Page 1

1

* N. de R.T.: No Brasil, é mais comum a utilização de algodão cru para a realização da moulage. Algodão cru é qualquer tecido de algodão sem acabamento, tanto numa estrutura tipo tela/tafetá quanto numa tipo sarja. Morim é um tecido de algodão com baixa densidade de fios, sem acabamento e em estrutura de tela.

Abling_01.indd 1

7 cabeças de altura Parte superior do torso Parte inferior do torso Metade do corpo

Coxa Joelho Panturrilha

Tornozelo

Rotação do cotovelo Rotação do pulso

FERRAMENTAS E MATERIAIS

Desenho técnico

Ferramentas, equipamentos e terminologia adequados permitem ao designer de moda produzir um toile, molde ou esboço que transformarão um conceito em uma peça de vestuário. Esses itens contribuem para a precisão e a proficiência de processos técnicos como moulage, modelagem e desenho. Para o designer de moda, é igualmente importante ter conhecimento dos símbolos utilizados na sala de desenho e estar familiarizado com o toile e os tipos de manequins. A empresa americana Wolf Dress Form (especializada na fabricação de manequins) utiliza medidas padronizadas que permanecem inalteradas há anos (essas medidas aparecem no final deste livro). Este capítulo aborda diversas técnicas, incluindo instruções sobre como marcar o manequim com fita e como preparar o morim (ou algodão cru)* para obter moldes precisos e proporcionais. Os desenhos no final deste capítulo representam tanto as proporções estilizadas do corpo, utilizadas para ilustrar conceitos de moda, quanto as proporções realistas, utilizadas para ilustrar os detalhes da construção da roupa. Os dois estilos de desenho são ferramentas essenciais de comunicação na indústria da moda.

27/02/14 11:04


Ferramentas e Materiais

Moulage, modelagem e desenho 2

Moulage: Toile

Para o moulage Morim – leve ou médio Fita – com cerca de 0,6 cm de largura Alfinetes e linhas Alfinetes sem cabeça – tamanho 28 ou 29 Agulhas de mão Linha de algodão Tesoura de costura Almofada para agulhas

Ferramentas de marcação Lápis Papel carbono azul Carretilha Borracha para tecido Local de trabalho Mesa – superfície para o corte

Ferramentas de medição Fita métrica Régua em L* Régua transparente de plástico – 5 × 45 cm Régua transparente de plástico – 2,5 × 30 cm Curva francesa Régua curva para quadril ou régua de alfaiate

* N. de R.T.: Essa régua não costuma ser utilizada no Brasil. Geralmente, utilizam-se esquadros.

Abling_01.indd 2

27/02/14 11:04


Ferramentas e Materiais

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Abling_01.indd 3

Equipamentos de passadoria Ferro a vapor Tรกbua de passar Passa mangas Almofada para passar manga Almofada de alfaiate Entretela

3

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho

Diferenças entre manequim e desenho O desenho reproduz o contorno real do manequim e os detalhes da construção (linhas corporais) do modelo. A figura de moda se difere do desenho plano, pois sua forma é mais alongada, enfatizando um torso mais esguio.

Desenho técnico

Figura de moda

4

Desenho técnico de moda: proporções mais realistas

Figura com pose estilizada: proporções mais personalizadas e alongadas

Manequins O manequim padrão de sportswear e streetwear é utilizado em escolas e estúdios de design. Possui ombros retráteis para que possa ser facilmente vestido. Existem ainda outros tipos de manequim para as diversas necessidades da moulage. Esses manequins são produzidos para tamanhos infantil, infanto-juvenil, feminino adulto, feminino petit, feminino alto e tamanhos intermediários. No entanto, esses modelos de manequim não são comumente encontrados entre os fabricantes brasileiros; no Brasil, as empresas tendem a se focar nas linhas infanto-juvenil – que engloba tamanhos de idades entre 18 meses a 16 anos –, feminino, masculino, gestante e plus size. Também podem ser confeccionados para medidas especiais ou sob medida.

Abling_01.indd 4

27/02/14 11:04


Manequim para vestidos sem alça, de noiva e para ocasiões formais

Possui contornos bem definidos. Fica suspenso para permitir a realização da moulage do gancho e da parte posterior.

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Manequim para roupa de banho

Este manequim, produzido com ombros destacáveis, possui contornos mais definidos no busto e na parte de trás.

5

Manequim para calça Possui contornos bem definidos no gancho e na parte de trás. Alguns desses manequins possuem somente uma perna, facilitando, assim, a proporção e a realização da costura interna (entrepernas). Outros são feitos com quadris retráteis para modelos justos, como jeans.

Manequim de corpo inteiro para sportswear e streetwear Este é um manequim multiuso utilizado para criar terninhos, macacões, calças de cintura alta e outros modelos.

Abling_01.indd 5

No Brasil, os manequins desta página são produzidos com alguns detalhes um pouco diferentes dos descritos aqui.

Manequim com braço destacável Os braços se encaixam em torsos que possuem placas especiais. Os braços não são flexíveis; são tão firmes quanto o próprio manequim.

27/02/14 11:04


Ferramentas e Materiais

Moulage, modelagem e desenho 6

Modelagem: Do toile ao molde de papel

Papel Papel pardo ou manteiga para molde Papel vegetal – rolo

Local de trabalho Tampo da mesa com superfície de madeira, cortiça ou qualquer material em que se possa alfinetar e trabalhar com a carretilha

Para cortar Tesouras – para papel Ferramentas de marcação Lapiseira Borracha Papel carbono Carretilha Para unir Fita adesiva Alfinetes de sinalização Cola bastão Pesos para papel Para medir Régua em L

Abling_01.indd 6

27/02/14 11:04


Ferramentas e Materiais

Papel Cartolina para modelagem

Para prender o molde Ganchos para modelagem Furador

Para medir Régua de 90 cm Régua em L Régua curva para quadril Curva francesa

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Modelagem: Do papel ao molde básico

Para unir

7

Grampeador de longo alcance Removedor de grampo Local de trabalho

Para cortar Tesoura para molde Estilete de precisão Vazador Sovela Alicate de pique

Tampo de mesa Base para corte

As ferramentas “tesoura para molde”, “gancho para modelagem” e “grampeador de longo alcance” não são encontradas no Brasil.

Abling_01.indd 7

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho 8

Termos e definições

Adição de volume Método utilizado para adicionar volume a uma área do molde. Quando um corte é aplicado, as partes do molde são ampliadas por uma quantidade especificada. Uma linha de corte leva a um ponto da pence ou a uma linha de costura oposta.

Especificação Medida de pontos específicos do corpo em um molde.

Alinhavo Linhas indicadas por pontos feitos à mão, visíveis nos dois lados do tecido.

Fenda Abertura na altura da bainha de uma saia reta e justa que proporciona folga de movimento.

Ápice da pence Ponta da pence. Em moulage, também é conhecido como ponto de finalização.

Figura técnica Desenho feito sem pose e proporcionalmente real utilizado para indicar os detalhes da construção da roupa e as formas do modelo.

Carretilha Ferramenta utilizada para transferir as linhas do molde para o toile ou papel. Utilizada com papel carbono. Cartolina Papel “firme” usado para os moldes básicos. Possui um lado marrom. Cintura Área mais estreita do torso, marcada no manequim com fita branca. É a linha divisória entre o corpo e a saia. Circunferência Medida realizada ao redor de uma parte específica do corpo. Desenho técnico Diagrama utilizado para ilustrar uma peça de roupa em duas dimensões. Os desenhos técnicos ilustram todas as costuras, as pences, os detalhes do modelo e as linhas de estilo.

Abling_01.indd 8

Faixa do pescoço Faixa de metal no topo do manequim. Ponto a partir do qual se deve medir o manequim para obter o comprimento do toile e modelar corpo, vestidos, etc.

Fio longitudinal ou fio reto Sentido do urdume que corre paralelo à ourela em um tecido plano, mais resistente do que os fios da trama. Fio transversal ou contrafio Sentido do fio da trama e o fio menos resistente, que corre transversalmente pelo tecido ou morim. Fita Fita de tecido com 0,64 cm de largura utilizada para indicar as linhas de estilo no manequim e no toile. Folga Tecido extra deixado para possibilitar o movimento. Por exemplo: nos ombros, ao redor do quadril. Franzido Criado ao puxar os fios das linhas costuradas para controlar o volume e diminuir o comprimento de uma costura.

27/02/14 11:04


Linha do busto Linha ou medida ao redor da parte mais ampla do busto. Linha do quadril Linha paralela ao chão que indica a maior medida abaixo da cintura, geralmente 17 a 22 cm a partir da cintura. Manequim Corpo em tamanho real criado com um conjunto específico de medidas, usado para moulage e ajustes de roupas. Sua superfície acolchoada possibilita o uso de alfinetes. Marcações em cruz (ou em “x”) São marcações ao longo da margem de costura e intersecções do molde utilizadas para unir as partes da peça. Margem da pence Linha obtida quando uma pence é fechada e passa-se a carretilha sobre a linha de costura no ponto onde a parte mais larga da pence encontra a linha de costura. Quando a pence está aberta, a margem aparece na “boca” da pence. Margens de costuras Margens em volta das bordas do molde. É a sobra de tecido usada para unir as partes do molde da roupa. Modelagem Técnica bidimensional que desenvolve o protótipo a partir de um molde desenhado com base em medidas. Moldar Puxar ou esticar o toile para criar uma trama perfeitamente perpendicular ao fio do urdume. Os cantos do toile devem estar em ângulos retos. Molde básico Molde base obtido por meio das técnicas de modelagem ou moulage, criado em um papel “duro”, sem as margens de costura, para facilitar a manipulação e o traçado. Utilizado para criar variações de modelos. Molde do corpo Geralmente, representa a parte da roupa que vai dos ombros até a cintura. Morim Tecido em tonalidade crua utilizado para moulage, para criar e testar moldes e para provas de roupas. Moulage Técnica tridimensional que molda o tecido diretamente no manequim.

Abling_01.indd 9

Pences Porção alfinetada do tecido que elimina o excesso de volume em um modelo mais justo ou melhora o caimento da roupa. Possui duas “pernas” que convergem em um ponto ou ápice e é fechada com uma costura. Perpendicular Linha que forma um ângulo de 90º com o fio do urdume, da linha de costura, etc. Piques Indicadores no molde que auxiliam na junção das costuras. Por exemplo, no molde das costas pode-se usar dois piques para diferenciá-lo do molde da frente. Placa do braço Placa de metal nas laterais de um manequim, indica as cavas. O parafuso no centro é a indicação do ponto médio da cava. No entanto, essa indicação existe apenas em manequins fabricados fora do Brasil. Planificação Verificação do traçado e adição das linhas de costura depois que o toile é marcado e retirado do manequim. Ponto caseado Um pequeno ponto da direita para a esquerda, costurado a partir do lado direito da peça, que une duas partes de tecido e forma uma linha de pontos diagonais.

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Limpeza Pedaço de tecido na parte interna da peça que oculta as margens de costura e proporciona um acabamento limpo. Por exemplo: limpeza do decote e cava.

Ponto do busto Parte mais ampla do busto do manequim. Chamado também de ápice. Recorte princesa Costuras que dividem o espaço entre a linha central e a costura lateral. Na frente, elas geralmente percorrem o ponto do busto. Os recortes são utilizados em vez de pences para criar uma silhueta mais ajustada.

9

Régua curva para quadril ou régua de alfaiate Régua utilizada para desenhar a curva que vai do quadril até a cintura. Régua flexível para modelagem Ferramenta de medida de 30 cm (também encontrada em 50 e 80 cm) que pode ser curvada ou moldada em vários tipos de curvas. Sentidos do fio Direção horizontal (largura) e vertical (comprimento) dos fios em tecidos planos. O fio do urdume é mais resistente e corre paralelo à ourela. Geralmente, o centro frontal e traseiro de uma peça são cortados na linha do urdume. A trama é menos resistente e corre perpendicularmente ao fio do urdume. Em tecidos planos, possui uma leve elasticidade.

Ourela Borda acabada de um tecido que corre ao longo do comprimento da trama do tecido.

Tomas Volume do tecido controlado por dobras em vez de pences. Geralmente, são costuradas com pouca distância entre si e depois descosturadas.

Paralela Linha que corre na mesma direção que outra linha ou referência.

Viés Corte de tecido em um ângulo de 45º entre o fio do urdume e a trama que possui certa elasticidade.

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho

Moulage Tipos de morim

Morim leve é um tecido fluido, semitransparente, no qual o sentido do fio é facilmente identificado. Utilizado para fazer blusas, vestidos soltos e lingerie.

Morim médio é produzido com uma trama mais fechada e é levemente transparente. Sustenta bem um formato. É o tipo de morim mais utilizado na maioria das roupas.

10

Morim pesado é mais firme e áspero, utilizado na criação de jaquetas e casacos.

Abling_01.indd 10

27/02/14 11:04


Prepare o toile 1 Comece com o morim leve

ou médio.

4

2 Para nivelar a ponta do

tecido, faça um pique na ourela (a) e rasgue o pano (b). 3 Corte novamente a ourela

para separar o pedaço rasgado. 4 Tire a medida do compri-

2a

mento necessário junto à ourela. Faça um pique e rasgue o tecido.

5

5 Meça a ponta do morim

rasgado para obter a medida da largura.

FERR AMENTAS E MATERIAIS

1

6 Faça um pique e termine

de rasgar o pedaço do tecido.

2b

7 Faça um pique e remova a

ourela.

6

3

Abling_01.indd 11

11

7

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho

Moulage Como moldar o toile 1 Depois de rasgar os pedaços de morim, será neces-

sário esticar os fios.

3 Continue puxando o morim de ponta a ponta. 4 Utilize uma régua em L ou uma quina de mesa

para conferir a uniformidade do fio.

2 Puxe os cantos opostos do morim até que a trama

esteja perpendicular ao comprimento do fio.

2a

1

2b

3

4

12

Como passar 1 Passe no sentido da trama para achatar as bordas

3 O morim está pronto para ser marcado.

enroladas. 2 Passe sobre a linha do urdume até que o tecido es-

teja completamente liso e a peça reta.

1

Abling_01.indd 12

2

3

27/02/14 11:04


1 Meça 2,5 cm a partir da borda onde a ourela foi

removida. Com um lápis, faça uma linha paralela à borda para indicar a linha do urdume. Essa linha deve ser fixada com alfinetes na linha central do manequim.

1

2 Utilize uma régua em L para marcar a trama. Nota: Os sentidos do fio também podem ser

puxados e alinhavados de modo a ficarem visíveis nos dois lados do morim. 3 O tecido preparado está pronto para o moulage.

Costura lateral

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Como marcar o tecido

Fio vertical do tecido

2

Costura lateral

13

Ilusão de ótica, caimento, fio horizontal do tecido

3

Costura lateral

Fio diagonal do tecido

Abling_01.indd 13

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho

Moulage Como marcar o manequim com fitas Altura do busto 1 No manequim, alfinete uma fita de aproximadamente 0,6 cm por toda a volta do busto. Nos manequins pro-

duzidos no exterior, essa altura é indicada por uma cabeça de prego nas linhas centrais do manequim. 2 Alfinete a fita de um ponto do busto ao outro para criar uma linha entre eles.

1

2

3

3 Enfie o alfinete no manequim, empurrando-o pela lateral. Somente a cabeça do alfinete deve ficar visível na

fita.

4a

4b

5a

5b

14

4 Alfinete a fita ao redor do manequim e mantenha-a paralela ao chão. 5 Corte a fita e sobreponha a sua ponta sobre o ponto do busto inicial.

Abling_01.indd 14

27/02/14 11:04


Altura do quadril 1 Meça 21 cm (para um manequim de tamanho 38) a partir do centro da fita da linha da cintura. 2 Comece alfinetando a fita pelo centro da frente. Nota: No manequim, as cabeças de prego indicam* a altura

do busto e do quadril. 3 Alfinete a fita ao redor do manequim e mantenha-a paralela ao chão.

1

2

Como desenhar as linhas da fita

Manequim Linha do ombro Pino da placa do braço Ponto do busto Costura lateral Linha da cintura

3b

3a

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Moulage

Faixa ou tampo do pescoço Decote

É mais fácil traçar as linhas horizontais da fita no seu manequim depois de traçar todas as linhas verticais. Note que essas linhas verticais são relativamente equidistantes. As linhas horizontais são paralelas entre si.

Recorte princesa Altura do busto

Linha do Centro das costas

Linhas do recorte princesa

15

Centro da frente Fita da altura do busto

Linha do quadril alto Altura do quadril Linha do Centro da frente

Gaiola

Linha da costura lateral

Primeiro aro

Linha da cintura Fita da altura do quadril

Pedal para ajuste de altura

* N. de R.T.: Os manequins fabricados no Brasil não possuem cabeças de prego para indicar a altura do busto e do quadril.

Abling_01.indd 15

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho

Marcações do molde Cortar Slash

Linhas Guideguia Lines

Length Grain / fio reto Linha do urdume

Linha de dobra do tecido

Trama contrafio Cross/ Grain

Gathering or Franzido ou pesponto

Fold Line

Stitches Length Grain Cut on Fold

Dobra do tecido

Tomas Tuck

+

Marcação em cruz Cross Mark Cortar

1

Cortar

2

Número dasofpeças Number Pieces cortadas no tecido

Cut in Fabric

Piques Notches Localização do bolso Pocket Placement

CF

Centro daFront frente Center

16 Abertura / fenda

CC

Centro das costas Center Back

CL

Costura lateral Side Seam

Right reto Angle Ângulo ou or linha esquadrada Squared Line

LF

Side Front Lateral da frente

LC

Lateral das costas Side Back

0,5 cm

Linhas móveis

Shifting Lines

Abling_01.indd 16

Placket

Margem da pence Dart Jog

Dart da Apex Ponto pence

27/02/14 11:04


FERR AMENTAS E MATERIAIS

Desenho

Ferramentas e Materiais

Fotografia cortesia de Fred Gross

Papel Papel vegetal – 21x30 cm Bloco de desenho – 21x30 cm Papel à prova de vazamento de tinta no verso (bleedproof ) – 21x30 cm Lápis 2H de ponta dura – para um traço mais claro 2B de ponta macia – para um traço mais escuro Lápis preto

Apontador de lápis Apontador duplo (manual) Sugestão de material suplementar

17

Livros de desenho de moda (para trabalhar com figuras humanas), como Desenho de moda, de John Hopkins (Bookman, 2011), e Desenho de moda, de Bina Abling (Edgar Blucher, 2011).

Canetas Caneta preta de ponta fina (para o contorno) Caneta preta de ponta superfina (para os pontos), tamanho 005 Borracha De látex (não deixa resíduos) De ponta de lápis (pode deixar farelos ou resíduos)

Abling_01.indd 17

27/02/14 11:04


Moulage, modelagem e desenho

Desenho técnico O desenho técnico é um desenho sem pose que utiliza proporções realistas e naturais do corpo. É uma estrutura de apoio, um guia, que facilita o esboço de peças de vestuário com todas as nuances envolvidas em sua construção. As linhas no torso são opcionais e complementares. Elas são utilizadas para costuras e para pences específicas e outros detalhes de ajuste em uma roupa. 0 Cabeça Pescoço

1

Cava

Linha do centro da frente

2

Cintura 3

Linha da calcinha

Linha do ombro

As costuras princesa são paralelas à linha do centro da frente

Parte superior do torso

Parte inferior do torso

Quadril Extremidade do torso

4 Cabeças e altura 0

1 Torso

18

2

3

4

5

Coxa

Joelho 6

7

8

Abling_01.indd 18

As figuras planas têm, em média, 7 ou 8 cabeças de altura

Panturrilha

Proporções básicas: a medida entre a cabeça e o final do torso é igual ao comprimento total das pernas

Pernas

Tornozelo

27/02/14 11:04


Esta página aborda as diferenças entre uma figura de moda e editorial (alongada e estilizada) e um desenho técnico com os valores de medida (realista).

0

0

1

1

2

2

3

3

4

4

5

5

6

6

7

7

8

8

Rotação do cotovelo

Rotação do pulso

FERR AMENTAS E MATERIAIS

Figura de moda versus Desenho técnico

Detalhes do braço e da manga

Desenho técnico realista

Com todas as variedades nos detalhes de modelos, a posição do braço pode ser decisiva para definir a forma da manga e sua construção em um desenho técnico.

19

9

10

Figura de moda alongada

A figura de moda é uma forma ficcional com pose e estilizada, é um modo de transmitir o estilo da roupa. O desenho técnico é mais real, apresenta os detalhes da roupa e é passado ao assistente do designer, que criará o protótipo da roupa. Os dois tipos de desenhos são parte integral do design e ambos são instrumentos importantes na indústria da moda.

Abling_01.indd 19

27/02/14 11:04


Abling_01.indd 20

27/02/14 11:04

Modelagem e desenho  
Modelagem e desenho  
Advertisement