Issuu on Google+


 É um mamífero;  É o maior membro da família dos golfinhos;

 Vive em grupos familiares;  É inteligente e pode ser facilmente treinada, daí poder ser encontrada em espetáculos aquáticos;  Pode viver, aproximadamente, até à idade do ser humano.


 Possui uma cabeça arredondada, não terminando em bico, como os golfinhos; Apresenta pele preta e branca, uma mancha branca por baixo de cada um dos olhos e uma enorme barbatana dorsal que pode medir 2 metros de altura no macho adulto, sendo esta maior e mais ereta nos machos que nas fêmeas.  Os machos podem medir de 9,8 até 10 metros de comprimento e pesar até 9.000 - 10.000 kg (9 - 10 toneladas);  As fêmeas são menores, chegando aos 8,5 metros e 6.500 7.500 kg (entre 6 e 8 toneladas), respetivamente.


• Vive em todos os oceanos e na maior parte dos mares; • As águas mais frias das regiões temperadas e das regiões polares são as suas preferidas.


A orca é uma caçadora temível, daí também ser designada por baleia-assassina, atacando quase todos os animais que encontra: - Peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões, golfinhos; - Animais de tamanho maior, quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.


• A fêmea entra na fase de reprodução a partir dos 15 anos de idade;

• O tempo de gestação da orca é de, aproximadamente, 16 meses. • Um filhote de orca já nasce com quase 200 quilos e cerca de 2 metros; • Normalmente, a orca tem uma cria em cada cinco anos. • Os filhotes são amamentados até aos dois anos de idade, mas com doze meses já se alimentam de comida sólida. https://www.youtube.com/watch?v=hvpZltIPSU


As orcas comunicam-se através da emissão de sons. Estes sons (assobios e estalidos), além de servirem de comunicação entre as orcas é também usado com a função de localização da posição e/ou distância de obstáculos ou animais (ecolocalização). https://www.youtube.com/watch?v=AZRLLHG EGBI


 A orca apresenta potentes músculos na boca e dentes que podem medir 10 centímetros.  A sua forte mandíbula possui 50 dentes, sendo que pode triturar ossos de outros animais marinhos com uma simples dentada.

 Ela é capaz de nadar a 50 km/h, mergulhar a 200 metros de profundidade e ingerir 135 quilos de carne por dia.  Possui uma camada grossa de gordura que funciona como um isolante térmico, protegendo-a das variações de temperatura da água.


• Animais Marinhos, girassol, 2008; • Sites consultados: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/baleia_orca.htm; https://pt.wikipedia.org/wiki/Orca.

Trabalho realizado por: Maria Ferreira Martins, nº 15, 3º G Fevereiro de 2017


A orca apresentação da maria