Guia do estudante português (2017)

Page 124

HISTÓRIA Elementos históricos, como a derrama, o imposto que provocou a Inconfidência Mineira, estabelecem a ligação entre literatura e história.

Através de grossas portas, sentem-se luzes acesas, – e há indagações minuciosas dentro das casas fronteiras: olhos colados aos vidros, mulheres e homens à espreita, caras disformes de insônia, vigiando as ações alheias. Pelas gretas das janelas, pelas frestas das esteiras, agudas setas atiram a inveja e a maledicência. Palavras conjeturadas oscilam no ar de surpresas, como peludas aranhas na gosma das teias densas, rápidas e envenenadas, engenhosas, sorrateiras. (...) Atrás de portas fechadas, à luz de velas acesas, uns sugerem, uns recusam, uns ouvem, uns aconselham.

POETAS ÁRCADES A retomada de fatos históricos do século XVIII permite relacionar este poema à produção dos poetas árcades.

PARTÍCULA “SE” A expectativa sobre as ações (indicadas por verbos acompanhados pelo “se” apassivador) conduz ao clímax da narrativa.

DISCURSO DIRETO O discurso direto é empregado para conferir maior concretude ao texto, de modo a favorecer a visualização das cenas.

Se a derrama for lançada, há levante, com certeza. Corre-se por essas ruas? Corta-se alguma cabeça? Do cimo de alguma escada, profere-se alguma arenga? Que bandeira se desdobra? Com que figura ou legenda? (...) E diz o Poeta ao Vigário, com dramática prudência: “Tenha meus dedos cortados antes que tal verso escrevam” LIBERDADE, AINDA QUE TARDE, ouve-se em redor da mesa. E a bandeira já está viva, e sobe, na noite imensa. Editora Letras e Artes, 1965.

© TEREZA BETTINARDI

A sonoridade da poesia de Cecília Meireles permite o diálogo com a produção dos poetas simbolistas do fim do século XIX, como Cruz e Sousa (1861-1898). As inovações propostas pelo Simbolismo (como a exploração dos elementos sensoriais e a sondagem de aspectos oníricos e fantásticos) exerceram grande influência sobre as diversas correntes do Modernismo.

Abelhas Cruz e Sousa

SONS E IMAGENS A poesia explora sons e imagens. Trata-se de um recurso frequente na corrente espiritualista da segunda fase modernista.

DETALHES Os detalhes espaciais e cotidianos são enfatizados em uma versão paralela à objetividade do relato.

POEMAS SONOROS

Cecília Meireles

APROXIMAÇÃO As ações sugerem a conspiração que se arma. A vigilância cria suspense e aproxima o leitor dos personagens históricos.

DIÁLOGO ENTRE OBRAS

Romanceiro da Inconfidência

SONORIDADE É um elemento essencial neste poema. O ritmo acompanha a progressão rumo à revolta dos inconfidentes mineiros. As rimas tornam a leitura fluida e auxiliam o seguimento da ação.

RIMA Promove a fluidez do poema e contribui para as sugestões evocadas pelo eu lírico.

Gotas de luz e perfume, Leves, tênues, delicadas, Acesas no doce lume De purpúreas alvoradas. (...) Nas doudejantes abelhas Que dentre flores volitam E do sol entre as centelhas Resplendem, fulgem, palpitam. Zumbem, fervem nas colmeias E rumorejam no enxame Pelas flóridas aleias Onde um prado se derrame. (...) Com as suas asitas finas, De etérea de fluida gaze. Ah! quanto são adoráveis Os favos que elas fabricam! Com que graças inefáveis Se geram, se multiplicam. (...) E nas ondas murmurosas Dos peregrinos adejos Vão dar ao lábio das rosas O mel doirado dos beijos.

ALITERAÇÃO A figura de linguagem que consiste na repetição intencional de consoantes (/l/) é responsável por intensificar o fluxo do voo das abelhas. IMAGENS A intenção do sujeito poético é descrever as impressões causadas pelo movimento rápido das abelhas entre as flores. As imagens percebidas pelo sujeito poético em instantes líricos, carregados de elementos sensoriais e de musicalidade, são o ponto de partida de grande parte da poesia simbolista.

O Livro Derradeiro, 1961. SINESTESIA É a figura de linguagem que aproxima sensações diferentes. Neste verso, a luz (elemento visual) é aproximada do perfume (elemento olfativo). ADJETIVOS A necessidade de registrar as impressões do sujeito poético conduz à abundância de adjetivos para designar, com precisão, as percepções individuais.

GE PORTUGUÊS 2017

125


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.