Page 1

TREINAMENTO REFERENTE À IT 41- INSPEÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO

Dezembrbro de 2010 Nº 100 - DSCI

Em 14 de dezembro de 2010, o Departamento de Segurança contra Incêndio realizou, no auditório do Comando do Corpo de Bombeiros, o treinamento referente à Instrução Técnica nº 41/2010 que dispõe sobre Inspeção em Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Participaram do evento: a empresa PROCOBRE, representada pelo Sr. Hilton Moreno, o Sr Tenente Coronel Carlos Henrique de Araújo (chefe do Departamento de Segurança contra Incêndio), o Major PM Adilson Antônio da Silva (DSCI), além de oficiais e praças da Divisão de Atividades Técnica, 5º, 6º, 7º, 8º, 11º, 15º, 18º e 19º Grupamento de Bombeiros A palestra realizada teve como objetivo orientar o agente vistoriador do CBMESP quanto à realização de inspeção visual das instalações elétricas de baixa tensão e constatação de existência das medidas e dispositivos essenciais à proteção das pessoas e das instalações contra possíveis situações de risco de choque elétrico ou incêndio. Foi exposto que a inspeção visual do CBPMESP não garante que todas as prescrições da norma NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão) foram plenamente atendidas, uma vez que se trata de constatação in loco da existência ou não de determinada medida de segurança, passível de verificação visual e constante na lista de verificação do vistoriador. Por isso, é competência do responsável técnico contratado para a realização dos serviços (projeto, execução, manutenção, teste de conformidade da instalação elétrica etc.) o correto dimensionamento das instalações elétricas, conforme prescrições normativas; e ao proprietário ou responsável pelo uso do imóvel competem a manutenção e a utilização adequada das instalações elétricas. Quando da solicitação da vistoria da edificação, far-se-á necessária a apresentação de um atestado de conformidade das instalações elétricas, acompanhado da respectiva anotação de responsabilidade técnica (ART), e assinado pelo técnico responsável e pelo usuário da edificação (proprietário ou responsável pelo uso).

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


ANIVERÁSRIO DE 119 ANOS DO 2º GB

No

dia 19 de novembro de 2010, comemorou-se o 119º Aniversário do 2º Grupamento de Bombeiros.

Novembro de 2010 Edição 94 - 2ºGB

1987, explosão na loja de fogos de artifícios em Pirituba, em 1995, explosão no Shopping Center Plaza em Osasco e a queda do Foker 100 da TAM, em 1996, acidente com a cratera do metrô na linha amarela, queda do avião da TAM e do Laerjet, em 2007; bombeiros da Unidade compuseram as equipes de salvamento nas operações em Santa Catarina, em 2008, São Luis do Paraitinga e Alagoas, em 2010.

A velha guarda do 2º GB entoando a canção dos bombeiros

Cento e dezenove anos atrás perceberam a necessidade da criação de um contingente capaz de atuar em ocorrências de incêndio e salvamento, tendo em vista o elevado crescimento populacional urbano da capital de São Paulo. Observando o seu passado, foram glórias e honras.

Cel Repulho Subcomandante do CB durante a entrega das medalhas.

Muitos foram os heróis que tombaram no combate a esses sinistros, que permanecem ainda vivos nas lembranças e tradições das instituições comunitárias guardiãs da sociedade, emprestando-nos as suas glórias para que esta festa conceda a seus filhos as graças ora merecidas. Aproveitando a oportunidade deste grande acontecimento neste Grupamento, realizamos uma exposição de fotos e notícias diversas de épocas “in memory” aos bombeiros do 2º GB que dedicaram suas vidas a tornar o CB esta importante entidade de hoje.

Incêndio Edifício Andraus, 1972.

Muitos foram os grandes sinistros que colocaram à prova o valor inestimável dos componentes dessa Unidade, dentre os quais destacamos os grandes incêndios nos edifícios: Andraus em 1972, Joelma, em 1974, Grande Avenida, em 1981, na CESP, em

Momento em que tivemos a grata satisfação de contar com a presença de vários bombeiros com seus familiares, que pertenceram às fileiras desta Unidade Centenária, e atualmente encontram-se no quadro de inativos.

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Cel PM Marco Antônio Alves Miguel. Ch da APMSSP, entregando a medalha centenário ao 1º Ten PM Ariel Alves Axelson.

Inicialmente, houve a recepção calorosa de uma grande equipe de bombeiros femininos e o direcionamento das autoridades para um rico café da manhã. Posteriormente deu-se início a solenidade, presidida pelo Coronel PM Marco Antônio Alves Miguel, Chefe da Assessoria Policial Militar da Secretaria de Segurança Pública. Concomitantemente com as alusões ao Aniversário do 2º GB, iniciou-se a entrega da Medalha Centenário do 2º GB a 37 agraciados, civis e militares.

Dentre as autoridades agraciadas com a Medalha do Centenário do 2ºGB, destacam-se os Coronéis PM: Marcos Roberto Chaves da Silva, Cmt do CPC, Airton Alves da Silva, Cmt da APMBB, Antonio Marin, Cmt do CPA/M-3, Cel PM Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, Chefe do CCOMSOC, Tenente Coronel PM Marco Antonio Severo Silva, Cmt do GRPAe, Capitães PM: Carlos Alberto Regulle Junior, da APMSSP, Cap PM Fernando César Lorencini, da Casa Militar, e os Senhores Ângelo Andrea Matarazzo, Secretário da Cultura de São Paulo, Srª. Miriam Tokumori Homaka, Assessora Geral do Orçamento do Município de São Paulo, entre outras autoridades.

Agraciados da medalha saudando o pavilhão Nacional

2ºSgt PM Marcos Aníbal de Moura e 3º Sgt PM Ronaldo Barreto Pedro

Em virtude desta Unidade ser Centenária, a medalha é ofertada a todos aqueles que de maneira direta colaboraram para o enaltecimento das atividades deste grupamento.

Entrega de láureas pelas policias militares-bombeiros do 2ºGB

Encerrando a solenidade teve-se o desfile de encerramento, que foi o momento mais emocionante da solenidade, confirmado pelo semblante de todos os presentes, pois durante o desfile motorizado, contamos com a ilustre presença de cerca de 50 bombeiros veteranos que construíram suas carreiras no 2º GB. Os veteranos tiveram a oportunidade de sentir novamente a emoção de entrarem e desfilarem em uma viatura do Corpo de Bombeiros. Momento muito emocionante tanto para eles quanto para todos os expectadores.

Desfile da tropa do 2º GB.

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Após o desfile de viaturas, aconteceu o descerramento de fotos do Quadro de Comandantes do 2º GB, retratando a história do tempo depositária de ações, testemunha do passado, exemplo para o presente e advertência para o futuro. “Miguel de Cervantes”.

Cada quadro que integra este espaço, conta um pedaço da nossa história, estampando a figura de homens de carne, virtudes e defeitos, não sendo o local para encontrarmos a perfeição, mas sim, exemplos de amor e dedicação a uma causa.

Ten Cel PM Pedro Luis Ferreira descerrando sua foto no quadro de Ex – Comandantes do 2ºGB.

Cada um destes comandantes misturou a história de sua vida à Polícia Militar, de modo que às vezes é difícil saber onde começa uma e termina a outra. Nesta ocasião inauguramos a foto do Ten Cel PM Pedro Luis Ferreira que por 04 (quatro) meses e 17 (dezessete) dias comandou o 2º GB, conduzindo esta grande embarcação para um porto mais seguro do que o da partida, como é natural que aconteça em todo quadro sucessório.

Revisado Ten Palumbo - Gab

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Não basta agir bem; é necessário saber divulgar: com precisão, concisão, coerência e clareza!

REUNIÃO COM OS SUBPREFEITOS NA SEDE DO 3º GB No mês de outubro foi realizada uma reunião com todas as Subprefeituras da Zona Leste com o intuito de discutir possíveis soluções sobre as Enchentes que ocorrem nesta área.

1.

Novembro de 2010 Nº 95 - 3ºGB

Colocar os objetos valor e documentos em

lugares mais altos, onde a água não possa alcançar; 2.

Não jogar lixo nas ruas e nos riachos, para

que não ocorra o entupimento dos bueiros; 3.

Distribuir

telefones

úteis

entre

outras

medidas que contribuam para a prevenção e abrandamento

das

conseqüências

de

um

alagamento.

Além disso ficou o alerta do Corpo de Bombeiros quanto a importância da limpeza das galerias e bueiros da região. Esta é uma importante medida a ser realizada pelas Subprefeituras, já que aumenta a vazão para a dispersão da água da chuva. Subprefeitos da Zona Leste reunidos na Sede do 3º GB

Compareceram representantes das seguintes Subprefeitura: Aricanduva/Vila Formosa, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaquera, Itaim Paulista, Moóca, Penha, São Matheus, São Miguel Paulista, Sapopemba/Vila Prudente. A reunião teve como principal ponto a integração entre o Corpo de Bombeiros e as Subprefeituras no combate a este tipo de ocorrência, pois milhares de vidas dependem desta atuação conjunta entre os órgãos para a proteção não só de suas vidas como também de seu patrimônio. Foi colocado em pauta a necessidade do treinamento de homens junto às Subprefeituras no sentido de ajudar na prevenção deste tipo de fenômeno. Além disso a distribuição de folders com dicas para minimização dos resultados provocados por enchentes é de grande valia para as famílias acometidas por essas chuvas, como:

Cmt do 3º GB, Ten Cel Carvalho, iniciando a Reunião da Operação Chuvas Intensas na Zona Leste

Essa atitude pioneira do Cmt do 3º GB foi elogiada pelos Subprefeitos, pois demonstra a preocupação em prestar um excelente serviço à comunidade. Parabéns àqueles que estão envolvidos na causa pública, dedicando suas vidas para bem servir à comunidade bandeirante. Revisado Ten Palumbo - Gab

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Não basta agir bem; é necessário saber divulgar: com precisão, concisão, coerência e clareza!

REUNIÃO SOBRE OPERAÇÃO CHUVAS INTENSAS 2010/2011

Mês Dezembro de 2010 Nº96 - 4ºGB

No dia 22 de novembro de 2010, o 4º Grupamento de Bombeiros realizou a uma reunião com os membros da Comunidade Local, em sua sede, onde foram tratados de assuntos referentes à Operação Chuvas Intensas – 2010/2011 cujo período será de Dezembro de 2010 a Março de 2011.

A abertura dos trabalhos iniciou-se às 10h15min com recepção dos convidados pelo comandante, Ten Cel PM Carlos Antonio Noia de Souza, foram abordados temas diversos sobre chuvas intensas e atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros, sendo apresentadas propostas pelos membros participantes. A reunião teve como objeto as trocas de informações entre os órgãos públicos e privados da região, visando minimizar os efeitos causados pelas chuvas, as quais nos últimos anos vêm causando transtornos à população paulistana e também objetivou facilitar o atendimento de emergência, acelerando o acionamento dos órgãos envolvidos durante a Operação Chuvas Intensas.

Revisado Ten Palumbo - Gab

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Não basta agir bem; é necessário saber divulgar: com precisão, concisão, coerência e clareza!

SIMULADO DE ACIDENTE PRODUTOS PERIGOSOS - 2010 •

Novembro de 2010 Número da edição

No dia 25 de novembro de 2010, o 5º Grupamento de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Defesa Civil de Guarulhos, realizaram em conjunto um Simulado de Acidente Automobilístico envolvendo produtos perigosos, na Estrada Mato das Cobras.

Equipes do Quinto Grupamento de Bombeiros simularam resgate de vítimas graves

Após acionamento, as equipes do Quinto Grupamento de Bombeiros, viaturas do SAMU e Defesa Civil se deslocaram para a região da Ponte Alta, a fim de resgatar vítimas fictícias de um suposto acidente automobilístico envolvendo uma carreta de líquido combustível e um veículo. Foi simulado ainda vazamento de gasolina e incêndio na carreta, extinto por equipes do Corpo de Bombeiros, mediante uso de espuma. A ação de resgate durou aproximadamente 18 minutos.

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Não basta agir bem; é necessário saber divulgar: com precisão, concisão, coerência e clareza!

O objetivo de todo simulado é a preparação para grandes catástrofes. Sempre desejamos que elas não aconteça, porém, caso ocorram, temos de estar preparados para a perfeita integração das equipes.

Bombeiros do Quinto Grupamento de Bombeiros e Defesa Civil atuando em simulado de acidente automobilístico.

Antes do início do simulado, moradores da região assistiram à palestras ministradas por Policiais Militares do Corpo de Bombeiros, Agentes de Saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Defesa Civil, onde puderam compreender a atuação de cada um dos Órgãos especificamente. Esse contato aproxima a comunidade, proporcionando informações sobre como proceder em casos de catástrofes.

Comunidade foi informada através de palestras sobre função de cada entidade.

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Não basta agir bem; é necessário saber divulgar: com precisão, concisão, coerência e clareza!

O 18º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS E A POLICIA MILITAR DE BARUERI ARRECADAM CHINELOS PARA O BEM BERILO

Novembro de 2010 Nº 98 - 18ºGB

A campanha Barueri Bem Berilo conquista mais um apoio. Desta vez da Polícia Militar em Barueri. Os efetivos da Ambiental, Rodoviária, do 20º Batalhão da Polícia Militar e do 18º Grupamento de Bombeiros arrecadaram chinelos que serão revertidos para Berilo, cidade mineira do Vale do Jequitinhonha abraçada pelo Movimento Barueri, Sou do Bem, capitaneado pela presidente do Fundo Social de Solidaderidade, Sonia Furlan. Após alguns dias de divulgação e mobilização cerca de 1600 pares de chinelos foram doados, ação que contou com o carinho e dedicação de cada um dos homens que representam a PM de Barueri.

Maj Nocetti, Subcomandante do 18ºGB durante a entrega.

A formalização da entrega dos chinelos deu-se na Sede do 20ºBPM/M, com participação conjunta dos comandos daquela OPM e do 18ºG, em 26 de novembro de 2010.

Revisado Ten Palumbo - Gab

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Em busca da excelência nos serviços de bombeiros.

Ten Cel PM Edson, Cap PM Mello, Cap PM Camargo Jr., Cap PM Rodrigues e Ten PM Reche, e Cap PM Arantes.

Com o início dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo verificou a necessidade de um alinhamento dos serviços de emergência aos padrões internacionais. Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, um grupo de Oficiais (Ten Cel PM Edson, Cap PM Mello, Cap PM Camargo Jr., Cap PM Rodrigues e Ten PM Reche, todos do Corpo de Bombeiros, e Cap PM Arantesda Casa Militar) participaram na cidade de Bogotá – Colômbia de um simulado de terremoto. Esta simulação planejada pelos Bombeiros de Bogotá foi auditada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do International Search and Rescue Advisory Group (INSARAG), Conselho Internacional de Busca e Salvamento. Órgão que desenvolve e padroniza procedimentos de intervenção e gestão de recursos em emergências de grande envergadura, em resposta a desastres em países sujeitos a terremotos, é uma rede global de mais de 80 países e organizações. Com o objetivo de conhecer o processo de certificação internacional

Novembro de 2010 Edição 99-CBM

junto aquele Orgão, os Bombeiros Paulistas participaram de um ciclo de palestras e um Work Shop (um cenário virtual catastrófico). As delegações desenvolveram todo o processo de acionamento das equipes de intervenção, deslocamento ao país sinistrado, chegada e recepção, deslocamento ao local do sinistro, avaliação do cenário e tomada de decisões técnicas. O intercâmbio técnico cultural entre as equipes foi de imenso valor, pois lá também estavam equipes do Canadá, Estados Unidos, Japão, Peru, Suécia, entre outros. A participação da equipe paulista pôde ser classificada como excelente, sendo este o primeiro passo para que o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, certifique-se junto ao INSARAG e passe a fazer parte do cenário internacional, alinhando-se com a visão de futuro e estratégia, na busca pelo reconhecimento nacional e internacional como modelo de excelência nos serviços de bombeiros.

Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e integrantes da INSARAG.

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br


Não basta agir bem; é necessário saber divulgar: com precisão, concisão, coerência e clareza!

ENTREGA EQUIPAMENTO PARA COMBATER ENCHENTES

01/12/10 Edição 93 - 6ºGB

Prefeito de Leme acompanha entrega de novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros.

Barco de casco rígido adquirido pela Base de Leme

Motor 40 HP adquirido pela Base de Leme

O Cmt do 2º SGB do 16º GB Cap PM Mário Pugliese Falararo, acompanhou na manhã de 22NOV10 a entrega oficial de um bote de casco rígido com motor de 40 HP e carreta de transporte, para a Base de Corpo de Bombeiros do estado e repassado à Base de Leme com vistas no período chuvoso que está iniciando. O bote terá diversas utilidades, entre elas o salvamento em rios, e servirá para aumentar a segurança em regiões ribeirinhas. Além do Cap Publiese também presenciaram a entrega dos equipamentos o 1º Sgt PM Arlindo Pedro de Camargo Filho; o Prefeito de Leme, Sr Wagão; e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Didio. Para o Prefeito Wagão, os novos equipamentos são de grande importância para a eficácia do trabalho do Corpo de Bombeiros “Leme é uma cidade banhada por um grande rio e vários córregos, que constantemente recebem visitas de muitas pessoas. Com o novo bote, nossa Base dos Bombeiros dos Bombeiros terá mais um equipamento para realizar seu trabalho e garantir a segurança da população” destacou o prefeito.

Vale lembrar que em breve a Base de Leme também ganhará nova sede. O prédio esta sendo construído pela atual administração municipal em terreno cedido pelo Governo do Estado. Com a nova sede, a atual Base do Corpo de Bombeiros de Leme poderá ser elevada à Posto de Bombeiros o que resulta em aumento de efetivo, viaturas e recursos. A construção, segundo, segundo o Cap Pugliese, tem sua conclusão para o primeiro semestre de 2011.

Informativo do Corpo de Bombeiros. Dê sua sugestão no e-mail corpodebombeiros@policiamilitar.sp.gov.br

São Floriano - Dezembro 2010  

Informativos do mês de dezembro do ano de 2010