Page 1

Goiânia, 17 de fevereiro a 8 de março de 2018.

Superintendência Geral busca parceria na SES­GO O incentivo concedido pelo Estado de Goiás à SCMG, dentro da assistência prestada à filantropia, onde se enquadra o hospital, foi discutido no dia 1º de março entre a superintendente­geral da Santa Casa e pró­reitora de Saúde da PUC Goiás, dra. Irani Ribeiro de Moura, e o secretário estadual de Saúde, o médico Leonardo Vilela.   Com a participação também do superintendente­técnico da unidade hospitalar, dr. Pedro Ivandosvick, o encontro teve como pauta, ainda, um projeto relacionado à residência médica da SCMG.   “O secretário Leonardo Vilela nos atendeu prontamente para ouvir nossas propostas e se mostrou sensível a esse esforço que a atual gestão tem feito para reestruturar a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia”, comentou Irani Ribeiro.  

Tem novidade nos murais Um novo projeto, que prestigia os trabalhadores da Santa Casa de Goiânia, ganhou espaço nos murais do hospital. Intitulada "Além do Crachá", a iniciativa tem o objetivo de apresentar o cotidiano e recordações das pessoas em torno de suas trajetórias na instituição. Depois do pontapé inicial, com a técnica de enfermagem Nilva Lemes, o próprio entrevistado é quem indicará outro funcionário que, em sua opinião, fez a diferença como colaborador na Santa Casa. O projeto é fruto de uma ação da Superintendência Geral para evidenciar ao público interno e externo do hospital todo engajamento humano empregado já nestes quase 82 anos de atuação da SCMG no amparo à vida.

Missa da Campanha da Fraternidade 2018 Num momento de fé, paz e devoção, colaboradores da Santa Casa de Goiânia e pacientes assistiram, no dia 28 de fevereiro, a uma missa especial no hospital, celebrada em função da Campanha da Fraternidade 2018. O culto religioso foi conduzido pelo frei Laerte Maria, que representou no ato o arcebispo metropolitano de Goiânia e presidente da SCMG, dom Washington Cruz. Ao lado da superintendente­geral da unidade de saúde, dra. Irani Ribeiro de Moura, frei Laerte também percorreu as alas da Santa Casa, abençoou os pacientes nos leitos e benzeu as novas instalações da oncologia e da cirurgia pediátrica, reformadas recentemente em parceria com a PUC Goiás, da qual Irani é pró­reitora em Saúde. Escaneie o código ao lado e confira as fotos da celebração.


Administração discute ações com o MPGO As iniciativas da atual gestão para buscar a reestruturação da SCMG, com apoio do Ministério Público de Goiás (MPGO), pautaram uma nova reunião entre a diretoria do hospital e o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Saúde, Eduardo Prego. O promotor de Justiça e seu assessor jurídico Marcos Paulo Regis de Velasco reafirmaram a disponibilidade do MP em auxiliar a Santa Casa nesse processo. Eduardo e Marcos foram recepcionados no hospital pelos superintendentes Irani Ribeiro de Moura, Pedro Ivandosvick Cordeiro de Oliveira e Lázaro Acir de Andrade.   Quem também participou do encontro foi o assessor jurídico da SCMG, advogado Irondes José de Morais.  

SCMG forma novos médicos especialistas Depois de formar mais uma turma de médicos residentes, a Santa Casa de Goiânia entregou à sociedade, no dia 17 de fevereiro, 37 novos profissionais capacitados em 13 diferentes especialidades. Com presença de familiares e preceptores, os agora médicos especialistas receberam na formatura, em Goiânia, os cumprimentos da superintendente­geral da SCMG, dra. Irani Ribeiro de Moura, e do superintendente­técnico, dr. Pedro Ivandosvick Cordeiro de Oliveira. Coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), dr. João Batista Nunes Madeira felicitou os formandos com um discurso emocionado, historializando a trajetória da residência médica na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.    

Santa Casa ajuda projeto social Entidade beneficente que é, a SCMG acolheu, no hospital, um projeto idealizado pela ONG Mais Ação para beneficiar crianças e adolescentes assistidos por aquela organização não governamental. Através da iniciativa, uma banca com balinhas, chocolates e amendoins foi instalada no Ambulatório SUS oferecendo esses produtos ao preço único ­ e simbólico ­ de R$ 2,00. O interessante é que não há uma pessoa responsável pelo caixa no estande. O próprio comprador se encarrega de depositar o dinheiro das guloseimas numa urna dentro da banca. De acordo com o presidente da ONG Mais Ação, Leandro Sena, a Santa Casa de Goiânia foi o primeiro hospital a aderir ao projeto, já replicado em mais de 10 instituições.

Hospital recebe doações A Santa Casa de Goiânia recebeu, no dia 2 de março, as doações recolhidas durante os dois meses da campanha “Doe Suas Tranças Rapunzel”. A ação é um incentivo ao projeto “O Cabelo Cresce e a Solidariedade Aparece”, implementado há quatro anos no hospital, com intenção de arrecadar


cabelos para confecção de perucas, destinadas a pacientes que lutam contra o câncer. Toda a movimentação ganhou destaque nacional, resultando em contribuições massivas de várias localidades do País.   Além das 529 mechas de cabelo e a máquina para produzir as perucas, foram doados também: roupas seminovas, 27 livros, mais de 2.000 sabonetes, 728 unidades de creme dental, 893 rolos de papel higiênico, 187 escovas de dente, 43 frascos de shampoo, 40 desodorantes, 45 caixas de cotonetes, 21 pacotes de lenços umedecidos, entre outros produtos de limpeza e higiene pessoal.    

Parabéns, mulheres! Dia 8 de março é a data específica em que separamos um momento para homenagearmos as mulheres. Parabenizo, em especial, minhas colegas de trabalho. Mais do que apenas funcionárias, somos pessoas, somos humanas, somos MULHERES, em maiúsculo e com orgulho. Ser mulher é bem mais do que a genética consegue explicar, que os livros de história possam contar e que a sociedade possa definir. Ser mulher é ser amor, ser luz e dar à luz. Na sutileza de nosso corpo, carregamos uma força inexplicável. Somos guiadas por imensa sabedoria e um coração que carrega consigo toda ternura desse mundo. Mulher, todo dia é dia de nos valorizar, pois contribuímos cotidianamente para um mundo melhor e mais igualitário. Irani Ribeiro de Moura, superintendente­geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

   


Boletim Nossa Casa - n. 10  
Boletim Nossa Casa - n. 10  
Advertisement