Issuu on Google+

2011 Biblioteca Digital Camões

Escola Superior de Educação – IP Viseu Sara Oliveira Lopes; 9844


Recuperação e Avaliação da Informação 2011/2012

Biblioteca Digital Camões – Instituto Camões Portugal “A biblioteca em linha de referência da Língua Portuguesa”

Fundado em 1929, o Instituto Camões tem como principal objectivo promover e difundir a língua e cultura portuguesas, não só em Portugal, como também um pouco no estrangeiro. Surgiu então a necessidade de criar um meio eficiente de fazer chegar a língua portuguesa aos mais variados pontos do globo e daqui partiu o conceito da criação de uma biblioteca digital, onde disponibilizando textos e documentos importantes, se pretendia que Portugal fosse conhecido no mundo por cada vez mais estudantes e falantes da língua portuguesa.

Como está então organizada a Biblioteca Digital Camões? • A biblioteca actua como um repositório de documentos, autorizados pelos respectivos autores, da língua e cultura portuguesa publicando obras integrais, para leitura gratuita. • Cada obra é classificada com um nível de acesso por parte do utilizador: Nível 1: Apenas leitura; Nível 2: Leitura e impressão; Nível 3: Leitura, impressão e cópia. (Nota: Em alguns casos, para os dois últimos níveis é necessário obter uma licença de utilização.) • As obras estão organizadas por categorias, como por exemplo, Arte, Dissertações e Teses (documentos académicos), História, Pensamento e Ciência, Musica, entre outras, num conjunto de mais de 2220 documentos disponíveis para consulta ao público geral. • Existem 3 formas de exploração da Biblioteca. São elas:

2


- Exploração por tema/categoria, onde se acede às várias obras presentes na respectiva categoria; - Exploração por autor, alfabeticamente; - Exploração por obras mais recentes, onde estão publicadas as últimas novidades da biblioteca; - Exploração por obras mais populares e/ou mais descarregadas. Podem-se ainda pesquisar obras directamente, de acordo com os conteúdos específicos que o utilizador procura, como por exemplo, indicando os nomes do (s) autor (s) e/ da (s) obra (s).

• Link da biblioteca: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digitalcamoes.html

3


Bibliotecas digitais