Page 1

RELATÓRIO DE VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO

Universidade de Fortaleza Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Projeto Arquitetônico I Professor: Brennand De Sousa Bandeira Aluno: Vilmar Medeiros Santana Machado


Tipo de imóvel - Residencial Local - Bairro de Fátima Rua Otávio de Castro – 792 Bairro Fátima Área: 3,225km² População: 23.309 Cliente – Brennand de Souza Bandeira

ANÁLISE DO ENTORNO Este relatório faz uma análise dos elementos da arquitetura urbana do Bairro de Fátima, com a finalidade de implantação de uma imóvel residencial em uma das vias coletoras do bairro, nas proximidades da Igreja de Fátima. O trabalho leva em conta a paisagem natural, os equipamentos mobiliários, os serviços, a paisagem cultural e a sociedade. O espaço em questão é circundado pelas avenidas arteriais, 13 de maio – Aguanambi - Borges de Melo - Luciano Carneio - Domingos Olímpio.


VIAS As vias do bairro são todas pavimentadas e seguem o formado tabuleiro de xadrez (arruamento em xadrez), com algumas exceções. As principais vias artérias são: 13 de maio, Aguanambi, Borges de Melo, Luciano Carneio, do Canal. O bairro possui também um bom calçamento e sinalização para veículos e pedestres e é dotado de toda infraestrutura, com redes de água, esgoto e energia elétrica.

QUADRAS E LOTES Embora o formato seja o arruamento Xadrez os terrenos variam em tamanho. As edificações são, em sua maioria, residências unifamiliares, com alguns edifícios de apartamentos residenciais.


INFRAESTRUTURA/SERVIÇOS O bairro possui uma boa infraestrutura de serviços, ao ponto de torna-lo praticamente independe do restante da cidade. Na área da saúde estão presentes várias clinicas, laboratórios, hospital e consultórios dentários. A parte gastronômica conta com bares, restaurantes, pizzarias, redes lanchonetes, padarias, sorveterias, etc. O bairro possui ainda grandes redes bancárias, delegacias de polícia, rodoviária, hotéis, pousadas, super e hipermercados, shopping center, correios, academias, igreja e praças.


USO E OCUPAÇÃO DO SOLO A região é caracterizada como um dos polos residências mais importantes da cidade e uma das áreas mais valorizadas atualmente. A igreja de Nossa Senhora de Fátima é o grande atrativo e uma das responsáveis pela expansão do mercado imobiliário no local. As edificações no bairro são, em sua maioria, antigas, que por sua vez estão aos poucos dando espaço aos prédios de apartamentos residenciais e comerciais.

GRUPOS SOCIAIS Os grupos sociais que se estabelecem no bairro têm características de média e alta renda, em sua maioria. A faixa etária é variada - IDH: 0,564


O SOLO/CLIMA O bairro é ligeiramente inclinado em direção aos riachos canalizados nas avenidas Aguanambi e do “Canal”. Embora esteja caminhando para verticalização o bairro ainda é praticamente horizontal e isso, o favorece em relação à ventilação e iluminação. As características propiciam a elaboração de projetos arquitetônicos baseados no aproveitamento dessas correntes naturais de vento. A iluminação natural também pode ser trabalhada com facilidade, uma vez que as interferências (obstáculos), nesse quesito são raras.


ANÁLISE DO TERRENO O terreno plano localizado próximo a uma das extremidades da quadra está posicionado de frente para a nascente e com fundo para o poente, o que pode ser bastante vantajoso na hora da elaboração de um projeto residencial, que necessita em seus serviços dessas duas situações. A posição do terreno somada às características do entorno trazem outros benefícios, dentre eles, o vento, que em áreas livres de obstáculos, como é o caso, circula com maior facilidade. A topografia favorecerá o projeto em todos os aspectos inclusive econômicos.

Fatima  

Levantamento fotográfico - Bairro de Fátioma

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you