Page 1

dezembro de

2016

2017 TRAZ O NOVO Venha conferir na COUROMODA as COLEÇÕES e as ESTRATÉGIAS de quem vai crescer no novo Brasil O MELHOR DA INDÚSTRIA MILHARES DE COMPRADORES

Informação e parcerias para impulsionar os negócios de calçados e acessórios

news


Responsabilidade E OUSADIA

A

inovação, que sempre esteve no DNA da COUROMODA, nunca foi tão necessária como agora, quando o Brasil e o mundo passam por transformações que vão impactar as próximas décadas. Este rearranjo de tendências e políticas atinge o nosso país e também o mercado internacional, para onde vão nossos calçados e artefatos, fazendo com que empresários e profissionais, no varejo e nas fábricas, tenham que refazer seu dever de casa. Trata-se de um processo que passa por entender os novos desejos de consumo, atualizar as boas práticas, maximizar as ações B2B, B2C e as atuais formas de relacionamento, assim como aquelas que logo serão inventadas. Tempos de desafios são sempre um campo fértil para a COUROMODA, que desde o início dos anos 70 acompanha os grandes movimentos do setor. E é com o mesmo espírito de responsabilidade e ousadia que estamos preparando a 44ª edição de nossa feira, para

FOTO FREDY UEHARA

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA

Francisco Santos Fundador e presidente COUROMODA - Feira Internacional de Calçados, Artefatos e Acessórios de Moda

entregar ao mercado um evento moderno e vibrante, com a presença de todos os players da indústria e do varejo que realmente fazem a diferença na hora de tomar decisões e movimentar os negócios. Queremos propiciar boas experiências também na área de exportação (com uma visitação expressiva e qualificada) e nos campos da informação e da gestão de negócios. Para isso, ampliamos oportunidades para a troca de ideias e experiências, visando levantar propostas que atendam as novas demandas dos consumidores brasileiros e globais. Inovadora, cosmopolita e confiante na competitividade dos calçados e artefatos produzidos no Brasil. Essa é a COUROMODA que, a partir de 15 de janeiro, em São Paulo, aguarda a todos para o mais estratégico e abrangente encontro de líderes da área calçadista. Desejamos a todos um excelente Natal! O feliz Ano Novo e o Novo Brasil começam na COUROMODA.

COUROMODA 3


news Coordenação e edição Ana Jussara Leite Comunic Propaganda

12

Redação Mauro Moraes e Milton Grabin GBM Comunicação Janaína Freitas e Fred Wagner JF Comunicação TAG Content

VAREJO FAZ AJUSTES Lojistas preparam-se para recuperar o ritmo de vendas em 2017.

Fotos Arquivo Couromoda/Divulgação Shutterstock

16

Produção editorial TAG Content Direção de arte estudio vintenove

22

Tratamento de imagem Adiel Nunes Revisão Madi Pacheco

INDÚSTRIA INVESTE PARA VENDER MAIS Novas coleções mostram muita moda, preços competitivos e atitude de marca.

Foto de capa Sandália e bolsa Cecconello Direção e conceito: Madeleine Muller Fotografia: Carlos Sillero Styling: Eden Matarazo Beleza: Edu Sauer Modelo: Thainá Mazzim/Joy Models

Edição impressa: 10 mil exemplares Edição digital: disponível em todas as plataformas

28

Presidente Francisco Santos

Diretor-Superintendente Jorge Alves de Souza Diretor-Geral Jeferson Santos Diretor Thomas Santos R. Padre João Manuel, 923, 6º andar, São Paulo CEP 01411-001 Tel: (11) 3897-6100 • 3199-6100 comercial@couromoda.com.br @couromoda

4 COUROMODA

Veja o mapa da feira e confira a relação de expositores.

APROVEITE O QUE SÃO PAULO TEM DE BOM Diversão, gastronomia, consumo e novas tendências. As muitas atrações da cidade surpreendem os visitantes.

2017

Vice-Presidente Waleska Santos

QUEM ESTÁ NA COUROMODA

18

TERRITÓRIO NACIONAL

Couromoda News é uma publicação dirigida a lojistas, expositores e clientes da COUROMODA – Feira Internacional de Calçados, Artefatos e Acessórios de Moda

PREPARE SUA VISITA

Planeje bem sua visita à feira e use os serviços oferecidos pela COUROMODA.

30

FASHION FACTORY

Com ação valorizando o chão de fábrica, COUROMODA mostra que indústria do calçado continua forte e inovadora.

50

FÓRUM TRAZ CONTEÚDO PROFISSIONAL Feira terá mais de 40 eventos de conteúdo para atualização do setor.


SUMÁRIO

6

UM MERCADO E UM PAÍS MELHORES

Indústria e varejo vão à COUROMODA inspirados pelos primeiros sinais de aquecimento do mercado, e confiantes nas mudanças políticas e econômicas.

48 53

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Presença de expositores de confecções e acessórios amplia as opções de compra do varejo.

MIL COLEÇÕES DE MODA Varejo verá na feira a mais afinada coleção de moda de todos os tempos. A ordem é seduzir o consumidor e levá-lo às compras.

RENOVAÇÃO NO VAREJO Troca de presidentes na ABLAC renova ações para ampliar visibilidade do comércio calçadista.

54

LÍDER DE PRODUÇÃO

Brasil é o 3º maior produtor de calçados

JORGE BISCHOFF

44

COMPRADORES GLOBAIS Com divulgação internacional reforçada, expectativa é receber compradores de 60 países.

COUROMODA 5


MERCADO & TENDÊNCIAS COUROMODA 2017

COUROMODA REÚNE O SETOR PARA IMPULSIONAR A RETOMADA DOS NEGÓCIOS

15 a 18 de janeiro Expo Center Norte São Paulo

Não existe mercado sem desafios e sem competição. Mas a questão agora é muito mais do que uns contra os outros: estamos todos a favor da recuperação econômica do País e da retomada das vendas de calçados e acessórios no mercado doméstico e na exportação.

A

COUROMODA 2017, que abre sua 44ª edição no dia 15 de janeiro, será um encontro estratégico e decisivo para definir os rumos de um mercado onde a indústria faz investimentos crescentes em inovação, moda e qualidade. E onde o consumidor tem cada vez mais informação e poder de decisão, questionando as escolhas e o posicionamento das marcas. Mais do que nunca, mudanças implicam altos riscos, que só podem ser minimizados com muita informação, planejamento e parcerias construídas em toda a cadeia produtiva. Venha participar da COUROMODA para conhecer as tendências e os produtos que vão movimentar o mercado nos próximos meses, para compartilhar experiências com milhares de empresas (da indústria e do varejo) e reafirmar suas estratégias para enfrentar 2017!

MIL NOVIDADES A COUROMODA 2017 vai reunir em São Paulo, nos pavilhões do Expo Center Norte, uma oferta de aproximadamente 1.000 novas coleções para outono-inverno e meia-estação, com todos os tipos de calçados, tênis, bolsas, artigos de viagem, confecções e acessórios de moda.

6 COUROMODA

4 DIAS DE FEIRA MILHARES DE PROFISSIONAIS 60 PAÍSES REPRESENTADOS O intenso trabalho de divulgação que a COUROMODA desenvolveu junto ao varejo brasileiro e a compradores internacionais deverá atrair para São Paulo milhares de profissionais qualificados, tomadores de decisão e influenciadores das áreas de varejo e indústria. Cerca de 80% desses visitantes serão lojistas de calçados, acessórios e confecções, em busca de novidades para suas lojas e das melhores negociações de preço, entrega e apoio pós-venda.


QUEM ESTÁ NO MERCADO ESTÁ NA COUROMODA A melhor vitrine da indústria brasileira de calçados. A feira que atrai o maior volume de lojistas. Evento obrigatório para importadores de mais de 60 países. COUROMODA é referência de negócios e lançamentos de moda para o mercado de calçados e acessórios no Brasil e a única mostra latino-americana a integrar o ranking dos 5 maiores eventos globais do setor.

COUROMODA 7


COUROMODA 2017

AMBIENTE PARA RELACIONAMENTO Além de plataforma de moda e negócios, a COUROMODA é também o melhor momento de relacionamento para o setor. O contato direto entre os tomadores de decisão na indústria e os mais variados perfis de compradores nacionais e internacionais gera um valioso conjunto de informações de mercado. Quem estiver na feira, ouvindo e participando, certamente sairá muito mais bem preparado para gerir seus negócios.

MUITO MAIS INFORMAÇÃO Tão importante quanto encaminhar negócios é recolher informações e experiências sobre onde e como o mercado está mudando: olhar um pouco mais à frente e afinar as estratégias que darão sustentação às empresas no longo prazo. COUROMODA e São Paulo Prêt-à-Porter recebem cada vez mais lojistas decididos a apurar sua visão de negócios. E isso fez crescer a importância do Fórum que ocorre nos quatro dias do evento, e que na próxima edição terá mais de 40 palestras gratuitas, dirigidas ao varejo e à indústria. • Veja o programa do Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter nas páginas 50 a 52.

8 COUROMODA

DOS LÍDERES ÀS NOVAS MARCAS, TODOS ESTÃO AQUI É na COUROMODA que compradores nacionais e internacionais encontram as indústrias líderes de mercado e também médias e pequenas empresas, além de marcas estreantes com propostas diferenciadas. Seja em estandes individuais ou em espaços compartilhados por grupos regionais, empresas de 11 estados se apresentam na feira com grandes objetivos: contatar o maior número de compradores, ampliar o mercado e aproveitar as boas oportunidades de negócios. DE ONDE SÃO OS EXPOSITORES

1,6%

1,5% 2,3% 8%

7%

10,6%

RS

20%

42%

11% 2%

SP MG SC PR

5%

31%

RJ BA/CE/ES GO/SE


RENOVADA E SEMPRE OTIMISTA A COUROMODA 2017 vai apresentar a expositores e visitantes novas soluções para apoiar o desenvolvimento de negócios e de parcerias.

Q

uando chegarem à feira, no dia 15 de janeiro, fabricantes e varejistas vão encontrar inspiração, dinamismo e renovação. Exatamente como a COUROMODA sempre se mostrou, em tempos de crise ou de economia a pleno vapor. Fazendo jus ao seu DNA, que conjuga inovação e ousadia, a feira investiu na geração de um ambiente estimulante para receber milhares de lojistas, industriais, importadores e profissionais da cadeia do couro-calçado. O diretor-geral da feira, Jeferson Santos, diz que este foi um ano de muito trabalho no Grupo Couromoda, que fez mudanças estratégicas, reestruturando a gestão e colocando uma nova

“A abertura oficial da temporada de compras no mercado de calçados será em clima de confiança. Nunca deixamos de investir e de acreditar na força do nosso setor. A COUROMODA cumprirá, mais uma vez, o papel de apresentar cenários e oportunidades para a indústria e o varejo.”

equipe na linha de frente da empresa. “Acompanhando de perto as alterações do mercado de calçados e moda, entendemos que a feira precisaria buscar novas soluções, sem perder a sua identidade profissional e arrojada”, destaca ele. Assim, o evento terá em 2017 um layout mais moderno, mais fashion e adaptado às diferentes demandas dos diversos segmentos profissionais. “Também investimos em novas maneiras de nos comunicar com a indústria, o varejo e os compradores internacionais, incluindo ações de marketing, campanhas publicitárias e ativação de redes sociais.”

COUROMODA DIGITAL

Uma das novidades da feira será o lançamento de uma plataforma digital, desenvolvida pela COUROMODA, visando à realização de novos negócios entre indústria e varejo. “A internet assume, cada vez mais, o papel de grande canal de comunicação entre o trade calçadista e, da mesma forma, entre as empresas e os consumidores”, diz Jeferson Santos. “Por isso, estamos aproveitando a experiência de 17 anos que a COUROMODA tem no ambiente online para criar uma nova ferramenta de apoio ao setor.” Santos destaca que a feira foi pioneira na criação de um portal para promoção do calçado brasileiro e divulgação de notícias sobre o setor, integrando lojistas, importadores e industriais. “O que vamos apresentar agora representa alguns passos à frente nesse processo, agregando vantagens competitivas aos nossos expositores e serviços exclusivos para o varejo. Vale a pena conferir!”

COUROMODA 9


VAREJO

Ajustes & investimentos para RETOMAR O CRESCIMENTO

APÓS UMA SÉRIE DE AJUSTES, O VAREJO DE CALÇADOS PREPARA-SE PARA VOLTAR A CRESCER EM 2017. PROCESSOS OTIMIZADOS, TECNOLOGIAS AGREGADAS, UNIDADES REFORMADAS E NOVAS LOJAS EM ANDAMENTO, TUDO ISSO ABRE PERSPECTIVAS PARA UM FIM DE ANO POSITIVO.

12 COUROMODA


AUMENTO DE VENDAS

COACHING NA LOJA TODA

Para melhorar a performance de suas sete lojas, a rede Azul Calçados (Itu/SP) contratou uma empresa de coaching, responsável pela implantação de metodologias, ferramentas e métricas cientificamente validadas. “Queremos ter informações em tempo real para podermos planejar nossas atividades para 90, 120, 360 dias e também para os próximos anos”, afirma o diretor Antoniel Marrachine Lordelo. A reestruturação da empresa deve favorecer diretamente os 80 colaboradores, que terão mais oportunidades e desafios. “O objetivo é sermos cada vez mais eficientes na gestão e na oferta de produtos, de modo a melhorar a experiência de compra dos clientes, gerando encantamento e fidelização”, completa Lordelo.

A organização Carioca Calçados, que atua em Florianópolis e cidades vizinhas, deve fechar o ano com aumento real de 2% nas vendas. O diretor Pedro Paulo de Abreu diz que a estratégia da rede de 20 lojas inclui criteriosa oferta de produtos, facilidades de pagamento, bom atendimento e ambiente de compras agradável. Nos últimos meses, a empresa priorizou a reforma de unidades e a atualização visual de pelo menos seis filiais. Abreu também se mantém alerta em relação ao posicionamento da rede, “que precisa ser claro e bem entendido pelos clientes. Tudo o que fazemos tem que estar em sintonia com o que as pessoas querem consumir”, define ele. Ainda este ano, a Carioca Calçados abrirá uma nova loja no Continente Shopping, na região de São José/SC.

RETOMANDO A CONFIANÇA

Nada melhor para retomar a confiança em relação ao novo ano do que visitar a COUROMODA. Esse é o pensamento de Antônio Lopes de Souza, proprietário da Aleni Calçados e da Elegante Calçados, em Manaus, que participa da feira todos os anos. Segundo ele, o evento é o momento ideal para “recarregar as baterias”, conhecer as novas tendências e comparar as coleções apresentadas por centenas de fornecedores. “Trocar informações com a indústria e desenvolver parcerias é fundamental para gerar novas oportunidades de negócios.” O lojista destaca que já é possível sentir uma postura mais otimista dos consumidores, o que deverá traduzir-se em boas vendas no final de ano e início de 2017. “Percebe-se claramente um sentimento positivo nas pessoas e mais disposição para comprar sapatos e peças de confecção.”

DIVISOR DE ÁGUAS

Participante habitual da COUROMODA, Carlos Ajita, diretor do Grupo Ajita, define como “ainda mais estratégica” a edição de 2017, que ocorrerá de 15 a 18 de janeiro. Ele afirma que a feira deve marcar a retomada do crescimento, após aproximadamente 18 meses de oscilações nas vendas. “Será o início de uma nova etapa para a indústria e para o varejo de calçados, impulsionada pelas mudanças no cenário político e pela redução dos juros”, diz o diretor administrativo da rede de 37 lojas no interior paranaense, três das quais abertas em 2016, no novo Shopping Catuaí Palladium, em Foz do Iguaçu. O grupo também reestruturou o seu programa de fidelidade, desenvolvido em conjunto com cinco patrocinadores. O Passo a Passo oferece uma série de benefícios aos clientes da rede, incluindo o sorteio de dois automóveis no final do ano.

COUROMODA 13


VAREJO FRANQUIAS EM EXPANSÃO Um sofisticado endereço em Salvador sedia desde novembro as novas lojas-conceito das marcas Use Shoes e Pizy, ligadas à Talent Franquia. É lá, com showroom e ampla área de atendimento, que o empresário

Paulo Roberto Damasceno CAPITAL HUMANO RENDE POSITIVAMENTE

Uma das principais redes de lojas do Rio Grande do Sul, a Dullius vem desenvolvendo um programa de qualificação de seu quadro de gerentes, que já mostra resultados positivos. Mensalmente os gerentes reúnem-se com um consultor para analisar desafios, estabelecer estratégias de ação e, sobretudo, definir formas de manter alta a motivação dos colaboradores. Como resultado disso, as 21 lojas registram aumento real de 6% no volume de pares/peças e 12% no faturamento deste ano. O diretor Claudir Dullius destaca que a empresa optou por formar seus próprios gerentes e valorizar todos os seus colaboradores, desenvolvendo o “jeito Dullius de atender”. Em 2016, o mercado apontou oportunidades de expansão para a empresa. Foram abertas duas unidades em Caxias do Sul e reformadas as lojas de Passo Fundo, Santa Maria e Cachoeira do Sul. Para 2017 estão previstas inaugurações em Passo Fundo, Canoas e Santa Maria, lojas com mix de produtos Colcci (da qual Dullius tem franquia) e grandes marcas de calçados e acessórios. “Nossa visita à COUROMODA, em janeiro, já vai prever compras também para as novas lojas”, avisa o empresário.

14 COUROMODA

recebe franqueados e novos interessados em suas marcas. Oito lojas estão em operação na capital baiana, e a meta é abrir outras dez nos próximos meses, em capitais e cidades do Nordeste. Inspirada nas redes de descontos americanas, a Use Shoes tem perfil popfashion e opera com autosserviço (classes B/C), enquanto a Pizy segue o estilo europeu, com produtos de alto padrão, importados e nacionais. Damasceno destaca a vitalidade do setor de franquias, que tem crescido até 8% ao ano.

FOCO NA CONSTRUÇÃO DE RESULTADOS Produtividade é a palavra-chave para a Itapuã, que opera 110 lojas no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A empresa adotou novas tecnologias, racionalizou os processos internos e planejou exaustivamente para gerar receita e reduzir custos. Roberto Cerutti, diretor superintendente, diz que a estratégia terá continuidade em 2017, complementada por uma presença mais ativa nas redes sociais. “Estes são tempos em que as equipes precisam ser mais produtivas, agregar valor às operações e proporcionar uma experiência de compras positiva aos clientes”, enfatiza ele. A Itapuã projeta um “viés de alta” para a economia a partir de meados de 2017; em janeiro, sua equipe estará na COUROMODA para dar início às compras da coleção outono-inverno.

MAIS LOJAS, MAIS VENDAS, MAIS COMPRAS

A R. Milet inaugurou em novembro novas lojas da Sapataria Nova e da Comfort no Shopping RioMar Presidente Kennedy, em Fortaleza. No mesmo mês, a rede chegou à capital pernambucana com uma unidade Comfort no Shopping RioMar Recife. Com 13 anos de atividades, a rede totaliza agora 26 unidades, sendo 16 delas com a marca Sapataria Nova e dez com a marca Comfort. O diretor Rocine Milet enfatiza que as novas lojas vão ampliar o faturamento total do grupo, demandando compras maiores junto à indústria.


VAREJO

COMO SERÁ 2017? A ABLAC - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados está se mobilizando para marcar, de forma inovadora, sua participação na COUROMODA 2017. Seu tradicional jantar de confraternização terá um novo formato e funcionará como pano de fundo para dois momentos especiais. O economista Ricardo Amorim (comentarista da Globo News e colunista da revista ISTO É) vai falar para uma plateia de mais de 200 associados da ABLAC, lojistas, convidados e empresas parceiras. Atuando como estrategista de investimentos desde 1992, em Nova York, Paris e São Paulo, Amorim fará uma análise das perspectivas da economia brasileira e do comportamento do consumidor. Outro momento importante da noite será a posse da nova diretoria da ABLAC, para o período 2017-2018. Após dois anos de gestão, o lojista Imad Esper passará o cargo de presidente para Marcone Jones Omena Tavares, proprietário da rede de lojas Abys Modas, de Maceió.

CONTATOS QUE GARANTEM SUSTENTABILIDADE

CAMPO DE TESTES PARA NOVOS DESAFIOS

O mercado mudou bastante e vai seguir se transformando rapidamente. Portanto, as marcas não devem ter medo de apostar em novas ideias, para manter a atratividade de seus produtos e a satisfação dos consumidores. Quem diz isso é José Batista Marschall, representante comercial e cônsul da COUROMODA na América Latina. Ele destaca que, na feira, as indústrias têm uma oportunidade ímpar de testar suas estratégias, apresentando ao varejo novas propostas e melhorando suas relações comerciais. “Mas não apenas as marcas devem se reinventar: as equipes de vendas também precisam se preparar para novas demandas, mudar seu modo de pensar e compreender que o mercado vive de novas iniciativas.”

Um investimento em relacionamento e em segurança para os negócios. É assim que o representante Paulo Ricardo Schemes, que participa da COUROMODA há 25 anos e é cônsul no interior de Santa Catarina, define o evento. “Apesar de toda tecnologia, nada substitui o contato direto e a atenção dada às experiências de cada lojista. Só uma feira como esta, que recebe milhares de lojistas de todo o Brasil e compradores de diversos países, é capaz de gerar um volume de informações suficientemente significativo para orientar as decisões da indústria. É inegável que a feira deve gerar vendas, mas é a troca de informações entre parceiros que vai garantir a sustentabilidade do negócio.”

COUROMODA 15


PROGRAME-SE

USE OS SERVIÇOS QUE A FEIRA OFERECE Nos sites da feira, lojistas, importadores e expositores encontram informações constantemente atualizadas para facilitar sua participação no evento e tornar mais agradável sua estadia em São Paulo. couromoda.com/feira saopaulopretaporter.com/feira

CREDENCIAL PELA INTERNET

COMEÇA NO DOMINGO

A feira acontece de 15 a 18 de janeiro, de domingo a 4ª feira, das 10 às 20 horas. Mas atenção, no último dia o horário muda: das 10 às 17 horas. O local você já conhece: é o Expo Center Norte, um dos mais modernos centros de eventos do País, localizado na rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme.

NOVO ESPAÇO BEM-ESTAR Em três pontos diferentes da feira, lojistas e expositores encontrarão áreas especiais para relaxar, com wi-fi disponível e – um plus! – com serviços gratuitos de massagem, manicure e cabeleireiro.

16 COUROMODA

Nem pense em entrar em filas de credenciamento! No portal couromoda.com você faz seu credenciamento antecipado para visitar o evento. Você receberá um e-mail de confirmação com o seu código de credenciamento. Ao chegar à feira, digite o código nos Totens de Autoatendimento para retirar sua credencial personalizada. Tudo muito fácil e rápido!

QUE MARCAS VOCÊ QUER VISITAR? Uma ferramenta online permite que você consulte a Lista de Expositores e organize um roteiro personalizado, incluindo as marcas que quer visitar, com sua localização na feira. Basta acessar o site, clicar em Roteiro de Visitas e seguir as instruções.

Imprima o seu roteiro e use-o como guia para agilizar os contatos com os expositores.


25% DE DESCONTO NA PASSAGEM AÉREA ANDROID

A LATAM é a transportadora aérea oficial do evento e oferece pacotes com descontos de até 25% para quem apresentar o código promocional 719470. A promoção vale para voos de qualquer parte do Brasil para São Paulo, no período de 11 a 21 de janeiro de 2017. •Acesse o site/Viagem e Hospedagem e saiba tudo sobre essa promoção.

IOS

TUDO NA SUA MÃO

Baixe o aplicativo para celular e tablet. Você pode ter todas as informações de forma muito mais rápida e completa. O aplicativo COUROMODA/São Paulo Prêt-à-Porter traz tudo sobre os expositores, mapa da feira, catálogo virtual, novidades da edição 2017 e as principais notícias do setor.

HOTÉIS COM TARIFAS ESPECIAIS

A feira mantém acordos com hotéis localizados bem próximo do Expo Center Norte. Além da qualidade dos serviços, todos oferecem transfer para o pavilhão de exposições. No site da feira, na área reservada aos lojistas, você clica em Hotéis Oficiais e acessa os serviços e tarifas: Holiday Inn Parque Anhembi São Paulo Mercure São Paulo Nortel Aparthotel Adagio São Paulo Nortel

• • •

VÁ DE METRÔ

A partir da estação Portuguesa-Tietê do Metrô (linha azul), a feira disponibiliza serviço grátis de vans e ônibus para o pavilhão de exposições (ida e volta). Embarque e desembarque no metrô: atrás do Shopping Metrô, na Rua Voluntários da Pátria. Embarque e desembarque no Expo Center Norte: portão da Rua Cel. Marques Ribeiro – entrada da feira São Paulo Prêt-à-Porter.

M

HORÁRIOS:

15 a 17 de janeiro: das 9h às 21h 18 de janeiro: das 9h às 18h

ALIMENTAÇÃO COM MAIS OPÇÕES E CONFORTO

Em janeiro de 2016, a multinacional RSA (Levy Restaurantes), com mais de 35 anos de experiência em alta gastronomia e especializada em comida just in time, assumiu toda a operação da nova área de alimentação do Expo Center Norte. Quem testou aprovou os serviços, a qualidade do atendimento, as opções de cardápio e o conforto dos restaurantes The Daily e Preto & Branco, que têm capacidade para atender 1.600 pessoas simultaneamente.

COUROMODA 17


APROVEITE SÃO PAULO RIVIERA

HIGHLINE

PROGRAMAS QUE INSPIRAM Badalar, comer bem, comprar, ver e ser visto… Você tem muito para fazer em São Paulo nos dias em que estiver por aqui, durante a COUROMODA. Num tour que passa por caminhos clássicos e quase óbvios e outros um tanto surpreendentes, você confere nas páginas seguintes uma seleção de programas para estimular a criatividade e aproveitar a cidade na época mais tranquila do ano.

COMEDORIA GONZÁLES

18 COUROMODA

LE JAZZ


Z CARNICERIA

PANAM, NO ROOFTOP

NOITE E GASTRONOMIA

FOTO COMEDORIA: LUCAS TERRIBILI, DEMAIS FOTOS: DIVULGAÇÃO

BAR E BALADA

É possível sentir-se em vários lugares do mundo sem sair de São Paulo. Um pouquinho de Nova York pode ser desfrutado nesse bar frequentado por um público na faixa dos 30 anos, em busca de flertes e badalação. O Highline é inspirado no famoso parque suspenso americano. A parede decorada com um desenho do grafiteiro Eduardo Kobra e o deque de madeira fazem lembrar o lugar. Rua Girassol, 144, Vila Madalena, 3032-2934. www.highlinebar.com.br

ROOFTOP

O 22º andar do hotel Maksoud Plaza, na região da Avenida Paulista, recebe baladeiros que se divertem ao som de pop e eletrônico no PanAm Club, inspirado na antiga companhia aérea. Para entrar no clima, sons de turbina de avião e uma pista com luzes de LED simulam o ambiente de um aeroporto. Não deixe de conferir o

heliponto ao ar livre, um dos espaços mais concorridos. Sem dia nem horário fixo, as festas rolam entre quinta e sábado, com programação no Facebook. Al. Campinas, 150, Jardim Paulista, 3111-6359. www.facebook.com/ PanamClub

CLÁSSICO NA ESQUINA

Inaugurado em 1949, na esquina das avenidas Paulista e Consolação, o Riviera é um clássico paulistano. Fechado por um período, ganhou cara nova em 2013, mas manteve as características originais: a escadaria, os tijolos de vidro e a fachada arredondada com o letreiro de neon. À frente do empreendimento estão o empresário da noite Facundo Guerra e o chef Alex Atala. Shows de bandas e artistas alternativos animam o público. A casa também abre para almoço. Av. Paulista, 2.584, Bela Vista, 3258-1268. www.rivierabar.com.br

ROLÊ ROCK AND ROLL

A decoração inspirada em um açougue antigo tem paredes repletas de quadros, ferramentas, cabeças de animais empalhadas e imagens em neon. A luz baixa ajuda a criar o clima rock and roll do Z Carniceria, que recebe bandas e artistas de quinta

a domingo. É o endereço certo para quem quer provar drinques autorais e um cardápio repleto de opções ‘diferentonas’, como o coração de boi com salada de batata. Av. Brigadeiro Faria Lima, 724, Pinheiros, 2936-0934. www.facebook.com/ zcarniceria

FERVEÇÃO PERTO DA PAULISTA

Lugar que reflete a vocação fashion da cidade e ideal para ver gente bonita a partir dos 30 e poucos anos. Da entrada à sobremesa, o menu do Spot oferece opções variadas e saborosas. Fique atento porque, às vezes, a espera pode passar de 1 hora. Al. Ministro Rocha Azevedo, 72, Cerqueira César, 32830946 ou 3284-6131. www.restaurantespot.com.br

são pequeninos). Prove os ceviches da Comedoria do chef Checho Gonzáles. O local funciona até as 20 horas. Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros.

BISTRÔ CONVIDATIVO

Com três unidades (também no Shopping Iguatemi e na Rua dos Pinheiros), o Le Jazz caiu no gosto dos paulistanos por trazer bons pratos que não custam um olho da cara. As receitas variam entre clássicos franceses e opções com uma pegada mais moderna. Vale para quem quer se divertir, principalmente em grupos, e ver gente bonita. O salão tem mesas próximas e decoração capaz de fazer qualquer um se sentir na França. Rua Doutor Melo Alves, 734, Cerqueira César, 3062-9797. www.lejazz.com.br

O NOVO QUERIDINHO

Embora o Mercado Municipal da Cantareira seja o mais conhecido da cidade, o Mercado de Pinheiros tem ganhado a simpatia do público, sobretudo depois que o chef Alex Atala assumiu a curadoria gastronômica. Por lá você encontra frutas, temperos, carnes e peixes, mas o que realmente chama a atenção são os restaurantes (ou quase isso, pois os espaços

PASSEIOS QUE VISTA!

Galeria de arte, bar e restaurante ocupam o espaço que ficou fechado durante 60 anos. Revitalizado, o Mirante 9 de Julho, logo atrás do Masp, virou point de turistas,

COUROMODA 19


APROVEITE SÃO PAULO

que se misturam ao público descolado que se reúne nas escadarias para conversar e curtir o som de bandas e DJs. A atração é a incrível vista para a Av. 9 de Julho. Ares de balada tomam o lugar nas noites de fim de semana. Rua Carlos Comenale, s/n., Bela Vista, 3111-6342.

FUJA SE FOR CAPAZ

Os desafios conhecidos como jogos de fuga funcionam assim: um grupo fica preso dentro de uma sala e tem 1 hora para desvendar uma série de enigmas e descobrir a saída. O Escape 60 foi pioneiro ao trazer para São Paulo esse tipo de brincadeira popular nos EUA e Europa. Na unidade da Vila Olímpia há seis salas impecavelmente decoradas. A mais divertida é a “Corredor da Morte”, que simula uma prisão. Rua Baluarte, 18, Vila Olímpia, 3842-9066. www.escape60.com.br

POR DENTRO DO ESPETÁCULO

Quando não há concertos em cartaz, um passeio pelas dependências do Theatro Municipal de São Paulo é uma das formas mais interessantes de conhecer o esplendoroso prédio histórico do centro da cidade. Um guia acompanha

20 COUROMODA

RUA OSCAR FREIRE

os grupos, e a visita permite apreciar a bela escadaria, o salão nobre e a formidável sala de concertos. A entrada é por ordem de chegada, sem necessidade de agendar. Se for hora do almoço, encerre o programa no Santinho, o ótimo restaurante do teatro. Praça Ramos de Azevedo, s/n., República. www.theatromunicipal.org.br

de famílias que passaram por ali são contadas em uma exposição de fotos, cartas e objetos. Invista algum tempo observando a belíssima parede que exibe centenas de sobrenomes: é provável que você encontre algum que conheça. Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Brás, 26921866. www.museudaimigracao.org.br

ACELERA

Maior complexo de kart da América Latina, com pista de 1.200 metros, o Speedland é parada certa para quem curte velocidade. As instalações impressionam pela rica decoração temática: estão expostos um carro de Fórmula 1 de verdade, macacões originais, quadros e imagens de pilotos. Autorama e simuladores completam a diversão. Roupas, acessórios e colecionáveis da marca Ayrton Senna estão à venda no local. Rua Ulisses Cruz, 275, Tatuapé, 2159-3888. www.speedland.com.br

A HISTÓRIA DOS IMIGRANTES

Todo restaurado, o prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, que recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de 1887 a 1978, hoje abriga o Museu da Imigração. Histórias

TENDÊNCIAS/ CONSUMO STRIKE A POSE

O quadrilátero do luxo formado pelas ruas Oscar Freire, Augusta, Consolação e Al. Tietê fazem desse passeio um dos mais fashion da cidade. De Havaianas a Versace, de Riachuelo a Animale, marcas conhecidas aqui e no exterior possuem flagships no pedaço, que reúne vitrines inspiradoras (não deixe de espiar a Galeria Melissa). A dica é apostar num look confortável e explorar a região a pé. Galerias de arte, salões de beleza chiques, confeitarias e restaurantes famosos são

algumas opções. Separe pelo menos duas horas para ver as lojas. Aproveite o clima charmoso para tomar um café acompanhado de sonho (sugerimos a Dulca) um ou sorvete (vá de cherry garcia, sabor da Ben & Jerry’s). www.oscarfreiresp.com.br

PARA VIAJAR NA VITROLA

No tradicional bairro da Mooca, o Casarão do Vinil é parada obrigatória para quem curte as bolachas de vinil. O espaço tem mais de 700 mil discos, que dançam por todos os ritmos. Dos LPs aos compactos, o empoeirado (e caótico) endereço é perfeito para garimpar raridades. Além dos mais velhos, que vão lá para matar a saudade, o espaço atrai muitos jovens que curtem descobrir coisas do passado. Rua dos Trilhos, 1.212, Mooca, 2645-2808. www.casaraodovinil.com

É UM LUXO SÓ

O conceito do Shopping Cidade Jardim espelha os centros de comércio de sucesso e as alamedas mais elegantes das grandes capitais do mundo. O resultado é um espaço aberto, com luz natural e lojas com frente para belos jardins. São cerca de 200 lojas,

FOTO RUA OSCAR FREIRE: JOSÉ CORDEIRO. FOTO THEATRO MUNICIPAL: SYLVIA MASINI. FOTO CINE CAIXA BELAS ARTES: LETÍCIA GODOY. FOTO FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO: RENATO LEVY. DEMAIS FOTOS: DIVULGAÇÃO.

THEATRO MUNICIPAL


FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

CINE CAIXA BELAS ARTES

e, obviamente, as marcas mais badaladas de moda e beleza estão lá, com suas incríveis vitrines. Também há restaurantes estrelados entre os jardins internos e nos terraços, com vista para o skyline da cidade. Av. Magalhães de Castro, 12.000, Cidade Jardim, 3552-1000. www.shoppingcidadejardim. com

O “ANTICAFÉ”

Inspirado num conceito europeu, no Lemni Café você não paga pelo que consome, mas pelo tempo de permanência, justamente porque se trata de um espaço compartilhado. Um bufê com pães, bolos, frutas, chás e cafés fica disponível, e o visitante pode usufruir de toda a infraestrutura. Os ambientes são acolhedores e têm internet, café especial, quitutes, alguns jogos e até uma máquina de costura! Rua Simão Álvares, 781, Pinheiros, 98611-7450.

PARIS, TÓQUIO, HONG KONG E SP

Basta colocar na mão uma gotinha de um dos cremes para cabelo, rosto ou corpo da marca australiana Aesop para você querer experimentar todos. E o visual das lojas é de cair

o queixo. A unidade da Oscar Freire tem arquitetura assinada por Paulo Mendes da Rocha, e a da Vila Madalena, pelos Irmãos Campana. Esta exibe uma bela parede de blocos vazados, onde a incidência da luz cria um efeito visual impressionante. A marca tem lojas em 35 países, incluindo locais como Paris, Londres, Nova York e Hong Kong. Rua Harmonia, 343, Vila Madalena, 3034-5879. www.aesop.com

JUNTO E MISTURADO

O À Go Go Store & Bistrô, na Vila Madalena, é um daqueles lugares meio escondidinhos que esbanjam charme. É uma mistura de loja de roupas femininas na parte da frente e um gracioso restaurante de cardápio enxuto nos fundos. Ideia semelhante tem o Cas Nouvelle Café, no mesmo bairro. Parece só uma loja de calçados e roupas, mas, na parte interna, conta com mesinhas agradabilíssimas para uma refeição ou café. À Go Go Store & Bistrô: Rua Fidalga, 426, Vila Madalena, 3034-3662. www.agogostore.com.br Cas Nouvelle Café: Rua Harmonia, 485, Vila Madalena, 2597-2109. www.casmoda.com.br

CULTURA BRASILIDADE EM CADA PEÇA

Os belos jardins, as obras de arte e as atrações culturais fazem da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano um adorável local para visitar. A casa pertenceu à família do casal que lhe dá o nome, que viveu lá por 20 anos. Em meio a plantas e árvores de vários tipos, do pau-brasil ao pé de café, fica a residência projetada por Oswaldo Arthur Bratke, em 1950. É possível visitar um acervo formado por pinturas feitas desde o século XVII, mobiliário, prataria, porcelana, tapeçaria e arte sacra do século XVIII. Confira no site a programação de concertos, que costumam ocorrer aos domingos pela manhã. Av. Morumbi, 4.077, Morumbi, 3742-0077. www.fundacaooscar americano.org.br

UM DIA NO MUSEU

Ao longo de 70 anos, a empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin reuniu

um valioso acervo de 1.545 obras, com pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. Tudo isso pode ser visto na Fundação Ema Klabin. A inspiradora casa-museu foi construída na década de 1950 pelo engenheiro e arquiteto Alfredo Ernesto Becker, especialmente para abrigar as obras da colecionadora. O jardim tem a assinatura do paisagista Burle Marx. Bem próximo estão o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Rua Portugal, 43, Jardim Europa, 3062-5245. www.emaklabin.org.br

CLÁSSICO DAS TELONAS

O Cine Caixa Belas Artes é um dos ícones de São Paulo, ponto de encontro intelectual e artístico da cidade. Inaugurado em 1967, em 1980 foi dividido em seis salas, batizadas com nomes de artistas brasileiros. Fechado em 2011, reabriu após uma reforma, e sua programação mistura filmes de arte e títulos mais populares, alguns dos quais ficam meses e até anos em cartaz. Rua da Consolação, 2.423, Consolação, 2894-5781. www.caixabelasartes.com.br

COUROMODA 21


PERSPECTIVAS DE MERCADO

INDÚSTRIA investe para VENDER MAIS em 2017 PARA ESTIMULAR O MERCADO, EMPRESÁRIOS MOSTRAM NA FEIRA PRODUTOS CADA VEZ MAIS FASHION, DE PREÇO COMPETITIVO E COM ATITUDE DE MARCA.

“O ano de 2017 será desafiador. Mesmo com sinais de retomada, será preciso minimizar os riscos e focar em resultados. Temos investido muito no conceito e no posicionamento da marca, para não depender apenas da questão econômica. O rápido crescimento das plataformas online e o e-commerce são fatores importantes para o sucesso de nossas estratégias. A COUROMODA tem papel importante nesse conjunto de ações, já que, ao longo de todos esses anos, abriu muitas portas para nossa marca no mercado brasileiro e na exportação.” ANDERSON FURLANETTO, diretor

“Tenho convicção de que, aprovada a PEC dos gastos, o País começará a retomar sua credibilidade junto aos investidores nacionais e internacionais, e resgatar a confiança dos consumidores. Nos últimos meses sentimos sinais positivos, mas a caminhada ainda é longa. Estamos investindo no crescimento sustentável e numa proposta de valor reconhecida pelo mercado, de modo a fazer com que o cliente se disponha a pagar mais para ter sapatos de design único, confortáveis e flexíveis, além de mais naturais, não tóxicos e saudáveis.” MARLIN KOHLRAUSCH, presidente da

da Cecconello – Três Coroas/RS

Calçados Bibi – Parobé/RS

22 COUROMODA


“Mesmo com a enorme pressão sobre os preços, gerada pela situação econômica do País, conseguimos manter o foco em linhas de alto valor agregado. Aprimoramos nossos processos e aumentamos muito o mix de produtos. Hoje estamos muito mais competitivos e desejados na vitrine, o que significa mais lucratividade para o lojista. A COUROMODA será uma excelente oportunidade de mostrarmos tudo isso.” MARCOS ARAUJO, CMO marketing da Ferracini – Franca/SP

“Estamos vivenciando uma enorme mudança de comportamento em toda a cadeia consumidora. Existe uma nova forma de fazer negócios e uma nova relação de valores. O consumidor está cada vez mais exigente e volúvel. Quem já se adaptou a isso tem mais chances de deixar a crise para trás. Há dois anos estamos nos preparando para essas grandes mudanças mercadológicas, e vemos 2017 como um ano de colheita.” RENATO ENZWEILER, diretor comercial das marcas Malu e Território Nacional – Lindolfo Collor/RS

“Trabalhamos pelo fortalecimento de nossas marcas no mercado interno e na exportação, onde temos presença forte e capilaridade, e onde nossos produtos são sinônimo de giro rápido e de satisfação. Apresentamos novidades semanalmente, como o segmento fast fashion demanda, e tudo isso vem construindo nossa identidade de empresa brasileira lançadora de moda global. Temos a responsabilidade de transmitir a credibilidade de que o varejo precisa para reencontrar o caminho do crescimento, e vemos a COUROMODA como um momento especial para reafirmar esse posicionamento.” MARIBEL SILVA, diretora da Calçados Beira Rio – Novo Hamburgo/RS

“A COUROMODA é uma das grandes feiras do mundo, com a vantagem estratégica de marcar a abertura dos negócios no ano. É também uma oportunidade para fazer lançamentos e relacionamento, além de ‘sentir’ e influenciar o ritmo do mercado. Mesmo nesta fase de estagnação que o País atravessa, não deixamos de investir em pesquisa, inovação e na relação com o varejo e com as consumidoras. Acreditamos que 2017 será o ano da retomada econômica, com a indústria, o comércio e o setor de serviços mostrando resultados mais positivos, gerando mais empregos e mais renda.” LUIZ ROBERTO BIANCHI, responsável pela imagem institucional do Grupo Bottero – Parobé/RS

“Mesmo depois de feitos os ajustes necessários ao quadro econômico do País, acreditamos que 2017 será ainda de grandes desafios. Consumidor cauteloso, desemprego ainda em alta, entre outros fatores, deverão pautar o ritmo da retomada das vendas. Porém, acreditamos na parceria com fornecedores, lojistas e clientes para ter um desempenho satisfatório. Dentro desse contexto, a COUROMODA é um importante termômetro para avaliar a eficácia das estratégias e a reação dos clientes.” MARCELO PALUDETTO, gerente comercial da Democrata – Franca/SP

“A gradual elevação da confiança do consumidor vai estimular o consumo, o que nos deixa mais confiantes em relação ao novo ano. Ainda será um período muito desafiador, mas acreditamos numa melhora econômica. A COUROMODA acontece num momento estratégico, logo após as vendas de final de ano, e pretendemos aproveitar ao máximo esta oportunidade, com expectativa de fechar bons negócios.” ROMEU LEHNEN, diretor-presidente do Universo Dakota – Nova Petrópolis/RS

COUROMODA 23


PERSPECTIVAS DE MERCADO “Acreditamos na retomada econômica em médio prazo. Nossa empresa aperfeiçoou-se no segmento de conforto, e isso nos permitiu conquistar resultados bastante positivos em 2016. Estamos confiantes em relação à feira de janeiro, que sempre funcionou como momento de negócios e um eficiente termômetro para ‘medir o humor’ do varejo.” DANIEL FIGUEIREDO, gerente de exportação da Sapatoterapia – Franca/SP

“Somos conhecidos mundialmente como uma marca lançadora de novas tecnologias. Portanto, nada melhor do que a COUROMODA, uma feira realmente global, para funcionar como plataforma de promoção de nossos lançamentos. Acreditamos na retomada da atividade econômica em 2017, pois os últimos meses já deram sinais positivos nesse sentido.” RODRIGO RIBEIRO, gestor comercial da Kidy – Birigui/SP

“Investimos na melhoria contínua de nossas marcas, tanto na cadeia de suprimentos quanto no desenvolvimento de produtos com identidade própria. A seleção de fornecedores mais ágeis e competitivos permitiu reduzir o preço médio nas principais linhas ao longo de 2016. Além disso, nosso time de design atua com foco total na identificação das principais tendências, aplicando-as ao perfil exclusivo de cada marca. É um trabalho integrado e de parcerias, onde a COUROMODA também tem seu papel, apoiando nossos contatos com compradores do mercado nacional e internacional.” CESAR ROXO, diretor

“Encerrar 2016 com boa saúde financeira não foi tarefa fácil. Mas as piores crises são também as oportunidades que diferenciam as empresas. Conforto, tecnologia e design são atributos dos quais não abrimos mão, pois conferem personalidade a cada produto de nossa marca. A feira de janeiro próximo será uma nova e importante oportunidade de reafirmarmos nossos diferenciais junto ao varejo, abrindo espaço para a continuidade e a expansão das vendas.” ANTÔNIO ALVES DE CASTRO, o Totonho, diretor da Calçados Jota Pe – Franca/SP

executivo de marcas da Paquetá The Shoe

“A economia poderá melhorar se as grandes obras de infraestrutura forem retomadas e houver avanço nas reformas política, previdenciária e fiscal. No mercado externo, é necessário repensar a política de exportação, hoje demasiadamente voltada às commodities. No nosso caso, os ‘tempos bicudos’ estão sendo enfrentados com a solidez da empresa, os diferenciais de qualidade e conforto da marca, o abastecimento constante dos canais de distribuição e um serviço qualificado de pós-venda aos consumidores.” FERNANDO ALANO, diretor

Company – Sapiranga/RS

comercial da Kildare – Novo Hamburgo/RS

“A COUROMODA é um evento de relacionamento e de grande visibilidade nos mercados brasileiro e internacional. É o momento de cada marca mostrar a sua força e as decisões que vem tomando para ser mais relevante para o consumidor.” RODAIKA DIEL, diretora da Sugar Shoes – Picada Café/RS

24 COUROMODA


“Esperamos uma situação melhor, principalmente na exportação. Temos 2 mil clientes em 35 países, em especial na Europa, o que deve nos garantir uma melhor performance, com incremento de até 30%. A variação do dólar beneficia as vendas para o exterior, mas encarece a importação de insumos, de modo que são necessários constantes ajustes para manter a competitividade. Mesmo que a situação política não deixe antever um quadro mais claro, sempre agimos com otimismo. Esta COUROMODA, mais do que nunca, terá a função de sinalizar comportamentos de mercado, ajudando a definir estratégias.” JOSÉ ROSA JACOMETTI, o Zuza, diretor da Anatomic Gel – Franca/SP

“Todos desejamos a recuperação econômica e confiamos que ela virá em 2017. Independentemente disso, as soluções individuais precisam ser buscadas com talento e determinação. Além das inovações incorporadas às coleções, encerramos 2016 com 25 franquias, setor que cresce de forma contínua. A meta para 2017 é alcançar 60 novos pontos de venda franqueados.” RAFAEL LAUCK,

“Penso que o ritmo de crescimento ganhará mais intensidade no segundo semestre. No entanto, o nível de emprego depende da retomada das obras públicas e do aumento das exportações. O setor calçadista é competitivo e está preparado para atender a demanda interna. Na exportação, precisa apenas de uma taxa cambial justa e estável para firmar suas marcas no cenário internacional.” ASTOR RANFT, presidente

diretor comercial da Usaflex – Igrejinha/RS

da Calçados Pegada – Dois Irmãos/RS

COUROMODA 25


ACONTECE NA COUROMODA

350 PEQUENOS LOJISTAS VÃO À FEIRA COM O SEBRAE-SP

Acordo firmado com o Sebrae-SP vai levar à COUROMODA e à São Paulo Prêt-à-Porter cerca de 350 lojistas de calçados e confecções de cidades do interior paulista. O programa Missões Sebrae é uma iniciativa de sucesso que, há mais de cinco anos, coloca pequenos lojistas em contato direto com centenas de indústrias fornecedoras, abrindo novos canais de negócios. Antônio Sebastião Mendonça, gerente da Unidade de Atendimento Setorial, diz que o programa destaca-se entre as ações desenvolvidas junto ao varejo calçadista, setor que representa 20% do total de projetos segmentados do Sebrae-SP. Com visitas orientadas à feira, a intenção é atuar na melhoria da gestão das pequenas empresas, aproximando-as das grandes tendências de mercado e de novos parceiros de negócios.

ESTANDES COLETIVOS: PRODUTOS DIFERENCIADOS E FLEXIBILIDADE

Os estandes compartilhados por pequenas e microempresas de calçados e acessórios são uma boa oportunidade para os lojistas conhecerem novos fornecedores. Além das coleções variadas (muitas delas com forte componente artesanal), esses grupos têm flexibilidade de negociação em preços e prazos de entrega. Organizados por prefeituras, sindicatos e associações da área calçadista, os estandes coletivos contam com apoio financeiro de órgãos como Sebrae, federações de indústrias, governos estaduais e municipais.

Estandes coletivos na COUROMODA 2017 • RIO GRANDE DO SUL: 47 EMPRESAS • SANTA CATARINA: 22 EMPRESAS • NOVO HAMBURGO: 32 EMPRESAS • FRANCA: 24 EMPRESAS

26 COUROMODA

MARCAS DE DESIGN PARA CLIENTES ESPECIAIS Espaço reservado a grifes muito criativas, o Fashion Spot é um atrativo para os compradores de butiques e lojas de padrão mais elevado. Repaginada, com arquitetura arrojada e muito mais informação de moda, esta área especial da feira vai mostrar marcas autorais e novos nomes ligados a produtos de design e inovação. Vale a pena conferir: Av. 01/85-95.

CORREDORES DA FEIRA VIRAM PASSARELA

Iniciativa que agradou os lojistas e se repetirá na próxima edição é o Fashion Play, um novo formato de desfiles, onde os corredores da COUROMODA viram passarela. Uma série de desfiles-relâmpago, que acontecem em diferentes locais da feira, despertam a atenção e colocam as marcas e seus lançamentos mais próximos dos visitantes.


MAPA DA FEIRA

VEJA QUEM SÃO OS EXPOSITORES COUROMODA E SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER INDÚSTRIAS DE CALÇADOS, ACESSÓRIOS E CONFECÇÕES DE 11 ESTADOS ESTARÃO NA FEIRA, APRESENTANDO SUAS COLEÇÕES PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017. SÃO EMPRESAS DE TODOS OS PORTES (DAS LÍDERES DE MERCADO ATÉ MICROEMPRESAS, DE LINHAS QUASE ARTESANAIS), OFERECENDO AO VAREJO UMA OFERTA MUITO DIVERSIFICADA DE PRODUTOS, PREÇOS E CONDIÇÕES DE ENTREGA. Acesse couromoda.com e veja a relação das empresas que você vai encontrar na feira

GRUPOS E PROJETOS

FEMININO Táxi Ponto de táxi permanente

Embarque / Desembarque Transfer Hotéis

ENTRADA

ENTRAD

Estacionamento

GANHE TEMPO, PREPARE SEU ROTEIRO DE VISITAS 28 COUROMODA

Acesse couromoda.com/feira • Menu Visitantes • Roteiro de Visitas e escolha os estandes que deseja visitar. Imprima e leve a lista com as localizações das marcas para sua visita à Couromoda.

Ou utilize o QR code:


DA

Entrada Norte São Paulo Prêt-à-Porter Entrada Norte Embarque / Desembarque Vá de Metrô

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Embarque / Desembarque Transfer Hotéis

ENTRADA

FÓRUM

MASCULINO SERVIÇOS E PRODUTOS

INFANTIL

BOLSAS E MALAS

2017 ACESSÓRIOS BIJUTERIAS E AVIAMENTOS

EXPO CENTER NORTE R. José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme - São Paulo

15 – 18 janeiro 2017 Expo Center Norte São Paulo Domingo a 3ª feira: das 10 às 20h 4ª feira: das 10 às 17h

COUROMODA 29


FASHION FACTORY COUROMODA

Forte & FASHION Inovando mais uma vez e surpreendendo empresários ALBANESE e tomadores de decisão no mercado de calçados, a ANATOMIC GEL COUROMODA chega ao varejo brasileiro e a compradores BIBI internacionais com uma mensagem muito especial. CAPODARTE Um editorial de moda fotografado em chão de fábrica, CARRANO destacando a qualidade dos processos de produção e a CECCONELLO excelência da mão de obra da indústria calçadista brasileira, CRAVO & CANELA é a principal peça promocional da COUROMODA 2017, que DUMOND acontecerá nos dias 15 a 18 de janeiro. FERRACINI Batizado de Fashion Factory Couromoda®, o projeto JORGE BISCHOFF tem como parceiras 26 importantes marcas de calçados JOTA PE e acessórios, representativas da diversificação e da KIDY BIRIGUI modernidade do parque calçadista brasileiro. Essas marcas KLIN abriram suas fábricas para a COUROMODA registrar PAMPILI uma apurada amostra do design nacional e, acima de PÉ COM PÉ tudo, para refletir a solidez de um setor empreendedor e PEGADA saudável, dotado dos mais avançados recursos criativos e PG4 tecnológicos, ativados por equipes muito qualificadas. PIMPOLHO As imagens do projeto Fashion Factory já estão chegando RADAMÉS brasileiro e aos compradores internacionais, por meio de SAAD mídia especializada, ações promocionais dirigidas ao varejo SMART BAG e campanhas em redes sociais. As indústrias parceiras TERRITÓRIO NACIONAL também estão utilizando as imagens para personalizar seus USAFLEX contatos com lojistas e importadores, convidando-os a VEROFATTO visitar a feira. NAS PÁGINAS SEGUINTES você tem uma seleção das primeiras marcas fotografadas pelo projeto. Veja também o FASHION VÍDEO no portal couromoda.com

30 COUROMODA

VIA MARTE WEST COAST

Veja na feira a exposição fotográfica com todas as marcas do projeto Fashion Factory Couromoda®

EDITORIAL FASHION FACTORY COUROMODA® DIREÇÃO E CONCEITO: MADELEINE MULLER • STYLING: EDEN MATARAZO • BELEZA: EDU SAUER FOTOGRAFIA: CARLOS SILLERO • FASHION FILM: MAURICIO PADILHA E CARLOS SILLERO • MODELOS: JOY MODELS


Ina Rocha (estilista), a modelo Natalia Nantal, Giuliane Enzweiler (diretora de marketing) e Fábio Averbeck (estilista)

TERRITÓRIO NACIONAL

O projeto Fashion Factory Couromoda é uma iniciativa muito bem colocada, que nos permite mostrar o ciclo produtivo do sapato, e não somente o produto final. Com consumidores cada vez mais interessados em saber a origem do que compram, é imprescindível que o varejo tenha acesso a informações que reflitam o nosso compromisso com o mercado e com a inovação, nossa ótima estrutura e condições de trabalho dos colaboradores.

Giuliane Enzweiler, diretora de marketing das marcas Território Nacional e Malu Super Comfort – Lindolfo Collor/RS

COUROMODA 31


Keina Kaufmann (gerente de marketing), a modelo Laura Crushiel e Humberto Henrich (diretor)

CARRANO

A maior aproximação da Couromoda com as indústrias e com o varejo calçadista traz uma nova visão para o setor, com especial valorização da mão de obra qualificada das empresas. Colaboradores muito capacitados e totalmente integrados no processo fabril são primordiais para a produção de sapatos e acessórios de alto padrão, com a qualidade e os diferenciais da manufatura artesanal, como é o nosso caso. Keina Kaufmann, gerente de marketing da Carrano – Dois Irmãos/RS

32 COUROMODA


Aldo Furlanetto (diretor), a modelo Lara Palhano e Marcelo Böhm (gerente de marketing)

CECCONELLO

Um de nossos principais atributos é a produção própria. Nascemos do chão de fábrica, e a marca se apropriou dessa cultura. Contribuir para a comunidade local e aprimorar a mão de obra fazem parte da nossa história. Assim como o mercado e a sociedade sofrem turbulências, a moda também passa por crises de identidade, o que impacta na forma de consumir. Atentos à força crescente das redes sociais, buscamos a integração entre as características da indústria e a personalidade da marca. Marcelo Böhm, gerente de marketing da Cecconello – Três Coroas/RS

COUROMODA 33


Raiane Gewehr (gerente de marketing), a modelo Yasmin Stromkamp e Renan Gewehr (diretor de compras)

VIA MARTE

A campanha desenvolvida pela Couromoda para valorizar a força de nossas indústrias e a excelência da mão de obra dedicada ao calçado representa um apoio importante e um aval junto ao mercado brasileiro e internacional. Empresas como a nossa, e o setor como um todo, estão diretamente conectados com as tendências mundiais e em busca constante de inovação. Iniciativas como esta nos inspiram e ampliam a nossa conversa também com as Garotas do Brasil. Raiane Gewehr, gerente de marketing da Calçados Marte – Nova Hartz/RS

34 COUROMODA


Clairto Dutra (gerente de marketing), a modelo Vitoria Strada e Márcia Buhl (gerente administrativa de vendas)

VEROFATTO

Esta campanha da Couromoda (uma poderosa vitrine do setor), fotografada no chão de fábrica, resgata um valor que às vezes acaba esquecido: a força e a dedicação dos nossos colaboradores. São eles os responsáveis pela confecção e pela qualidade dos produtos. São eles que colocam seu talento e seu compromisso em cada par de sapatos. Tem muita responsabilidade e emoção nesse processo, e esses sentimentos certamente chegam às nossas clientes: mulheres modernas, empreendedoras, apaixonadas e donas de si. Clairto Dutra, gerente de marketing das marcas Verofatto e Bottero – Parobé/RS

COUROMODA 35


Jenifer da Luz e Renata Scholles (assistentes de marketing), o modelo Douglas Graeff e Patrícia Staub (supervisora de marketing)

PEGADA

O projeto Fashion Factory foi uma ótima iniciativa da Couromoda para mostrar o chão de fábrica, onde tudo realmente acontece. A abordagem também mostra o quão artesanal ainda é o calçado, mesmo com toda a incorporação de tecnologia. A qualidade e o compromisso das pessoas é um grande diferencial no nosso setor. Chegar ao mercado com esta mensagem, antes da feira, nos deu mais visibilidade junto aos clientes e também um importante material de divulgação. Patrícia Staub, supervisora de marketing da Pegada – Dois Irmãos/RS

36 COUROMODA


Marlin Kohlrausch (presidente), Camila Kohlrausch (diretora de marketing), Debora Iserhardt (gerente de marketing) e a modelo Luara Yasmin da Silva Souza

BIBI

Ficamos muito lisonjeados com o convite da Couromoda para fazer parte deste projeto, que valoriza as empresas nacionais e mostra a qualidade das marcas brasileiras para o mundo. Nossa empresa cultiva sua identidade desde 1949, num processo que nos tornou referência no mercado e pioneira na utilização de pesquisas e estudos científicos no desenvolvimento de calçados infantis. Camila Kohlrausch, diretora de marketing da Bibi – Parobé/RS

COUROMODA 37


38 COUROMODA


Paulo Schefer (presidente) e os modelos Liz Silva e Anderson Santos. Abaixo, Aniele Lima de Barros (gerente de marketing)

CRAVO & CANELA WEST COAST

A prática dos conceitos de transparência e humanização faz parte da rotina das marcas que desejam estar conectadas com seus consumidores. Trazer para a cena os bastidores da produção desmistifica parte do processo que dá vida aos calçados e valoriza os profissionais que colocam a ‘mão na massa’ diariamente na construção de cada par. Participar do Fashion Factory Couromoda nos oportuniza apresentar um pouco da estrutura utilizada em nosso processo fabril – tecnologias aplicadas, controles de qualidade e as pessoas que desenvolvem e produzem nossos calçados – e também destacar e divulgar as marcas por meio de belas imagens realizadas na linha de produção. Aniele Lima de Barros, gerente de marketing das marcas Cravo & Canela e West Coast – Ivoti/RS

COUROMODA 39


Cesar Roxo (diretor executivo de marcas), a modelo Marina Muller, Gabriela Hoss (marketing/Dumond) e Cristina Sander (gerente de marketing/ Capodarte)

DUMOND

Conectar a linguagem da moda ao cenário fabril mostra o setor alinhado em todas as suas etapas. O ciclo do calçado é complexo, e cada vez mais as equipes criativas e de produção buscam soluções para garantir agilidade na entrega e, em especial, produtos com fortes diferenciais de moda. A Dumond é uma marca de atitude, cujas criações tornam as mulheres ainda mais lindas. Já a marca Capodarte se traduz em sofisticação, valorizando muito o artesanal e o feito à mão. Tudo isso foi bem explorado nas imagens feitas pelo projeto Fashion Factory em nosso chão de fábrica. Cristina Sander, gerente de marketing da Dumond e Capodarte – Sapiranga/RS

40 COUROMODA


MODELO: ANETE KIRSCH

Carina Leist (diretora de branding)

CAPODARTE

A indústria de calçados sempre deu uma contribuição significativa à economia nacional, de modo que mostrar seu processo operacional por meio de um editorial de moda reforça grandemente esse papel junto ao varejo. Nossas marcas – Dumond e Capodarte – atuam com perfis distintos de consumidoras, com um canal forte de vendas tanto na monomarca quanto na multimarca. O perfil de cada marca está bem interpretado no editorial conduzido pela Couromoda, seja pelo estilo de cada modelo, seja pelo acting das imagens. Carina Leist, diretora de branding da Dumond e Capodarte – Sapiranga/RS

COUROMODA 41


MODELO: LUCIANA SABINO

Jorge Bischoff (CEO do Bischoff Group) e Natália Bischoff (diretora de marketing)

JORGE BISCHOFF

A expectativa do Bischoff Group para 2017 é muito positiva. Ajustamos a empresa e nossas marcas às oportunidades do mercado, e este será o ano de colher os frutos, tanto no mercado interno quanto na exportação. Construímos coleções diferenciadas, aumentamos o mix de peças, reposicionamos a marca Loucos & Santos, remodelamos o layout dos pontos de venda, ampliamos a rede de lojas e chegamos a Miami, com uma concept store Jorge Bischoff, marcando o início da estruturação da marca nos EUA. Tudo isso nos deixa muito confiantes em relação às propostas e novidades que levaremos para a Couromoda. Jorge Bischoff, CEO do Bischoff Group

A indústria calçadista é um dos patrimônios do Brasil, por sua importância econômica e social. A Couromoda, como um dos mais importantes players de promoção e valorização do sapato brasileiro, merece elogios pelo projeto Fashion Factory. Ele mostra que, além de fazer sucesso nas vitrines do mundo, nossa indústria tem orgulho de mostrar seus bastidores. Natália Bischoff, diretora de marketing

42 COUROMODA


Fernando Eduardo Müller (designer), a modelo Luiza Piletti, Bárbara Petry (designer) e Bianca Gallas Carniel (gerente de marketing)

USAFLEX

Um dos pontos interessantes deste projeto é chamar a atenção para a maturidade da indústria calçadista brasileira. O setor tem estrutura complexa e tecnologicamente avançada, com solidez financeira, e conta com profissionais muito qualificados no chão de fábrica e nas equipes de desenvolvimento e de comercialização. Tudo isso significa uma imensa responsabilidade e comprometimento com resultados econômicos e bem-estar social. Para nós, o Fashion Factory Couromoda é uma ferramenta inovadora para reafirmar o posicionamento da marca, que investe em qualidade, materiais nobres e muita tecnologia, entregando ao consumidor um calçado que atende às necessidades de conforto, moda e ótimo custo-benefício. Bianca Gallas Carniel, gerente de marketing da Usaflex – Igrejinha/RS

COUROMODA 43


INTERNACIONAL

DIVULGAÇÃO NO EXTERIOR ATRAI COMPRADORES DE 60 PAÍSES Lojistas e distribuidores de calçados e acessórios de mais de 60 países são esperados para a COUROMODA 2017. Reforçando sua posição de referência global para negócios e lançamento de coleções, a feira funciona como atrativo para compradores de toda a América Latina, EUA, Europa e Oriente Médio.

2.500 COMPRADORES VÊM À FEIRA

“Mais de 2.500 compradores internacionais visitam a COUROMODA a cada edição para fazer negócios. Trata-se de uma visitação espontânea e qualificada, cuja presença é importante para os expositores, pois representa a expansão dos negócios de exportação”, diz Jeferson Santos, diretor-geral da feira. Ele destaca que a COUROMODA tem investido significativamente em promoção internacional, buscando garantir uma visitação profissional e representativa dos principais países-alvo para o sapato brasileiro, além de prospectar novos mercados com potencial de desenvolver negócios.

DIVULGAÇÃO MULTICANAL • Mala-direta para compradores da Europa, América Latina, EUA, Oriente Médio e Emirados Árabes. • Campanhas de e-mail marketing nos mercados da Rússia, Emirados Árabes e América Latina. • Mídia internacional: Foto Shoe, Micam Today, Serma Magazine, Style America, Ars Sutoria, portal Fashion Mag e outros. • Parceria com a Abicalçados em ações de promoção internacional. • Parceria com embaixadas brasileiras e câmaras de comércio para promoção em mais de 100 países.

44 COUROMODA

300 IMPORTADORES TERÃO ATENDIMENTO ESPECIAL

Uma das ações desenvolvidas é o Projeto Comprador Couromoda, que oferece condições especiais e um receptivo personalizado para cerca de 300 importadores e distribuidores de calçados de várias partes do mundo. São representantes de empresas que já têm negócios com o Brasil e clientes indicados pelos expositores, todos com possibilidade de ampliar suas compras.

NOVIDADES EXPORTER: TUDO NO MESMO ESPAÇO Para 2017, a COUROMODA centralizou em um mesmo espaço todos os serviços prestados a importadores e expositores exportadores: • Grupo Couromoda Exporter – com área de 450 m2, o espaço reúne empresas fortemente direcionadas para exportação, para atendimento direto dos visitantes estrangeiros. • Lounge Importadores – local disponibilizado aos importadores, para fazer reuniões, organizar seu plano de trabalho ou mesmo descansar. • Vitrine Couromoda Exporter – espaço diferenciado para exibição de calçados para exportação e divulgação de marcas exportadoras. Mais uma chance de conectar os importadores ao melhor da moda brasileira.


INTERNACIONAL

MICAM/ITÁLIA

MAGIC/EUA

IFLS/COLÔMBIA

FORTALECENDO RELACIONAMENTOS E GERANDO NEGÓCIOS Por meio de participações em eventos na Europa, Estados Unidos e América Latina, a COUROMODA amplia a cada ano sua divulgação internacional, estabelecendo contatos com grandes compradores do varejo, importadores e distribuidores. Parcerias estratégicas com as feiras líderes do setor, como TheMicam e Expo Riva Schuh (Itália), GDS (Alemanha), IFLS (Colômbia) e FN Platform Magic (EUA), também são utilizadas para chegar aos principais players internacionais. O resultado deste trabalho, que soma mais de quatro décadas de experiência, é que a COUROMODA é hoje um dos eventos mais conhecidos no mundo do calçado, atraindo visitantes dos cinco continentes. • Com a feira TheMicam, em Milão, a parceria é de longa data, e a COUROMODA tem no evento uma de suas mais eficientes plataformas de divulgação junto aos grandes compradores internacionais. Na

foto, momento da última edição, com Fausto Villa, diretor do grupo de mídia Foto Shoe; Tommaso Cancellara, CEO da Micam; Annarita Pilotti, presidente da Assocalzaturifici, associação da indústria de calçados da Itália; Jeferson Santos, diretor da COUROMODA; e Maria Fernanda Costa, responsável pelo mercado externo da feira brasileira. • Em Las Vegas/EUA, Leslie Gallin, presidente da Footwear FN Platform Magic, foi convidada, por Jeferson Santos, a participar da edição de janeiro próximo. • Na Colômbia, a COUROMODA foi representada por Patrícia Garcia (coordenadora de marketing) e Maria Fernanda Costa (responsável pelo mercado externo), que participaram da IFLS – International Footwear and Leather Show, em Bogotá, e da Colombiamoda, em Medellín. Na foto, equipes COUROMODA e Abicalçados no estande da Kidy na IFLS.

CALZADO BRASILEÑO... ¡ME GUSTA MUCHO!

As coleções brasileiras são contemporâneas, sintonizadas com as tendências globais, e agradam os consumidores por seu conforto, inovação, criatividade e qualidade. O Brasil maneja de uma forma extraordinária as combinações de materiais, texturas, estampas, bordados e cores.

Clientes assíduos das fábricas brasileiras, lojistas e distribuidores da Colômbia estão entre os principais compradores internacionais que a feira recebe. O Brasil é hoje o 2º maior fornecedor de calçados para o mercado colombiano, com mais de 8 milhões de pares/ano.

46 COUROMODA

CAROLINA GONZÁLEZ, gerente da Tiendas Aquiles, empresa com 25 anos e 131 lojas na Colômbia


TRABALHAMOS COM CALÇADOS DO BRASIL HÁ 15 ANOS, porque têm excelentes materiais, fôrmas que calçam bem, mão de obra cuidadosa e muita tecnologia. A oferta ampla e o design que agrada nossos clientes colocam os produtos brasileiros no topo do ranking de nossos fornecedores. Gostamos de ir à COUROMODA porque, além do ambiente moderno, com total ‘clima de negócios’, a feira reúne grandes marcas e grandes empresários, de modo que os contatos são muito eficazes, agilizando o processo de compra. MARIO HERNÁNDEZ, presidente da rede de lojas do mesmo nome, com 75 anos de mercado. São 60 lojas de moda e calçados: 34 na Colômbia, 15 na Venezuela, 6 no México, 2 no Panamá, 2 na Costa Rica e 1 em Aruba

O atendimento que os fabricantes nos dão é um dos diferenciais importantes do Brasil. A atenção que recebemos não tem comparação com fornecedores de outros países. Isso influencia nossas decisões de compra e, mesmo que os preços brasileiros sejam um pouco mais altos, consideramos que o custo-benefício é muito positivo. JUAN PABLO CADAVID, gerente-geral da Calzado Paso Firme, com 18 lojas de calçados femininos, masculinos e infantis na Colômbia

A Couromoda tem uma vitalidade e uma força comercial extraordinárias! Lá podemos conversar diretamente com os empresários, o que agiliza e fortalece as relações comerciais. O ambiente é acolhedor e se pode encontrar gente do mundo todo. JOSE LUIS PERILLA, gerente-geral da Open House, com 5 lojas de calçados e acessórios femininos e masculinos na Colômbia

Muito versátil e objetiva, a feira apresenta uma variedade enorme de produtos de qualidade, sintonizados com as tendências da moda. Além disso, os expositores são empresas estruturadas, confiáveis e dispostas a firmar parcerias de longo prazo. CAROLINA URREGO, diretora de Lojas Caprino, com 22 lojas de calçados femininos e masculinos na Colômbia e 36 anos de mercado

As respostas que o mercado procura Helmer Valencia, diretor da agência de relacionamento M&C Helmer Valencia (Bogotá), representa organizações calçadistas brasileiras na América Latina e é um importante parceiro na divulgação e na organização de missões de compradores para visitar a COUROMODA. “A feira é uma grande referência para os colombianos. É um centro de moda e de inovação nos negócios de calçados. A maioria dos compradores relata experiências muito positivas em sua participação no evento e no contato com as indústrias calçadistas”, diz ele. “Mais de 20 anos trabalhando com compradores colombianos nos permitiram entender muito bem o que o mercado deseja. E as melhores respostas vêm sendo dadas pela COUROMODA. Hoje a América Latina compra diversas marcas brasileiras, que estão promovendo uma verdadeira transformação no mercado.”

COUROMODA 47


MODA TOTAL

SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER

Mais opções para o VAREJO DE MODA

INTEGRADA COM A COUROMODA, A FEIRA DE CONFECÇÕES E ACESSÓRIOS TRAZ COLEÇÕES CONFIRMADAS E DE PRONTA-ENTREGA, ATRAINDO LOJISTAS DISPOSTOS A DEFINIR COMPRAS.

25 MIL visitas de

LOJISTAS Na edição 2016, a feira recebeu milhares de lojistas e profissionais do mercado de moda, que movimentaram os estandes dos expositores, entre eles importantes marcas da indústria de confecções.

P

ara os lojistas do mercado de moda, é muito bem recebida a oportunidade de, num mesmo evento, ver e comprar todos os itens de moda – de calçados e bolsas até confecções, bijuterias e outros acessórios. E é esse conceito de trabalho que define a SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER – Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios, que desde 2015 acontece integrada com a mostra de calçados COUROMODA. Para os compradores, a realização conjunta dos dois eventos traz objetividade, redução de custos de viagem e a possibilidade de ver como as tendências da temporada estão sendo interpretadas por toda a cadeia fornecedora do varejo. Essa visão de moda total ajuda o lojista a comprar melhor, com mais agilidade e mais acerto em suas escolhas.

48 COUROMODA


Grande opção de produtos de moda feminina e masculina, jeans, camisaria, tricô, moda festa e acessórios.

FEIRA PROFISSIONAL COM MUITO MAIS OPÇÕES PARA COMPRAR MODA “Entender o que o lojista deseja e atender as suas expectativas com soluções comerciais e criativas tem sido sempre o nosso principal objetivo”, diz Antônio de Carvalho Jr., gerente de negócios da SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER. Ao longo das sete edições já realizadas, o evento formatou um conceito de trabalho baseado em boas opções de itens de moda, marcas com preços competitivos e eficiente sistema de distribuição e entrega. “Criamos um ambiente que congrega negócios, relacionamento e informação de mercado, num mix que os lojistas aprovaram”, destaca o executivo. ANTÔNIO DE CARVALHO JR.

INTEGRANDO ARTE E MODA Uma novidade da edição 2017 será a Galeria SPPAP, exposição que vai mesclar moda e arte experimental, num espaço interativo onde os lojistas poderão conhecer também novos criadores. O projeto tem assinatura e curadoria do consultor de moda Rica Benozzati e busca estimular um novo olhar do varejo sobre a relação do consumidor com a moda, a arte e a inovação. Nomes conhecidos da área também participarão dessa iniciativa, como Rafael Menôva (que levará ao evento parte do Projeto ISCREAM, que promove a divulgação de novos artistas), Julia Morelli (responsável pelo espaço de fotografias da 55SP Galeria) e Cristian Resende (da Cartel 011, que apresentará marcas de design nacional que estão despontando no mercado, como Också, Trendt, Rober RICA BENOZZATI Dognani,  Felipe Fanaia). O objetivo é que fabricantes e lojistas de confecções, calçados e acessórios possam interagir com novos criadores de moda e design do Brasil.

Saad, Ton Âge, Lady Jane, Acrobat, Lofty International, Consciência Jeans, Star Tech,  Malharia Nacional, Mooncity,  Miss Yes,  Viviane Furrier,  Polo Club, Haes, Zafferano, Solo, Patchwork ESSAS E MUITAS OUTRAS MARCAS VOCÊ ENCONTRA NA FEIRA

PREPARE-SE PARA PARTICIPAR DA MAIS COMPLETA FEIRA DE NEGÓCIOS PARA MODA E CONFECÇÕES. PEÇA SUA CREDENCIAL, VEJA A LISTA DE EXPOSITORES E SAIBA TUDO SOBRE O EVENTO: saopaulopretaporter.com/feira COUROMODA 49


FÓRUM COUROMODA E SPPAP

CONTEÚDO PARA GERAR NEGÓCIOS DE MODA

Um intenso programa de palestras e debates visa atualizar o varejo e a indústria com as novas tendências que impactam as relações de consumo. Nova área do Fórum: Avenida 8/ Boulevard 11

INSCRIÇÕES GRATUITAS:

couromoda.com saopaulopretaporter.com

VAGAS LIMITADAS

C

resce a cada edição a importância dos conteúdos especializados – moda, vendas, marketing, comportamento de consumo, tecnologia e gestão – oferecidos a lojistas, expositores e visitantes pelo Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter. Para 2017, o programa de palestras traz novidades no formato e na localização. Serão palestras mais curtas, realizadas simultaneamente em dois auditórios, em área especial dentro da feira.

ABICALÇADOS – Associação Brasileira da Indústria de Calçados; IED – Istituto Europeo di Design; Silvio Chadad Consultoria; ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo; e IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos. Essas instituições trazem para a feira um grande volume de informações qualificadas, ampliando a visão do setor sobre os modernos processos de negócios.

PARCEIROS DE EXCELÊNCIA

Também há mudanças no tradicional Congresso Brasileiro do Calçado, que reúne quase 400 participantes na véspera da feira. A partir de agora, o evento acontecerá a cada dois anos, ajustando-se às necessidades do setor.

O Fórum conta com um time de parceiros que são referência em suas áreas, como ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados; Kantar Worldpanel;

50 COUROMODA

CONGRESSO DO CALÇADO: A CADA DOIS ANOS


COMO OS BRASILEIROS COMPRAM SAPATOS?

Momento importante será a apresentação da pesquisa “O consumo brasileiro de calçados em 2016”, encomendada pela ABLAC à Kantar Worldpanel. Levantamento semanal junto a 11.200 lares brasileiros vai mostrar as variações no consumo de produtos femininos, masculinos, esportivos e infantis, ao longo do último ano. Esse retrato atualizado dos hábitos de compras das famílias indicará regiões com melhor e pior desempenho, faixas de preço que se sobressaem, valor médio do tíquete, número de itens por compra, canais preferidos, número de ida às lojas e outros dados para balizar as ações do varejo. Auditório 1 • Dias 15 a 17/Janeiro: 15h a 16h • Dia 18/Janeiro: 11h30 a 12h30

SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA Especializado em soluções tecnológicas para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da indústria de calçados, o IBTeC terá duas palestras no Fórum: Tecnologia do Conforto em Calçado, apresentada por Eduardo Wust, coordenador do Laboratório de Ensaios em Biomecânica; e Substâncias Restritivas em Calçados, em que o vice-presidente executivo, Dr. Valdir Soldi, falará sobre tecnologias para testar componentes usados no calçado, visando atender exigências de clientes internacionais.

MODA,CONSUMO E MARKETING 3.0 O ciclo de debates IED vai abordar tendências e ferramentas para aproximar lojistas e fabricantes do público consumidor, criando novas oportunidades de crescimento e sucesso. Meline Moumdjian, coordenadora do curso One Year Shoes & Bags, diz que “consultores e professores vão compartilhar seus conhecimentos com o público, facilitando a

BRANDING & DESIGN Realizado pela ABICALÇADOS, o Talk Shoe 2017 terá palestras interativas, de 30 min, visando desenvolver e capacitar profissionais em temas como storytelling aplicado à moda, marketing internacional, marketing sensorial, marketing trends, experiência do cliente e design thinking.

TECNOLOGIA NO VAREJO Pelo terceiro ano a ABIESV realizará palestras no Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter. Os temas serão técnicas de venda que estão por trás do visual merchandising, gestão de categoria de produto e o desafio de comprar na proporção correta e no momento certo. “Falaremos ainda sobre as novas tecnologias aplicadas aos pontos de venda, sobre a integração entre lojas físicas e operações online, e também sobre o que os varejistas devem levar em conta ao expandir suas redes e gerenciar a construção de novas lojas, garantindo processos sustentáveis e economicamente viáveis”, diz Endrigo Pontes, diretor da associação.

compreensão do mercado que enfrentaremos em 2017 e auxiliando na tomada de decisões das empresas”. Silvio Chadad, consultor de gestão para marcas de moda, comanda uma série de palestras voltadas ao mercado da São Paulo Prêt-àPorter. Atuando no setor desde 1978 e especializado em marketing de moda, ele lembra que, “em momento de incertezas, é fundamental trabalhar com informações bem apuradas e contar com profissionais que possam apontar caminhos”.

COUROMODA 51


PESQUISA ABLAC E KANTAR

FÓRUM COUROMODA E SPPAP

CONFIRA O PROGRAMA!

Acompanhe as atualizações nos portais das feiras. 15 DE JANEIRO DOMINGO • A inteligência de vendas por trás do visual merchandising 10h30 a 11h10 – Auditório 2 Palestrantes: Endrigo Pontes e Sonia Paloschi • Os desafios de gerenciar obras de varejo com qualidade e sustentabilidade 12h a 12h40 – Auditório 2 Palestrante: Eduardo Aguiar • Fashion trends: materiais, shapes e detalhes 13h a 13h40 – Auditório 2 Palestrante: Joceli Oliveira • Crise e retração também trazem oportunidades 15h a 15h40 – Auditório 2 Palestrante: Bruno Pompeu • Direcionamento criativo primavera-verão 2017-2018 16h a 16h40 Auditório 2 - Palestrante: Luciana Parisi • Vários canais e um único atendimento 16h a 17h – Auditório 1 Palestrante: Luiz Pavão • Como seduzir seu consumidor 17h a 17h40 – Auditório 2 Palestrante: Cintia Lie • Comportamento de consumo feminino: moda, acessórios e beleza 18h a 18h40 – Auditório 2 Palestrante: Beth Salles

16 DE JANEIRO 2ª FEIRA • Os desafios de gerenciar obras de varejo com qualidade e

52 COUROMODA

sustentabilidade 10h30 a 11h10 – Auditório 2 Palestrante: Eduardo Aguiar • A inteligência de vendas por trás do visual merchandising 12h a 12h40 – Auditório 2 Palestrantes: Endrigo Pontes e Sonia Paloschi • Varejo de moda no Brasil: momento atual, desafios e oportunidades 13h a 13h40 – Auditório 2 Palestrante: Claudio Pessanha • Que bolsa é essa? 14h a 14h40 – Auditório 2 Palestrante: Raul Vieira • Franquia como possibilidade de expansão – estudos de casos vencedores 15h a 15h40 – Auditório 2 Palestrante: Danilo Andreoli • Que sapato vem aí? 16h a 16h40 – Auditório 2 Palestrante: Meline Moumdjian • Tendências em e-commerce 16h a 17h – Auditório 1 Palestrante: Fabio Fialho • Como construir demanda e valor no varejo de moda 17h a 17h40 – Auditório 2 Palestrante: Edinho Vasques • Tecnologia do conforto em calçados 17h a 18h – Auditório 1 Palestrante: Eduardo Wust • Jeanswear – a renovação do eterno 18h a 18h40 – Auditório 2 Palestrante: Maria José Orione

Consumo de calçados no Brasil Duas apresentações na feira Veja pág. 51

17 DE JANEIRO 3ª FEIRA • Tecnologias que realmente funcionam na gestão de categoria para o varejo 10h30 a 11h10 – Auditório 2 Palestrante: Igor Paparoto

• Como construir marcas queridas 18h a 18h40 - Auditório 2 Palestrante: Caio Esteves

18 DE JANEIRO 4ª FEIRA

• As novas tecnologias para o varejo na busca de resultados 12h a 12h40 – Auditório 2 Palestrante: Alex Marques

• As novas tecnologias para o varejo na busca de resultados 10h30 a 11h10 – Auditório 2 Palestrante: Alex Marques

• Venda além da loja: a importância das redes sociais no consumo 13h a 13h40 – Auditório 2 Palestrante: Fabio Bonnerati

• Tecnologias que realmente funcionam na gestão de categoria para o varejo 12h a 12h40 – Auditório 2 Palestrante: Igor Paparoto

• Marketing, e agora? 14h a 14h40 – Auditório 2 Palestrante: Patricia Sant’Anna

TALK SHOE ABICALÇADOS

• Moda como negócio: ideias de quem conquista o presente e amplia o futuro 15h a 15h40 - Auditório 2 Palestrante: Silvio Chadad • Foco no lifestyle 16h a 16h40 – Auditório 2 Palestrante: Juliana Lopes • Eficiência em lojas físicas 16h a 17h – Auditório 1 Palestrante: Francisco Forbes • Gestão de pessoas: o desafio de gerar comprometimento e reter talentos 17h a 17h40 - Auditório 2 Palestrante: Marcio Silveira • Substâncias restritivas em calçados 17h a 18h – Auditório 1 Palestrante: Valdir Soldi

16/JAN 2ª FEIRA AUDITÓRIO 1 • Storytelling aplicado à moda 12h a 12h30 Adriana Galli • Marketing sensorial 13h a 13h30 Ana Paula Costa • Marketing internacional 14h a 14h30 Lucio de Carli 17/JAN 3ª FEIRA AUDITÓRIO 1 • Marketing trends 12h a 12h30 Genaro Galli • Experiência do cliente 13h a 13h30 Artur Vasconcellos • Design thinking 14h a 14h30 Luciane Zorzo Inscrições: www.abicalcados.com.br


ATUAÇÃO SETORIAL

VAREJO BUSCA INTEGRAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA FICAR MAIS FORTE INFORMAÇÃO PARA ORIENTAR OS LOJISTAS Uma das marcas da gestão de Imad Esper, iniciada em 2015, foi o investimento na geração de informações sobre o comportamento do consumidor, para oferecer aos lojistas ferramentas para análise e tomada de decisões. Em parceria com a Kantar Worldpanel, líder mundial em desenvolvimento e monitoramento de painéis de consumo, a ABLAC teve acesso aos hábitos de compra de calçados de mais de 11 mil lares brasileiros. “Foi o primeiro estudo do gênero realizado em nosso setor e ajudou a nortear as atividades do varejo e da indústria, tornando-as mais assertivas em meio a um período de dificuldades”, afirma Esper. A pesquisa foi compartilhada com os associados em janeiro de 2016, e a segunda edição do estudo será apresentada durante a feira, em janeiro de 2017. Outra iniciativa na área de conhecimento e troca de experiências foi o Workshop ABLAC, com edições em maio e outubro, quando especialistas debateram com os empresários de varejo novidades nas áreas de gestão de estoques, hábitos de consumo, relacionamento com shopping centers e identificação de produtos por meio de padrões internacionais e tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Com uma nova diretoria executiva e a reformulação do seu departamento de pesquisa e inovação, a ABLAC também intensificou as ações de parceria com a cadeia

Evento agendado para 16 de janeiro, durante a COUROMODA, marcará a posse da nova diretoria da ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados. O presidente Imad Esper (diretor comercial da rede de 18 lojas Savan Calçados, em GO e MG) passará o cargo para Marcone Jones Omena Tavares (diretor comercial e de planejamento da Abys Modas, rede com 19 lojas próprias e operadora de franquias em AL e SE).

do couro-calçado, com destaque para as reuniões de negociação com indústrias de calçados de todo o País. “Essas ações atraíram novos associados, especialmente lojas de médio e pequeno porte, que passaram a beneficiar-se da troca de experiências e relacionamento, agregando também novas visões e novas demandas à nossa organização”, finaliza Esper.

MAIS PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E PROFISSIONALISMO O novo presidente, Marcone Tavares, é associado há 8 anos e exerceu diversos cargos na ABLAC, inclusive a vice-presidência na gestão de Imad Esper. Seus planos para a entidade preveem maior atuação política e aceleração da profissionalização do varejo calçadista, “que precisa assumir novo ritmo para fazer frente aos desafios do mercado”. Aos 37 anos, Marcone atua na empresa da família desde os 17. A Abys foi fundada por seu pai, em 1984, e hoje conta com 17 sapatarias, 2 lojas de artigos esportivos e 7 franquias, das marcas Usaflex e Bibi. As 26 unidades empregam 800 pessoas e comercializam calçados, acessórios e artigos esportivos. A segmentação da rede teve início em 2014 e deve ampliar-se com o projeto de franquias da Abys Esportes, que prevê quatro novas unidades. “O consumidor quer, cada vez mais, experiências de compra diferentes”, destaca Marcone, que divide o comando da empresa com o irmão Marcos, diretor financeiro do grupo.

COUROMODA 53


PERSPECTIVAS DE MERCADO BRASIL (2015) PRODUÇÃO DE CALÇADOS (pares)

944,2 milhões

VALOR DA PRODUÇÃO

R$ 19,8 bilhões

UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA

72,9%

NÚMERO DE EMPRESAS

7,7 mil

EMPREGOS DIRETOS (ind. calçados)

283 mil

CONSUMO APARENTE (pares)

853,3 milhões

EXPORTAÇÕES

US$ 960,4 milhões

IMPORTAÇÕES

US$ 481,0 milhões

3º MAIOR PRODUTOR DE CALÇADOS DO MUNDO QUASE 1 BILHÃO DE PARES FABRICADOS

A

pesar de todos os percalços, a indústria calçadista do Brasil se mantém entre as líderes mundiais do setor. É o terceiro maior produtor do planeta, com quase 1 bilhão de pares fabricados em 2015. A tradição de mais de 100 anos de cultura fabril, aliada à capacidade inovadora dos designers brasileiros, faz das nossas fábricas uma referência no mercado. Confira os principais indicadores do setor, segundo o Relatório Setorial da Indústria de Calçados do Brasil/2016, publicado pela Abicalçados.

ONDE SE FAZ SAPATO PARTICIPAÇÃO DAS REGIÕES BRASILEIRAS NO TOTAL DA PRODUÇÃO DE CALÇADOS (EM PARES).

0,7%

0,2%

18,4%

NORDESTE SUL

22,3%

58,4%

SUDESTE CENTRO-OESTE NORTE

PERFIL DA PRODUÇÃO 10,4%

Calçado Feminino Calçado Masculino Calçado Infantil

22,2% 67,4%

54 COUROMODA

PRINCIPAIS DESTINOS DE EXPORTAÇÃO (US$ milhões) ESTADOS UNIDOS

191,9

ARGENTINA

67,5

FRANÇA

54,9

BOLÍVIA

49,6

PARAGUAI

45,3


A COUROMODA N TÁ ES DO A C ER M O N TÁ ES QUEM

Revista Couromoda 2017