Page 1

Educando para vida e para felicidade!


Visão O Colégio Passionista São Paulo da Cruz é referência educacional Passionista que educa para a transformação da sociedade, com bondade, firmeza e competência, através do conhecimento e dos valores éticos, humanos, cristãos e passiocêntricos, formando assim pessoas integradas e felizes.

Missão

A missão do Colégio Passionista São Paulo da Cruz é educar

para a vida e para a felicidade, integrando conhecimentos, valores éticos, morais e passiocêntricos, durante o processo de aprendizagem da pessoa para que seja capaz de superar qualquer ética individualista na sociedade, ser sujeito da própria história e colaboradora na construção de uma sociedade justa e solidária.


Acolhida Caro Estudante e Prezada Família, O Colégio Passionista São Paulo da Cruz sente-se muito feliz em recebê-los! É com muito carinho que acolhemos o interesse de caminhar conosco. Aqui você fará muitas experiências do que é ser uma pessoa, de viver e conviver com diferenças, de aprender a aprender e de aprender a fazer! Esta convivência será fundamental para a construção do seu conhecimento e de sua felicidade. O Colégio Passionista é o lugar adequado para a realização do seu projeto de vida e quer ser ainda para você “um lugar para aprender a ser feliz”! Queremos oferecer as melhores e mais modernas condições para vocês se encantarem pela aventura de transformar as informações em conhecimento e o conhecimento para humanizar a sociedade. Propomos uma formação integral da pessoa, no plano físico, psíquico, ético e espiritual, tornando-a capaz de assumir uma postura participativa, atuante e transformadora. Para nós é indispensável a parceria da família. Juntos, família e escola educando para a Vida e para a Felicidade. Neste sentido, delineamos nas próximas páginas um conjunto de informações úteis e necessárias para os novos educandos. Desde já, sejam bem-vindos em nosso espaço educativo. Obrigada por nos visitar! Irmã Mercedes Scortegagna


Orientação aos candidatos A proposta de sondagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz abrange atividades lúdico-pedagógicas e observa a interação com os companheiros e o meio, bem como avalia a capacidade e a competência que os candidatos apresentam de aplicar os conhecimentos básicos adquiridos nos anos anteriores para que possam acompanhar as fases seguintes. - Na data agendada, o candidato deverá comparecer acompanhado pelos pais ou responsáveis, com 15 minutos de antecedência no pátio E. Entrada pela Av. Tucuruvi, 470. Nesse dia, haverá visita às instalações do Colégio, apresentação da proposta pedagógica e da rotina escolar, momento de convivência e realização de atividades. - Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental farão atividades lúdico-pedagógicas. - 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1ª ao 3º ano do Ensino Médio farão avaliações para verificação das habilidades básicas em Português e Matemática, adequadas a cada ano/série. As inscrições deverão ser feitas pelo site do colégio: www.passionista.com.br ou na secretaria do Colégio de segunda à sexta-feira das 07h às 17 horas.

Documentos necessários: - Cópias da Certidão de Nascimento e do RG do educando; - Declaração de Escolaridade com RA (Registro Acadêmico); - Declaração de Regularidade Financeira (Colégio particular); - Cópia do último boletim escolar.


Desistência: Será considerado desistente o candidato que não se apresentar para a realização das atividades lúdico-pedagógicas/entrevista (Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental) e para as sondagens acadêmicas e entrevista (2.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio) no dia e horário comunicados antecipadamente. Não haverá devolução da taxa de inscrição em nenhum momento.

Informação para Matrícula Os resultados relativos ao Processo de Ingresso de Novos Educandos para o Colégio Passionista São Paulo da Cruz só terão validade para o ano de sondagem. A aprovação do candidato no Processo de Ingresso de Novos Educandos para o Colégio Passionista São Paulo da Cruz perderá sua validade caso, no momento da matrícula, o educando não apresente a comprovação da sua promoção para o(a) ano/série pretendido(a). A matrícula dos candidatos classificados, até o limite das vagas oferecidas, será efetivada conforme calendário anexo à documentação comprovatória da aprovação, enviada aos responsáveis. A secretaria e a tesouraria do colégio estarão à disposição de 2.ª a 6.ª feira, das 7h30 às 17h.

Documentação necessária: - Cópia da Certidão de Nascimento; - Cópia do R.G. - Requerimento de matrícula e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais preenchidos e assinados pelo responsável financeiro, declarando estar ciente e de acordo com a Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar do Colégio Passionista São Paulo da Cruz;


- Declaração de escolaridade atualizada até a data da matrícula e solicitada na escola de origem, com RA - Declaração de transferência solicitada na escola de origem ao término do ano letivo; - Cópia do último boletim escolar. - Histórico escolar; - Trazer o atestado Médico, com CRM, que o filho (a) está apto (a) para a prática de Educação Física até a 1ª semana de fevereiro. Entregar na secretaria.

Observação: A não apresentação do Histórico Escolar, que comprove a aprovação do educando no ano ou série em curso, até o 1.º dia letivo, implicará na perda do direito de matrícula do candidato e/ou seu posterior cancelamento. A matrícula só será efetivada com a entrega completa dos documentos pedidos acima.

Cancelamento da Matrícula: O cancelamento da matrícula é prerrogativa da Diretora do Colégio Passionista São Paulo da Cruz, caso seja apurada qualquer irregularidade na documentação do aluno, ou se houver outra limitação impeditiva. Em caso de não confirmação pelo CONTRATANTE, até 21 de janeiro do ano em curso, será feita a restituição de 80% (oitenta por cento) do que já houver pago, a título de indenização pela vaga ocupada e despesas administrativas. Após esta data não haverá restituição.


Disposições finais: - Serão incorporadas a este Edital, para todos os efeitos, normas complementares que vierem a ser publicadas pelo Colégio Passionista São Paulo da Cruz. - Na ocorrência de caso fortuito, força maior ou outro fato que impeça a realização do Processo de Ingresso de Novos Educandos, o Colégio Passionista São Paulo da Cruz reserva-se o direito de cancelar ou substituir a prova de modo a viabilizar o ingresso de novos educandos. - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo de Ingresso de Novos Educandos e homologados pela Direção do Colégio Passionista São Paulo da Cruz. Para conhecimento público, o presente Edital, além de publicado na Secretaria do Colégio Passionista São Paulo da Cruz, está disponível no site: www.passionista.com.br - Todos os segmentos trabalham com projetos interdisciplinares anuais. - O uso do uniforme é obrigatório em todas as atividades do Colégio.


Sondagem Educação Infantil Maternal I e II

Nessas etapas, procuramos identificar como a criança se expressa no mundo através dos sentimentos, vontades e desagrados de forma autônoma através de entrevista com os responsáveis.

Idades para matrícula:

Maternal I: completar 2 anos até 30/06; Maternal II: completar 3 anos até 30/06.

Jardim e Pré

Nas turmas, Jardim e Pré, observaremos os recursos utilizados pelo educando para solucionar situações problemas, aspectos psicomotor e oralidade, levando em conta sua autonomia, vivências e relações com os adultos e as crianças no processo de sondagem, de acordo com a faixa etária

Idades para matrícula:

Jardim: completar 4 anos até 30/06; Pré: completar 5 anos até 30/06.

Jardim O educando deve ser capaz de: - Expressar oralmente seus desejos através de palavras simples;


- Nomear e identificar cores e formas geométricas; - Apresentar habilidades de coordenação viso-motora; - Utilizar movimento de preensão; - Apresentar habilidades de percepção, visual, auditiva, espacial e motora.

Pré Linguagem oral e escrita

O educando deve ser capaz de: - Expressar oralmente seus desejos através de vocabulário variado; - Diferenciar letras e números; - Identificar e escrever o próprio nome; - Diferenciar e nomear vogais e consoantes; - Arriscar a escrita de palavras;

Matemática

O educando deve ser capaz de: xa etária;

- Identificar os números em diferentes contextos; - Nomear e traçar os numerais; - Estabelecer relação número/quantidades; - Apresentar habilidade de percepção visual; - Apresentar raciocínio lógico matemático adequado à fai-


Ensino Fundamental  

1º ano: Idade para matrícula: 1º ano: completar 6 anos até 30/06; O educando deve ser capaz de: - Expressar oralmente seus desejos através de vocabulário variado, formulando perguntas, imaginando hipóteses e manifestar opiniões sobre o assunto abordado; - Escrever o próprio nome; - Reconhecer, nomear e traçar corretamente as letras do alfabeto; - Reconhecer a sequência alfabética oral e graficamente; - Realizar escrita espontânea de palavras e estar no nível silábico; - Identificar os numerais em diferentes contextos; - Nomear, grafar e estabelecer relação número/quantidade; - Resolver situações problemas de acordo com a faixa etária; - Comunicar ideias utilizando a linguagem oral, desenhos e escrita;


2º ano: - Verificar o estágio da aquisição da escrita. - Ordenação de palavras a partir de um banco de letras embaralhadas. - Interpretar números nos diversos contextos em que se encontram. - Sequência numérica (maior/menor – antecessor/sucessor) - Resolver situações-problema

3º ano: - Ter interesse por ler, ouvir e manifestar opiniões. - Ser capaz de construir pequenos textos dando continuidade a história apresentada. - Considerar a ordem alfabética na organização de registros como listas, dicionário. - Resolver situações problema e construir, a partir delas, o significado da adição e subtração e efetuá-las. - Interpretar números nos diversos contextos em que se encontram. - Associação da multiplicação e adição. - Leitura de gráfico.


4º ano: - Reconhecer a necessidade da língua escrita para planejar e realizar tarefas. - Localizar informações explícitas no texto. - Ser capaz de construir pequenos textos, emitindo seu parecer em relação ao contexto trabalhado. - Reconhecer classes gramaticais: substantivo comum/ próprio (masculino, feminino/singular e plural) adjetivo. - Resolver problemas do nosso cotidiano que envolvam as quatro operações.

5º ano: - Reconhecer a necessidade da língua escrita para planejar e realizar tarefas. - Identificar as principais características de um texto. - Ser capaz de construir pequenos textos, emitindo seu parecer em relação ao contexto trabalhado. - Reconhecer classes gramaticais: substantivo (masculino, feminino/singular e plural) , adjetivo, verbos.


- Separação de sílabas (classificação quanto a tonicidade e número). - Expressões numéricas. - Resolver problemas do nosso cotidiano que envolvam as quatro operações. - As quatro operações com prova real.

6º ano: - Conseguir expressar-se, defender suas ideias, ter domínio da norma padrão. - Compreender o uso e as funções da linguagem. - Ler criticamente e interpretar textos. - Reconhecer classes gramaticais: substantivo, adjetivo e verbo. - Reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões demonstrar assim, sua capacidade de lidar com os conceitos matemáticos no cotidiano. - Efetuar as quatro operações, inclusive com números racionais. - Produzir texto com coesão, coerência e adequação. - Calcular porcentagem. - Efetuar expressões numéricas.


7º ano: - Conseguir expressar-se, defender suas ideias, ter domínio da norma padrão. - Compreender o uso e as funções da linguagem. - Ler criticamente e interpretar texto de gênero narrativo (foco narrativo, tipo de narrador, personagens, tempo, espaço, enredo) - Reconhecer classes gramaticais através da identificação, da classificação e do emprego adequado ao texto. - Produzir texto com coesão, coerência e adequação. - Reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões demonstrar assim, sua capacidade de lidar com os conceitos matemáticos no cotidiano. - Números naturais e racionais. - Conceitos e operações. - Expressões numéricas com números racionais.

8º ano: - Conseguir expressar-se, defender suas ideias, ter domínio da norma padrão. - Compreender o uso e as funções da linguagem. - Ler criticamente e interpretar texto de gênero narrativo.


- Conhecimentos gramaticais: morfologia, sintaxe: frase, oração e período: termos essenciais da oração: - Sujeito e predicado. - Produzir texto com coesão, coerência e adequação. - Reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões demonstrar assim, sua capacidade de lidar com os conceitos matemáticos no cotidiano. - Números inteiros e racionais. - Resolução de equações de 1º Grau. - Aplicação em situações problema.

9º ano: - Conseguir expressar-se, defender suas ideias, ter domínio da norma padrão. - Compreender o uso e as funções da linguagem. - Ler criticamente e interpretar textos diversos. - Conhecimentos gramaticais: morfologia, classes gramaticais, conjunções, sintaxe (termos essenciais da oração: sujeito, predicado, termos integrantes). - Produzir texto com coesão, coerência e adequação. - Reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões, demonstrar assim, sua capacidade de lidar com os conceitos matemáticos no cotidiano. - Produtos notáveis, fatoração, frações algébricas. - Equações de 1º grau.


Ensino Médio A sondagem pedagógica neste segmento tem por objetivos principais as habilidades abaixo, levando-se em consideração o grau de maturidade e conhecimento do candidato, de acordo com o ano pretendido (1ª, 2ª):

Em Linguagens, códigos e suas tecnologias - Ler, interpretar e identificar dados e informações dentro do contexto apresentado e relacioná-lo a outros textos, realidades ou conhecimentos anteriores. A partir daí, construir argumentação consistente, confrontar opiniões e elaborar proposta de solução para uma situação-problema.

Em Matemática e suas tecnologias - Ler e interpretar textos matemáticos, aplicar conceitos, utilizar tabelas, gráficos e expressões, bem como selecionar estratégias de resolução de problemas, utilizando-se de raciocínios dedutivos, indutivos ou por analogia, para aplicação de cálculos e confirmação de resultados.


Matriz - organização curricular Educação Infantil Linguagem Oral, Artes Plásticas, Inglês, Educação Musical, Jogos e Recreação, Matemática, Natureza e Sociedade, Ensino Religioso, Informática, Robótica, Educação Física, Natação, Biblioteca e Contação de Histórias.

Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano: Português, História, Geografia, Ciências, Matemática/Jogos de Raciocínio Lógico (PIM), Ensino Religioso, Biblioteca, Informática, Robótica, Educação Física, Natação (1º ano), Artes Plásticas e Musicais, Inglês e Contação de Histórias.

Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano: Português, OPT (Oficina de Produção de Texto), Inglês, Espanhol, Artes Plásticas e Musicais, Educação Física, Matemática/ Jogos de Raciocínio Lógico (PIM), Desenho Geométrico, Ciências (9º ano Física e Química), História, Geografia, Ensino Religioso e Projeto Vida, Informática e Robótica.

Passionista Inovando Mentes - PIM

Os jogos de raciocínio contribuem para o aprimoramento de habilida-

des cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Ajudam o educando a lidar melhor com situações emocionais e sociais.

Ensino Médio: Gramática, Literatura, Labtex (Laboratório de Produção de Texto), Inglês,

Espanhol, Artes Plásticas e Musicais, Educação Física, Metodologia

Científica (3º Médio + TCC), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Ensino Religioso, Sociologia, Biblioteca e Laboratórios.


Cursos extra curriculares Educação infantil

- Materna II e Jardim: Futsal e Ballet. - Pré: Judô, Ballet, Capoeira, Futsal, Xadrez.

Ensino Fundamental:

- 1os anos: Judô, Ballet, Capoeira, Futsal, Xadrez e Patinação

Artística. - 2os e 3os anos: Futsal, Patinação Artística, Xadrez, Ballet, Jazz (somente 3os anos), Robótica, Capoeira e Judô. - 4os e 5os anos: Judô, Ballet, Capoeira, Futsal, Patinação Artística, Violão, Jazz, Robótica e Tênis, Pastoral da Juventude Passionista, Educológico (apenas 5º ano) e Catequese (apenas 4º e 5º ano) e Piano.

Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano:

Judô, Capoeira, Patinação Artística, Violão, Jazz, Líderes de Torcida, Educação Financeira, Robótica, Pastoral da Juventude Passionista, Educológico e Catequese.

Treinamentos

Ensino fundamental 6°, 7°, 8° e 9°ano: Basquetebol, Handbol, Futsal, Voleibol.

Ensino Médio:

Líderes de Torcida, Jazz, Violão, Patinação Artística, Educação Financeira, Pastoral da Juventude Passionista, Educológico, Catequese e Crisma.

Treinamentos:

Basquetebol, Handbol, Futsal e Voleibol.


Atividades Complementares Comunidades de Aprendizagem - 6º ao Ensino Médio As Comunidades de Aprendizagem são oficinas pedagógicas e Grupos de estudos que funcionam conforme horários publicados no site e nas dependências do Colégio. Essas atividades funcionam como suporte ao processo de aprendizagem, cujo principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências que auxiliam no processo de assimilação de todos os assuntos discutidos em sala de aula, portanto, de suma importância para a formação global do educando e um facilitador para a compreensão da realidade à sua volta. Jogos e Desafios, Comunidades Virtuais, Linguagens (cinema/música/poesia), Teatro, Robótica, TV/Repórter, Scrapbook, Educação Financeira, Música-Canto e Música-Instrumentação.

Fórum de Profissões do 9° ao Ensino Médio Em cooperativa com as principais Faculdades e Universidades de São Paulo, criamos um momento de palestras e bate-papo entre profissionais e educandos, para auxiliá-los no grande dilema em perceber sua verdadeira vocação, maximizando as chances de uma escolha acertada, num trabalho de orientação vocacional, fomentando a discussão acerca dos vestibulares, da escolha profissional e do mercado de trabalho.


Meios de comunicação Com o objetivo de promover uma boa parceria entre Família e Colégio, várias formas de comunicação poderão ser utilizadas: Agenda escolar: ideal para contato diário com os educadores (dúvidas e preocupações do dia-a-dia, informações importantes sobre o educando, solicitação de atendimentos com profissionais do Colégio, autorizações, entre outras que se fizerem necessárias). Telefone: ideal para assuntos urgentes, dúvidas, esclarecimentos e solicitação de agendamentos com a equipe de Coordenação (2991 3111). On-line Site: www.passionista.com.br Facebook: Colégio Passionista São Paulo da Cruz Twitter: passiospdacruz E-mail: Educação Infantil e 1° ano: aline.saopaulodacruz@passionista.com.br Ensino Fundamental: 2° ao 5°: kelly.saopaulodacruz@passionista.com.br Ensino Fundamental 6° ao 9°: flavia.saopaulodacruz@passionista.com.br Ensino Fundamental período da tarde 6°, 7° e 8º ano: ir.rosana.saopaulodacruz@passionista.com.br Ensino Médio: keyla.saopaulodacruz@passionista.com.br Secretaria: secretaria.saopaulodacruz@passionista.com.br Serviço de orientação religiosa: sor.saopaulodacruz@passionista.com.br Serviço de Tesouraria: tesouraria.saopaulodacruz@passionista.com.br Diretoria: diretoria.saopaulodacruz@passionista.com.br Supervisão: supervisão.saopaulodacruz@passionista.com.br

Blog do Educando


Informações gerais Concessão de descontos I - Desconto para o irmão mais novo Para o 2º Irmão (+ novo) - 10% a partir da segunda parcela da anuidade Para o 3º Irmão (+ novo) - 30% a partir da segunda parcela da anuidade Para o 4º Irmão (+ novo) - 100% a partir da segunda parcela da anuidade Requisitos: 1. Preenchimento do Formulário “FAMÍLIA”, na Secretaria, junto com a Matrícula. 2. Pagamento “pontual” das parcelas da anuidade, de todos os irmãos. II - Desconto para os educandos – fidelizadores Desconto de 5% a partir da segunda parcela da anuidade ao educando–fidelizador, pela indicação de cada novo educando, até 30 (trinta) dias após a efetivação da matrícula e permanecer no CPSPC durante todo o ano de ingresso. Sem renovação automática para o ano seguinte. O educando fidelizado, será também beneficiado com 5% a partir da segunda parcela da anuidade. Não poderá ocorrer reciprocidade de indicação ou seja, o Educando–Fidelizador poderá apresentar vários amigos, mas o educando fidelizado deve ser apresentado apenas uma vez.


Requisitos: 1. Preenchimento do Formulário “Educandos – Fidelizadores”, na Secretaria, junto com a matrícula, que deverá ser entregue até 30 dias da data da efetivação da mesma. 2. O Educando–Fidelizado deverá efetivar a matrícula e permanecer no CPSPC durante todo o ano letivo. 3. Não poderá ocorrer reciprocidade de indicação. O educando só poderá usufruir de um tipo de desconto, ou seja, participar de apenas uma das concessões, a que mais o beneficiar. Enfatizamos que, ao conceder “os descontos”, o CPSPC acredita estar investindo no educando, na família e no crescimento da sociedade. Por isso, reserva-se o direito de investir nos educandos cujas famílias estejam integradas com a sua Proposta Educativa, na fé que norteia os seus caminhos, nos princípios utilizados para alcançar os objetivos propostos, como Entidade Religiosa, além do critério da real necessidade e de acordo com a disponibilidade de recursos. III - Desconto para os concluintes do Ensino Fundamental 9° ano (somente educandos do CPSPC) 100% para os que apresentaram, em todos os trimestres, média igual ou maior que 9.0, em todas as matérias, no 9º ano do Ensino Fundamental. 50% para os que apresentaram, em todos os trimestres, média 8.0 e 8.5, em todas as matérias, no 9º ano do Ensino Fundamental. Os ítens I, II e III serão válidos até a data do vencimento do boleto bancário, após o vencimento, será desconsiderado o desconto e o valor sofrerá acréscimo previsto em contrato.


Projeto: Eu e os outros

Paródia: A Paz Música: Emoções Autor: Roberto Carlos

A união está em ti Eu quero ver você sorrindo Olhando para você A paz eu estou sentindo

Se chorei Ou se sofri o importante é Que a paz eu vivi

Ela é fruto da justiça Justiça que eu não esqueci Ela está em nossa vida E vai permanecer aqui

Mas hoje estou aqui Segurança pública pedindo De frente pra vocês Fraternidade transmitindo

Amigos eu bem sei A injustiça está insistindo Mas olhando pra vocês Fraternidade estou sentindo

Em paz com a vida Justiça me traz Segurança me faz Otimista demais

Eu sei que a paz Segurança me dá Eu sei já sofri Mas não vou me entregar

Se chorei Ou se sorri O importante é Que a paz eu vivi.

Autores: Educandos Paulo Fernandes, Matheus Hyra, Lucas Gaspar e Guilherme Feitosa 7º ano C


Livro de matrícula 2013  

Livro de matrícula 2013 São Paulo da Cruz

Livro de matrícula 2013  

Livro de matrícula 2013 São Paulo da Cruz

Advertisement