Page 1

Newsletter n.º 41 | julho a dezembro de 2016

Editorial Caros munícipes, Decorridos três anos e após a noite de terror do dia 9 de agosto, em que fomos severamente atingidos pelos incêndios não tivemos mãos a medir para ajudar as pessoas com todos os meios ao nosso alcance. Após o “Grito de Alerta” na rede social Facebook, foram muitas as ajudas em roupas, alimentos e artigos de primeira necessidade que nos foram chegando de diversos anónimos e das Juntas de Freguesia de São Martinho e de Machico. A todos o nosso Muito Obrigado em nome da população atingida. Já foram recons truídas casas, outras aguardam o respetivo projeto de arquitetura na CMF para a sua construção efetiva, ficando em alojamento provisório pelo IHM. Na senda da continuidade da melhoria de qualidade de vida dos nossos fregueses, duplicámos o apoio aos medicamentos, às famílias carenciadas, na área da saúde aumentámos o cheque mensal dos medicamentos, baixando também a idade na sua atribuição. Colaboramos no apoio à natalidade e à reconstrução e reconversão das habitações através do programa “Preserva” (CMF) e pelo programa “Conserva” pela Junta de Freguesia. Desejo a todos os munícipes um Santo e Feliz Natal e que o ano 2017 seja a realização dos vossos sonhos. Um forte abraço deste Vosso representante que faz tudo o que pode para que a vida vos sorria melhor.

(Guido Gomes) Presidente

Reparação e reconstrução na freguesia

A Junta de Freguesia continua atenta à segurança da sua população e envida esforços para a limpeza, reparação e (re)construção de varandins, corrimãos, muros, veredas e acessos visando sempre a melhoria contínua na qualidade de vida dos seus munícipes e visitantes. Continuamos a proceder à pintura de todos os varandins e corrimãos da freguesia. Neste sentido, após avaliação junto das entidades competentes, a Junta de Freguesia procedeu à colocação de telha e pintura de paredes da habitação de uma família carenciada no norte da freguesia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desta família.

Cabaz Alimentar do Natal A exemplo de anos anteriores e após a aplicação de métodos criteriosos, a Junta de Freguesia procedeu à entrega de 150 cabazes alimentares alusivos à época natalícia que se avizinha, para as famílias mais carenciadas da freguesia de Santa Maria Maior. POLÓNIA 2017 - Oportunidade de descobrir o país do Santo Papa João Paulo II, visitanto Varsóvia, o santuário de Czestochowa, Wadowice, a terra natal de João Paulo II, o túmulo de Santa Faustina, a medieval Cracóvia e Auschwitz. Aproveite ainda para conhecer as maravilhosas paisagens da montanha de Zakopane. Mais informações na sua Junta de Freguesia pelo n.º 291 22 66 83.

1


Literatura, Pintura e Fotografia A Junta de Freguesia continua a promover as artes através dos concursos de Literatura, Pintura e Fotografia. Nesta edição de 2016, no passado dia 26 de setembro, os jurados atribuíram os seguintes prémios: XIV Concurso de Literatura “Castilho” 1.º classificado: "Levaste-me", de Valentina Patrícia Silva Ferreira; 2.º Classificado: "A Nossa História", de Paulo Francisco Gomes Branco; 3.º Classificado: "O Milagre de São Tiago", de Avelina Fernandes; Menção Honrosa: "A Lenda do Canto do Muro", de Odete de Freitas; Menção Honrosa: "Sangue por Água", de Óscar Gomes Fernandes.

Atividades Ensino do Yoga As aulas de Yoga - quintas-feiras das 19:00 às 20:00 horas, no Centro Cívico de Santa Maria Maior encontram-se em pré-inscrição. Inscreva-se e mantenha o equilíbrio entre a sua mente e o seu corpo. Aulas de Zumba Dirigidas a toda a população, as aulas de zumba encontram-se em pré-inscrição e realizam-se às segundas-feiras das 19:00 às 20:00 horas no Centro Cívico. Inscreva-se!

Hidroginástica XVI Concurso de Pintura 1.º classificado: “A Feira” José Inácio Baptista de Freitas

IX Concurso de Fotografia 1.º classificado"Fogo da minha Alma" Paulo Francisco Gomes Branco

XVI Concurso de Pintura “Criarte” 1.º classificado: "A Feira", de José Inácio Baptista de Freitas; 2.º classificado: "Imagem/Rosto", de Maria Noémi Figueira de Sousa; 3.º Classificado: "A Energia do Ser", de Luís Tomás Domingos Câmara; Menção Honrosa: "De Portugal para o Mundo", de Maria Irene Felizardo. IX Concurso de Fotografia “A nossa freguesia” 1.º classificado: "Fogo da minha Alma", de Paulo Francisco Branco; 2.º Classificado: "Meu Querido Mês de Agosto", de Nuno Rodrigues; 3.º Classificado: "Amor, música da Alma", de Mariana Moura Faria.

Realizadas no complexo de piscinas dos Salesianos, as aulas realizam-se às segundas e às quintasfeiras das 20:15 às 21:00 horas.

Informática para todos “Informática para todos” é um projeto de cariz educativo que visa a formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação. As aulas são organizadas de forma a que todos os alunos, independentemente da idade e freguesia, interajam com a tecnologia de forma fácil e divertida através de estratégias lúdicas, sociais e culturais. Em pré-inscrições: Iniciação (45 horas) Multimédia (39 horas)

583.º aniversário da freguesia No dia 25 de setembro a Junta de Freguesia celebrou a missa solene alusivo às comemorações do 583.º aniversário da freguesia de Santa Maria Maior, na igreja do Sagrado Coração de Jesus (Boa Nova), seguido de um pequeno convívio. Ficha Técnica

Internet (39 horas) Reciclagem (24 horas)

Fisioterapia A Junta de Freguesia promove classes de fisioterapia gratuitamente para toda a população. As sessões realizam-se às segundas e às quartasfeiras das 17:30 às 18:30 horas.

Propriedade | Direção | Edição | Revisão | Design | Paginação Junta de Freguesia de Santa Maria Maior Rua das Murteiras 25, B | 9060-199 Funchal Tel.: 291 22 66 83 | Fax: 291 22 66 91 Horário de expediente: 8:30-12:30 e 14:00-17:00 horas www.jf-stamariamaior.pt | stamariamaior@gmail.com Impressão: Tipografia Natividade | Tiragem: 8.000 exemplares

2

Universidade Sénior A Universidade Sénior de Santa Maria Maior realiza atividades de ensino, de formação, sociais, e de convívio com a finalidade de reativar e enriquecer a aprendizagem ao longo da vida. Inscrições abertas ao longo do ano.


Prova de Natação de Mar - “Saca”

A XXI Prova de Natação de Mar – José da Silva “SACA” em águas abertas realizou-se no pretérito dia 28 e Agosto com o percurso entre o cais do Funchal e o Complexo Balnear da Barreirinha contando com a participação de 100 atletas, federados e populares. Após a prova, decorreu a entrega de prémios e um almoço no referido Complexo. Agradecemos às entidades envolvidas, nomeadamente: Câmara Municipal do Funchal, Frente Mar Funchal, Associação de Natação da Madeira, Sanas e Capitania do Funchal.

Viagem de Catamarã organizada pela Junta de Freguesia No dia das comemorações da cidade do Funchal, 21 de agosto, a Junta de Freguesia promoveu a habitual viagem de catamarã. De salientar que todas as atividades promovidas pela Junta de Freguesia estão disponíveis para qualquer munícipe de qualquer freguesia. Esta atividade contou com a presença de cerca de 142 pessoas.

Universidade Sénior A Junta de Freguesia, em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira, promoveu, no dia 1 de outubro, mais uma edição da Prova de Atletismo, modalidade de estrada inserida no Madeira a Correr, seguida da entrega de prémios e convívio no Centro Cívico de Santa Maria Maior. Esta prova contou com a participação de 130 atletas populares e federados. Esta é uma prova de cariz popular e aberta a todos os interessados.

Decorreu no dia 24 de outubro no auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior, a cerimónia de abertura do ano letivo 2016/2017 da Universidade Sénior de Santa Maria Maior. Este evento contou com a presença do ilustre Secretário da Educação e Recursos Humanos, Dr. Jorge Carvalho, da palestrante Dra. Maria João Beja e do Dr. João Beja em representação do Presidente da Câmara Municipal do Funchal.

Na senda habitual, entre os dias 7 e 9 de outubro, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior realizou um passeio ao Porto Santo com estada no hotel Vila Baleira, contando com a participação de 150 munícipes.

3


Obras na freguesia de Santa Maria Maior

A Junta de Freguesia colocou uma porta no beco da Drogaria - rua Conde Carvalhal - para evitar que os toxicodependentes usem o local diariamente como espaço de consumo, permitindo desta forma o sossego e uma melhor qualidade de vida aos munícipes residentes na zona e nas proximidades.

A pedido dos moradores locais, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior colocou no beco do Pedro Lopes um varandim junto à zona mais íngreme da escadaria de modo a dar segurança às pessoas mais idosas daquela localidade.

Limpeza Ambiental No âmbito das suas atribuições e competências, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior mantém limpas veredas, becos, escadas, ruas, jardins e outras acessibilidades. Entre julho e setembro de 2016, a limpeza realizada pelos cantoneiros ao serviço da Junta de Freguesia abrangeu 13.420 kg de lixo e material orgânico.

Reconstrução de muro

A Junta de Freguesia procedeu à correção do varandim e ao arranjo do desnível do beco Luís Figueiroa Albuquerque de modo a facilitar o trânsito pedestre daquela via. “Ao ilustre Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, senhor Guido Marcelino de Mendonça Gomes, agradeço a vós e aos seus colaboradores a ajuda solicitada, a qual foi muito valiosa da vossa parte. Bem Haja! Com os melhores cumprimentos, Maria Odete de Jesus Rocha Garcia de Freitas Funchal, 1 de novembro de 2016.”

A Junta de Freguesia procedeu à reconstrução de um muro na estrada curral dos Romeiros danificado pelos incêndios de agosto de 2016.

4

News 41 julho a dezembro 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you