Revista de Urbanismo e Meio Ambiente 2019.2

Page 42

Composição Camadas que compõem o piso laminado

O piso laminado é apresentado em placas (ou réguas), compostas de fibras ou partículas de madeira.

1.

Balanço – essa é a camada inferior do piso laminado, a que fica em contato com o contra piso. Ela ajuda a manter o piso estável e também o protege contra possíveis danos da umidade. É fabricada em material maleável, que pode ser sintético ou kraft

2.

Substrato – essa é a camada mais grossa do piso, sua parte principal. Fabricada em MDF, HPP ou HDF, que são extratos de madeira, geralmente triturada e prensada para formar placas. É nessa camada que estão localizados os encaixes do tipo macho e fêmea que vão estabilizar e fixar o piso. O substrato também é a camada que torna o piso laminado resistente a impactos.

3.

Lâmina decorativa – essa camada é aquela visível do piso laminado, o que garante o seu aspecto de madeira nobre. É essa camada que determina o estilo do piso sua aparência e visual. A lâmina decorativa pode se fabricada com um filme de madeira ou então com material impresso. Essa variação depende do fabricante escolhido e da linha de laminado também.

4.

Overlay – A camada de overlay é que encerra o piso laminado. Ela é a superfície do piso, que fica em contato com o meio externo, que sofre danos e que recebe a limpeza diária. Trata-se de uma película muito resistente que suporta abrasão, e com isso previne danos como arranhões e riscos no laminado.

42| UFRJ| FAU | Urbanismo e meio ambiente | 2019.2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.