Issuu on Google+

ORIENTAÇÕES

& DICAS PARA

LOJISTAS VISITANTES DA

Manual prático para o lojista garantir ótimos resultados em sua visita à COUROMODA - 41ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda 13 - 16 janeiro 2014 • Anhembi • São Paulo

Realização

Apoio

13.16 Janeiro 2014 Anhembi . São Paulo

Muito mais opções

de compra para o varejo.

Variedade de produtos e propostas de moda.

Contato direto entre o

varejo e indústrias de todos os polos brasileiros.

Mais segurança e agilidade na decisão de compras.

Na COUROMODA você tem 2.000 coleções de calçados, bolsas e acessórios, com opções para todos os tipos de consumidor, de Norte a Sul do País.

Peça sua credencial:

www.couromoda.com

Empreendimento

Gestão e realização

Venha para a COUROMODA fazer os melhores negócios!

Mais informações: Tel.: (11) 3897-6158 • 3199-6178 visitantes@couromoda.com.br

@couromoda

ORIENTAÇÕES

& DICAS PARA

LOJISTAS VISITANTES DA

Realização

Apoio

Veja aqui como garantir os melhores resultados de sua visita à COUROMODA 2014: Chegue à feira de forma rápida e econômica Informações por internet agilizam o credenciamento Planeje a viagem com antecedência Faça um roteiro de visitas: pré-selecione as empresas Faça agendamento prévio com os expositores Leve cartões de visitas e informações sobre a loja Após a feira, repasse todos os contatos 3

Sobre o Autor

AIRTON MANOEL DIAS Diretor do Fórum Couromoda airton@adsmark.com.br

A

irton Manoel Dias iniciou sua carreira na São Paulo Alpargatas, em 1970, atuando na área de marketing e respondendo por várias marcas de produtos, entre elas algumas que marcaram época, como Kichute, Passo Doble, Bamba, Topper e Rainha. Atuou também no relançamento da marca Nike em seu retorno ao Brasil, em 1986. Em janeiro de 1988 assumiu a diretoria de marketing da Vulcabrás, atuando nas áreas de vendas e distribuição das marcas Vulcabrás, 752, Adidas, Pony e outras, além de realizar o lançamento da marca alemã Puma. Entre 1990 e 1998 respondeu pela diretoria comercial e de marketing da Cambuci, proprietária das marcas Penalty e Sock e licenciada da marca japonesa Asics. Durante quase 30 anos de atividade na indústria calçadista fez das principais feiras nacionais e internacionais ferramentas importantes para lançamentos, definições de coleções, ajustes no relacionamento com lojistas, gerentes e representantes. Em 1998 criou sua empresa de consultoria e assessoria - Adsmark - e desde então presta serviços nessas áreas, realiza palestras e congressos com foco no varejo e na indústria do calçado. Como consultor da COUROMODA, desde 1998 vem dirigindo o Fórum Couromoda e participa ativamente dos projetos que envolvem o varejo calçadista, entre eles o Congresso Brasileiro do Calçado, realizado anualmente, na véspera da feira. Em 2003 desenvolveu o projeto de criação da ABLAC - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, da qual foi diretor executivo até 2007.

4

Apresentação Feira de negócios é o melhor ambiente para o lojista se posicionar frente às novidades do setor em que atua. Além da oportunidade de realizar uma pesquisa pessoal sobre tendências de moda, produtos e novas tecnologias aplicadas às coleções, a feira permite ao lojista uma definição mais clara do que comprar e de quem comprar. Feiras profissionais criam um ambiente totalmente favorável para aproximar quem quer comprar e quem quer vender. No entanto, mais do que fazer negócios, as feiras são também grandes oportunidades de contato, para desenvolver parcerias, esclarecer dúvidas e conhecer novas pessoas. Também permitem que se pratique um verdadeiro “networking físico”, já que durante o ano os contatos dos lojistas são quase que exclusivamente com os representantes comerciais, ficando as relações entre fornecedores e clientes restritas ao telefone e internet. Feiras são democráticas. Empresas grandes e pequenas se apresentam lado a lado, disputando a atenção de lojistas de todos os portes. Muitas vezes, num pequeno estande o lojista pode encontrar mais do que um novo fornecedor: pode identificar uma verdadeira solução, que seria impossível descobrir ao longo do ano, com a correria do dia a dia na loja. Por outro lado, no estande de uma grande marca fornecedora, alguns minutos de boa conversa podem ser a chave para resolver situações que pareciam incontornáveis, e voltar a um relacionamento lucrativo para ambas as partes. Esta cartilha apresenta uma série de ações e providências que vão ajudar você a preparar-se bem para a feira e, desta forma, obter os melhores resultados de sua participação no evento. Seja bem-vindo à COUROMODA, onde você encontrará sempre as melhores soluções e alternativas em fornecedores, marcas, produtos, informações e possibilidades de desenvolver parcerias. Boa feira e muito sucesso!

Para garantir resultados numa feira de negócios Organizar-se Planejar Caminhar muito Observar Perguntar Anotar Agir no pós-feira

5

Couromoda

ONDE ACONTECE?

COMO CHEGAR?

LOCALIZAÇÃO DO PAVILHÃO E ACESSOS A COUROMODA acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado entre a Av. Olavo Fontoura e a Marginal do Tietê, próximo do centro da cidade de São Paulo, ao lado do Sambódromo e do Terminal Rodoviário do Tietê.

6

A entrada principal do Anhembi é na Av. Olavo Fontoura, 1.209. No entanto, a direção da COUROMODA criou ao longo das últimas edições um total de 6 acessos ao pavilhão de exposições, visando oferecer mais agilidade e conforto aos visitantes.

7

4 Transfer para

São Paulo Prêt-à-Porter

Entrada das Missões Empresariais SEBRAE-SP

Entrada de autoridades, delegações,

5 lojistas VIP e convidados

MARGINAL TIETÊ

6

Entrada para quem vem do Hotel Holiday Inn

AV. OLAVO FONTOURA

3

Entrada Norte

desembarque/embarque Vá de Metrô

2 Entrada Bom Dia Expositor

1 ENTRADA PRINCIPAL

Para quem está em São Paulo, usar o Metrô é uma das maneiras mais práticas de chegar à feira. Para facilitar o acesso dos visitantes e expositores, a COUROMODA mantém há vários anos o projeto “Vá de Metrô”, serviço de transporte gratuito (em ônibus e vans) entre a Estação Tietê do Metrô e o Pavilhão do Anhembi. O sistema funciona durante todos os dias do evento, com ida e volta.

• Veja no site www.couromoda.com os horários de funcionamento deste serviço. Para quem chega à capital paulista de avião há um serviço de ônibus executivos (Airport Bus Service) partindo dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas para vários destinos, incluindo a linha denominada de “circuito dos hotéis”. São opções econômicas e o tempo de viagem é praticamente o mesmo de quem fizer o percurso de táxi. Você pode aproveitar melhor o dia da viagem (chegada ou partida), dirigindo-se diretamente do aeroporto ou da rodoviária para a feira. A COUROMODA oferece serviço de guarda-volumes no próprio pavilhão de exposições. 7

Antes da feira

INFORMAÇÕES

CREDENCIAMENTO SEU RELACIONAMENTO COM A COUROMODA POR INTERNET

No site www.couromoda.com você encontra informações completas sobre a feira. Ao longo do ano, o site também apresenta notícias sempre atualizadas sobre o mercado de calçados e acessórios, lançamentos, tendências de moda e demais temas de interesse dos lojistas. Cadastre-se seu e-mail no site da COUROMODA e receba semanalmente um resumo das notícias mais importantes. Habitue-se a acessar esse site toda semana, pois você pode descobrir boas oportunidades de negócios.

rnet Peça sua credencial por Inte No site www.couromoda.com sua você inclui e atualiza dados de es loja, seus diretores e comprador a. e solicita credenciais para a feir As credenciais são enviadas ereço. antecipadamente para seu end po. tem Assim você evita filas e ganha

8

Baixe o aplicativo da feira no seu celular A partir de dezembro/2013 você tem as informações sobre a COUROMODA de forma ainda mais rápida e eficiente: direto no seu celular ou no seu tablet. O aplicativo desenvolvido para a feira está disponível para os sistemas Android e IOS e oferece os seguintes serviços:

• Informações gerais sobre a Couromoda • Produtos e informações sobre os expositores • Planta do evento e roteiro de visitas • Cobertura com notícias diárias da feira • Acesso ao Facebook • E muito mais!

POR CORREIO Todo lojista cadastrado na COUROMODA recebe, gratuitamente, informações sobre a feira. São folders informativos, programa do Congresso do Calçado, informações sobre outros eventos realizados pela COUROMODA no mercado de calçados e moda, além das credenciais antecipadas, que chegam acompanhadas do mapa de expositores. Por este motivo, é muito importante que você mantenha seu endereço sempre atualizado junto ao cadastro da feira, bem como os nomes dos principais profissionais de sua equipe.

9912278051

2014 13 a 16 janeiro de 19h a 4ª feira: 9h às 2ª

Rua Professor Milton

Rodrigues, 100

Visite

horário! a: 9h às 19h 7h

CONGRESSO

Gestão e realização

Empreendimento

8 CALÇADO 1 anos BRASILEIRO DO

13 a 16 janeiro de 2014 Pavilhão do Anhembi • São Paulo

r e tablet põe a ma da sua mão

Realização e patrocínio

Filiada à

s. RA DE LOJISTAS ASSOCIAÇÃO BRASILEI S DE ARTEFATOS E CALÇADO

Aqui estão suas

AIS ED rece ENCI feira ofe que aCR s oportunidades Apoio

utos, ado: avaliar prod entes propostas. es e conhecer difer s de marketing para tema ado: o do Calç de moda. s ência de lojas e tend mbi. ay Inn Parque Anhe neiro, no Hotel Holid da. , no site da Couromo e vagas limitadas ecer conh para o a a São Paul : Aproveite sua vind de janeiro. dos shoppings - 17 do varejo. Circuito o. Passeios gratuitos Paul São em s de referência pensável para lojistas. Indis uromoda. Exclusivo

RA ASSOCIAÇÃO BRASILEI CALÇADOS DAS INDÚSTRIAS DE

UNIÃO BRASILEIRA DE FEIRAS DOS PROMOTORES

RA DAS ASSOCIAÇÃO BRASILEI S DE INDÚSTRIAS DE ARTEFATO DE VIAGEM COURO E ARTIGOS

MAPA da feira

Companhia aérea oficial

Hotel Oficial

Couromoda - São Paul

o

12 de janeiro 2014

Evento

Holiday Inn Parque Anh embi São Paulo

9912278051

Em cooperação com

Comunicação no va

Apoio

Gestão Ambiental

Arquitetura do ponto

rejo

de venda

Tendências de moda PARA USO DOS CORREIO

S

Escritório Comercial: São Paulo r • 01411-001 • el, 923 - 6º anda -6100 Rua Padre João Manu 3897-6192 • 3199 8 • 3897-6158 • Tel.: (11) 3897-617 .br couromoda.com E-mail: visitantes@ www.couromoda.com

Mudou-se Desconhecido Recusado Reintregado no serviço

Não procurado Endereço insuficiente Não existe número indicado

Falecido Ausente

Inf. escrita porteiro/síndico ________________________ __ postal em _____/_____/____ _Responsável_____________ ________

____

Rua Padre João Manu el, 923 - 6º andar • (11) 3897-6158 / 3897-6192 congresso@courom oda.com.br • www.couro moda.com

ado. Envelopamento autoriz E.C.T Pode ser aberto pela

des da Couromoda

Couromoda - São Paulo

Pavilhão O 1.209 - SÃO PAUL Av. Olavo Fontoura,

expositores novidades conhecer todas as

átis

BRASILEIRO DO

12 de janeiro de 2014 Holiday Inn Parque Anhe mbi • São Paulo

5ª feira: 9h às 17h

do Anhembi

a.com

CONGRESSO

CALÇADO 18 anos

9912278051

egócios ação inform

13.16 Janeiro 2014

de janeiro. da.com ções: www.couromo

Anhembi . São Paulo

_

Envelopamento autorizado. Pode

ser aberto pela E.C.T

o visitante e reafirmam a São várias ações que valorizam obrigatório na agenda dos Couromoda como meeting point de calçados. E sua participação líderes da indústria e do varejo izar os resultados da feira! é muito importante para maxim

___________

9

Viagem para a feira

ANTECIPAÇÃO

PLANEJAMENTO USE O SITE DE VIAGENS DA COUROMODA A COUROMODA recebe mais de 80.000 visitas de todo o Brasil e de mais de 60 países. Mesmo que São Paulo tenha a maior rede hoteleira do país, é muito importante providenciar reservas de hotel com antecedência, garantindo hospedagem dentro do seu orçamento. O mesmo aplica-se às viagens, principalmente as aéreas. Você consegue promoções e preços menores se fizer a compra das passagens com boa antecedência. A COUROMODA e a VOETUR TURISMO criaram um site de viagens sob medida para atender os lojistas, expositores e visitantes da feira. O site COUROMODA VIAGENS oferece opções de viagem e hospedagem com custos muito competitivos e condições de pagamento facilitadas, de até 10 vezes sem juros. Através do site você pode:

• Reservar hotel para a feira • Comprar passagens para São Paulo • Garantir os traslados aeroporto-hotel-aeroporto • Solicitar a credencial para a feira • Comprar tickets para shows na semana da feira • Fazer reservas em restaurantes da cidade e muito mais! Acesse www.couromodaviagens.com.br e experimente! Reservar com um ano de antecedência? Saiba que muito lojista faz isso. Assim que uma edição termina, muitos lojistas já bloqueiam em suas agendas as datas da feira do próximo ano, incluindo reservas antecipadas de hotel. Esta prática evita correria e atropelos, além de garantir custos menores de hotel e passagens aéreas.

10

Preparando a visita

POR ONDE COMEÇAR

QUE EMPRESAS VISITAR PRÉ-SELECIONE OS FORNECEDORES Fornecedores insubstituíveis Anote os fornecedores que você considera principais. Se você planeja visitar a feira por 2 dias, selecione apenas 4 ou 5 empresas consideradas insubstituíveis. Você precisa de espaço na agenda para outras ações, como veremos a seguir.

Fornecedores interessantes Selecione os fornecedores que têm potencial para crescer em sua loja e que por isso exigem uma aproximação com o proprietário, gerente, representante. Também não ultrapasse 3 ou 4 empresas.

Fornecedores problemáticos É importante registrar os nomes das empresas com as quais você tem problemas e pendências. Foque apenas nas situações mais graves e não ultrapasse 2 ou 3 nomes. Decida o que você pretende fazer com estas empresas: esclarecer mal entendidos, definir continuidade do relacionamento, solução de pendências, etc. Programe sua visita ao estande para resolver o problema. Mas não pense em ir à feira apenas para solucionar pendências! Dedique tempo maior para trabalhar com quem lhe garante lucro e a pesquisar e descobrir novos fornecedores.

Fornecedores desejados Com quais fornecedores/marcas você gostaria de trabalhar, mas ainda não conseguiu estabelecer uma relação comercial? Anote marca ou razão social e procure não ultrapassar 3 ou 4 empresas.

Novos segmentos em análise Está pensando em atuar com novos segmentos, como calçados infantis, por exemplo? Artefatos, tênis ou outros? A feira é excelente momento, talvez o único, para se realizar essa pesquisa, encontrar soluções, estabelecer negociações mais precisas para esses projetos.

11

Sua agenda de trabalho

LOCALIZE OS EXPOSITORES

CALCULE BEM O TEMPO

DEFINA SUAS PRIORIDADES E MÃOS À OBRA! A COUROMODA envia o mapa da feira antecipadamente aos lojistas cadastrados. O mapa tem a relação de expositores e sua localização na feira. Com ele o lojista poderá planejar a ordem de visitas e dar um sentido para sua caminhada, evitando a perda de tempo na procura das empresas de seu interesse.

Mas e se você não conhece as empresas?

Se você quer descobrir novos fornecedores o site www.couromoda.com oferece uma ferramenta que ajuda você a montar uma lista de visitas. Você pode pesquisar Expositores por tipo de produto, por marca ou razão social. Acesse o site e veja no menu: Roteiro de Visitas. Você prepara uma lista de empresas a seu gosto, com a localização dos estandes na feira. Depois é só imprimir e levar com você.

Agende dia e hora para suas visitas Programar dia e hora com determinados expositores pode significar enorme ganho de tempo para o lojista. Agende esses encontros 20 ou 30 dias antes da feira com as empresas de interesse.

Se você planeja passar apenas um dia na feira,

recomendamos que não ultrapasse 4 ou 5 visitas programadas, dedicando a essas visitas tempo total entre 3 e 4 horas. Assim você terá mais 5 ou 6 horas para dedicar-se a visitar toda a feira, realizar novos contatos, descobrir novos fornecedores, iniciar parcerias, registrar tendências e definir com mais precisão seus próximos passos após a feira.

12

Observe a setorização da feira por tipos de produto A setorização da feira representa um importante auxílio para o lojista definir melhor seu roteiro de visitas e selecionar as áreas de maior interesse. A COUROMODA organiza seus expositores por tipo de produto, distribuindo-os no pavilhão em grandes blocos:

Feminino: Calçados femininos representam 35% da feira Masculino: Marcas de referência para o público masculino Infantil: Propostas para um público que consome como gente grande Bolsas e acessórios: Opções para o público feminino, masculino e infantil Polos calçadistas: Estandes coletivos de pequenas e médias empresas

de vários polos produtores

Minha Primeira Couromoda: Novas marcas, que participam da feira pela primeira vez Top Fashion: Produtos de alta moda, para butiques e distribuição seletiva

Tecnologia

Artefatos, Bolsas e Acessórios

1ª Couromoda

Top Fashion Grupos

Grupos

Infantil Grupos

Feminino

Masculino

Entrada Principal

Uma dica Procure reservar tempo para visitar e “descobrir” fabricantes e marcas que expõem em estandes coletivos, os chamados Grupos. Na COUROMODA há vários Grupos de expositores, representando diversos polos produtores. Constantemente surgem novas fábricas com alternativas muito boas em produtos e serviços. Fora da feira, descobrir estes pequenos fabricantes é uma tarefa difícil e trabalhosa. Portanto, aproveite a feira para conhecer estas empresas. Muito provavelmente você será atendido pelo proprietário da fábrica. Troque cartões, folhetos, anote o motivo do seu interesse e estabeleça contato.

13

Durante a feira

A CHEGADA

NÃO PERCA TEMPO FAÇA UMA AVALIAÇÃO GERAL E PRELIMINAR Se você não fez pré-agendamento de visitas com nenhum expositor, uma boa sugestão é reservar a primeira hora de trabalho para realizar uma caminhada de avaliação. Nessa caminhada, analise os produtos, as marcas e confronte com as anotações e com o Roteiro de Visitas que você preparou em casa, criando assim o seu cenário de trabalho na feira. A partir da segunda hora, mãos a obra! Comece as visitas aos estandes selecionados.

Concentração de lojistas nas ruas próximas às entradas da feira Muitos lojistas começam a visita pelos estandes mais próximos das entradas do pavilhão. Isso cria um movimento maior nestes estandes e pode exigir um tempo maior para ser atendido. O percurso entre a entrada da feira e os estandes mais distantes é pequeno e não demanda mais do que 5 minutos de caminhada. Estande cheio? Siga adiante e volte depois! Mas, se o interesse pelo produto for grande, resta aguardar ou tentar algo que funciona bem: deixe recado de sua passagem pelo estande e do seu interesse em retornar, com o número do seu celular disponível para contato durante o tempo que você estará na feira.

Os “ladrões de tempo” na feira Mais e mais lojistas comprovam que feiras internacionais, como a COUROMODA, exercem grande influência sobre as decisões que o varejo precisa tomar. Esta situação é comprovada pelo número crescente de lojistas que permanecem 2 ou 3 dias no evento, procurando visitar as empresas com mais calma e atenção e “explorar” de forma ampla todas as oportunidades que a feira possibilita. Procure manter o programa de visitas previamente preparado e evite gastar mais tempo do que o previsto. Fique atento aos principais “rouba tempo” em feiras:

• FILA DE CREDENCIAMENTO. Ninguém mais precisa gastar tempo em filas de credenciamento na entrada da feira. É possível fazer tudo por internet, antecipadamente. E você recebe seu crachá direto na loja, através do correio. O credenciamento por internet pode ser feito até um dia antes da feira: neste caso você retira o crachá nos totens de autoatendimento, na entrada do evento. • ENCONTROS COM ANTIGOS PARCEIROS. Rever colegas e conhecidos é sempre uma coisa boa nas feiras. Mas cuidado com as conversas longas... Lembre-se que você está ali para fazer negócios e que a feira tem horário para fechar. 14

• ALMOÇOS DEMORADOS. No Brasil muitos ainda tem o hábito de interromper o trabalho na feira para o almoço. Nossa sugestão: faça um bom café da manhã no hotel e depois, na feira, opte por um lanche rápido ou frutas. Há vendedores destas opções de alimentação espalhados por toda a feira.

Estandes de empresas já fornecedores da sua loja Você já é cliente destas empresas, mas pode se deparar com algumas destas situações: DIFICULDADE DE ENTRAR NO ESTANDE: muitas empresas atuam com estandes fechados, com acesso apenas a clientes que devem ser identificados. Essas empresas geralmente mantém pessoas do lado externo, com o objetivo de reconhecer lojistas já clientes, colocando-os de imediato para a área interna, visando agilizar o atendimento. Se isso não ocorrer, lembre-se que o acesso é facilitado quando o lojista apresenta cartão de visitas, informa que já é cliente e dá o nome do representante. REPRESENTANTE OCUPADO: Nem sempre você poderá ser recebido pelo representante que o atende, que talvez esteja ocupado no momento, trabalhando com outro lojista. Se você for atendido por outra pessoa, é importante anotar tudo o que você combinar ou negociar nessas visitas: • Registre em seu tablet, notebook ou bloco de anotações o nome de quem o atendeu e o que foi negociado. • O mais rápido possível (após a feira) repasse com o representante que o atende o que foi conversado durante a visita. • Durante as feiras normalmente são agendadas reuniões para os dias pós-feira. Portanto, ao visitar os estandes leve sua agenda para bloquear as datas e os horários destes encontros.

Estandes de empresas ainda não fornecedoras da loja Antes de entrar no estande de um fabricante que ainda não é fornecedor da loja é muito útil que você tenha claro os motivos que o levaram a se interessar por aquele expositor. Para ter foco nessas visitas, a recomendação é ter à mão anotações simples e objetivas, como: • faixas de preços e custos com que sua loja vem atuando, por tipo de produto; • fornecedores com quem sua empresa vem trabalhando neste tipo de produto; • condições comerciais desses fornecedores: prazos de entrega, condições de pagamento; • nível de satisfação com esses fornecedores e eventual desejo de substituí-los. Expositores estão na feira também para conhecer novos lojistas, abrir novos clientes. Leve para feira informações impressas, tais com fotos da loja, principais fornecedores, nomes dos sócios, localização, segmentos de produtos com que atua, etc. Este material pode ser produzido e impresso pela própria loja a custos baixos e abre portas de fornecedores muito rapidamente. Se o produto interessou, mas não foi possível fazer contato na feira, registre-se na recepção do estande e deixe seus dados, solicitando contato posterior.

15

Após a feira

PROVIDÊNCIAS

CONTATOS

OS DIAS SEGUINTES SÃO FUNDAMENTAS Ao voltar para a loja, após a feira, não deixe “o assunto esfriar”. Tudo o que você viu e conversou durante o evento precisa ser posto em prática, para fazer valer o tempo que você investiu nesta visita.

Pedidos feitos ou a confirmar É preciso rever, atualizar e confirmar com cada expositor os pedidos e reservas realizadas na feira.

Agenda com representantes Confirme as reuniões agendadas durante a feira e prepare tópicos de trabalho com cada representante.

Visitas pré-agendadas • Quais dos fornecedores pré-agendados foram visitados? • Que negociações foram feitas nessas visitas? • Envie correspondência/e-mail confirmando essas negociações.

Visitas a fornecedores novos • Quais fornecedores novos foram visitados e o que foi combinado nessas visitas? • Dê andamento ao que foi conversado com os representantes e abra as empresas como novos fornecedores. • Quais dessas visitas não tiveram resultados positivos? Registre os motivos e mantenha essa informação para consulta durante o ano e na definição do programa de trabalho na próxima feira.

Visitas não realizadas Relacione os fornecedores que não foram visitados (por qualquer motivo), definindo: • INSUBSTITUIVEIS E INTERESSANTES: marque com os representantes reuniões de apresentação dos produtos não vistos na feira. • DESEJÁVEIS: considerando tudo o que você viu na feira, defina se estas empresas permanecem como desejáveis. Em caso positivo, faça contato imediato. • PROBLEMÁTICOS: agende encontros com os representantes para resolver as pendêcias.

Novos segmentos em análise Dos projetos relacionados como de interesse para a loja analisar na feira (novos segmentos de produtos, novas faixas de preço, etc) quais foram efetivamente vistos e concluídos? Quais as decisões tomadas? Com quais fornecedores as negociações seguirão? 16

Conclusão

INFORMAÇÃO

RELACIONAMENTO

NOVOS NEGÓCIOS

O QUE A COUROMODA TRAZ PARA O LOJISTA A COUROMODA é o grande encontro anual do mercado de calçados, momento de atualização e de contato pessoal entre quem toma as decisões na indústria e no varejo. Ao reunir quase 1.000 indústrias expositoras, de todos os portes e todos os tipos de produtos, a feira se transforma na mais apurada vitrine da produção brasileira, oferecendo aos compradores uma visão ampla de produtos, preços e serviços. Não se trata apenas de fazer negócios, mas de encontrar as pessoas certas para fazer negócios. E de reunir informações que vão influenciar as decisões do varejo ao longo de todo um semestre.

Participar da COUROMODA é uma experiência que nenhum lojista pode terceirizar, pois a feira tem múltiplas funções:

É o caminho mais rápido para acertar nas compras e aumentar o giro do estoque Forma mais eficiente para selecionar fornecedores, marcas e parcerias Ferramenta profissional para avaliar tendências e realizar pesquisas Orientação segura para definir e projetar o futuro da loja com menor risco Alternativa para solucionar pendências e aparar arestas no relacionamento

17

Não deixe de ver

EVENTOS DE ATUALIZAÇÃO

PROMOÇÕES

COUROMODA TEM MUITAS OPORTUNIDADES Congresso Brasileiro do Calçado Inscreva-se para participar deste grande encontro de atualização, onde lojistas, empresários e profissionais de várias áreas debatem temas importantes para o dia a dia do varejo. Temas desta edição: • Transforme consumidores em propagadores • O varejo do futuro: para onde caminham as lojas de calçados • Tendências em calçados e bolsas para mercado interno

12 de janeiro (domingo) - 14h às 19h

Inscrições gratuitas: www.couromoda.com

Visite a feira no último dia e concorra a um carro zero! Lojistas que visitarem a feira também no último dia (5ª feira, 16 de janeiro) estarão concorrendo ao sorteio de dois automóveis Hyundai HB 20 zero KM. Basta preencher um cupom, comprovar atividade de lojista, depositar na urna na própria feira e ficar torcendo! Saiba mais: www.couromoda.com

CARTILHA Orientações & Dicas para Lojistas Visitantes da Couromoda Produção: Departamento de Comunicação da COUROMODA - Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda Rua Padre João Manuel, 923 - 6º andar - 01411-001 - São Paulo • Tel (11) 3897-6100 • www.couromoda.com É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a expressa autorização do autor. 18

PEÇA JÁ SUA CREDENCIAL! www.saopaulopretaporter.com 500 marcas expositoras de moda Lançamentos outono/inverno 2014, meia-estação e pronta-entrega Fórum de Moda: ciclo de palestras gratuito. Programação no site! Moda feminina, masculina, jeans, camisaria, tricô, festa, malharia e acessórios

Empreendimento

Mais informações: Tel.: (11) 3897-6178 / 3199-6192 • visitantes@saopaulopretaporter.com.br

Gestão e realização

Empresa sem o SEBRAE São Paulo.

Empresa com o SEBRAE São Paulo.

As ferramentas certas para o seu negócio prosperar estão no SEBRAE São Paulo. Se você tem uma micro ou pequena empresa, sabe como é importante estar sempre atualizado e bem informado. Para que o seu negócio se destaque e evolua cada vez mais, você pode contar com um grande parceiro: o SEBRAE São Paulo. Por meio de cursos, palestras, consultorias, oficinas, ensino à distância (EAD), nas mais variadas áreas de conhecimento empresarial, o SEBRAE São Paulo oferece toda a capacitação necessária para a sua empresa crescer saudável e lucrar muito mais. SEBRAE São Paulo. O grande parceiro das pequenas empresas.


Cartilha Lojistas COUROMODA 2014 - Apoio SEBRAE-SP