Page 1

Ano XV | nº 150 | Curitiba, agosto de 2012

w w w. p e r p e t u o s o c o r r o . o r g . b r

(revista)

Perpétuo Socorro

Distribuição Gratuita . Venda Proibida

R e d e n t o r i s t a s

Vocação cristã é ser discípulo de Jesus


(editorial)

(índice)

Escolha certo!

03. O leitor sugere 04. Notas & Registros 05. Política 06. Entendendo a missa

Como vai o seu português?

07. Santo do mês 08. Arquidiocese 09. Igreja em foco 10. Especial Vocação 12. Família

Reitor do Santuário primohipolito@hotmail.com

H

Dia dos pais

13. 14.

Pe. Primo Aparecido Hipólito CSsR

Perpetóleo Família do Devoto Perpétuo Promoção Você é quem faz

15.

Pergunte ao padre Conhecendo melhor a nossa Mãe

16.

Centro Redentorista de Ação Social

17.

Dependência química Papo com o psicólogo

18.

Folhinha Dízimo (revista)

á uma diferença importante entre vocação e dom, no sentido de habilidade. Quando eu falo do sacerdócio, estou falando da minha vocação, mas quando estou trabalhando nas pequenas reformas no santuário, isso é dom, habilidade. Cada pessoa tem facilidade para desenvolver determinados trabalhos, seja com os números, seja com a arte, e assim com as mais variadas ciências. No meu caso, escolhi livremente desempenhar todas as minhas habilidades, meus dons, vivendo o sacerdócio. A vocação, portanto, é um estado de vida: pai, mãe, sacerdote, religioso, leigo consagrado. É muito importante que você jovem reflita sobre qual o caminho irá seguir. Pesquise, converse, busque uma orientação vocacional, reze para que possa escolher o caminho certo. A escolha certa irá te trazer felicidade. E qual é a escolha certa? Aquela que Deus sonhou para você. Nós temos uma visão parcial da realidade, do momento, mas Deus vê o todo de nossa vida. Ele sabe o que te fará feliz e te conhece melhor do que você mesmo, porque Ele é o seu criador.

Você já conversou com Ele sobre sua vocação? Convide Deus para entrar em sua vida neste momento tão decisivo e não se arrependerá. E mais do que isso, vai se surpreender com as maravilhas que Deus fará em você e por você (Is 64,4). Não gaste toda a sua juventude distraído demais com o que é passageiro. Concentre-se no que é eterno, medite a Palavra de Deus. Jovem, Deus te quer feliz mais do que ninguém. Não tenha medo de perder sua liberdade, assumindo um estado de vida. A decisão em se comprometer com um projeto sério e para a vida toda é um passo que traz grandes bênçãos para nós e para o mundo. Hoje muitos jovens são enganados com o falso discurso de liberdade, que já levou muitos à escravidão das drogas e do álcool, que destrói a família, joga no lixo a sua juventude. Isso não é liberdade. Liberdade é poder escolher seu caminho. Liberdade é semear o bem e o cuidado com a vida, a busca do conhecimento, na juventude, com escolhas corretas e responsáveis, e no futuro colher felicidade, paz e progresso. Ao chegar ao fim de sua vida, vai poder olhar para trás e pensar: “dei o meu melhor, ‘combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé’ (II Tm 4,7)”, isso não tem preço! E para você, que já escolheu, aproveite este mês para questionar-se sobre como está vivendo sua vocação, pois sua escolha precisa ser renovada todos os dias. Deus te abençoe!

Perpétuo Socorro A Revista Perpétuo Socorro é uma publicação do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação

Expediente Reitor: Pe. Primo Hipólito Conselho Editorial: Padre Primo Hipólito, Padre Gelson Mikuszka, Padre Lourenço Kearns, Padre Rodrigo Augusto, Irmão Adilson Schamne, Padre Alexandre de Castro, Padre Jaime Araújo Figueiredo, Giovani Ferreira e Ana Paula Rodrigues Ferreira. Jornalista responsável: Ana Paula Rodrigues Ferreira - MTB 4198/17/38 Proj. gráfico e diagramação: Amanda Mafioletti Identidade Design/iddesign@onda.com.br Impressão: Nova Gráfica Essa produção conta com a participação da Pastoral da Comunicação. Fotos: Assessoria de Comunicação do Santuário e colaboradores Contato e sugestões: perpetuosocorroimprensa@uol.com.br 41 3253 2031 www.perpetuosocorro.org.br

(espaço do leitor) MISSÃO DO CATEQUISTA “Olá! Sou catequista e gosto muito de ler os artigos da Revista. Utilizo sempre ótimos assuntos para serem conversados com meus alunos. Gostaria de ver na revista uma matéria sobre a missão das catequistas na Igreja Católica. Muito obrigada.”

ANSIEDADE “Prezados! Gostaria de ler nesta Revista sobre depressão e ansiedade; e como a religião e a fé nos ajudam imensamente nesses momentos difíceis e nas noites sem soluções. Um grande abraço.” Patricia Taques, Boa Vista/Curitiba

Adriana Murbach, Bacacheri/Curitiba

DIVERSIDADE RELIGIOSA “Prezados Redentoristas, como leitor assíduo da Revista Perpétuo Socorro, gostaria de ler sobre “Por que ou para que haver tanta pluralidade nos dogmas religiosos – na imensidade de religiões existentes no mundo – se o ser humano poderia se contentar ou se satisfazer com um só Deus. Grato!” Márcio Luiz Rifan de Mesquita, Centro/Curitiba

*****

Este espaço é feito com a sua participação caro leitor. Mande sua carta ou e-mail para nós, com comentários, críticas ou sugestões de assuntos para a Revista. E-mail: perpetuosocorroimprensa@uol.com.br Endereço: Caixa Postal 20.013 Cep 80.062-980 – Curitiba/PR


(o leitor sugere)

Materiais litúrgicos Gostaria de saber o significado das vestes dos padres, das cores usadas nas vestes e o que são os objetos usados na missa, como por exemplo o missal, a pala e patena, a âmbula, as galhetas, o manustérgio e vários outros?

A

alva, ou túnica, lembra a túnica ou o manto de Jesus, sobre a qual os soldados tiraram a sorte na crucifixão. A estola é uma faixa vertical, separada da túnica, que desce do pescoço do padre, com duas pontas na frente. Sua cor varia de acordo com a liturgia do dia. A estola simboliza o poder sacerdotal. A casula, usada sobre a alva e a estola, é uma veste solene usada nas missas dominicais e dias festivos. O amito é um pano branco que envolve o pescoço do celebrante. Veste-se antes da túnica ou da alva. Pouco usado nos dias atuais. O cíngulo é um cordão que prende a alva na altura da cintura, usado muito por acólitos.

Nossa Senhora e representa o manto azul de Nossa Senhora e preto, usado em missas dedicadas aos mortos e simboliza a tristeza e o luto.

OBJETOS UTILIZADOS NA MISSA O cálice é uma taça onde se coloca o vinho a ser consagrado. A patena é um pequeno prato onde é colocada a hóstia grande para a consagração. A pala é um pequeno objeto quadrangular que cobre o cálice. O corporal é um pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração. O sanguíneo é um pequeno pano, utilizado para enxugar a boca e o interior do cálice, após a consagração. As galhetas são dois recipientes onde se coloca a água e o vinho que serão consagrados. O manustérgio é uma pequena toalha usada para purificar as mãos no ato litúrgico. A âmbula é semelhante ao cálice, mas possui uma tampa; nela se colocam as hóstias consagradas para distribuir aos fiéis.

Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R Missionário Redentorista

SIGNIFICADOS DAS CORES LITÚRGICAS O verde representa o crescimento, a esperança. O branco simboliza alegria, ressurreição, vitória e pureza. O vermelho representa o sangue, o martírio e o Espírito Santo. O roxo é penitência. A cor rósea simboliza uma breve pausa, um certo alívio no rigor na preparação do Advento. Há mais duas cores, cujo uso não é muito comum: azul: missas em dedicação à

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro | Missionários Redentoristas Novenas do Perpétuo Socorro

Quer o nome de sua empresa conhecido como apoiador e parceiro desta obra? Revista Perpétuo Socorro

Anuncie na Revista Perpétuo Socorro Notícia Ligue (41) 3253 2031 que alimenta a alma!

perpetuosocorroimprensa@uol.com.br

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 03


(notas & registros)

Curso de Hotelaria Curso livre de Hotelaria com ênfase em serviços nos setores de copa, cozinha, cafeteria e limpeza, com emissão de certificado. Mais informações pelo telefone (41) 3635-1352. O curso é voltado a meninas com Ensino Fundamental concluído e idade entre 16 e 23 anos.

Divulgue o evento de sua Pastoral

Peregrinações com o Ícone No dia 21 de julho, o Santuário realizou uma peregrinação com o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro até a Paróquia de Santa Izabel, em Blumenau, Santa Catarina. A comunidade acolheu com alegria os romeiros durante a missa.

Ajude-nos a divulgar as atividades realizadas pelo Santuário e suas pastorais, encaminhando os eventos da sua pastoral para o email: pascomnsps.ctba@gmail.com, diretamente na Secretaria Pastoral ou pelo telefone: (41) 3264-4848.

RB2 - 1430 AM

Doe sangue

Agora a Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está de segunda a sexta-feira, às 15 horas, na Rádio RB2 AM 1430. Acompanhe a programação. Também das 12 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, o missionário redentorista Padre Sérgio Campos, reitor no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, comanda o programa Amigos da Fé. E todo domingo, às 19 horas, será transmitida a Santa Missa, direto do Santuário. Ouça, participe e divulgue!

Seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas. Procure o Biobanco do Hospital de Clínicas, que fica à Rua Agostinho de Leão Júnior, esquina com General Carneiro. Telefone: (41) 3360 1875.

A Equipe de Peregrinação do Santuário realiza caravana para o Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo, onde irão participar de Missa do Novenário da Festa Nacional de Aparecida (3 a 12/10/2012), presidida por Padre Primo Hipólito, no dia 5 de outubro. Restam poucas vagas. Interessados podem obter informações na secretaria do santuário ou pelo telefone (41) 3253-2031.

Bazar e CCSA

Pão caseiro

O Centro Comunitário Santo Afonso e o Bazar Beneficente de quartafeira voltam às atividades normais neste mês de agosto. Participe!

Colabore com a Chácara de Acolhida a Dependentes Químicos Perpétuo Socorro, adquirindo um delicioso pão caseiro, todas as quartasfeiras, na praça do Santuário.

04 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

Conheça o site do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, visite: www.perpetuosocorro.org.br , ouça a rádio: http://www.perpetuosocorro.org.br/radio_perpetuo_socorro/, assista a TV Web: http://www.fusionweb.com.br/tvperpetuo

Venha rezar no Santuário

Peregrinação para Aparecida

Quanto mais se conhece, mais se ama:

Grupo de Oração Fonte de Misericórdia - RCC: toda segunda-feira às 15 horas. Oração do Santo Rosário: toda terça, às 15 horas Hora Santa das Famílias: toda terceira sexta-feira do mês, às 15 horas Missa pelas Almas: segunda-feira às 19h30 Terço dos Homens: terça-feira às 19 horas Missa pelas Famílias: terça-feira às 19h30 Missa do Santíssimo: quinta-feira às 9, 15 e19h30 Missa da Misericórdia: sexta-feira às 19h30 Missa do meio-dia com bênção da saúde: todos os dias Ofício da Imaculada: todo primeiro sábado do mês às 11h30 Apostolado da Oração: Primeira sexta-feira de cada mês, Hora Santa às 15 horas, seguida de Missa do Sagrado Coração de Jesus, às 16 horas. Legião de Maria: toda terça às 15 horas. Vigília ao Santíssimo Sacramento: toda a primeira sexta-feira do mês, após a Santa Missa das 19h30 Missa das Capelinhas: todo último sábado do mês às 12 horas


(política)

Cidadania,

além do processo eleitoral

A

política, para muitos, tornou-se sinônimo de corrupção, perdendo o sentido fundamental, que é a edificação da justiça na sociedade. Na ética a política, quando honestamente praticada, é um serviço sublime à sociedade, na busca de construir a justiça e o bem comum. Se, por um lado, política está se tornando sinônimo de corrupção, para muitos política se resume ao ato de votar no dia da eleição. Esquece-se de que a participação é fundamental na pólis. Já na filosofia grega, com Aristóteles, a prática política e o Estado eram compreendidos como necessários e essenciais à população. A pessoa humana é um animal social e político por natureza, e a prática política deve ter em vista o bem comum. No entanto, o que boa parte dos políticos profissionais tem praticado é algo contrário à ética e à moralidade.

A pessoa humana não pode separarse de Deus, nem a política da moral, já afirmava o padroeiro dos governantes e dos políticos, São Tomás More, que foi fiel à ética na política até diante da morte. Quando a prática política é separada da prática moral, o político passa a usar da política para fins egoístas e, ao mesmo tempo, exclui milhares de pessoas da dignidade humana, usurpando recursos públicos para fins pessoais. Temos visto situações muito próximas de nós na Câmara Municipal de Curitiba e na Assembleia Legislativa do Paraná. A posição de vários políticos profissionais, embora com nobres exceções, tem marginalizado milhões de pessoas e ao mesmo tempo tem feito milhões de outras desprezarem a política como algo “sujo”. A “sujeira” leva a maioria da população a se alienar da política. Práticas manchadas pela corrupção têm construído a injustiça social e uma sociedade marcada pelo egoísmo que marginaliza e exclui os mais pobres. Basta

pegar os exemplos atuais de políticos profissionais envolvidos com os “cachoeiras”. Faz-se necessário voltar ao sentido primeiro da política como edificação da pólis, da sociedade, que tem como meta servir o bem comum. Todos são chamados à participação política; e os profissionais da política devem entender que eles são “delegados” da população para o serviço do bem comum, e não para o bem próprio. Também os profissionais da política devem entender que vencer pisando sobre os outros decididamente não é vencer, mas oprimir o outro. A esperança de uma nova prática política está na participação da sociedade, não apenas nas eleições, mas nos vários momentos cruciais que a sociedade vivencia. A aprovação da Lei da Ficha Limpa, que veio não dos políticos profissionais, mas da própria sociedade organizada – através, por exemplo, da CNBB e OAB –, mostra que a esperança reside na participação popular.

Padre Joaquim Parron, CSsR Superior Provincial Redentorista PR/MS doutor em Ética Social pela Catholic University of America (Washington, EUA)

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 05


(formação)

Entendendo a missa (parte VI):

O que é a missa?

V

ale a pena sempre perguntar o que é a missa. A vida é sempre feita de boas perguntas. Nós cristãos, reunidos em grupo, na missa dominical, fazemos memória de Jesus e recordamos seu estilo de vida. A cada missa tornamos presente sua história de fidelidade e entrega. Se visitar um templo budista, encontrará um Buda que, pacífico e sereno, preside o lugar. Se entrar numa mesquita, encontrará, num lugar mais visível, o Mihrab, espécie de nicho orientado para Meca e ornado com frases do Corão. Se entrar numa Igreja Católica, irá encontrar,

presidindo o lugar, um Cristo destroçado e dolorido, pregado na cruz, da qual ressuscitou. É o monumento à fidelidade de um homem, destruído e dilacerado por ser fiel a Deus e à causa humana. Ao lado da cruz do Cristo, encontrará um altar. A cruz e o altar dão identidade aos seguidores de Jesus. Dali parte o ser cristão e para ali tudo converge. A missa é fazer memória da morte e ressurreição de Jesus. É a recordação de uma história de fidelidade. Essa recordação generosa com a causa humana irá se renovar a cada dia e a cada domingo. Será

Como vai

o seu

consolo para que ninguém se sinta só, sem Deus. Fazemos memória ao redor do altar, não por iniciativa nossa, mas porque Jesus pediu e convidou todos a fazerem essa memória: “Fazei isto em minha memória”. Memorial, nesse contexto, é muito mais do que fazer mera recordação, mas é tornar Jesus presente e vivo, não só recordá-lo. Por isso, cada missa é a atualização da ressurreição de Jesus. Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R Missionário Redentorista

* ATENÇÃO! Diga apenas o que está em negrito, sendo desnecessário repetir a ideia com as demais palavras: › criação nova › empréstimo temporário › surpresa inesperada › escolha opcional › retornar de novo

Português

* CONCORDÂNCIA

QUANTO AO USO DO HÍFEN, ATUALIZANDO:

Nos casos abaixo a concordância é no plural: › Quebrou os óculos, são meus óculos (temos dois olhos) › Meus parabéns / meus pêsames / nossas férias / felizes núpcias

1. Prefixos terminados em consoante e o segundo elemento começando por vogal › não se usa mais o hífen, forma-se uma palavra só. Ex.: hiperacidez, hiperativo, interescolar, superamigo. 2. Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró › o hífen permanece Ex.: além-mar, aquém-mar, ex-aluno, pós-graduação, pré-vestibular, sem-terra, recém-casado, pró-europeu. 3. Usa-se o hífen com os sufixos de origem tupiguarani › açu, guaçu e mirim. Ex.: amoré-açu, anajá-mirim, capim-açú. 06 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

* VERBOS QUE INDICAM MOVIMENTO EXIGEM A E NÃO EM: › Chegou a São Paulo. › Amanhã vai ao cinema. › Levou os filhos ao circo.

“Se alguém pensa ser religioso, mas não refreia a língua, antes se engana a si mesmo, saiba que sua religião é vã.” (Tg 1,26) Elisabet M. M. Bonafini Licenciatura Português/Inglês | Especialização Psicomotricidade


(santo do mês)

Santo Afonso

Maria de Ligório

Ele alertava a todos sobre a necessidade de rezar, pois a oração nos coloca na presença de Deus

D

ALGUMAS DAS MAIS DE CEM OBRAS LITERÁRIAS DE SANTO AFONSO, DOUTOR DA IGREJA Máximas Eternas que são meditações para cada dia da semana (1728) Pequenas canções espirituais (1732) Compêndio da Doutrina Cristã (1744) Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora (1745) Ações para a Santa Comunhão (1745) As Glórias de Maria (1749) Regras para bem viver (1754) Lemas espirituais que Deus propõe a um Cristão (1754) Instrução e prática dos confessores (1757) Novena do Santo Natal (1758) Novena do Coração de Jesus (1758) O grande meio da Oração (1759) Degraus da Paixão (1761) Breve Doutrina Cristã (1762) Verdades da Fé (1767) A Prática do Amor a Jesus Cristo (1768) Sobre a Cerimônia da Missa (1769) Meditações sobre a Paixão de Cristo para cada dia da semana (1773) Sobre o Amor Divino e os meios para adquiri-Lo (1775)

ia 1º de agosto celebramos a festa de Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas). Nascido na cidade de Nápoles, na Itália, foi um jovem e brilhante advogado. Deixou os tribunais por descobrir que a injustiça se mascarava de justiça humana. Se tornou padre e começou a pregar o evangelho, mostrando aos pobres e humildes de Nápoles a face de um Deus amoroso e misericordioso. Pregava que toda pessoa que pratica o bem se transforma completamente. Para Afonso, qualquer pessoa redimida possui todas as condições para ser discípula missionária de Jesus. Alertava a todos sobre a necessidade de rezar, pois a oração nos coloca na presença de Deus. Afonso falou muito sobre a importância em se fazer a Vontade de Deus. Para ele, toda a vida humana consiste em amar a Deus, pois o efeito principal do amor é unir as vontades dos que se amam. Amando a Deus estamos unidos a Ele. Toda a luta de Afonso consistiu nisso, em fazer a vontade de Deus, vivendo a missão. Afonso tinha razão no que dizia, pois Jesus ensina que devemos fazer a vontade de Deus: “Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”(Mt 6,10). A vida de Afonso foi uma total entrega de si a Deus, num modo de fazer a vontade divina em todos os lugares e em todas as horas. Santo Afonso, rogai por nós! Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R Missionário Redentorista

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 07


(arquidiocese)

O que é a

renovação paroquial? Já está acontecendo? Nossas paróquias são acolhedoras?

A

próxima Assembleia Geral do Clero, que acontecerá de 7 a 9 de agosto, tratará da renovação paroquial. Mas o que é a renovação paroquial? Onde quer que estejamos, ouvimos falar das dificuldades e entraves vividos nas comunidades. Grande parte dos nossos problemas não são externos, mas internos. Não adianta andarmos quilômetros para fugir dos nossos próprios conflitos em comunidade. Devemos resolvê-los em casa, pois somos chamados a participar e a transformar a realidade onde residimos. No mundo da individualidade e competitividade somos responsáveis por uma atitude de acolhida, que deve superar o amadorismo que imperou em nossas ações por muitos anos, e ainda reina em algumas comunidades. Uma paróquia que acolhe bem seus fiéis, que motiva suas pastorais e acredita nas relações pessoais, tem um ambiente diferente, uma resposta diferente. Em minhas andanças que faço pela arquidiocese, na missão sacerdotal e como coordenador da Ação Evangelizadora, ouço muitas reclamações. Relatos de conflitos e de líderes desanimados. Reclamações que demonstram uma grande sede de Deus, dos “corações

sufocados” por tratamentos pessoais “frios e distantes”. Como a paróquia vai ser missionária com seus líderes cansados? Ou com seu pároco realizando apenas atividades de manutenção ou administrativas? Reflitamos. Na paróquia onde cresci durante a infância, certos frades faziam a diferença na evangelização. Iam ao encontro das pessoas, falavam a elas, ouviam seus problemas e avaliavam o trabalho pastoral. A atuação do capuchinho, com suas surradas sandálias, marcou minha história e meu ministério de maneira dialética. Foi fonte de inspiração para mim. Uma das inspirações é a reflexão sobre a possibilidade da renovação paroquial. Quando vemos uma comunidade que se preocupa com a formação de seus líderes, que busca conteúdos, que vive no espírito místico da fé em Cristo, vemos uma comunidade missionária. Uma paróquia que traz estes elementos, pode se tornar centro irradiador da fé; pode também vencer seus próprios conflitos ocasionados por limites humanos. Você considera a sua paróquia acolhedora? O que falta em sua comunidade? Os líderes são animados? Seus ministros ordenados são entusiastas da fé? O que se pode perceber, é que temos muito a crescer em nossa vida de oração e comunitária. Que nossas ações favoreçam a uma evangelização séria e voltada para o próximo, amparada na fé que nos une. Que esta fé seja testemunhada em nossas 136 paróquias e nas mais de 600 comunidades, com líderes que servem para a vida. Pe. Rivael de Jesus Nacimento Coordenador Arquidiocesano da Ação Evangelizadora

08 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012


(igreja em foco)

Novidades da

C

omo você está se preparando para a JMJ Rio 2013? Esta é a pergunta do site oficial do evento e instiga a todos: jovens, adultos, crianças. Todos se mobilizam para se encontrar com milhares de outros católicos e o Papa Bento XVI em 2013 e celebrar Cristo Jesus. O convite é para todos e como Igreja vamos nos unir em prol do anúncio do amor de Deus. Em todo o Brasil já acontecem vários eventos em vista da JMJ, pois a contagem regressiva já começou. O evento começa no dia 23 de julho de 2013. Celebrações importantes estão em destaque. No dia 13 de julho durante a “Vigília dos Jovens Adoradores” foi lançada a Oração Oficial da Jornada. Essa vigília é organizada pelo Comitê Organizador e Setor da Juventude do Rio de Janeiro e acontece mensalmente para preparar espiritualmente os jovens e para interceder pela Jornada, pelos jovens do mundo inteiro e pelo Papa. Neste dia a vigília foi especial, com apresentações de shows, Missa e a divulgação da Oração Oficial da Jornada. Também já é possível que congregações, movimentos e comunidades religiosas se inscrevam para ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude. Feira que será montada ao lado do famoso Pão de Açúcar, com 80 estandes e 20 balcões para exposições.

Para a inscrição é preciso alguns requisitos, mas os interessados podem preencher o formulário e aguardarem a chamada da organização. Vale a pena! Perto dos estandes vocacionais, o local contará com a praça de alimentação, palcos para shows e pregações e tendas para celebrações de missas. E assim, jovens do mundo inteiro poderão se aproximar dos Carismas e, quem sabe, se identificar com sua vocação específica. Uma grande tenda será montada para adoração ao Santíssimo Sacramento e muitos confessionários estarão à disposição dos sacerdotes e fiéis. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ainda continuam em peregrinação pelo país, onde acontecem os eventos “Bote Fé” e celebrações que comemoram sua passagem pelas cidades. As pessoas se reúnem para contemplar os símbolos de nossa fé e também darem seu apoio para que o evento aconteça. Os patronos da JMJ já foram escolhidos, são eles: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Sebastião, Santo Antônio de Santana Galvão, Santa Teresa de Lisieux e o Beato João Paulo II. Eles são os pais espirituais que ensinam os caminhos de santidade. Também os intercessores, modelos a serem seguidos, foram escolhidos: Irmã Dulce, Chiara Lubic, José de Anchieta, São Jorge, Beato Pier Giorgio Frassati,

entre outros. Eles intercedem pelo evento. Todas as dioceses do Brasil se reuniram no dia 22 de julho para “O Bote Fé na Vida e corrida de rua”. Evento que visou a prática do esporte entre os jovens, instigando a preservação da saúde, o afastamento das drogas e levandoos a uma vida saudável. Em Curitiba, as paróquias se reuniram no Parque Barigui, que teve um dia repleto de atividades. E assim todos se mobilizam para que a JMJ Rio 2013 aconteça. Nossa Arquidiocese já trabalha intensamente para colaborar com este grandioso evento. Procure as atividades em sua paróquia, reuniões, palestras, formações e diga: como você está se preparando para a JMJ Rio 2013. Doar-se é ser Igreja é servir a Cristo ‘em espírito e verdade’. Para maiores informações, acesse o site: http://www.rio2013.com.

Bruno André Souza Colodel Postulante da Comunidade Católica Shalom

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 09


(especial)

A Vocação Cristã:

pessoas novas para um m O que o cristianismo oferece de melhor para a humanidade são homens e mulheres novos e concretos, reunidos em comunidade

A

gosto é o mês das vocações, bom momento para refletir sobre a vocação cristã. Quando olhamos para Jesus e sua ação, a primeira coisa que precisa ser lembrada é o que ele pensou, disse e fez. Jesus viveu, morreu e ressuscitou para a redenção do ser humano. O amor ao ser humano estava no centro do seu pensamento e ação. Disse Jesus a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3, 3). Nascer de novo é viver a novidade e ser novo. Esse ser humano novo é um redimido e entra no mundo por Jesus. A novidade cristã é redentora e tão concreta que acontece a partir de um tipo humano absolutamente novo e que chamamos de discípulo de Jesus. O que o cristianismo oferece de melhor para a humanidade são homens e mulheres novos e concretos, reunidos em comunidade. Jesus torna-se presente e se multiplica no mundo pela presença dos discípulos que vivem em comunidades cristãs. A presença e a ação das comunidades cristãs no mundo criam uma realidade nova e seres humanos novos. A primeira referência que os cristãos dão ao mundo são os discípulos de Jesus que vivem em comunidades cristãs. A Bíblia só é conhecida e tem referência no mundo por que fala da vivência das comunidades cristãs. O batismo cristão é a entrada na comunidade, que é a novidade cristã; por isso, para ser cristão é preciso ser batizado. 10 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

Cristãos, discípulos de Jesus, evangelizam o mundo de hoje mostrando aquilo que eles são, fazem e vivem. Em todo discípulo de Jesus deverá estar o Cristo vivo, que se renova diariamente pelo Espírito Santo. O Reino de Deus começa a acontecer a partir da comunidade cristã, por isso, o melhor modo do cristianismo se apresentar ao mundo é pelo discipulado (ser humano novo) que vive e age em comunidade (onde o Reino é vivido). Não há cristianismo e discípulo de Jesus sem comunidade. Revestir-se de novidade é entrar na comunidade cristã e adotar os modos de viver e ser dessa comunidade. Discípulo de Jesus vive o ser novo e o ser velho em um mesmo espaço, por isso, há uma constante luta entre o novo e o velho. Precisa ir vencendo o peso do velho e ir criando uma realidade nova. Sem comunidade ele é como um motor sem aplicação e sua ação no mundo é falha. Ele guia a comunidade e a comunidade o guia. Sua missão é lançar a semente da Boa Nova no coração do ser humano velho para torná-lo novo. Ele tem consciência de que é a ação, a encarnação e a presença ativa de Jesus e seu evangelho no mundo. Socialmente é marginalizado, pois se dedica prioritariamente à missão cristã. Ele não tem apoio político, nem econômico. É para a sociedade sem fé um suspeito, pois perturba a ordem, falando de fé, justiça, amor e fraternidade. Sente a fraqueza porque vai ao encontro do perigo. Mas a fraqueza não pode ser obstáculo, sim instrumento para ajudar o outro. Devido sua missão, ele não


(especial)

Mãos ungidas

mundo novo busca abrigos seguros e é capaz de enfrentar os amigos, desafiar o mundo, as comunidades e a sociedade em nome da fé e amor em Jesus. A cruz de Jesus lhe marca profundamente. São Paulo se viu pregado nela (Gl 2,19). O papa João Paulo II disse que todos os caminhos da Igreja conduzem ao ser humano, logo, todos os caminhos do cristão precisam conduzir à humanidade. Vocação cristã é ser discípulo de Jesus. Ele precisa viver, atuar e construir comunidades cristãs para criar uma humanidade nova através do ser humano novo. Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R Missionário Redentorista

do Padre

A

primeira semana de agosto é dedicada à vocação sacerdotal. Para refletir sobre o sacerdócio, eu gostaria de falar sobre as mãos do sacerdote. Pelas mãos, ele traz presente a todos o amor, a misericórdia e a bênção de Deus. Na ordenação presbiteral, o bispo unge as duas mãos do padre. O sagrado óleo do crisma usado para isso, significa várias coisas. Primeiro, significa consagração, pois o padre é um vocacionado exclusivo de Deus. Segundo, o padre recebe o dom de consolar e curar. É um sinal de luz e de conforto, que faz parte do serviço de Deus ao povo pelo sacerdócio. As mãos do padre são consagradas para servir a humanidade e fazer Deus presente entre todos. Pelo sacramento da Ordem o padre tem o dom de continuar o serviço de Jesus, tornando-o presente no mundo. Seria errado pensar que o padre age por si mesmo. Tudo o que ele faz é “por Cristo, com Cristo e em Cristo, para a glória do Pai na unidade do Espírito Santo”. É Cristo que age pelas suas mãos ungidas. Se o padre abençoa alguém com o sinal da cruz é Cristo que abençoa. Bençãos em artigos religiosos ou água, é a mão de Cristo que faz essa bênção pelas mãos do sacerdote. O perdão é um dos maiores sinais dessa consagração. O perdão não é do padre, mas de Jesus, que age por ele no penitente. Cristo age no padre, perdoando os pecados. As mãos do sacerdote são abençoadas para comunicar o perdão e a cura divina ao penitente. Ao ter o pão e o vinho em suas mãos é Jesus Cristo agindo pelas mãos do sacerdote. É a união inseparável entre Cristo e o padre, seu escolhido. Deus age pelo padre. O padre convoca Jesus para estar presente entre todos. O Criador ouve a criatura no momento da consagração. Quando o padre unge um doente com o óleo dos doentes é Cristo que unge pelas mãos ungidas do padre. É Cristo quem conforta, consola, perdoa e cura o doente. É pelas mãos do padre que a pessoa entra em relacionamento com Deus no sacramento do Batismo. As mãos do padre convocam a Santíssima Trindade para estar presente: acolher, santificar e ajudar na salvação do batizado. São as mãos do padre que derramam água na cabeça do batizado. É a Santíssima Trindade que se derrama por inteira sobre essa pessoa. Às vezes fiquei sem jeito quando alguém veio beijar minhas mãos ungidas. Mas depois de uma reflexão, percebo a fé nas mãos do padre, pois essas pessoas veem nas mãos do padre a pessoa de Jesus, o eterno Sacerdote que age através dessas mesmas mãos. Que os mais jovens acolham o convite de Deus e coloquem suas mãos como instrumento do amor e da copiosa redenção de Deus à humanidade. “Venha e siga-me”!

Pe. Lourenço Kearns, C.Ss.R Missionário Redentorista

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 11


(família)

Viva sua vocação!

Oração pelas vocações

G

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.

eralmente definimos a vocação como chamado de Deus. Vocação cristã é buscar a felicidade em comunidade. Viva sua vocação cristã da forma mais profunda que puder! Vocação não pode ser confundida com situação. Como criança, sempre seguimos os exemplos dos pais, mas, com o passar do tempo, deixamos nossos gostos e desejos falarem mais alto e direcionamos nossas forças para situações que nos levam a sofrer ou até mesmo a buscar uma felicidade ilusória. Os jovens, em certa fase da vida, apaixonam-se e decidem construir uma família pelo matrimônio, outros decidem pela vida religiosa e outros preferem ser apenas leigos solteiros, disponibilizando parte de seu tempo para o serviço da Igreja e dos mais necessitados. De qualquer modo, a vocação cristã deve sempre permanecer. Viva sua vocação cristã na família com responsabilidade. Não deixe que nada ou ninguém lhe impeça disso. Deixe Deus agir no silêncio do seu coração. Se você sente o chamado para uma vocação cristã específica na Igreja, procure-nos, e terá muitas informações. O telefone é (41) 3253-2031. Agende seu acompanhamento vocacional. Que Maria, a Mãe de Jesus, possa acolher cada um de nós nos momentos de decisão em nossas vidas. Ana Rocha Serviço de Animação Vocacional

(dia dos pais)

Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida religiosa e consagrada. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas, desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder SIM. Amém!

Rezemos pelos pais

do mundo inteiro!

D

urante todo o mês de agosto as Missas no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro serão celebradas na intenção de todos os pais, vivos e falecidos. Escreva o nome dos pais de sua família nos envelopes de intenções, que estão nas saídas do santuário. Vamos levantar a Deus grandes súplicas por todos os pais, para que sejam valorizados em sua missão de formar e prover a família humana. Que eles sejam valorizados dentro e fora de casa, que sejam respeitados e amados. Também que tenham forças para viver sua fé com coerência de atitudes, sendo o exemplo de honestidade, caráter, força e a figura masculina que tanto falta para milhares e milhares de filhos no mundo inteiro. Que todas as famílias tenham um pai, que todos os pais amem e permaneçam com suas famílias! 12 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

Oração de um pai Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai. Quando pesam as preocupações pessoais e os problemas da profissão, que eu possa dar à minha família o bem-estar e a tranquilidade. Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu realize o diálogo com minha esposa e meus filhos. Que eu seja aberto para ouvir, humilde para propor, sábio para decidir e co-responsável para realizar. Ajuda-me, parque eu saiba descobrir os valores de minha esposa e os talentos de meus filhos e os ajude a desenvolvê-los. Que eu saiba corrigir com amor, sem destruir nem humilhar. Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu defenda da dignidade do meu lar contra a imoralidade e a permissividade, vivendo o amor com fidelidade e construindo a união, que faz o lar feliz. Que eu possa ser sempre um testemunho de fé em Deus, coragem nas dificuldades, paciência nas provações e esperança na dor; e pelo apostolado familiar, ajude outras famílias a serem mais felizes. Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu creia firmemente que a grandeza da paternidade, assim vivida, não termina nem mesmo com a morte, porque os seus frutos são eternos. Amém. (fonte: srcoronado.com)


Perpetóleo Óleo reciclado, planeta preservado

Mais de 60 postos

de coleta do óleo

Pe. Primo em novo posto da Princesa dos Campos

E

m setembro o projeto Perpetóleo irá comemorar o primeiro ano de vida. A RPS trará notícias e novidades deste projeto que conquistou: restaurantes, pizzarias, pastelarias, condomínios, residências, instituições de ensino, empresas, órgãos públicos, igrejas, etc. São mais de 60 postos de coleta em Curitiba, Região Metropolitana, cidades vizinhas e até mesmo cidades mais distantes como Mato

ATENÇÃO PARA NOVOS POSTOS DE COLETA DO ÓLEO

Condomínio Nova Europa I e II Boqueirão/Curitiba

Grosso do Sul e Londrina. Toda essa conquista aconteceu em menos de um ano. Cerca de cinco mil litros de óleo por mês está sendo retirados dos ralos, rios, do solo, óleo que, descartado inadequadamente, polui a natureza e prejudica a nossa saúde. A empresa de transporte e encomendas Princesa dos Campos de Curitiba também aderiu ao Perpetóleo. O reitor do santuário, Padre Primo Hipólito, esteve lá ministrando dois momentos de formação sobre a importância de descartar adequadamente o óleo de cozinha usado. “Precisamos conscientizar para reciclar e assim gerar vidas”, destacou o missionário redentorista, que também explicou sobre o destino da receita arrecadada pelo santuário com a venda deste produto. Através dela, mantemos a Chácara de Acolhida a Dependentes Químicos Perpétuo Socorro, em Quatro Barras/PR. O Perpetóleo também ganhou um grande aliado na divulgação, a rádio RB2, que traz em sua programação diária notícias e informações sobre o projeto e os postos de coleta. Fazer aniversário é sempre uma festa, então não fique de fora! Se você ainda não se aliou ao Projeto Perpetóleo, venha ser mais um contribuinte consciente e mantenedor desta Comunidade Terapêutica, mobilizando seus familiares, estabelecimentos, a sua rua, o seu condomínio para guardar o óleo de cozinha usado. Mais informações pelo telefone (41) 3253-2031 ou pelo site www.perpetuosocorro.org.br. Ana Rocha | Núcleo Perpetóleo

Panificadora e Confeitaria Hikari/Pinhais

Condomínio Residencial Araça I Alto Boqueirão/Curitiba Centro Poliesportivo Luiz Augusto Santa Cândida/Curitiba (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 13


Devoto Família do

Perpétuo

Seminários Redentoristas:

celeiro de vocações, berço de novos missionários

Seja um evangelizador junto conosco! Torne-se um Devoto Perpétuo! Ligue: 41 3363 7427 devotoperpetuo@gmail.com

(carta de agradecimento)

Amor transmitido

de pais para filhos

E

stamos no mês vocacional, que é agosto, e por isto queremos pedir a sua generosidade no apoio aos nossos seminários. Os Missionários Redentoristas precisam formar mais jovens que assumam a Vida Missionária e por isto mantemos três casas de formação, situadas em Londrina, Curitiba e Ponta Grossa. Graças a Deus, em 2012 aumentou o número de seminaristas. Atualmente 21 jovens estão em formação, que irão atuar em paróquias, santuários, meios de comunicação, missões, obras sociais e pastorais de nossa Igreja. Além das obras sociais, que são várias, a doação mensal de cada devoto perpétuo também ajuda na manutenção destes seminários redentoristas. Por isto, queremos contar com sua generosidade na contribuição deste mês, especialmente apoiando as vocações redentoristas.

»

Seminaristas do Propedêutico Santo Afonso, em Ponta Grossa, com o formador Padre Pedro Hélio, CSsR

Rogamos a Virgem Mãe do Perpétuo Socorro que abençoe você e sua família! Que Ela, que é nossa Mãe Santíssima, abençoe todos os seus empreendimentos e sua vida! Amém! Missionários Redentoristas Núcleo Família do Devoto Perpétuo

"Querida Mãezinha do Perpétuo Socorro! Logo que eu nasci meu pescoço estava atrofiando. Os médicos falaram que teriam de operar e, como toda cirurgia é de risco, minha mãe ficou desesperada. Na época, uma amiga da minha mãe a levou nas novenas e, pedindo com muita fé, minha mãe foi atendida. Após alguns exames, constataram que não seria mais necessária a cirurgia, pois os nervos do meu pescoço estavam voltando ao normal. Desde então minha mãe participa das novenas, levando a mim e depois minhas duas irmãzinhas. Passaram-se os anos e conforme fui crescendo, jamais esqueci essa graça. Sempre que possível estava eu na novena, para agradecer ou pedir mais bênçãos, como por exemplo emprego, estudos, saúde, etc. Hoje tenho 32 anos, sou casada e meu marido também frequenta as novenas. Pedimos agora a Nossa Senhora que nos abençoe com o divino dom de sermos pais, pois queremos propagar essa fé e devoção em Deus e nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que nunca nos abandonou. De uma devota imensamente e eternamente agradecida.” Marcia Mykctzuk, Sítio Cercado/Curitiba

PROMOÇÃO

ÍcodeneNossa Senhora do ocorro Perpétuo S

do céu Uma janepalara você aberta Missionários

as Redentorist

VOCÊ É QUEM FAZ

FILHOS “Quero sugerir o tema: “Como educar os filhos a seguir uma religião?” Rosana Paula Santana, Bacacheri/Curitiba

Que bonito ver a participação dos leitores na RPS! Vamos continuar cultivando um canal de comunicação interativo e que atenda a busca de conhecimento dos devotos e fiéis de nossa Igreja. Contamos com você para fazermos a cada mês uma RPS sempre nova e ungida por Deus! Continue participando e receba em sua casa o livro “Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Uma janela do céu aberta para você”, que é mais uma fonte de conhecimento sobre esta devoção e as verdades de Jesus Cristo. Veja como é fácil participar: 1- Responda a pergunta: "Qual tema você gostaria de ler na Revista Perpétuo Socorro?"; 2- Envie por e-mail para: perpetuosocorroimprensa@uol.com.br, com o assunto: Promoção Você é quem faz; 3- Inclua no e-mail seu nome, endereço completo e telefone, para receber a lembrança em sua casa.

* Atenção leitores, as mensagens enviadas podem ser publicadas tanto neste espaço da Promoção, quanto na coluna "Espaço do leitor", da página 2. Já os assuntos podem ser abordados nos artigos da RPS de maneira geral em diversas edições. Por isso fique atento!

14 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

“Quero saber mais sobre a vida de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.” Michely Isber Ruiz Paloma, Novo Mundo/Curitiba

“Minha sugestão é que a Revista publique um artigo sobre as vestes talares dos sacerdotes durante a celebração da Santa Missa. Isto é: que seja explicado sobre as cores, o que representam o branco, verde, vermelho, etc. Obrigado.” Flavio Horizonte, Centro/Curitiba


Pergunte ao padre “Por que as pessoas mudam de religião? Será que elas perdem a fé?” Fabiano Pereira da Silva, Sitio Cercado/Curitiba

Fabiano, obrigado por sua pergunta que, de fato, é a dúvida de muitas pessoas. É uma pergunta complicada, não há uma resposta simples. Mas vamos lá. Primeiro, o Concílio Vaticano II nos ensinou que devemos ter um profundo respeito pela escolha religiosa de cada um. Não podemos julgar, por exemplo, se alguém muda sua prática da fé. Qualquer julgamento está somente nas mãos e no coração de Deus. E esse respeito deve ser dos dois lados: respeito pela escolha do outro e também respeito por minha opção. E tenho o direto de exigir esse respeito. Em poucas palavras, a escolha de cada um não deve ser um assunto de argumento ou discussão, mas sim de respeito. Não devemos discutir religião. Por que então alguns mudam sua religião? Acho que devemos distinguir vários tipos de mudança. Alguns mudam não seu cristianismo, mas a maneira de praticar sua fé cristã. Isto seria o caso de um católico que vira evangélico ou vice-versa. O centro continua sendo Jesus Cristo. Mas alguns deixam de ser cristãos, rejeitando as crenças de Cristo, para acolher outra religião como budismo, naturalismo, etc. As razões são variadas. Alguns simplesmente querem trocar porque se sentem melhor seguindo essa outra religião. Respeito sua decisão. Outras mudam por uma porção de razões humanas e não religiosas como brigas na comunidade ou briga com o pároco, jogo de poder; alguns não querem perder seus privilégios com a troca de lideranças, etc. Podemos questionar essas motivações, mas no fim precisamos respeitar. Espero ter esclarecido um pouco sua pergunta. Que todos nos cresçamos em nossa fé! Pe. Lourenço Kearns, CSsR, Missionário Redentorista

@ Participe! Mande sua pergunta: perpetuosocorroimprensa@uol.com.br

CONHECENDO MELHOR A NOSSA MÃE... Virgem fiel

E

sse título de Maria descreve uma de suas características mais preciosas, vivida durante toda sua vida. Fidelidade fala de uma virtude que caracteriza uma pessoa, de uma qualidade em ser fiel no cumprimento de algum projeto. Fidelidade é uma característica que demonstra bondade, constância e honestidade, apesar das dificuldades. Portanto, Maria fiel significa que ela vivia a fidelidade de maneira constante, sempre motivada pelo amor. Amor vem antes que a fidelidade. Ela foi fiel diante da vontade salvífica de Deus. Foi fiel na obediência e em querer salvar toda a humanidade. Foi fiel na participação do plano de amor do Pai. Foi fiel nas muitas dificuldades, dores e sofrimentos. Foi fiel em acolher a difícil vontade de Deus, vendo seu filho crucificado inocentemente. Foi fiel em animar a comunidade medrosa, esperando a vinda do Espírito Santo no Pentecostes. Se ela foi fiel no passado, sempre será fiel a todos nós hoje. Sempre irá nos amar e nos ajudar a viver nosso batismo com fidelidade. Maria, Virgem e fiel, nos ensine a sermos fiéis agora e na hora de nossa morte. Amém. Pe. Lourenço Kearns, C.Ss.R Missionário Redentorista

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 15


(centro redentorista de ação social)

Sua generosidade

faz esta obra de amor! Q

uerido devoto! Gostaríamos de agradecer por sua valorosa doação. Sabia que através do seu ato concreto podemos atender as necessidades de várias famílias e de outras instituições que promovem um pouco de bem estar para aqueles que mais necessitam? Através das doações de alimentos, roupas, oferta de vagas de emprego, entre outros, hoje ajudamos de forma direta a 900 famílias e 25 instituições, além da Chácara de Acolhida a Dependentes Químicos Perpétuo Socorro. Nosso agradecimento também a você, profissional que dedica seu tempo sendo um voluntário neste Centro Social. Através de sua dis-

ponibilidade podemos oferecer a famílias de baixa renda um apoio e acompanhamento de qualidade nas diversas áreas: psicologia, nutrição, fonoaudiologia, acupuntura, massoterapia, psicopedagogia, jurídica, de informática, de idiomas (inglês, português), de artesanato e tricô, entre outros trabalhos artístico-manuais. Precisamos continuar contando com suas doações, pois a obra cresce a cada dia. Juntos vamos continuar com esta grande corrente de solidariedade, promovendo dignidade e valorização da vida. Fraterno abraço em Jesus, Maria e José! Missionários Redentoristas Núcleo Social

“Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt, 25-40).

DE VOLTA Os seguintes serviços retomam os trabalhos em agosto: *Projeto Criança da Padroeira; *Inglês; *Informática;

DOMÉSTICAS E GARÇONS Capacitação para Domésticas e Diaristas, Treinamento para Garçons, Garçonetes e Babás, Economia doméstica e Prevenção de Acidentes Domésticos. Vagas limitadas.

MAIS CURSOS, SERVIÇOS E TERAPIAS GRATUITOS Assistente social, Nutricionista, Massoterapia, Orientação Jurídica, Fonoaudiologia, Terapia em grupo para casais, Artesanato, Tricô, atendimento Fitoterápico e Auriculoterapia.

16 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

(

(

Centro Redentorista de Ação Social Rua Amâncio Moro, 135 . Telefone: (41) 3352-6216 e-mail: crasnsps.ctba@gmail.com . blog: www.crasnsps.blogspot.com Centro Comunitário Santo Afonso Ruas Ubaldino do Amaral, 204 . Telefone: (41) 3363-7427 http://missoesredentoristascuritiba.blogspot.com twitter.com/crasnsps/ www.facebook.com - procure por CRAS Centro Redentorista.

PRECISA-SE DE PSICÓLOGOS O Centro Redentorista precisa de psicólogos voluntários para atender crianças e adultos. Informe-se pelo telefone 41 3352 6216.

PSICOPEDAGOGOS O Centro Redentorista necessita também de psicopedagogos voluntários para trabalhar no projeto Crianças da Padroeira. Informe-se pelo telefone ou na secretaria.

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS Terapia em andamento, às quartas-feiras, a partir das 19h45.

VOLUNTÁRIOS Gostaria de ser voluntário? Venha até o Centro Redentorista de Ação Social e informe-se sobre as áreas que temos disponibilidade para atuação.


o g o l ó c i s o p g o l ó c Papo com o psi "Gostaria que fosse abordado o tema “Transtorno Bipolar”, pois esta doença tem causado muitos danos e prejuízos nas famílias. Como diagnosticar e qual é o tratamento? Ana Néri, Alto da Glória

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: FORMAÇÃO E PREVENÇÃO

F

uncionários do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba e da Congregação do Santíssimo Redentor participaram de um Curso de Capacitação para Profissionais, Coordenadores e Monitores de Comunidades Terapêutica na FEBRACT - Federação Brasileira de Comunidade Terapêutica, em Campinas, São Paulo. O conteúdo aprendido está sendo aplicado nos trabalhos da Chácara de Acolhida a Dependentes Químicos Perpétuo Socorro. “O dependente químico é um doente (CID F 19) que precisa de tratamento, pois possui uma doença progressiva e incurável, podendo levar a pessoa à morte”, comenta Ana Rocha, integrante da equipe administrativa da Chácara, que participou o curso. O treinamento também será base para um curso de extensão em Educação na Prevenção e Qualidade de Vida, que o Santuário e os Missionários Redentoristas promovem neste mês de agosto no Centro Comunitário Santo Afonso. Este curso é voltado a educadores, líderes de pastorais e profissionais liberais, e tem como objetivo transmitir conhecimento sobre a dependência química, preparando para atuar preventivamente na sociedade. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 3352-6216 ou pelo e-mail centroredentorista@gmail.com.

» Acesse « » www.redentoristas.org.br « e saiba mais sobre nossos missionários

» www.rederocio.com.br « O site da Padroeira do Paraná

» www.perpetuosocorro.org.br « e clique no link da Rádio Perpétuo Socorro. Acompanhe a nossa programação

Seja um Missionários Redentorista, tonando-se padre ou irmão! Padre Antonio Carlos de Melo - Promotor Vocacional Redentorista no PR - (43) 3338-1499 Padre Donizete Araújo - Promotor Vocacional Redentorista no MS - (67) 3325-0206 pvcampogrande@gmail.com Rua Ubaldino do Amaral, 135 . Alto da Glória . Curitiba/PR . CEP: 80.060-195 ou Caixa Postal 4820 . CEP 82.960-980 Curitiba/PR

No ano passado, respondi a uma carta tentando esclarecer este assunto, pois atualmente vem se rotulando pessoas diante de algumas características que apresentam, sem nenhum fundamento consistente. Isto já aconteceu anteriormente com a depressão diante da tristeza, com a hiperatividade diante da agitação e agora com ”bipolaridade” diante da oscilação entre a tristeza e a alegria. Usa-se o termo bipolar indevidamente, até como forma jocosa, diante de comportamentos opostos. Mas o transtorno afetivo bipolar é muito mais complexo e de difícil diagnóstico. O paciente realmente apresenta sintomas depressivos bem importantes, alternados a episódios de mania ou euforia como se chama na psicologia/psiquiatria. Um psicólogo experiente também pode diagnosticar, mas só o psiquiatra pode medicar o paciente. Em seu estado depressivo, o paciente apresenta sua capacidade física comprometida, dificuldade de atenção e memória, cansaço e tristeza profundos, autoestima rebaixada, com pensamentos negativos de doença ou morte. Pode ter ainda lentidão de ideias, sono alterado, perda de peso e grande sentimento de inferioridade. Há um desprazer geral. As primeiras horas da manhã são as mais sofridas. No período de mania/euforia, ao contrário, o paciente ultrapassa todos os limites, sente-se quase invencível. Não reconhece qualquer forma de autoridade, torna-se inconveniente na família, no trabalho e na sociedade. Apresenta sentimentos de grandiosidade, acha-se dotado de poderes e capaz de discutir com propriedade diversos assuntos. Desrespeita a opinião dos outros, e às vezes age com agressividade diante da repreensão. Tem diminuição da capacidade do sono, podendo ficar horas seguidas acordado, ultrapassando seus próprios limites. Alguns fazem gastos excessivos sem necessidade e seu interesse sexual fica aumentado, próximo à promiscuidade. Muitos se tornam realmente inconvenientes e inoportunos. Enfim, nos dois períodos há grande exagero. O tratamento é medicamentoso, (estabilizador de humor) acompanhado de psicoterapia, que possa orientar a família no manejo com este paciente, que tem grande dificuldade em aceitar seu diagnóstico. Portanto Ana, estar alegre ou triste, simplesmente é um estado normal do ser humano, só passa a ser considerado patológico quando a alegria ou tristeza vierem acompanhadas de outros sintomas expressivos e persistirem por algum tempo. Se você precisar de mais detalhes, ou se tiver algum conhecido apresentando estes sintomas, procure ajuda profissional. Lembrando que o CRAS oferece terapia com psicólogos gratuita a famílias de baixa renda. Grande abraço! Leitor se você tem alguma questão ou dúvida em relação à área da psicologia, escreva-nos através do e-mail: psicosouza@hotmail.com Marineide Coelho Martins de Souza Psicóloga Clínica, voluntária no Centro Redentorista de Ação Social

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 17


( folhinha )

(

CRIANÇA,

QUAL É A SUA VOCAÇÃO

D

?

FOTO: CASSIDY LANCASTER

ESDE PEQUENOS JÁ RECEBEMOS UM GRANDE CHAMADO (VOCAÇÃO) DE DEUS AO SERMOS BATIZADOS, QUE É A MISSÃO AMAR A TODOS E A DEUS. ISSO DEVE VIR EM PRIMEIRO LUGAR. TEMOS QUE BUSCAR FAZER EM TODOS OS MOMENTOS A VONTADE DE DEUS. MAS, O QUE É VONTADE DE DEUS? VAMOS FAZER UM TESTE PARA VER SE SABEMOS:

01. (

) COLAR NA PROVA

02. (

) OBEDECER E RESPEITAR 10. ( ) NÃO TER PACIÊNCIA COM OS PAPAI, MAMÃE, PROFESSORES AMIGOS

09. (

) MENTIR

03. (

) PARTICIPAR DA MISSA E DA CATEQUESE

11. (

) RESPEITAR AS DIFERENÇAS

12. (

) PEGAR O QUE NÃO É SEU SEM PEDIR

04. (

) ESTUDAR BASTANTE

05. (

) VER TV O DIA INTEIRO

13. (

06. (

) DIVIDIR BRINQUEDOS, ALIMENTOS E ROUPAS

) AMAR E NÃO BRIGAR COM OS IRMÃOS

14. (

07. (

) AJUDAR NOS AFAZERES DA CASA

) RESOLVER OS PROBLEMAS COM BRIGAS

08. (

) AGRADECER A DEUS TODOS OS DIAS

15. (

) SEMPRE RECLAMAR DA VIDA

16. (

) REZAR SEMPRE COM A FAMÍLIA

d

í

z

i

m

o

)

Atitudes demonstram a fé

Q

ueridos devotos, é muito fácil afirmarmos: “creio em Deus, em Jesus Cristo, creio em tudo o que está na Bíblia e o que a Igreja nos ensina”. Difícil mesmo é ser coerente com aquilo que cremos, viver de acordo com nossa fé, dar provas concretas de fé. Diz o ditado que a fé entra no homem pela cabeça, passa pelo coração, mas se torna autêntica quando esse homem é capaz de colocar a mão na massa e dividir as fatias do bolo. Pelo dízimo, provamos que assumimos a fé, e esta não consiste apenas em idéias profundas, ou nobres sentimentos, mas também em gestos concretos de partilha. O objetivo da Igreja em Cristo é a missão de Evangelizar, levando sua mensagem “até os confins do mundo”, tendo como objetivo cuidar dos menos favorecidos. De onde virão os recursos para que a Igreja realize a “nova evangelzação”? Certamente não do governo. Também não podemos esperar isso de grandes empresas ou poderosos, não só porque alguns destes não estariam interessados em mudanças provocadas pelo Evangelho, mas também porque não é do plano de Deus que apenas alguns participem, mas que todos, cada um com o que pode, contribua e sinta-se responsável e parte da Igreja. Há, dentro da Igreja de Jesus Cristo, comunidades mais ricas e comunidades mais pobres. É dever das comunidades mais ricas socorrer as mais pobres. E para que isto aconteça a melhor solução é o Dízimo, pois através dele a Igreja consegue realizar sua missão evangelizadora. Por isso, caros dizimistas, a sua devolução torna-se necessária, para a sustentação da Igreja e suas obras que semeiam paz, amor e uma sociedade melhor.

RESPOSTA: 2, 3, 4, 6, 7, 8, 11, 13, 16

Pastoral do Dízimo

Para você dizimista, que está colhendo mais uma primavera em sua vida, que Deus te abençoe e que nossa querida Mãe do Céu te cubra de benção e graças. Parabéns! É verdade: “Se o homem que encontras pelo caminho não te sorri, dá-lhe o teu sorriso, ele está precisando”.

HORÁRIOS DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO Novenas » Quarta-feira: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h, 22h. Missas » Domingo: 8h30, 10h30, 12h e19h » Segunda-feira: 12h e 19h30 (Missa das Almas) » Terça-feira: 7h, 12h e 19h30 » Quarta-feira: 7h, 12h e 21h » Quinta-feira: 9h, 12h, 15h e 19h30 » Sexta-feira: 7h, 12h e 19h30 » Sábado: 7h, 12h e 19h30

Missas do Santíssimo » Todas as quintas-feiras às 9h, 15h e 19h30 Missas da Misericórdia » Todas as sextas-feiras às 19h30 Bênção da Saúde » Nas missas das 12h e nas novenas de quarta Confissões » Das 6h às 22h nas quartas-feiras » Nos demais dias, meia hora antes das missas, ou marcar hora na secretaria. Batizados » Todo primeiro e terceiro sábado do mês às 10h

18 | (revista) Perpétuo Socorro | ago.2012

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Praça Portugal, s/n - Alto da Glória - 80030-170 Cx Postal 20013 - Curitiba/PR - Fone/Fax: 41 3253 2031 perpetuosocorroimprensa@uol.com.br www.perpetuosocorro.org.br Expediente da Secretaria: Segunda, terça, quinta e sexta das 8h às 18h Quarta-feira das 7h às 21h Sábado das 8h às 12h

Campanha do Devoto Perpétuo Fone: 41 3363 7427 - devotoperpetuo@gmail.com

CCSA - Centro Comunitário Santo Afonso Rua Ubaldino do Amaral, 204 - Alto da Glória - 80060-190 Curitiba/PR - Fone: 41 3264 4848 Expediente: De segunda a quinta das 8h às 12h e das 13h às 18h Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h Sábado não há expediente

Centro Redentorista de Ação Social Rua Amâncio Moro, 135 - Alto da Glória - 80.030-220 Curitiba/PR - Fone: 41 3352 6216 crasnsps.ctba@gmail.com www.crasnsps.blogspot.com


ALUGO APARTAMENTO Balneário Camboriú, Avenida Atlântica 8 km de vista para o mar Preço especial para devotos de Nossa Senhora Contato: pedro.professor@gmail.com

Cursos de Pós-Graduação em Aconselhamento e Relação Cursos de Pós-Graduação em de ajuda. Aconselhamento e Relação de ajuda.

Indicado para profissionais liberais, Agentes de Pasto Indicado para profissionais liberais, Agentes de Pastoral e todos aqueles querem se conhecer e todos aqueles queque querem se conhecer ainda mais. ainda mais. IATES:AAserviço serviço dada Vida! IATES: Vida! Informações: www.iatescuritiba.com.br | e.mail: s.iates@uol.com.br | Fone/Fax: 41 3332 7947

Av. João Gualberto, 1195 | Alto da Glória | Curitiba - PR cep 80030-001 | f.: 41 3352 4111 / 41 3014 4111 | fax: 41 3252 3525 naturofarma@onda.com.br

(revista) Perpétuo Socorro | ago.2012 | 19


“Seja um missionário

Redentorista!” Venha você também seguir Jesus, o Santíssimo Redentor! Seja um Irmão ou Padre Missionário Redentorista!

Cristo espera a tua resposta! Escreva para: pvcampogrande@gmail.com ou Secretariado Vocacional, Rua Ubaldino do Amaral, 135, Curitiba-PR, 80060-190 Fone: 41-3332-7226 | www.redentoristas.org.br

Este novo trabalho do padre Gelson Luiz Mikuszka tem como base a sua experiência de quatro anos na coordenação de uma das equipes de missões populares redentoristas no Brasil e uma dissertação de mestrado, cujo tema versou sobre a paróquia missionária no Documento de Aparecida.

À VENDA NA LOJA DO SANTUÁRIO 41 3252 6480

Revista Perpétuo Socorro  
Revista Perpétuo Socorro  

revista perpétuo socorro agosto 2012

Advertisement