Issuu on Google+

número

15

anta Suzana Boletim da paróquia mar.abr. | 2013

“Mas Deus, rico em misericórdia, pelo imenso amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos por causa dos nossos pecados,

palavra do pároco

deu-nos a vida com Cristo. (É por graça que fostes salvos!). E ele nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Cristo Jesus!” (Ef 2,4-6)

Caros Paroquianos, M

ais uma vez somos convidados a voltar nossos olhos, ouvidos e corações para o centro de nossa fé: a Páscoa da Ressurreição de nosso Senhor. De fato, tudo converge para esse tempo precioso do Ano Litúrgico, e dele recebe toda potência transformadora para nossa vida cristã ao longo do ano. Não é à toa que todos os domingos renovamos nossa esperança no Mistério Pascal na Igreja, na Eucaristia e na vida... A Santa Quaresma nos ajudou a preparar para esse momento: o jejum, a oração e a caridade nos levaram concretamente a buscar o caminho da conversão ao Senhor. Nesse tempo singular a Igreja propôs para todos nós uma tomada de posição frente às solicitações do mundo mergulhado na lama do pecado. Chamou-nos à consciência que somente uma vida centrada em Deus pode fazer frente ao relativismo moral, ao egoísmo, ao individualismo, enfim, à vida vazia de sentido... Mas Cristo ressuscitou, irmãos! Esta é a verdade que anunciamos à plenos pulmões. Esta é a nossa grande alegria! Nesse sentido, viver plena, consciente e frutuosamente o Tempo Pascal é tributar ao Senhor todo louvor e adoração, porque “Ele fez

maravilhas conosco” (cf. Sl 98,1); sua “Misericórdia é eterna” (cf. Sl 136,1ss); sua promessa foi cumprida em Jesus Cristo para a nossa salvação! Isto quer dizer que nem a morte, nas suas diversas modalidades, nem o pecado, no seu amplo espectro, puderam vencer a vida, a esperança, o amor... Não, irmãos! Jesus Cristo tomou sobre si nossos Pecados e entrou por nós na Morte, para sair vitorioso. Assim, se aprendemos na Santa Quaresma que somente em Jesus Cristo podemos ter Vida, então aí sim, experimentaremos na Páscoa a Vitória de Jesus em nossas vidas... Seremos vitoriosos com nosso Mestre: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (cf. Rm 8,37). Irmãos amados do Senhor, viver a Páscoa é já experimentar os sinais da Vida em Plenitude; é poder amar e perdoar plenamente; é praticar a caridade, a gratuidade, indistintamente; é criar na família, na comunidade eclesial, na sociedade um espaço de comunhão fraterna; é encontrar um sentido concreto para a vida alicerçado na esperança da Vida Eterna, do Céu, não como utopia, mas como realidade factível. Nesse sentido, convido todos vocês a viverem esse Tempo jubiloso voltados para o nosso Mestre, que na

Igreja, na nossa Igreja Católica – tão perseguida e massacrada com calúnias, difamações e cinismos –, nos convida a renová-la, bem como a nós e o mundo: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (cf. Rm 12,2). O Tempo Pascal se encerra com a solenidade de Pentecostes. São 50 dias de caminhada rumo à plena maturidade da nossa fé que se torna adulta com a força do Espírito Santo em nós! Assim, neste Ano da Fé, busquemos nos aprofundar ainda mais no conhecimento de Deus e de sua Igreja (nossa Igreja!), através da Palavra de Deus e o Catecismo da Igreja Católica. Enfim, irmãos, como consequência dessa fé autêntica e comprometida com o Reino de Deus, convido a se associarem na construção de nossa Igreja Matriz através da participação na Campanha do Metro Quadrado. Ajude-nos a concretizar este nosso sonho! Precisamos do engajamento e o empenho de todos! Que Deus os abençoe neste tempo e os faça crescer em sabedoria e graça! Em Cristo Jesus! Pe. Manoel Corrêa Viana Neto

Pastoral do Batismo

03

Cáritas em Ação

04

Jornada Mundial da Juventude

07


Colabore nessa obra: Seja um benfeitor e contribua para que o Complexo Paroquial saia do papel! Você pode solicitar o recebimento de boletos mensais na secretaria da Paróquia ou depositar valores na conta bancária: Banco Bradesco, agência 2861-4, conta corrente 10.300-4.

Nosso

GIRO pelas Pastorais Pastoral DA LITURGIA

Futuro

Notícias do Complexo Paroquial Na virada do ano, aproveitando o período de férias da Cáritas, foram realizadas as obras para transferir as atividades da Cáritas para a quadra de esportes. Por ser uma instalação temporária (até que o prédio esteja pronto), foi dada uma solução de baixo custo, reaproveitando o que foi possível das instalações anteriores (portas, janelas, telhas, vigas, etc)”, conta Sebastião Burin. Alguns paroquianos apoiaram a mudança com mão-de-obra para movimentação de containers e obras na área externa ao redor da quadra e outros doaram máquinas. A movimentação marca o início das obras do complexo. A próxima etapa será a escavação, a execução das fundações e o levantamento da estrutura, de modo a ter o subsolo completo e coberto. Se tudo der certo, esperamos iniciar as escavações em Maio. Até lá, vamos realizar sondagens complementares e desmontar os containers que não têm mais condições de uso. Alguns que ainda podem ser utilizados serão preservados para montar o canteiro de obras”, afirma Burin. O grupo de paroquianos que trabalha com a captação de recursos, está buscando doações junto a empresários para a obra da Cáritas. Temos tido boas conversas. Mas precisamos ainda de mais benfeitores. Contamos com a ajuda dos paroquianos para indicar empresas ou benfeitores pessoais que poderiam colaborar com recursos financeiros ou com material de construção (neste momento, especialmente aço e concreto armado)”, diz Burin.

Campanha do metro quadrado

Liturgia: o ministério de leitor nas assembléias

Por Pe. Jefferson

A Liturgia da Palavra é uma celebração. Por isso, é necessário que se note que celebramos a Palavra, como depois a Eucaristia. Ser leitor é um serviço importante dentro da assembléia. Os que o realizam devem estar conscientes que não estão proclamando suas próprias palavras, mas a Palavra de Deus que convida o Seu povo a celebrar o memorial de Salvação do Seu Filho muito amado que se realiza plenamente na Eucaristia. Portanto, para que a assembléia tenha um intenso amor pelo pão da Palavra e pelo pão da Eucaristia é necessário que cada leitor se empenhe com responsabilidade no seu ministério e se prepare muito bem antes de proclamar cada leitura proposta pela liturgia.

seja um leitor O curso para formação de leitores é realizado na 1ª quarta feira do mês, das 20h às 21h30, na Cáritas. Para mais informações, procure a secretaria da Paróquia. O curso é coordenado pela paroquiana Maria Lúcia.

Enquanto as obras da Cáritas estão começando, a Paróquia está fazendo caixa com a campanha do metro quadrado para começar, em 2014, a construção da Matriz e do Centro de Pastoral. Para participar, preencha o formulário na secretaria paroquial ou com os ministros durante as missas.

comemoração da Páscoa Quinta-feira Santa: missa do lava-pés e instituição da Eucaristia

Sábado Santo: vígilia Pascal na espera da ressurreição de Jesus Celebração da Paixão de Cristo com beijo da cruz e procissão com meditação da via sacra

02


Pastoral do Batismo

Pastoral familiar

Batismo sacramento de iniciação Cristã Você sabe o significado do Batismo? Por que uma criança deve ser batizada? Tire essas e outras dúvidas na entrevista abaixo, realizada com a paroquiana Clê – animadora da Pastoral do Batismo

1 O que é o sacramento do Batismo? O batismo é o sacramento da iniciação cristã, sinal eficaz da graça de Deus. Foi instituído por Cristo e confiado à Igreja. Por meio dele, nos é dada a vida Divina. É, portanto, sinal sensível da graça de Deus, promessa feita na aliança com os homens que comunica a força, e, é uma ponte entre Deus e os homens. Pelo batismo fazemos a nossa adesão a Deus e passamos a integrar a família de Deus.

2 Como fazer para batizar uma criança na Paróquia de Santa Suzana? É preciso fazer a inscrição no dia determinado pela paróquia (no terceiro sábado do mês) e participar do encontro de pais e padrinhos. Aos paroquianos fazemos uma visita apostólica de acolhida na comunidade.

3 Como é feita a visita apostólica?

anote

A visita apostólica é uma acolhida das famílias na comunidade, onde é apresentado todo trabalho existente na comunidade para casais casados na

Igreja. Já para os casais de união estável que têm condições de legitimar sua união damos apoio e encaminhamento. Quanto aos casais de segunda união, em alguns casos em que é possível pedir nulidade do casamento também damos orientação. Apresentamos, ainda, as pastorais existentes e os horários das missas.

4 E o Encontro de pais e padrinhos? O que é? A preparação de pais e padrinhos é feita por cerca de 4 horas com o objetivo de conscientizá-los da responsabilidade de batizados na família, na Igreja e na sociedade.

5 Quais os critérios que devem ser utilizados para fazer a escolha dos padrinhos? A escolha dos padrinhos deve ser feita com seriedade tendo em mente que eles serão tão responsáveis quanto os pais na transmissão da fé. Eles devem dar, com os pais, testemunho maduro de fé e de participação na igreja.

a) certidão de nascimento da criança. b) certidão de matrimônio religioso dos pais e padrinhos – se os pais não forem casados na Igreja, os padrinhos devem ser casados na igreja. c) comprovante de residência dos pais da criança, e o comprovante de participação do encontro de pais e padrinhos.

Mudanças (para melhor) no EPVM! A

partir do próximo semestre, o Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial (EPVM) passará por uma mudança: os noivos participarão de oito encontros mais uma Missa de Ação de Graças. As preparações, que antes eram realizadas em apenas um dia, ocorrerão sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h30, durante os meses de setembro e outubro. O objetivo da mudança é permitir que os noivos tenham a oportunidade de refletir mais sobre cada um dos temas apresentados e que ao final estejam ainda mais preparados para o compromisso que deverão assumir com seu cônjuge e com Deus para toda a vida. “Estamos esperançosos de que os noivos atenderão a esse chamado para viver a vocação matrimonial com mais dedicação e espiritualidade”, conta Rosana e Sandro, coordenadores do EPVM. 03


Brechó Chic

Local: Gazebo da Santa Suzana Data: 11 de maio das 10h às 16h. Artigos novos e semi-novos com preços imperdíveis Organização: Filhas do Imaculado Coração de Maria e do Apostolado da Oração para as obras da Construção da Cáritas. Participem!

cáritas

em Ação

Novas instalações Quando os beneficiários da Cáritas voltaram das férias, novas instalações esperavam por eles. A mudança realizada em tempo recorde só foi possível devido à dedicação e ao comprometimento da equipe envolvida na montagem dos ambientes. “Ficou ótimo. Ganhamos um espaço claro e arejado. Ficou tudo perto e a estrutura ficou bem funcional. Agradecemos o empenho de todos!”, afirma Ione, vice-presidente da Cáritas.

O bazar da Cáritas voltou Por conta da construção da sede provisória, o bazar da Cáritas entrou de férias. No dia 4 de março, as vendas foram retomadas com um grande estoque de roupas, calçados e utensílios variados. Você está convidado a conferir e comprar. O bazar é o celeiro da Cáritas, responsável por 50% das despesas.

Cáritas doou os móveis excedentes Com as novas instalações móveis, utensílios e outros materiais utilizados durante 12 anos, não couberam em nossos espaços e foram doados para outras instituições que estão iniciando o seu trabalho. “Poder contribuir com outras entidades nos deixou muito felizes”, conta Ione.

04


Dez jovens maiores de 18 anos que passaram por todas as etapas de treinamento na Cáritas já estão no mercado de trabalho. Eles fazem curso de inglês na Cáritas, aos sábados, e depois, se reúnem com o voluntário Daniel para discutir empreendedorismo, postura, mercado de trabalho, ética e moral. Em breve, este grupo apoiará os colegas aprendizes Iniciantes.

Visita à Bovespa

Atividades em 2013

Vinte jovens do Projeto Aprendiz do Banco do Brasil visitaram em março a sede da BOVESPA na companhia da Profª Mônica, coordenadora do curso. Foram muito bem recebidos, visitaram muitas dependências e participaram de algumas palestras e simulações. Foi um dia de grande vivência no mercado financeiro.

Iniciamos o ano com um grande plano pedagógico apoiado em dois projetos: Desperta Talentos que engloba Matemática KUMON, Sonhar Acordado, Preparando para o Futuro, Quintal, e Catequese e Aprendiz com ênfase em Aprendiz de Serviços Bancários e Empreendedorismo. Além disso a Cáritas continua contando com a parceria da Escola Graduada, com uma variedade de atividades tais como: esportes, lazer, reforço escolar, iniciação musical e curso de inglês. As turmas de Empreendedorismo também estão em atividade aos sábados.

Prêmio BB Mafre Em março, a Cáritas Santa Suzana, representada pela Clélia e Marila, participou de uma animada festa na Seguradora BB Mapfre no Centro Empresarial. O evento foi realizado para comemorar o resultado de uma campanha solidária entre seus funcionários de todo o Brasil. Carolina, jovem que passou sua infância e adolescência na Cáritas, é hoje, funcionária da seguradora, e estava presente no evento. Na ocasião, ela deu um emocionante testemunho e afirmou: “a Cáritas é um lugar de resultados”.

Outra parceria importante é realizada com o Colégio Nossa Senhora do Morumbi com atividades diversas: esportes, lazer, artes, teatro de fantoches e outras, para crianças de 6 a 8 anos. O projeto Cavalo Mágico também é destaque, voltado para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, prevendo criação artística, construção de textos referentes à língua portuguesa e dramatizações por meio de contação de histórias.

05


destaques

Além dos jovens que irão para a Jornada, a Paróquia de Santa Suzana receberá mais de 200 jovens de outros países na chamada préjornada – que antecede a JMJ no Rio. Durante uma semana, eles ficarão hospedados em casas de paroquianos e participarão das catequeses antes de partir para o Rio. Será um momento único de espiritualidade e troca de experiências!

Santa Suzana

Venha fazer o Se você já fez o Encontro de Casais com Cristo, indique um casal

ECC! Nos dias 14, 15 e 16 de junho, será

“Depois do ECC nos unimos ainda mais e ganhamos novos e maravilhosos amigos” Mara e José Antonio

realizado o XII Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Santa Suzana. Será um momento especial e de uma experiência profunda de Deus. No ano passado mais de 20 casais participaram do ECC. Entre

eles, o casal Mara e José Antonio. “O Encontro significou o nosso fortalecimento espiritual em todos os sentidos. Passamos a ir à missa todos os domingos. Aprendemos coisas maravilhosas a cada Eucaristia e nos fortificamos para superar os problemas. Estamos conseguindo passar por eles com mais tranquilidade. Recentemente, num check-up, foi encontrado um carcinoma no Zé Antonio. Ficamos aflitos, mas com a graça de Deus, está em um lugar fácil de retirar. Se isso tivesse acontecido antes do ECC, sem dúvida, meu marido estaria revoltado. Mas com a fé fortalecida tudo está diferente. Temos a certeza de que Deus está conosco e que vamos superar essa dificuldade”, conta Mara, que faz um convite: “casais, façam o ECC. Desejamos que vocês sintam o que estamos sentindo. Que tenham a experiência maravilhosa que tivemos”.

XII Encontro de Casais com Cristo: 14, 15 e 16 de junho Para fazer a sua inscrição ou indicar alguém, você pode mandar um email para fichas@santasuzana.org.br; deixar o seu nome na secretaria ou procurar os ministros nas missas. Se você for indicar alguém, fique atento às informações ao lado:

06

n Os casais devem ser de primeira união (mas não precisam ser casados na Igreja). Para os casais de segunda união, existe o Encontro Bom Pastor. n Você deve se certificar que os casais têm vontade de participar do Encontro e avisá-los de que casais da Paróquia irão procurá-los para preenchimento das fichas. n É importante deixar nome completo e telefone celular para que os casais sejam contatados com mais facilidade.


Jovens das paróquias da Diocese de Campo Limpo recebem o YOU CAT – catecismo da Igreja Católica escrito em linguagem jovem e que está fazendo sucesso entre a juventude

Jovens se preparam para a JMJ

Caridoso – o porquinho que vai ajudar os jovens a viajarem para o Rio de Janeiro

H

á cerca de dois meses, mais de 30 jovens da Paróquia de Santa Suzana se preparam para participar da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro. “Estamos trabalhando com um cronograma de atividades de preparação espiritual e estrutural do grupo”, conta Ligia Passos, animadora da Pastoral da Juventude na Paróquia. De acordo com Lígia, eventos da Paróquia e da própria Diocese fazem parte dessa agenda de preparação. “No Grupo de Oração já tivemos testemunho do Dunga e do Fred Oliveira, que nos fizeram sentir um pouco da maravilha que é uma Jornada aumentando ainda mais a nossa expectativa”, conta Lígia. Jovens do Crisma, Ministério de Música e Grupo de Oração estão se preparando juntos para o Encontro com o Papa Francisco no Rio. Para chegar até o Rio, há custos que precisam ser pagos. O grupo todo se uniu para ajudar os jovens que não podem pagar estas inscrições. Assim, o Caridoso (o simpático porquinho que ajuda nas arrecadações) voltou à cena no Domingo de Ramos. Ele recebe doações de qualquer quantia e nos acompanhará nas Missas até julho”, conta Lígia. Além do Caridoso, há também ações como venda de doces nas missas e um evento maior para toda a comunidade. Fique de olho nos avisos e contribua. “Temos uma gratidão sem fim por toda a ajuda”, afirma Lígia.

Guia Católico das Boas Maneiras

Como continuação do exemplar anterior, que nos introduziu à questão de Vestuário e Higiene, seguem algumas observações direcionadas aos ministérios da Igreja:

1

Para você que atua na Igreja (Ministro: Leigo, Animador, Ministro da Palavra, Ministro do Acolhimento e etc.) recomenda-se especial atenção a essas orientações. Seu traje deve harmonizar-se com a importância do ato que você pratica e com o decoro da celebração.Apresente-se sempre com roupas adequadas, limpas e discretas, devendo as mulheres ainda, excluir roupas sem mangas, transparentes e justas, sem unhas muito longas e esmalte de cor berrantes, por exemplo, criando assim, um visual compatível com o ministério que exercerá na comunidade. Para os fumantes, evitem fumar antes das celebrações. Assuma, enfim, um semblante sereno e feliz.

2

Se for apadrinhar um casamento, lembre-se de que traje de madrinha não é roupa de baile. Se for usar alça ou decote pronunciado, durante a celebração religiosa disfarce com um xale que combine com o seu vestido.

3

Para a realização de qualquer outro Sacramento (Batismo, Crisma, 1ª Eucaristia, Ordem), siga as instruções acima, pois essas celebrações também são solenidades ilustres.

4

No verão, usar roupas de tecidos leves (algodão, linho, seda), que absorvem a transpiração evitando o suor excessivo dentro da Igreja. Roupas leves, mas comportadas, pois a ousadia em decotes e cumprimentos, não vai ajudar a refrescar e ainda é imprópria ao ambiente religioso.

5

No inverno use blazer ou blusas de lã sobre roupas que poderão ser tiradas se for o caso.

6

As missas temáticas (Missa dos jovens, das crianças, dos idosos e etc.) e campais ou para milhares de pessoas ao mesmo tempo e em locais diversos: estádios, clubes, escolas, galpões e praias, o vestuário poderá adequar-se ao tema ou ambiente, conservando-se a postura. Como uma celebração religiosa é sempre um ato de fé que implica em alegria não se deve esquecer a seriedade e o respeito com o que se está celebrando. No próximo número abordaremos calçados e suas considerações.

Padre José no clero da Diocese de Campo Limpo “A

pós três anos de experiência pastoral na Paróquia de Santa Suzana, decidi pedir ao senhor Bispo a incardinação na Diocese de Campo Limpo, e fui aceito. De agora em diante pertenço a essa Diocese e prometo dar o melhor de mim para o bem de todos. Que Santa Suzana nos acompanhe”, conta Pe. José Bortolini. Os paroquianos ficam felizes com essa notícia e por poder contar com a contribuição do Padre José no pastoreio da comunidade.

Dia 15 de abril – aniversário do Padre José. Nesse dia, convidamos você a rezar uma Ave-Maria pela saúde do padre e em agradecimento à sua vocação!

07


Geziani, Paulo Rodrigo e Malu – “Nossa família é a Igreja Doméstica”, afirma Geziani

agende-se

Programe-se

ParticipE abril

cantinho

da Família

>> 15 (segunda)

>> 17 (quarta) Conselho Pastoral Paroquial (CPP) 20h – Cáritas

>> 21 (domingo) Quarto domingo do tempo Pascal. Domingo do Bom Pastor

>> 27 (quarta) Ceia Pascal Judaica 20h – Com. Imaculada Conceição

>> 28 (domingo) Cantina Santa Suzana – Festival das Massas 12h30 – Gazebo Santa Suzana

missas Comunidade Imaculada Conceição • De terça a sexta: 8h • Sábado: 18h e 20h (Caminho Neocatecumenal) • Domingo: 9h e 18h Comunidade Santa Suzana • sexta: 20h • Domingo: 11h e 19h30 Comunidade São Paulo Apóstolo (SPFC) • Domingo: 10h30 Comunidade N. S. das Graças (Portal do Morumbi) – Domingo: 18h Comunidade Sta. Terezinha (Portal da Cidade) – Sábado: 18h 1ª sexta d.o mês: Sagrado Coração de Jesus • 8h Imaculada • 20h Capela Sta Suzana 1º sábado do mês: Imaculado Coração de Maria • 8h Capela Imaculada Conceição

Secretaria Paroquial: (11) 3742.4754 secretaria@santasuzana.org.br Com. Santa Suzana: Rua David Ben Gurion, 777 Quadra da Cáritas: Rua David Ben Gurion, 777 Com. Imaculada Conceição: Rua Paulo Sérgio de Macedo, 197

08

Família transformada por Deus “Eu e Paulo estamos casados há qua-

se 15 anos. Dessa união, nasceram o Rodrigo, 10 anos, e a Maria Luiza, 7. Paulo e eu tínhamos visões diferentes sobre religião e atitudes também distintas em relação a frequentar as missas ou outros compromissos com a Igreja. Em 2006, morávamos em Fortaleza e tivemos um momento extremamente difícil: uma pessoa muito, muito amada passou por um gravíssimo problema de saúde. Nestas horas, é comum as pessoas procurarem novamente a Deus e conosco não foi diferente: nossa única esperança era Deus. Com a sua graça, tudo ao final deu certo. Neste momento, percebi que Paulo se rea-

proximou da Igreja, passou a ir a missa com certa frequência. Mas, em algum tempo, a frequência voltou a diminuir e tudo voltou ao que era antes. Em 2010, já morando em São Paulo, nosso filho Rodrigo foi matriculado na catequese. Nesta época Paulo andava bem individualista, se distanciando de mim e das crianças. Porém, num belo domingo, estávamos na missa no Clube São Paulo e como uma providência de Deus, o nosso querido Padre Manoel fez o convite para o Encontro de Casais com Cristo - ECC. Eu já queria ter feito o encontro no ano anterior, mas Paulo não se achava pronto. Neste dia, eu não falei nada, mas Paulo olhou para mim e perguntou: Quer fazer o encontro? Eu mais do que rapidamente fiz nossa inscrição, antes que ele desistisse! Fizemos o XI ECC e realmente podemos dizer que a nossa vida e nossa família foi mais uma vez tocada por Cristo. Nossa união se fortaleceu imensamente, construímos a nossa família como a Igreja Doméstica, com o Senhor entrando e permanecendo no nosso lar. Após o encontro, passamos a frequentar todas as missas dominicais, para ouvir a palavra e se alimentar espiritualmente. Fizemos amigos na comunidade e mensalmente nos reunimos com vários deles, para estudar e compreender a Palavra. O mundo não mudou e o mal e as dificuldades não acabaram. Mas podemos afirmar que nós mudamos e que a cada dia tentamos crescer na fé, crescer como família e nos esforçando para educar nossos filhos seguindo a Palavra de Jesus Cristo, nosso Senhor.” Geziane

Seja um benfeitor Junte-se a nós e seja um benfeitor do Boletim Santa Suzana. Para fazer sua contribuição procure a secretaria da Paróquia ou os animadores da Pastoral da Comunicação, Camila e Renato, nas missas.

po m e sat s a P

Benfeitores:

VARANDA Mundial Estacionamentos • ABPL Assessoria na Gestão e Administradora de Benefícios • Quintal 22 Agência de Comunicação Integrada • Aretta Cosméticos • Graziela e Paulo Domingues • •

Vamos colorir?

Aniversário natalício do Pe. José Bortolini

O Boletim da Paróquia Santa Suzana é uma publicação bimestral de distribuição gratuita. Pároco: Manoel Correa Viana Neto. Animadores da Pastoral da Comunicação: Renato e Camila Duarte. Edição e Jornalista Responsável: Letícia Tavares (MTb 36.620). Reportagem: Maurício Chiavolotti, Renato e Camila Duarte , Graziela e Paulo Domingues. Colaboradores: Gabriela e Joaquim Carqueijó. Edição de arte: 107artedesign. Impressão: Gráfica Taboão. Tiragem: 1.500 exemplares, Secretaria Paroquial Santa Suzana: (11) 3742.4754.


Santasuzana nº15