Page 1

Brand book

C R I ADO E M J U L H O/201 7 AT UAL I Z ADO E M J U LH O/201 8


Conceito 1. A flor de lótus A flor de lótus é o símbolo do Yoga e do Hinduísmo. Representa a iluminação da consciência. Germina no lodo (que representa a ignorância). Seu caule ascende através da água (que representa o conhecimento) em direção à luz. Floresce no ar (que representa o éter), representando o florescer de todas as qualidades humanas e a iluminação da consciência espiritual. Em muitas culturas simboliza nobreza e sabedoria.


2. Kamon Kamon são os símbolos da heráldica japonesa, similares aos brasões de armas europeus. Foi utilizado para identificar as linhagens de samurais e aristocratas no século XII, e hoje continua sendo tradicionalmente utilizado para identificar famílias e instituições. Geralmente trazem elementos vegetais, animais, artificiais, naturais ou celestiais, todos abstraídos em vários graus. Símbolos religiosos, formas geométricas e kanji também são utilizados.


3. Kanji Kanji sĂŁo os ideogramas que fazem parte da escrita japonesa e trazem para a marca a identidade oriental.


Descrição da marca A marca é composta pelo contorno de uma flor de lótus de 5 pétalas. Contorno na cor violeta e interior em branco Ao centro temos um círculo preto, com o ideograma kanji “Tikará”, (em português: força) Abaixo temos a inscrição “Instituto Cultural” na fonte Gotham Bold, em preto. Abaixo temos a inscrição “Tikará” em tipologia exclusivamente desenhada a partir da fonte “0 Buzz DNA”, em preto. Seu estilo os caracteres pinceladas japoneses. Abaixo temos a inscrição “Yoga, Meditação, Terapia” na fonte Gotham Regular, em preto.


Cores Violeta CMYK: C35% M100% Y35% K10% Pantone: 220 C RGB: R163 G25 B91 Hexadecimal: #A3195B

É a cor da espiritualidade. É também a cor do Sahasrara chakra, ou centro energético coronário, simbolizando a união com a Energia Cósmica, ou o Absoluto.

Branco É a cor da pureza, simboliza a purificação pela qual o indivíduo passa ao se dedicar às práticas e aos comportamentos éticos preconizados pela Filosofia Vidya, ministradas no Instituto Tikará.

Preto É a cor usada tradicionalmente pelos japoneses em seus kamons e em sua escrita. Dá o tom de sobriedade e seriedade à marca.


Cores auxiliares CMYK: C2% M11% Y16% K0% RGB: R250 G232 B217 Hexadecimal: #FAE8D9

Bege Cor auxiliar que faz parte da identidade da marca, em fundos, principalmente.

Cinza CMYK: K75%

Quando a marca ĂŠ aplicada sobre um fundo 100% preto, o contorno do lĂłtus fica em cinza (75% de preto).


Variantes da marca


SÍMBOLO


Esta versĂŁo da marca, com o contorno do lĂłtus em cinza, deve ser usada apenas sobre fundo 100% preto


Como aplicar a marca


O que não fazer Para preservar e valorizar a marca é necessário aplicá-la com certos critérios. A seguir apresentamos alguns erros comuns que devem ser evitados.

CURTI!

Tikará Não rotacionar

Não inclinar

Não sobrepor elementos

Não alterar proporção dos elementos

Não alterar tipografia

Não alterar cores

Não usar sombra forte e/ou deslocada

Não suprimir elementos

Não alterar proporção

Não usar contorno

Não aplicar em tons de cinza

Não aplicar sobre fundos complexos

Caso utilize sombra, opte por uma sombra suave, com até 30% de opacidade em preto, com um deslocamento pequeno

Use sempre a tecla Shift ao ampliar ou reduzir a marca, mantendo a proporção entre altura e largura.

Prefira usar a versão em preto e branco

Use sobre um fundo de reserva ou apenas o símbolo


Uso sobre diferentes fundos Usar preferencialmente a versĂŁo de cima.


Margem de reserva A marca nunca deve ser aplicada muito próxima a outros elementos. Respeite sempre a distância mínima. Quando aplicar a marca sobre um box, o mesmo deve ter no mínimo as medidas desta margem.

130%

15%

130%


Margem de reserva A mesma regra vale para as versĂľes horizontais. Use um box de referĂŞncia inicial, com base nas letras e deixe as extremidades das pĂŠtalas para fora. Depois aplique a escala para calcular a margem.

170%

120%

10% 35%


Centralização vertical Pelo fato da marca ser mais larga em sua porção inferior, e apresentar um bico em sua porção superior, a marca deve ser centralizada de forma ótica e não geométrica. Método: faça um retângulo alinhado aos limites geométricos da marca, com exceção da face superior. Esta face deve cruzar o meio da distância entre a extremidade violeta e a extremidade branca. Este retângulo menor deverá ser centralizado no retângulo contenedor maior e servir de base para alinhamento da marca.

Centralização ótica, com o método explicado acima. Faça desta forma.

Centralização geométrica. Perceba como a marca parece estar mais para baixo. Não faça desta forma.


Redução mínima (Impressão de alta qualidade) A seguir estão representados os tamanhos mínimos em que se pode reproduzir a marca impressa. Ao utilizar tamanhos pequenos, deve-se imprimir em alta qualidade, para que os dizeres pequenos da marca fiquem legíveis. Todos os elementos, especialmente as letras, devem estar legíveis a olho nu. Avalie as limitações de outros processos reprográficos e, se for necessário, amplie o tamanho para dar legibilidade.

22,8 Assinatura vertical

34 Assinatura horizontal

5,6 Marca vertical

4

4

6

10

30

Medidas em milímetros

17 Marca horizontal

4,2 Símbolo


Redução mínima (tela, web) Abaixo estão as medidas mínimas que devem ser respeitadas quando tivermos controle sobre o tamanho da imagem na web, em apresentações de datashow, em TV, etc. Estas medidas em pixels são relacionadas a telas tradicionais (72 a 96 dpi). Em telas Retina®, deve-se respeitar também os valores em milímetros da página anterior.

103 Assinatura vertical

153 Assinatura horizontal

40 Marca vertical

30

30

42

47

135

Medidas em pixels

123 Marca horizontal

31 Símbolo


Utilização em redes sociais Nem sempre é possível controlar como a marca aparece nas redes sociais, pois devemos respeitar padrões impostos por elas (especialmente nos ícones dos perfis). Nestes casos, utilize os arquivos descritos a seguir (na última página deste manual você encontrará o link para download):

Ícones quadrados

Ícones circulares

Maior que 50 pixels:

Maior que 50 pixels:

TIKARA-MARCA-social-quadrado.png

TIKARA-MARCA-social-circular.png

Menor que 50 pixels:

Menor que 50 pixels:

TIKARA-SIMBOLO-social.png

TIKARA-SIMBOLO-social.png


Tipografia Fonte padrão para corpo de texto:

Gotham Light Entrelinha: 130% em corpo de texto

*Na página seguinte há um link para baixar estas fontes.

Família Gotham: Gotham Thin Gotham Thin Italic Gotham Extra Light Gotham Extra Light Italic Gotham Light Gotham Light Italic Gotham Book Gotham Book Italic Gotham Medium Gotham Medium Italic Gotham Bold Gotham Bold Italic Gotham Black Gotham Black Italic Gotham Ultra Gotham Ultra Italic Gotham Condensed Light Gotham Condensed Book Gotham Condensed Medium Gotham Condensed Bold


Arquivos Endereço para download - Todas as versões da marca, - Fontes tipográficas, - Versão mais atualizada deste manual (esta versão: 13/07/2018). Clique no link abaixo: http://design.sanjaysatya.com.br/tikara-arquivos

Marca criada em julho de 2017 pelo designer Sanjay Satyanarayana design.sanjaysatya.com.br

© Todos os direitos reservados para Instituto Cultural Tikará Rua Jorge Tibiriçá, 330 - Vila Mariana - São Paulo - SP (11) 3938-5908 - www.institutotikara.com.br

Brand Book - Instituto Cultural Tikará  

Conceito da marca e recomendações de aplicação.

Brand Book - Instituto Cultural Tikará  

Conceito da marca e recomendações de aplicação.

Advertisement