Page 1

Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 61 | Novembro 2016

Primeiras Palavras

Rocio quer dizer “orvalho da manhã”. É o sereno silencioso da madrugada que encharca com sua brisa a tudo e a todos.

Pe. Evandro Luis Braun, Reitor

Programação do mês - Missa com Novena: todos os Domingos às 16h e todo dia 27 do mês às 19 h. - Missa ou Culto: Toda e segunda, 19h. - Novena: toda quarta-feira e todo dia 27, às 7h. - Reza do Santo Terço no Caminho João Paulo II: Todo dia 27 do mês, 7h30, 15h, 18h15 e 20h (com velas). - Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quintas-feiras, às 17h. - Confissões e Direção Espiritual: Todo dia 27 e toda segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h. - 9 de novembro, às 20h: Encerramento do Ano da Misericórdia e Benção do Caminho da Misericórdia. Celebração, Procissão, Missa e Confraternização (pede-se para levar um prato de doce ou salgado e refrigerante para partilha). - 10, 11 e 12 de novembro: Bazar do Supérfluo, no Salão Ig. São José em Piraí do Sul. - 15 de novembro: Caminhada Mariana. Início e Retorno no Santuário, Percurso de 8km, Saída às 8h, Missa de Nossa Senhora do Rocio às 11h, seguida de almoço (Pede-se uma colaboração espontânea em dinheiro para as despesas do evento a ser entregue no dia da caminhada). Inscrições pelo site do santuário, na secretaria paroquial ou na secretaria do Santuário. - 20 de novembro, 14h: Celebração das Comunidades; Oferta de pedaços de ferro ou aço representando as famílias. - 20 de novembro: Almoço Comunitário - 27 de novembro: Projeto “Cenáculo” Visita ao Santuário. Bairros Ressaca, Machadinho e Lagoa São José. - 27 de novembro, 19h: Missa da Família Tema: Misericórdia: Deus partilha sua vida conosco (MV, 25).

Jesus é o Rocio...

No dia 15 de novembro, todo o povo paranaense se volta para a sua padroeira, Nossa Senhora do Rocio. Para celebrar a data, no Santuário de Nossa Senhora das Brotas acontece a Caminhada Mariana que se encerra com a Celebração Eucarística. É sempre uma oportunidade de reflexão e de convivência. A imagem da Mãe do Rocio foi encontrada nas redes do pescador Berê, na baía de Paranaguá. Em 1686, o povo de Paranaguá, às margens de sua baía, foi assolado por uma grande peste. Essa gente recorreu aos favores de Maria, Mãe de Jesus, invocada sob o título do Rocio, para que os livrasse da terrível doença. Desde aquela época, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições do povo do Paraná. Rocio quer dizer “orvalho da manhã”. É o sereno silencioso da madrugada que encharca com sua brisa a tudo e a todos. Jesus é o Rocio, mediador de todas as bênçãos, pelas mãos intercessoras de Nossa Senhora. Maria é a Mãe dos aflitos que intercede pelos seus filhos necessitados. Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por sua intercessão, a devoção se espalhou entre o povo do Paraná. Em 1977, o Papa Paulo VI declarou, para a eternidade, Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná. Somente o Estado do Paraná tem uma Padroeira oficializada pelo Vaticano. O seu Santuário está em Paranaguá. No Santuário de Nossa Senhora

das Brotas há, no Caminho das Padroeiras, uma capelinha dedicada a Nossa Senhora do Rocio. Conserva as características de uma construção colonial em que a simplicidade, o aconchego e a proteção são evidenciadas. A Imagem e o manto que se encontram na capelinha de Nossa Senhora do Rocio foram doadas pelo reitor do Santuário Estadual, no dia 05 de dezembro de 2012. A imagem de Nossa Senhora com Jesus ao colo está colocada à frente de um círculo em vidro. É uma representação do Sol, que é o Cristo. Dirigindo-se a Maria, cada pessoa encontra Jesus que diz de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12). Nossa senhora do Rocio é, então, “a porta brilhante da luz, pórtico do Rei”, como se canta na Igreja no Hino das Laudes do Comum de Nossa Senhora. Estando a porta e todas as janelas fechadas, a luz ainda consegue adentrar na capela. É o sol que faz de Maria a “Mulher revestida de Sol” (Ap 12,1) e que, através dela, chega a todos os povos. Assim se pode cantar com a Igreja: “da luz do mundo és aurora” (Antífona de Nossa Senhora – Completas). Nossa Senhora do Rocio anuncia a chegada do Cristo que vem para ser acolhido por todos. E é sempre para o Cristo que ela conduz! Mais uma vez, obrigado prezado(a) devoto(a) por tudo o que faz pelo Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Sua doação generosa sempre ajuda muito!


02

| Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 61 | Novembro 2016

Rocio e Brotas: a mesma Mãe

“Santa Virgem do Rocio, quem te vê e quem te viu nunca mais esquecerá / dos seus milagres profundos que auxiliam esse mundo vós Pe. Hélio Guimarães, não cansais de Vigário Paroquial mostrar. / Pela graça recebida, a lembrança prometida os romeiros vão levar / pra Senhora Imaculada, que um dia foi proclamada a Rainha do Paraná!” Uma das primeiras músicas gravadas pelos então meninos Chitãozinho e Chororó, nos transporta ao Santuário de Paranaguá, dedicado a Nossa Senhora do Rocio, declarada pelo Papa Paulo VI, em 1977, padroeira do Estado do Paraná. Sabemos que “rocio” significa orvalho, e é também o nome de um vilarejo da Espanha, onde, segundo a tradição, a imagem da Virgem do Rocio foi encontrada por um caçador no tronco de uma árvore, junto com as primeiras gotas de orvalho da manhã. A bela imagem, envolvida em um manto de linho, trazia a inscrição: “Nossa Senhora Redentora.” Os habitantes deste vilarejo creem com segurança que foi a virgem do Rocio que os livrou da peste, em 1637; de uma grande seca, em 1730; das epidemias, em 1738 e 1744; da invasão de Napoleão, em 1810, e da

fúria dos “vermelhos”, em 1936. No território hoje conhecido como Paranaguá, no litoral do Paraná, habitavam, desde há muito tempo, os índios carijós. Com a chegada dos europeus e com a descoberta do ouro, ali iniciou-se um povoado. Por volta de 1648, um humilde pescador, conhecido por Pai Berê, ao lançar as redes para delas tirar o seu sustento, encontrou no meio das vegetações aquáticas, uma bela imagem da Virgem Maria. Pai Berê, cheio de emoção, levou a pequena imagem para sua cabana e lá instituiu terços em sua honra. Os vizinhos e moradores da vila vinham em busca de graças e milagres. O sítio onde morava Pai Berê era conhecido por Rocio, pois todas as manhãs a terra e as vegetações amanheciam cobertas de orvalho. Assim, a Virgem encontrada nas águas, passou a ser chamada de Nossa Senhora do Rocio. À sua intercessão, atribuem-se grandes milagres, dentre eles a cura em momentos de peste e epidemia. Impossível não associar esta aparição da Virgem à nossa devoção a Senhora das Brotas. A mesma Mãe de Deus que vem, como o orvalho da manhã, anteceder ao Sol Nascente, o Salvador que veio libertar a humanidade de toda opressão, da doença, da morte e do pecado. Mais ainda, certamente os brotos de vegetação encontrados debaixo da estampa de Nossa Senhora das Barracas, após aquele grande incêndio em Piraí do Sul, onde hoje é nosso Santuário, deviam estar enco-

bertos de orvalho, mesmo em meio as cinzas, para mostrar que a vida pode renascer, mesmo em meio às maiores adversidades. Que a capela dedicada a Nossa Senhora do Rocio, no caminho das Padroeiras, em nosso Santuário, acolha muitos e muitos devotos, que com a mesma simplicidade daquele pescador de Paranaguá, ali se achegam todos os dias para pedir uma graça especial a Padroeira do Paraná. Nossa Senhora do Rocio, rogai por nós!

Oração

No mês em que celebramos a Padroeira do Paraná, queremos consagrar a nossa vida a Nossa Senhora do Rocio: Nossa Senhora do Rosário do Rocio, eu vos saúdo, Rainha do céu e da terra, do Estado do Paraná. Eu Vos saúdo refúgio dos necessitados, cuja misericórdia de Deus, conduzida por Vossas mãos intercessoras, jamais faltou. Dai-me a graça de ser discípulo missionário de Jesus, na busca incessante de viver a Palavra de Deus. Transformai a minha vida em um Santuário de amor, onde Jesus seja o centro. Consagro-me a Vós, e cheio de confiança, tomo-Vos de hoje para sempre por minha Mãe e intercessora. Em Vossas mãos renovo as promessas do meu batismo; renuncio a toda forma de egoísmo, para viver e promover o reino de Deus. Mãe do Divino Orvalho, que cura e salva, com amor quero propagar a Vossa devoção. Nossa Senhora do Rosário do Rocio, envolva o meu ser em Vosso olhar de amor e proteção. Mergulhado nos mistérios da encarnação, morte e ressurreição de Jesus, conduza a minha vida para o coração de Deus na ação do Espírito Santo, por Cristo Nosso Senhor. Assim seja, amém!

Envie-nos seu testemunho, pergunta ou sugestão! Escreva para: Unidos com Maria - Informativo Mensal do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Rua Alfredo Ribeiro de Souza, 75, Centro, Piraí do Sul, Paraná, CEP: 84.240-000. Envie e-mail para: marketing@santuariodasbrotas.com.br. Site: www.santuariodasbrotas.com. br. Fanpage: www.facebook.com.br/santuariodasbrotas. Tiragem: 1.000 exemplares. Arte e diagramação: Felipe Martins de Oliveira. Fotos desta edição: Toninho Anhaia, Vânia B. Reis, Luiz C. Pithan, Marcos C. Dolato, Pe. Evandro Luis Braun, Altair Bueno.


Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 61 | Novembro 2016 |

03

Santuário na História Foto da Festa de Nossa Senhora das Brotas do ano de 1961. Destaque ao fundo para a construção do atual espaço Ir Maria da Glória e para a presença de veículos entre o povo. Foto: arquivo de Marcelo Milléo.

Experiência de Fé

Nossa Senhora das Brotas em Mato Grosso do Sul

O casal Álvaro e Lena Romão, que serviram no Acampamento Sênior do Santuário das Brotas no início de setembro levaram algumas immagens de N. Sra. das Brotas para Mato Grosso do Sul. Uma delas é esta da foto ao lado, registrada no 2° Acampamento Juvenil de Sidrolândia-MS, que aconteceu de 12 a 16 de outubro. Nossa Senhora das Brotas está sempre presente na vida dos seus filhos. Ela é a mãe que acompanha a caminhada e as lutas daqueles que a ela se confiam. Transcrevemos o testemunho de uma senhora que visitou recentemente o Santuário em Piraí do Sul: “Quando visitei o Santuário de Nossa Senhora das Brotas pela primeira vez, há uns três anos, pedi a Nossa Senhora e a Frei Galvão uma graça para minha filha. Ela tinha passado num concurso público e o tempo para que fosse chamada estava se esgotando. Faltando apenas uma semana para terminar o prazo, ela foi chamada. Duas pessoas que estavam na sua frente desistiram e ela ocupou a vaga. Hoje estou aqui agradecendo por esta grande graça. Muito obrigada, Nossa Senhora das Brotas. Muito obrigada, Frei Galvão.” Maria Nelci Nogosek - Irati

Nossa Senhora das Barracas Dentre os relatos de graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora das Barracas, relatadas num livro datado do ano de 1761, encontram-se aquelas recebidas por pessoas consagradas. Nossa Senhora é a mãe de todos, mas têm um carinho todo particular pelos religiosos e religiosas: “Uma religiosa do Convento do Grilo estava já desconfiada dos médicos e quase expirando. Assim que a recomendaram a Nossa Senhora das Barracas, voltou a si e teve sua saúde perfeita outra vez. O mesmo aconteceu a um religioso agostiniano descalço do mesmo bairro. Estando sendo ajudado para morrer bem, colocaram sobre a sua cabeça a invocação da mesma Senhora e recuperou a saúde.” (Cf. Novena e Notícia da Imagem de N. S. das Barracas, p. 76).

Santuário em Obras

Destaque para a colocação das imagens no Caminho das Dores de Maria no mês de Outubro.


04

| Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 61 | Novembro 2016

Aconteceu no Santuário...

Para conhecer mais o que acontece no dia-a-dia do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, acompanhe-nos na internet, pelo endereço www.facebook.com/santuariodasbrotas ou nos siga no instagram @santariodasbrotas!

25/09: Jubileu dos Catequistas, com diversas atividades, incluindo visita guiada, e Santa Missa com passagem pela Porta Santa.

26/09: Terço “Filhos de Maria”: Emerson Sclviczki, Nair, Hermes, Serli e Didi contemplaram os M. Gozosos no Caminho João Paulo II.

27/09: 7 familias devotas visitadas no dia 27 de setembro. Familias do Joaquim Murtinho, Pedrinha, Vassoura e Capinzal.

01/10: Recreação com peregrinos realizada pela professora Jucinéia (do Projeto Atletismo).

06/10: 4º dia da Novena a Nossa Senhora Aparecida em sua capela, realizada de 3 a 11 de outubro.

07/10: Cerca de 480 crianças da Escola Municipal Jorge Vargas passaram o dia no Santuário.

09/10: Jubileu Mariano no Santuário. Houve uma visita guiada e Santa Missa com entrada pela Porta da Misericórdia.

13/10: O projeto social de Atletismo com parceria entre o Santuário, a APISA e a empresa Schoeler Suínos completou 3 anos! Uma benção!

15/10: A 18º edição da Festa do Motorista marcou o dia com carreata, bênção dos veículos, churrasco e a tradicional Corrida Maluca.

16/10: Mais de 800 Romeiros de Ponta Grossa, Palmeira, Tibagi e Curitiba, PR, vieram ao Santuário.

17 e 18/10: Encontro de Reitores dos Santuários do PR, com o bispo referencial Dom João Mamede Filho.

18/10: Missa presidida pelo bispo D. João Mamede Filho ao final do Encontro de Reitores.

20/10: Alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ventania estiveram no Santuário.

21/10: Reunião do Setor 5 da Dioc. de Ponta Grossa, com oito padres e um diácono.

23/10: Caravana de Irati, Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro e visitantes de Castro e Jaguariaíva.

Profile for Santuário de Nossa Senhora das Brotas

Informativo Unidos com Maria n. 61 - Novembro 2016  

Informativo Unidos com Maria n. 61 - Novembro 2016  

Advertisement