Page 1


ÍNDICE Administração Pública Educação Desenvolvimento Esporte Saúde Reconstrução Preservação do Patrimônio Turismo Cultura

Foto: Arquivo Juventino Galhardo

Integração Social

06 08 14 18 20 26 30 32 36 38

Expediente: PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA Projeto Editorial: EcO2 Mídia Foto da Capa: Nana Vieira Fotos: Arquivo Municipal Impressão: Resolução Gráfica Tiragem: 3.000


“Reconstrução de São Luiz: um exemplo de transparência, honestidade e dedicação de um povo.”


Boletim da

TRANSPARÊNCIA Caros Luizenses!

C

umprindo a Constituição Brasileira e seus princípios de direito à transparência e informação é que o Poder Público apresenta esta edição de Aniversário da Cidade para destacar os desafios e conquistas da Reconstrução e das oportunidades de um futuro melhor para a cidade e seu povo!

São Luiz passou por uma catástrofe em 2010, deu a volta por cima e hoje é reconhecida no Brasil, pela forma que enfrentou a situação de calamidade pública: o povo arregaçou as mangas, o comércio lutou bravamente, voluntários e amigos da cidade ajudaram e o Poder Público conduziu muitas melhorias.

Com a parceria do povo, da iniciativa privada e apoio do Governo Federal e Estadual, a cidade seguiu adiante! Vale ressaltar, a ação de cada trabalhador público que, não mediu esforços, lavou ruas, escorou casas, escreveu projetos e acreditou na importância do seu papel no processo de reconstrução. A Administração Municipal é sempre quem planeja e executa os projetos, as obras e os serviços. Assim, os créditos da reconstrução devem ser divididos com cada funcionário municipal! Neste informativo, nota-se que as oportunidades de um futuro melhor foram lançadas! Reerguer um Município, enfrentar problemas ambientais e urbanos, provocados por anos de omissão, depende de trabalho, paciência e vontade do povo e do Poder Público! Uma cidade não resolve todos os seus desafios em um ou dois anos. É preciso investir nas mudanças e estas se iniciam a partir da ação de cada um, em prol do interesse coletivo da cidade. Portanto, o projeto de futuro do Município é investir nas pessoas e no desenvolvimento econômico sustentável! São Luiz do Paraitinga consagrou-se como Estância Turística, todavia, cada cidadão precisa entender as possibilidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida por meio dessa atividade. Assim, a Administração Pública, juntamente com o Conselho de Turismo – COMTUR, inicia neste ano, um grande projeto de planejamento estratégico para o turismo, no qual o foco é o luizense! Em paralelo, Poder Público e Sociedade Civil, por meio dos Conselhos de Planejamento e de Meio Ambiente, discutem a elaboração de projetos e ações para retomada do desenvolvimento econômico da grande e importante Zona Rural. Em 2012 foi criada a Diretoria de Meio Ambiente e, em breve, será lançado o projeto de coleta seletiva! O conhecimento e experiência adquiridos pelo povo e o Poder Público nestes últimos dois anos – que valeram por vinte – dão a garantia de afirmar que: São Luiz pode ser ainda melhor! Entretanto, cada Luizense tem que acreditar e continuar participando desse processo: cuidando do seu lixo, construindo de forma regular, plantando árvores e participando de Conselhos Municipais, Audiências Públicas e fóruns de discussão. Um povo informado não é enganado e sabe escolher o melhor para a sua cidade!

Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga


Administração Pública

Benefícios

para o funcionalismo público Investir nos funcionários é condição para a melhoria no atendimento à população O ano de 2011 trouxe avanços importantes na qualidade de vida do funcionário público luizense. Afinal, é com respeito ao trabalho do servidor municipal que teremos uma cidade mais organizada e com pessoas empenhadas em fazer o bem! Veja abaixo os benefícios conquistados, nos últimos anos, pelo trabalhador:

6


Melhorias

na Administração

Estruturação dos locais de trabalho e mais agilidade no serviço público Com a extrema necessidade de organizar um espaço com capacidade para abrigar setores importantes da Administração Municipal, o pátio da Prefeitura foi reestruturado. O novo pátio, localizado na área da antiga Vigor, abriga o Setor de Obras, Serviços Urbanos e Rurais, Defesa Civil, Fundo Social, Almoxarifado e Refeitório. Construções feitas com respeito e compromisso ao dinheiro público. Servidora Municipal trabalhando no Almoxarifado

Antes

Antigo Pátio da Prefeitura

Almoxarifado organizado e com mais espaço diminui a burocracia no dia a dia

Depois

Novo Pátio da Prefeitura - frota segura e maior interação entre os Departamentos

7


Educação

Construção da nova

Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia,

a realização de um sonho!

Novidade: Primeira Creche Municipal em nossa cidade!

Educação Infantil chega à todas as nossas escolas rurais

A unidade terá capacidade para receber 250 crianças com idades entre 0 e 5 anos. O terreno para a construção da creche já foi comprado, com recursos de impostos municipais. O novo prédio será construído no bairro São Benedito, em frente ao conjunto habitacional Monsenhor Tarcísio de Castro Moura. O Termo de Adesão ao Programa Creche Escola, já foi assinado e aguarda liberação.

A partir deste ano, os moradores de São Luiz do Paraitinga podem contar com salas destinadas à Educação Infantil em todas as escolas da Zona Rural. Ao todo serão cinco salas que deverão atender uma demanda inicial de até 100 alunos. A Prefeitura disponibiliza transporte e Monitor de Transporte Escolar para todas as crianças.

8

Terreno adquirido para construção da creche municipal.


A unidade foi construída à pedido da Prefeitura Municipal - que cedeu terreno e buscou recursos do Governo do Estado. A nova escola tem quadra poliesportiva coberta, laboratório multiuso e salas de informática e de leitura.

Sistema chega para reforçar Educação Luizense Desde 2010, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Escolas Municipais, trabalham com material didático desenvolvido pelo Sistema SESI. Os educadores também participaram do curso de capacitação oferecido pela Instituição. A implementação dessa mudança está melhorando a qualidade do ensino nas escolas da Rede Pública de São Luiz e contribuindo para que as nossas crianças tenham a oportunidade de um futuro melhor!

Curso técnico agora é realidade em São Luiz! A Prefeitura, em parceria com o Estado, cria curso Técnico em Informática. A primeira turma, cerca de 40 alunos, foi aprovada no vestibulinho da ETEC e estuda no prédio da EMEF Coronel Domingues de Castro. Novas turmas poderão ser abertas, de acordo com a demanda.

Alunos do curso profissionalizante do ETEC em aula

9


Educação

Educando

para o Futuro

Uniformes escolares Mil e novecentos kits de uniforme escolar foram distribuídos aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A padronização e caracterização dos estudantes das escolas municipais estão entre os principais ob-

jetivos do uso do uniforme. Dessa forma, é possível estabelecer identidade e igualdade entre as crianças. O Kit foi entregue pela Prefeitura, em parceria com a empresa Mercosul.

Inclusão Digital Acesso à Internet – DIREITO À INFORMAÇÃO PARA TODOS OS LUIZENSES: Prefeitura cria o programa de inclusão digital e abre dois pontos de internet livre: ALTO DO CRUZEIRO: (PROMID – Programa Municipal de Inclusão Digital) parceria com a AMABAC (Associação dos Moradores do Bairro Alto do Cruzeiro), disponibiliza dentro da sede, acesso à internet em computadores com impressora. CATUÇABA: Apoio à Tecnologia para Inclusão Social (Catis), sala com acesso gratuito à internet para a população e espaço para conexão à internet funcionando 24h por dia.

Sede da Associação dos Moradores do Bairro - AMABAC

F

uncionários municipais estão trabalhando em projeto para a utilização da informática como ferramenta de melhoria dos serviços públicos: em integração “online” dos Departamentos Municipais, diminuindo custos com telefonia e tornando a informação e o atendimento mais eficazes; Disponibilização de atendimento “online” à população, principalmente no Setor

10

CATIS Catuçaba

de Tributos; Implantação de Sistema de Informação Geográfica para armazenar e articular dados de todos os Departamentos Municipais sobre os luizenses, modernização que facilitará a escolha de prioridades do Gestor Público, pois aquele que não conhece seu povo, não tem condições de escolher o que é melhor!


Investimentos da Educação 8 lousas interativas (digitais)

8 projetores

7 parques infantis para as Escolas Municipais

3 máquinas Scanner/copiadora

6 laboratórios de ciências

100 computadores para laboratórios de informática e secretaria

10 notebooks

Resgatando a história:

Lançamento e distribuição de livro para todos os alunos da Rede Municipal Projeto elaborado por professores e alunos municipais resultou na parceria entre a UNITAU e a empresa FIBRIA, dando origem a obra: “A IMPERIAL SÃO LUIZ DO PARAITINGA”. O livro foi distribuído para todos os alunos da rede e visa registrar e preservar a cultura da cidade e servir de material didático nas escolas.

“Nova casa para os funcionários que trabalham na administração do Setor de Educação”

A Assessoria de Educação é responsável por 8 escolas municipais, 220 funcionários e 1890 alunos.

11


Educação

Melhoria da frota

Garantia de 100% de crianças transportadas,

A Administração Municipal investe continuamente na ampliação e modernização de sua frota para atender melhor a população. Alguns veículos foram adquiridos com recurso próprio: Kombis, o Uno, o Logan e o Caminhão Ford; Outros, como: três microônibus zero km, duas kombis e dois Berligo seminovos foram doados pelo Governo do Estado, por meio do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação).

12

Caminhão ¾ cabine dupla usado na manutenção das escolas


da Educação

com segurança e qualidade, para as escolas!

“Com a aquisição da nova frota pela Prefeitura conseguimos atender, por dia, cerca de 1.600 estudantes das redes.” Ampliação da frota da Educação com a compra de: 3 micro-ônibus 0Km; 3 kombis 0 km; 1 automóvel Uno 0 km; 1 automóvel Logan 0 km;

1 caminhão ¾ cabine dupla; 2 automóveis Berlingo seminovos (doação do Estado); 2 kombis seminovas (doação do Estado);

13


Desenvolvimento

Desenvolvimento

Zona Rural

Foto: Jerry Rodrigues

econômico da Prefeitura investe na geração de renda e produtores rurais já colhem os resultados

“Quero me dedicar cada vez mais, porque tô vendo que dá certo” Isaías Bispo - Produtor Rural

14


Agricultura Familiar para Merenda Escolar Boa alimentação: criança sadia e contente!

A

Prefeitura se empenha e cumpre a Lei Federal 11.947/2009, comprando alimentos de agricultores luizenses para compor a merenda escolar. Cada agricultor pode vender até R$ 9 mil, por ano, em alimentos. O projeto pode gerar renda mensal de até R$ 900 no bolso das famílias da Zona Rural.

Após trabalhos de informação e mobilização realizados pelo Conselho Rural, Setor de Agricultura e de Educação o número de produtores/fornecedores saltou de 3 para 16! A Prefeitura quer ampliar o programa, assim aquele que tiver interesse em participar, basta procurar a Casa da Agricultura!

15


Desenvolvimento

Novos maquinários

para atender

a Zona Rural

Equipamentos estão sendo usados para a melhoria e recuperação das estradas rurais e construção de pontes!

16

• 2 motoniveladoras

• 1 caminhão de lixo

• 1 retroescavadeira

• 2 caminhões de estradas rurais

• 1 pá-carregadeira

• 2 caminhões cabine dupla (1 São Luiz e 1 Catuçaba)


Projetos e parcerias: Arquivo Municipal - Doação: Benito Campos

mais benefícios à população Rural

Apoio às Festas Rurais Prefeitura libera recursos para contratação de shows e montagem de palco. Uma ação importante para fortalecer as raízes e a cultura da nossa gente!

Melhoria das Estradas: Recurso Federal:

Recuperação de 79,2 Km de estradas rurais: Alvarenga, Mato Dentro, Torres, Perobas, São Roque, Selado, Oriente, Rio Abaixo, Velosos, Morro Acima, Pamonã e Pico Agudo.

Recurso Estadual:

Recuperação de 80 Km de estradas rurais: Chapéu, Bairrinho, Bom Retiro, Santa Cruz, São Sebastião, Pinga, Pimentas e Rio Acima.

Recurso Municipal:

Recuperação de 300 km de estradas com pontes, galerias e cascalhamento.

Dade2012 – Recuperação de Estradas A Prefeitura, pela primeira vez, investe recursos do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas, na Zona Rural. Trechos rurais que dão acessos à produtos turísticos rurais, nos bairros do Pinga, Mato Dentro, Santa Cruz do Rio Abaixo e Perobas, serão pavimentados.

Parceria entre Município e Estado trazem projeto “Melhor Caminho” para a recuperação de 6km da estrada rural Bairro dos Lobos

Destaque para a DOLOMIA Empresa parceira da Prefeitura Municipal fornece o cascalho para a melhoria das estradas rurais.

Novas pontes para a Zona Rural: • Bairro da Água Santa; • Bairro da Fábrica (Defesa Civil);

• Bairro do Chapéu; • Bairro Rio Acima.

Construção da ponte feita pela Prefeitura no Bairro da Fábrica

17


Esporte

Esporte é lazer e saúde

para a população

Prefeitura revitaliza Estádio Juventino Lopes Figueira

Construção e iluminação de quadra de areia e pista de caminhada, reforma de vestiários, troca de alambrado.

Prefeitura realiza, participa e apóia eventos esportivos, confira:

Luizenses ganham equipamentos de ginástica e lotam a 1ª Academia ao ar Livre da Cidade

Novas instalações em: Catuçaba e Bairro Santa Terezinha. Novos parquinhos: Conjunto Habitar Brasil, Catuçaba e Praça de Eventos.

18


Você lembra do Centro de Lazer do Trabalhador? AGORA, sim: São Luiz vai ganhar um “Centro de Lazer Sócioambiental”

O

bra será executada para revitalizar a área do antigo pátio da Prefeitura. O local terá quadras de tênis, society, poliesportiva e vestiário. O projeto está em fase de licitação e tem início previsto para junho. Valor da 1ª etapa: R$ 2 milhões. Recursos: Fundo dos Interesses Difusos; Projeto: CERESTA, UNESP E INSTITUTO ELPÍDIO DOS SANTOS.

Arquivo Municipal - Doação: Luciano Coca

PROJETO “ZICO 10” dá pontapé inicial em nossa cidade! Em março, São Luiz recebeu o jogador Zico para dar início à escola de Futebol que irá atender 150 crianças e adolescentes. O projeto foi idealizado e será coordenado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Esportes.

Construção de quadras nas escolas rurais

Espaços adequados e qualidade de vida para estudantes da Zona Rural.

Construção de Quadra e de Galpão Multiuso – Núcleo do Bairro Caetanos

Cobertura da Quadra Bairro São Sebastião

Construção de Quadras Bairro Alvarengas

19


Saúde

Respeito e dedicação aos pacientes: Parceria entre Estado e Município reforça investimento em obras e melhorias no Setor

Construção da UBS com investimento de R$ 300 mil

O

novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) oferece atendimentos básicos em Pediatria, Ginecologia, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia. No local, são realizadas consultas

Unidade de Saúde (PSF Oswaldo Cruz) infraestrutura ampliada para maior conforto da população.

20

médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.


São Luiz do Paraitinga é

+Saúd e

Paciente durante tratamento na nova sala de fisioterapia Foto: Jerry Rodrigues

“Hoje, os pacientes estão mais satisfeitos! As consultas são feitas por médicos de diversas especialidades e a Central de Vagas para atendimento em outros hospitais, funciona! . Agora tudo é mais prático e rápido ...” Michele Cruz - Funcionária da UBS

21


Saúde

Melhorias do PSF Oswaldo Cruz

Unidade PSF Oswaldo Cruz

• R$ 77 mil para a aquisição de equipamentos; • R$ 29.200 para a aquisição de materiais de consumo; • R$ 43.800 para a contratação de serviços de terceiros; • R$ 40 mil para a compra de cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Além disso, parte do recurso foi utilizada na aquisição de cadeiras de rodas especiais, proporcionando mais saúde, melhor locomoção e qualidade de vida aos cadeirantes e suas famílias.

Saúde: direito fundamental do ser humano!

P

ara se avaliar o nível de desenvolvimento humano dos municípios, um indicador muito importante é o índice de mortalidade infantil, que corresponde ao número de crianças que vão a óbito antes de completar um ano de idade. São Luiz do Paraitinga destaca-se pela marca ZERO em taxa de mortalidade infantil por três anos consecutivos! Isto significa que todos os profissionais da Saúde estão fazendo a lição de casa e atendendo muito bem a população luizense. Parabéns a toda equipe!

22


Administração Municipal apóia o grande trabalho realizado pela Santa Casa

A

nossa vontade em melhor servir a população revela-se na transparência e respeito no uso dos recursos destinados à Saúde. Como parceira da Santa Casa, a Prefeitura disponibiliza à entidade: veículos com motorista, auxílio na realização de festas do município, apoio à obras e aquisição de insumos de uso diário, como soro. Em 2011, o Poder Público repassou para a Santa Casa mais de R$ 609 mil para serem investidos no Pronto Atendimento; R$ 20 mil para execução de obras; Mais de R$ 38 mil destinados à folha de pagamento dos plantões extras em festas. Em 2012, a previsão é destinar R$ 720 mil à entidade. Além disso, será possível investir mais R$ 150 mil, conseguida por meio de Emenda Parlamentar. Assim é que se faz! Santa Casa e Assessoria de Saúde unidas pela qualidade no atendimento à população!

Prédio da Santa Casa

Prevenir é o melhor remédio! Com acompanhamento supervisionado por profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social foi possível despertar a consciência dos moradores, por meio de um trabalho de Educação Preventiva: • Grupos de caminhada; • Grupos de gestante;

• Grupos de prevenção às drogas; • Grupos de planejamento familiar.

Saúde também na Escola! O PSE (Programa Saúde na Escola) foi realizado ao longo de O Programa contribui para a formação integral dos 2011, graças ao permanente trabalho integrado e articulado, estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e desenvolvido pelas Assessorias de Saúde e Educação. atenção à saúde.

23


Saúde

Prefeitura investe na

frota da Saúde

C

om a aquisição de novos veículos, a população é transportada para realizar exames, consultas e até mesmo se submeter a cirurgias em hospitais de referência na região. Entre eles, está a ambulância destinada para

atendimento à Santa Casa. O novo veículo é bem mais equipado, possui duas macas e conta com espaço adequado para equipamentos, acompanhamento médico, oferecendo maior segurança e comodidade aos pacientes.

Maior agilidade no atendimento à população Com o objetivo de oferecer mobilidade e eficácia aos agentes da Saúde, a Administração Municipal equipou o PSF com sete novas bicicletas elétricas, destinadas à: 01 Vigilância Sanitária; 02 Programa de Saúde da Família Dr. Oswaldo Cruz; 02 Programa de Saúde da Família Catuçaba; 02 Programa de Saúde da Família São Sebastião.

24


Aquisição de veículos para a Saúde 01 Van modelo Kombi; 02 Vans modelo Boxer; 01 Microônibus de 32 lugares; 01 Ambulância Renault Master;

01 Carro de apoio para 5 pessoas modelo Uno; 01 Carro de apoio para 5 pessoas modelo Prisma.

25


Reconstrução

Habitação & Moradia

com mais qualidade!

Com planejamento, construção de moradias, obras nas áreas de risco, incentivos à expansão urbana e respeitando o meio ambiente teremos uma cidade melhor!

Uma nova forma de ocupação da cidade - Construção modelo, em área privilegiada, definida pelo Plano Diretor, com infraestrutura, jardins, áreas de lazer e área verde, recebe 151 famílias vindas de área de risco muito alto – um passo importante da história da cidade!”

Q

ue morador nunca sonhou com uma cidade mais organizada, limpa e segura? Para conseguir estes resultados é preciso planejar, coibir construções em áreas de risco e de proteção ambiental, monitorar e realizar obras em áreas de risco, construir moradias populares, cuidar da destinação correta do lixo, regularizar loteamentos, arborizar ruas, praças e margens de rio. Estas ações já são realidade em nossa cidade e contam com uma importante Lei Municipal a seu favor: a Lei do Plano Diretor que cria regras e ações que o Prefeito deve seguir para alcançar estes objetivos. Não importa qual é a pessoa do Prefeito: construções em áreas de risco estão proibidas,

loteamentos irregulares não são permitidos, áreas ambientais devem ser reflorestadas, novos loteamentos regulares devem ser incentivados. Além das ações públicas, a população tem um importante papel: fazer a sua tarefa de casa em nome de uma cidade melhor! Portanto, quando for construir, procure a Prefeitura. Preserve as calçadas e áreas verdes, elas são espaços de todos! Não provoque barulho em horários noturnos! Respeite seu vizinho! Participe da equipe da Defesa Civil Municipal, ela deve ser uma ação do povo! Cuide de seu lixo: comece a separa-lo, em junho vem aí o Projeto da Coleta Seletiva.

Desassoreamento do Rio Paraitinga

R$ 12.290 milhões são investidos na limpeza do Rio Paraitinga, como ação para conter pequenas enchentes.

26


Obras de contenção

Prefeitura leva infraestrutura e segurança às moradias construídas em áreas de risco

Valor total das obras: R$ 37.981 milhões, realizadas pela Sabesp, DER e Recursos do Ministério da Integração Nacional

Ações da Defesa Civil Monitoramento das áreas de risco e inundação, Acompanhamento das obras de contenção, Remoção de famílias das áreas de risco Congelamento de áreas vulneráveis a novos deslizamentos.

P

ela primeira vez, funcionários de carreira da Prefeitura trabalham exclusivamente nas ações da Defesa Civil. Hoje nossa equipe executa, continuamente, ações de monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de previsões de enchentes, trabalhos de prevenção a incêndios, etc. Em 2012, conseguimos parceria da FIBRIA e teremos um CAMINHÃO PIPA para auxiliar no combate aos incêndios. A Defesa Civil, como o próprio nome diz, deve ser formada pela Sociedade Civil e tem que contar com a colaboração da comunidade! Luizense fique de olho: estamos na época das secas. Colaborem na prevenção aos incêndios! 27


Reconstrução

Regularização Fundiária

P

refeitura busca parceria do Governo do Estado e do Instituto de Terras de São Paulo – ITESP e, inicia, pela primeira vez em sua história, a regularização de imóveis de toda a Zona Urbana e alguns núcleos rurais. O projeto levará legalidade e documentação para os proprietários. Estão cadastrados os seguintes bairros: Santa Terezinha,

Alto do Cruzeiro, Órris, Pimentas, Benfica, Centro, Várzea dos Passarinhos, Chácara do Vitório, Ribeiros, Ovídio, São Benedito e Distrito de Catuçaba. Bairros rurais como São Sebastião, Barra/Damiões e Turvo estão em análise para que sejam incluídos.

Alto do Cruzeiro

Catuçaba

Reuniões nos bairros são realizadas para esclarecer a população sobre a regularização.

Regularização Santa Terezinha Após 10 anos de indefinição, loteamento será concluído! A Prefeitura pediu na Justiça, foi nomeada gestora do empreendimento e será responsável pela conclusão das obras, com recursos do loteador. O projeto já está pronto e foi encaminhado à Justiça para aprovação. Novas construções serão autorizadas após a liberação da Justiça!

Paralelamente e sem perder tempo Prefeitura consegue benefícios que foram escolhidos em reunião no Bairro.

Esgoto: obra concluída.

Projeto Xaides A Prefeitura conseguiu ainda R$ 450 mil para fazer parte da pavimentação e construirá um Centro Comunitário no local.

Área de lazer: R$ 250 mil serão investidos na construção de quadra e academia ao ar livre

28


Auxílio para reformas de imóveis tombados e novas moradias populares!

1ª Etapa de obras: Licitação contempla 14 reformas

Famílias do Centro Histórico são beneficiadas com subsídio integral para a reforma de seus imóveis, atingidos pela enchente.

Lei Municipal foi criada para autorizar a doação de material de construção para as famílias de baixa renda. A seleção de famílias é feita pelo Departamento Social e privilegia moradias em situação de risco.

Projeto da Prefeitura consegue R$ 542.550 mil do Governo Federal para a reforma de imóveis do Conjunto Habitar Brasil. Reformas estão em andamento!

Construção de mais moradias

A

Administração Municipal dá destinação correta e prioritária aos recursos das doações das enchentes e propõe, na Justiça, a desapropriação e aquisição de nova área. De acordo com o Plano Diretor, as novas moradias serão construídas na Av. Celestino Campos Coelho. O novo Loteamento será realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da CDHU e pode atender até 150 famílias. O Município também escreveu projeto e foi contemplado

com mais 40 moradias do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”. Neste projeto serão atendidas famílias que já possuem terrenos legalizados. Daí a importância de ter seu imóvel participando do Programa de Regularização Fundiária! Sem documentação, nem particular e nem Poder Publico, conseguem apoios financeiros para o sonho da casa própria e de melhorias para a cidade! 29


Preservação do Patrimônio

Fiação subterrânea: riqueza arquitetônica mais visível

Com fiação

P

rojeto da Prefeitura foi aprovado por edital de seleção Domingues de Castro (até os Quatro Cantos), Barão do do Fundo dos Interesses Difusos e terá injeção de Paraitinga e Praça Dr. Oswaldo Cruz. O projeto está em recursos de R$ 2 milhões, para a implantação da 1ª fase fase de licitação. que atenderá as ruas: Monsenhor Ignácio Gióia, Cel.

Obras do PACH

(Plano de Ação das Cidades Históricas)

estão sendo realizadas em nosso Município:

Prefeitura e IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), dias após a enchente, escreveram plano de ações para São Luiz que devem ser priorizado pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Entre as medidas à serem adotadas estão a: restauração da Capela das Mercês, da Igreja do Rosário e da Casa de Oswaldo Cruz. As obras que estão sendo executadas com recursos federais, por meio do Instituto Elpídio dos Santos.

30


Projeções da imagem com a fiação dos postes embutida. Sem Fiação

Doação de Tintas

Município consegue a doação de prédio de grande valor histórico para a cidade

Foto: Jerry Rodrigues

Foto: Jerry Rodrigues

Parceria com a Basf permitiu a doação de tintas para pintura de fachadas do Centro Histórico. Entidades como a Vila São Vicente de Paula e Santa Casa de Misericórdia foram beneficiadas.

O Poder Público, em ação enérgica, articula e consegue a doação do antigo prédio da Câmara para o Município. O prédio está sendo restaurado com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (DADE) e abrigará o Setor de Turismo, o COMTUR e o Posto de Informações Turísticas (PIT). Valor da obra: R$ 850 mil. 31


Turismo

Ôôô, São Luiz voltou, São Luiz voltou, São Luiz voltou... ooou! Quem não ficou emocionado ao ouvir a multidão cantando estes versos? ‘O Carnaval Amora em Flor’ celebrou a alegria, a criatividade e a originalidade luizense num grande evento de sucesso, realizado pela Prefeitura Municipal e população. Blocos desfilaram em harmonia pelas ruas do Centro Histórico, acompanhados da banda tocando marchinhas e das vozes do povo cantando, perpetuando nossa cultura e respeitando o nosso patrimônio.

32


Prefeitura se dedica, planeja e executa carnaval de qualidade Pesquisa da UNESP, realizada durante os dias de Carnaval, confirma o trabalho planejado e eficaz dos funcionários da Prefeitura na realização do Carnaval 2012. Entre as informações da pesquisa destacamos: O publico do Carnaval mudou. Hoje a faixa etária dos foliões é de 29 a 30 anos, formado por trabalhadores da iniciativa privada. O consumo em restaurantes aumentou e a avaliação dos serviços de pousadas e restaurantes foi excelente. A limpeza pública teve avaliação “BOA” e o problema do xixi na rua, dos carnavais anteriores, foi esquecido. Das pessoas entrevistadas, apenas 02 não aprovaram a redução do horário da Festa. A realização de shows no Centro Histórico e na Praça de Eventos foi aprovada. Para terminar... Carnaval planejado em 2012 superou as expectativas de 70% dos entrevistados, número crescente das avaliações anteriores (2009 teve avaliação de 40%). Os resultados confirmam que a equipe da Prefeitura trabalhou com planejamento e conseguiu realizar uma grande festa. Para saber mais acesse: www. saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Fotos: Jerry Rodrigues

33


Turismo

Retomada do turismo

O futuro econômico do Município depende do turismo e de projetos para a Zona Rural que envolvam toda a comunidade e divulguem nossos potenciais!

E

m 2012, a Prefeitura está focada no fortalecimento do COMTUR (Conselho de Turismo) e na execução de projetos com parceiros, como UNESP e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). As parcerias vão contribuir para a execução do Plano Estratégico em Turismo, cuja principal meta é despertar na comunidade o interesse pela geração de renda por meio da exploração dessa atividade. Com foco em ações sociais de incentivo ao turismo, hoje o

Departamento Social conta com uma profissional especializada para articular ações comunitárias nesta área de negócio. O COMTUR agora intensifica seus trabalhos para criação de cartilhas educativas para orientar o trabalhador do Turismo, bem como estruturar a melhoria dos serviços. Luizense você já pensou que o Turismo pode ser uma oportunidade de trabalho e geração de renda? Venha participar do COMTUR e refletir sofre o futuro da nossa Estância Turística!

Projeto de sinalização turística vai direcionar melhor o visitante por nossa cidade Valor Total: R$400 mil Parceria: Governo Federal

Projeto de Centro de Informação Turística O Ministério do Turismo aprovou o projeto da Prefeitura Municipal, em parceria com a Unesp, para a criação do CIT (Centro de Informações Turísticas) de São Luiz do Paraitinga. A execução dos serviços está prevista para 2012, com localização próxima ao trevo principal da cidade. A obra está orçada em R$ 780 mil.

34


e projetos para o futuro

Novo Site e Logomarca de São Luiz do Paraitinga!

O

projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura e a ESPM. O novo site e logomarcas criados para estimular a divulgação do turismo em nossa cidade foram lançados em evento realizado este mês. Com um formato leve e contemporâneo, o site e logomarcas projetados pelos alunos Cristiano, Felipe e Tomás dão destaque à aspectos relevantes da cultura luizense, como: a musicalidade, o artesanato, a culinária, o folclore, entre outros.

São Luiz nas páginas das principais publicações de Turismo do Brasil! Prefeitura investe R$ 60 mil em divulgação da cidade para trazer o turista de volta.

Site UOL Viagem

Revista Viaje Mais - n. 125

Salto Grande - Foto: Lívia Cecília

35


Fotos: Nana Vieira

Cultura

36


Cultura: nosso maior patrimônio

O

Temporada de Inverno 2011 - Show Demônios da Garoa

patrimônio cultural luizense, representado por suas festas populares, casarões e principalmente pelo seu povo é o responsável pelo otimismo e força que encorajaram todos a reerguer a cidade após a grande enchente de 2010. Em 2011, a Prefeitura ampliou fortemente os investimentos em eventos culturais que somados ultrapassaram R$ 900 mil. Entre as realizações mais importantes

podemos destacar: a criação do Calçadão Cultural, que contribuiu para valorizar o trabalho dos artesãos locais; A realização de grandes shows, como: Demônios da Garoa, Marcelo Jeneci e Fabiana Cozza; E a formação de novas turmas para o curso de Iniciação Musical e aula de violão, em parceria com o Sesi. Além disso, com o apoio do Governo do Estado, foi possível retomar a Semana da Canção Brasileira e mais

uma vez projetar o talento do povo luizense em âmbito nacional. Para 2012, atendendo à pedidos, a Prefeitura Municipal também promoverá o1º Encontro Gospel de São Luiz do Paraitinga. Também foi criado o 1º Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município que tem atuado como parceiro nas ações que envolvem patrimônio material e imaterial.

Município ganha centro cultural e nova bibioteca O novo prédio está sendo construído nas ruínas da antiga escola, destruída nas enchentes de 2010. O projeto construtivo, de autoria da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, foi aprovado pelo CONDEPHAAT e pelo IPHAN e, propõe um novo modelo de construção, para não haver qualquer cópia dos prédios antigos do passado e assim representar a sua verdadeira época. A conclusão da obra está prevista para este semestre e o local contará com espaço para a Biblioteca Nelson Ferreira Pinto, dotada de salas equipadas, Auditório para apresentações, Praça de Lazer (área do antigo recreio da escola) e vai ser um incentivo para a leitura e para produção de eventos culturais! O prédio receberá a denominação de “Centro Cultural Prof. cidadania e progresso científico Brasileiro, e, em especial, Dr. Azis Ab’ Saber”, em homenagem ao ilustre cientista tinha um carrinho e um enorme zelo pela Biblioteca luizense, falecido em março deste ano, que lutou pela Municipal, destruída em 2010. 37


Integração Social

Gestão Participativa

P

ara o desenvolvimento da cidade é necessário educação, informação, transparência e participação de todos! E foi com muita dedicação, café e boa prosa que essa Gestão procurou ouvir cada morador no projeto “Café e Prosa”. Nas reuniões, funcionários públicos conversavam e ouviam as necessidades de cada comunidade a fim de buscar soluções e traçar novas metas para a nossa cidade. Além disso, os moradores ficavam por dentro de todo o trabalho envolvido no processo de reconstrução do município e das vantagens da Agricultura Familiar, do Banco do Povo e de outros projetos importantes para a

melhoria de renda da população. A Prefeitura também intensificou a realização de audiências públicas para a discussão de importantes temas com a comunidade (Reconstrução do Patrimônio Historico; Causas da Enchente de 2010; Exposição dos Mapeamentos das áreas de Risco; Importância da Regularização Fundiária), bem como tem apoiado a atuação de Conselhos Municipais, em que a participação da comunidade tem sido fundamental para as escolhas do Poder Público. Graças a você, luizense, estamos construindo uma nova história!

Café e Prosa:

para conversar com a comunidade

38

Bairro Alvarengas

Bairro Pamonã

Bairro Caetanos

Catuçaba

Bairro São Sebastião

Igreja Assembléia de Deus


Criação do

CRAS

Centro de Referência de Assistência Social

Mais oportunidades para a família luizense O CRAS oferece serviços de proteção social básica à população em situação de vulnerabilidade social, numa parceria sócioeducativa. As ações de proteção social básica, desenvolvidas nos CRAS compreendem: o Cadastro Único, Atendimento social, Convivência social e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, qualificação profissional, projetos para crianças ou jovens, realizados em parceria com órgãos governamentais ou não governamentais, com a participação da comunidade.

Fundo Social de Solidariedade A missão do Fundo é diminuir as diferenças sociais, auxiliando no desenvolvimento da cidadania por meio de programas e atividades que contribuam para a conscientização e capacitação de pessoas e comunidades. Também resgata a cidadania e a autoestima de cada cidadão atendido. Para tanto, vários cursos buscam inserir a comunidade em trabalhos de geração de renda. Alguns deles são realizados em parceria com a Casa da Agricultura: • Turismo Rural • Horta orgânica (Olericultura)

Projeto Restauro

Prefeitura oferece qualificação Profissional Reuniões sócioeducativas dos programas de transferência de renda: Ação Jovem, Renda Cidadã e Bolsa Família, no qual os participantes buscam a qualificação profissional e têm oportunidade de gerar renda. Cursos Profissionalizantes - Programa de Educação para o Trabalho • Camareira; • Garçon; • Recepção em meios de hospedagem;

Programa Renda Cidadâ

Projeto Ação Jovem

Prefeitura auxiliando quem precisa O Poder Público repassa recursos às instituições públicas parceiras do Município para cobrir despesas de manutenção. Abaixo as entidades que recebem auxílio: Corporação Musical São Luiz de Tolosa ABLOC – Associação dos Blocos de Carnaval Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia – FAMIG Associação Cavalhada São Pedro de Catuçaba Projeto Pimentinhas Associação Luizense Protetora dos Animais – ALPA Santa Casa de Misericórdia Associação Novo Tempo Vila São Vicente de Paula Casa da Criança e do Idoso Maria de Nazaré Entidades beneficiadas com recursos do FUNDICAD – Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes:

Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia – FAMIG Casa da Criança e do Idoso Maria de Nazaré Projeto Pimentinhas

Associação Novo Tempo Corporação Musical São Luiz de Tolosa APM – EMEIF Mª Vitória de Campos Azevedo 39


Muito trabalho por São Luiz do Paraitinga

Pavimentação e infraestrutura Rua Benildo Vaz de Campos

Reforma de moradias 40

Construção do Velório Catuçaba

Pavimentação Rua Benedito Tobias da Rocha


Confira algumas das ações realizadas em nossa Cidade

Contenção no entorno do Córrego Bairro São Sebastiao

Construção do Novo Terminal Rodoviária (Recursos DADE 2009) Construção da Praça de Eventos (Recursos DADE 2010) Reforma da Quadra Poliesportiva (Recursos DADE 2010)

Melhoria do Campo Habitar Brasil

Construção da Rede Coletora de Esgoto Bairro Sta. Terezinha

Urbanização e Drenagem Via de Acesso Renato Aguiar

Recuperação do Asfalto Rua Osni Pereira Mereilles

Colocação de guias Rua Benildo Vaz de Campos 41


Revista Nossa Cidade São Luiz do Paraitinga  

Projeto Editorial: EcO2 Mídia / Foto da Capa: Nana Vieira / Fotos: Arquivo Municipal / Impressão: Resolução Gráfica / Tiragem: 3.000

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you