Page 17

NPO& TAS D

Ferramenta UpToDate Anywhere® permite acessar informações a qualquer momento ou lugar Desde o ano passado, graças a uma parceria entre o hospital e a Associação Médica do Hospital Samaritano (AMHS), os médicos têm à disposição o acesso às mais recentes publicações científicas em diversas especialidades de modo mais ágil dentro das dependências do Hospital. Em 2015 será possível, por meio de aparelhos móveis, consultar o banco de dados UpToDate® no consultório ou escritório com a ferramenta UpToDate Anywhere®. “É uma ferramenta que possibilitará atualização constante dos médicos, em ter-

mos de educação médica continuada, assim como uma linha de aprendizado também para os médicos em formação, que são os nossos residentes”, diz o coordenador médico do Núcleo de Pesquisa do Instituto de Conhecimento, Ensino e Pesquisa (ICEP), Wellingson Paiva. De acordo com o diretor presidente da AMHS, Edilson da Costa Ogeda, essa disponibilidade de material beneficiará o tra-

Novas tecnologias e a precisão contra tumores neurológicos O uso da neuronavegação permite que cirurgiões operem tumores neurológicos com maior precisão. A técnica envolve o mapeamento do sistema nervoso por meio de uma ressonância magnética do cérebro. “É fundamental para marcar o local da incisão e do acesso cirúrgico antes da cirurgia”, explica o neurocirurgião do Hospital Samaritano Dr. Wen Hung Tzu. Ele afirma, porém, que a destreza e o conhecimento do cirurgião ainda são fundamentais para o sucesso da cirurgia. “A ênfase ainda deve estar no profissional. Isso é insubstituível.”

balho dos profissionais. “É uma ferramenta extremamente útil, uma vez que representa para o médico uma atualização científica. E traz informações recentes de trabalhos científicos publicados em revistas conceituadas, além de auxiliar aqueles que desenvolvem atividades acadêmicas. Em resumo, é um instrumento realmente importante para a prática médica do dia a dia”, afirma. 

Nota de esclarecimento Esclarecemos que, o primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Samaritano aconteceu em 1999, pelo Dr. Marcos Tulio Meniconi. O transplante de fígado mencionado na primeira edição da revista Medicina Especializada, na reportagem Cenário (pg. 10) refere-se ao novo protocolo utilizado pelo Núcleo de Gastroenterologia desde 2013.

abril • maio •junho | 2015

17

Medicina Especializada - Edição 2  

Segunda edição da Revista Medicina Especializada, a Revista Médica do Hospital Samaritano

Medicina Especializada - Edição 2  

Segunda edição da Revista Medicina Especializada, a Revista Médica do Hospital Samaritano

Advertisement