Page 1

Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 52 | Fevereiro 2016

Primeiras Palavras O encantamento daqueles que visitam o Santuário e partilham as suas experiências é só uma das verdades que se Pe. Evandro Luis evidenciam no acompaBraun, Reitor nhamento de tudo aquilo que acontece no Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Chama a atenção o amor a Nossa Senhora e ao seu Filho Jesus aqui manifestado pelas pessoas e a convicção de que, visitando a Casa da Mãe, se sai daqui renovado. O Santuário não propõe nada de extraordinário, além daquilo que a Igreja oferece aos seus fiéis: anúncio da Palavra de Deus, celebração dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Confissão, momentos de oração, escuta e convivência entre as pessoas. Mas não há quem olhe para Nossa Senhora e fique desamparado. Não há quem adentre a sua casa ou caminhe pelos diversos locais devocionais ou espaços de lazer do Santuário que não saia renovado. “Algo de novo e magnifico existe aqui”. Não há dúvidas de que muitos vivenciam, na “Casa da Mãe”, uma profunda experiência de fé que renova a alegria cristã e as motivações para se prosseguir nas estradas da vida. Uma senhora dizia: “Padre, como é que não vim aqui antes? Não sabia que esse lugar era tão especial! Um espaço de Deus e da Mãezinha do Céu tão perto de nós!

Que graça podemos viver hoje!” Outra pessoa afirmou: “Entrar pela Porta da Misericórdia nesse Santuário é renovar a certeza de que o amor é mais forte do que tudo!” São palavras, mas expressam experiências. Que bom que muitas pessoas se renovam ao viver momentos de oração, passeio ou convivência neste local querido por Deus nesta cidade de Piraí do Sul. Como é bonito saber que, na simplicidade da natureza e nas pequenas ou um pouco maiores edificações do Santuário, muita gente encontra a paz e a luz que tanto desejam. Neste Ano Jubilar Extraordinário é possível, aqui no Santuário, o encontro com a Misericórdia Divina. Venha você também passar pela Porta Santa, rezar e celebrar com a comunidade ou viver momentos de lazer no amplo bosque que envolve a Casa de nossa Mãe, Nossa Senhora das Brotas. Mas é importante também dizer, mais uma vez: esse local é tão especial porque você, caro leitor devoto, contribui mensalmente e com generosidade para que tudo fique mais bonito e acolhedor. Somos nós, juntos, que construímos uma casa para nossa mãe e todos os seus filhos que a visitam. Sem a sua ajuda, muito deixaria de ser feito! Estamos envolvidos pela Misericórdia Divina e compartilhamos de uma grande missão. Sigamos em frente!

"Não há quem olhe para Nossa Senhora e fique desamparado."

Oração Queremos rezar as palavras do nosso Papa Francisco. Ele as pronunciou diante da imagem da Imaculada no dia 8 de dezembro passado: “Virgem Maria, Nossa Senhora das Brotas, neste Ano da Misericórdia, vimos apresentar-te a homenagem de fé e de amor do povo santo de Deus. Vimos em nome das famílias, com as suas alegrias e fadigas; das crianças e dos jovens, abertos à vida; dos idosos, carregados de anos de experiência; de modo particular vimos diante de ti da parte dos doentes, dos presos, de quem sente mais dificuldade no caminho. Também lembramos dos que estão em busca de paz e de trabalho. Sob o teu manto há lugar para todos, porque tu és a Mãe da Misericórdia. O teu coração está cheio de ternura para com todos os teus filhos: a ternura de Deus, que de ti tomou a carne e tornou-se nosso irmão, Jesus, Salvador de todos os homens e mulheres. Olhando para ti, nossa Mãe, reconhecemos a vitória da divina Misericórdia sobre o pecado e sobre todas as suas consequências; e reacende-se em nós a esperança numa vida melhor, livre de escravidão, rancores e receios. Muito obrigado, Imaculada, porque neste caminho de reconciliação tu não nos deixas ir sozinhos, mas acompanha-nos, estás ao nosso lado e ampara-nos em todas as dificuldades. Que tu sejas bendita, agora e sempre, Mãe. Amém.” (Adaptação).


02

| Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 52 | Fevereiro 2016

Programação do mês >> Missa com Novena: todos os Domingos às 16h e todo dia 27 do mês às 19 h. >>Missa ou Culto: Toda segunda-feira às 19h. >> Novena: toda quarta-feira e todo dia 27, às 7h. >> Reza do Santo Terço no Caminho João Paulo II: Todo dia 27 do mês, 7h30, 15h, 19h e 20h (com velas). >> Adoração ao Santíssimo Sacramento: Quintas-feiras, às 17h. >> Confissões e Direção Espiritual: Todo dia 27 e toda segunda-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h.

>> Jubileu da Vida Consagrada: 28 de Fevereiro. 15h – Reflexão: Misericórdia e Vida Consagrada 16h – Missa com a Entrada pela Porta Santa e Indulgência Plenária 17h – Confraternização para os consagrados (religiosos e leigos consagrados) >> Caminhada Penitencial: da matriz ao Santuário, todas as sextas-feiras da quaresma, 6h. >> Projeto “Cenáculo” – Visita ao Santuário. 28 de fevereiro: Três Santas e Capinzal; 20 de março: C. Aterrado, J. Murtinho e Pedreira >> “24 horas para o Senhor”: Início: 4 de março - 19h; Encerramento: 5 de março - 20h.

Envie-nos seu testemunho, pergunta ou sugestão! Escreva para: Unidos com Maria - Informativo Mensal do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Rua Alfredo Ribeiro de Souza, 75, Centro, Piraí do Sul, Paraná, CEP: 84.240-000. Envie e-mail para: marketing@santuariodasbrotas.com.br. Site: www.santuariodasbrotas.com.br. Fanpage: www.facebook.com.br/ santuariodasbrotas. Tiragem: 1.000 exemplares. Arte e diagramação: Felipe Martins de Oliveira. Fotos desta edição: Toninho Anhaia, Vânia B. Reis, Luiz C. Pithan, Marcos C. Dolato, Pe. Evandro Luis Braun, Altair Bueno e outros.

Experiências de Fé

“Quero agradecer a Nossa Senhora das Brotas a graça recebida pela cura de uma alergia que saiu no meu pé. Fui curada depois de ter lido vários testemunhos. Agora estou muito agradecida, pois pedi a Ela com muita fé e a cura me foi concedida. Obrigada, Mãezinha Nossa Senhora das Brotas. ” Edinéia

“Minha filha tinha um problema no estômago. Tudo o que ela tomava, em seguida voltava. Pedi a Nossa Senhora das Brotas e fui atendida. E daí fiz uma intenção de trazer ela para agradecer, louvar, e para dizer que Nossa Senhora das Brotas é a Nossa Mãe. Obrigada, Nossa Senhora das Brotas!” Mãe agradecida * Envie sua Experiência de Fé para o e-mail contato@santuariodasbrotas. com.br. ** Imagens meramente ilustrativas, extraídas da internet.


Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 52 | Fevereiro 2016 |

03

Caminho do Terço São João Paulo II

Os Mistérios da vida de Jesus estão representados nas capelinhas de placas de cimento, no entorno do Santuário de Nossa Senhora das Brotas

As orações do Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória, Creio e Salve Rainha são recitadas por tantas pessoas e por muitas vezes ao longo do dia. Tais orações, organizadas de acordo com os Mistérios da Vida de Jesus e de Maria, foram popularizadas pela recitação do Rosário ou Terço de Nossa Senhora. O Caminho do Rosário, construído na parte superior do bosque do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, quer ser um local propício

para a caminhada orante, a oração pessoal, familiar ou comunitária do Rosário ou Terço. Os Mistérios da vida de Jesus (Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos) estão representados nas vinte capelinhas de placas de cimento, situadas num caminho de aproximadamente mil metros, no entorno do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. São gravuras daqueles momentos mais significativos da vida de Jesus e Maria grava-

dos em azulejos. Um trabalho artístico do Diác. Paulo Henrique Capillé Fernandes. O Caminho do Rosário São João Paulo II inicia ao lado do Santuário na Cruz Missionária, que é o sinal das Santas Missões Populares, vivenciadas em toda a Diocese de Ponta Grossa nos anos de 2010 e 2011, e da Semana Missionária ocorrida em Piraí do Sul nos dias 19 a 27 de março de 2011. No último dia é que a cruz foi erguida e abençoada, após uma procissão e Santa Missa com a participação de mais de duas mil pessoas.

Nossa Senhora das Barracas No único texto publicado que temos a respeito da história de Nossa Senhora das Barracas, do ano de 1761, o autor descreve alguns milagres e prodígios realizados por Ela. Transcrevemos, a partir desta edição, alguns destes relatos que, segundo o autor do livro, visam glorificar a mesma Senhora: “Um dos primeiros milagres que fez Nossa Senhora das Barracas foi o de dar vista a um rapaz que morava

no campo de Santa Clara, o qual foi à Igreja de São Bento com sua mãe. O Religioso que o acolheu, vendo-o quase cego, por causa de uma grande névoa que tinha no olho esquerdo, movido de compaixão lhe pôs, com grande fé, sobre a cabeça do rapaz a Imagem de Nossa Senhora das Barracas. No mesmo instante se lhe desfez a névoa e o rapaz ficou com a vista perfeita. Com a fama deste milagre se começou a estender a devo-

O Caminho termina, após longo percurso que envolve todo o bosque, na porta principal do Santuário. Parte da Cruz e conduz ao Santuário onde se encontra Jesus Eucarístico vivo. Ele aguarda a todos que contemplam a sua vida e descobrem o seu amor, acompanhados de sua Mãe, Nossa Senhora das Brotas, numa longa caminhada. Você pode rezar o Santo Rosário no Caminho São João Paulo II virtualmente, pelo endereço: www. santuariodasbrotas.com. br/rosario.

ção da Senhora”. (Cf. Novena e Notícia da Imagem de N. S. das Barracas, p. 69-70).


04

| Informativo Unidos com Maria | Ano VI | nº 52 | Fevereiro 2016

Aconteceu no Santuário...

No domingo do dia 31 de Janeiro de 2016, um grupo de catequistas da paróquia de Ipiranga, PR, realizaram seu retiro espiritual no Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Além das atividades do retiro, os catequistas participaram de um almoço no santuário, acompanharam uma visita guiada e a missa do Jubileu da Misericórdia.

Missa do Jubileu da Misericórdia: Jubileu das pessoas ligadas a santuários, caravanas e peregrinações, realizada no domingo, 31 de janeiro, às 16h, no Santuário de Nossa Senhora das Brotas.

Missa da Família com Maria, quarta-feira, 27 de janeiro, no Santuário. A Missa da família é realizada no dia 27 de cada mês, às 19h. Venha e traga sua família neste momento de oração.

Participaram do Projeto Cenáculo no mês de Janeiro, as comunidades do bairro Jardim Benevenuto Dalcol e bairro rural Tabor. Os encontros do Projeto Cenáculo são realidados no santuário no último domingo de cada mês, e em janeiro foi no dia 31.

Santuário em Obras - Fotos do Instagram @santuariodasbrotas

Agora você pode acompanhar o Santuário de Nossa Senhora das Brotas por mais esta mídia social, pelo endereço www. instagram.com/santuariodasbrotas.

A acessibilidade no bosque central do Santuário de Nossa Senhora das Brotas ganhou atenção especial no mês de janeiro, tendo sido construídos vários metros de rampas que ligam alguns dos principais locais de oração e confraternização dos devotos. Isto foi possível graças à ajuda mensal dos sócos da Campanha dos Devotos.

Profile for Santuário de Nossa Senhora das Brotas

Informativo Unidos com Maria n. 52 - Fevereiro 2016  

Informativo Unidos com Maria n. 52 - Fevereiro 2016  

Advertisement