Page 1

Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 56 | Junho 2016

Primeiras Palavras

Quando olhamos ou rezamos diante de uma imagem de Maria é como se olhássemos as fotografias de pessoas queridas que nos fazem tanto bem!

Programação do mês

- Missa com Novena: todos os Domingos às 16h e todo dia 27 do mês às 19 h. - Missa: segundas-feiras 19h. - Novena: toda quarta-feira e todo dia 27, às 7h. - Reza do Santo Terço no Caminho João Paulo II: Todo dia 27 do mês, 7h30, 15h, 18h15 e 20h (com velas). - Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quintas-feiras, às 17h. - Confissões e Direção Espiritual: Todo dia 27 e toda segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h. - Projeto “Cenáculo” – Visita ao Santuário - 26 de junho: Piraí Mirim e Campo das Palmeiras; 31 de julho: Pedrinha e Sertão da Jararaca - Bazar do Supérfluo: 9 a 11 de junho – Salão São José - Almoço Comunitário: 19 de junho e 17 de julho - Jubileu dos Doentes: 12 de junho - 16h Santa Missa com entrada pela Porta Santa - Jubileu do Homem e Mulher do Campo e Tropeiros: 26 de junho - 15h Benção dos Animais, Tropeiros, Homens e Mulheres do Campo, 16h Santa Missa com entrada pela Porta Santa. - Missa da Família - Tema: Misericórdia: Nova oportunidade para todos – MV, 21 27 de junho - 19h

foram plenamente cristãs. Mesmo reconhecendo um valor grande para as imagens, especialmente algumas que são históricas e contém todo um simbolismo bem Pe. Evandro Luis particular, seríamos Braun, Reitor muito ingênuos e não fiéis à fé cristã se fizéssemos da imagem um deus. Não são deuses, são imagens. Não as adoramos, veneramos. É preciso clareza e discernimento! Temos a graça de poder compartilhar com você, caro(a) devoto(a), Somos acusados em todo canto de as grandes bênçãos que acontecem idolatria, de desobediência à Palavra no Santuário de Nossa Senhora das de Deus. Criticam nossas devoções e Brotas. Sempre é uma alegria poder as nossas imagens. Mas continuamos participar da sua vida a partir destas seguindo os passos de Jesus e fiéis a uma tradição que, desde os princípios linhas. do cristianismo, tem suas Somos a Igreja de Jesus que tem em Maria um mo- As imagens de pinturas e imagens que delo seguro. Nossa Senho- Nossa Senhora aproximam do sagrado, que nos ajudam a rezar ra foi, e continua sempre, aquela mulher santa que nos fazem mais e que nos colocam em com Deus e nos leva a Jesus e que repróximos do comunhão com aqueles que foram vela Jesus a nós. Nunca a Cristo! de Deus. devoção mariana afasta os Quanta alegria sentimos - espedevotos do seu Senhor. É Jesus a única razão da nossa vida e a quem presta- cialmente quando estamos longe - ao olhar para a fotografia de nossa mãe mos total reverência e adoração. Tudo no Santuário de Nossa Senho- ou dos nossos filhos. Que alegria pora das Brotas faz referência à Maria. der ver a imagem da pessoa que amaNo entanto, ela nos encaminha para mos lá na televisão, no computador Jesus. Os caminhos, as capelas, os ou celular. Vemos uma imagem, mas memoriais... cada um dos espaços e recordamos da pessoa. E ao recordar lugares do Santuário são caracteriza- da pessoa amada, revivemos tantas dos por um aspecto profundamente experiências e lembramos de tantos mariano, mas com o objetivo de nos fatos. Não é diferente quando olhaconduzir a Jesus. Sem Jesus toda de- mos ou rezamos diante de uma imavoção mariana é vazia e sem sentido. gem de Maria ou de algum santo. São É importante lembrar que os cris- como as fotografias que nos fazem tãos sabem que Maria não é deusa. tanto bem! A linda imagem de Nossa Senhora Não, ela é a Mãe de Jesus que é Deus, a segunda pessoa da Santíssima Trin- das Brotas que se encontra no alto do dade! Não adoramos Maria, mas a ve- Santuário, ou aquelas outras imagens neramos, ou seja, reconhecemos que que se encontram em diversos locais ela soube ser discípula de Jesus e vi- do bosque não nos distanciam do veu em plenitude as verdades que ele Cristo, mas nos fazem mais próximos revelou e ensinou. Sabemos também dele. Para nós, as imagens são apenas que as imagens são apenas sinais. Elas sinais. E sinais que nos ajudam a viver nos ajudam a lembrar das pessoas que a comunhão com Deus!


02

| Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 56 | Junho 2016

Maria: Mãe que enxuga nossas lágrimas

Pe. Janescleo Guimarães, Vigário Paroquial

Maria, mulher da dor e do sofrimento, vem ao nosso encontro e nos ensina a ficarmos em pé nos momentos de dores e sofrimentos em nossas vidas. Hoje a Virgem

dolorosa quer enxugar nossas lágrimas. Quer enxugar as lágrimas de uma mãe ou de um pai que perderam seus filhos, de filhos que perderam seus pais, de quem enfrenta a enfermidade ou de quem se encontra desempregado, de quem sofre a solidão do abandono ou que perdeu o sentido da vida. A Virgem Maria nos acompanha e intercede por cada um de nós junto ao

seu Filho Jesus Cristo. Nos momentos de tristeza, de tribulação, de doença e de perseguição, ela está ao nosso lado e sente compaixão por nós. Pedimos, Mãe querida, que nos ajude a sermos solidários com o próximo e a enxugarmos as lágrimas uns dos outros. Quanta tristeza vemos em tantos rostos que encontramos! Quantas lágrimas são derramadas, que invocam

Oração Vamos recorrer a intercessão de Nossa Senhora das Brotas, implorando as graças de que necessitamos para nossa caminhada de fé: “Nossa Senhora das Brotas, minha Mãe, Mestra e Rainha, acolhei-me entre os que amais, guiais e santificais, no discipulado de Jesus Cristo. Em Deus, vedes os filhos que ele chama, e por eles intercedeis, obtendo-lhes graças, luz e conforto. Jesus Cristo, o Divino Mestre, confiou-se inteiramente aos vossos cuidados, desde a encarnação até a ascensão. Isto é para mim ensinamento, exemplo e dom inefável. Com Jesus, eu também me coloco em vossas mãos. Obtende-me a graça de conhecer, seguir e amar sempre mais a Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Apresentai-me a Jesus, para ser admitido entre os discípulos dele. Iluminai-me, fortificai-me e santificai-me. Que eu possa corresponder plenamente à vossa bondade, e possa um dia dizer: ‘eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim’. Quero corresponder sempre mais ao dom de Deus ‘até que em mim se forme Jesus Cristo’. Amém.”

piedade, compaixão, consolação. O que nos consola é que, em nossa dor, nunca estamos sozinhos. Deus se faz solidário em nossos sofrimentos. Jesus sabe o que significa chorar pela perda de alguém que amava. “Se Deus chorou, também eu posso chorar, ciente de que sou compreendido. O pranto de Jesus é o remédio contra a indiferença face ao sofrimento

dos irmãos”. (Papa Francisco). A força do amor, da acolhida, do perdão e da misericórdia transforma os nossos sofrimentos em certeza de vitória de Cristo e nossa. Junto em cada cruz, de cada pessoa que sofre, está sempre a Mãe de Jesus. Com seu manto, ela enxuga as nossas lágrimas. Com sua mão e seu auxílio, faz-nos levantar e acompanha-nos pelo caminho da esperança.

Experiência de Fé “A capelinha estava na minha casa. Eu sempre mantenho a vela acesa, o dia inteiro, para iluminar a capelinha. Quando senti cheiro de pano queimado, meus filhos foram para a sala. Nos deparamos com a ponta da toalha já queimada, mas milagrosamente já sem fogo sem ninguém ter apagado. Eu considero esse fenômeno como um milagre divino pelas mãos de Nossa Senhora das Brotas. Há mais de trinta anos ela vem na minha casa.

Esta foi a primeira vez que isso aconteceu e não tem como explicar. Só tenho que agradecer por este fogo ter apagado, sem a intervenção humana, e me livrado de uma tragédia. Considero um verdadeiro milagre.” Teresa Barreto e filhos Testemunho deixado no Santuário com a toalha que estava na mesa, sinal da proteção de Nossa Senhora das Brotas.

(Do livro: Nove dias com as virtudes de Maria, de Roseane Gomes Barbosa. Paulinas, 2016. pp. 14-15).

Envie-nos seu testemunho, pergunta ou sugestão! Escreva para: Unidos com Maria - Informativo Mensal do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Rua Alfredo Ribeiro de Souza, 75, Centro, Piraí do Sul, Paraná, CEP: 84.240-000. Envie e-mail para: marketing@santuariodasbrotas.com.br. Site: www. santuariodasbrotas.com.br. Fanpage: www.facebook.com.br/santuariodasbrotas. Tiragem: 1.000 exemplares. Arte e diagramação: Felipe Martins de Oliveira. Fotos desta edição: Toninho Anhaia, Vânia B. Reis, Luiz C. Pithan, Marcos C. Dolato, Pe. Evandro Luis Braun, Altair Bueno.


Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 56 | Junho 2016 |

Santuário na História

03

Santuário em Obras Como destaque trazemos acabamentos na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Caminho das Padroeiras, reformas nas cercas e amplição das calçadas para melhoria da acessibilidade no bosque do Santuário.

Foto do dia 28 de dezembro de 1962. Carros e ônibus eram estacionados bem nas proximidades do Santuário. Trata-se do registro de uma caravana que veio de Ponta Grossa visitar o Santuário.

Nossa Senhora das Barracas Transcrevemos mais uma graça recebida por intercessão de Nossa Senhora das Barracas: “Num ambiente rural, por ocasião da festa de Santo Antônio, um rapaz lançou fogos comemorativos (bomba). Vendo que ela não estourava, começou a soprá-la. A bomba lhe rebentou nos olhos. No mesmo instante recorreu à intercessão de Nossa Senhora das Barracas, para que lhe socorresse. E o jovem ficou com a vista e livre de perigo. Todos os que viram o caso pasmaram e se admiraram muito.”


04

| Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 56 | Junho 2016

Aconteceu no Santuário...

07 de Maio: Bênção da Capela de Nossa Senhora Aparecida, pelo bispo Dom Sérgio A. Braschi, com a presença da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida.

12, 13 e 14 de Maio: Tríduo de Nossa Senhora das Barracas com missa na capela de Nossa Senhora das Barracas às 7 horas da manhã.

16 de Maio: Terço Diário "Filhos de Maria": rezando o terço no Caminho do Terço São João Paulo II, a devota Ivone Polopes Ribeiro.

2ª semana de Maio: Curso de Agentes Receptivos de Turismo Religioso promovido pela PARANATUR, CNBB e FECOMERCIO.

15 de Maio: Almoço Mariano.

29 de Maio: Caminho das Dores de Maria visita guiada no Santuário.

27 de Maio: Missa da Família e Oração pelos que necessitam de consolação (“Enxugar as Lágrimas”). Misericórdia: Missão de Jesus.

29 de Maio: Jubileu dos Diáconos.

29 de Maio: Projeto Cenáculo, com a participação das comunidades rurais dos bairros Tijuco Preto e Francisca Leme.

19 de Maio: Catequisandos de Carambeí, PR, em visita ao Santuário.

03 de Junho: Jubileu dos Sacerdotes e Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, comemorando 160 Anos da Festa.

05 de Junho: Mais de 150 pessoas passaram pelo Santuário na 2ª Caminhada Internacional na Natureza, promovida pela FLONA/ ICMBio em parceria com o Santuário e empresas.

Profile for Santuário de Nossa Senhora das Brotas

Informativo Unidos com Maria n. 56 - Junho 2016  

Informativo Unidos com Maria n. 56 - Junho 2016  

Advertisement