Page 1

JAN/FEV

Distribuição Gratuita

Edição 07 • 2019


A entrada de um novo ano é o momento para iniciar novos projetos e traçar mais desafios. Mas é também uma altura privilegiada para refletir e fazer um balanço do que vivemos, do que aprendemos e do que conquistámos. Que este ano seja, no mínimo, tão rico como o que agora deixamos. Regenerador e de Esperança! Santo Tirso dá as boas-vindas a 2019 com o Concerto de Ano Novo, no próximo dia 13 de janeiro, no átrio da Câmara Municipal. Uma viagem pela música dos Séc. XVII e XVIII. Neste mês, como é tradição, a autarquia promove uma vez mais o Cantar dos Reis. Com um novo formato, a iniciativa transporta os cantares, usos e costumes pelas ruas da cidade, no dia 6. Já no dia 26, a Caminhada do Ano Novo, pelo rio Leça, pretende continuar a dinamizar a prática da atividade física e a criação de hábitos de vida saudável. E porque Santo Tirso é um Município que reafirma a sua missão de apoiar a promoção de uma alimentação saudável, está marcado para o dia 28, uma sessão de showcooking, a ter lugar na Quinta de Fora, da Escola Agrícola Conde S. Bento. Com fevereiro, chega o amor! Convidamos, por isso, a visitar a exposição de Lenços dos Namorados, patente no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Tradicionais do Minho, estes lenços carregam os sentimentos amorosos de uma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade e a amizade. Também em fevereiro, Santo Tirso volta a festejar os Dias da Camélia. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal que pretende divulgar e promover esta flor de inverno, originária da Ásia, também conhecida como “Rosa do Japão”. No Museu Internacional de Escultura Contemporânea, o destaque vai para a exposição “Correspondences” de Amy Yoes. Autora de uma obra multifacetada, o seu trabalho explora diversos media, como a instalação, pintura, vídeo, fotografia ou escultura. Na Biblioteca Municipal, Luís Portela, estará, no dia 9 de fevereiro, à conversa com o público sobre a sua obra literária, dando destaque ao seu mais recente livro “Da Ciência ao Amor”. Para o público infantil, damos a conhecer nesta Agenda Municipal, várias propostas com atividades a decorrer nos diversos espaços culturais do concelho. Partilhe das nossas sugestões e participe nos nossos eventos! Faço votos sinceros que 2019 seja um ano cheio de sucessos partilhados e projetos pessoais cumpridos.

joaquim couto Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso


índice

destaques

4

cultura

8

outras atividades

24

desporto

28

crianças

32

visitas

38

serviços educativos

42


destaques

JAN/FEV • 2019

4


destaques

5


JAN/FEV • 2019

corresponses amy yoes Amy Yoes nasceu em 1959 e passou a infância em Houston, Texas, EUA. Entre 1979 e 1984 tirou o Bachelor of Fine Arts na School of the Art Institute of Chicago, tendo desde então vivido em Chicago, São Francisco e, desde 1998, em Nova Iorque.

6


destaques

Autora de uma obra multifacetada, Amy Yoes explora diversos media, como a instalação, pintura, vídeo, fotografia ou escultura, tendo realizado também alguns trabalhos de arte pública. A sua obra carateriza-se ainda por um interesse pela linguagem decorativa e pelo espaço arquitetónico, recursos que explora nos variados trabalhos site-specific que tem vindo a realizar.

08 FEV > 05 MAI MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA público geral entrada gratuita

Expondo individualmente desde meados dos anos 80, tem participado em inúmeras exposições individuais e coletivas, tanto nos Estados Unidos como na Europa, nomeadamente em Portugal. No Museu Internacional de Escultura Contemporânea e Museu Municipal Abade Pedrosa vai estar patente a sua exposição designada “Correspondences”, composta por esculturas da coleção da autora e esculturas inéditas, onde serão visíveis os traços habituais que caracterizam o seu trabalho.

INAUGURAÇÃO 08 FEV 19H30 INAUGURAÇÃO 08 fev 19H30 7


cultura

JAN/FEV • 2019

8


cultura

9


JAN/FEV • 2019

EX PO SI ÇÕES processo fernanda fragateiro até 20 JAN mUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA público geral entrada gratuita

A exposição de Fernanda Fragateiro, Processo, reúne um conjunto de esculturas produzidas nos últimos anos, que se reconfiguram e adaptam ao espaço, com obras concebidas especificamente para o lugar. Através destas obras, a artista constrói um forte diálogo não só com a arquitetura do Museu Internacional de Escultura, como com os conteúdos do Núcleo de Arqueologia do Museu Abade Pedrosa, acrescentando ao seu espólio destroços do autoconstruído Bairro 6 de Maio, na Amadora. O trabalho desta exposição desenvolve-se a partir de várias matérias, metodologias e conteúdos de investigação, explora e dá a conhecer a importância dos seus processos de trabalho; a pluralidade de materiais e estímulos que convergem para a construção das peças – desenhos, fotografias, livros, páginas de revistas, conversas, rumores, restos de materiais, ensaios de escala, testes cromáticos, - eles mesmos transformados em matéria-prima.

12 JAN 15H00 museu municipal abade pedrosa público geral entrada gratuita

10

APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO A apresentação do Catálogo “Processo” da exposição de Fernanda Fragateiro contará com apresentação de Joaquim Moreno.


cultura • exposições

“ERA UMA VEZ… UMA BILHA”

AFONSO HENRIQUE Artista Plástico Trata-se de uma exposição de esculturas em cerâmica, constituída por 43 peças. A mostra contém uma narrativa e reporta-nos para o período da Pré-História até à atualidade. Esta exposição acrescenta à arte uma interessante componente didática.

ATÉ 31 JAN CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

público geral entrada gratuita

Afonso Henrique, artista plástico, possui ateliê e residência em Santo Tirso, mais concretamente em Água Longa. Como especialista, em cerâmica, e por estar ligado às “Artes do Fogo”, desde o barro vermelho à porcelana, optou pela plástica da argila do grés, como base do seu trabalho escultórico – escultura cerâmica. A técnica do fogo em cozeduras mono, ou a pintura de alto fogo, levou o artista a cultivar a modelação da argila no seu esplendor que é a olaria de roda ou as figuras tridimensionais. Com esta mostra, o artista pretende passar a mensagem de que a cerâmica não é uma arte menor, embora complexa tecnicamente, supostamente a mais antiga do universo e seguramente a mais futurista.

11


JAN/FEV • 2019

01 > 28 FEV CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

público geral entrada gratuita

Namorar Portugal: as mensagens de Amor que encantam o Mundo

LENCINHOS DOS NAMORADOS

“Amor bai feliz boando/nas asas dum passarinho/cande bires o meu Amor/dale um abraço e um beijinho”- (uma das quadras populares imortalizadas nos Lenços Namorar Portugal). Conheça a história, a simbologia e os dizeres dos Lenços dos Namorados, numa mostra da Coleção Namorar Portugal. Tradicionais do Minho, estes lenços carregam os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação e a amizade. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, organizada em parceria com o Município de Vila Verde e a Cooperativa Aliança Artesanal.

12


cultura • teatro

TE A TRO o rei está a morrer – ii edição teatro aviscena Depois do sucesso da primeira edição, o Grupo de Teatro AVISCENA volta a levar ao palco do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves a peça O Rei está a Morrer! SINOPSE: Havia, num reino imaginário, um Rei que julgava possuir um poder eterno. Um dia, porém, tudo se desmorona e se precipita para a anarquia e o horror. É então que o Rei tem que aceitar o inevitável, o grande encontro com a sua morte. Será que vai mesmo morrer?

02 Fev 21H30 CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

público geral entrada gratuita

Mais uma surpreendente apresentação, com a qualidade da Associação de Teatro Aviscena, repleta de humor, sarcasmo e talvez uma pitada de tragédia. FICHA TÉCNICA: Guião: Adaptação do TEATRO AVISCENA da tradução efetuada pelo Professor Luís Américo / Fernandes da peça LE ROI SE MEURT de IONESCO; Encenação: Cristiano Coelho; Sonoplastia: Luís Gonçalves; Iluminação e Adereços: Rui Pinheiro; Ponto e Conta-Regra: Cristina

Ferreira; Figurinos: Mónica Lima; Fotografia: Ren Barros. Interpretação: Rei Bérenger: Cláudio Ribeiro; Rainha Margarida: Olga Sousa; Rainha Maria: Daniela Arcipreste; Guardião: Cristiano Coelho; Médico: Carlos Pimenta; Julieta: Yvonne Machado.

13


JAN/FEV • 2019

LEI TU RAS

18 > 23 FEV 10H00 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO E REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES público geral entrada gratuita

14

SEMANA DA LEITURA Esta iniciativa é dinamizada pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Santo Tirso em todas as bibliotecas do concelho. Este ano subordinada ao tema “Santo Tirso a LER +”, são inúmeras as propostas que farão chegar a leitura aos diferentes públicos.


cultura • leituras

encontros na biblioteca BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO 07 JAN 10H00

6 > 10 anos entrada gratuita

CONVERSA COM PEDRO SEROMENHO E SEBASTIÃO PEIXOTO Apresentação e divulgação do livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-Rios”, com a presença do autor Pedro Seromenho e do Ilustrador Sebastião Peixoto. Organização: ADN - Águas do Norte / Editora Paleta de Letras

11 JAN 14H30

público geral entrada gratuita

09 fev 15HOO

6 > 10 anos entrada gratuita

CONVERSA COM LUÍS CORREIA CARMELO E MIGUEL GOUVEIA Apresentação e divulgação do livro “Matilde”, com a presença do autor e contador de histórias, Luís Correia Carmelo e do editor Miguel Gouveia.

ENCONTRO COM LUÍS PORTELA A Biblioteca Municipal recebe Luís Portela, para uma conversa sobre a sua obra literária, dando especial destaque ao seu mais recente livro “Da Ciência ao Amor”.

15


JAN/FEV • 2019

sugestões de leitura BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO MARIA GABRIELA LLANSOL 02 > 31 JAN Escritora portuguesa de ascendência espanhola, nascida em 1931 em Lisboa. Considerada uma autora cuja escrita é hermética e difícil para o leitor comum, é, no entanto, apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea.

LUÍS CORREIA CARMELO 02 > 31 JAN Luís Correia Carmelo nasceu em Lisboa em 1976, mas cresceu no Brasil que até 1991. Conta histórias desde 2003, em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro.

ONDJAKI 01 > 28 FEV Ondjaki nasceu em Luanda, no ano de 1977. Prosador, às vezes poeta, interessa-se pela interpretação teatral e pela pintura. Em 2013, com Os Transparentes, ganhou o Prémio José Saramago, e em 2016, com o mesmo livro, o Prix Littérature-Monde 2016, em França.

16

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES JOSÉ RENTES DE CARVALHO 02 > 31 JAN J. Rentes de Carvalho nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Obrigado a abandonar o país por motivos políticos, viveu no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova Iorque e Paris. A sua bibliografia inclui romances, contos, diário, crónica e guias de viagem.

MARIA JUDITE DE CARVALHO 01 > 28 FEV Foi uma escritora portuguesa, considerada uma das vozes femininas mais importantes da literatura nacional do século XX. É autora de contos, novelas, crónicas, assim como de uma peça de teatro e de um livro de poesia. Alguns dos títulos: As Palavras Poupadas (1960); Paisagem sem Barcos (1963)w, Armários Vazios (1966); A Janela Fingida (1975); Seta Despedida (1995).


cultura • música

arquivo histórico DIFUSÃO E PROMOÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO ESTRADAS (1845-1872)

02 > 31 JAN

Livros de registo que contém a designação das freguesias, lugares, ruas, número policial das moradas, nomes dos contribuintes, idades, estado, profissão, data do pagamento do imposto, o total em dinheiro e observações, entre 1845 e 1872. Termo de abertura: “Mapa da prestação em dinheiro ou em serviço, à escolha dos contribuintes, para a construção e reparo das estradas municipaes”. Documentos em destaque para exposição: Livro de registo dos contribuintes sujeitos ao imposto destinado à abertura, melhoramento e conservação das estradas, 1845. Livro de registo das prestações em dinheiro ou em serviço, à escolha dos contribuintes, para a construção e reparo das estradas municipais, 1869-1872.

EMPRÉSTIMOS E RENDAS (1860-1952)

01 > 28 FEV

Livros de registo das ações relativas a empréstimos feitos à Câmara Municipal e das obrigações dos empréstimos contraídos pela Câmara. Contêm o número de ordem, nome do obrigacionista, a morada, o número das obrigações e observações. Documentos em destaque para exposição: Livro de registo das ações relativas a empréstimo feitos à Câmara Municipal, 1860-1868. Livro de registo das ações dos empréstimos levantados pela Câmara, 1876-1884. Livro de registo das obrigações dos empréstimos contraídos pela Câmara, século XX. Livro de lançamento das rendas das casas das escolas e outros edifícios ocupados pelos serviços desta Câmara, amortizações e juros dos empréstimos camarários, 1936-1952.

17


JAN/FEV • 2019

MÚ SI CA cantar dos reis O tradicional Cantar dos Reis ganha, em 2019, novos contornos para chegar, literalmente, às ruas da cidade. Na tarde do dia 6 de janeiro, os diferentes grupos de folclore do Município aprumam os trajes, afinam as vozes e os instrumentos e vão, de porta em porta, em diferentes artérias da cidade, assinalar o nascimento de Jesus e dar as boas-vindas ao novo ano. Mais tarde, os grupos de folclore participantes nesta iniciativa, encaminham-se para a Praça 25 de Abril para cantar, a uma só voz, alguns dos mais emblemáticos e conhecidos temas do Cantar dos Reis. Um momento de celebração ímpar que vai juntar neste espaço nobre do concelho cerca de 500 participantes, entre cantadores, instrumentistas e dançarinos do nosso folclore.

18

18


outras atividades

GRUPOS PARTICIPANTES Rancho Santo André do Sobrado; Rancho Folclórico de S. Tiago de Rebordões; Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz; Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo; Rancho Folclórico S. Mamede de Negrelos; Rancho Etnográfico Santa Maria de Negrelos; Grupo Etnográfico S. Paio de Guimarei; Grupo Etnográfico das Aves; Rancho Folclórico S. Salvador de Monte Córdova; Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamelas; Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho; Grupo Folclórico Santa Cristina do Couto; Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida.

PRINCIPAIS ARTÉRIAS DA CIDADE ABRANGIDAS Avenida de Sousa Cruz; Rua José Luís de Andrade; Rua de Sousa Trêpa; Largo Coronel Baptista Coelho; Praça Conde S. Bento; Praça General Humberto Delgado; Rua António Pires de Lima ; Rua Professor Dr. J. António Pires de Lima; Rua Dr. Oliveira Salazar; Rua do Bombeiro Voluntário; Rua Dr. Carneiro Pacheco; Rua São João de Brito; Avenida S. Rosendo; Rua Eça de Queiroz; Rua de Nuno Álvares Pereira.

06 JAN 15H00 RUAS DA CIDADE 16H30 PRAÇA 25 DE ABRIL

público geral entrada gratuita

19


JAN/FEV • 2019

07 > 11 JAN 10H00 > 16H00 INSTALAÇÕES DA CAID – FONTISCOS / CIDADE DE SANTO TIRSO

CANTAR DOS REIS- CAID

13 JAN 18H00 ÁTRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

CONCERTO DE ANO NOVO

23 FEV 21H30 FÁBRICA DE SANTO THYRSO

SANTO TIRSO IMPRESSIONS

Iniciativa anual desenvolvida no âmbito das temáticas do Centro de Atividades Ocupacionais da instituição que visa promover a aproximação dos utentes à comunidade. A ação prevê o cântico dos tradicionais reis, nos principais estabelecimentos comerciais e instituições da cidade.

público geral entrada gratuita

público geral entrada gratuita

público geral entrada gratuita

Uma viagem pela música dos séculos XVII e XVIII para celebrar o novo ano Joseph Dall’Abaco, Domenino Scarlatti, Antonio Vivaldi e Michel-Richard Delalande são os compositores em destaque neste concerto, através do qual celebramos o ano novo com a solenidade que se impõe. Em “palco”: Alexandre Andrade (flauta transversal), Vinícius Perez (alaúde barroco), David Cruz (violoncelo barroco) e Catarina Sousa (cravo).

Concerto de apresentação do CD Santo Tirso Impressions de Óscar Flecha Com “Santo Tirso Impressions”, o músico e guitarrista Óscar Flecha constrói uma imagética sonora que, inspirada em diversos locais da cidade, reúne estéticas divergentes numa harmoniosa convivência, através de variadas texturas acústicas e elétricas. “Impressions” é constituído de sete partes contrastantes. Trata-se de uma homenagem à cidade que acolhe o Festival Internacional de Guitarra, do qual Óscar Flecha foi mentor e que dirige desde a sua primeira edição.

20


cultura • música

noites tirsenses CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

26 JAN 21H30

23 fev 21H30

ZEBRA LIBRA

PONTAS SOLTAS

Oriundos maioritariamente de Santo Tirso, os Zebra Libra são uma banda jovem recentemente formada com o objetivo de fazerem música que não tenha fronteiras. Apesar de terem o Rock como influência base, a sua música explora sempre diferentes estilos desde o Funk até ao Punk.

Mais do que um novo trabalho, ou uma nova visão, o grupo Pontas Soltas apresenta um novo sentir a música tradicional e popular portuguesa.

público geral entrada gratuita

Numa formação de Power Trio, com guitarra, baixo e bateria, esta banda tirsense tem vindo a ganhar reconhecimento, tendo ganho recentemente um festival no Porto que os vai pôr no palco do Gerês Rock Fest 2019. Com uma vontade enorme de mostrar a sua música, sempre com imensa energia em palco, vão-se apresentar no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves com os seus temas originais, cheios de agressividade musical e emoção.

público geral entrada gratuita

Ao som do piano, percussão, violino, guitarra, viola baixo, guitalele e voz, sob a criatividade de Filipe Fernandes, Luís Miguel Carvalho, Vera Ferreira, Nuno Salgado, Miguel Correia e Ângela Ferreira, reconstrói-se a música de diferentes regiões de Portugal, transportando o que há de mais belo nas nossas raízes às novas gerações. Um convite à criação de uma ponte musical entre o antigo e moderno que nos impele à recriação da música do povo português.

21


JAN/FEV • 2019

CI NE MA

público geral inscrição gratuita em: servicoeducativo@ cm-stirso.pt ou 252 833 428

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

O LEÃO DA ESTRELA

OS GATOS NÃO TÊM VERTIGENS

de Leonel Vieira

16 JAN • 14H00 • M/12

de António-Pedro Vasconcelos 03 JAN • 14H30 • M/12

2016, 106’

2014, 119’

EUSÉBIO - HISTÓRIA DE UMA LENDA

O AMOR É LINDO… PORQUE SIM!

de Filipe Ascenção

de Vicente Alves do Ó

20 FEV •14H00 • M/16

07 FEV • 14H30 • M/12

2017, 92’

2016, 94’

22

foto: militar tirsense


cultura • cinema

ciclos de cinema BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

público geral inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

Destaque

Destaque

Joaquim Leitão

Cinema Português

A ESPERANÇA ESTÁ ONDE MENOS SE ESPERA

ROSA DE ALFAMA

de Joaquim Leitão

de Henrique Campos

05 JAN • 15H00

02 FEV • 15H00

2009, 118’

1953, 82’

SEI LÁ

O GRANDE ELIAS

de Joaquim Leitão

de Arthur Duarte

22 jan • 14H00 • M/6

26 FEV • 14H00 • M/6

2014, 106’

1950, 107’

23


outras atividades

JAN/FEV • 2019

24


outras atividades

25


JAN/FEV • 2019

10 > 11 JAN 09H00 > 18H00 FÁBRICA DE SANTO THYRSO

jovens 16 > 30 anos inscrições gratuitas em:. cm-stirso.pt/p/aychcreativejam

ATLANTIC YOUTH CREATIVE HUBS – CREATIVE JAM Iniciativa organizada pela Câmara Municipal, através do INVEST Santo Tirso, representante nacional no projeto europeu Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH). Esta parceria internacional tem como principal objetivo desenvolver novas abordagens e intervenções nos serviços de apoio aos jovens em toda a área do espaço atlântico no setor criativo, de forma a desbloquear o potencial empreendedor e produtivo destes. O AYCH CREATIVE JAM, que representa um Desafio Criativo e Empreendedor, tem como tema “Santo Tirso Inclusivo, Sustentável e na Moda – Reinventa a cidade!”.

28 JAN 18H00 QUINTA DE FORA – ESCOLA AGRÍCOLA CONDE S. BENTO

SHOWCOOKING

31 JAN 15H00 > 17H30 FÁBRICA DE SANTO THYRSO

CREATEX - WORKSHOP “PATRIMÓNIO TÊXTIL COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO ARTÍSTICA E CRIATIVA”

público geral e comunidade educativa entrada gratuita

público geral

26

Ação de promoção de hábitos de alimentação saudável A Câmara Municipal de Santo Tirso reafirma a sua missão de apoiar a divulgação, implementação e promoção de hábitos de alimentação saudável, centrando-se na importância da melhoria da qualidade de vida da população, procurando desta forma, qualificar o bem-estar físico, mental, social e ambiental das comunidades locais.

A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do Invest Santo Tirso, integrou o Projeto CREATEX – Textile Heritage Inspiring CREATIVES, no âmbito do Programa Europa Criativa da Comissão Europeia. Este Workshop de Lançamento Local do projeto é subordinado ao tema “Património Têxtil como fonte de Inspiração Artística e Criativa “. Esta iniciativa pretende dar a conhecer o projeto, as suas atividades e ações, assim como promover uma reflexão sobre a importância de fomentar a criatividade artística em territórios com herança e cultura têxtil.


outras atividades

dias da camélia Santo Tirso volta a festejar os Dias da Camélia. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal que pretende divulgar e promover esta flor de inverno, originária da Ásia, no início do século XIX, também conhecida como “rosa do Japão”.

Programa: EXPOSIÇÃO E CONCURSO DE CAMÉLIAS 16 FEV • 14H00 > 19H00 17 FEV • 11H00 > 19H00 FÁBRICA DE SANTO THYRSO

15 > 17 FEV FÁBRICA DE SANTO THYRSO

público geral entrada gratuita

Atividades paralelas: OFICINA DE PINTURA INFANTIL (MANDALAR) 16 FEV • 15H00 FÁBRICA DE SANTO THYRSO

ODE À CAMÉLIA 15 e 16 fev • 14H00 > 19H00 17 fev • 11H00 > 19H00 Fábrica de Santo Thyrso

ESPETÁCULO DE NARRAÇÃO PARA A INFÂNCIA

ALTARES 15 > 17 FEV

16 fev • 16H30 Fábrica de Santo Thyrso

A ação “Altares” coloca a camélia num lugar sagrado (altar-mor de igrejas e capelas). Horário sob consulta nas paróquias correspondentes.

IGREJAS E CAPELAS (ADERENTES)

“CHOVEM CAMÉLIAS COM SALPICOS DE HISTÓRIAS” (Cândida da Luz)

PAULITEIROS DE MIRANDA 17 fev • 16H00 FÁBRICA DE SANTO THYRSO

UMA MANDALA PARA TODOS 15 fev • 14H00 > 19H00 16 e 17 fev • 11H00 > 19H00 PRAÇA EXTERIOR FÁBRICA DE SANTO THYRSO (JUNTO À VIA PANORÂMICA)

Será construído um círculo perfeito com recurso a pétalas de camélia e outros vegetais. Do trabalho, farão parte alguns inertes e uma grande porção de elementos reciclados.

BAZAR D’ INVERNO 16 e 17 fev • 14H00 > 19H00 FÁBRICA DE SANTO THYRSO 27


28

desporto

JAN/FEV • 2019


desporto

29


JAN/FEV • 2019

26 JAN

público geral inscrições obrigatórias até às 13H00 do dia 24 de janeiro em: http:// caminhadas.santotirso. pt/inscricao.php.

05 FEV PAVILHÃO MUNICIPAL DE SANTO TIRSO

público geral entrada gratuita

30

Caminhada do Ano Novo Inserida no Programa de Percursos Pedestres, a Caminhada do Ano Novo pretende dinamizar a prática da atividade física e a criação de hábitos de vida ativa e saudável. O percurso a efetuar será o PR 3ST – “Rio Leça”. PROGRAMA: 09H00 – Câmara Municipal de Santo Tirso; 09H15 – Saída para Santuário de Nossa Sra. da Assunção (veículo próprio); 09H30 – Inicio do Percurso; 10H00 – Cabanas; 10H45 – Nascente do Rio Leça; 12H15 – Serra Hidráulica de Pereiras; 12H30 – Capela do Senhor do Padrão; 13H15 – Santuário de Nossa Sra. da Assunção.

2ª JORNADA DO CAMPEONATO REGIONAL NORTE DE TÉNIS DE MESA Iniciativa organizada pela CAID em parceria ANDDI-Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, que pretende promover o desporto adaptado. Contará com a participação de várias equipas de instituições de solidariedade social e clubes desportivos a nível nacional, entres os quais a equipa da instituição.


desporto

stut – santo thyrso ultra trilhos 2019 O NAST – Núcleo Associativo de Santo Tirso com o apoio da Câmara Municipal, organiza a 5ª Edição do STUT – SANTO THYRSO ULTRA TRILHOS. O STUT é uma prova de corrida de montanha de âmbito internacional que se desenvolve pelas montanhas dos concelhos de Santo Tirso e Paços de Ferreira.

16 > 17 FEV

público geral inscrições em: http://www.nast.pt

Na vertente competitiva e de lazer, o STUT encerra em si quatro provas, uma ULTRA, de cerca de 53km, um LONGO de 28km, um CURTO de 17km e uma Caminhada/Corrida de 10km, a serem realizadas no dia 17 de fevereiro de 2019. Para a vertente educacional, existirá um TRAIL para Crianças e Jovens, a realizar no dia 16 de fevereiro, no Parque Urbano Sara Moreira, para dar a conhecer aos mais novos a modalidade, fomentando a prática desportiva, a amizade, o respeito pela natureza, contribuindo assim para o desenvolvimento harmonioso de futuros atletas e cidadãos.

31


crianças

JAN/FEV • 2019

32


desporto

33


JAN/FEV • 2019

TE A TRO ATIVIDADES PARA BEBÉS CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

público geral inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428

19 JAN 16H00

adultos/famílias

“OH! O URSO” - Teatro Sensorial Rodrigo, um menino igual a tantos outros, recebe uma prenda muito especial: um urso. Lauro, assim se chama o seu novo amigo. Uma grande amizade nasce entre os dois. Juntos vão descobrir que no quarto onde dormem, mil coisas podem acontecer. Um espetáculo surpreendente onde a amizade, o amor e a imaginação superam a diferença. FICHA TÉCNICA:

Interpretação: Tiago Duarte; Duração: 40’; Criação: Tiago Duarte & Paulo Santos; Produção: Estação das Letras

34


crianças

“ESTÁS AÍ PIPOCA?” Inspirado nas histórias do “Bolinha”, este espetáculo sensorial é uma autêntica aventura num mundo mágico de música, luz e cor. Interativo, desenvolve a atenção e a concentração das crianças e as suas capacidades afetivas e cognitivas. Proporciona momentos de bem-estar e fantasia, estimulando a concentração enquanto permite aos bebés aprender a imaginar!

16 fev 11H00

bebés > 2 anos

FICHA TÉCNICA: Interpretação/Produção: AtrapalhArte; Duração: 35’

CICLO DE TEATRO PARA A INFÂNCIA ver a odisseia para chegar a ítaca

Um espetáculo da companhia Projeto d. “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca” é um espetáculo de Jorge Loureiro e Leonor Barata que parte do clássico grego “A Odisseia” para contar as aventuras de Ulisses, de uma forma lúdica e divertida. O espetáculo conta com a participação ativa do público que será convidado a colaborar, ora narrando e comentando ora fazendo a banda sonora. Uma viagem feita em conjunto com o público porque nas palavras Homero: “leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho”.

23 fev 10H30 BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO M/6 entrada gratuita

* Iniciativa integrada na Semana da Leitura FICHA TÉCNICA: Texto: a partir de “A Odisseia” de Homero. Criação: Jorge Loureiro e Leonor Barata. Interpretação: Leonor Barata. Produção: 1Bigo – artistas e eventos.

35


JAN/FEV • 2019

LEI TU RAS DE CONTO A CONTO

11 JAN 21H30 MOINHO DE BAIXO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS SANGUINHEDO

adultos/famílias inscrições gratuitas em: servicoeducativo@ cm-stirso.pt ou 252 833 428

36

Luís Correia Carmelo Uma sessão de contos é, antes de mais, uma oportunidade para saborear palavras e imagens outras, pensamentos na forma de histórias. Que histórias? Contos do arco-da-velha, fábulas do tempo em que os animais falavam, mas também lendas de terras distantes e próximas, mitos antigos do Norte e do Sul, histórias de amor, de ódio, de sonhos e desencontros. Tudo depende dos “ouvidores”: para pequenos, histórias grandes que não cabem em si; para os acham que já são grandes, histórias que parecem pequenas, mas que dizem muito; para muitos, histórias divertidas e espampanantes; para poucos, histórias intimistas e próximas; para gente madura, histórias cheias de tempo e raízes; para amantes, histórias lentas e mornas. Aí reside o encanto de uma sessão de contos: na relação entre contador e ouvinte, no tempo que a palavra de boca a ouvido permite, na singular cumplicidade do olhar.


crianças

CI NE MA ATIVIDADES EM FAMÍLIA — PAIS & FILHOS CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

público geral inscrição gratuita em: centrocultural@cm-stirso.pt ou 252 870 020

HOME: A MINHA CASA

DIVERTIDA-MENTE

de Tim Johnson

de Pete Docter, Ronaldo Del Carmen

12 JAN • 16H00

09 FEV • 16H00

Num futuro não muito distante, o planeta Terra é invadido por uma raça alienígena chamada boov. Apesar de bem-intencionados e relativamente amistosos, os boov pretendem um novo sitio para morar. Por esse motivo, todos os humanos são capturados e transferidos para um lugar deserto.

Já alguma vez olhaste para alguém e te perguntaste o que se passaria dentro da sua cabeça? Divertida-mente (Inside out), da Disney Pixar, é uma história verdadeiramente repleta de emoções e uma extraordinária viagem ao interior da mente. 2015, 94‘

2015, 94‘

37


38

visitas

JAN/FEV • 2019


visitas

39


JAN/FEV • 2019

27JAN 10H00 > 13H00

PROJECTO ONLY TRY COLLECT MOMENTS NOT THINGS

público geral 2,50€ inscrição em: santotirso@cm-stirso.pt | turismo@cm-stirso.pt ou 252 830 411

EXPERIMENTAR TECER EM TEAR MANUAL

15 > 17 FEV SANTO TIRSO

FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DE SANTO TIRSO

público geral

Visita à oficina de trabalho, em Santa Cristina do Couto, da Mentora Maria Teresa Martins para experimentar o seu tear. Ponto de encontro: Loja Interativa de Turismo

Patanisca de bacalhau e arroz de pato são, respetivamente, a entrada e o prato principal da ementa oficial. Para sobremesa aconselha-se a degustar o pudim Condessa Aldara. À iniciativa aderem 27 restaurantes, que oferecem um copo de vinho da região e 10 por cento de desconto na refeição, bem como seis empreendimentos turísticos, com desconto de 10 por cento no alojamento nas noites de sexta e sábado.

27 FEV 10H00 > 12H00

só para profissionais do turismo inscrição gratuita em: santotirso@cm-stirso.pt | turismo@cm-stirso.pt ou 252 830 411

PROGRAMA ISCO

VISITA: FÁBRICA DE SANTO THYRSO Ponto de encontro: Loja Interativa de Turismo

visitas mmap/miec mais informações em: museus@cm-stirso.pt público geral inscrição gratuita em: museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410

VISITAS GUIADAS

PARQUE ESCULTÓRICO

VISITAS ORIENTADAS

ARTE – ARQUEOLOGIA – ARQUITETURA 23 FEV

SANTO TIRSO. ENCONTROS DO PATRIMÓNIO Visita: ROTA DO ROMÂNICO

PROGRAMA: 15H00 – Conferência sobre o Românico no Norte de Portugal (Dr. José Augusto) 16H00 – Saída com destino a Roriz 16H30 – Visita guiada ao Mosteiro de Roriz 17H30 – Regresso ao MMAP/MIEC

40


visitas

programa rondas mais informações em: turismo@cm-stirso.pt público geral inscrição gratuita em: santotirso@cm-stirso.pt | turismo@cm-stirso.pt ou 252 830 411

Este é um programa regular, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e decorre no último sábado de cada mês. PAVILHÃO DESPORTIVO MUNICIPAL

26 JAN 10H00 > 13H00

HORTO DA CIDADE

23 FEV 10H00 > 13H00

41


serviços educativos

JAN/FEV • 2019

42


serviรงo educativo

43


JAN/FEV • 2019

04 > 08 FEV ESCOLAS DO CONCELHO DE SANTO TIRSO alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário entrada gratuita

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO: INTERNET MAIS SEGURA Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Santo Tirso, pretende aliar-se às comemorações do Dia Internacional da Internet Mais Segura, que se realiza a 5 de fevereiro. Estão previstas sessões de sensibilização sobre os perigos da internet dirigidas aos alunos do nosso concelho.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO mãos à obra... 10H00 inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428 08 E 22 JAN

OFICINA LÚDICO-PEDAGÓGICA EXPLORANDO OS SENTIDOS

15 E 29 JAN

OFICINA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA CONSTRUIR UM PUZZLE

05 E 19 FEV

OFICINA DE CULINÁRIA CULINÁRIA

12 E 26 FEV

OFICINA DE CIÊNCIA DARWIN

M/4

M/4

M/4

M/4

44


serviço educativo

cinema 10H00 inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428 02 E 23 JAN

CANTAR

09 e 30 JAN

A VIDA SECRETA DOS NOSSOS BICHOS

06 E 20 FEV

TROLLS

13 E 27 FEV

A DAMA E O VAGABUNDO

M/4

M/4

M/6

M/12

de Garth Jennings • 2016, 109’

de Chris Renaud e Yarrow Cheney • 2016, 83´

de Walt Dohrn e Mike Mitchell • 2017, 92’

de Walt Disney • 2001, 92’

hora do conto 10H00 inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428 03 E 17 JAN M/4

O PEQUENO COELHO E O BONECO DE NEVE MÁGICO de Catherine Walters

10 E 24 JAN

ATÉ AS PRINCESAS DÃO PUNS

07 E 21 FEV

O CASAMENTO DO GALO PINTO

14 E 28 FEV

O LOBO QUE QUERIA TER UMA NAMORADA

M/4

M/4

M/4

de Ilan Brenman; Ilustração: Lonit Zilberman.

de Juan Alfonso Belmontes; Ilustração: Natalie Pudalov.

de Orianne Lallemand; Ilustração: Éléonore Thuillier.

45


JAN/FEV • 2019

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES oficinas 10H30 inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428 16 E 30 JAN

OFICINAS DE INVERNO

13 FEV

OFICINA DO DIA DOS NAMORADOS

27 FEV

OFICINA MÁSCARAS DE CARNAVAL

M/4

M/4

M/4

cinema 10H00 inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428 07 E 21 JAN

O GRILO FELIZ

14 E 28 JAN

HAPPY FEET 2

04 E 18 FEV

ENTRELAÇADOS

11 E 25 FEV

SHREK PARA SEMPRE

M/4

M/6

M/4

M/6

46

de Walbercy Ribas • 2001, 79’

de George Miller • 2011, 95’

da Disney • 2011, 97’

de Mike Mitchell • 2010, 89’


serviço educativo

hora do conto 10H30 inscrição gratuita em: servicoeducativo@cm-stirso.pt ou 252 833 428 09 JAN

ABRIGOS

23 JAN

A ARCA DO É

06 FEV

NÃO FIZ OS TRABALHOS DE CASA

20 FEV

LIVRO DOS MEDOS

M/6

M/4

M/6

M/4

de Adélia Carvalho; Ilustração: Maria Remédio.

de Ana Margarida de Carvalho; Ilustração: Sérgio Marques.

de Davide Cali; Ilustração: Benjamin Chaud.

de Adélia Carvalho; Ilustração: Marta Madureira.

MIEC oficinas inscrição gratuita em: museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410

19 JAN 15H00 > 17H00

OFICINAS FAMILIARES BONECO DE NEVE, QUE NEVE NÃO TEM

14 FEV 15H00 > 17H00

OFICINAS FAMILIARES PEÇA A PEÇA

08 FEV > 05 MAI

OFICINAS DE ESCULTURA

08 FEV > 05 MAI

OFICINAS DE ARQUEOLOGIA Oficina Escolar: SARAPINTAR

famílias

famílias

1º ciclo ao ensino secundário Oficina Escolar: Origami

jardim de Infância ao 1º ciclo

47


Em agosto encerra aos sábados

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES Rua Santo Honorato, 220 4795-114 Vila das Aves T 252 870 020 centrocultural@cm-stirso.pt Seg a Sex 09H00 – 17H30 Sáb 14H30 – 18H30

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO Quinta de Geão 4780-733 Santo Tirso T 252 833 428 biblioteca@cm-stirso.pt Seg a Sex 09H00 – 19H00 Sáb 14H00 – 18H00

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO Praça 25 de Abril 4780-373 Santo Tirso T 252 830 400 santotirso@cm-stirso.pt www.cm-stirso.pt

FÁBRICA DE SANTO THYRSO Rua Dr. Oliveira Salazar, 88 4780-453 Santo Tirso T 252 809 120 invest@cm-stirso.pt

> 14H30 – 18H00

CENTRO INTERPRETATIVO DA FÁBRICA DE SANTO THYRSO Rua Dr. Oliveira Salazar, 88 4780-453 Santo Tirso T 252 830 400 Seg a Sex 09H00 – 13H30

de abril a outubro

CENTRO INTERPRETATIVO DO MONTE PADRÃO Rua do Castro do Padrão Lg. de Quinchães, 137 4780-282 Monte Córdova T 252 857 303 Ter a Sex 09H00 – 18H00 Sáb e Dom 14H00 – 19H00

PAVILHÃO MUNICIPAL DE SANTO TISRO Rua do Picoto 4780-521 Santo Tirso T 252 830 406 desporto@cm-stirso.pt Seg a Sex 09H00 – 23H00 Sáb 09H30 – 13H30

MUSEU MUNICIPAL ABADE PEDROSA Rua Unisco Godiniz 4780-363 Santo Tirso T 252 830 410 museus@cm-stirso.pt Ter a Sex 09H00 – 17H30 Sáb e Dom 14H00 – 19H00

MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA Rua Unisco Godiniz 4780-363 Santo Tirso T 252 830 410 museus@cm-stirso.pt Ter a Sex 09H00 – 17H30 Sáb e Dom 14H00 – 19H00

LOJA INTERATIVA DE TURISMO Largo Coronel Batista Coelho, 54 4780-370 Santo Tirso T 252 830 411 turismo@cm-stirso.pt Jan a Mai / Set > Dez Ter a Sex 09H00 – 17H30 Sáb 09H00 – 14H00 Jun a Ago Ter a Sex 09H00 – 19H00 Sáb e Dom 09H00 – 14H00

> 16H15 – 22H00 Sáb 09H00 – 12H00 > 16H15 – 17H45 Dom 09H00 – 11H15

PISCINA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO Rua do Picoto 4780-521 Santo Tirso T 252 830 406 desporto@cm-stirso.pt Seg a Sex 08H00 – 12H30

> 14H30 – 17H00

INVEST SANTO TIRSO Fábrica de Santo Thyrso Rua Dr. Oliveira Salazar, 88 4780-453 Santo Tirso T 252 809 120 invest@cm-stirso.pt Seg a Sex 09H30 – 12H30

POLÍCIA MUNICIPAL Central de Transportes Rua das Rãs, Loja 2 4780-536 Santo Tirso T 252 830 485

Distribuição Gratuita

Tiragem 30 mil exemplares

Edição Câmara Municipal de Santo Tirso

Agenda Municipal de Santo Tirso Janeiro/Fevereiro Edição 07 • 2019

FICHA TÉCNICA


Profile for Município de Santo Tirso

Agenda Municipal janeiro/fevereiro de 2019  

Agenda Municipal janeiro/fevereiro de 2019  

Advertisement