como "tempos prósperos". Politicamente, os anos 90 foram de democracia expansiva. Apesar da prosperidade e democracia, houve um significativo lado ruim. Na África, o aumento nos casos de AIDS e inúmeras guerras levaram à diminuição da expectativa de vida e nada de crescimento econômico. Em ex-nações soviéticas, havia PIB decrescente. Crises financeiras nos países em desenvolvimento foram comuns depois de 1994, apoiados pela globalização. Eventos trágicos como as guerras, assim como o crescimento do terrorismo, levou á idealização do choque de civilizações. Grande avanço tecnológico.


Contexto Social A cultura jovem foi muito diversificada, se ramificando em tribos (grunge, clubber) num universo social muito diverso. A música eletrônica causou um grande consumo de drogas, como o ecstasy e o consumo de maconha na classe média. Os jovens se viram envolvidos cada vez mais com sexo, e também foram vítimas do aumento de violência nos grandes centros urbanos.


Mídia As principais influências musicais são as bandas de rock, e as músicas eletrônicas. O avanço da tecnologia teve um grande significado no cotidiano das pessoas. O ritmo de vida acelerado passou a ter mais praticidade, através dos novos meios criados para facilitar no diaa-dia. Os vídeo-games, computadores, e televisões se popularizaram, influenciando todo o mundo, globalizando a forma de pensar.


Modas As pessoas que não faziam parte de nenhuma tribo, se vestiam de maneira confortável e prática para enfrentar a correria do dia-a-dia. Usavam sapatos baixos, blusas largas de tecidos leves e frescos, cabelos presos e bolsas penduradas. Grunge: usavam roupas xadrez, com muita sobreposição de peças, braceletes de metal, piercings, maquiagem escura. Clubber: usavam peças muito coloridas e diversificadas, com sobreposições, tecidos leves e brilhantes (vinil), tênis com plataformas e coturnos coloridos, cabelos pintados, piercing, maquiagens fluorescentes, óculos coloridos de acrílico e tatuagens tribais.


Anos 90