Issuu on Google+

Projeto "Santo de Casa Faz Milagre" Este projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Uberlândia, e consiste na realização de uma exposição coletiva de trabalhos de 10 (dez) artistas visuais. O título do projeto "Santo de Casa faz Milagre", dialoga com a utilização de uma casa como espaço expositivo e com o objetivo de promover artistas locais, criando condições físicas para divulgarem e venderem seus trabalhos a preços acessíveis, impulsionando o mercado artístico da cidade. A exposição será realizada em uma casa onde o mobiliário e objetos do ambiente doméstico serão produzidos pelos próprios artistas, dispostos juntamente com algumas peças já existentes, como armários de cozinha, fogão, geladeira e televisão. A ideia é criar um simulacro de uma casa repleta de objetos artísticos dispostos nos cômodos: sala, banheiro, cozinha e quarto. A exposição estará aberta à visitação durante o período de um mês, em horários de funcionamento diversos, sendo que haverá datas nas quais irá funcionar no período noturno e nos finais de semana, facilitando desta forma, o acesso para quem trabalha em horário comercial. O projeto propõe uma ação educativa como mediação cultural, na qual atuará um coordenador do setor de Arte Educação, apoiado poreducadores mediadores. Como contrapartida, serão realizadas visitas orientadas para turmas de estudantes do ensino fundamental e ciclos de palestras com os artistas expositores. Todas

informações

sobre

facebook.com/projetosantodecasa.

o

projeto

estarão

disponíveis

na

página


REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO Podem inscrever-se no Projeto Santo de Casa Faz Milagre artistas residentes na cidade de Uberlândia, MG, maiores de 18 anos. As inscrições poderão ser feitas de 01/05 a 01/06/2014 através do preenchimento do Formulário de Inscrição e Anexos, disponíveis no fim deste regulamento. O artista deverá atentar-se para o prazo final de envio – dia 01/06/2014. Inscrições após esta data serão desconsideradas. Serão aceitas somente inscrições individuais que dialoguem com a temática do projeto. A inscrição deverá ser encaminhadas para o email:projetosantodecasa@gmail.com. O Formulário de Inscrição e Anexo III deverão ser enviados como arquivos de texto (doc.). Os Anexos I e II poderão ser enviados nos mais diversos tipos de arquivos que forem necessários. Qualquer dúvida sobre a inscrição, a proposta e informações sobre o projeto, envie email para projetosantodecasa@gmail.com. DA SELEÇÃO Serão selecionados 10 artistas para a exposição. Além dos 10 selecionados, serão nomeados 2 artistas suplentes caso algum dos selecionados não cumpra com os prazos estipulados pelo projeto. O resultado contendo o nome dos artistas selecionados será divulgado na página do projeto no dia 16 de junho de 2014, a partir das 14h. DAS PROPOSTAS Os artistas poderão apresentar propostas para um único cômodo, ou para vários cômodos

ao

mesmo

tempo,

contendo

memorial

descritivo

(texto,

ilustrações,

especificações e detalhamento dos objetos ou maquete virtual e especificações da montagem). O artista poderá visualizar as fotos do local da exposição e consultar a planta baixa do local na página de divulgação do projeto na página "Santo de Casa Faz Milagre" no Facebook. Recomendamos que o mesmo visite o local, devendo agendar horário de acordo com a disponibilidade do responsável pelo espaço nos seguintes dias: segunda-feira, terçafeira, quarta-feira, quinta-feira e sábado das 14h às 17h. Contato: 34 9198-4040 (Paulo Faria). Local: Rua Johen Carneiro 367, Lídice, Uberlândia, MG.


DAS OBRIGAÇÕES DO PROJETO SANTO DE CASA FAZ MILAGRE Cada artista receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 700,00 (passíveis de dedução de imposto municipal) o qual deverá ser usado na confecção dos trabalhos a serem expostos. Os artistas receberão o valor integral referente à venda de seus trabalhos. O projeto se compromete a fornecer divulgação através da assessoria de imprensa. A direção do projeto irá definir a expografia coletiva dos trabalhos, podendo assim solicitar alterações na disposição sugerida nas propostas dos selecionados. Não nos responsabilizamos por danos que os trabalhos venham a sofrer durante o período de montagem e exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza, caso sintam necessidade. DAS OBRIGAÇÕES DOS PARTICIPANTES Residir na cidade de Uberlândia. Preencher e assinar o termo de compromisso da exposição (em anexo), que deverá ser encaminhado junto com o formulário de inscrição. Entregar as obras e material informativo necessário dentro dos prazos estipulados pela Comissão Organizadora do Projeto Santo de Casa Faz Milagre. Assumir as despesas referentes ao transporte de envio e retorno das obras. O participante deverá retirar as obras no prazo máximo de 5 (trinta) dias após o término da exposição. Terminado este prazo, o Projeto Santo de Casa Faz Milagre estará isento de responsabilidade sobre as obras, dando-lhes o destino que lhe convier. O transporte, montagem e desmontagem das obras são de responsabilidade dos artistas. O valor da ajuda de custo deverá ser usado para a confecção das obras apresentadas no projeto. Os trabalhos deverão ser vendidos a preços acessíveis, estabelecidos em acordo entre os artistas e a produção do projeto. Fazer parte do ciclo de palestras em data a ser confirmada com antecedência, onde discorrerá sobre sua trajetória profissional e o mercado de trabalho em que atua, apontando suas estratégias de sobrevivência artística. O ciclo de palestras será aberto ao público em geral e acontecerá no local da exposição. Comunicar com antecedência, quaisquer alterações que por ventura vierem a acontecer na produção da obra a ser exposta.


CRONOGRAMA A previsão de execução da exposição será durante o mês de agosto, sendo assim, os artistas selecionados devem realizar suas propostas, tendo como data de entrega das obras, o mês de julho de acordo com o agendamento definido pela produção do projeto. Inscrições: 01/05/2014 a 01/06/2014; Avaliação das propostas: 01/06/2014 a 16/06/2014; Divulgação da seleção dos artistas selecionados: 16/06/2014; Entrega das obras: previsto para julho de 2014; Montagem: 2 semanas anteriores à abertura da exposição; Exposição: previsto para agosto de 2014; Duração da exposição: 30 dias; Desmontagem: semana posterior ao fim da exposição.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO APRESENTAÇÃO Descrição objetiva e clara da proposta que pretende realizar para na exposição deste projeto. Explanar uma síntese da proposta, apontando um breve histórico do “seu objeto” de exposição, descrevendo sua ideia de realização, quantos trabalhos pretende expor, valor de venda de cada trabalho, destacando quais cômodos da casa serão utilizados e quantos trabalhos deverão ser produzidos. METODOLOGIA Detalhamento de execução de cada etapa da proposta, destacando desde o processo de produção até a montagem na exposição, constando um plano de trabalho com informações sobre a expectativa dos custos e prazos para confecção dos trabalhos. É preciso enfatizar quais circunstâncias favorecem a sua execução, apontando como foram ou serão desenvolvidos, além de informar a viabilidade de execução financeira e cronológica. Atenção: todas propostas devem ter o mês de julho como previsão de entrega e montagem, pois a exposição será aberta no mês de agosto.

ANEXO I Imagens coloridas do projeto, respectivamente identificadas contendo: título, técnica, materiais, dimensões e ano. Caso a proposta seja de trabalhos ainda não produzidos, apresentar croqui ou um projeto visual. Para as propostas não convencionais (instalação, multimídia, montagem especial ou novas mídias), anexar memorial descritivo com as especificações do espaço a ser ocupado (dimensão, altura, número de paredes), apresentando planta baixa ou maquete digital do projeto. Poderá enviar quaisquer outros materiais digitais para elucidar a avaliação.

ANEXO II Portfólio artístico atualizado.


ANEXO III TERMO DE COMPROMISSO Nome Completo: Nome Artístico: Data de Nascimento: Nacionalidade: Cidade de Nascimento: Cidade onde reside atualmente: CPF: RG: Endereço: Cidade: Estado: País: CEP: Telefone Fixo: Celular: E-mail: Ao inscrever minha proposta declaro, para os devidos fins, estar ciente do Regulamento do “Projeto Santo de Casa Faz Milagre” contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Uberlândia, MG.


Regulamento e Ficha de Inscrição