Page 1

Newsletter n.º 39 | Janeiro a março 2016

(Guido Gomes) Presidente

125

a baze

c

Caros munícipes, é com todo o prazer que me dirijo à população de Santa Maria Maior com o objetivo de vos pôr ao corrente de tudo o que temos feito durante estes 29 meses. Finalmente saímos de um Inverno atípico e eis que é chegada a Primavera, que marca uma etapa de um arranque de algumas obras há muito prometidas e não cumpridas por anteriores executivos. Refiro-me à vereda n.º 61 no caminho das Voltas que está neste momento em curso. Concluímos também o arranjo dos degraus e do corrimão na vereda do Valado e o varandim na vereda do Chão da Loba para além de arranjos em levadas, muros de paredes em pedra aparelhada e recuperação de tetos em habitações de famílias carenciadas. Tudo isto nos orgulha, de um dia termos chegado aqui e de nunca nos afastarmos dos compromissos que assumimos perante os nossos fregueses. No entanto, não deixo de afirmar que foi uma luta titânica para ultrapassar o bloqueio que elementos da oposição nos criaram para não admitir mais colaboradores. Também cumprimos com ajudas alimentares a muitas famílias carenciadas. Esta Junta tem sempre uma porta aberta com vista à solução do vosso problema. Um forte abraço desde vosso representante que está a tempo inteiro a fazer o melhor que sabe para que a nossa freguesia tenha uma melhor qualidade de vida no Funchal.

s

Editorial

Cabaz Alimentar da Páscoa

Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior atribuiu um Cabaz Alimentar na época da Páscoa. Através de métodos seletivos criteriosos foram atribuídos, no passado dia 18 de março, 125 cabazes a famílias carenciadas de Santa Maria Maior. Durante o mês de novembro, encontrar-se-ão abertas as inscrições para a atribuição do cabaz alimentar do Natal.

Bolsas de Estudo A Junta de Freguesia, consciente das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares, proporciona aos jovens socialmente mais carenciados a atribuição de bolsa de estudo para que possam aceder ou prosseguir os seus estudos no ensino superior. Este ano, além das três bolsas já atribuídas, a Junta de Freguesia permitiu o acesso a mais três bolsas de estudo que, após uma seleção criteriosa das candidaturas, contribuiu para o melhoramento ao acesso à educação.

Páscoa doce para crianças

Alusivo à época da Páscoa, a Junta de Freguesia ofereceu a alunos das escolas básicas com pré-escolar da freguesia um saquinho de amêndoas bem como ao Centro Comunitário do Canto do Muro, ao Infantário dos Louros e à Associação Abraço.

1


Atividades

Dia da Mulher

Ensino do Yoga As aulas de Yoga - quintas-feiras das 19:00 às 20:00 horas, no Centro Cívico de Santa Maria Maior encontram-se em pré-inscrição. Inscreva-se e mantenha o equilíbrio entre a sua mente e o seu corpo. Aulas de Zumba Dirigidas a toda a população, as aulas de zumba encontram-se em pré-inscrição realizam-se às segundas-feiras das 19:00 às 20:00 horas no Centro Cívico. Inscreva-se!

No passado dia 8 de março, a Junta de Freguesia promoveu um passeio alusivo ao Dia da Mulher pela ilha da Madeira para cerca de 100 cidadãos seguido de um convívio e almoço na Ribeira Brava.

Hidroginástica Realizadas no complexo de piscinas dos Salesianos, as aulas realizam-se às segundas e quintas-feiras das 20:15 às 21:00 horas.

Informática para todos “Informática para todos” é um projeto de cariz educativo que visa a formação nas Tecnologias de Informação e Comunicação. As aulas são organizadas de forma a que todos os alunos, independentemente da idade, interajam com a tecnologia de forma fácil e divertida através de estratégias lúdicas, sociais e culturais. Em pré-inscrições: Iniciação (45 horas) Multimédia (39 horas)

Internet (39 horas) Reciclagem (24 horas)

Fisioterapia A Junta de Freguesia promove classes de fisioterapia gratuitamente para toda a população. As sessões realizam-se às terças e às sextas-feiras das 17:30 às 18:30 horas.

Universidade Sénior A Universidade Sénior de Santa Maria Maior realiza atividades de ensino, de formação, sociais, de convívio e lazer com a finalidade de reactivar e enriquecer a aprendizagem ao longo da vida. Inscrições ao longo do ano!

Ficha Técnica Propriedade | Direção | Edição | Revisão | Design | Paginação Junta de Freguesia de Santa Maria Maior Rua das Murteiras 25, B | 9060-199 Funchal Tel.: 291 22 66 83 | Fax: 291 22 66 91 Horário de expediente: 8:30-12:30 e 14:00-17:00 horas www.jf-stamariamaior.pt | stamariamaior@gmail.com Impressão: Tipografia Natividade | Tiragem: 8.000 exemplares

2


Largo do Miranda Fontanário

Junta de Freguesia em números

João Miranda, um nome a reter. A Junta de Freguesia recebeu uma carta do senhor Pedro Miranda, a relatar a “estória” por detrás da denominação do fontanário, recentemente recuperado, situado no Largo do Miranda Choupana, que a seguir resumimos: “O meu nome é Pedro Ferdinando Miranda e sou o terceiro filho de João Miranda (Júnior) - 1904-1967, cf. fotografia acima -, o homem que deu o nome àquele largo. A história dos Mirandas da Choupana remonta aos fins do séc. XIX quando o meu avô, que também se chamava João Miranda, comprou o terreno, construiu a casa e para ali foi viver, altura em que a família Miranda começou a ser conhecida. Ali se situava a mercearia onde João Miranda (meu pai) começou a sua atividade de comerciante (1920) e onde um ano depois foi construído, no lado Sul do largo - em terrenos do seu pai -, o edifício para sua residência (rés do chão) e Mercearia no 1.º piso - ao nível da estrada. Costumo dizer que o largo do Miranda foi batizado pelo próprio povo, pela mercearia que ali se situava e que sobejamente era conhecida por ”Venda do Miranda”.

2.º Encontro pela Saúde Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de Freguesia realiza ações de sensibilização, atividades lúdico-desportivas, bancas informativas, rastreios, workshops e palestras sobre a temática da saúde. ”Amo-te, corpo. 2.º Encontro pela Saúde”, é uma iniciativa que visa promover uma melhor qualidade de vida e envelhecimento ativo num dia dedicado exclusivamente a si. Inserida no mês do coração, realizar-se-á no próximo dia 5 de maio entre as 9:00 - 12:30 e as 14:00 - 17:00 horas, no Centro Cívico de Santa Maria Maior, com entrada gratuita a toda a população. Cuide de si e visite a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

+ de 295 Bolsas de estudo

Alunos formados em informática

inscrições desde 2008

mais de 26 atividades desenvolvidas ao longo do ano

+ de150 obras desde outubro de 2014 (recuperação, pavimentação e reconstrução de muros, fontanários, varandins e corrimãos)

Recolha de Lixo A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior mantém limpas veredas, becos, escadas, ruas, jardins, e outras acessibilidades. Durante o ano 2015, a limpeza realizada pelos cantoneiros ao serviço da Junta, totalizou o valor de 46.140 kg de lixo.

3


Obras na freguesia A Junta de Freguesia, atenta à segurança da sua população, continua a envidar esforços para a limpeza, reparação e (re)construção de varandins, corrimãos, muros, veredas e acessos bem como à pintura de corrimãos já existentes na freguesia visando sempre a melhoria contínua na qualidade de vida dos seus munícipes.

Construção de grelha metálica para proteção dos transeuntes junto à igreja da Boa Nova com vista ao melhoramento das condições de segurança para os paroquianos da igreja Sagrado Coração de Jesus e escoamento das águas pluviais na estrada da Boa Nova.

de maio

14.30 horas Tema Livre Local Jardins do Almirante Reis

Reparação e reconstrução de muro em pedra aparelhada no beco do Valado.

XIV Concurso Travessa do Chão da Loba

Um conto, uma história, uma ideia, um instante...

Tema “Conte uma história...” Entrega de trabalhos 2 fevereiro a 31 de agosto de 2016

2016

XVI Concurso de Pintura

Diogo Goes

Irene Felizardo

Depois

Bruna Livramento

Antes

António Feliciano Rodrigues

Beco do Valado

TEMA “A nossa Freguesia”

ENTREGA DE TRABALHOS 2 fevereiro a 31 de agosto de 2016

ENTREGA DE PRÉMIOS

Antes

4

Depois

26 de setembro de 2016 Auditório do Centro Cívico de Santa Maria Maior

News 39 janeiro a março 2016  
Advertisement