Issuu on Google+

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança

Motorista


Cartilha de orientação básica operacional e de segurança

Motorista

1ª Edição 2013


Cartilha de orientação básica operacional e de segurança Esta cartilha é um instrumento de desenvolvimento e aperfeiçoamento do nível de serviço de motoristas. Nosso objetivo é orientar os motoristas sobre como proceder nas mais diversas situações visando a sua segurança, a melhoraria de sua produtividade e a relação com clientes e pedestres. Para Ambev segurança é um valor, isso vale tanto para nossos colaboradores diretos, quanto para os nossos parceiros e prestadores de serviços. Tenha atenção especial aos procedimentos de segurança em sua rotina que serão apresentados.

Ao final desta leitura, você irá realizar um teste que certificará que os conhecimentos aqui apresentados foram compreendidos. Bom treinamento!

Cartilha Cartilha de Orientação Operacional e de orientação Segurança básica - Apoiooperacional Logístico e de segurança - Motorista

03


glossário

conheça o significado de alguns termos utilizados no dia a dia de sua função

EPI = Equipamento de proteção individual; Mapa = Guia impressa que contém uma listagem dos produtos que serão entregues; PDV = Ponto de venda; RoadShow = Sistema informatizado que gera as ordens de carga com base nos pedidos, veículos e informações do PDV, otimizando o itinerário; Chapatex = Chapa retornável utilizada para acondicionamento dos produtos ambev na distribuição; Troca = Separação de todas as garrafas que retornaram do mercado fora do padrão de qualidade estabelecido pela Ambev; Devolução = Produtos que retornam de rota após não serem entregues; Documentos: Documentos obrigatórios para realizar serviços nas operações Ambev: Pessoais: Carteira de Identidade, CNH dentro do prazo de validade; Veículo: CRLV- Certificado de registro e licenciamento de veículos, Certificado ANTT e adesivo ANTT; Frota legal: Verifique se você e seu veículo possuem cadastro no sistema frota legal e se o seu veículo foi submetido a inspeção de segurança veicular. Verifique se seu veículo possui o selo de vistoria.


Apresentação Olá Gente, sou o Joca e vou demonstrar algumas rotinas para que você esteja orientado a realizar a entrega dos produtos com a máxima eficiência, rapidez, qualidade e segurança. Esteja atento para as dicas deste treinamento!

Vamos dividir este treinamento em 05 etapas: 01 - Dicas de comportamento e postura 02 - Cuidados com o veículo 03 - Comportamento nas unidades ambev 04 - Comportamento no trânsito 05 - Comportamento no cliente

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

05


01 - Dicas de comportamento e postura Para o bom desempenho da sua função, vamos orientá-lo com algumas dicas de boa postura e disciplina: Mantenha sua aparência e higiene pessoal:

Lembre-se sempre que a nossa aparência é muito importante! MANTENHA SEMPRE Barba feita Cabelo cortado Roupas limpas EPI´s conservados

06

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


01 - Dicas de comportamento e postura

Os EPI´s são utilizados para a sua segurança. Não utilize nenhuma roupa com propaganda dos concorrentes, não entre de chinelos, camisetas regata e de time, shorts e vestidos.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

07


01 - Dicas de comportamento e postura

Respeite sempre as pessoas que trabalham ao seu redor, evitando qualquer tipo de constrangimento.

Agir com respeito nas operações logísticas não realizando atos de indisciplina ou agressão física ou moral.

08

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


02 - Cuidados com o veículo Lembre-se que para o bom funcionamento e desempenho dos veículos e acima de tudo, sua segurança, será necessário verificar periodicamente:

Condições Gerais - O nível de óleo do motor; - O nível de água do radiador e do reservatório; (Não abra o radiador com o veículo aquecido) - As condições e a água da bateria; - As condições dos pneus e calibragem, inclusive a do estepe; - Vazamento de óleo, água ou combustível; - Funcionamento do sistema de iluminação (luzes, setas e pisca alerta); - Funcionamento das palhetas do limpador de para-brisa e o esguicho de água; - As condições dos freios; - As condições externas da carroceria; - Mantenha sempre a carroceria do veículo limpa; - Avalie o correto funcionamento do cinto de segurança e o sensor de travamento do cinto.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

09


02 - Cuidados com o veículo Pneus Os pneus são componentes básicos de segurança. É preciso respeitar o limite de máximo de desgaste do pneu (1.6 mm de profundidade dos sulcos). Abaixo dessa medida, o pneu passa a ser considerado impróprio.

Calibragem dos pneus A baixa pressão pode ocasionar riscos de segurança: - Aumento do desgaste geral dos pneus; - Instabilidade em curvas; - Direção pesada e perda da capacidade de manejo; - Aquecimento anormal; - Desgaste prematuro dos terminais de direção.

Sobrecarga nos pneus Quando o peso aplicado sobre o pneu é maior do que o especificado, aumenta os riscos de estouros ou alterações estruturais.

10

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


02 - Cuidados com o veículo

Freios As principais razões de perda de eficiência do sistema de freios são: - Falta de manutenção; - Utilização de lonas de freio de baixa qualidade; - Excesso de peso; - Não regulagem dos freios; - Condução inadequada do equipamento; - Utilização excessiva do sistema de freios.

Fique atento para: - A pressão pneumática do sistema; - O tempo de enchimento do reservatório de ar; - Se há vazamento de ar; - O funcionamento dos freios; - Desgaste das lonas e dos componentes de freios; - Se o veículo trava as rodas durante a frenagem. Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

11


03 - Comportamento nas operações Ambev Normas Internas Para sua segurança e para melhor produtividade, quando estiver dentro de operações Ambev, siga estas instruções: - Apresentar-se no horário marcado; - Assistir ao vídeo de instruções sobre como transitar em um CDD; - Participar do treinamento em vídeo de comportamento seguro no trânsito; - Estacionar o veículo no local indicado; - Utilizar os EPI´s necessários; - Ajudar na realização da inspeção de segurança; - Usar o trava rodas sempre que for fazer carga e descarga; - Ter disponíveis os instrumentos para a amarração de carga; - Aguardar o veículo ser carregado e liberado em local indicado.

12

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


03 - Comportamento nas operações Ambev Normas Internas - Não trafegar em locais não autorizados, você tem que aguardar em local apropriado, em áreas devidamente demarcadas e protegidas; - Quando precisar se deslocar, caminhe pela faixa de pedestres; - Cuidado com a movimentação de empilhadeiras, fique pelo menos a 5 metros de distância destas máquinas.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

13


03 - Comportamento nas operações Ambev Normas Internas - Confira o veículo (carga x pedido programado) - Acompanhe o carregamento no local apropriado observando visualmente o acondicionamento dos produtos, a amarração, as condições da carga e o descarregamento, visando a integridade das embalagens e a segurança no transporte. - Ao perceber qualquer falha de segurança no processo de carga e/ou descarga ou irregularidades com a mercadoria (avarias, vazamentos, amassados, entre outros), relate imediatamente ao responsável para que o problema seja resolvido.

14

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito Regras Básicas Precisamos que você motorista esteja preparado para ter um comportamento seguro no trânsito, dirigindo com responsabilidade para diminuir riscos de causar acidentes. Lembre-se, acidente de trânsito não acontece por acaso, ou seja, ele pode ser evitado. Desatenção, imprudência, excesso de confiança, sono, álcool, drogas e por incrível que pareça, a falta do uso do cinto de segurança, são os grandes causadores de morte no trânsito no Brasil. - Use o cinto de segurança; - Respeite os limites de velocidade conforme as leis de trânsito e placas indicativas; - É PROIBIDO ingerir álcool e drogas; - Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

15


04 - Comportamento no trânsito Utilize sempre o cinto de segurança mesmo em pequenas distâncias Em um acidente, o cinto de segurança: - Evita que você seja lançado para fora do veículo. Quando isso acontece, as chances de morrer são cinco vezes maior; - Evita que você seja lançado de encontro ao painel, ao volante ou ao para-brisa; - Evita que você seja lançado de encontro a outros veículos; - É preciso enfatizar a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança também por aqueles que viajam no banco de trás; - Verifique se o seu veículo possui o sensor de travamento do cinto de segurança para motorista e ajudantes.

16

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito Convívio social no trânsito Presenciamos diariamente no trânsito ações de desrespeito, demonstrações de superioridade, agressividade e violência praticadas principalmente pelos motoristas, a quem cabe a maior parcela de responsabilidade na segurança do trânsito. O bom cidadão geralmente também é bom motorista, porque as qualidades para ambos são as mesmas. Portanto, para que haja segurança e paz no trânsito é importante que cada um faça a sua parte. Respeite a faixa de pedestres, a sinalização de trânsito e os limites de velocidade.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

17


04 - Comportamento no trânsito Relacionamento com autoridades de trânsito Você motorista, deve saber lidar com as autoridades encontradas ao longo da sua jornada: - Responda sempre com educação, evitando conflitos; - Respeite a sinalização, cooperando com os policiais rodoviários; e urbanos em benefício da segurança do tráfego.

Atitudes a serem incorporadas pelos motoristas no trânsito Algumas atitudes se incorporadas ao modo de dirigir tornariam o trânsito mais humano e seguro. São atitudes ancoradas no bom senso, no espírito de solidariedade e nos direitos e deveres próprios do cidadão consciente e democrático. - Quando outro motorista pede passagem, diminua a velocidade e deixe-o passar; - Quando estiver trafegando lentamente, utilize a faixa direita da pista; - Em vez de buzinar excessivamente no trânsito, mantenha a calma; - Em vez de mudar bruscamente de pista, confira antes o retrovisor e use as setas; - Nunca avance o sinal vermelho e tenha muita atenção quando visualizar o sinal amarelo; 18

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito

Direção defensiva: Dirigir defensivamente significa planejar todas as ações de condução do veículo com antecedência, prevenindo-se contra condições adversas no trânsito. Dirigir defensivamente é um ato de segurança e deve ser adotado pelos motoristas prestadores de serviço em nossas operações logísticas.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

19


04 - Comportamento no trânsito m

m

iii

m Vo

iiii ii iP

Pi

Atenção O motorista que pratica a direção defensiva deve estar alerta o tempo inteiro. O trânsito é muito dinâmico, as coisas surgem e mudam rapidamente. Fique atento à sinalização existente: Nunca dirija: - Falando ao celular; - Lanchando; - Fumando; - Falando com os companheiros de trabalho. 20

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito Previsão O condutor defensivo deve estar preparado para enfrentar adversidades antes mesmo que elas aconteçam. Vendo o perigo com antecedência, teremos mais tempo para reagir e evitar acidentes.

Situações de previsão O motorista observa que o semáforo está aceso no verde há algum tempo.

Conduta defensiva Prever que poderá ter que parar nesse cruzamento.

Ao se aproximar de chuvas

Prever que terá que usar no veículo os equipamentos de proteção para condição adversa de chuva, tais como: limpadores de para-brisa, banda de rodagem dos pneus e desembaçadores.

Ao passar por um ponto de ônibus ou observar vários coletivos parados.

Prever que algum pedestre poderá sair da frente do ônibus.

Transitando em frente a áreas escolares.

Prever a possibilidade de encontrar jovens e crianças com atitudes inesperadas.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

21


04 - Comportamento no trânsito Condições adversas: Quando anoitece Mais de 50% das mortes no trânsito acontecem nesse período. Diminua a velocidade e siga as seguintes recomendações: - Faróis, lanternas e luzes de freio devem estar sempre funcionando; - Use farol baixo ao cruzar com veículos; - Verifique se os faróis estão limpos e regulados; - Evite usar óculos com lentes escurecidas; - Cuidado com animais na estrada; - Redobre a atenção com a distância entre veículos; - Nunca ultrapasse os limites de velocidade.

22

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito Condições adversas: Farol Quando outro veículo vier em sua direção com os faróis altos, tome as seguintes providências: - Diminua a velocidade; - Pisque os faróis para se comunicar com o motorista que vem em sentido contrário; - Não olhe diretamente para os faróis do outro veículo; - Dirija a visão central para a margem direita. A visão periférica acompanha o caminho que está sendo percorrido; - Não revide a luz alta.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

23


04 - Comportamento no trânsito Condições adversas: Luzes Faróis desregulados: uma pessoa ao receber a luz direta nos olhos (ofuscamento) pode não enxergar por três ou quatro segundos, o suficiente para percorrer 75 metros sem visibilidade nenhuma, se tiver a 80 km por hora. Lanternas de posição queimadas ou com defeito comprometem o reconhecimento do veículo pelos demais usuários da rodovia. Luzes de freio queimadas ou com mau funcionamento: a frenagem não é sinalizada aos outros motoristas, que terão menos tempo e distância para frear com segurança. Luzes indicadoras de direção (pisca-pisca) queimadas ou com mau funcionamento: impedem que os outros motoristas compreendam sua manobra e isso pode causar acidentes. Durante o dia, quando da incidência direta da luz solar: - Proteja seus olhos baixando a pala de proteção interna do veículo (para-sol) e/ou use óculos protetores a fim de evitar o ofuscamento; - Redobre a atenção; - Mantenha sempre o para- brisa limpo.

24

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito Condições adversas: Chuva O início da chuva é o período mais perigoso, a água mistura-se ao pó, óleo e combustíveis impregnados na pista, formando uma camada deslizante. Quando o volume de água aumenta forma-se uma poça e, conforme a velocidade e o estado dos pneus, pode ocorrer a aquaplanagem (deslizamento). Fique atento a essas dicas: - Evite embaçamento; - Reduza a velocidade; - Acenda as luzes; - Acione o limpador de para-brisa; - Dobre a distância do carro que segue à frente; - Evite fazer ultrapassagens; - Em situações extremas, procure um local adequado onde você possa se proteger até que as condições melhorem.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

25


04 - Comportamento no trânsito

Condições adversas: Neblina Em situações de mau tempo é preciso tomar alguns cuidados especiais: - Reduza a velocidade e use farol baixo; - Utilize como apoio visual a sinalização da pista (faixas e ´´olhos-de-gato´´), as lanternas dos carros que seguem na sua frente e os faróis dos carros em sentido oposto. Se não existir sinalização, acompanhe a linha do acostamento; - Não faça ultrapassagens.

26

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


04 - Comportamento no trânsito Condições adversas: Sono Durma bem para encarar uma nova jornada bem disposto. Isso é uma questão de responsabilidade no trânsito. Se você estiver cansado, ou com sono, em algum momento você pode dormir e causar acidentes. - Esteja descansado. - Nunca use álcool, drogas e arrebite. O condutor precisa estar o tempo inteiro concentrado no trânsito. Você deve fazer o planejamento da viagem e promover paradas de descanso periodicamente.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

27


04 - Comportamento no trânsito Alimentação A alimentação também é importante. Antes e durante a viagem, dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão. Pratos pesados causam sono e mal-estar.

Dr S

Condições de saúde - Faça exames médicos periodicamente; - Não faça auto-medicação; -Cuidado com remédios controlados, eles podem causar sonolência enquanto você dirige.

28

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

ilva


04 - Comportamento no trânsito Álcool O comportamento do ser humano depois da ingestão de bebida alcoólica não fica compatível com a condução de veículos. A bebida cria um excesso de autoconfiança, reduz o campo de visão e altera a audição, a fala e o equilíbrio. Bebida e direção simplesmente não combinam. O resultado dessa mistura é quase sempre fatal. E o risco não é só de quem bebe. Não pegue carona em um veículo conduzido por um motorista embriagado, pois passageiros também são vitimados.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

29


04 - Comportamento no trânsito Efeitos do uso de rebite e outras drogas Consequências do consumo de drogas - Tontura; - Aumento de batimento cardíaco e de pressão arterial; - Sensações de pânico; - Lesões irreversíveis no cérebro; - Visão desfocada e confusão de pensamento. Consequências do consumo de rebite - Irritabilidade; -Agressividade; - Lesões irreversíveis no cérebro; -Visão desfocada e confusão de pensamento.

30

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


5 - Comportamento no cliente


05 - Comportamento no cliente Cordialidade com clientes Fique muito atento quanto ao seu comportamento quando estiver realizando entregas. Seja sempre cordial com os clientes. Verifique a pessoa a qual deve se reportar no processo de entrega e aguarde autorização para começar o descarregamento. Atenção com a apresentação pessoal: roupas e EPI´s limpos (esteja limpo e

com barba feita e cabelo cortado);

Respeite as sinalizações indicativas do estabelecimento e as regras de segurança do local; Estacione o veículo em local permitido; Solicite ajuda de manobras; Descarregue o veículo e aguarde a conferência.

32

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


Situações de emergências


Situações de emergência

CoIisão  Aguardar a chegada da autoridade policial no local;  Comunicar sua empresa assim que possível;  Aguardar as instruções (registro de fotos, envio de caminhão socorro);  Nunca discutir com o terceiro envolvido no acidente;  Nunca fazer acordos com terceiros sem autorização da sua empresa;  Nunca dê depoimentos ou entrevistas antes de falar com o gerente da sua

empresa.

34

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


Situações de emergência Tombamento / Acidente com carga  Providenciar socorro (fone 193) se houver vítimas;  Sinalizar o local do acidente, caso haja necessidade, para que outros aciden-

tes sejam evitados;

 Comunicar imediatamente a sua empresa;  Comunicar a autoridade policial da região;  Sempre aguardar no local até a chegada de autoridade policial e do socorro.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

35


Situações de emergência Acidentes com vítimas  Providenciar socorro (fone 193) se houver vítimas.  Sinalizar o local do acidente, caso haja necessidade, para que outros aciden-

tes sejam evitados;

 Comunicar imediatamente sua empresa;  Comunicar a autoridade policial da região;  Sempre aguardar no local até a chegada de autoridade policial e do socorro.

36

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


Situações de emergência Roubo de dinheiro, cheque ou da carga  Comunicar a sua empresa imediatamente;  Providenciar o registro da ocorrência policial (BO) com os seguintes docu-

mentos: carteira de identidade, documento do veículo, mapa da carga e notas fiscais.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

37


Situações de emergência

Roubo de dinheiro, cheque ou da carga Atenção: durante assaltos NUNCA reagir e não tentar intimidar o assaltante .  Fique calmo e não discuta com o assaltante;  Não faça movimentos bruscos;  Informe a empresa e faça o boletim de ocorrência.

38

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


Situações de emergência Quais consequências de um acidente? Orientar o motorista a ter uma melhor rotina de trabalho e ter mais segurança para exercer a sua profissão, são os principais motivos deste treinamento. Todas as instruções reveladas anteriormente tem o objetivo de evitar que os motoristas sofram as consequências de acidentes de trânsito - Acidentes causam preocupação da empresa, amigos e colegas de trabalho; - Denigre a sua imagem como profissional; - Pode causar afastamento médico e despesas financeiras; - Risco de invalidez, morte e sequelas; - Perda de equipamento e de carga; - Multas; - Indenizações.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

39


Cuide da sua saúde

Boas condições físicas são essenciais para a atividade que você desempenha. Sempre que sentir qualquer mal-estar procure seu líder ou a área de RH. Faça, rotineiramente, exames de "check-up" e compareça às convocações para o exame periódico. Cuide da sua alimentação.

40

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


Verificando seu aprendizado 1) Quais EPI´s necessários para entrar nas operações Ambev? A - ( ) Botas, faixas refletivas, luvas e óculos. B - ( ) Botas, cinto trava-quedas, luvas, óculos, protetor auricular, capacete e cinta lombar. C - ( ) Botas, linha da vida, luvas, óculos, protetor auricular, capacete e cinta lombar.

2) Qual a postura adequada para entrar em operações Ambev e clientes? A - ( ) Manter aparência e higiene pessoal, utilizar EPI´s e respeitar as normas internas de segurança. B - ( ) Entrar nas operações de chinelo e bermuda para aguardar carregamento. C - ( ) Passear pela operação enquanto aguarda carregamento.

3) Quais documentos necessários para sair com o veículo? A - ( ) CPF e carteira de trabalho. B - ( ) CRLV, ANTT e carteira de trabalho. C - ( ) CRLV, ANTT e CNH.

5) Quais são suas responsabiliades no trânsito? A - ( ) Nenhuma. B - ( ) Dirigir defensivamente e com responsabilidade, respeitando as leis de trânsito e os pedestres. C - ( ) Chegar o mais rápido possível no próximo PDV, independente das condições do trânsito.

4) Qual o limite máximo de velocidade? A - ( ) 120km/h. B - ( ) Respeitar os limites regulamentados para cada rodovia e estabelecidos nas placas de trânsito. C - ( ) A maior velocidade possível para conseguir entregar rápido os produtos.

6) O que fazer quando estiver com o cliente? A - ( ) Estacionar em local permitido, ser cordial e respeitar as normas internas do cliente. B - ( ) Estacionar no local mais fácil . C - ( ) Não aguardar autorização para descarregar e voltar o mais rápido possível.

7) Quando devo realizar ultrapassagens? A - ( ) Sempre. Você precisa chegar rápido para realizar as entregas. B - ( ) Somente em locais permitidos pela via e com ampla visibilidade. C - ( ) Em curvas.

8) Em situações de emergência como acidentes, o que fazer? A - ( ) Não prestar socorro. B - ( ) Providenciar socorro e avisar imediatamente a empresa e as autoridades policiais. C - ( ) Não ficar no local.

9) Quais cuidados você deve ter com o veículo antes de iniciar viagem? A - ( ) Verificar se o veículo está ligando. B - ( ) Ver se todos estão dentro do veículo. C - ( ) Verificar as condições de segurança do veículo: Luzes, freios, sensor de cintos e fechamento das baias.

10) Em situações adversas como forte neblina, o que fazer? A - ( ) Reduzir a velocidade, redobrar a atenção e manter distância do veículo à sua frente. B - ( ) Aumentar a velocidade para passar logo do local onde há neblina. C - ( ) Utilizar farol alto.

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista

41


Termo de responsabilidade Eu......................................................................................................................................................................................................................................................................................................., portador do documento de identidade............................................................................................................................................................................., declaro ter compreendido as rotinas apresentadas neste treinamento e me comprometo a executar as atividades de acordo com o conteúdo apresentado.

.............................................. Nome legível

42

............................, ....../........./............. Local e data

Cartilha de orientação básica operacional e de segurança - Motorista


Cartilha de Orientação Básica Operacional e de Segurança

Motorista

Expediente Criação gráfica: Agência Mb2 Textos: Agência Mb2 Ilustrações cartunizadas: Agência Mb2 / Carlos Roberto F. Pereira Revisão - Gente e Gestão e Unidades Ambev Direção de conteúdo - Rodrigo Mataraia


Cartilha de orientação básica operacional e de segurança

Motorista


Ambev cartilha motorista