Issuu on Google+

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2014


2


SUMÁRIO

Corpo Diretivo

4

Mensagem do Diretor Geral

5

Sobre o CEAP

6

Metodologia de Trabalho

9

Cursos desenvolvidos e número de atendidos

10

Atividades Complementares

18

Atividades Extra

23

Aconteceu no CEAP

30

Considerações Finais

34

3


CORPO DIRETIVO Diretor Geral Marcos Fernando de Melo Diretor Pedagógico Roberto Yuji Ykko Ueda Diretor de Formação Ronaldo Leite da Silva Diretor Administrativo Pedro Osmário dos Reis Diretor de Desenvolvimento Institucional Carlos Henrique Lima

4


MENSAGEM Mais uma vez o CEAP torna de conhecimento público seu relatório anual. Este relatório traz uma descrição das principais atividades promovidas pela organização ao longo do ano de 2014 e tem por objetivo ser um instrumento de comunicação entre o CEAP e sociedade, ajudando-nos a cumprir nosso dever de informar, de forma concreta e transparente, os objetivos e a estrutura de nosso trabalho socioeducativo. Portanto, neste documento encontram-se os programas, os projetos, as conquistas e os desafios, bem como os resultados alcançados. Com isso, deve-se salientar que no ano de 2014 comemoramos avanços, enfrentamos muitos desafios e nos conscientizamos quanto à necessidade de rever práticas e promover melhorias de trabalho para gerarmos maior impacto na formação social e humana dos jovens atendidos. Não se trata de causar uma transformação momentânea e superficial na vida desses jovens, mas sim de mudar profundamente suas vidas através de uma sólida formação humana e do envolvimento da família em sua própria formação. Desta forma, eles próprios se encarregam de colocar em prática aquilo que sonhamos para esse mundo. Agradecemos a todos que colaboraram e continuam apoiando direta e indiretamente o trabalho executado, nesses 29 anos de serviços prestados às crianças e adolescentes da região da Pedreira na Zona Sul de São Paulo. Boa leitura!

Marcos Fernando Diretor Geral do CEAP

CEAP em 1985

5


Sobre o CEAP O Centro Educacional Assistencial Profissionalizante - CEAP é uma organização não governamental, fundada em 1985, que há 29 anos funciona no modelo de escola profissionalizante gratuita, sem fins lucrativos, oferecendo cursos profissionalizantes para jovens entre 10 e 18 anos que estejam matriculados, no ensino regular, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A missão da organização é criar condições para a formação de cidadãos íntegros capazes de transformar o mundo através de seu trabalho. A organização está inserida em uma comunidade da Zona Sul de São Paulo, no bairro de Pedreira, no distrito de Cidade Ademar, que tem 268 mil habitantes. Em 2014 a organização atendeu 580 jovens, com histórico de mais de 5 mil alunos formados desde sua fundação. O atendimento é totalmente voltado a uma população exposta a situações de vulnerabilidade social. O CEAP é uma iniciativa da OSUC (Obras Sociais, Universitárias e Culturais), uma entidade beneficente sem fins lucrativos, fundada em 1962, em São Paulo, que através de diferentes ações em suas diversas unidades procura incentivar nos jovens a busca da excelência humana e profissional, bem como a preocupação social e a solidariedade.

O CEAP está localizado na zona sul de São Paulo, no bairro de Pedreira, no distrito de Cidade Ademar

6

Quadras esportivas da organização


O CEAP sempre colocará o seu foco no ser humano, buscando a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo a partir do seu trabalho

268

MIL HABITANTES EM PEDREIRA

580

JOVENS ATENDIDOS EM 2014

5mil JOVENS FORMADOS DESDE 1985

7


OS PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS DO CEAP SÃO:

Missão “Criar condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo através de seu trabalho, realizado sempre a serviço de cada pessoa e da sociedade”

Visão “Ser uma instituição catalisadora do desenvolvimento humano, integrando família, professor e aluno”

Valores Desenvolvimento familiar Respeito à personalidade e à singularidade Crescimento contínuo das virtudes Coerência de atitudes e comportamentos

8

Alunos em sala de aula


METODOLOGIA DE TRABALHO A metodologia de trabalho do CEAP é inteiramente focada na formação humana do indivíduo, buscando despertar nos jovens o interesse pelo processo de aprendizado, ao mesmo tempo em que fortalece o senso crítico, participativo e de cidadania dos beneficiários. Por meio da execução de cursos de qualificação profissional oferece-se a esses beneficiários uma formação técnico-profissional metódica, orientada a atender as exigências do mercado de trabalho a jovens que procuram uma primeira oportunidade profissional, realizando um atendimento que tem como eixo estruturante a formação cidadã do indivíduo. Os cursos são desenvolvidos em complementaridade ao ensino regular e visam desenvolver a formação integral dos beneficiários, suscitando neles o gosto pela aprendizagem e, sobretudo, o protagonismo na construção de seus próprios projetos de vida. Os cursos estão estruturados de modo a balancear a formação cidadã e a formação técnico-profissional metódica, costurando disciplinas mais gerais - que alicerçam a formação cidadã pautada em valores como ética, dignidade, retidão e respeito ao próximo - com conteúdos técnicos específicos da qualificação profissional. A educação integral ocorre amparada em dois pilares que fundamentam a nossa proposta pedagógica: o curso de formação de pais e a preceptoria. O curso de formação reitera a importância que os pais têm para o CEAP: são os principais responsáveis pela educação de seus filhos. A preceptoria, por sua vez, estreita a relação entre professor e aluno, através de encontros mensais individuais, ajudando-o a vislumbrar um futuro diferente para sua vida, de modo que seja autor de sua própria história.

9


CURSOS DESENVOLVIDOS E NÚMERO DE ATENDIDOS Ao longo de 2014 o CEAP atendeu 580 jovens de 10 a 18 anos nos sete diferentes cursos de educação e qualificação profissional desenvolvidos. São eles:

Alunos no horário de intervalo das aulas

10


Educação Profissional Básica Eletricidade Residencial Eletricidade Industrial Auxiliar de Informática Informática Aplicada

Educação Profissional Técnica Técnico em Administração Técnico em Redes de Computadores Técnico em Informática

11


Educação Profissional Básica Os cursos básicos do CEAP são destinados a jovens que estão cursando o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, no Ensino Regular. Após um ano de curso o aluno aprovado recebe o certificado de conclusão do curso desenvolvido.

Eletricidade Residencial Duração: 1 ano Público: Jovens que estão cursando o 6º ano do Ensino Regular. Sobre o curso: No curso Eletricidade Residencial o aluno aprende conceitos básicos da eletricidade, tais como o funcionamento de tomadas, disjuntores, fusíveis, etc. Com isto, compreende como funciona uma rede elétrica básica de uma casa. Desenvolve práticas de eletricidade em laboratórios para se familiarizar com o funcionamento dos equipamentos. Além do conteúdo específico, o aluno tem um aprofundamento no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, Ciências, Formação Religiosa, Relações Humanas e Práticas Manuais.

Eletricidade Industrial Duração: 1 ano Público: Jovens que estão cursando o 7º ano do Ensino Regular Sobre o Curso: No curso de Eletricidade Industrial o aluno aprende o funcionamento de motores elétricos (corrente contínua, motores monofásicos e trifásicos), e o funcionamento de botoeiras, chaves mecânicas, contatores, temporizadores, etc. Aprende também a manusear equipamentos como fonte, multímetro, ferro de solda, paquímetro, etc. Além do conteúdo específico, o aluno tem um aprofundamento no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, Ciências, Formação Religiosa, Relações Humanas e Informática. 12


Auxiliar de Informática Duração: 1 ano Público: Jovens que estão cursando o 8º ano do Ensino Regular Sobre o Curso: No curso de Auxiliar de Informática o aluno aprende os conceitos básicos de informática, começando por uma boa e correta forma de digitação, a identificar todos os periféricos de um computador e a utilizar os sistemas operacionais Windows e Linux. O aluno também aprende a compartilhar arquivos em rede, editoração de textos, planilha de cálculo (gráficos, inserção de dados, trabalhar com fórmulas) e noções de contabilidade (débito/crédito; ativo/ passivo; elaboração de um pequeno balanço). Além de tudo isso, o aluno também tem aprofundamento no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, Ciências, Formação Religiosa e Relações Humanas.

Informática Aplicada Duração: 1 ano Público: Jovens que estão cursando o 9º ano do Ensino Regular Sobre o Curso: No curso de Informática Aplicada o aluno aprende programação em diferentes linguagens, bancos de dados, sistemas operacionais e gerenciamento de e-mails. Também desenvolve habilidade para ler e interpretar esquemas eletrônicos fazendo experiências práticas em laboratório. O aluno do curso de Informática Aplicada também aprende noções de administração, marketing e contabilidade. Além de tudo isso, o aluno também tem aprofundamento no ensino de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Matemática, Ciências, Formação Religiosa e Relações Humanas.

13


Educação Profissional Técnica Os cursos técnicos do CEAP são aprovados pelo Sistema de Ensino do Estado de São Paulo desde 1995. Ao final dos 4 semestres presenciais, para receber seu diploma de nível técnico o aluno deverá cumprir horas de estágio.

14


Técnico em Administração Duração: 2 anos

Público: Jovens que estão cursando o Ensino Médio do Ensino Regular Sobre o curso: No curso de Administração os alunos aprendem noções de informática, depois adentram o conteúdo específico. Este curso é permeado pela comunicação: os alunos exercitam constantemente a arte de se relacionar, realizando trabalhos em grupo em matérias como Recursos Humanos e Marketing. Outras matérias encontradas no curso são Matemática Financeira e Contabilidade, matérias mais técnicas que aproximam os alunos da realidade administrativa. Durante o curso, os alunos participam de um jogo de empresas, em que simulam ser uma empresa e vivenciam um mercado concorrente. Também são desenvolvidas Práticas Esportivas, Inglês, Matemática e Língua Portuguesa. Um grande diferencial fica por conta da formação humana desenvolvida na disciplina de Ética.

15


16


Técnico em Redes de Computadores Duração: 2 anos 4 semestres Público: Jovens que estão cursando o Ensino Médio do Ensino Regular Sobre o curso: O curso é dirigido a jovens que se identificam com a área de informática e tem como objetivo a formação de profissionais capacitados a trabalhar na área de tecnologia da informação. Os alunos desenvolvem habilidades nas seguintes áreas do conhecimento: Sistemas Operacionais, Aplicativos Comerciais, Linguagens de Programação e Bancos de Dados. Também são desenvolvidas Práticas Esportivas, inglês, Matemática e Língua Portuguesa. Um grande diferencial fica por conta da formação humana desenvolvida na disciplina de Ética.

Técnico em Informática Duração: 2 anos 4 semestres Público: Jovens que estão cursando o Ensino Médio do Ensino Regular Sobre o curso: O curso é dirigido a jovens que se identificam com programação e tem como objetivo atuar no desenvolvimento de programas de computador, sistemas de informação e bancos de dados, seguindo as especificações e paradigmas da lógica e das linguagens de programação. Os alunos realizam testes de software, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Para tanto, o aluno deve ter previamente conhecimentos básicos de informática. Também são desenvolvidas Práticas Esportivas, Inglês, Matemática e Língua Portuguesa. Um grande diferencial fica por conta da formação humana desenvolvida na disciplina de Ética.

17


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Formação de Pais Os pais são os principais responsáveis pela educação de seus filhos e devem atuar como protagonistas neste processo. Desta forma, se os pais estão bem formados, instruídos e envolvidos com o processo educacional de seus filhos, o impacto da mudança de vida dos jovens beneficiários é muito maior, transformando ambiente familiar de maneira permanente. Por este motivo, o CEAP oferece um curso de formação aos pais dos atendidos, com o objetivo de ajudá-los a desempenhar melhor a missão de educar bem os filhos. O curso de formação de pais é um ciclo de palestras e debates mensais sobre assuntos que cercam o ambiente familiar atual. São exemplos de temas abordados: a família diante das drogas e do álcool, a formação do caráter dos filhos, como tratar os filhos adolescentes, amizade com os filhos, entre outros.

18


MĂŞs

Total de pais participantes

Março

721

Abril

684

Maio

703

Junho

622

Agosto

648

Setembro

595

Outubro

643

Novembro

633

19


Preceptoria

O CEAP tem uma atuação que valoriza cada indivíduo que passa pela instituição, sobretudo os que são atendidos diretamente por seus programas. Assim, cada aluno é único e conhecido por seu nome e sobrenome. Por este motivo, o CEAP tem como um dos pilares de seu modelo pedagógico a preceptoria. A preceptoria é um atendimento mensal, individual e personalizado, oferecido a cada aluno durante todo o curso. Nestes encontros, os alunos aprendem a importância da família, dos valores éticos e são encorajados a pensar e refletir sobre suas ações e objetivos. Este modelo muda a forma como os alunos encaram a vida, melhorando sua relação com a sociedade e transformando, inclusive, seu ambiente familiar. Os 580 jovens atendidos pelo CEAP, ao longo de 2014, passaram pela preceptoria.

20


MĂŞs

Total de Preceptorias

Fevereiro

372

Março

479

Abril

432

Maio

376

Agosto

458

Setembro

414

Outubro

461

Novembro

273

21


22


ATIVIDADES EXTRA Feira de Ciências – FeCEAP 2014 A Feira de Ciências do CEAP é um evento gratuito, no qual se apresentam todos os anos projetos científicos nas áreas de Eletricidade, Ciências, Administração e Tecnologia. Esses trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos ao longo de 2014. Incluindo a sua 22ª edição, a FeCEAP já apresentou ao longo dos anos da sua existência cerca de 1.600 projetos científicos e mais de 74 mil pessoas visitaram a feira; ganhou mais de 35 prêmios nacionais e internacionais e os alunos CEAP tiveram a oportunidade de expor os seus trabalhos em Moscou (Rússia), Phoenix (EUA), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas. No ano de 2014, a força do evento e qualidade dos trabalhos produzidos pelos alunos atraíram a atenção da mídia, gerando uma reportagem no telejornal SPTV 2ª Edição, da Rede Globo, em uma matéria de quase 2 minutos. Os trabalhos nas áreas de Eletricidade, Ciências, Administração e Tecnologia são desenvolvidas pelos alunos, com a ajuda de seus pais, sob a orientação de um professor. Os alunos têm a oportunidade de mostrar a sua formação e criatividade, atraindo a atenção e o interesse de um público bastante diversificado: desde pais e amigos dos alunos, até profissionais e pesquisadores. A FeCEAP 2014 foi visitada por aproximadamente 4,5 mil pessoas ao longo dos dois dias da feira.

Festa Junina Aconteceu no CEAP a terceira festa junina para as famílias dos jovens atendidos pela organização. A ideia é integrar ainda mais as famílias, a organização e a comunidade. Em 2014, mais de 600 pessoas passaram pela festa junina.

23


Jornada Humanística 2014 Aconteceu em maio de 2014 a 6ª Jornada Humanística do CEAP. A Jornada Humanística é uma exposição de trabalhos na área de humanidades, na qual os alunos expõem seus gostos pessoais. Essa exposição é voltada para os familiares, antigos alunos e amigos.

Atividades Exposições de pinturas e desenhos Apresentações de peças de teatro Apresentações de mágicas Apresentações musicais Cursos Palestras

Semana Esportiva Além das aulas de Educação Física e Esportes durante os intervalos de aula, o CEAP promove campeonatos esportivos entre todas as classes. Os campeonatos abrangem diversas modalidades (Futebol de Campo e de Quadra, Basquete, Vôlei, Tênis de Mesa, etc.) entre alunos de todas as turmas, e tem grande aceitação e participação dos jovens atendidos pela organização. Em 2014 foram mais de 500 jovens participantes.

24


25


IV Fórum CEAP – Educação Além da Educação O CEAP promoveu em 15 de novembro de 2014 o IV Fórum CEAP. O evento reuniu executivos, acadêmicos e especialistas do terceiro setor com o intuito de debater o papel da educação como instrumento de transformação social e de construção de uma sociedade mais justa. O evento foi realizado na sede do CEAP e reuniu cerca de 120 pessoas.

26


Com o slogan “Educação além da Educação”, Célia Carvalho (Instituto General Motors), Thiago Terada (Gerente Executivo do Grupo Beraca Sabará), Fernando Nogueira (professor da Fundação Getúlio Vargas), Sérgio Carinhato (Diretor Executivo da empresa Nazca), Fernanda Portieri (Instituto Credit Suisse), Luiz Marins (Instituto Anthropos Consulting), entre outros, discutiram temas como “Parcerias entre instituições, pais e alunos”, “Perspectivas e desafios para o terceiro Setor na área de educação” e “Gestão e responsabilidade social corporativa”.

27


Passeios Técnicos e Culturais No ano de 2014 aconteceram diversas visitas técnicas e culturais dos alunos do CEAP com o propósito de inseri-los em um novo mundo, ou de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Algumas visitas se destacaram:

Visita ao Laboratório de Varejo da ESPM Os alunos do CEAP conheceram o Laboratório de Varejo da ESPM, primeiro do país neste segmento. O espaço possibilitou aos alunos a realização de atividades práticas próximas da realidade, utilizando os principais canais do varejo – mercearia, farma, magazine e um pequeno setor de linha branca. Conseguiram também realizar pesquisas de comportamento do consumidor, treinamentos e eventos. Com a visita técnica ao laboratório de varejo da ESPM, os alunos do CEAP puderam ver de perto como o conceito aprendido nas salas de aula é aplicado dentro de empresas e no dia a dia do mercado de trabalho.

Visita ao Museu da Lâmpada A visita ao Museu da Lâmpada possibilitou aos alunos vivenciar situações diferentes, como por exemplo o contato com fontes de luz desconhecidas. No lugar das convencionais lâmpadas incandescentes, os jovens viram de perto lâmpadas de LEDs e Halógenas, que fazem parte do futuro da iluminação. O Museu da Lâmpada é um lugar que agrega conhecimento e ao mesmo tempo detém um significativo acervo histórico para encantar os alunos e apresentar a evolução da iluminação. O espaço conta com um acervo de pesquisa, materiais e equipamentos capazes de reproduzir a linha do tempo, desde a descoberta do fogo, passando pela invenção da lâmpada, até o desenvolvimento das mais modernas tecnologias em iluminação. Tudo isso está diretamente ligado ao que esses alunos, com idades entre 10 e 12 anos, aprendem nos cursos realizados no CEAP. 28


Visita à 8ª Feira de Profissões da USP Cerca de 100 alunos dos cursos técnicos do CEAP tiveram a possibilidade de conhecer de perto as oportunidades de diversas carreiras, assim como os caminhos acadêmicos de diferentes profissões. Juntamente com seus professores, participaram da 8ª Feira de Profissões da USP, realizada no Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade. Durante o evento, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários explicaram a dinâmica das Unidades de Ensino e suas infraestruturas: cursos oferecidos, vestibular, formação acadêmica, grades de disciplinas e especializações. Todas essas informações foram dadas de maneira agradável, através de experiências e relatos que motivavam os estudantes a se interessarem por aquelas profissões. Iniciativas como esta fazem parte do plano de formação completo oferecido pelo CEAP, em que desde cedo o aluno é estimulado a sempre continuar a estudar e sempre ter claros seus objetivos, colocando em prática todo seu potencial.

29


Aconteceu no CEAP

Parceria com o Instituto Carlyle Brasil Em fevereiro de 2014 foi oficializada a parceria entre o CEAP e o Instituto Carlyle Brasil - ICB. O intuito da parceria é fazer com que o CEAP seja autossustentável. O Instituto Carlyle Brasil é uma iniciativa social dos funcionários e apoiadores da Carlyle na América do Sul para apoiar e ajudar a melhorar a educação no Brasil. Sua missão é transformar ONGs focadas em educação, elevando seus níveis de impacto social. A previsão é que o Instituto apoie o CEAP nos próximos 3 anos, dando todo suporte e aplicando seus conhecimentos de mercado para tornar o CEAP autossustentável, possibilitando a expansão e até mesmo a replicação do projeto CEAP em outras regiões. A cerimônia que oficializou a parceria aconteceu da maneira como todos estão acostumados no CEAP, de forma familiar e alegre. Participaram do evento cerca de 700 pessoas, entre elas os pais, alunos, antigos alunos, representantes do Carlyle Brasil e de seus parceiros, representantes da OSUC (Obras Sociais, Universitárias e Culturais, atual mantenedora do CEAP), e funcionários e colaboradores do CEAP. Além do Carlyle Brasil, outras empresas parceiras do ICB continuarão apoiando o CEAP pelos próximos anos, como o Grupo MSL Andreolli, Publicis Brasil, Maksen Consultoria e a PwC. A parceria vem demonstrando sua importância para o CEAP e a partir dela já foram desenvolvidas diversas ações para crescimento e fortalecimento da organização ao longo de 2014. Dentre elas, destacamos a consultoria para criação de um departamento de desenvolvimento institucional com o objetivo de catalisar as ações de comunicação e autosustentabilidade da organização, além do desenvolvimento de uma nova identidade visual. A parceria do ICB com o CEAP vem sendo fundamental para o crescimento do impacto social do nosso trabalho. 30


Nova Identidade Visual Como primeiros passos da Parceria com o Instituto Carlyle, em fevereiro de 2014 foi lançada a nova identidade visual do CEAP. O projeto de nova identidade visual começou com a apresentação do novo logotipo, missão, visão, valores e vídeo institucional.

Novo logotipo

Nova Missão “Criar condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo através de seu trabalho, realizado sempre a serviço de cada pessoa e da sociedade”.

Nova Visão “Ser uma instituição catalisadora do desenvolvimento humano, integrando família, professor e aluno”.

Novos Valores Desenvolvimento familiar Respeito à personalidade e à singularidade Crescimento contínuo das virtudes Coerência de atitudes e comportamentos 31


Novo vídeo Institucional

http://goo.gl/AMStlb

Parceria com o Credit Suisse Desde o início de 2014, o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo (ICSHG), por meio do Instituto Carlyle Brasil (ICB), vem apoiando o CEAP. Neste momento, o trabalho está voltado para a qualificação de jovens que participam do curso técnico de administração. Há mais de uma década, a atuação do Instituto CSHG tem como principal foco a educação e conta com a ativa participação de executivos experientes do Grupo Credit Suisse no Brasil. Anualmente o Instituto seleciona e apoia projetos que favorecem o desenvolvimento social do País, de modo a maximizar o retorno para a sociedade. A parceria com o ICSHG avaliza e reconhece o trabalho desenvolvido pelo CEAP, que foi selecionado após rigoroso processo e agora compõe o seleto portfólio de organizações que são referência em gestão e possuem parâmetros eficientes de avaliação dos projetos executados.

32


Parceria com a Cargill para reforma e modernização do laboratório No mês de novembro foi oficializada a parceria entre o CEAP e a empresa Cargill. A empresa patrocinará a modernização do Laboratório Ecológico de Ciências da Natureza da organização, antigo laboratório de ciências. Até o final do primeiro semestre de 2015 estará completa a ação que prevê reforma física e aquisição de novos equipamentos para o espaço. A modernização do Laboratório Ecológico de Ciências da Natureza, beneficiará os 580 jovens atendidos pela organização, em seus sete diferentes cursos de qualificação técnica profissional. Parcerias como esta permitem manter os níveis de excelência do ensino do CEAP, além de propiciarem salas e laboratórios com tecnologias atuais, facilitando assim a qualificação.

Parceria com o Deutsche Bank Também no mês de novembro, por meio do Grants, programa anual da Fundação Deutsche Bank Américas, o Deutsche Bank Brasil fechou parceria com o CEAP para os próximos 12 meses. A organização apoiará o curso de Auxiliar de Informática do CEAP onde serão dadas formação e qualificação profissional a 36 jovens.

Parceria Fundação Prada Em parceria com a Fundação Prada de Assistência Social, o CEAP reformou 5 salas de aulas em 2014. As salas de teoria foram totalmente reformadas, desde a manutenção de paredes e iluminação até a troca das mesas e cadeiras. Além disso, foram adquiridos equipamentos eletrônicos como TVs e equipamentos de som. A Fundação Prada já realizou diversas parcerias com o CEAP, mas dessa vez o projeto foi especial, pois o principal objetivo das novas salas é atender melhor aos participantes dos cursos de Formação de Pais. 33


CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao término deste relatório de atividades, alguns pontos merecem destaque. O primeiro é que o ano de 2014 foi muito importante para o CEAP, porque adotamos uma nova identidade visual e novos princípios organizacionais, como visão, missão e valores. Essas mudanças nos ajudaram a transmitir com maior clareza o trabalho que desenvolvemos diariamente e seu impacto social. O segundo ponto é a quantidade considerável de novos conhecimentos técnicos referentes a gestão e governança adquiridos pela organização ao longo de 2014, por meio da parceria com o Instituto Carlyle Brasil e seus parceiros. Este ponto só foi possível devido ao modelo de transmissão de conhecimento proposto pelo ICB, que permite ao CEAP a aquisição de novas ferramentas e conhecimentos técnicos. A implementação deste modo de transmissão de conhecimento ocorre por meio de um modelo inovador na área social, de tomada de decisões e responsabilidades compartidas, que a médio e longo prazo, nos permitirá alcançar níveis elevados de profissionalização com foco na melhoria e ampliação do atendimento educacional que realizamos. Em terceiro lugar, é importante destacar os resultados obtidos e o impacto na formação humana e social dos jovens atendidos. Ao longo do ano de 2014, 580 jovens foram beneficiados diretamente nos cursos de educação e qualificação profissional do CEAP, e isso só foi possível graças à contribuição de muitas pessoas e empresas que acreditam em nosso trabalho e nos ajudam a formar cidadãos para o mundo. O ano de 2014 foi muito especial para todos do CEAP. Um ano de grandes resultados e conquistas. Grandes projetos aconteceram e tudo refletiu diretamente em nossos jovens. Fica aqui o agradecimento a todos que colaboraram com a missão do CEAP em criar condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo através de seu trabalho, realizado sempre a serviço de cada pessoa e da sociedade, começando pelos funcionários e voluntários que, dia após dia, deram sempre o melhor de si para a formação desses jovens. E um agradecimento especial aos financiadores do CEAP, pois sem vocês nada disso poderia ser feito.

Que em 2015 surjam novos parceiros em todos os sentidos. Contamos sempre com a ajuda de todos.

34


35


RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2014

WWW.PEDREIRA.ORG CEAP - CENTRO EDUCACIONAL ASSISTENCIAL PROFISSIONALIZANTE Rua José Vieira Martins, 270 Pedreira - 04466-025 São Paulo, SP - Brasil  Tel/Fax.: +55 (11) 5611-7121


Relatório de atividades CEAP 2014