Page 1

Mensag

em da s

dentista

ua

Bote a boca no mun do!

.

Parabéns pelo tratamento! Parabéns pelo aparelho!

Logo depois das manutenções é comum sentir uma certa pressão, a boca fica meio dolorida mesmo. É normal. Mas se o desconforto não desaparecer em um ou dois dias, fale comigo, ok?

Sei que você sabe cuidar dos seus dentes muito bem. Mas também sei que escovar os

Por outro lado, tente não faltar ou se atrasar para as consultas, combinado? Assim, posso garantir que seu tratamento correrá de forma saudável, mais rápida e sem maiores problemas.

dentes com aparelho ortodôntico fica mais chato, mais complicado. Mas é ainda mais necessário. Palavra de dentista!

Aqui vão mais dicas para manter seu aparelho a salvo. Por exemplo: “mastigar” lápis, roer unha, colocar na boca coisas como clipes e grampos de papel... Tudo isso faz muito mal, acredite!

Por isso preparei este material. Para ajudar você, tirar dúvidas, dar dicas. Leia com atenção, não custa nada. É muito importante que você saiba como melhor cuidar do seu aparelho ortodôntico. Tenho certeza de que, fazendo tudo direitinho, seus dentes vão ficar muito mais saudáveis e seu sorriso ainda mais bonito. Qualquer coisa, fale comigo. Estarei a sua inteira disposição durante todo o tratamento, principalmente nessa fase de adaptação.

Ah, e siga nossas recomendações de limpeza, sem esquecer-se de trocar de escovas de dentes mensalmente, pois o aparelho ortodôntico “acaba” mais com as escovas. É sério! E não deixe de visitar seu dentista de seis em seis meses, para cuidar dessa parte de tártaro e cáries. Ele inclusive pode fazer uma limpeza muito bacana com jato de bicarbonato, que alcança todos os "cantinhos" da boca e é supereficaz para limpar os dentes e também o aparelho. Vamos fazer este tratamento juntos, certo? Com cuidado e atenção, ele não vai durar mais tempo do que o absolutamente necessário. E você já sabe: qualquer dúvida, bote a boca no mundo! Estamos à disposição. Pode ligar ou entrar no nosso site www.adrianaaquino.com.br

Um abraço!

Guia Ortodôntico Sorria mais, sorria melhor: cuide bem do seu aparelho.

Ortodontia | Universidade de Paris-França | CRO 2922

Ortodontia | Universidade de Paris-França | CRO 2922


O melhor a

entes!

ovar os d ora de esc

H

1 2 3 4 5

6

Primeiro, o ideal é você usar uma escova de dentes apropriada: a escova ortodôntica. Ela é quase igual à escova comum, mas suas cerdas são mais macias e têm um corte em V para limpar melhor ao redor do aparelho, dentes e gengiva. A posição correta da escova é esta da figura: inclinada em um ângulo de 45º. O importante é você escovar seus dentes com atenção e paciência. Lembre-se que, assim, o tratamento vai ser mais rápido. Vale à pena! Tente colocar as cerdas da escova nestes pequenos espaços entre os dentes e os “ferrinhos” do aparelho. Faça movimentos de vai-e-vem nestes lugares escondidos, tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima.

7

migo da lim

A parte de dentro dos dentes não aparece, e por isso acaba sendo esquecida na hora da escovação, formando tártaro. Não deixe isso acontecer. Use a escova na vertical, para cima e para baixo, respingando à vontade no espelho! Já ia esquecendo a língua? Pois não pode. Nada de língua esbranquiçada ou amarelada! Ali as bactérias ficam à vontade, esperando a hora de “atacar”. Pois ataque você, com sua escova ou com seu limpador de língua.

meçinho...

nesse co Pra ajudar

Vamos falar a verdade: o começo de um tratamento com aparelho fixo geralmente é desconfortável. Sabe estas pecinhas, coladas em cada dente? São os “brackets”, e servem para segurar o fio metálico do seu aparelho.

Para melhorar os resultados deste seu novo hábito diário, você pode usar uma escova de tufo único ou uma escova interdental. Com elas fica bem mais fácil limpar os espaços entre os dentes e ao redor do aparelho.

No início, estas pecinhas ficam encostando nas bochechas e lábios, que ainda não estão acostumados com o aparelho, podendo causar feridinhas ou aftas. Por isso usamos uma cera de proteção, para evitar este atrito.

Na superfície de mastigação, tanto na parte de baixo como na parte de cima da boca, a escovação é do mesmo jeito: movimentos de vai-e-vem com a escova de dentes na posição horizontal. Capriche, hein?

A cera dá um formato mais macio e confortável ao bracket, diminuindo o desconforto inicial. E você pode usar enquanto for necessário. Mas, geralmente, depois do primeiro mês, a boca se acostuma e o incômodo vai embora.

peza

Tão ou mais importante que a escovação, o uso do fio dental fica, também, meio diferente quando a gente usa aparelho. Mas nada de outro mundo. Basta um pouquinho mais de paciência e tudo dá supercerto. Existem lugares onde a escova não alcança. Nem a ortodôntica, nem a interdental. Só mesmo o fio dental consegue tirar aqueles restinhos de comida que ficam entre os dentes, agarradinhos, podendo causar cáries. Com aparelho ortodôntico, melhor é usar o fio dental com a ajuda do passa-fio. No início você pode até se atrapalhar um pouquinho, mas depois se acostuma. E terá a certeza de estar com dentes limpos e bem cuidados.

Deixe a gulodice de

lado

Eu sei que não é fácil. Mas, se você quiser que seu tratamento termine logo e lhe deixe com um sorriso de fazer inveja, então evite as guloseimas que atrapalham, causando cáries ou até estragando seu aparelho ortodôntico. Evite alimentos duros ou crocantes, como pipoca, amendoim, pirulito... Se você gosta de comer maçã, pêra ou cenoura crua, por exemplo, corte em pedacinhos para não estragar seu aparelho. E sabe aquela mania de mastigar gelo? Esqueça! Deixe para lá também alimentos muito doces ou grudentos, como biscoitos, chicletes, caramelos, balas, chocolates... Ah, como é difícil, né? Mas resista! E se por acaso você não resistir, capriche mais ainda na escovação, por favor!

Guia Ortodôntico - Dra Adriana  

Desenvolvido para dentista - Ilustrações Meg Banhos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you