Page 1

5

CONHECENDO A PASTORAL

MAIO/2012

6

PRÓXIMOS EVENTOS

MAIO/2012

Entrevista com a Legião de Maria Triduo da Comunicação

A Legião de Maria foi fundada na Irlanda em 1921 por Frank Duff e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil, o primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima em meados de 1951, hoje esta presente em todo o Brasil, com uma expansão continua, Esta presente na Paróquia de São Lucas a trinta e um anos semeando amor e devoção a virgem Maria. A Legião de Maria é um movimento ou pastoral? E Qual sua finalidade dentro da igreja? A Legião de Maria é um movimento dentro da igreja católica, a palavra ‘legião’ significa exercito e o legionário é um soldado que faz parte deste exército de Nossa Senhora; tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e pelo trabalho ativo na obra de Maria, sob a direção da autoridade eclesiástica, em nossa paróquia agimos por direção espiritual do Padre Gilmar. E preciso a equipe de liturgia esta em todos os movimentos de uma paróquia? Ao contrario os membros de outros movimentos e que procuram participar da equipe de liturgia, quando agente fala nos encontros das pastorais se alguém deseja participar sempre tem alguém que já leu ou participou direta ou indiretamente do grupo. A Espiritualidade da Legião de Maria? O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria de quem os legionários procurarão imitar a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a contínua oração, a mortificação, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste no amor corajoso e sacrificado a Deus e, principalmente, na sua fé. Essa espiritualidade tem como programa uma regra elaborada pela instituição.

Silêncio e Palavra: Caminho da Comunicação

Seresta das Mães Dia 19 de Maio apartir das 21h

INFOR­MA­TI­VO DA PARÓ­QUI A DE SÃO LUCAS

De 18 a 20 de Maio

Agentes da Legião de Maria da Paróquia São Lucas

Em que consiste o trabalho legionário? Visitas domiciliares: apoio espiritual às famílias; Visitas a hospitais, prisões e albergues; cuidar dos deficientes, doentes e idosos; Rezar o terço nos lares, cemitérios e velórios; Colaborar com a Igreja nas iniciativas de caráter apostólico e missionário; difundir a literatura católica, entre outros. Quantos grupos temos em nossa comunidade e como ocorre os encontros ?

Na nossa Paróquia há três grupos, dois (02) se reúnem todo sábado e um (01) na segunda Feira, e nas comunidades vizinhas cada uma tem seu grupo de legionários com uma (01) reunião semanal, e ainda nestas reuniões procuramos o objetivo de proporcionar a cada membro a oportunidade de crescer espiritualmente atraindo para uma santificação pessoal.

• 18/05 - Cinema Intinerante aparti das 19:30 no salão paroquial • 19/05 - Terço da Pascom na Igreja Matriz apartir das 19h • 20/05 - Missa da Comunicação na Igreja Matriz apartir das 19h

MARIA: MÃE DE JESUS, DA IGREJA, E NOSSA MÃE

Cristofesta Jovem Dia 12 de Maio apartir das 19:30 no Espaço de Eventos São Lucas

Festa de Pentecostes

Apresentação dos Ministerios de Musicas das Comunidades Dia 27 de Maio apartir das 20h no Espaço de Eventos São Lucas

HORÁRIOS DAS MISSAS • Matriz - De 4ª feira a sábado às 18h / Domingo às 19h • Alameda - 6ª feira às 19:30h (Missa ou Celebração da Palavra) • Aldeia Velha - 4ª feira às 19:30h (Missa ou Celebração da Palavra) • Barreiros - 6ª feira às 19:30h (Missa ou Celebração da Palavra) • Golandim - Sábado às 19:30h (Missa ou Celebração da Palavra) • Humaita - Nas 2ªs terças-feiras de cada mês às 19:30h • Jardim Lola - Domingo às 17h • Loteameno Horizonte - Nas 3ªs terças-feiras de cada mês às 19:30h • Novo Amarante - Domingo às 07h • Rego Moleiro I - Sábado às 19:30h (Missa ou Celebração da Palavra) • Rego Moleiro III - Quinta-Feira às 19:30h • Serrada - Nas 1ªs terças-feiras de cada mês às 19:30h (Missa) Nas 4ªs sextas-feiras de cada mês às 19:30h (Celebração)

Quem pode ser legionário? A Legião de Maria está aberta a todos os católicos, a quem pratique fielmente a religião e siga uma conduta dentro dos requisitos cristãos, que tenham o desejo de exercer seu apostolado na Igreja e, através dele levar o nome da virgem Maria ao mundo.

O Lucano ANO III | Nº 04 | MAIO/2012

+ Informações: www.paroquiasaolucas.com

Maria, viveu toda sua vida somente para servi a Deus, por sua fé transformou-se em um instrumento de salvação para toda a humanidade, recebendo em seu seio a graça de ser a mãe de Jesus, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor. Ela tem o direito de chamá-lo “Filho”, e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe !

TRUFAS DOCÉU Fone: 8883-2910 / 9627-2823


2

A PALAVRA

MAIO/2012

EDITORIAL

A PALAVRA

O mês de maio é popularmente denominado de mês mariano, das mães e das noivas. Mas, o mistério central é a pessoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, o dom do amor de Deus à comunidade. O mistério pascal é o centro de toda liturgia, sobretudo celebrado na Eucaristia, como o memorial do Senhor, que nos torna Igreja viva e operante.

Iniciamos o mês de Maio com a celebração de São José Operário, no dia primeiro. No Evangelho Jesus é chamado “o filho do carpinteiro” (Mt 13,55). A memória de São José quer ressaltar a dignidade do trabalho humano, seu aperfeiçoamento, o domínio sobre as coisas criadas como prolongamento da criação e a contribuição dada ao plano criador. Esta memória foi instituída pela Igreja desde 1955, pelo Papa Pio XII para participar do contexto da festa dos trabalhadores no mundo inteiro.

No dia três de maio, a liturgia celebra a festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago. Eles foram chamados pelo próprio Senhor para integrarem o grupo dos doze, seguindo a Jesus na missão e recebendo de sua boca as instruções e ensinamentos para o testemunho. Ambos foram martirizados por amor ao Evangelho. No dia quatorze, a festa litúrgica comemora São Matias, também testemunha do ministério apostólica e da ressurreição de Cristo, foi agregado ao colégio apostólico após a deserção e a morte de Judas. Restabeleceuse assim, entre a Ascensão e Pentecostes, o número de doze que simboliza o no povo de Deus (At 1, 15-26). No dia vinte, a Igreja celebra a Ascensão do Senhor, sua volta para o Pai, para de lá nos acompanhar na missão como peregrinos da glória, assumindo o compromisso de tornar Jesus conhecido e amado. Entre a Ascensão e Pentecostes ocorre à semana de oração pela unidade dos cristãos, para atender o apelo do Senhor, em prol da unidade “e haverá um só reban-

Pároco Pe. Gilmar Pereira

ho e um só pastor” (Jô 10, 16). O domingo seguinte é o domingo de Pentecostes, Celebra-se a vinda do Espírito Santo que procede do Pai e do Filho com a missão de reunir o povo de Deus, no amor, na alegria e fraternidade. O Espírito Santo vem para cumular de dons e carismas a Igreja que se torna missionária e ministerial voltada para as necessidades humanas e os desafios que o mundo apresenta. Pentecostes é o nascimento da Igreja, para que todos os povos tenham o conhecimento de Deus e viva à unidade da fé, na diversidade das raças e línguas.

EXPEDIENTE PÁROCO

COORDENADOR

DIÁCONOS

DIAGRAMAÇÃO

Pastora

l da Co

munic

ação

PE. GILMAR PEREIRA

ascom

ELSOU E SAMPAIO

IDALÉCIO RÊGO E SANDRA OLIVEIRA

MATHEUS BORGES

MAIO/2012

MATERIA DE CAPA

MARIA: MÃE DE JESUS, DA IGREJA, E NOSSA MÃE

LITURGIA DE MAIO

VIVENCIANDO A LITURGIA DE MAIO

3

IMAGENS

REVISÃO FINAL

SÉRGIO LUIZ E TARGINO FILHO

FERNANDA OLIVEIRA

EDIÇÃO

IMPRESSÃO

MAXWENDELL BEZERRA E ALEXSANDRA LOPES

EDU GRÁFICA E EDITORA

Tiragem:1000 Exemplares

Av.Maranhão,40 - Conj. Amarante - São Gonçalo do Amarante - Natal/RN |Tel:3615.2884 Site: www.paroquiasaolucas.com | E-mail: pascom@paroquiasaolucas.com

Maria e introduzida no mistério de cristo definidamente mediante naquele acontecimento que foi a anunciação do anjo. Esta deu-se em Nazaré, em circunstâncias bem precisas da historia de Israel, o povo que foi primeiro destinatário das promessas de Deus, o mensageiro dos céus diz a uma menina “Salve o cheia de graça, o senhor é contigo”, esta perturbou-se e perguntava-se sobre o que significaria aquela saudação”, que sentido teria todas aquelas palavras em particular a expressão “cheia de graça”. E o anjo continuou “Não temas Maria”, pois achaste graça diante de Deus, Eis que conceberás e darás luz ao um filho, ao qual porás o nome de Jesus. A virgem de Nazaré e chamada também de a “bendita entre as mulheres” por Izabel, (Lc 1,42), isso explica se por causa da benção que Deus pai reservou no alto dos céus, o Cristo, uma benção derramada em todos os homens e traz em si mesma a plenitude da universalidade tal como o amor que no espírito santo, une ao pai e filho, ao mesmo tempo refere-se a Maria em medida excepcional.

4

EVENTOS NA PARÓQUIA

MAIO/2012

FESTA DE SANTO EXPEDITO COM DIREITO A GRAVAÇÃO DE DVD

O grande diferencial desse ano na festa do padroeiro do Golandim de 14 a 19 de abril, foi a gravação do DVD do Pe. Nunes que a convite da comunidade cocelebrou uma das missas e ainda se apresentou em show pós missa na parte social, no espaço de eventos da capela. O tríduo de Santo Expedito pode ser comemorado pelos paroquianos, não somente na parte religiosa, cultuando o Senhor, mas também na parte social que não deixou a desejar. Com shows animados, apresentação de grupos, barracas e muita gente animada.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO

Jesus, Maria e José, nossa família vossa è !

No mistério de Deus, Maria esta presente antes da criação do mundo, como aquela quem o pai escolheu para cuidar da obra da salvação, (GN 3,15) Ela é, citada (is 7,14) uma virgem conceberá, dará a luz a um filho, cujo o nome será Emanuel” segundo as palavras de Isaias deste modo, o antigo testamento prepara aquela “plenitude dos tempos” quando Deus haveria de enviar “o seu filho nascido de uma mulher para que recebêssemos a adoção como filhos”. Maria permanece diante de Deus e diante de toda a humanidade, como o sinal de segurança, apesar de todas as dificuldades, a menina da periferia de Jerusalém permaneceu forte mais forte do que toda a experiência do mal e do pecado que marcou toda a historia da humanidade; Maria se lembrava que em tudo nela era dom de Deus as graças e favores divinos guardava tudo em segredo, ate mesmo do seu esposo. Ela oferecia ao senhor os louvores que recebia, ela não foi vista em Jerusalém no domingo de ramos, na ocasião que seu o povo recebeu seu filho com todas

as honras, mas não teve medo de presenciar o calvário, onde foi reconhecida como a mãe de um condenado, a vida de Maria de Nazaré como mãe de Jesus foi toda doação, entrega total, esteve presente em toda peregrinação terrena de Jesus, Resumidamente, podemos dizer que Nossa Senhora é nossa mãe, mãe da igreja, mãe de Deus, e Mãe de Jesus Cristo.

Com o objetivo de fortalecer a vivência do dízimo nas comunidades, Foi realizado no ultimo dia 15 de abril o 12º Zonal da pastoral do dizimo a formação que foi a nível arquidiocesano, teve como tema Fé oração e ação, com o lema façam a mesma coisa que fiz (João 13,15); A formação dos agentes da Pastoral teve como objetivo reunir todos os membros para um troca de conhecimento das necessidades da comunidade, dos irmãos e irmãs, e levar uma resposta adequada a cada um que se opõe ao dizimo, incentivar os fiéis a devolução como sinal de partilha compromisso e expressão de fé. Ajudando a despertar a consciência de responsabilidade de cada fiel pela sua comunidade e pela paróquia, como sinal de doação a serviço a Deus e a Igreja.

BATISMO DE ADULTOS

Sra. Francisca Geralda Dia 23 de abril de 2012, marcou uma data muito especial para a Paróquia de São Lucas, comemoramos o centenário de um verdadeiro exemplo de mãe, avô, bisavô..., Sra. Francisca Geralda (Vozinha) completou 100 anos; ela que a muitos anos é legionária e segue os ensinamentos da nossa Mãezinha Maria. Parabéns Vozinha...

Todos os anos durante os meses de fevereiro a abril acontece o catecumenato, que são encontros em preparação para o recebimento dos sacramentos da iniciação cristã, batismo, eucaristia e crisma. As pessoas que participam desse processo são os catecúmenos. E que sábado de aleluia recebem o sacramento durante a celebração eucarística. São batizados, confirmam o batismo e recebem pela primeira vez a eucaristia. Neste ano, nove catecúmenos concluíram o processo. A frente da turma estavam o Diac. Antônio Sampaio e Elomar Junior que juntos dedicam-se anualmente a este oficio.

O LUCANO MAIO 2012  

iNFORMATIVO