Page 1


SARAH DURAN

DU R A N

2019

C AU

nº 215603- 2

sa r a h d ur a n 67@g m a i l .c om

DIOMAS .I

DIOMAS . I

E -m ail

São Pau lo - SP

IOMAS . ID

D E AR

C i dad e

. ID

A

AH R A S

PORTFÓLI O

IOMAS

. INGLÊS softwares

AutoCad

V-RAY

SKETCHUP

lumion

REVIT

Adobe Photoshop

ARCHICAD

Adobe InDesign

. ESPANHOL . FRANCÊS


FORMAÇÃO ACADÊMICA Graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2013-2018 Universidade Federal de Alagoas, UFAL. 2019 em andamento

Pós- Graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura. Escola da Cidade

experiência profissional 2018 2018 2019 2019

Projeto Arquitetônico e de Interiores - Quarto Infantil Projeto Arquitetônico e de Interiores - Clínica Dermatológica Projeto Arquitetônico e de Interiores - Escritório SG Capital Projeto Arquitetônico e de Interiores - COZINHA, ÁREA DE SERVIÇO E ÁREA EXTERNA

2017-2018

Professora de Inglês - Educação Infantil e Ensino Fundamental Let’s Go Language School

estágio 2016-2017

2017-2018

2018

Rita Lira – Arquitetura e Planejamento Elaboração de projetos arquitetônicos, definição de materiais, acabamentos, técnicas e metodologias; Auxílio na supervisão e execução de obras e serviços; Desenvolvimento de estudos de viabilidade financeira e ambiental. Construtora Arruda - Arquitetura e Urbanismo Elaboração de projetos urbanísticos. Criação de desenhos, digitalização de plantas, elaboração de relatórios, orçamentos, planilhas e cronogramas, atendimento a clientes, recepção de documentos e encaminhamento de processos para aprovação de projetos. IPHAN- AL (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Elaboração de projeto arquitetônico e de restauro para a revitalização e conservação patrimonial da Rocheira, marco paisagístico, turístico e patrimonial da cidade de Penedo, Al. O projeto foi desenvolvido em parceria com a prefeitura de Penedo – Al.

experiência ACADÊMICA Projeto de Pesquisa (PIBIC) sobre Significância Cultural, Integridade e Autenticidade do patrimônio cultural. 2014-2015

Um Estudo sobre a Integridade dos atributos da Significância Cultural da Zona Especial de Preservação 2 - Centro, em Maceió/Al.

2015-2016

Avaliação Qualitativa a cerca da Integridade dos atributos da Significância Cultural Zona Especial de Preservação 2 - Centro, em Maceió/Al.


F E N D A


01 EXERCÍCIO DE PROJETO PARA A CRIAÇÃO DE UM NOVO CENTRO DE interPRETAÇÃO PARA A RESERVA NACIONAL DE PARACAS (Rnp). O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DA CIDADE, GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA, DO MÓDULO PERU.

LOCALIZAÇÃO: PARACAS, PERU

ANO: 2019

AUTORIA DO PROJETO: MARIANA CAIRES, MARCUS MAGALHÃES, PEDRO BARROSO, SARAH DURAN E VICTOR PIZA

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: SKETCHUP _ V-RAY _ PHOTOSHOP


O EXERCÍCIO DE PROJETO SE ESTRUTUROU A PARTIR DA PROPOSIÇÃO DE UM NOVO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO PARA A RESERVA NACIONAL DE PARACAS. ESSE NOVO EDÍFICIO DEVERIA SER CONSTRUÍDO NA ÁREA PRÓXIMA AO MUSEU DE PARACAS, O QUAL FOI DESENVOLVIDO PELOS ARQUITETOS BARCLAY&CROUSSE. O NOVO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO SERIA COMO UM COMPLEMENTO AO MUSEU QUE JÁ EXISTE NO LOCAL. DENTRE AS ESCOLHAS PROJETUAIS, FORAM PENSADAS SALAS DE EXIBIÇÃO, PREVISTAS NO PROGRAMA DE NECESSIDADES. DENTRE ELAS ESTÃO UMA SALA DE PROJEÇÃO E 3 SALAS DE EXIBIÇÃO, ALÉM DE UM MIRADOR PARA AS AVES, ALOJAMENTOS PARA OS PEQUISADORES E UMA PRAÇA DE USO COMUM.

O PROJETO, CHAMADO FENDA, FOI ENTÃO PENSADO PARA SER COMO UMA FENDA NO TERRITÓRIO, AO CRIAR UM “RASGO” NA PAISAGEM DESÉRTICA. O VISITANTE PODERIA PERCORRER TANTO PELO MEIO DA FENDA, NO SUBSOLO, COMO PELO MURO; O PROGRAMA FOI PENSANDO PARA SER DISTRIBUIDO AO LONGO DO PERCURSO.

MIRANTE DAS AVES

CORTE LONGITUDINAL


IMPLANTAÇÃO NO TERRENO

MUSEU PARACAS

PLANTA BAIXA - NÍVEL DO SOLO

MIRANTE

SALA R E S E R VA NATURAL

PLANTA BAIXA - NÍVEL SUBTERRÂNEO

SALA PROJEÇÃO

SALA MUNDO MARINHO

SALA AVES

ALOJAMENTO RAMPA ACESSO/ PRAÇA


PLANTA BAIXA - RAMPA DE ACESSO/ PRAÇA E ALOJAMENTOS

PLANTA BAIXA - SALA DE EXIBIÇÃO RESERVA NATURAL, GEOLOGIA E RESTOS FÓSSEIS

CORTE- RAMPA DE ACESSO/PRAÇA E ALOJAMENTOS

CORTE - SALA DE EXIBIÇÃO RESERVA NATURAL, GEOLOGIA E RESTOS FÓSSEIS

SALA DE EXIBIÇÃO - RESERVA NATURAL, GEOLOGIA E RESTOS FÓSSEIS


SALA DE EXIBIÇÃO - AVES RESIDENTES E MIGRATÓRIAS

PLANTA BAIXA - SALA DE EXIBIÇÃO AVES RESIDENTES E MIGRATÓRIAS

SALA DE EXIBIÇÃO - MUNDO MARINHO

PLANTA BAIXA - SALA DE EXIBIÇÃO MUNDO MARINHO


m

i

n

t


02 PROJETO DE UMA COZINHA, área de serviço e ÁREA EXTERNA PARA UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR.

LOCALIZAÇÃO: MACEIÓ, alagoas

ANO:

2019

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: SKETCHUP_V-RAY_PHOTOSHOP


A COZINHA É O PONTO DE ENCONTRO DA FAMÍLIA. O ESPAÇO É ABERTO PARA A SALA DE UM LADO E PARA O QUINTAL DO OUTRO. PARA CONSEGUIR UM AR ACONCHEGANTE E MODERNO, OPTOU-SE PELA MISTURA DE CORES E MATERIAIS – FORAM ESCOLHIDAS 3 TONALIDADES PARA OS ARMÁRIOS - VERDE MENTA, ROSA CLARO E AZUL MARINHO - E PARA EQUILIBRAR, A MADEIRA. TUDO ISSO TENDO O CONCRETO COMO PANO DE FUNDO. A CASA REPRESENTA O ESTILO DE VIDA DA FAMÍLIA E TAMBÉM SEU ESPÍRITO DIVERTIDO. A ÁREA EXTERNA FAVORECE A ENTRADA DE LUZ NATURAL.


O B J E TO S DE BRINCAR MUSICAIS


03 EXERCÍCIO PROJETUAL PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE BRINCAR, COM O OBJETIVO DE POTENCIALIZAR O ESPAÇO PÚBLICO DA COMUNIDADE PERIFÉRICA SELMA BANDEIRA.

LOCALIZAÇÃO: CONJUNTO SELMA BANDEIRA, MACEIÓ - AL.

ANO:

2016

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: REVIT_PHOTOSHOP


O ESPAÇO INTERATIVO E LÚDICO BUSCA DAR SUPORTE PARA ESSA COMUNIDADE, CARENTE DE MOBILIÁRIOS URBANOS E ESPAÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE. OS MOBILIÁRIOS DESENVOLVIDOS SÃO INSPIRADOS EM INSTRUMENTOS MUSICAIS BRASILEIROS, COMO O ATABAQUE, O AFOXÉ, O RECO-RECO E O AGOGÔ. O INCENTIVO A ATIVIDADES MUSICAIS TEM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO QUE POSSA SER USADO POR CRIANÇAS DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS, ASSIM COMO ADULTOS. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE PAISAGISMO DO TERCEIRO ANO DA FACULDADE.


Z

Á

I

A


04 EXERCÍCIO PROJETUAL PARA CRIAÇÃO DE UMA POUSADA LOCALIZADA PERTO DA ORLA DE MACEIÓ-AL. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE PROJETO DO QUINTO ANO DA FACULDADE.

LOCALIZAÇÃO: MACEIÓ, alagoas

ANO:

2017

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN E CORA GUIMARÃES

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: REVIT_PHOTOSHOP


C O N S E R VA Ç Ã O

DA PA I S A G E M H I S TÓ R I C A U RB A N A


05 Projeto para Trabalho Final de Conclusão de Curso. Trata de uma abordagem contemporânea sobre a conservação patrimonial em complexos sítios urbanos.

LOCALIZAÇÃO: PRAÇA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, MACEIÓ - AL.

ANO:

2018

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: REVIT_LUMION_PHOTOSHOP


PROJETO PARA TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO. TRATA DE UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA SOBRE A CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL EM COMPLEXOS SÍTIOS URBANOS, VISANDO A SALVAGUARDA E A PRESERVAÇÃO DESTE BEM DE SIGNIFICATIVO VALOR CULTURAL, À MEDIDA QUE BUSCA DAR UMA NOVA QUALIDADE URBANA E AMBIENTAL A ESTE ESPAÇO LIVRE PÚBLICO. ASSIM, TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROPOR A REQUALIFICAÇÃO DO CONJUNTO URBANÍSTICO DA PRAÇA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, VISANDO A CONSERVAÇÃO DA SIGNIFICÂNCIA CULTURAL DOS ATRIBUTOS DE VALOR PATRIMONIAL PARA AS FUTURAS GERAÇÕES. A ESCOLHA DO OBJETO DE ESTUDO PAUTA-SE EM SUA RELEVÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL PARA O BAIRRO DO CENTRO E PARA A CIDADE DE MACEIÓ, ASSIM COMO NA CARÊNCIA DE INFRAESTRUTURA URBANA NO LOCAL E NA URGÊNCIA DE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS EM UM CONJUNTO PATRIMONIAL QUE VEM SOFRENDO INTENSOS PROCESSOS DE DESCARACTERIZAÇÃO.


ESTA INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICA, URBANÍSTICA E PAISAGÍSTICA FOI PAUTADA NO DESENHO DA PRAÇA; NA MORFOLOGIA DAS FACHADAS DOS IMÓVEIS E DO TRAÇADO VIÁRIO; NOS MOBILIÁRIOS URBANOS; NA RECUPERAÇÃO E MELHORIA AMBIENTAL E PAISAGÍSTICA; NA DESTINAÇÃO DE USOS COMBINADOS PARA OS IMÓVEIS DO ENTORNO, E NA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS COMUNITÁRIOS E DE LAZER. PARA TANTO, ESPEROU-SE COM O RESULTADO DESTE TRABALHO, GERAR NOVAS DISCUSSÕES ACERCA DA GESTÃO CONSERVATIVA EM ÁREAS PATRIMONIAIS NO ESTADO DE ALAGOAS E COM ISSO, ESTIMULAR O SURGIMENTO DE NOVOS PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA PARA PAISAGENS HISTÓRICAS, INCENTIVANDO ASSIM A SALVAGUARDA DA SIGNIFICÂNCIA CULTURAL DESTES BENS DE ALTA COMPLEXIDADE PARA A COMUNIDADE PRESENTE E FUTURA.


Q U A RTO I N FA N T I L


06 PROJETO ARQUITETÔNICO E DE INTERIORES PARA QUARTO INFANTIL DE UMA MENINA. O PROJETO FOI PENSADO PARA CRIAR ESPAÇOS QUE INCENTIVASSEM A LEITURA, COM A CRIAÇÃO DE UMA BANCADA PARA ESTUDOS E ATIVIDADES QUE FUNCIONA TAMBÉM COMO BANCO PARA LEITURA PRÓXIMO À JANELA. O PAPEL DE PAREDE COM TEMÁTICA MARÍTIMA E A PALETA DE CORES foram escolhidos para criar UMA ATMOSFERA DIVERTIDA E ACONCHEGANTE.

LOCALIZAÇÃO: MACEIÓ, ALAGOAS.

ANO:

2018

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: SKETCHUP _ V-RAY _ PHOTOSHOP


NERUDA


07 EXERCÍCIO PROJETUAL PARA CRIAÇÃO DE UM COMPLEXO MULTICULTURAL. O EDIFÍCIO VERTICAL DE USO MISTO É COMPOSTO POR 4 UNIDADES INTERLIGADAS, DE TIPOLOGIA RESIDENCIAL, COMERCIAL E DE SERVIÇO.

LOCALIZAÇÃO: MACEIÓ, ALAGOAS.

ANO:

2015

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN E CORA GUIMARÃES

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO. RENDERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO DAS PERSPECTIVAS.

SOFTWARES UTILIZADOS: REVIT_PHOTOSHOP


ALÉM DE APARTAMENTOS RESIDENCIAIS, FOI PENSADA A CRIAÇÃO DE SALAS FLEXÍVEIS PARA USOS VARIADOS, COMO ESCRITÓRIOS, CONSULTÓRIOS, SALAS DE MÚSICA, DANÇA, TEATRO, ETC. OUTROS SERVIÇOS COMO CINEMA, LIVRARIA, RESTAURANTE E GALERIA DE ARTE FORAM PROJETADAS PARA INCENTIVAR A DIVERSIDADE DE USOS CULTURAIS NO LOCAL. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO PARA A DISCIPLINA DE PROJETO DO TERCEIRO ANO DA FACULDADE.

GALERIA DE ARTE


CORTE AA’

PLANTA BAIXA - PAVIMENTO TÉRREO

LIVRARIA

LOFT - DUPLEX


C H A C A R I TA


08 EXERCÍCIO PROJETUAL DESENVOLVIDO PARA A COMUNIDADE CHACARITA. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DA CIDADE, GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA, DO MÓDULO PARAGUAI.

LOCALIZAÇÃO: CHACARITA, ASSUNÇÃO, PARAGUAI.

ANO:

2019

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN E CORA GUIMARÃES

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO.

SOFTWARES UTILIZADOS:

-


O PRINCIPAL PROBLEMA DESTA ÁREA SÃO OS PROBLEMAS SOCIAIS E DE HABITAÇÃO E AS INUNDAÇÕES QUE ACONTECEM DEVIDO AS CHEIAS DO RIO PARAGUAI. O PROJETO DESENVOLVIDO PROPÕE ENTÃO “LÂMINAS” TRANSVERSAIS ÀS CURVAS DE NÍVEL, CAPAZES DE ROMPER OS LIMITES QUE CARACTERIZAM O TERRITÓRIO E INTEGRAR AS DIFERENTES COTAS E ZONAS DO BAIRRO. ALÉM DE FUNCIONAR COMO MARCOS DA PAISAGEM E ALICERCES PARA HABITAÇÃO, EQUIPAMENTOS DE SÁUDE, CULTURA, EDUCAÇÃO E LAZER, AS LONGAS BARRAS SÃO CONDUTORAS DE INFRAESTRUTURA E FACILITAM A CIRCULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DA CHACARITA – FUNCIONAM COMO RUAS EM DIFERENTES NÍVEIS, COM VÁRIOS PONTOS DE CIRCULAÇÃO VERTICAL E, PORTANTO, VÍNCULOS COM O TERRITÓRIO.


PA L L E T PAV I L L O N


09 EXERCÍCIO PROJETUAL PARA CRIAÇÃO DE UM PAVILHÃO FORMADO POR PALLETS COM O INTUITO DE CRIAR UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A MAQUETE FOI DESENVOLVIDA PARA A DISCIPLINA DE PROJETO DO PRIMEIRO ANO DA FACULDADE.

LOCALIZAÇÃO: MACEIÓ, ALAGOAS.

ANO:

2013

AUTORIA DO PROJETO: SARAH DURAN, RAFAEL SARMENTO E CORA GUIMARÃES

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO: CONCEPÇÃO DO PROJETO e desenvolvimento de maquete.

SOFTWARES UTILIZADOS: PHOTOSHOP


Profile for Sarah Duran

PORTFÓLIO SARAH DURAN 2019  

PORTFÓLIO SARAH DURAN 2019  

Advertisement