Issuu on Google+

ano

2 Destaques Santa Suzana

jornal da paróquia

anta Suzana

Ordenação sacerdotal do Padre Denis.

06

jan.|fev. 2011

Cáritas em Ação

Confira a agenda da Cáritas para 2011 e veja balanço das atividades nos últimos meses de 2010. 04

palavra do pároco

Giro pelas Pastorais

Queridos amigos,

Fique por dentro das atividades dos jovens da Paróquia de Santa Suzana.

02

“Deus é paciente para com os mortais e sobre eles derrama a sua misericórdia.” (Eclo 18,9)

Mais um ano o Senhor nos concedeu para a nossa salvação. Mais

Esta paciência é um modo próprio do nosso Criador de fazer com que

Na família, no trabalho,

sua Santa Vontade prevaleça sobre a dos homens. O adágio popular é ver-

na escola, na sociedade e,

dadeiro quando diz: “para tudo há um tempo certo”. Deus espera... Aí está a

de modo muito especial,

força da liberalidade divina; e para nós, que como peregrinos caminhamos,

na Igreja, nossa Comuni-

um momento oportuno para realizarmos a Obra do Pai.

dade Familiar, poderemos

Este ano da Graça de nosso Senhor – 2011 – pode ser esse “tempo opor-

abreviar o tempo da “Civi-

tuno” de que nos falam as Sagradas Escrituras e que nos oferece a perspec-

lização do Amor”! Venha

tiva de construirmos um mundo novo. A ninguém foi dado ser excluído

trabalhar conosco nesse

dessa Graça; portanto, cabe-nos frutificá-la em boas obras. Nesse sentido,

sonho que poderá ali-

sabemos por experiência própria que o ano sempre se inicia com a pro-

mentar nossa vontade na

messa de novos projetos, de novas metas, etc. Porém, sabemos também que

direção do Amor, do ver-

muitas vezes, ao chegar o fim do ano, nada foi feito... O que houve? Qual foi

dadeiro Amor que é nosso

o problema de fundo que impediu a consecução dos nossos anseios? Vonta-

Salvador Jesus Cristo!

de houve, mas... Penso que não basta somente a vontade; é preciso também

Quero desejar a todos

ter um ideal, um sonho mesmo, a motivar a vontade. Digo sonho porque,

vocês, meus queridos fi-

para o Povo de Israel, a Terra Prometida foi o grande sonho realizado pelo

éis paroquianos, um ano

Senhor. Lembremos que ao longo de 40 anos no deserto muitas foram as

verdadeiramente

dificuldades, desafios, tentações e quedas, porém, nunca arrancaram de

çoado, ou, como dizia

seus corações feridos o sonho, a esperança da Terra Prometida. Nesse senti-

acima, um Ano da Gra-

aben-

do, para nós, cristãos, Jesus Cristo também prometeu algo que é tão grande

ça do Senhor! Coragem,

uma vez o Senhor

e tão sublime que “o que Ele preparou para os que o amam é algo que os

amigos! “O Senhor é nos-

pacientemente

olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais

sa Rocha, nosso Refúgio

pressentiu”! (1Cor 2, 9). E vejam, meus amigos, “a nós, Deus revelou esse

e Fortaleza”! (cf. Sl 61).

mistério através do Espírito. Pois o Espírito sonda tudo, mesmo as profun-

Não nos deixemos abalar

dezas de Deus”! (id. 2,10).

pelas vozes contrárias...

vem nos conduzir no caminho da santidade. Ele nos trata com carinho e compaixão

É nesse espírito de fé e esperança na Santíssima Vontade do Senhor, na

Com carinho...

sua promessa de Vida Eterna que será certamente cumprida em nossas vidas, porque “Ele é Fiel” (1Cor 10,13), que convido todos vocês a caminharem ao longo deste ano de 2011. E mais... Juntos poderemos ir mais longe!!!

Pe. Manoel C. Viana Neto


giro pelas Pastorais

Jovens: a face alegre da Igreja PASTORAL DOS JOVENS

Eles formam um grupo de mais ou menos 25 jovens. Entretanto, possuem uma atuação tão intensa na Paróquia de Santa Suzana que parecem ser um grupo muito maior. Eles estão à frente da catequese do Crisma, do Grupo de Oração, do Ministério de Música, do Momento de Jesus e ainda fazem parte do Movimento Eucarístico Jovem Apostolado da Oração. Se você se cansou só de ler até aqui, saiba que os jovens ainda auxiliam, e muito, na liturgia das missas, e alguns deles são Ministros da Eucaristia. “Nosso desejo é fazer parte da vida da Igreja. Sentimos que aqui é a nossa casa. Não basta ir à missa. É preciso viver em comunidade”, afirma Carolina Pampolha, uma das jovens que coordenam o Crisma na Comunidade Imaculada Conceição. Veja cada uma das atividades dessa animada juventude! 02

Crisma A catequese do Crisma na Comunidade Imaculada Conceição passou a ser coordenada pelos jovens em 2001. De lá para cá, muitos jovens revezaram-se na condução das turmas e o Crisma tornou-se um celeiro de vocações: boa parte dos que hoje trabalham em prol da comunidade teve o desejo de servir a partir da experiência com Deus durante os encontros do Crisma. Em 2011, algumas mudanças deverão ocorrer para que a catequese seja ainda mais profunda e rica. Com duração de um ano, os encontros serão realizados nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, das 15h às 18h, encerrando com a Santa Missa. “Os encontros são bastante dinâmicos e partimos de um diálogo aberto com os jovens, pois conhecemos bem a sua realidade. Durante a catequese do Crisma, eles podem refletir sobre a importância da religião e como a Igreja pode ser inserida em sua vida”, conta Ligia Passos, uma das coordenadoras da catequese do Crisma.

“Meus pais sempre procuraram educar eu e meus irmãos na fé católica. Apesar disso, depois que fizemos a 1ª Eucaristia, deixamos de frequentar a Igreja. Quando chegou a idade de fazer o Crisma, conheci pessoas da Paróquia. Sentia no coração que tinha de cursar a catequese e ser crismada. Foi no Crisma que me encontrei, que me descobri. Vi que podia levar uma vida muito melhor do que imaginava. Passei a fazer parte do Ministério de Música. Hoje sou Ministra da Eucaristia. A transformação em minha vida ocorreu em todas as áreas: tenho uma relação melhor e mais íntima com os meus pais. No trabalho e na faculdade, tudo melhorou. Sou aquilo em que acredito em todos os lugares que frequento.” Jaciara Cerqueira, 22 anos. Cursa engenharia na Faculdade Anhembi-Morumbi

>> Data para inscrições: os interessados devem procurar a

secretaria da Paróquia até o dia 19 de fevereiro >> Coordenadores: Ligia Passos Cardillo, Débora Ramires,

Carolina Pampolha, Marcela e Flávia Diniz >> Horário: 1º, 3º e 5º sábado do mês (quando houver),

das 15h às 18h >> Local: Comunidade Imaculada Conceição

Acima, jovens no reencontro do Crisma Ao lado, crismandos da Paróquia Santa Suzana em maio de 2010


Você conhece o caridoso? Um porquinho simpático. Esse é o caridoso, por meio do qual os jovens arrecadam fundos para suas atividades. Em 2011, uma das missões do caridoso é conseguir verba para que pelo menos seis jovens da pastoral participem da Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI, que será realizada em agosto, na Espanha. Fique atento, pois, além do caridoso, os jovens estão preparando diversas ações, como venda de camiseta, doces e trufas para arrecadar recursos. Seja um benfeitor dessa juventude!!! Em maio de 2007, os jovens da Paróquia estiveram presentes no Pacaembu para ouvir as orientações do Papa Bento XVI a essa geração cheia de desafios (na foto ao lado)

Momento com Jesus “Durante a catequese do Crisma, somos despertados ao serviço à comunidade. Mas nem todo mundo tem vocação para trabalhar no próprio Crisma ou no Grupo de Oração, por exemplo. O Momento com Jesus foi um serviço que surgiu do desejo de cuidar das crianças durante as missas. Muitas ficam dispersas e não entendem o que significa aquele ritual”, afirma Juliana Passos Kirsten, coordenadora do Momento com Jesus. Durante as missas, uma dupla de jovens cuida de crianças de 3 a 8 anos (que não estejam na catequese) com o objetivo de ensinar sobre a vida de Jesus de forma lúdica e envolvente. “Utilizamos recursos como quebra-cabeça e material gráfico, entre outros, para levar as crianças a ter uma vivência com Jesus”, conta Juliana.

E mais...

Ministério de Música Três jovens comandam o Ministério de Música, que tem a missão de animar, além da missa das 9h aos domingos, as atividades coordenadas pela juventude, como Crisma e Grupo de Oração. “Também trabalhamos em conjunto com os outros Ministérios da Paróquia quando há missa solene”, afirma Jaciara Cerqueira, uma das integrantes do Ministério. >> Horário: missa aos domingos – Imaculada Conceição (9h)

Os interessados em participar do Ministério de Música podem procurar os jovens antes da missa ou no Grupo de Oração. Os ensaios ocorrem, em geral, antes das missas.

>> Coordenadora: Juliana Passos Kirsten >> Horário: missa aos domingos –

Imaculada Conceição (9h) e Santa Suzana (11h) Os interessados em ajudar na condução do Momento com Jesus podem procurar a Juliana. Atualmente, existem sete jovens à frente desse trabalho e a ideia é fortalecer a equipe em 2011.

Grupo de Oração “Sempre fui à Igreja mais por imposição da minha mãe do que por vontade própria. Entretanto, com o Crisma foi diferente. Passei a ir aos encontros porque queria, desejava. Minha fé, que até então estava adormecida, despertou. Hoje vou a Igreja por minha própria vontade. Passei seis meses no Canadá e, apesar de frequentar a Igreja lá, sentia falta da alegria dos jovens daqui. Tanto que participava do Grupo de Oração via Skype. Procuro lembrar de Deus em tudo o que eu faço. Tenho princípios que muitos jovens não têm, e isso para mim faz muita diferença.”

Realizado desde 2003, o Grupo de Oração nasceu do desejo dos jovens de aprofundaremse na vida espiritual. “O grupo começou a ser conduzido pelo casal Carina e Osvaldo, que na época também estava à frente do Crisma, e hoje conta com a participação de cerca de 20 pessoas. Apesar de ser conduzido pelos jovens, o grupo de oração é aberto para todos que desejam ter uma experiência com o Senhor. Recebemos muitos jovens de outras paróquias, como a São Bento do Morumbi”, afirma Ligia. Durante os encontros, são realizados momentos de oração, partilha e louvor.

Os jovens fazem parte do Movimento Eucarístico Jovem Apostolado da Oração e se reúnem todas as primeiras sextasfeiras do mês, às 20h, na Comunidade Santa Suzana para a missa do Sagrado Coração de Jesus. “Trata-se de um dos momentos em que mais experimentamos a graça e o Amor de Deus por nós. Conquistamos muitas graças nessa missa. Vale muito a pena participar”, conta Ligia Passos. Grupo de Jovens, que ainda está estruturando suas atividades em 2011, é coordenado por Mariana Akemi. Liturgia e Ministério da Eucaristia – os jovens auxiliam nas missas por meio de comentários, leituras, acolhidas e distribuição da Eucaristia

Gustavo Raguzzani, 21 anos. Cursa administração no Mackenzie >> Coordenadores: Ligia Passos Cardillo e Patrícia Raguzzani >> Horário: quarta-feira, das 20h30 às 22h >> Local: Comunidade Imaculada Conceição

Anualmente, os jovens realizam eventos para arrecadar recursos para atividades, como retiros

03


10/02 >>

11/02 >>

Prova de seleção para o Projeto Aprendiz – português

Provas de seleção para o Projeto Aprendiz – matemática e atualidades

cáritas

em Ação

Festa de confraternização O evento de confraternização

Cáritas se despede

e recebeu os aplausos da

da Cáritas, realizado em dezembro,

garotada! A festa terminou com

reuniu beneficiários, voluntários

um almoço preparado com

e benfeitores para festejar as

todo o carinho por Terezinha

conquistas de 2010, que não foram

e Dona Lúcia e com o apoio

prepara para os

poucas! Na ocasião, os jovens

da voluntária Verenice. “Nosso

desafios de 2011!

do Projeto Aprendiz receberam

almoço resumiu as nossas

os certificados de conclusão

conquistas e desafios em 2010:

do módulo Mini-Empresa,

voluntários ajudando a servir

concedidos pela organização sem

os beneficiários e beneficiários

fins lucrativos Junior Achievement

servindo uns aos outros à

e subsidiado pela empresa Alcoa.

medida que terminavam sua

de 2010 com muitos motivos para comemorar e já se

Alimentos As 160 famílias dos beneficiários receberam uma sacola cheia de alimentos para a comemoração do Natal

Um verdadeiro show de cultura

refeição. O serviço ao próximo e

e arte tomou conta da festa: jovens

a doação de si mesmo marcaram

dirigidos pela coordenadora do

nossas atividades ao longo do

Projeto Ponto de Arte, Cida Lemos,

ano. São essas atitudes que nos

e seu assistente, Rodrigo Murata,

deixam felizes e nos dão ânimo

encenaram o nascimento de Jesus.

para seguir em frente”, conta

O grupo Abadá-Capoeira fez uma

Dona Ione, vice-presidente

apresentação alegre e descontraída

da Cáritas.

Natal no clube Cerca de 80 jovens beneficiários da Cáritas participaram de uma Festa de Natal no Clube Alto de Pinheiros, acompanhados pela equipe da organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Aryran.Os jovens curtiram as dependências do clube, assistiram a uma peça de teatro e ganharam presentes. Presentes Todos os beneficiários receberam uma sacola de Natal com itens como roupas, produtos de higiene pessoal, brinquedos e guloseimas. A entrega dos presentes foi realizada no último dia de atividades da Cáritas, com a presença do Papai Noel.

Crianças durante a festa de confraternização de fim de ano

Muito

obrigado!

As comemorações

Equipe do Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Banco Matone

natalinas da Cáritas foram

Sr. Luiz da Padaria Gato D’Ouro II

um sucesso graças ao

Grupo do Cenáculo Imaculado Coração de Maria

empenho e à dedicação de

Grupo do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

muitos voluntários. Aqui vão

Colégio Guilherme Dumont Villares

aniversariante Maria Eduarda – Fernanda e

os nossos agradecimentos

Condomínio Portal do Morumbi

André Martins –, que fizeram a festinha de

a pessoas que fizeram a

São Paulo Futebol Clube

sua filha no Buffet Infantil My Party – Jardins.

diferença:

Pão de Açúcar Portal

A pedido dos pais, os convidados doaram

Benfeitores: Dória, Eduardo Figueiredo, Milton Jung e o casal Paula e André Agradecimentos especiais aos pais da

alimentos e panetones em lugar de presentes.

04


Agenda de fevereiro 14/02 >>

15/02 >>

21/02 >>

Início das atividades para as crianças de 7 a 14 anos

Início do atendimento do Salão de Beleza ao público (a preços convidativos)

Início das atividades do Projeto Aprendiz

O ano de 2010 foi marcado por grandes conquistas! As fotos abaixo retratam alguns importantes momentos da Cáritas

Se você quer ser um voluntário ou benfeitor de Cáritas, procure a secretaria da Paróquia Santa Suzana (veja contatos na pág. 8) ou a Dona Ione, na própria Cáritas, Rua David Ben Gurion, nº 777 - Vila Campo Belo - CEP 05634-001 Tel.: 3501-4491.

PROJETOS PARA 2011

Novas manicures e cabeleireiras 35 alunas do Salão de Beleza-Escola concluíram o curso profissionalizante. As manicures receberam o certificado de conclusão do curso e as cabeleireiras receberam o diploma registrado no Sindicato das Escolas de Cabeleireiros (Sindescab) que lhes permite não só exercício pleno da profissão, como também abrir seu próprio salão.

Concurso de Redação no Banco do Brasil A Gestão de Pessoas (Gepes) do Banco

“Frequento a Cáritas há três anos. Estou aprendendo várias coisas, como informática, português, inglês, ed. física e língua portuguesa com enfoque em cidadania, entre outros temas. Na aula da Mamé, aprendi como lidar com os problemas da vida e também como ser um cidadão do bem. Além disso, estou aprendendo a me comportar como um verdadeiro ser humano e sabendo diferenciar o bem do mal.” Luiz Eduardo Pereira de Araujo, 14 anos, 7ª série da escola E.E. Maria Zilda Gamba Natel

Ser Cidadão

– observância às regras de convivência em todas as atividades e permanência na Cáritas

Vamos Salvar o Planeta – tema

sociopedagógico unificado com foco no meio ambiente

Ver e Sentir – visita a museus

Aprendiz – projeto reformulado para 2011 com a formação de duas turmas no ano

Ponto de Cultura

– reunindo teatro, artes e oficinas

Ondas da Cidadania –

do Brasil promoveu um concurso de redação na semana da Consciência Negra, de 15 a 20 de novembro. Raquel Cristina Santos Correa, beneficiária da Cáritas Santa Suzana e Jovem Aprendiz do BB, foi uma das vencedoras. Parabéns, Raquel!

diferentes modalidades de esporte

Programa Aprendiz de Serviços Bancários é reconhecido

patrocinado pelo Itaú Social, por meio do Funcad

A Cáritas de Santa Suzana recebeu uma boa notícia em dezembro: o Ministério do Trabalho e Emprego validou o curso Aprendiz de Serviços Bancários, que havia sido suspenso, para se adequar à nova legislação. Trinta jovens da Cáritas participaram do antigo projeto como Adolescente Trabalhador no Banco do Brasil e seis ainda continuam trabalhando até outubro, quando vence o contrato de dois anos. Os novos contratos terão início em breve e os jovens serão Aprendizes de Serviços Bancários.

Capoeira, Cultura e Cidadania Projeto de teatro – Quem conta um Conto encanta um pouco – projeto

Familiando –

atendimento das assistentes sociais às famílias

Sonhar acordado

– com um grupo de universitários duas vezes ao ano, no 1º e no 2º semestre

Desperta talentos – reforço

de alfabetização e matemática, artes e informática Kumon – matemática, contando com a parceria do Instituto Cândido.

05


destaques

Santa Suzana

Ordenação sacerdo Em dezembro, quatro jovens, entre eles o neossacerdote Denis, que auxilia o Padre Manoel na Paróquia de Santa Suzana, foram ordenados na Catedral da Sagrada Família pelas mãos de Dom Luiz Antonio Guedes, bispo da Diocese de Campo Limpo. Confira!

“Minha grande emoção foi no momento da unção das minhas mãos, quando minha mãe tirou a faixa de minhas mãos e fui para o meio do povo... Assim, minha família me entregou definitivamente para a Igreja, isto é, para o Povo de Deus.” Pe. Denis (na foto, entre os seus pais)

06

Você já participou de alguma cerimônia de ordenação sacerdotal? Se ainda não, vale a pena fazer um esforço em uma próxima oportunidade. A missa de ordenação de um padre é um dos momentos mais ricos e tradicionais da liturgia da Igreja Católica Apostólica Romana (veja quadro). Em dezembro, os paroquianos de Santa Suzana tiveram a oportunidade de prestigiar o Padre Denis em sua ordenação. “O momento mais emocionante foi o da unção

das mãos dos neossacerdotes, que foram amarradas e beijadas por todos os padres presentes. Depois, as mães desses jovens desamarram suas mãos, que são apresentadas a toda a Igreja. Nessa hora, tivemos a nítida sensação de que aquelas mãos passaram a ser o vínculo entre Deus e sua comunidade”, conta Camila Duarte, paroquiana de Santa Suzana presente na missa de ordenação. Os jovens padres foram homenageados pela multidão que acompanhava todo o rito,

por meio de faixas e cartazes. “Senti a presença do Espírito Santo durante toda a cerimônia, mas a minha maior emoção foi no momento em que desamarrei as mãos ungidas do meu filho, entregando-o à Igreja. Ele já tinha vocação para ser padre desde a minha barriga. Eu não era católica e, com cinco meses de gravidez, senti vontade de comungar e me converter”, afirma Arlene Sampaio Oliveira, mãe do Padre Denis.

Você sabia? O presbítero (também chamado de padre ou sacerdote) é aquele que recebe o Sacramento da Ordem em seu segundo grau. O primeiro grau refere-se ao diaconato, e o terceiro, ao de bispo. A ordenação do sacerdote está ligada à tradição da Igreja cuja origem pode ser encontrada no evangelho de Mateus (16, 18-19) quando Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro. E sobre essa pedra edificarei a minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.


otal

Os padres da Diocese de Campo Limpo recebem os neossacerdotes

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Natal e Ano-Novo Missa de

reúne paroquianos

Paroquianos reuniram-se no dia 11 de dezembro para celebrar o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. “A chuva impediu a nossa procissão, mas não nos impediu de rezar e de estarmos reunidos em comunidade”, afirmou o Padre Manoel.

C

erca de mil pessoas participaram das celebrações de Natal e Ano-Novo na quadra da Cáritas. Destaque para a homilia do padre Denis, que emocionou muitos paroquianos durante a missa de Natal.

07


agende-se

Programe-se

Conte a sua história. Este espaço é seu! Mande sua história para a gente. Queremos conhecer os paroquianos de nossa comunidade!

ParticipE

Escreva para comunicacao@santasuzana.org.br ou deixe seu depoimento com foto na secretaria da Paróquia. Participe deste jornal, que é feito para você!

fev. >> Dia 19, das 10h às 12h Inscrição para o Batismo (Com. Imac. Conceição) >> Dia 24 das 20h às 21h30 Conselho Foranial de Pastoral - CFP (Paróquia São Bento) • Anúncio de Início de Curso do Caminho Neocatecumenal (A definir) >> Dia 27, das 11h às 12h30 Missa de Envio - Pastoral Catequética (Com. Santa Suzana)

mar. >> Dia 04, das 20h às 22h30

cantinho

da Família

Estar com Deus é fundamental

Encontro de Preparação para o Sacr. do Batismo (Com. Imac. Conceição)

>> Dia 09 (Cinzas) 8h - Com. Imac. Conceição; 19h30 - Com. Santa Suzana >> Dia 12, das 10h às 12h Batizados (Com. Imac. Conceição

>> Dia 13, todas as missas Abertura da Campanha da Fraternidade. Tema: Fraternidade e Vida do Planeta

>> Dia 16, as 20h CPP (Gazebo da Com. Sta Suzana)

>> Dia 17, das 10h às 12h Padres da Forania Morumbi (Paróquia São Bento)

>> Dia 19 • Solenidade de São José 11h - Instalação do Seminário Redemptoris Mater do Caminho Neocatecumenal (Catedral da Sé)

>> Dia 22, das 20h às 21h30 Economato Paroquial (Com. Imac. Conceição)

“F

azemos parte da comunidade desde 1998, quando, passeando pelo clube do São Paulo, ouvimos música no salão de festas e, curiosos, entramos. Estava tendo um louvor. Nossos filhos adoraram. Nos apresentamos ao Padre Manoel e no outro domingo estávamos lá, dispostos a trabalhar, a fazer parte da comunidade. Sempre buscamos mostrar aos nossos

filhos que estar com Deus é fundamental para a nossa vida. E que deveríamos buscá-lo nos sacramentos, na convivência da comunidade, na oração e manifestá-lo em nossas atitudes. Aí, nessas atividades em contato com o Senhor, Ele fez sua parte e nossos filhos aos poucos foram sendo cativados. Nossa comunidade vive conosco a questão da saúde do nosso filho,

>> Dia 24 das 20h às 21h30 - Conselho Foranial de Pastoral - CFP (Paróquia São Bento)

• Anúncio de Início de Curso do Caminho Neocatecumenal - 1ª e 2ª Comunidades (Paulinas) - De 24 a 27

missas

Renato. Faz quatro anos que juntos rezamos pela restauração da saúde dele. Muitas vezes, quando nos enfraquecemos, sentimos a força que vem da oração da nossa comunidade. Durante esse tempo, descobrimos que a fé só existe quando subimos juntos com Cristo na cruz. A comunidade é a nossa escada que facilita a subida e nos sustenta firmes até a vitória. Por isso, agradecemos a todos os nossos irmãos da Paróquia por sua poderosíssima intercessão. Todos estão presentes nos nossos corações e orações diariamente. Sem vocês, amigos e irmãos, nós jamais conseguiríamos vivenciar a nossa fé com tanta esperança.” Célia Mancini, esposa de Sérgio e mãe de Mariana e Renato

Siga a linha e descubra qual dos alimentos Jesus disse que era o melhor

Escolha a alternativa correta: O que Salomão pediu a Deus?

A-) Coragem ( ) B-) Paciência ( ) C-) Sabedoria ( ) D-) Alegria ( )

Resposta: Bíblia Sagrada

Comunidade Imaculada Conceição De terça-feira a sexta-feira: 8h Sábado: 18h • Domingo: 9h e 18h Comunidade Santa Suzana Domingo: 11h e 19h30 Comunidade São Paulo Apóstolo (S.P.F. Clube) – Domingo: 10h Comunidade N. S. das Graças (Portal do Morumbi) – Domingo: 18h Comunidade Sta. Terezinha (Portal da Cidade) – Sábado: 18h

po Passatem

Sérgio, Célia, Mariana e Renato Mancini. Célia e Sérgio trabalham no Encontro de Casais com Cristo e são catequistas, entre outras atividades. Renato atua no Grupo de Jovens da Paróquia. A família participa unida das missas dominicais.

Com. Santa Suzana: Rua David Ben Gurion, 777 Quadra da Cáritas: Rua David Ben Gurion, 777

08

Resposta: C) Sabedoria

Com. Imaculada Conceição: Rua Paulo Sérgio de Macedo, 197

O Jornal da Paróquia Santa Suzana é uma publicação bimestral de distribuição gratuita. Pároco: Manoel Correa Viana Neto. Animadores da Pastoral da Comunicação: Renato e Camila Duarte. Edição e Jornalista Responsável: Letícia Tavares (MTb 36.620). Reportagem: Maurício Chiavolotti, Renato e Camila Duarte. Revisão: Rachel Reis. Colaboraram nesta edição: Paulo Haddad e Mariana Mancini. Edição de arte: 107artedesign. Impressão: Gráfica Taboão. Tiragem: 1.500 exemplares, Secretaria Paroquial Santa Suzana: (11) 3742.4754.


Santasuzana nº2