Issuu on Google+

 Órgão de Divulgação do Santuário Diocesano Sagrado Coração de Jesus  Assessoria de Comunicação e Imprensa

ANO 5 - EDIÇÃO N. 63 - JUNHO - 2012

“Promovendo a comunicação na vida da comunidade” - Acesse o site do Santuário: www.santuarioscj.org.br

PROJETOS SOCIAIS SÃO APOIADOS PELA DIOCESE DE BAURU  Missa diária neste mês

DIOCESE  Mariápolis 2012 acontece em Bauru

Anote aí, em junho, mês do Padroeiro, haverá missa de 2ª a 6ª feira, às 18h, na Capela do Santuário. Saiba mais_Pg. 4

Será de 6 a 9 de julho de 2012, a Mariápolis. É um evento promovido pelo Movimento dos Focolares, reunindo jovens e adultos para momentos de formação e espiritualidade. Os participantes devem ter idade mínima de 15 anos e menores somente acompanhados dos pais. Informações: (14) 3204.5950 ou pelo e-mail: attimopresente@gmail.com

 Grande Festa do Padroeiro começa dia 15

As atividades festivas e de oração integram a programação. Confira e participe_Pg. 03

 Aula de meditação

A atividade está suspensa, por motivo de férias, retornando no dia 13 de junho, na sala 2, do Santuário. youtube.com/tvsantuario

HORÁRIO DE MISSAS 

Santuário

flickr.com/santuariocorjesus

Sábado: às 19h Domingo: 10h, 18h30 e 20h

paroquiauniversitaria.blogspot.com

1ª terça-feira do mês, Missa do Perpétuo Socorro, às 19h30 1ª sexta-feira do mês, Missa do Sagrado Coração de Jesus, às 19h (esse mês, às 18h) 

Centrinho

Quinta-feira, às 13h, na Capela 

USC

De segunda a sexta-feira (exceto quarta), às 6h55, na Capela (Bloco F) Quarta-feira, às 18h 

USP

Terça-feira, às 13h, no Anfiteatro 9 (Fono) 

UNESP

Crianças da Catequese manifestam, desde cedo, o carinho e devoção a Nossa Senhora Rainha da Paz. A prática da oração é ensinada pelas catequistas. _Pg. 04 SANTUÁRIO  Adoração mensal

CEDALVI

Quinta-feira, às 8h

CAMPANHA DO SOM Apuração: 799 - Maio/2012 799

A Adoração ao Santíssimo será no domingo, dia 23 de junho, após a missa das 21h, no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus. A organização é do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE) e animação musical da Banda PAX.

Webrádio Santuário

ATIVIDADES  Atendimento de Oração

O atendimento de oração individual é realizado por um grupo de paroquianas, que estão no Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, toda a primeira sexta-feira de cada mês. Os interessados devem comparecer no período das 16h30 às 18h.

444

_Na internet

_FALE CONOSCO comunicacao@santuarioscj.org.br 

(14) 3879.0001

paroquiauniversitaria.blogspot.com

1ª e 4ª terça-feira do mês, às 18h 

AGENDA

O Programa “No Coração de Jesus”, vai ao ar, todos os sábados, às 20h.

Conheça os “Amigos da Rua”

O grupo “Amigos da Rua” é uma iniciativa de voluntários que se reúnem na cozinha da Paróquia Universitária, todas as sextasfeiras, às 19h, para preparar alimentos que, em seguida, são distribuídos a pessoas que vivem nas ruas de Bauru. Vale à pena conhecer e participar. Contato: (14) 3879.0001

DIOCESE  Diácono Juarez de Araujo será ordenado padre

No dia 27 de julho, às 20h, será ordenado sacerdote, o diácono Juarez de Araujo Rodrigues, em cerimônia presidida por Dom Frei Caetano Ferrari, OFM, na Catedral do Divino Espírito Santo em Bauru. O lema escolhida é “O Espírito Santo está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres, e para anunciar um ano da graça do Senhor” (Lc. 4, 18-19).

_Pelo clero

_Ordenação

Dia Mundial de Orações pela Santificação do Clero, será no dia 15 de junho.

Pg. 03

Pg. 04

 BATE-PAPO com Elza Gori, uma bisavó bem moderna. Ela fala sobre seu grande amor _Pg.04

Diocese de Bauru ordenará um novo padre. Pg. 04

JUNHO

01 - Missa e novena em louvor a Nossa

Senhora do Perpétuo Socorro, às 19h30 01 - Missa do Sagrado Coração de Jesus, às 18h 01 - Reunião Apostolado da Oração, às 19h, no Santuário 04 - Reunião PasCom Diocesana, às 19h, no Santuário 05 - Missa e novena em louvor à N. Sra. Perpétuo Socorro, às 19h30 06 - Palestra da Pastoral Familiar, às 20h, no salão paroquial 09 - Curso de Preparação ao Batismo, das 14h às 17h 10 - Missa de Santa Filomena, às 10h e batismo 11- Reunião da Pastoral Familiar, às 20h 12 - Reunião do CPP, às 19h30. 15 - Adoração das 8h às 23h, na Capela 15 - Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, às 19h30 16 - Reunião do CAP, às 9h 20 - Hora Santa, às 20h, na Capela do Santuário Diocesano 23 e 24 - Quermesse do Padroeiro, no Salão Paroquial, a partir das 17h 26 - Reunião do MECE, às 20h 30 - Reunião do Apostolado da Oração Diocesano, às 8h30

_Fique s@bendo_09/06 *Dia do Pão


NOTÍCIAS E NOVIDADES  Neste mês de junho, tem a “Festa do Padroeiro com programação especial

Em preparação às comemorações da Solenidade do Padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, a Paróquia Universitária celebra missas diárias, durante todo o mês de junho, às 18h, na Capela do Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus. No dia 15 de junho, data festiva, haverá adoração ao Santíssimo, das 8h às 23h.

Concentração

À noite, a programação será especial, quando o Santuário Diocesano receberá o bispo Dom Caetano Ferrari, que presidirá a missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, concelebrada por todos os padres da Diocese de Bauru, às 19h30. A cerimônia é oferecida também pelo “Dia Mundial de Orações pela Santificação do Clero”.

Festividades

A “Grande Quermesse” será nos dias 16, 17, 23 e 24 de junho, a partir das 17h, no Salão de Festas da Paróquia Universitária. Haverá praça de alimentação no local, com barracas típicas de cuscus, pastel, mini-pizza, cachorro-quente, cachorro-louco, espetinho, além de doces caseiros e bolos. Para as crianças, uma área de diversão com a barraca da pesca. E, para quem gosta de uma dança caipira, uma quadrilha e dança do Cowboy vão agitar a festa.

 Uma devoção especial a Nossa Senhora

A coroação da imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz é realizada todos os anos, no último domingo, do mês de maio, no Santuário Diocesano. do Sagrado Coração de Jesus, com a participação das crianças da Pastoral da Catequese. Vestidas de anjos, elas ofertam rosas e uma coroa à Mãe de Jesus. Acompanhados pelas catequistas, os pequenos aprendem nos encontros da catequese, também, sobre a devoção à Maria.

BATE-PAPO A bisavó moderna

O ditado de que avó é mãe duas vezes é fato. Elza Regina Stersi dos Santos Gori é apaixonada pelos netos e bisnetos. “Como avó, eu só tenho alegria. São netos abençoados, todos eles orientados para o bem, muitos deles casados e encaminhados na vida”. O carisma ela herdou dos pais, com descendência italiana e portuguesa. É natural de Casa Branca/SP; mas, desde os três anos de idade, viveu em Piratininga, interior do Estado, até a adolescência. Foi na terra do peixe que ela conheceu o grande amor de sua vida, com quem se casou, aos 20 anos. A jovem recém-casada mudou-se para Bauru com o esposo, hoje falecido, onde criaram as seis filhas que a presentearam com dezesseis netos, sendo “Desejo viver quatro adotados e uma bisneta. E como criar seis filhas? Elza somente as alegrias” confessa que não foi nada fácil. O casal passou por muitas dificuldades, inclusive, financeira. Mas eles superaram e persistiram. “Tive a graça de ter um marido, que foi excelente pai, chefe de família e homem íntegro. Me ajudou a criar nossas filhas que só nos deram orgulho”. Uma curiosidade é que as seis meninas foram ofertadas a Nossa Senhora e, por isso, todas assinam o nome de “Maria”. Desde pequena, frequentou igreja. Aos doze anos, entrou para o Apostolado da Oração, acompanhada por religiosas do Colégio no qual estudava. Já foi catequista, Ministra da Eucaristia, cantou em corais, participou da Cruzada Eucarística. “Sempre gostei muito de estar envolvida nestas atividades”. O dia a dia de Elza é bem atarefado, como uma boa dona de casa, cumpre os serviços domésticos para ajudar a filha Maria Ângela, com quem ela vive. E, à tarde, sempre arruma um tempinho para bordar e costurar para o Bazar Colmeia, cuja atividade é voluntária e a renda é revertida para as vocações sacerdotais da Diocese de Bauru. É uma apaixonada por leitura e não faz parte de sua rotina assistir televisão. O computador integra suas atividades; e, segundo Elza, é por uma recomendação médica. Podemos dizer que ela é uma bisavó bem virtual. “Eu gosto muito dos jogos lúdicos, faz bem para minha memória”.

Grande amor...

Crianças em oração

Ao falar do esposo ela se emociona e testemunha ter vivido um grande amor. Foi nas viagens de trem de Piratininga para Bauru, onde vinham para estudar, que o casal se conheceu. Daí nasceu uma paixão e, como fruto, um casamento de quase quarenta anos. “Estou viúva, há dezenove anos, e nunca pensei em um novo relacionamento, porque o que eu vivi com ele foi, realmente, um relacionamento especial, de muito amor”. E, após tantos anos do falecimento do esposo, ela não esconde a saudade: “Sinto muito falta dele. Ainda tenho viva a sua presença dentro de mim”. Elza acredita que no matrimônio, para dar certo, precisa haver muito respeito e companheirismo.

EXPEDIENTE wO Jornal “Santuário Informa” é editado pela Assessoria de Comunicação do Santuário wSupervisão: Padre Enedir Gonçalves Moreira wJornalista Responsável: Paulo Giraldi w Redação e Fotos: Assessoria do SCJ | (14) 8134.0868 wImpressão: Gráfica e Editora Joarte wTiragem mensal: 1200 exemplares.

“Mãe do Ano 2012”

A catequista, Elizabete Gasparini, comenta que os catequizandos têm uma boa aceitação a Nossa Senhora. “Buscamos ensinar o valor de Maria, uma mãe que cuida de nós. Ela que está no céu, olhando por cada filho”, disse. Quando as crianças aprendem a oração do terço, são motivadas a rezar em intenção das pessoas menos favorecidas, pelos governantes e, por todos os que necessitam. O pequeno Lucas, da 1ª Etapa da Catequese (na foto de capa com a catequista Elisabete) tem um carinho especial pela Rainha da Paz e, aos domingos, quando participa da missa com sua família, no Santuário Diocesano, gosta de rezar diante da imagem.

wParóquia Universitária - Rua: Benedito Moreira Pinto, Q 7 - Jardim Panorama - Bauru/SP wSecretaria Paroquial - Rua: Romildo Brunhari, 3-47 wContato: (14) 3879.0001 wExpediente de segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, das 8h às 12h. LOCALIZAÇÃO

 Santuário Informa | Junho de 2012 

4

No mês de maio, durante a Missa do Dia das Mães, a paroquiana Elza foi escolhida a “Mãe do Ano”. Ela acompanhou o início da comunidade e relembra os tempos difíceis para a construção do Santuário Diocesano. “Não tínhamos nem água no local, era preciso pedir a ajuda dos vizinhos”. Já atuou como Ministra da Eucaristia, no início da Paróquia Universitária e sempre esteve engajada nas atividades. Para ela, a presença de Deus é muito forte na vida paroquial. “Sem essa força, nada pode dar certo. É Ele que nos conduz”, disse. Hoje, com 77 anos, ela acredita ter realizado seus sonhos: casar-se bem e ter uma família abençoada. “Eu vivo, realmente, para minha família. Não me sinto feliz estando longe deles”. Agora, ela deseja viver somente as alegrias, sem dar espaço para a tristeza. “Eu cheguei a uma fase da vida de desprendimento. É um momento onde paramos de dar tanta importância a coisas desnecessárias” E, com o sorriso estampado no rosto, essa simpática bisavó, leva a vida com uma única certeza: “Deus é amor, o caminho para a felicidade e a paz necessária para viver”.


Jornal Santuário Informa_Ed. 63_Junho 2012