Issuu on Google+


FUNÇÕES A revista digital tem como função o entretenimento e interação entre os alunos do C.E.M 03. O 1ºD teve como iniciativa principal,mostrar a realidade da escola e informar de forma geral os acontecimentos da eescola.


CARTA AO LEITOR Senhores Leitores. Constituiu-se motivo de muita alegria para mim a circulação no final da tarde de segunda-feira, dia 18 de setembro de 2013, da revista “D-School", que na certa vem assinar importantes reportagens escrito pelos alunos do 1ºD do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga. Boas reportagens, colunas as mais variadas e um conteúdo dos mais completos, fazendo da Revista DSchool uma leitura obrigatória da maioria dos estudantes, a cada final de tarde. Parabéns a todos que participaram da produção dessa. 


SUMÁRIO 

Página 6: Resenha – Maldita Parentela. Página 7: Bibliografia – França Júnior. Página 8: Curta Metragem. Página 9: Mostra Cultural. Página 10: Jogos Interclasse Página 11: Comportamento. Página 12: Sustentabilidade Página 13: Cidadania. Página 14: Saúde Página 15: Música Página 16: Literatura – Indicações de Livros. Página 19: Indicações de Filmes Página 22: Moda Página 23: O mergulho que vale qualquer preço. Página 24: Terceiro Circuito de Ciências de Taguatinga.


RESENHA -MALDITA PARENTELA 

"Maldita Parentela" é uma peça teatral escrita por França Júnior em 1887, na forma de comédia de um ato. Damião tem uma filha, Marianinha, a qual é completamente apaixonada por Aurélio, romance que o pai não aceita, visto que Aurélio é órfão e pobre. Damião então resolve dar uma festa em sua casa para apresentar Joaquim Guimarães à filha. Joaquim é dono de um armazém, motivo pelo qual Damião faz gosto que ela se casa com o moço. Nessa festa, vão estar presentes toda a parentela de Raimunda, mulher de Damião, que era pobre.


BIBLIOGRAFIA FRANÇA JÚNIOR 

Joaquim José de França Júnior nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 1838. Foi advogado, dramaturgo, jornalista e pintor brasileiro. Escreveu muitas comédias teatrais que fizeram muito sucesso entre a população e caracteriza-se pelas falas curtas das peças em um ato e cenas rápidas. Escreveu cerca de vinte peças teatrais e comédias. É o patrono da cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras, da qual Urbano Duarte de Oliveira é fundador. Morreu em Poços de Caldas/MG, em 1890. Em 1980, todas as peças de França Júnior foram reunidas em "O Teatro de França Júnior", em dois volumes.


C.E.M 03-1ºD

Curta metragem: O trabalho curta metragem foi um projeto do primeiro bimestre. Esse projeto testou varias habilidades de todos os alunos participantes, tais habilidades foi o trabalho em grupo, organização, responsabilidade e etc. O projeto também fez com que os alunos tivessem a oportunidade de se conhecer uns aos outros melhor. O projeto teve uma boa apresentação, pois podemos assistir aos projetos das outras turmas. Todas as salas se saíram bem, pois o tempo de elaboração não foi muito, porém todas as turmas tiveram nota acima da média. Mas no final como todos os projetos do colégio, soubemos que os professores e a coordenação não queriam somente testar os alunos, mas nos passar algumas mensagens que foram os temas dos trabalhos.


MOSTRA CULTURAL Mostra cultural foi o trabalho das décadas, esse foi o melhor e mais divertido trabalho até hoje, pois foi um trabalho que tivemos a oportunidade de conhecer na pratica o que nossos pais tinham acesso na infância e na adolescência. Era uma realidade bem diferente da nossa, brincadeiras, musicas namoro e etc. As apresentações foram varias como bandas, danças, foram apresentações bem divertidas como Menudos, cabaré, danças da época e outras. A mostra cultural foi um projeto bem organizado muitas salas conseguiram objetos antigos como maquina de datilografia, telefones, roupas e etc. A mensagem desse projeto é que devemos preservar nossa cultura e dar valor ao que temos como nossos pais davam valor no que tinham.


JOGOS INTERCLASSE

Os jogos interclasse aconteceram entre os dias 26/08 a 30/08 de 2013. Foi 5 dias de diversão para os alunos do cem 03, houve algumas brigas e desentendimentos momentâneos mas no final tudo se saiu bem. As modalidades foram varias futebol masculino, futebol feminino, vôlei , queimada, tênis de mesa, xadrez e dama. Os jogos serviram não só para brincar e se divertir, serviram também para relaxar os alunos para o segundo semestre. Mas na minha opinião o colégio quis repassar um ensinamento para o alunos ( o importante não é ganhar ou perder, é poder ter a honra de ter participado e de ter boas lembranças de um evento escolar).


COMPORTAMENTO 

Ser um jovem adolescente, hoje, é muito mais difícil do que foi em outras épocas, mesmo que isto possa parecer inverossímil, dado às facilidades do presente. Os pais são mais compreensivos, tolerantes, há maior liberdade sexual, de expressão e escolha profissional, o que era inimaginável no passado. Entretanto, a dualidade do atual pensamento social coloca lado a lado toda essa facilidade disponível e a exigência cada vez maior no que diz respeito à competência profissional, à estética, ao sucesso, entre outras coisas, constituindo e sendo responsável por novos sintomas que se manifestam nas relações familiares, na escola e no próprio corpo. Relações incestuosas, sexualidade, gravidez na adolescência, escolaridade, depressão e pânico, drogas, transtornos alimentares e tantos outros assuntos são bem delicados para eles, aos quais, muitas vezes, se veem submetidos ou, de alguma forma, envolvidos, exigindo abordagem imersa em compreensão de pais, professores e outros profissionais, não culpando ninguém. O mundo contemporâneo tem nos dado uma mensagem muito clara: se está difícil para os adultos, o que pensar para os jovens? Vivemos uma época em que tudo se entrega, desde pizzas, vídeos, flores, livros, remédios, eletrodomésticos, até maconha. Nossos jovens vão formando suas personalidades num mundo de entrega rápidas, de soluções imediatas, de falta de espaço para a espera e o amadurecimento. Por isto reúnem características diversas e por vezes conflitantes: individualidade, hedonismo, consumismo, máeducação, agressividade, capacidade multitarefas, irreverência, radicalidade, tendências grupais, insegurança, rebeldia, consciência, espontaneidade, imprevisibilidade.


SUSTENTABILIDADE 

São impressionantes as iniciativas das grandes empresas para impedir que ideias sustentáveis ganhem força e que possam sair do papel para realmente entrar no uso cotidiano. Benito Muros é o desenvolvedor deste projeto, uma lâmpada que não queimaria. O projeto de Muros não para por aí, o pesquisador se dedica a pesquisar maneiras para que os produtos possuam maior tempo de vida e durabilidade. Não precisa ir muito longe para se dar conta de que os grandes fabricantes não olham com bons olhos para as ideias de Muros. Em uma época de aparelhos quase descartáveis, este tipo de iniciativa tende a ser reprimida pelos grandes fabricantes. A dita lâmpada foi criada pela OEP Eletrics, e possui um real compromisso com o meio ambiente. Além de não gerar desperdício de material, é muito mais econômica, permitindo uma economia de até 92% de energia. Segundo Muros, sua pesquisa começou depois de ficar sabendo de uma lâmpada que está ligada a 111 anos, em Livermore, Califórnia. Sabendo disto, Muros viajou até lá e pesquisou com os descendentes dos criadores da lâmpada, para saber como que ela havia sido fabricada. E foi a partir desta investigação que pode desenvolver sua lâmpada que não queima.


CIDADANIA 

Os direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal em seu artigo 146 , que estabelece como princípio da participação na vida política nacional o sufrágio universal. Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos.

A Constituição proíbe o alistamento eleitoral dos estrangeiros e dos brasileiros conscritos no serviço militar obrigatório, considera a nacionalidade brasileira como condição de elegibilidade e remete à legislação infraconstitucional a regulamentação de outros casos de inelegibilidade (lei complementar n. 64, de 18 de maio de 1990).


SAÚDE 

Todos sabemos que o grau de desenvolvimento e, por conseguinte, a qualidade de vida dos países apresenta contrastes, tornando-a desigual. No entanto medir esse grau de desenvolvimento nem sempre é tarefa pequena. Existe uma forte relação entre os dois conceitos, uma vez que o crescimento econômico é um meio importante para o desenvolvimento humano, no entanto, os resultados não dependem só do crescimento econômico e dos níveis de rendimento nacional. Também dependem da maneira como estes recursos são utilizados – se para desenvolver armas ou para produzir alimentos, se para construir palácios ou para fornecer água potável. O conceito de desenvolvimento deve entender-se de uma forma mais qualitativa do que quantitativa. O desenvolvimento implica um crescimento harmonioso dos sectores produtivos e uma adequada redistribuição dos rendimentos; cada cidadão deve ter acesso a um grau suficiente de consumo individual e familiar, tanto de bens como de serviços. Há um mínimo de recursos necessários para se poder ter acesso ao que é objectivamente indispensável, e que se relaciona com uma sobrevivência digna: a alimentação, a saúde e a habitação. Numa segunda linha de necessidades, ainda muito importantes, aparecem aspectos como o vestuário adequado e confortável, o ensino e a cultura. Depois, surgem outros aspectos mais ou menos supérfluos, que vão desde os bens socialmente muito enraizados (por exemplo a televisão ou o automóvel) e, por isso, já quase tidos por indispensáveis, até aos manifestamente luxuosos. Os três escalões referidos marcam etapas na relação existente entre o acesso ao dinheiro e ao bem-estar.


MÚSICA 

Legião Urbana foi uma banda de rock, surgida em Brasília entre 1982 e 1996, fez sucesso no ano 1985.Ao todo lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996 devido complicações causadas pela AIDS. A banda foi uma das recordistas de vendas de discos no Brasil. De toda a geração do rock nacional de 1985, Legião Urbana foi a banda mais amada e respeitada pelo público e crítica, os últimos integrantes da banda foram Renato Russo,Marcelo Bonfa e Dado Villa-Lobos e os ex-integrantes são Eduardo Parana, Ico OuroPreto, Paulo Paulista e Renato Rocha. O sucesso da banda foi inevitável, com o álbum Quatro estações de 1989, até hoje e considerado por fãs o melhor e inspirador trabalho do grupo, inclusive pelo próprio Renato Russo, o disco tem varias canções das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios brasileiras. Ate hoje e o álbum mais vendido da banda, com mais de 1,7 milhão de cópias,com isso a banda,possui musicas de amor quem foram muito marcantes na historia da musica brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto"."Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.Em períodos de militarismo no Brasil,pessoas assumiam a voz daqueles que tinham crescido sobre o período militar chamando-os de “Geração Coca-Cola”.Alem disso algumas letras abordam temas sobre solidão, passado, amor, depressão, homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças. O ultimo show da Legião Urbana foi em 14 de janeiro de 1995 na casa de apresentações "Reggae Night”em Santos no litoral de São Paulo.Dois filmes foram lançados este ano em relação a banda.Somos Tao Jovens,de Antonio Carlos da Fontoura,que retrata a adolescência de Renato Russo,e retrata bem o seu interese pela musica,pouco depois foi lançado o filme Faroeste Caboclo dirigida por René Sampaio


LITERATURA – INDICAÇÕES DE LIVROS 

Sussurro - Becca Fitzpatrick Nora Grey é uma estudante aplicada, que vive com sua mãe, Blythe Greymora em Coldwater na cidade de Maine. Ela frequenta a Coldwater High School com sua melhor amiga Vee sky, um dia na aula de biologia, Nora e Vee sentamse juntas, mas seu professor a troca de lugar, fazendo sentar-se perto de Patch, um garoto muito misterioso e bonito. Ela apaixona pelo seu sorriso despretensioso e seu olhar que parece enxergar através dela. Nora se sente incapaz de pensar com clareza. Uma série de acontecimentos assustadores começa acontecer em sua volta . Patch aparece em todos os lugares e saber sobre tudo da sua vida, deixando a confusa entre atirar-se em seus braços ou fugir do perigo que o ronda. mas ela quer respostas, então ela se aproxima de Patch de forma mais avassaladora que seus sentimentos por ele. De repente, ela está no meio de uma batalha eterna de anjos caídos e seres imortais. Então ela tem que escolher qual lado ela vai ficar e se sua escolher for a errada estará arriscando sua própria vida.


LITERATURA – INDICAÇÕES DE LIVROS 

Instrumento mortais Cidade dos ossos – Cassandra Este livro faz parte da coleção de instrumentos mortais. O livro que vou recomendar e cidades dos ossos o primeiro livro da serie. Clary Fray tem 15 anos, ela mora em Nova York com sua mãe Jocelyn Fraye, uma Caçadora de Sombras, mas sua filha não sabe. Quando Clary quer se diverti ela e seu amigo Simon Lewis, 10 anos, vão numa discoteca, ao chegar lá ela é testemunha de um assassinato não é qualquer assassinato, que é cometido por adolescentes bizarros cheios de tatuagem. Ela decidi chamar a policia mas o problema e que só ela os ver e já não há corpo. No dia seguinte ela conhece Jace (por quem se apaixona ) esses jovem conta pra ela sobre eles serem caçadores das sobras fazem parte da tribo de guerreiro secreta que liberaram a terra dos demônios.


LITERATURA – INDICAÇÕES DE LIVROS 

A culpa é das estrelas - John Green Este livro de John Green conta o romance de dois adolescentes. Hazel Grace, ela tem 16 anos, olhos verdes e pele clara, leitora voraz, tem uma sensibilidade bastante própria, ideias afiadas e câncer de tireoide com metástase nos pulmões. Gosta de All Stars Chuck Taylors, tem um livro de cabeceira e sabe o que Magritte quis dizer com “Isso não é um cachimbo” e ha 3 anos luta contra um câncer que esta em estagio avançado .ela vive com seus pais . E Augustus Waters, de 17 anos, alto e magro de olhos azuis intenso e cabelo acaju e com seu sorriso cafajeste, gosta de música, livros e games é ex-jogador de basquete e mais de um ano teve um câncer que afeta os ossos (osteossarcoma) que o levou a amputar a perna direita


INDICAÇÕES DE FILMES      

Nome Original: Elephant Ano: 2003 Duração: 81 minutos Classificação: 16 anos Gênero: Drama Em um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland no interior dos Estados Unidos, até que o dia não terminará bem como todos os outros. O filme narra o ataque que dois estudantes faz a essa escola, matando dezenas de alunos com armas automáticas, a questão do bullying é tratada em pequena parte, mas] estar ali presente. Se concentra no ato final, de vingança e fria e desapaixonada. Onde serão protagonistas de uma grande tragédia.


INDICAÇÕES DE FILMES 

    

Nome original: Cuidado com o meu guarda costas Direção: Tony Bill Duração: 1 hora e 36 minutos Classificação: 12 anos Gênero: Comédia

Um garoto pacífico tem dificuldades em adaptar se a nova escola, onde um valentão costuma roubar colegas para defender se,ele contrata um grandalhão e valente desajustado de quem até mesmo os professores vão sentir medo,mas logo a relação dos dois muda.


INDICAÇÕES DE FILMES   

 

Nome original: Sob A Luz Da Fama O Poder Da Paixão Direção: Steven Jacobson Duração: 95 minutos Classificação: Livre Gênero: Dança

Reveja a fenomenal e brilhante história de Sob A Luz Da Fama, com novas paixões e novos parceiros "Sob a Luz Da Fama O Poder Da Paixão". Tudo o que Kate Parker sempre sonhou era dançar na Academia de Balé. Mas ela faz o teste e não é aceita, pelo fato de ser um pouco mais acima do peso do que as outras dançarinas e aprende que o talento natural só não basta para quem quer vencer no mundo fantástico da dança. Com uma ida a uma boate famosa no local de hip hop, acaba conhecendo um lindo jogador de hóquei que virou dançarino, que vai ajudá-la a passar nesse teste. Ela ainda tem muitas chances de realizar o seu grande sonho.


MODA 

Desde muito tempo podemos ver que a moda influenciou e influencia sobre vários aspectos na nossa sociedade onde vivemos. É nela que vemos como nós evoluímos, podemos ver como as pessoas se comportavam no passado, com ela podemos descobrir como essas pessoas viveram, pois a moda não é só pra ser seguida ,mas sim para nos proporcionar alegria! A cada dia ela vem nos surpreendendo de várias formas seja em novas tendências, cores vibrantes ou em cortes inusitados e inovadores. A moda sempre traz tendências bonitas e também esquisitas, ela pode agradar a uns e outros não, mas que a todos os anos vem se renovando, trazendo e atualizando as roupas de antigamente com um toque mais moderno.


O MERGULHO QUE VALE QUALQUER PREÇO 

O barco balança uma barbaridade, a água quase sempre é fria e nem sempre clara. Alem disso , quando entra o vento sul a coisa ali fica realmente feia , Mesmo assim, todo mergulhador sonha com o mar que banha a reserva do Arvoredo, em especial o que fica ao redor da grande ilha. E a razão disso está na estupenda variedade de vida que há debaixo d’água. Mesmo confinado á pequena área que fica fora dos limites da Reserva Biológica ( e a única onde a visitação de mergulhadores é permitida ) qualquer mergulho no Arvoredo é garantia de diversão para os olhos e para os apreciados da fauna subaquática . A relativa distancia da costa proporciona as águas mais transparentes da região , podendo chegar a 20 metros de visibilidade nos melhores dias . E há fartura de linguados, salmonetes, coiós, raias, pargos e peixes papagaios, entre cardumes de marimbas e corcorocas, sem falar nas garoupas-verdadeiras, ali ainda abundantes. Tartarugas também são freqüentes e, com um pouco de sorte, dá até pra cruzar com graciosos cavalosmarinhos, Entendeu porque todo mergulhador sonha com o Arvoredo? Brincando de achar peixes

Os mergulhos no Arvoredo não atingem grandes profundidades, porque logo o costão rochoso encontra a areia do fundo. Mas, na parte submersa, as rochas costumam ser cobertas por algas amarronzadas, conhecidas como babade-boi, que formam verdadeiros tapetes sobre as pedras e servem para ocultar pequenos peixinhos.


TERCEIRO CIRCUITO DE CIÊNCIAS DE TAGUATINGA 

O Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Taguatinga, ocorreu na quinta-feira (05 de Setembro) na quadra de esporte do Centro de Ensino Médio EIT (CEMEIT), promovido pela Secretária de Educação do Distrito Federal. O evento contou com vários projetos sobre diversos temas. Os projetos mais destacados do Circuito de Ciências foram os do Centro de Ensino Fundamental 10 de Taguatinga (CEF 10), do Centro de Ensino Médio EIT (CEMEIT), da Escola Classe 50 de Taguatinga (EC 50) e da Escola Classe Vicente Pires (EC VP). Nossa escola também estava com um projeto muito bacana que visa o raciocínio lógico dos jovens, com alguns jogos feito artesanalmente. O Centro de Ensino Fundamental 10 estava com três projetos, um deles mostrava primeiramente como funciona o processo de geramento de energia com uma bicicleta elétrica, utilizando uma corrente que ligava o pedal dela direto ao um alternador automotivo que amarzenava toda a energia produzida em uma bateria automotiva e por ultimo a energia seguia para um rádio portátil. O segundo projeto utilizava o primeiro como base e nele falava sobre um Condomínio Saudável onde se cada morador de um prédio fizesse quarenta minutos de exercícios nas esteiras ou nas bicicletas o condomínio iria ter 16 horas de energia para suprir as necessidades em seu centro comunitário para os computadores, além de alimentar todas as luminárias do condomínio que contaria com lâmpadas econômicas de alto rendimento. E o terceiro projeto utilizava também o primeiro como base e nele falava de uma “Escola Saudável” onde os alunos iria fazer exercícios em bicicletas elétricas e gerar energia, amarzenando-a em baterias que supriria a necessidade de energia de todas as luzes da escola, se utilizando lâmpadas econômicas, além de alimentar todos os computadores da escola e televisões.


TERCEIRO CIRCUITO DE CIÊNCIAS DE TAGUATINGA 

O Centro de Ensino Médio EIT estava com vários projetos lá, mas os de mais revelancias para nós foram os sobre “Cana de Açucar”, “Influência da Mídia” e sobre “Nutrição”. O primeiro trabalho, sobre a “Cana de Açúcar”, falava sobre as áreas onde são cultivadas a canade-açúcar, como é feito seu cultivo, qual o tipo de solo usado na plantação, o principal local aqui no Distrito Federal onde é cultivado a cana de açúcar que é o Engenho Santa Izabel que fica localizado no Riacho Fundo 2 próximo do Balão do Periquito (Gama), além de mostrar o processo de destilação e fermentação da cana de açúcar, no final de toda apresentação ainda tinha um 'lanchinho' onde era servido um pouco de caldo de cana e pastelzinho. O segundo projeto falava sobre como nós somos influenciados pela mídia, sobre o poder de persuasão com que ela consegue influenciar em todos os aspectos da vida do ser humano e como as propagandas nelas transmitidas irá refletir no comportamento de cada um que está tendo contato com o meio. O terceiro projeto falava de nutrição, e dentro do tema falava sobre o uso inadequado de suplementos alimentares e sobre o uso de anabolizantes e bombas, sobre os efeitos colaterais do uso inadequado de cada um desses, além deles medirem a altura da pessoa e o peso além de falar se para a idade está adequada ou não. A Escola Classe 50 estava desenvolvendo projeto sobre “Pequenos Cientistas”, onde seus alunos estavam fazendo experiências usando os princípios da densidade, fazendo misturas com diversos elementos químicos, além de estarem mostrando como funciona os princípios básicos de um vulcão, fazendo uma experiência onde usavam óleo de soja, água e Sonrisal. A Escola Classe Vicente Pires estava com o projeto com nome “Superação” onde os alunos falavam sobre como usar a água sem desperdiça-la dando exemplos de como lavar a garagem e o carro sem gastar tanta água, além de outros exemplos. Eles também falaram sobre as consequências de usar água de poços artesanais, além de falar sobre os estados da água. A Academia RunWay levou para o Circuito de Ciências uma aula demonstrativa de Spinning, esporte praticado em uma bicicleta ergométrica que visa. além da queima de gordura, também a tonificação de músculos. Foi uma iniciativa muito bacana por parte da academia.


Revista D-SCHOOL 1ºD