Issuu on Google+

Voz Cidade Informativo

da

Prefeitura de São Sebastião do Passé | Ano 05 | Nº 15 | Outubro | 2010

NOSSA TERRA TEM Saúde

VOCÊ CONFIOU. AQUI ESTÃO OS RESULTADOS.

Programa garante medicamento em casa Pág. 03

CEO garante tratamento odontológico Pág. 05

Município conta com 13 equipes de Saúde da Família Pág. 06


2

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

Querida família

Expediente

Sebastianense!

que me orgulho envolvido na área da saúde, área Venho aqui mostrar o trabalho des por fazer. ito realizamos. Sei que ainda há mu em falar, pelas inúmeras ações que ndo alha estamos buscando parcerias e trab As dificuldades são imensas, mas de digna saú a um r federal e estadual para oferece intensamente junto aos governos a todos os sebastianenses. centual superior 22% do orçamento na saúde, per Uma prova disso é que investimos ano de ição. No início da nossa gestão, no aos 15% que é previsto pela constitu s com de saúde da família e agora estamo 2005, contávamos com 11 equipes es de saúde, mos e reestruturamos as unidad 13 equipes. Construímos, reforma de 100% da população. proporcionando uma cobertura NASF; ntomóvel, a Farmácia Popular e o Implantamos o SAMU, o CEO, o Odo s novos mo uiri adq e , icas rio de Análises Clín reformamos e instalamos o laborató mental cia ciên defi de s ore ino Leitão. Os portad Alb l pita Hos a par os ent ipam equ l com a implantação do CAPS. agora têm um atendimento especia mos , mas tenham a certeza de que esta Os limites no trabalho são muitos a uma saúde sso ace nossa população tenham um trabalhando para garantir que a de qualidade. Um forte abraço, TÂNIA PORTUGAL

Prevenção ao câncer de mama

A prevenção e o combate ao câncer de mama são os principais objetivos da campanha realizada desde 2006 pela Prefeitura, em parceria com a AVON e o Hospital Aristides Maltez. São realizados 40 exames/dia, com hora marcada pelas Unidades de Saúde da Família da sede e dos distritos. Os casos suspeitos são encaminhados para acompanhamento no Hospital Aristides Maltez.

Campanha contra a hanseníase A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), realizou o Dia da Mancha. O projeto também envolveu Agentes Comunitários de Saúde que fazem um trabalho de conscientização nas comunidades.

Combate à dengue é permanente no município A prevenção e as medidas de combate a dengue exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples. Desde o inicio da administração em 2005, a prefeitura vem trabalhando intensamente para acabar com os criadouros do mosquito no município. A Secretaria de Saúde criou a Campanha “São Sebastião Unido contra a dengue”, baseado no slogan da Campanha Nacional, para conscientizar a população sobre a importância de se adotar medidas de prevenção e vem realizando junto com os agentes comunitários de saúde e de endemias, mutirões e caminhadas de conscientização, além da aplicação de inseticida (Carro de Fumacê) e capacitação técnica para os agentes de endemias.

Prefeita TÂNIA MARIA PORTUGAL DA SILVA

gabinete@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

Secretaria de Saúde

saude@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

MARCELO JAMERSON TRINDADE OLIVEIRA (71) 3655-8020 Secretaria de Governo

governo@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

JOSÉ CARLOS PORTUGAL TEIXEIRA pmssgab@uol.com.br Secretaria da Fazenda e Gestão Pública

fazenda@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

CARLOS ADRIANO RODRIGUES DA SILVA pmssp@uol.com.br Sec. de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico/ Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

sedec@saosebastiaodopasse.ba.gov.br agricultura@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

VICENTE JOSÉ DE LIMA NETO (71) 3655 - 8022 / 3655 - 8033

22

%

do orçamento INVESTIDOS em SAÚDE

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

infraestrutura@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

ORLANDO LAGO (71) 3655-8023

Secretaria de Educação e Cultura

seduc@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

JUCINALVA PINTO PERUNA (71) 3655 - 8027

Secretaria de Assistência Social

assistenciasocial@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

MARCIA ANDREA ROCHA SOUZA (71) 3655 - 8030 Secretaria de Esporte e Lazer

esporte@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

ANTONIO SOUZA FILHO (71) 3655-8011

Controladoria do Município

controladoria@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

ANGELO MARIO SACRAMENTO

Secretaria do Trabalho e Reparação Social setres@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

JOSÉ CARLOS CONCEIÇÃO DA PAZ (71) 3655-8025

Departamentos

O governo municipal de São Sebastião do Passé tem direcionado grande parte dos recursos municipais para a Saúde. A atual administração aplica na área nada menos que 22% do orçamento. Esse percentual é superior aos 15% previstos pela Constituição. O que estamos mostrando a seguir é o resultado de como estão sendo aplicados os recursos públicos da administração que asseguram um atendimento digno a quem procura o serviço público de saúde.

Comunicação e Eventos

comunicacao@saosebastiaodopasse.ba.gov.br eventos@saosebastiaodopasse.ba.gov.br

(71) 3655-8024

Cultura: (71) 3655-8012 Receita (Sat): (71) 3655-8003. Departamento de Trânsito: (71) 3655 - 8035

Voz Cidade Informativo

da

Rua Teodoro Xavier de Souza, 39 Centro São Sebastião do Passé -BA CEP 43.850-000 Tel.: (71) 3655-8024 Jornalista responsável: Nara Letícia - DRT 3001 Fotos: Gilson Santos Departamento de Comunicação e Eventos Edição fechada em 07/10/2010 Produção

71 3342.4440 metta@mettacomunicacao.com.br


3

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

Atendimentos

570

SAMU 263

O atendimento à saúde da população foi reforçado com a chegada do SAMU/192- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência à cidade. Implantado em parceria com os governos federal e estadual, já realizou, desde a sua implantação, 1.544 atendimentos. O SAMU funciona 24h para prestar socorro de urgência e emergência em qualquer região do município.

706

Samu: atendimentos de Urgência 24 horas

2008

2009

2010*

* Até agosto de 2010

Programa garante medicamento em casa Entregar medicamentos em domicílio aos pacientes hipertensos e diabéticos. Esta é a proposta do Programa Medicamento em Casa, que foi implantado no município no ano de 2009, em parceria com o Governo do Estado, em três unidades de Saúde da Família: Nestor Mendes, Péricles Rodrigues e Teodora Ferreira Correia. São beneficiados pacientes cadastrados nestas unidades que possuem diagnóstico confirmado de Diabetes tipo 2 e/ou hipertensão arterial independente de idade, sexo ou cor, encontram-se em fase estável de tratamento e têm assiduidade às consultas médicas e de enfermagem. Pacientes idosos com limitações físicas, como amputação de membros, diminuição de acuidade visual ou

cegueira ou com distúrbios mentais com laudo médico têm prioridade no programa. As três unidades de saúde da família têm em seus cadastros 160 pessoas, gerando 378 distribuições realizadas pelos Correios. Os pacientes recebem suas medicações em casa, em uma caixa padronizada, uma ação que facilita a vida do paciente.

Número de agentes comunitários é ampliado De 2005 até 2009, a prefeitura aumentou de 76 para 106 o número de agentes comunitários de saúde e convocou através de concurso 47 agentes de endemias. Eles tiveram a sua regularização profissional no exercício da atual administração e receberam da prefeitura e do Governo Federal kits que continham três camisas modelo pólo, um boné e uma mochila para a realização de suas atividades. São Sebastião do Passé sediou, em 2006, o 1º Congresso Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde. O evento teve o apoio da prefeitura através da Secretaria de Saúde. O ato foi importante para se discutir políticas públicas do setor e os problemas enfrentados pela categoria.

Bicicletas facilitam o trabalho cretaria em parceria com a Se e, úd Sa de ia ár et cr A Se tas, compradas l, adquiriu 18 bicicle de Assistência Socia ada). Os Gestão Descentraliz de ce di (Ín D IG do através s profissionais itar a locomoção do veículos devem facil uação. em suas áreas de at


4

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

novas unidades de Saúde A prefeitura vem investindo na descentralização do serviço de saúde, proporcionando um atendimento mais próximo da comunidade. Para isso, vem implantando novas unidades ou reformando e modernizando as já existentes no município. Em Araçatiba, por exemplo, a Unidade de Saúde da Família (USF) foi construída em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde. A unidade conta com uma sala de atendimento médico, uma sala de enfermagem, uma sala de atendimento odontológico, uma sala de imunização, uma sala de curativo, recepção, entre outras áreas.

Consultas

27.242

47.712

41.684

50.768

43.447

37.873

PSF

NAZARÉ DE JACUÍPE

Reformas - A USF Maria Cândida Reis, em Jacuípe, foi totalmente ampliada e reformada. Também foram realizadas reformadas nos Postos de Saúde da Família do Centro, da III etapa, de Banco de Areia, do São Roque e da Brasília. Satélites - Além disso, foram implantados nove postos satélites que servem de apoio ao PSF em áreas rurais, sendo eles nos povoados de Laranjeiras, Quicé, Aragão, Gearí, Santo André, Lagoa, Água Branca e Água Preta. Alguns postos de saúde, agora, também contam com consultório odontológico.

SANTO ANDRÉ

SEDE (CENTRO)

MAJÚ

2005 2006 2007 2008 2009 2010* * Até agosto de 2010

ARAÇATIBA

ARAGÃO


5

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

tratamento odontológico O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi mais uma importante conquista para o tratamento da saúde bucal do povo sebastianense. Implantado em 2006, através da parceria da prefeitura com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde. O CEO garante a oferta de serviços de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor e também atende a portadores de necessidades especiais.

Atendimentos

208

625

403

183

843

CEO

2006 2007 2008 2009 2010* * Até junho de 2010

Prêmio nacional ntivo que com trabalho preve São Sebastião foi desta

Unidade Móvel para Zona rural O município dispõe ainda de uma Unidade Móvel Odontológica, o Odontomóvel, que garante o acesso dos moradores da zona rural ao atendimento em saúde bucal. A Unidade móvel atende nas localidades de Jacarandá, Jacaré, Conceição, Palmeira, Laranjeira, Água Preta, Massapê, Santo André, Gearí.

o stião do Passé conquistou O Município de São Seba do sa gio Elo e recebeu Mensão Prêmio Brasil Sorridente, tério ontologia (CRO) do Minis Conselho Regional de Od o ventivo bucal desenvolvid da Saúde pelo trabalho pre de trabalho preventivo da saú pelo CEO. Pelo sucesso do ico um consultório odontológ bucal, o município ganhou equipado.


6

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

Hospital ganha novos equipamentos INTERNAÇÕES CLÍNICA CIRÚRGICA * Até julho de 2010

370 151

HOSPITALARES

2009 2010*

443 257

OBSTRETÍCIA

* Até julho de 2010

2009 2010*

428 188

CLÍNICA MÉDICA

* Até julho de 2010

2009 2010*

No Hospital Dr. Albino Leitão é oferecida a Assistência Hospitalar, com a disposição de pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas, serviços de radiologia, patologia clínica, ortopedia, além de internações nas quatro especialidades básicas (clínica médica, pediatria, obstetrícia e cirurgia). O Hospital conta com a realização de cirurgias eletivas de médio porte e assistência no parto cesariano. Além da reforma do Centro Cirúrgico, a Secretaria de Saúde ainda adquiriu com recursos próprios vários equipamentos para o Hospital como um bistúri elétrico, desfribilador, cardioscópio, um oxímetro de pulso, um compressor de ar comprimido, um eletrocardiógrafo computadorizado, uma carro de emergência, ventilador pulmonar e uma ambulância tipo A. Em convênio com o Fundo Estadual de Saúde, foram adquiridos em 2009 novos equipamentos para o Hospital, são eles uma incubadora, um cardioversor e um aparelho de raio X. A prefeitura também recebeu do governo do Estado uma ambulância Tipo A. Desde 2005 a gestão atual vem realizando reformas na estrutura física do Hospital e adquirindo novos equipamentos para oferecer um atendimento em saúde de qualidade para a população.

155 134

PEDIATRIA

* Até julho de 2010

2009 2010*

ATENDIMENTO MÉDICO DE URGÊNCIA

32.176 ATENDIMENTOS

*

*De janeiro à agosto/2010.

moderno laboratório Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de maneira ágil e confortável, a prefeitura implantou em 2005 o laboratório de análises clínicas do Hospital Dr. Albino Leitão. Ele tem capacidade para realizar até 20 mil exames por mês. Os exames são marcados pelas 13 Equipes do PSF e a coleta é feita no Hospital durante os dois turnos, além de funcionar 24h para atender a demanda dos pacientes internados no Hospital. Para garantir maior agilidade na realização dos exames, os técnicos de saúde deslocam-se até as unidades de Lamarão, Banco de Areia, Maracangalha e Nazaré de Jacuípe para a realização da coleta do material. Os profissionais também fazem visitas domiciliares nos casos onde há indicação médica.

Campanhas de Vacinação são um sucesso As campanhas de vacinação do município sempre atingem as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Na 2ª etapa da Campanha contra a Paralisia Infantil, que aconteceu em junho, deste ano, vacinamos 2..414 crianças menores de cinco anos. Os idosos também receberam atenção, com 2.360 moradores com mais de 60 anos imunizados contra a gripe. Realizamos também a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 e a Meningite Meningocócica tipo C. Além disso, os Postos de Saúde da Família seguem o calendário nacional de vacinação da criança.


7

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

Policlínica: 18 especialidades A população conta com um atendimento ambulatorial gratuito e de qualidade na Policlínica Renílson Rehen de Souza. É a assistência de média complexidade sendo assegurada pela Secretaria de Saúde aos Sebastianenses. Além disso, na policlínica também são realizados eletrocardiograma, coleta de material para exames preventivos do colo uterino e acompanhamentos de prénatal de risco.

Serviços Disponíveis: • Pneumologia

• Cirurgia Geral

• Neurologia

• Psicologia

• Oftalmologia

• Psiquiatria

• Dermatologia

• Ortopedia

• Ultra-sonografia

• Gastroenterologia

• Otorrinolaringologia • Urologia

MÉDICAS

ESPECIALIZADAS

18.625

• Cirurgia Obstétrica

Consultas

8.341

• Medicina do Trabalho

17.715

• Cardiologia

20.750

• Pediatria

19.164

• Ginecologia

17.255

• Angiologia

2005 2006 2007 2008 2009 2010* * Até agosto de 2010

em oferecer tratamento médico e psicológico para as pessoas portadoras de transtornos mentais com cuidado intensivo, comunitário e personalizado. O Centro, além de realizar o acompanhamento clínico, também promove a reintegração social dos portadores de transtornos mentais e comportamentais proporcionando a eles o acesso ao trabalho, ao lazer, exercício dos direitos civis e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os pacientes do CAPS I contam desde 2009 com O Programa Medicamento de Alto Custo, uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado através da SESAB, onde os portadores de distúrbios mentais recebem gratuitamente remédios de alto custo. Cabe destacar que a unidade também disponibiliza medicamentos essenciais e excepcionais em saúde mental para a população gratuitamente.

Atendimentos

REALIZADOS

18.792 9.732

A prefeitura entregou a população em 2007, o CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gustavo Pinheiro, uma importante realização na área da saúde. O CAPS tem a capacidade para atender 165 pacientes por mês e conta com psiquiatra, terapeutas ocupacionais, assistente social, enfermeiros, auxiliar de enfermagem e oficineiro. É a primeira vez na história do nosso município que a administração se preocupa

Programa distribui Medicamento de Alto Custo

4.518

CAPS atende pacientes

2009 2010* * Até junho de 2010


8

Voz Cidade Informativo

da

Outubro | 2010

Remédio até 90% mais barato A prefeitura implantou, em 2008, numa parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, a Farmácia Popular, que tem cerca de 100 tipos de medicamentos com preços até 90% mais baratos que nas farmácias convencionais. A Farmácia fica localizada na Rua José Nicolau Figueiroa.

Apoio aos pacientes fora de domicílio A Secretaria de Saúde também realiza o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), relacionado à alta complexidade ambulatorial (oncologia e hemodiálise), que é realizado através do encaminhamento dos pacientes pelas unidades de saúde do PSF e da demanda espontânea para tratamento fora de domicílio nos município de Salvador e Camaçari. A Secretaria garante os subsídios para o transporte e alimentação dos pacientes e acompanhantes.

Núcleo de apoio à saúde das famílias

Atendimentos

2005 2006 2007 2008 2009

11.128

18.636

20.220

25.678

15.303

5.561

TFD

O NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família - foi implantado no município em 2008 e tem como objetivo dar resolutividade às ações de atenção básica e aumentar a atenção à família. A equipe interdisciplinar do NASF atual é formada por Fisioterapeuta, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Coordenadora, Educador Físico, Nutricionista e Fisioterapeuta. O NASF desenvolve as seguintes atividades: Palestras educativas (educação permanente); Visitas domiciliares; Atendimento Individual e em Grupo; Capacitação Continuada; Oficinas terapêuticas/ profissionalizantes; Apoio Matricial; Atendimento a família; Acolhimento; Atividades comunitárias e Reunião da equipe interdisciplinar. Este ano, a Secretaria de Saúde adquiriu uma KOMBI para dar mais resolutividade ao trabalho desenvolvido pela NASF.

2010*

* Até agosto de 2010

Nova central de regulação de exames

Feira de Saúde em prol do bem estar da população

A nova sede da Central de Regulação de Consultas foi implantada em 2009, junto com um novo sistema de marcação de exames e consultas via telefone. Na central são feitas as marcações de exames e consultas especializadas, a regulação de assistência onde os exames que não podem ser feitos no município são marcados em outra cidade e faz o gerenciamento do programa TFD - Tratamento Fora de Domicílio.

A Feira de Saúde, mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde em prol do bem estar da população, foi realizada na sede, nos distritos de Nazaré de Jacuípe e Lamarão, além dos bairros do Alegre/Conceição e de Araçatiba. Durante o evento, as pessoas receberam informações sobre cuidados com a saúde, desde a aferição de pressão arterial até a apresentação de palestras sobre assuntos diversos.

A feira contou com a participação de setores da Secretaria de Saúde, que atenderam a população e realizaram serviços como: manicure, pedicure, prancha, preventivos, distribuição de camisinhas, atendimentos clínicos e pediátricos. Um stand do CRASCentro de Referência de Assistência Social também foi montado no evento.


vozdacidade_saude