Page 1

natureza - cultura - turismo - esporte - gastronomia - meio ambiente DISTRIBUIÇÃO GRATÚITA - EDIÇÃO 25 - ANO 5 - 2012

Paraty Ubatuba Caraguá São Sebastião Ilhabela

DE PARATY A

ILHABELA

Chegando aos 5 anos de publicação, a Ubatuba em Revista cresceu e agora é Litoral em Revista, passando a divulgar, além de Ubatuba e Paraty, também os encantos de Ilhabela, São Sebastião e Caraguá.

ESPECIAL Primavera Os encantos da estação mais linda do litoral

GUIA Crianças O melhor do litoral para os pequenos

Eventos na Praia O litoral na rota dos eventos corporativos


20th Century Fox ©

De sonho a realidade O espetáculo começou. A torre Sollis do Latitude Vinte Três já está habitada e os moradores têm à disposição um mundo de opções de lazer, que nenhum outro condomínio oferece: sala de cinema conversível em auditório, sauna seca e a vapor, duas piscinas cobertas e aquecidas, sala de reuniões com intertet wifi e uma vista maravilhosa da baía do Itaguá. Isso sem contar que estão em construção o complexo aquático, a quadra esportiva, a brinquedoteca, os salões de festa, a sala de ginástica e mais três torres de apartamentos, para que você também possa realizar o sonho de vir para o primeiro residencial clube de Ubatuba.

Praia do Itaguá, Ubatuba - (12) 3835 1010 - vendas@atmosfera.com


CARTA

DA EDITORA EDITORA: Ana Pavão

EMAIL: ana@sapereeditora.com.br

Chegando aos 5 anos de publicação, a Ubatuba em Revista cresceu, e agora é Litoral em Revista, passando a divulgar, além de Ubatuba e Paraty, também os encantos de Ilhabela, São Sebastião e Caraguá. Essa mudança é tão importante para a publicação quanto para as cidades do litoral, a ideia é uma busca por integração no turismo e nos atrativos de cada região. A linha editorial permanece a mesma, só que agora, com uma amplitude muito maior. Continuaremos falando de cultura, meio ambiente, gastronomia, turismo, e de todos os atrativos dessa faixa do litoral. Nessa edição, temos matérias deliciosas. Luciane Souza, nossa nova colaboradora de artigos sobre arquitetura, decoração e paisagismo, escreveu sobre plantas para jardins, uma matéria encantadora. Também temos nessa edição um Especial Crianças, um guia direcionado às famílias que buscam atrativos para divertir as crianças pelo litoral. A Litoral em Revista chegou com tudo, e para comemorar essa grande mudança, o lançamento dessa edição, que ocorre dia 5 de Outubro, vem acompanhado de uma Noite Cultural, na sede do Projeto Tamar de Ubatuba, com danças, teatros, música, exposição de fotos de aves e todo o contexto ambiental do Tamar. Meio ambiente com cultura, é a cara da Litoral em Revista.

nossos contatos Uma publicação da Sapere Editora - CNPJ 09.492.465/0001-81

nosso time

distribuição

DIREÇÃO GERAL: Ana Pavão | Wilson Roberto

A distribuição ocorre em São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Alguns pontos FIXOS de distribuição são: • Galeria dos Pães (Bairro Jardins - São Paulo) • Fazenda da Comadre (Rod. Tamoios) • Fazendão (Rod. Tamoios) • Bica do Curió (Rod. Oswaldo Cruz) • Condomínio Laranjeiras (Paraty) • Casa da Cultura (Paraty) • Café Pingado (Paraty) • Livraria Nobel (Ubatuba) • Padaria Integrale (Ubatuba) • Chilli Beans (Caraguá)

EditorA CHEFE: Ana Pavão ana@sapereeditora.com.br DIAGRAMAÇÃO E ARTE FINAL: Sapere Comunicação www.saperecomunicacao.com.br

colaboradores Adriana Alves • Julinho Mendes Carlos Rizzo • João Corbisier • Luis Pavão Luciane Souza • Regina Teixeira Thiago Guirado • Guilherme Nigro

anuncie Diretor Comercial: Wilson Roberto wilson@sapereeditora.com.br

Mais pontos em Caraguá, Ilha Bela e São Sebastião estão no momento em estudo e negociação, já para implantação na próxima distribuição. Além dos pontos fixos, também é realizada uma distribuição direcionada a hoteis, pousadas, restaurantes, consultórios, clínicas e estabelecimentos comerciais em geral.

capa Foto pôr-do-sol: Praia da Almada - Ubatuba - SP Fotógrafo: Luis Pavão Foto meio da capa: Praia Castelhanos - Ilhabela - SP Divulgação


na edição 14 O litoral na rota dos Eventos Corporativos 20 A primavera no seu jardim 24 Caiçara não é caipira e pirão não é angu! 26 Ilha das Cabras 28 Aves e árvores 30 Cidade Inspiração 32 Ilha das Couves 34 Litoral para curtir com as crianças 40 Dia das Crianças 44 Leite “animal” 46 Baleias francas visitam Ubatuba 48 Saúde dos oceanos inspira cuidados 50 Livros - Lançamentos 52 Cinema - Lançamentos 54 Programação Teatro - Caraguá 56 Programação Teatro - Ubatuba

34

Litoral para curtir com as crianças

14 O litoral na rota dos Eventos Corporativos


Lançamento Coleção Primavera Verão 2012 Shopping Itaguá - 12 3833.1447 | Shopping Porto Itaguá - 12 3832.3 848 | Rua Tamoios, 64 - 12 3833.8904

AS MELHORES MARCAS E LOOKS DA ESTAÇÃO Colcci, Espaço Fashion, Forum, Ellus, Coca-Cola, Calvien Klein, Maria Bonita Extra, Bob Store, Lucy in the Sky, Schutz, Osklen, VR - Mens Wear, Diesel, New Order, Luiza Barcelos, Dumond, Água de Coco, Blue Man, Lenny.... e mais!


COLABORADORES

012

colaboradores

da edição Julinho Mendes

Caiçara, professor, folclorista, carnavalesco, percussionista, cantor, compositor, pintor primaverista. Ligado as raízes culturais locais é o coordenador do Museu Caiçara e do grupo cultural O Guaruça.

Ana Pavão

Redatora e editora chefe dessa publicação. Também é responsável pelo marketing e design gráfico do Itamambuca Eco Resort e é proprietária da Sapere Comunicação, empresa onde é responsável por planejamentos de marketing, designer, diagramação e direção de artes

João Corbisier

Chef padeiro naturalista, proprietário da padaria integrale.

Wilson Roberto

Idealizador e professor do Projeto Mahalo de canoagem havaiana, que visa desenvolver a prática do esporte em Ubatuba e no litoral norte de São Paulo. Integrou a direção de Ubatuba em Revista em Julho de 2012, na qual é diretor comercial e redator.

Guilherme Nigro

Guia de Turismo regional, especializado em atrativos naturais, culturais, excursão nacional e América do Sul, e, empresário, proprietário da agência Terra das Tribos Turismo em Ubatuba.

adriana alves Coordenadora de eventos do Itamambuca Eco Resort.

Luis Pavão

Um paulistano com alma caiçara. Apaixonado por Ubatuba, há 12 anos resolveu mudar para a cidade. Trabalha como fotografo e jornalista


REGINA TEIXEIRA

Jornalista, radialista e educadora ambiental. Mora em Ubatuba há 10 anos e é uma incansável lutadora pela preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Criou e administra o blog dos INGs, Indivíduos NãoGovernamentais, Indignados com a Poluição das Nossas Praias.

LUCIANE SOUZA Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMPINAS, especializada em design de interiores e lighting design, também possui bom conhecimento em paisagismo. Atualmente é sócia de um escritório de arquitetura e atua na área da construção civil, no litoral paulista.

Ervas aromáticas nas janelas… Iluminação e música suave… Cuidado com a qualidade e a satisfação dos clientes...

Thiago Guirado Fotografo Sub e mergulhador na empresa Colonial Diver. Pratica mergulho desde os 10 anos de idade.

Carlos Rizzo

Ornitólogo amador e fundador do Ubatubabirds. Pesquisa e mantém atualizada a lista de aves de Ubatuba, trabalha na Secretaria do Meio Ambiente com observação de aves na Educação Ambiental e na capacitação do receptivo da cidade para o turismo de observação.

Pratos têm sabores e perfumes que não podem ser registrados. Os restaurantes geralmente divulgam fotos de pratos e do ambiente, mas no nosso caso, os clientes fazem isso por nós, na própria mesa, enquanto saboreiam suas refeições. Confira no foursquare.com

Rua Dr. Esteves da Silva, 18 | Centro Histórico de Ubatuba Tel. (12) 3832-1733


EVENTOS

014

O litoral na rota dos

Eventos Corporativos POR: Adriana Alves

FOTOS: Divulgação

Mudando um paradigma de que hotéis para eventos corporativos eram apenas os típicos imponentes verticais dos grandes centros urbanos, o litoral, com seu charme e diferencial, está cada vez mais dentro da rota dos eventos corporativos.


Pizzaria

SÃO PAULO

O Deck Maria Mulata do Itamambuca Eco Resort possui 400 metros quadrados e vista para a praia e para o rio Itamambuca. É uma das opções do hotel para jantares temáticos.

De Paraty a Ilhabela, é possível notar atualmente diversos hotéis de qualidade e ampla infraestrutura para eventos de pequeno e médio porte, com amplas salas , acomodações confortáveis, equipes treinadas para excelência em atendimento e equipamentos de qualidade. O mercado está em franca expansão, gerando demanda ao longo de todo ano com a realização de congressos, eventos técnico-científicos, seminários, lançamento de produtos, convenções e workshops. Muitos hotéis estão investindo no turismo de eventos, e isso movimenta diversos segmentos da economia, como transporte, hospedagem, lazer, alimentação, comércio e demais serviços especializados que um evento pode demandar ou oferecer. Luci Olliver, gerente comercial do Salvetti Praia Hotel, ressalta a importancia do crescimento da estrutura de eventos em todo o litoral. “A medida em que mais hotéis no litoral norte de São Paulo oferecerem infra-estrutura adequada e de qualidade para estes eventos e com a divulgação desta faixa do litoral, poderemos juntos atrair mais empresas e eventos para a região. “ Fatores como estar entre o eixo Rio x São Paulo, acesso fácil aos aeroportos, praias belíssimas e natureza privilegiada, abrem as portas do litoral para empresas que, cada vez mais, buscam conforto, diferenciais, praticidade e estrutura para seus eventos, sendo assim, uma ótima opção para saírem dos grandes centros urbanos.

Nossa massa é feita com agua mineral e azeite extra virgem italiano. Temos mais de 30 tipos de azeite, de varias regiões, como Itália, Portugal, Grécia e Chile. O tomate é originário dos pés do Vesúvio (solo vulcânico). O trigo é italiano. Nossa mussarela chega em carro refrigerado todas as semanas Temos o legitimo prosciutto crudo di “Parma”, o San Danielle e o mitico culatello di Zibello (o melhor presunto da Itália) e o tradicional Jamon Ibérico Pata Negra de Jabuco (24 meses de maturação).Queijos diversos, destaque para o Italiano Grana Padano, Parmigiano Reggiano, o autentico Roquefort feito com leite de ovelha e o autentico gorgonzola Italiano (dolce e picante). Acetos Balsâmicos envelhecidos mais de 10 anos e alguns tipos de águas italianas.

Quer mais? Então prove.

Praça da Paz - Centro Histórico de Ubatuba - Tel. (12) 3832-7457


EVENTOS

016

O caminho é aliar a infraestrutura ao cenário paradisíaco do litoral

Os complexo de salas do Salvetti Praia Hotel (acima) e do Maresias Beach Hotel (abaixo), possuem salas para 400 pessoas em formato auditório.

Hotéis de charme como Recanto da Toninhas (Ubatuba), sofisticados como o Eco Resort Tabatinga (Caraguá), clean como o Ilha Flat Spa & Convention Center (Ilhabela), e o tradicional Itapemar (Ilhabela) estão focados em buscar o fortalecimento neste promissor mercado de eventos. Em São Sebastião a Rede Beach Hotel (Maresias, Juquehy e Cambury) e o Salvetti Praia Hotel (Boraceia), apostam em eventos de treinamentos empresariais e investiram em ampliações e reestruturação de suas salas, ambos concentrando em seus centros de convenções salas para 400 pessoas em formato auditório. Segundo Jane Gomes Oliveira, gerente de eventos do Salvetti Praia Hotel, os eventos corporativos representam 80% (entre fevereiro e dezembro) de seu faturamento anual, com um perfil de clientes principalmente provenientes de laboratórios farmacêuticos, que buscam seu hotel que disponibiliza 15 salas de eventos para treinamentos.

A noite, gastrobar com música ao vivo e mais de 20 tipos de cervejas. Aos finais de semana, café da manhã com vista para o mar! Av. Guarani, 240 - Itaguá Tel - (12) 3833-8921 Face: Cannelle Gastrobar


Aqui o sucesso do seu evento está garantido!

O maior complexo de eventos do Litoral Norte

No Salvetti Praia Hotel sua empresa conta com

www.salvettipraiahotel.com.br (11) 2339-0807 Praia de Boracéia - São Sebastião - Rodovia Rio-Santos km 190,5

Climatização Áudio e Vídeo Conferências Wireless Área de Coffee Break 15 salas de evento Equipe técnica qualificada Diversas opções de layout em todas as salas Várias opções de festas e jantares temáticos a sua escolha

Palestras, reuniões, treinamentos e convenções, realizados em projeto arquitetônico inteligente, totalmente integrado à natureza e tudo isto à 120 km da capital.


EVENTOS

018

O Itamambuca Eco Resort conta com 88 mil metros quadrados para eventos e atividades outdoors

Empresas buscam aliar seus eventos a momentos de descontração.

Já o Itamambuca Eco Resort aposta em clientes que buscam a integração de seus colaboradores com a natureza. “O perfil da grande maioria de nossos clientes são empresas que buscam aliar seus eventos a momentos de descontração e atividades, outdoor junto a natureza exuberante de Itamambuca.” O caminho é aliar a infraestrutura ao cenário paradisíaco do litoral e propiciar aos participantes momentos inesquecíveis tanto na parte corporativa como nas praias, passeios, festas temáticas e atividades outdoor.

Sala de eventos do Recanto das Toninhas

Canto de Itamambuca pousada

(12) 3845-3421 • reservas@cantodeitamambuca.com.br • www.cantodeitamambuca.com.br


ESPECIALPRIMAVERA

020

A PRIMAVERA

no seu jardim POR: Luciane Souza

A Primavera é uma época de alegria, vitalidade e bons fluidos. É quando o florescimento de várias espécies e a beleza das plantas, com suas formas e cores deixam ruas, praças e jardins mais coloridos e com muita vida, sendo uma época em que a natureza fica mais bela e tudo é transformado.

Aproveitando esse período que se inicia, vamos falar um pouco sobre as plantas tropicais. O uso de plantas tropicais em jardins tem se tornado cada vez mais frequentes no paisagismo, pois além da presença marcante do verde possuem as flores de cores vivas, que combinadas com elementos contemporâneos e com revestimentos adequados, farão do jardim um local de aconchego e de beleza indescritível. A seguir, descrevemos sobre 5 espécies tropicais, bastante encontradas na região, com algumas de suas principais características.

ALPINIA

Nome Científico: Alpinia purpurata Nomes Populares: Alpinia, Gengibre-vermelho Origem: Ásia, Indonésia, Oceania Altura: 1.2 a 2.5 metros Flores: Primavera / Verão

Considerada uma espécie de porte médio, suas hastes com folhas verde-escuras trazem brácteas de cor vermelha ou rosa e numerosas flores brancas. É uma espécie de florescimento bárbaro, que só precisa de meia-sombra e solo umedecido, rico em matéria orgânica, para crescer. Se adapta também em sol pleno. A poda é eventual e bastante simples, onde é feita apenas a retirada das folhas amarelas. Com o caule, que nos remete ao da cana, e folhas verde escuro ligeiramente estriadas, elas fazem por si só um jardim exuberante, não só pela forma escultórica mas também pela beleza do colorido. Hoje em dia, é bastante comum encontrarmos essa espécie aqui no litoral, como também na cidade de São Paulo. São ainda excelentes para arranjos florais pois tem boa durabilidade e com apenas três ou cinco hastes compõem um vaso sofisticado, com acréscimo ou não de outras folhas tropicais como por exemplo o fórmio.


BASTÃ-DOIMPERADOR

Nome Científico: Etlingera elatior Nomes Populares: Bastão-do-imperador, Florda-redenção, Flor-de-cera, Gengibre-tocha Origem: Indonésia Altura: 2.0 a 6.0 metros Flores: Primavera / Verão

Semelhante à Alpinia, o Bastão-do-imperador é uma espécie de gengibre (família das Zingiberáceas), com flores muito chamativas e vistosas. A folhagem é tipicamente tropical, com hastes longas e folhas largas. A inflorescência, que dá o nome a planta, caracteriza-se por apresentar brácteas vermelhas, com flores vermelhas e lábio amarelo, sustentadas por uma haste longa e robusta. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, plantado isoladamente ou em grupos. Floresce na Primavera e Verão. Também é excelente como flor de corte, compondo arranjos florais muito elegantes e duráveis. Ocorrem ainda variedades de flores róseas e brancas. A luminosidade ideal para essa espécie é meia sombra. Também gosta de solo fértil, rico em matéria orgânica e que seja irrigado com freqüência. Não é tolerante à: geadas, frio intenso ou ventos fortes.

ORQUÍDEA BAMBU

Nome Científico: Arundina graminifolia Nomes Populares: Orquídea-bambu, Arundina Origem: Ásia, Birmânia Altura: 1.0 a 2.4 metros Flores: Primavera / Verão

Orquídea terrestre bastante rústica, a arundina, como também é chamada, se encaixa perfeitamente no estilo de jardins tropicais e contemporâneos. Suas folhas são finas, estreitas, compridas e lanceoladas. As flores se formam principalmente na Primavera e no Verão, e apresentam uma tonalidade lilás rosada com o labelo púrpura. A orquídea bambu pode ser utilizada nos jardins, assim como em vasos e jardineiras, sozinhas ou compondo com outras plantas. Quando plantada em vaso, a mistura recomendada é de uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de composto orgânico. Esta espécie pode ser cultivada à meia sombra ou a sol pleno, em solo rico em matéria orgânica. Aprecia regas regulares, sem encharcar. Não tolera geadas.

DICA: As flores cortadas durarão mais se forem colocadas em vasos com partes iguais de água e água gasosa, mais meia colher de chá de cloro, para cada litro de mistura.


ESPECIALPRIMAVERA

022

BROMÉLIA Nos jardins, sobre as árvores, no chão formando conjuntos, em vasos, as bromélias fazem hoje parte do paisagismo tropical. É difícil encontrar projetos que não incluam estas plantas. Considerada uma das plantas preferidas por grande parte dos paisagistas, é tamanha a sua diversidade de espécies e beleza ornamental. Com suas formas esculturais, são sempre selecionadas a dedo para compor um visual impactante nos jardins tropicais. As bromélias constituem uma família muito grande, com diversos gêneros, inúmeras espécies e milhares de híbridos, sendo o abacaxi, o mais popular deles. Porém, quase todas apresentam flores incomuns e folhagens exóticas, tornando-as plantas decorativas que se adequam a qualquer situação, seja em ambientes internos como em ambientes externos. Sendo assim, não especificaremos nenhuma delas, descrevendo somente, suas características gerais.

CURIOSIDADE: A maioria das espécies de bromélias só florescem uma vez na vida, já na idade adulta. Depois de florir, ela dá os brotos – seus filhotes – na lateral. E assim completa o seu ciclo de vida!

Cuidados essenciais com as bromélias: – Existem algumas espécies de sombra e outras de sol. Mas a maioria das bromélias aprecia apenas a claridade e não o sol direto, que pode até queimá-las. - As bromélias não suportam a terra ou o substrato encharcado, pois podem apodrecer nesta situação. - A planta deve ficar com a base acima da terra, sem que as folhas tenham contato com o substrato, caso contrário também podem apodrecer. - As bromélias praticamente não são podadas. Deve-se apenas retirar as folhas secas e envelhecidas. Aliás, folhas ressecadas ou pintadas são sinais de que a planta não está sendo bem cuidada.

Apesar das características comuns, vale lembrar que as bromélias têm necessidades específicas, sendo de extrema importância saber qual é a espécie que você tem. Encontradas na Mata Atlântica, suas espécies se dividem entre as epífitas, que vivem nos troncos das árvores; as terrestres, que vivem plantadas na terra; e até mesmo as que vivem sobre pedras. E, é sempre bom lembrar: sua extração é proibida. Mas algumas bromélias ornamentais, são cultivadas comercialmente e facilmente encontradas em centros de plantas, e em lojas especializadas. São espécies tolerantes à falta d’água, porém é de fundamental importância que a irrigação seja bem feita para haja um bom desenvolvimento dessas plantas. O excesso de água, principalmente no substrato, é prejudicial. E por falar em água nas bromélias, vale ressaltar alguns cuidados muito importantes. A bromélia tem sido apontada como um possível criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. E este fato se deve ao copo existente na superfície floral, e que pode reter água. Em tempos de epidemia de dengue, todo cuidado é pouco. Por isso, ao invés de eliminar as bromélias e também as demais plantas ornamentais da sua decoração ou jardinagem, conheça e adote procedimentos capazes de impedir que a flor se torne um eventual foco do mosquito transmissor da dengue, representando riscos para a saúde.

Receitas naturais que eliminam focos DE LARVAS: • Usando borra de café (pó de café usado): coloque o pó de café usado ao redor do prato da bromélia ou de outra planta que você tem em casa, ou senão, na própria planta onde a água fica acumulada. A cafeína ajuda a eliminar as possíveis larvas dos mosquitos. Substitua a borra de café a cada três dias. • Água clorada: dilua uma colher de sopa de água sanitária em 5 litros de água. Regue sua bromélia com essa solução uma vez por semana. A larva do mosquito não resiste ao contato com essa mistura.


ATRAIA BONS FLUIDOS COM FLORES DA ESTAÇÃO Flores e plantas naturais, são considerados, no Feng Shui, seres vivos ¨Geradores de Energia¨. A presença de flores naturais, em qualquer ambiente de uma residência, deixa o ambiente mais alegre, decorado, perfumado, bonito, agradável, romântico, próspero, suave e ¨limpa¨ o local das energias mais pesadas, pois, as plantas e flores têm a propriedade de absorver as energias negativas. Diante disso, expante as energias negativas colocando flores e plantas em toda sua casa, sendo uma boa pedida colocá-las também na decoração da entrada da sua casa.

HELICÔNIA São plantas tropicais exóticas, constituem uma das maiores riquezas da nossa flora, exuberantes, coloridas, duráveis e com formas inusitadas. Há inúmeras espécies, em torno de 250, vivem predominantemente em florestas e matas, gostam de meia sombra e sol, solo úmidos e argilosos. Aqui no Brasil há 40 dessas espécies. Planta rústica de rara beleza, apresenta flores diferentes em cada espécie, sendo todas elas, verdadeiras obras de arte da natureza. Hoje, muito difundidas para paisagismo decorativo e também como flor de corte, em arranjos florais. Se você quiser plantar em seu jardim uma Helicônia terá uma planta vigorosa, seguramente saudável e perene, cuja florada é maravilhosa. Se quiser fazer um arranjo em casa com Helicônias, além de fácil, vai durar uns 15 dias, são várias as espécies de flores diferentes, e vai ficar lindo!

Viva a estação das flores! Visite uma praça, um jardim. Sente-se ao sol, admire as flores ao seu redor, as árvores e suas belezas encantadoras. Enfim, curta a natureza e saia da rotina! Afinal de contas é PRIMAVERA! Abraços e flores, muitas flores!


CULTURAREGIONAL

024

Caiçara não é caipira

e pirão não é angu! POR: Julinho Mendes

que o angu é pirão e vice-versa, mas cada um tem seu jeito de preparar e de fazer. Esses pratos diferenciam até a etnia de povos, o pirão é caiçara e o angu é caipira! Angu é quando se mistura, em panela, a farinha no caldo, que aos poucos vai fervendo, formando um mingau grosso. O pirão é quando se mistura, no prato, o caldo fervendo em cima da farinha, formando o escaldado ou o “engolorado”. Esse é o verdadeiro pirão caiçara. Se o caldo não estiver fervendo, ou quem prefere o caldo apenas aquecido, obtém-se a “sopa d’água” que com peixe seco ou mesmo com carne seca, não tem coisa igual. Pirão de carne com batata, pirão de galinha com mandioca, pirão de ovo e pirão de peixe com banana verde é comida tipicamente caiçara e se prepara com farinha de mandioca. Não se deve confundir os angus com torresmo. Angu de canjiquinha, angu de fubá da culinária caipira, esses são preparados com farinha de milho ou fubá. Então as pessoas não entendidas fazem um angu com caldo de peixe e farinha de mandioca e dizem ser o pirão. A verdade é que tanto o pirão caiçara quanto o angu caipira, se bem preparados, com bom tempero, são de brotar água na boca e de sustentar o individuo, seja de que raça for, de soviético a senegalês não tem quem não coma o pirão brasileiro.

Foto: Ana Pavão

Há um equivoco quando se fala

Angu é quando se mistura, em panela, a farinha no caldo, que aos poucos vai fervendo, formando um mingau grosso. O pirão é quando se mistura, no prato, o caldo fervendo em cima da farinha

jos ios/quei os r f e d r o Set ortad is e imp naciona

e Buffet de sopas diariament s a partir das 18hr

n Sapere (12) 3833-9035

Rua Estados Unidos, 1645 - Jd. América São Paulo / SP - Tel. (11) 3064-5900 www.galeriadospaes.com.br

Adega com ma 1.300 rótu is de los


TURISMOILHABELA

026

Ilha das

CABRAS POR: Kelly Rodrigues

Fotos: Thiago Guirado

Esta pequena ilha, a apenas 100 metros de distância da costa de sua irmã maior – a Ilhabela – já conta há anos com um verdadeiro batalhão de visitantes cativos.

O público maior que a frequenta, formado por mergulhadores, está em busca da rica vida marinha do lugar. Diversas espécies de peixes, aliados a beleza natural da ilha, são a atração principal. Garoupas, badejos, robalos, caranhas, sargos-de-dente, sargos-de-beiço, pirajicas, bodiões, frades e peixes-escorpião. Grandes e dóceis, tão calmos, que tendem a ficar por perto durante um mergulho inteiro. Além desses, outros menores habitam em abundancia: peixes-borboleta, peixes-morcego, marias-da-toca, marias-nagô, donzelas, sargentos, centenas deles por todos os lados. Isso sem falar nos invertebrados. As rochas do fundo estão forradas por ascídias, esponjas, anêmonas-do-mar, corais, zoantídeos, gorgônias, estrelas-do-mar e uma infinidade de outros animais multicoloridos. Esse reduto especial da vida marinha se deve ao fato de que a Ilha das Cabras foi decretada Parque Municipal Marinho, em 1992 – e a caça-submarina, a pesca e a coleta de qualquer espécime foram sumariamente proibidas na área. Lawrence Wahba, o mais famoso cinegrafista submarino do Brasil ficou impressionado com a quantidade e diversidade de peixes que viu em um mergulho na ilha. “Já filmei milhares de espécies no Brasil e no mundo. Mas foi só lá que consegui gravar imagens de um sargo-de-dente, uma espécie cada vez mais difícil de ser vista nos costões do litoral sudeste do país”, comentou Lawrence. Um outro atrativo fica por conta da famosa estátua de Netuno, a cinco metros de profundidade. Com tanta vida naquelas águas, seria difícil imaginar um lugar melhor para se prestar homenagem ao Rei dos Mares.


COLO NIAL DIVE R MERGULHO PARA TODAS AS IDADES

Estátua de Netuno, a cinco metros de profundidade. Com tanta vida naquelas águas, seria difícil imaginar um lugar melhor para se prestar homenagem ao Rei dos Mares. Em frente à estátua de Netuno, já em fundo de areia – a 6m de profundidade –, existe um pequeno recife artificial formado por várias estruturas diferentes, inclusive um antigo chassi de caminhão, com rodas, pneus e tudo. E esse “tudo”, que fique bem entendido, não se traduz em boléia e caçamba. O significado da palavra fica por conta de cardumes de robalos e de salemas que podem ser vistos quase sempre junto ao que sobrou do velho veículo – assim como garoupas e badejos que habitam os rincões de suas ferragens. Tem mais. Também vale a pena conferir a área rochosa da extremidade sudoeste da Ilha das Cabras, a uns 8m de profundidade. Além dos enormes sargos-de-beiço – sempre presentes – um bichão meio tímido, do tamanho de um mergulhador, tem mostrado seu vulto no limite da visibilidade por ali. Se é uma caranha ou um cherne, ainda não se sabe. A única coisa que se pode afirmar é que a tal criatura deve pesar mais de 70 quilos. Ela ainda não deixou que ninguém chegasse perto. Por isso, que tal preparar o equipamento e dar um pulinho até lá? O sortudo pode ser você! Acesso: A Ilha das Cabras fica a 100 metros de distancia da Praia das Pedras Miudas, onde barqueiros fazem o serviço de travessia. Para chegar lá, vá pela estrada que leva ao sul da Ilhabela, é a primeira praia a ser avistada.

Discovery Dive: sua primeira experiência no incrível mundo sub-merso. Cursos Padi: aprenda sobre o universo dos oceanos na rica biodiversidade de Ilhabela. Saídas: conheça ilhas, naufrágios e muita vida marinha em embarcações com infra estrutura e segurança para o seu mergulho.

Saídas para Mergulho (noturno: Ilha das Cabras) Locação de equipamentos Fotos sub-aquáticas www.colonialdivder.com.br Av. Brasil - nº 1751 - Ilhabela Em frente a Ilha das Cabra

colonialdiver@colonialdiver.com.br

Tel: +55 (12) 3894-9459 Fax: +55 (12) 3894-1065 ID: 90*13872


BIRDER

028

Aves e

árvores

TEXTO E FOTOS: Carlos Rizzo

A primavera coincide com a época reprodutiva das aves. E árvores e aves estão extremamente interligadas e dependentes umas das outras. De uma forma ou de outra a grande maioria das espécies de aves dependem das árvores. Seja como fonte de alimento, como as que comem frutas ou as que comem insetos que vivem nas folhas e troncos, seja para o pouso ou o aconchego do ninho que irá receber os filhotes. Na mata, mesmo as árvores caídas e apodrecidas pelo tempo são fontes de alimentos para as espécies de aves que vivem e se alimentam no chão. Para essas aves tem ainda as folhas no chão que servem de abrigo para muitos insetos que servem de alimentos. Apesar de o grande semeador da mata ser o morcego, as aves concorrem com a variedade de espécies de arvores que se espalham pela mata, seja regurgitando a semente ou eliminando nas fezes, as aves cumprem seu importante papel na preservação das nossas matas. Nessa estação do ano, a ligação das aves com as árvores, e vice versa, torna-se mais evidente aos olhos e corações: As aves com suas melhores e mais coloridas plumagens e as árvores na melhor exuberância de suas flores. Na derrubada de uma árvore muitas aves ficarão momentaneamente perturbadas com a perda da fonte de alimento ou do local de ninho, mas logo elas encontram outra árvore. Mais grave é que para cada ave morta ou aprisionada significa a perda de inúmeras espécies de árvores que seriam semeadas pela atividade em liberdade daquela ave. Esta dependência de aves e árvores é tão importante que este ano a Câmara de Vereadores de Ubatuba aprovou a nova lei de arborização urbana que, em um dos seus artigos proíbe a poda ou supressão de árvores na época reprodutiva ou quando se constata ninho ativo.

A Secretaria Municipal de Meio Ambientede Ubatuba mantém atualizada uma lista de espécies arbóreas que atraem aves e é disponibilizada pelo e-mail smma@gmail.com.


Aqui, seu pet é tratado com carinho A Xodó Rações dispõe de uma estrutura completa para que você possa cuidar do seu bichinho da melhor forma. Aqui, a Dra. Márcia Rimolli Antunes, médica veterinária especialista em dermatologia, cuida da saúde. A Mariana Ornellas procura fazer do banho um momento relaxante. E o Rene, na loja, te ajuda a encontrar tudo o que você precisa. Curta o seu pet que a gente cuida dele por você!

Veterinária e Estética Animal Rações Nacionais e Importadas Farmácia Veterinária Completa Acessórios Aquarismo Filhotes Pássaros Exóticos

Av. Capitão Felipe, 61 - Itaguá - Ubatuba/SP Tel 12 3833 8548 - 12 38327895 - Vet 12 3833 2019


TURISMOPARATY

030

Foto: Luis Pav達o

TEXTO E FOTOS: Guilherme Nigro


CIDADE

INSPIRAÇÃO POR: Ana Pavão

Paraty possui uma imensa capacidade de atração.

Foto: Divulgação

Talvez seja pelo conjunto formado por um patrimônio histórico preservado e uma rica beleza natural. Talvez seja seu charme. Ou quem sabe, uma energia “a mais” que emana do seu bucólico centro histórico. Ou muito provavelmente, todos esses fatores interligados. Especulações a parte, o fato é que a cidade literária inspira quem aprecia a arte. De acordo com o Paraty Convention e Visitors Bureal, a cidade abriga cerca de 100 artesãos e artistas talentosos, que criaram um estilo diferenciado para suas obras, de qualidade indiscutível. São imperdíveis as visitas aos ateliês, uma ótima oportunidade de conhecer os artistas pessoalmente e de presenciar os trabalhos de criação, os quais envolvem pinturas em aquarela, pintura abstrata, luminárias, cerâmica, objetos de papel machê, tecidos, joias, fotografia, moda, máscaras, mosaicos, entre outros. Influenciados pela beleza natural e pela vocação cultural da cidade, artistas locais também produzem adoráveis objetos de decoração, utilizando peças manufaturadas pelas comunidades caiçaras. Além dos artistas profissionais, muitos turistas a passeio também buscam a cidade para criações artísticas. Amadores ou profissionais. Fotógrafos, artesãos ou pintores. Não importa. Quem é de alguma forma ligado a arte, se inspira em Paraty. Até a maison francesa Dior se rendeu aos encantos da cidade. Paraty serviu recentemente de inspiração para um novo perfume da marca, o Escale à Parati, um perfume feito para complementar a linha Dior Escales, composta por fragrâncias revigorantes e frescas que homenageiam lugares como Portofino, na Itália, Pondichéry, na Índia, Marquises, na França, e agora Paraty, no Brasil.

Paraty serviu recentemente de inspiração para um novo perfume da marca, o Escale à Parati, um perfume feito para complementar a linha Dior Escales da maison francesa Dior

Tintas imobiliarias, automotivas e nauticas Maquinas de tintas

Até 12x

Rua Maria Vitória Gean, 538 Centro - Ubatuba - (12) 3836-1344 Av. Marginal, 610 - Maranduba Ubatuba - (12) 3843-1426


TURISMOUBATUBA

032

Ilha das

Couves TEXTO E FOTOS: Guilherme Nigro

Localizada no extremo norte de Ubatuba, esta pitoresca Ilha faz parte de um pequeno arquipĂŠlago que leva o mesmo nome.


Conheça Ubatuba com a Terra das Tribos Turismo O local é absolutamente simples, mas encantador, perfeito para quem busca contato com a natureza e tranquilidade Dona de uma beleza impar, deixa maravilhados todos que pisam em suas areias. Suas águas calmas e cristalinas abrigam milhares de espécies subaquáticas, como corais, peixes de diferentes tamanhos e cores, tartarugas, arraias, cavalos marinhos, e com sorte até golfinhos. Capaz de surpreender quaisquer olhos, o visitante pode desfrutar de um delicioso banho de mar em suas duas únicas praias, ligadas por uma pequena trilha, ou mesmo praticar o mergulho livre (snorkeling) onde terá a oportunidade de conhecer melhor este espetáculo da natureza! Quem já esteve por lá garante que é como estar dentro de um aquário, e por alguns instantes se tornar parte dele, sentir-se um como um peixe. Segundo alguns moradores, na década de 50, havia um projeto para a construção de um cassino no local, o qual não foi levado adiante, mas ainda é possível encontrar alguns sinais de que a obra foi iniciada. Após a morte de seu antigo dono, chamado de Couves, a Ilha ficou sendo administrada por estes moradores que ali prevaleceram, cuidando e preservando o lugar. O local é absolutamente simples, mas encantador, perfeito para quem busca contato com a natureza e tranquilidade, conta com um pequeno quiosque que oferece refeições e petiscos nos finais de semana e feriados.

Acesso: a partir da Vila de Picinguaba, (na Rod. Rio Santos, sentido Rio de Janeiro a 45 km do centro de Ubatuba) com a travessia de barcos de pescadores locais com duração de aproximadamente 20 minutos.

Passeios de Buggy • Snorkeling Cachoeiras • Trilhas • Escunas e Lanchas Passeios com guia de turismo credenciados pelo MTur

Viagens Nacionais e Internacionais Passagens Aéreas • Cruzeiros Marítimos Pacotes Turísticos

Av. Marginal, 1530, Loja 04 Enseada – Ubatuba / SP (12) 3842-4622 • (12) 8125-0098 contato@terradastribos.com www.terradastribos.com Facebook: Terra das Tribos Turismo


ESPECIALCRIANÇAS

034

Litoral para curtir com

as crianças O Dia das Crianças está chegando e a Litoral em Revista preparou um guia de informações de lazer pelo litoral, de Paraty a Ilhabela para as crianças de todas as idades. Veja as opções de passeios e programe-se para se divertir com os pequenos! POR: Ana Pavão


Av. Leovigildo Dias Vieira, 38 - Itaguá Tel.: (12) 3832-6307 www.restaurantereidocamarao.com.br

18 anos se passaram e o rei continua majestoso!

Que as praias do nosso litoral são deslumbrantes e fazem a alegria da criançada, já é fato, e como não é tarefa difícil encontrar deliciosas praias para todos os gostos, vamos apresentar alguns dos muitos atrativos que podemos encontrar e desfrutar com os pequenos nas margens de nossas areias. Em Paraty, os encantos dos casarões antigos e das charmosas ruas de pedras no Centro Histórico, deslumbram tanto adultos quanto crianças. Aproveite para fazer diversos passeios a pé pelo centrinho. Em cada canto é possível esbarrar com um artista tocando música ou um pintor em plena atividade. Também é possível fazer um passeio de charrete, onde um guia vai contando detalhes sobre a história da cidade, as crianças simplesmente adoram. Em Ubatuba, vale a pena levar os pequenos até o farol dos pescadores, visitar as famosas lojas de artesanato da cidade, e obrigatoriamente passar pelo Projeto Tamar e pelo Aquário de Ubatuba. No Aquário as crianças conhecem de perto um pouco do complexo mundo marinho, entre os atrativos 12 tanques de água salgada, um deles com 80 mil litros, com representantes da fauna local e de outros oceanos. As crianças ficam apaixonadas! Já o Projeto Tamar, conta com uma completa infraestrutura de educação ambiental, informação sobre as tartarugas, atividades lúdicas para as crianças, incluindo tanques e aquários onde é possível ter um contato próximo com diversas espécies de tartarugas. Dentro do Projeto Tamar, há ainda o Museu Caiçara, um espaço cultural criado com o intuito de resgatar e valorizar a rica cultura caiçara e relembrar os hábitos e costumes de uma época que faz parte da formação do povo brasileiro. Através de mais de 200 peças antigas, painéis explicativos, fotos e objetos que fizeram parte da história, crianças e adultos tem a oportunidade de “viajar no tempo” e conhecer um pedacinho da cultura brasileira. Vale lembrar também, que atividades simples, como caminhar na orla e assistir ao nascer e ao por do sol, podem parecer básicas, mas certamente serão inesquecíveis para qualquer criança. Falando em simplicidade, uma boa dica também é alugar bicicletas e sair pedalando com os pequenos, uma experiência divertida e prazerosa. Em Ubatuba, a UbasAdventure aluga bicicletas e faz a entrega onde você estiver.


ESPECIALCRIANÇAS

036

Uma boa dica também é alugar bicicletas e sair pedalando com os pequenos, uma experiência divertida e prazerosa.

ALGUNS PASSEIOS IMPERDÍVEIS Passeio de Escuna Seja em qual ponto você estiver entre Paraty a Ilhabela, para relaxar e, ao mesmo tempo, apreciar as belas paisagens da região, nada melhor do que um passeio de escuna. O tamanho das embarcações e os incríveis lugares visitados faz a garotada se sentir em um filme de piratas. Nos desembarques, o contato direto com a natureza desperta nos pequenos respeito e admiração pelo meio ambiente, como na Praia do Sul da Ilha Anchieta, aonde o sargentinho vem pertinho da beira e a água é calma e cristalina. Flutuadores (espaguetes) e coletes esportivos infantis também ficam a disposição para as crianças aproveitarem as aguas cristalinas, e caso eles já se aventurem nas águas, podem alugar mascara, snorkel e nadadeiras e se deslumbrar com a variedade de espécies. Como se divertir abre o apetite, algumas escunas, como a Galha Negra de Ubatuba, oferecem cesta de frutas cortesia e serviço de bar com churrasco a bordo. Um passeio de barco será sempre encantador, e com certeza uma experiência inesquecível para os pequenos.

Foto: Luis Pavão

Mergulho Para a garotada que não sai da água e busca diversão e novas experiências, praticar o mergulho livre (snorkeling), ou o autônomo (dive) para os maiorzinhos, é uma atividade surpreendente. Segundo a operadora Colonial Diver de Ilhabela, com 8 e 9 anos a criança já pode fazer o Discovery Dive que é um mergulho autônomo para não credenciados pela PADI, feito com o apoio de um instrutor, a criança utiliza cilindro de ar e pode descer até 03 metros de profundidade. Já crianças a partir de 10 anos podem realizar o curso de mergulho Open Water Dive PADI Jr, onde podem chegar até 12 metros de profundidade, com o auxilio do instrutor. Na prática do mergulho livre, ou snorkeling , as crianças podem começar cedo, a partir de 04 anos. Espiar os encantos do fundo do mar encanta e desperta a vontade de proteger e aprender mais sobre este universo único e cheio de vida. Passeio de bicicleta Demais! Alugar bikes para passear com a garotada pela orla com certeza será, além de ótimo para saúde da família, uma delicia. Alugam-se bikes por hora ou por dia, e para crianças pequenas pode-se utilizar a cadeirinha acoplada na bicicleta. Em Ubatuba, a UbasAdventure oferece este serviço. Atualmente na cidade existem aproximadamente 8 Km de ciclovias. Já em Caraguá, a ciclovia central, que percorre as praias do Aruan, Indaiá, Centro, Camaroeiro e Prainha, totaliza 13 km. Em Ilhabela, entre os percursos disponíveis para o passeio, os turistas podem conhecer as praias de Itaguaçu, Itaquanduba e Engenho D’Água em um trajeto de quatro quilômetros que vai do centro da cidade à praia do Pererequê. Além das ciclovias, por toda a faixa desse litoral é possível pedalar na privilegiada Rio-Santos, com suas belezas naturais e belas praias.

Foto: Ana Pavão

Há também locais especializados no lazer infantil, como o Playground Hora da Alegria e o Hakuna Matata, ambos em Ubatuba, com monitores que cuidam e divertem as crianças. Enquanto eles se aventuram em brinquedões, piscina de bolinhas, pula-pulas e se distraem em muitas outras atividades, os pais relaxam, aproveitando os encantos do litoral, namorando, passeando ou fazendo compras. Para os pequenos que não conseguem ficar longe dos atrativos de grandes centros urbanos, em Caraguá é possível ter acesso a um shopping com toda a infraestrutura para compras e recreações. Com wi-fi gratuito e salas de cinema de última geração, o Serramar Parque Shopping pode ser uma boa pedida para um lazer pós praia, um cinema em 3D ou uma tarde de compras com a garotada. No centro de Caraguá é muito interessante levar os pequenos para conhecer a feira de artesanatos e passear a noite, pela iluminada orla da cidade. Em São Sebastião o Centro Histórico, recentemente reformado guarda um casario colonial que se espalha por sete quarteirões, certamente uma aula de história e cultura. Na rua da praia, a Praça de Eventos oferece grandes shows na temporada. Ao lado, canhões portugueses que protegeram a cidade dos piratas desde o século 16 podem render ótimas histórias e fotografias com os pequenos! Já o centro histórico de Ilhabela também é um ótimo destino para curtir com a família. Concentra casarões coloniais que são herança dos portugueses e que hoje abrigam restaurantes, lojas de artesanato e antiquários. Há restaurantes, pizzarias, sorveterias, creperias, cafés e cervejarias. O centro histórico funciona mais ou menos em função dos navios que atracam em Ilhabela (especialmente em dias de semana) , então, procure se informar sobre os horários em que o comércio estará de portas abertas. Uma boa pedida em Ilhabela é realizar um passeio de Jipe, rumo a praia de Castelhanos. Ao longo do trajeto há inúmeras quedas d´água e pode-se avistar borboletas, macacos e vários tipos de pássaros.


10 anos de muitas brincadeiras e atividades recreativas! Faça sua festa aqui!

Locação de Brinquedos

Espaço com Monitores Especializados

Atividades Recreativas

Shopping Porto Itaguá - Piso Superior - Ubatuba - SP - Tel: (12) 3833-3375 / (12) 9137-0208

Cuidamos dos seus filhos enquanto você faz suas compras


ESPECIALCRIANÇAS

038

empresas citaDAS na matéria

Colonial Diver Escola de mergulho Av. Brasil, 1751 - Ilha Bela - SP Em frente a Ilha das Cabras (12) 3894-9459 Adrenalina Mergulho Escola de mergulho Av. Roberto Silveira, 16 - Paraty - RJ

Hora do Lanche!

(24) 3371-2991

Para as paradas estratégicas, há ótimas opções gastronômicas na região, muitas delas com diferenciais para melhor atender ao público infantil. Confira! Paraty 33 Tem cardápio infantil Rua Maria Jácome de Mello 357 Centro Histórico – Paraty (24) 3371-7311 Villa Verde Serve massas e tem pratos infantis Rod. Paraty-Cunha Km 7 – Paraty (12) 3371-7808 Peixe com Banana Possui espaço infantil para desenhar e assistir desenho animado R. Guarani, 255 – Itaguá Ubatuba (12) 3832-1712 Rei do Camarão Tem cardápio infantil e fica em frente a uma praça com diversos brinquedos. Av. Leovigildo Dias Vieira, 36 – Itaguá - Ubatuba (12) 3932-6307 Bardolino Tem cardápio infantil Rua Doutor Esteves da Silva, 18 Centro Histórico - Ubatuba, (12) 3832-1733

Pizzaria São Paulo Prepara pizza do tamanho e gosto dos pequenos R. Dr. Esteves da Silva 26 Centro Histórico - Centro (12) 3832-7457

Baleares Campinho e área infantil. monitores nos finais de semana. Av. Eurico Gaspar Dutra, 100 Praia da Tabatinga – Caraguá (12) 3884-6010

Dukes Hot Dog e Hamburguers Tem giz de cera e folhas para pintar, com temas regionais. Av. Brasil - Itaguá - Ubatuba (12) 3832-5384

Restaurante Canoa Tem instrutores de caiaque e SUP e aulas de surf nos feriados. Av. Magno Passos Bittencourt, 326 - Barra do Una São Sebastião (12) 3867-1313

Caju Quiosque nas areias da Almada, praia de agua calma e cristalina. Praia da Almada, Km 13 - Rod. Rio Santos - Ubatuba (12) 8122-0044 Bar da Almada Quiosque nas areias da Almada com locação de caiques para a garotada se divertir no mar. Praia da Almada, Km 13 - Rod. Rio Santos - Ubatuba (12) 8122-4002 Golfinho Tem serviço de praia Av. Maria Carlota, 698 – Caraguá (12) 3884-3427

Bistrô Tem pratos infantis, buffet, espaço com brinquedos e televisão. Av. Mãe Bernarda, 637 Juquehy - São Sebastião (12) 3863-2609 A Redonda Pizzaria com loja de artesanatos Av. Riachuelo, 6852 - Ilhabela (12) 3894-9154

Ominimare Escola de mergulho Rua Guaicurus, 30 - Ubatuba - SP (12) 7813-7896 UbasAdventure Entrega bicicletas em qualquer lugar de Ubatuba e organiza passeios de flex boat. (12) 3842-3947 / (12) 9751-4631 Terra das Tribos Empresa de turismo recepitivo. Trilhas, passeios de bug, mergulhos de snorkel etc. Av. Marginal, 1530, Enseada - Ubatuba - SP (12) 3842 4622 / (12) 8125 0098 Escuna Galha Negra Passeios para a Praia do Sul - Ilha Anchieta. Em frente ao restaurante Maanain na praia da Enseada em Ubatuba. (12) 9639-6122 Hora de alegria Playground Shoping Porto Itaguá em Ubatuba (12) 3833-3375 Hakuna Matata Playgrond Rua Hanz Staden, 767 - Centro (12) 3833-1650

Bacalhau Villa Prato Kids e quiosque na praia Av. Pedro Paulo Moraes, 435 Saco da Capela - Ilhabela (12) 3896-3939


olar

o e Avanço Esc

, Reforç Complemento

ATEMÁTICA M • S Ê U G U T POR

UBATUBA Rua Dr. Esteves da Silva, 21/31 Centro Fone: (12)3833-5724

SÃO SEBASTIÃO Av. Guarda Mor Lobo Viana, 89 Centro Fone: (12)3893-1676


ESPECIALCRIANÇAS

040

DIA DAS CRIANÇAS

Foto: Divulgação

Em Ubatuba a semana da criança promete ser bem divertida! A livraria Nobel promove sua 3a Feira Anual de Livros Infantis, nesse ano com o tema Monteiro Lobato e seu Sitio do Pica Pau Amarelo, já o Aquário de Ubatuba também terá programação especial com atividades voltadas para as crianças. Confira as programações e leve a garotada para se divertir e de quebra ainda aprender bastante!

PROGRAMAÇÃO AQUÁRIO DE UBATUBA: As atividades, serão das 10h às 17h, e dividir-se-ão nos quatro dias por temas que abordarão as maravilhas dos oceanos e sensibilizarão para a conservação da natureza e do ambiente marinho, de uma forma original e divertida. Dia 12/10 10h às 12h - Oficinas 11h30 - Palestra e alimentação dos pinguins 12h e as 17h - Sessão de Filmes Infantis 17h - palestra e alimentação dos pinguins 17h30 - Teatro de Fantoches : Uma Alga Muito Estranha Do dia 13/10 ao dia 15/10: 10h às 12h - Oficinas 11h30 - Palestra e alimentação dos pinguins 17h - Palestra e alimentação dos pinguins Entrada: R$ 16,00 adultos; R$ 8,00 estudantes com carteirinha, crianças (6/17 anos) e idosos (acima 60 anos) Cortesia para crianças até 5 anos (acompanhadas)

Rua Guarani, 859 - Ubatuba - SP Tel.: (12) 3832-1382


PROGRAMAÇÃO LIVRARIA NOBEL DE UBATUBA: Dia 10/10 09:30hs - contação de História Recreação 14:00hs- contação de História Recreação

Loja 1: Av. Prof. Thomaz Galhardo, 495 - Centro Ubatuba / SP (12) 3832-5120 Loja 2: Shopping Porto Itaguá Ao lado do cinema Ubatuba / SP (12) 3832-4798 Aberta todos os dias

Dia 11/10 09:30hs- contação de Histórias Recreação 14:00hs contação de História Recreação Dia 12/10 15:30hs – Perso. do Sitio(Escultura em balão) 16:00hs – Oficina de Arte 17:00hs – Brincadeiras 18:00hs – Contação de Historias 19:00hs – Hora da Cuca 20:00hs - Encerramento Dia 13/10 15:00hs – Perso. do Sitio(Escultura em balão) 15:30hs – Oficina de Arte 17:00hs – O Casamento da Emilia 18:00hs – Culinária da Tia Anastácia 19:00hs - Encerramento Dia 14/10 15:00hs – Palhaçada na porta (escultura em balão) 15:30hs – Brincadeiras 17:00hs – Oficina de Arte - Contação de Historias 18:00hs – - Contação de Historias (Flautista) 19:00hs - Encerramento Entrada franca. . A livraria fica na esquina da Rua Guarani com a Av. Carlos Drummond de Andrade - Ubatuba - SP Tel.: (12) 3833-9840

R. CONCEIÇÃO | CENTRO | UBATUBA 12. 3836-1631 (PRÓXIMO A SANTA CASA)


INFORMEPUBLICITÁRIO

042

Navegar é preciso ESCUNA GALHA NEGRA Para conhecer melhor os encantos deste litoral, nada como passear, por praias e ilhas paradisíacas embarcados em um elegante barco pirata. Buscando oferecer conforto e segurança aos seus passageiros, a Escuna Galha Negra tem um passeio diferenciado com passagens limitadas garantindo espaço e diversão e bote de apoio motorizado, fortalecendo a segurança e facilitando o embarque de crianças à passageiros da terceira idade. Saindo da praia da Enseada em Ubatuba, bem em frente ao restaurante e pousada Maanain, a escuna navega pela protegida Enseada do Flamengo, costeando a Mata Atlântica, rumo ao Parque Estadual da Ilha Anchieta, enquanto os passageiros desfrutam da cesta de frutas cortesia da embarcação. Nos desembarques, o contato direto com a natureza desperta em todos o respeito e a admiração pelo meio ambiente, como na Praia do Sul da Ilha Anchieta, onde a água é calma e cristalina e as crianças conseguem alimentar os peixes na palma da mão bem na beira da praia. Para quem ainda não sabe nadar, flutuadores (espaguetes) e coletes esportivos (infantil e adulto) ficam a disposição para um mergulho com segurança e tranquilidade. Para os aventureiros desfrutarem melhor este universo subaquático, a escuna oferece mascara, snorkel e nadadeiras para locação, enquanto um guia orienta como utilizar os equipamentos. Você vai se deslumbrar com a variedade de espécies nestas aguas protegidas. Robalos e garoupas, frades e tartarugas passeiam em seu habitat natural, quase sem se incomodar com os curiosos que flutuam e os observam. Para quem gosta de caminhar na mata, pode aproveitar a trilha de 10 minutos, que leva por entre a vegetação nativa até o mirante da Ilha e fotografar o visual encantador de Ubatuba, com jeito de cartão postal. Na região continental, a Escuna costeia a pequena praia do Flamenguinho e para para um segundo mergulho na praia do Flamengo, que foi considerada pelo guia 4 rodas de 2010 a água mais limpa do estado São Paulo. A praia possuiu algumas mansões e moradores ilustres, mas o acesso a ela é só por trilha íngreme ou pelo mar.

A bordo da escuna, enquanto você saboreia o serviço de bar (serviço não incluso) com salgado, bebidas, refrescos e um churrasquinho delicioso, o nosso guia apresenta a história incrível da Ilha Anchieta, cheia de mistérios, enquanto a escuna costeia próximo às outras praias e antigas construções da ilha. Um passeio que vale a pena, seja para mergulhar nas águas calmas e transparentes, ou para caminhar em sua areia gostosa e fotografar a natureza, é encantador para toda a família guardar na memória e no coração.

ESCUNA GALHA NEGRA Praia da Enseada – Ubatuba – SP (em frente ao restaurante Maanain) Reservas: (12) 9639-6122 (12) 9143-7777 (12) 3842-0897


www.saperecomunicacao.com.br contato@saperecomunicacao.com.br (12) 9738-5328

LIVROS, REVISTAS, INFORMATIVOS

DIAGRAMAÇÃO

EDIÇÃO PROFISSIONAL EM INDESIGN Desenvolvimento de projeto gráfico para publicações, Arte final, diagramação e fechamento de arquivos para impressão.

DESENVOLVIMENTO, ADMINISTRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO

WEB SITES

PHP, MYSQL, JOOMLA, WEB 2.0 Utilização de novas tecnologias e seguranças. Trabalho de SEO (do inglês, Search Engine Optimization), que trata-se da otimização do site para mecanismos de busca.

IDEIA, DESENVOLVIMENTO, DESIGN

MARKETING

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, EMAIL MARKETING, MARKETING VIRAL Criação e disparo de email marketing. Desenvolvimento de material publicitário. Desenvolvimento e administração de Fanpages para Facebook.

Porque escolher a Sapere? • Temos ideias • Somos criativos • Apresentamos soluções • Pensamos fora do quadrado • Nosso conceito é clean • Usamos novas tecnologias • Criamos soluções personalizadas


GASTRONOMIA

044

leite

“animal” POR: João Corbisier Chef padeiro naturalista

As marcas são diversas e as opções, inúmeras. O leite de vaca está cada vez mais sendo cortado do cardápio de nossas crianças, seja por opção ou orientação médica.

E não é só o leite, mas também o açúcar, a gordura, enfim, uma série de alimentos, quase sempre industrializados. Temos que criar alternativas mais baratas e naturais para esta substituição. Mas como fazer isso? Como substituir o leite sem entupir meu pequeno de soja? Ou gastar fortunas nos importados? A solução pode ser bem simples e fácil, porém precisamos de dedicação.

Não podemos esquecer que nosso corpo está habituado a diversos estímulos e memórias sensitivas. Por isso, quando estamos em fase inicial de substituição de alimentos, temos que agradar nossos sentidos, para que esta troca seja agradável. Por exemplo: se vemos um copo cheio de líquido branco, logo pensamos em leite. E é pensando nisso que vamos fazer algo que lembre muito nosso velho amigo, pelo menos no visual. Temos que nos preocupar com os nutrientes, já que o leite de vaca é riquíssimo. Na natureza existem diversas fontes de nutrientes, e algumas delas são os grãos - nozes ou castanhas. Fontes de óleos essenciais, proteína, ferro, cálcio, enfim, uma infinidade de amigos para nosso organismo. E, se fizermos as misturas certas teremos uma bebida incrivelmente rica, que alimentará nossas crianças de forma muito saudável. Espera ai, mas como esse monte de comida de passarinho pode virar “leite”? Calma, vamos ao passo a passo, que é bem fácil. Primeiro, precisamos dos equipamentos: jarra de suco, panela média, coador, liquidificador, funil, garrafa (de preferência de vidro) com tampa; e uma colher de sopa.


Quando estamos em fase inicial de substituição de alimentos, temos que agradar nossos sentidos, para que esta troca seja agradável.

Algumas de nossas delícias: Lanches Várias opções saudáveis, quentes e frias, com e sem salada, queijo de cabra holandês, mussarela de búfala e queijo branco. Mostarda francesa e nossos maravilhosos pães.

Agora a melhor parte: ½ xícara (50g) de amêndoas com pele ½ xícara (50g) de castanhas do Pará 3 colheres de sopa (20g) de gergelim branco com casca 3 colheres de sopa (20g) de sementes de girassol sem casca 2 colheres de sopa (10g) de semente de linhaça dourada 2 colheres de sopa (10g) de aveia em flocos finos 2 colheres de sopa (20g) de amaranto em grão 2 colheres de sopa (20g) de quínua em grão 2 colheres de sopa (10g) de chia em grão 1g de sal marinho (uma pitadinha bem pequena)

Coloque todos os ingredientes na jarra grande de suco e preencha com água filtrada. Faça isso à noite e deixe descansar até o outro dia pela manhã. Passe para a panela e leve ao fogo médio até que surjam as primeiras bolhas; ai, abaixe o fogo e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Passe para o liquidificador e bata tudo. Você vai perceber que, quando acaba a fervura, a água está meio turva, mas logo depois que passa pelo liquidificador fica branca. Coe, passe para a garrafa com a ajuda do funil, guarde na geladeira e consuma no máximo em três dias. Sempre misture bem antes de consumir, pois ficam sedimentos no fundo da garrafa. Pronto, agora você já pode usar sua criatividade e dar novas “caras” para esta bebida, acrescentando baunilha, nozes, algas ou outros ingredientes a seu gosto, lembrando que se usar ingredientes escuros, seu “leite” também vai escurecer. Bom apetite.

Pães de queijo Nossos deliciosos pães de queijo são integrais, feitos com ovos orgânicos e sem leite. Nos sabores de Parmesão, Azeitonas Pretas, Ervas, Meia Cura e Gorgonzola.

Recheados Na massa de linhaça, doces e salgados, em diversas opções de sabores: Queijo meia-cura com azeitonas pretas, Palmito com cogumelos, Chocolate branco com pera, e muitos outros...

Café da manhã Nossos opções de cafés da manhã podem incluir: coalhada natural com mel, sucos naturais, pães especiais, café gourmet, queijo branco, geléia e outras opções deliciosas...

Rua Dr. Esteves da Silva, 360 - Centro - Ubatuba / SP - (12) 3836-1836 Esquina com a Rua Hans Staden

www.padariaintegrale.com.br


MEIOAMBIENTE

046

BALEIAS FRANCAS VISITAM UBATUBA POR: Carla Beatriz Barbosa

Foto: Lucas Gallo/Divulgação

Uma mãe e filhote de Baleia Franca estão sendo avistados em Ubatuba desde o dia 11 de setembro.

Já passaram pelas praias Domingas Dias, Lázaro, Enseada e Lagoinha. Os técnicos do Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta estão monitorando as aparições, como registros deste animal na região. A mãe com cerca de 15 metros e o filhote com pouco mais de 6 metros, descansam na região. Baleias francas - Eubalaena australis – são mamíferos marinhos de grande porte, podendo atingir cerca de 17 metros e 60 toneladas. Caracterizam-se por apresentar “verrugas”, formadas por calosidades naturais e nadadeiras peitorais em forma de trapézio. Seu “esguicho” é em forma de V. Podem ficar submersas, em mergulho, por aproximadamente 20 minutos, porém nas áreas de reprodução a freqüência de emersão é maior, assim como o repouso e a movimentação bem lenta. São animais muito ameaçados, pois por muito tempo foram considerados os animais “certos”, fáceis de matar. Isso acabou diminuindo e muito a área de distribuição deste animal, que podia ser avistado até o litoral Sudeste do Brasil. Atualmente a baleia franca tem na região antártica sua área de alimentação, onde passa o período de nov/dez a maio/junho se alimentando preferencialmente de krill, na América do Sul sua área de reprodução é a região da Península Valdez na Patagônia Argentina e em Santa Catarina região Sul do Brasil.


São raras as avistagens mais ao norte, porém, este aumento no número de ocorrências pode ser um indicativo que esses animais estejam se recuperando, e, desta forma, recuperando sua antiga área de distribuição, já que têm sido observados indivíduos “reocupando” o litoral sudeste. São animais lentos, e é comum que as fêmeas fiquem em zonas costeiras de pouca profundidade durante a época reprodutiva, em comportamento de amamentação e cuidado com o filhote. Em relação a este cuidado, a gestação tem duração em torno de 12 meses, a maturidade sexual ocorre em torno dos 5-6 anos e a primeira cria se dá com 8-9 anos. Nascimento entre junho e dezembro. Os filhotes já nascem com cerca de 5 metros e com aproximadamente 5 toneladas e ganham em torno de 50 kg por dia, nas primeiras semanas. As fêmeas procriam a cada 3 anos. E o filhote passa quase que todo o primeiro ano ao lado da mãe. É muito importante manter distância e não perturbá-los. Importante salientar que pela legislação que trata do assunto (Portaria IBAMA n.º 117/96) embarcações só podem se aproximar ate 100 metros com o motor ligado e 50 metros sem motor, em um período máximo de 30 minutos. Isto se faz necessário para não ocorrerem colisões, nem tampouco estressar mamãe e seu filhote Os registros do Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta, de uma mãe com filhote de Franca na região, foram em: Agosto de 2003, 2007, 2008 e 2010. O Aquário de Ubatuba e o Instituto Argonauta são as únicas instituições que possuem licença do IBAMA para resgatar aves e mamíferos marinhos na região. Ambas trabalham, com o apoio do IBAMA e o Instituto conta com o convênio da Petrobrás e o patrocínio do Aquário de Ubatuba. O Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba fazem parte da REMASE - (Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos da Região Sudeste), e vem atuando há 15 anos no monitoramento, resgate e reabilitação de animais aquáticos encontrados entre o litoral norte de São Paulo e Litoral Sul do Rio de Janeiro.

Baleias francas Eubalaena australis – são mamíferos marinhos de grande porte, podendo atingir cerca de 17 metros e 60 toneladas.


Saúde dos oceanos inspira cuidados Brasil é o 27º país na lista dos mares mais saudáveis POR: Regina Teixeira

FOTOS: MontereyBayAquarium

Um estudo inédito publicado recentemente pela Revista Nature mostra que a humanidade precisa cuidar melhor dos oceanos, de onde tira alimentação, recreação e sustento. Numa escala de um a 100, o ambiente marinho recebeu 60 de pontuação média. O maior responsável pelas enfermidades dos mares é o ser humano, cujas atividades provocam derramamento de petróleo, acidificação das águas, perda da biodiversidade e poluição. Aproximadamente 84% das reservas marinhas monitoradas estão completamente exploradas ou até mesmo esgotadas. Estima-se que a capacidade das frotas pesqueiras do mundo é duas vezes maior que os níveis de pesca sustentáveis. O Índice de Saúde dos Oceanos foi criado pela Conservação Internacional, National Geographic Society e New England Aquarium. Durante três anos, mais de 65 cientistas analisaram 171 regiões costeiras no mundo todo, nos quesitos biodiversidade, limpeza das águas, proteção ambiental da costa, oportunidades de pesca artesanal, turismo, entre outros. O Brasil obteve pontuação igual ou maior do que a média global em seis dos 10 indicadores, com destaque para a preservação das espécies e criação de áreas de proteção na costa, em que recebeu 81 pontos. No entanto, o país ficou abaixo da média no quesito poluição e tirou nota zero no turismo, por conta da ocupação desordenada nas áreas costeiras. Com 62 pontos no total, o Brasil ocupa a 27ª posição entre os países que têm melhor saúde oceânica. O primeiro do ranking é o arquipélago Seychelles, no oceano Índico, com 73 pontos. As faixas mais debilitadas estão na costa oeste africana, cujo desempenho ruim é reflexo dos baixos indicadores de desenvolvimento humano, de acordo com o estudo. A maioria dos países teve nota baixa em itens como oferta de alimentos, cuja média global foi de 24 pontos. O resultado mostra que é preciso abandonar técnicas predatórias de pesca e aperfeiçoar as formas sustentáveis. Para os pesquisados, a fórmula para um bom indicador de saúde dos mares inclui economia forte, governo estável e políticas de cuidado com as faixas litorâneas. Só falta adotá-las.


Eleito pela 3avez consecutiva pela revista

“Melhor Bar de Música ao Vivo do Litoral Norte Paulista”

PROGRAMAÇÃO 11/10

quinta

12/10

sexta

13/10

sábado

19/10

sexta

20/10

sábado

26/10

sexta

27/10

sábado

Pracaniz

Space Cowboys Paulo Meyer & The Thunderheads Amplitude Valvulada The Hitmakers

O maior responsável pelas enfermidades dos mares é o ser humano, cujas atividades provocam derramamento de petróleo, acidificação das águas, perda da biodiversidade e poluição.

Ramam

Nilo Mariano

Av. Prof. Chico Santos, 17 Itaguá - (12) 3832.2810 www.bluesontherocks.com.br


LIVROS

050

Dicas para ler 50 tons mais escuros

autorA E L James

Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua nova carreira, numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

TODA SUA Eva Tramell tem 24 anos e acaba de conseguir um emprego em uma das maiores agências de publicidade dos Estados Unidos. Tudo parece correr de acordo com o plano, até que ela conhece o jovem bilionário Gideon Cross, que imediatamente se interessa por Eva. Uma relação intensa começa. E então eles se apaixonam, o que pode ser tanto a chave para um futuro feliz até que uma faísca traz de volta os traumas do passado e coloca essa paixão em jogo. autorA Sylvia Day

País dos Petralhas O livro aborda criticamente as principais questões brasileiras (e mundiais) deste início de século XXI: aborto, religião, homossexualismo, o poder de Lula, o papel da oposição no país, Bolsa Família, racismo e cotas raciais, ambientalismo e código florestal, descriminação das drogas, Obama (EUA), a “Primavera Árabe”, entre outros vários temas de que o autor se vale para, afinal e incondicionalmente, defender os direitos fundamentais do cidadão, a democracia representativa e, portanto e acima de tudo, a liberdade autor Reinaldo Azevedo


Encontre esses e muitos outros títulos na Livraria Nobel Ubatuba, parceira da Ubatuba em Revista na campanha pró-leitura. A livraria fica na esquina da Rua Guarani com a Av. Carlos Drummond de Andrade - Ubatuba - SP Tel.: (12) 3833-9840

O sucesso da trilogia 50 tons de Cinza Para quem ainda não conhece, a obra de literatura erótica vem fazendo a cabeça da mulherada ao redor do mundo. O mais interessante é que este fenômeno de vendas foi inspirado na saga adolescente Crepúsculo, que também fez um sucesso extraordinário. Com boas doses de sexo picante e romance típico de filme, a trilogia 50 tons de Cinza tem feito milhares de mulheres - e de homens curiosos - mergulharem nas descobertas de Anastacia Steele sobre o sexo e o amor. O sucesso 50 Tons é o fenômeno literário do momento. No Brasil, vendeu mais de 300 mil exemplares desde seu lançamento, há nem dois meses. No mundo, mais de 40 milhões de cópias. Já é o maior best-seller da história do Reino Unido: 5,5 milhões de cópias vendidas. Já rendeu uma trilogia, e se encaminha para o cinema. Os direitos foram vendidos por cinco milhões de dólares para a Universal. O terceiro e último livro da saga será lançado no Brasil em dezembro desse ano.

50 Tons é o fenômeno literário do momento. No Brasil, vendeu mais de 300 mil exemplares desde seu lançamento, há nem dois meses.

1493

autor Charles C. Mann

Este livro procura apresentar uma história sobre um evento biológico chamado ‘Intercâmbio Colombiano’ que teria se iniciado com a chegada de Cristóvão Colombo nas Américas. Apresentando pesquisas feitas por ecologistas, antropólogos, arqueólogos e historiadores, Charles C. Mann procura mostrar como a criação dessa rede mundial de intercâmbios ecológicos e econômicos fomentou a ascensão da Europa, devastou a China imperial, desmantelou a África e, por dois séculos, fez da Cidade do México onde a Ásia, a Europa e a fronteira das Américas interagiam dinamicamente - o centro do mundo.

ARTIGOS REGIONAIS SOuvENIRS dE ubATubA Av. Marginal, 1530, Loja 04 pRESENTES ORIGINAIS Enseada – Ubatuba / SP

(12) 3842-4622 • (12) 8125-0098 contato@terradastribos.com www.terradastribos.com Av. Iperoig, 66 - Centro - ubatuba - Sp Facebook: Terra das Tribos Turismo

(12) 3832-1400 / 3833-5359 - kasarao66@hotmail.com


Eco Móveis móveis planejados

“Priorizamos soluções ecologicamente corretas, otimizando o uso das matérias e recursos naturais, beneficiando o consumidor e o meio ambiente.”

CINEMA

052

Na telona

Hotel Transilvânia Sejam todos muito bem-vindos ao Hotel Transilvânia, um luxuoso resort cinco estacas (ou estrelas, caso prefiram) de Drácula, onde monstros e suas famílias podem viver livres da intromissão do mundo humano. Mas há algo que nem todos sabem sobre o Conde: ele não é apenas o príncipe das trevas, mas também é um pai super-protetor de uma filha adolescente, chamada Mavis, e inventa contos de perigo para dissuadir seu espírito aventureiro. Como um refúgio para Mavis, ele abre o Hotel Transilvânia, onde sua filha e outros monstros famosos como Frankenstein e sua noiva, a Múmia podem relaxar com segurança e tranquilidade. Para Drácula, servir à todos esses monstros não é um problema, mas o seu mundo pode desabar quando alguém comum acaba indo parar no hotel e se encanta por Mavis.

As Vantagens de Ser Invisível Baseado no romance homônimo de 1999, escrito por Stephen Chbosky, que também assume direção e roteiro da adaptação, o filme conta a história do introvertido Charlie, um adolescente tímido e impopular, que descreve a sua vida em uma série de cartas para uma pessoa anônima, mas aos poucos sai de seu casulo graças a seus novos amigos, Sam e Patrick. Sendo introduzido à uma época difícil da adolescência, onde estará sujeito ao uso de drogas, problemas com a sexualidade e bullying.

Rodovia Oswaldo Cruz, 4705 Morro das Moças - Ubatuba / SP Telefone : (12)3833-6725 Mariana : (12) 9165-2220 - Edmilson (12) 9104-7911 E-mail : contato@ecomoveisubatuba.com.br www.ecomoveisubatuba.com.br


Confira no site a programação e trailers dos filmes em cartaz em Ubatuba: www.ubatubaemrevista.com.br/cinema CINE PORTO: (12) 3833-2066

A Negociação Quando conhecemos pela primeira vez o magnata das operações financeiras de alto risco de Nova York, Robert Miller, ele aparenta ser o retrato vivo do sucesso tanto no mundo dos negócios quanto no mundo da família. Mas por trás das paredes douradas da sua mansão, Miller tenta desesperadamente vender o seu império a um grande banco, antes que toda a dimensão das suas fraudes seja revelada. Lutando para esconder a sua vida dupla de suas esposa e filha, Miller também vai tentando manter uma relação amorosa com uma comerciante de arte francesa, Julie Côte. Quando ele se encontra no instante em que se estava prestes a se ver livre do seu complicado império, um inesperado erro obriga-o a um jogo de malabarismo entre família, negócio e crime.

Rua Guarani, 255 Centro Tel. 3832-1712 Av. Marginal Lambert, 980 (Marina Kauai) Tel. 3842-1338


CULTURA

054

PROGRAMAÇÃO TEATRO MÁRIO COVAS CARAGUÁ

Av. Goiás, 187 - Indaiá - Caraguatatuba/SP Tel: 12 3881-2623

17/10 - 20h O Cortiço O clássico literário de Aluísio Azevedo é o pano de fundo para a versão teatral de “O Cortiço”, com adaptação e direção de Ivan Villabela. A peça apresenta uma identificação com os personagens, levando a uma aproximação entre ficção e realidade através de escolhas e pistas feitas a cada instante: poder, ascensão social, disputa, exploração, submissão, desgosto, perda de identidade, desengano, sedução, erotismo, alegria, musicalidade, loucura, ritual de passagem, saudades, inocência violada, perdição, vida e morte, céu e inferno. Um cortiço de sensações imperdível! Duração: 70 min. Classificação: Livre Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada

24 e 25/10 - 10h e 15h Candim – Circuito Cultural SESC

9/10 - 20h João e Maria - O musical, da Nova Cia de Artes Um dos clássicos infantis mais tradicionais contados há gerações por pais e filhos ganha uma versão musical feita pela A Nova Cia. de Artes. João e Maria conta a história de dois irmãos que são abandonados na floresta por seu pai dada a falta de comida para alimentar a ambos. Após várias privações, acabam capturados por uma bruxa, mas conseguem enganá-la e reencontram seu pai. Vale a pena conferir! Duração: 60 min. Classificação: Livre R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada

12/10 - 20h Caixa de Surpresas - Musical Infantil Carrossel O trio de atores mirins Lucas Santos, Fernanda Pompom e Esther Marcos, no ar atualmente como Paulo, Alicia e Margarida da novela Carrossel do SBT são os protagonistas dessa história fantástica: uma caixa de surpresas dentro da sala de achados e perdidos revela um carrossel mágico que tem o poder de dar vida aos brinquedos que estão lá dentro. O som desse carrossel faz a mágica acontecer e o trio de atores fará de tudo para desvendar esse mistério com muita música, diversão e alegria. Vale a pena conferir! Duração: 60 min. Classificação: Livre Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada antecipado e R$ 50 inteira e R$ 25 meia-entrada no dia

Candim é um espetáculo premiado e apresentado em festivais de Teatro nacional e internacional, integrante do Circuito Cultural SESC que conta a história de um menino simples, sonhador, de pés descalços e calças curtas que vive intensamente suas aventuras em sua cidade natal: Brodósqui. Ao mesmo tempo, Candim é um pintor consagrado, premiado, homenageado e que recorda seus tempos de menino do interior com emoção e lucidez. Ambos permanecem com um desafio: o medo do Espantalho. É a menina Janelise, uma simples criança de rua, que vem buscar Candim – em suas lembranças – para ajudar a vencer o medo. Medo que todos nós temos de alguma coisa, de um sentimento, do passado, do futuro... Todos temos que enfrentar esse desafio: vencer o medo! Vale a pena conferir! Duração: 50 min. Classificação: Livre ENTRADA FRANCA

16/11 – 21h Os Monólogos da Vagina Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou- se fenômeno mundial. Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora em todo o mundo abordam de maneira extremamente bem humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade. Consultar valores do ingresso.


ver達o 2013

Rua Jord達o Homem da Costa, 193 Ubatuba

12 3832-3651

opus.naturae

@opus_naturae

opusnaturae@hotmail.com


CULTURA

056

Rua Condessa de Vimieiro Praça da Matriz - Ubatuba/SP (12) 8187-1244 TIM ou 8*17961 Nextel

PROGRAMAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DE UBATUBA

10/11 – 18h DUDINHA E A GALINHA PINTADINHA – CANTICAS DE RODA Um espetáculo inteiramente musical, baseado no grande sucesso que os clássicos de cantigas de roda fazem entre as crianças de todo o Brasil. As músicas, de domínio público, são os mesmos clássicos que fizeram parte da infância dos adultos de hoje em dia e resgatados fazem parte do dia a dia da criançada. O público também poderá extasiar-se com a participação mais que especial da menina Mariana que, junto com Dudinha, cantará as música,s sempre acompanhadas da criançada. R$40,00 a inteira e R$20,00 a meia-entrada, válida para estudantes, professores, aposentados, maiores de 60 anos e funcionários públicos.

06/10 – 18h e 20h O Mágico de Oz Um clássico imortalizado pelo cinema. Conta a história da menina Dorothy Gale, que vive numa fazenda com a família e seu cãozinho Totó. Mas a menina deseja estar num lugar melhor. Ao sair de casa, a pequena Dorothy é carregada por um furacão que a leva para um mundo desconhecido, onde vive muitas aventuras ao lado de seus novos amigos: o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde. Mas o único que poderá trazê-la de volta ao seu lar é o Mágico de Oz. R$40,00 a inteira e R$20,00 a meia-entrada, válida para estudantes, professores, aposentados, maiores de 60 anos e funcionários públicos. PROMOÇÃO ESPECIAL – Meia-entrada para todos, comprando até o dia 05 de outubro.

20 e 21/10 – 21h no sábado e 19h no domingo Terça Insana 2012 - Antes Que O Mundo Acabe É a mais recente criação da Terça Insana. O espetáculo aborda o fim do mundo que, segundo a Profecia Maia, se aproxima. O roteiro de “Terça Insana 2012 - Antes Que O Mundo Acabe” apresentará cenas e textos inéditos, além de personagens clássicas expondo suas dúvidas a respeito do fim do mundo. R$50,00 a inteira e R$25,00 a meia-entrada, válida para estudantes, professores, aposentados, maiores de 60 anos, funcionários públicos e segurados Porto Seguro.

17/11 – 21h OS MONÓLOGOS DA VAGINA Os Monólogos da Vagina Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou- se fenômeno mundial. Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora em todo o mundo abordam de maneira extremamente bem humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade. Consultar valores do ingresso.

Pron

ta en

o -3947 Calixt • 12 3842 o t a n Re 31 51-46 s 12 97 h o t é i Ubatuba as e de d o a iã s g m.br e pou s na r nture.co a g m e e e ntr v a E d g a as tre ub

www.

passeios de taxi boat: consulte-nos


A Litoral em Revista é uma publicação gratuita e independente, que conta exclusivamente com o apoio das empresas anunciantes. Se você é empresário, anuncie e apoie a divulgação do nosso litoral. Se você é leitor, ao visitar nossos anunciantes, apresente o caminho que o levou a conhecer a empresa, apoiando assim este meio de divulgação desta região de aguas cheias de vida e lugares incríveis para se conhecer. Venha aproveitar este Litoral e lembre-se: na natureza se deixam pegadas e se levam lembranças...


3a FEIRA ANUAL DE LIVROS INFANTIS NOBEL E SEMANA DA CRIANÇA DUKES

de 10 a 14 deOutubro

Rua Carlos Drumond de Andrade, 20 Ubatuba - SP Tel (12) 3833-3033

Dias 10/10 e 11/10 a partir das 9:30h

Contação de histórias e sorteio de brindes! a partir das 15:30h

Dia 12/10

• Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo • Oficina de Arte • Brincadeiras • Contação de Historias • Hora da Cuca • Sorteio de Brindes

APOIOS:

a partir das 15h

Dia 13/10

• Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo • Oficina de Arte • Brincadeiras • Contação de Historias • Teatro "O Casamento da Emilia" • Culinária da Tia Anastacia a partir das 15h Dia 14/10 • Sorteio de Brindes • Palhaçada na porta • Oficina de Arte • Brincadeiras • Contação de Historias • Sorteio de Brindes


Pinguinário Aqualoja e Aquabar Terrário com jacarés Um dos maiores tanques marinhos do Brasil, com 80 mil litros 22 tanques com mais de 100 espécies de animais marinhos e de água doce Tanque de contato e manuseio Exposição de conchas Auditório para 60 pessoas

Imperdível! Rua Guarani, 859 - Ubatuba/SP (12) 3832-1382 www.aquariodeubatuba.com.br

Litoral em Revista  

Edição de Lançamento! A partir daqui , a Ubatuba & Paraty em Revista se tornou Litoral em Revista, passando a divulgar além de Ubatuba e Par...

Litoral em Revista  

Edição de Lançamento! A partir daqui , a Ubatuba & Paraty em Revista se tornou Litoral em Revista, passando a divulgar além de Ubatuba e Par...

Advertisement