Page 1

Finnet “Sou Eco”

1


sou

2

Finnet “Sou Eco”

eco


SOMOS ECO

Finnet “Sou Eco”

3


Índice 04 06 08

1. Mensagem ndo Conselho

16

Promovendo a participação de todos Instituições

2. Visão de Sustentabilidade

20

6. Meio Ambiente

sou

Consumo consciente

3. SOU ECO

CDP - FINNET Ações promovidas pelo Projeto SOU ECO

12

5. Comunidade

4. Público Interno

Neutralização

26

7. Metas e Objetivos

Família FINNET Qualidade de vida e Integração entre os colaboradores

4

Finnet “Sou Eco”

28

8. Essa é a nossa realidade

eco


Finnet “Sou Eco”

5


01 Mensagem do Conselho

Se refletirmos e olharmos ao nosso redor, veremos injustiças, sofrimentos e preconceitos. Valores míopes que afetam a tudo e a todos. Isto pode ter fim. Depende de todos. E deve começar por cada um de nós. Dar atenção aos mais experientes, retribuir tudo que nos deram e transmitiram. Contemplar as crianças com bons exemplos e lições de amor. Viver a vida. Revolucionar a forma de fazer as coisas. Nós, da FINNET, convidamos a todos para participar de uma forma diferente de fazer negócios, de se relacionar, de trabalhar. Valorizar cada pessoa, cada colaborador, cada fornecedor, cada cliente, enfim, valorizar o indivíduo. Procurar a lição de vida que cada encontro proporciona. O que podemos fazer para melhorar e mudar o mundo. Entender e aceitar que muitas coisas não dependem só de conhecimento, de poder, de dinheiro, de tempo e que dependemos de algo maior. Encontramos com nós mesmos e com aqueles que amamos. Perceber o que é importante na vida, colocar nosso trabalho nisso e assim conseguir que todos os dias sejam sublimes, de realização, de paz e de amor. Nossas ações terão alcance infinito e poderão alimentar as próximas gerações e este será o nosso grande legado neste pequeno planeta que é a nossa moradia nesta existência.

6

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Finnet “Sou Eco”

7


02 Visão de Sustentabilidade

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

A FINNET é uma empresa prestadora de serviços que visa soluções através da integração de dados, arquivos e processos. Consciente de seu papel na sociedade, desde 2006 faz parte da política organizacional a prática de iniciativas sócio-ambientais. A estratégia de sustentabilidade da empresa visa agregar valor sustentável através de diversas ações como: reciclagem de lixo, redução do consumo de energia e papel e o comprometimento com o trabalho voluntário dos colaboradores, familiares, fornecedores, clientes e parceiros, enfim a comunidade.

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in niendae sandis sint qui

8

Finnet “Sou Eco”

No dia a dia corporativo, a FINNET busca conscientizar cada colaborador sobre o conceito sustentável da organização, isto é, a importância do consumo consciente dos recursos naturais e o quanto nossas ações podem refletir no futuro tanto do planeta como daqueles que amamos.

sou

eco


Plante Adiorempor re non re conseque ipiet eum ut omnita conseque sim esenis nust, aut plaborem est, odis restint Nam sanisi cum ad eniet mosaped mo dolupta quunt ptatum, sequid qui qui dit idist optatur, sinimus

Finnet “Sou Eco�

9


03 02

SOU ECO O Projeto SOU ECO tem como objetivo fortalecer, incentivar e inovar as ações voltadas aos projetos sócios ambientais. Através deste projeto a FINNET busca desenvolver ações que envolvam o trabalho ambiental e social junto com a comunidade, levando consciência e novas atitudes sustentáveis. Enfim, ações realizadas de coração acabam tendo naturalmente em sua essência a sustentabilidade em todas as suas dimensões.

10

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Finnet “Sou Eco”

11


03 Sou Eco Ações promovidas pelo Projeto SOU ECO: Dia das Crianças solidário: Arrecadação de brinquedos e entrega nas instituições. Páscoa Solidária: Cada colaborador adota uma criança e é responsável pela compra do ovo de páscoa. No dia da ação alguns colaboradores vão às instituições para fazer a entrega dos ovos às crianças. Festa Junina Solidária: Montagem de uma festa junina nas instituições a qual levamos comidas típicas, decoração, músicas e roupas para que as crianças possam ter um verdadeiro arraial.

Laboratório de Informática: Com equipamentos revisados e monitorados, fazemos a montagem de laboratórios de informática nas instituições para levar inclusão digital. Plantio de árvores: Com o objetivo de neutralizar nossas emissões de carbono e levar a consciência ambiental para nossos colaboradores, realizamos o plantio de árvores em parceria com diversas prefeituras e instituições.

Campanha Solidária: Identificamos as principais necessidades das instituições e realizamos arrecadação de alimentos, roupas, dentre outros para envio.

Natal Solidário: Cada colaborador adota uma criança para que possamos levar um presente de Natal. Normalmente a entrega é realizada por nossos colaboradores e um deles faz vai fantasiado de Papai Noel para resgatarmos a magia do mundo infantil.

Sábado do bem: Este dia é destinado à realização de melhorias nas instituições como manutenção, horta, jardinagem e montagem de áreas recreativas. Este sábado também é direcionado a consciência ambiental no qual realizamos o plantio de árvores.

Cartão de Natal: No final de cada ano, realizamos uma parceria com nossos fornecedores e selecionamos alguns desenhos feitos pelos filhos (as) dos colaboradores para confecção do cartão de Natal que é enviado aos nossos clientes, fornecedores e parceiros. Além disso, neste cartão fazemos a divulgação do Projeto Sou ECO e das instituições.

12

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Nossas ações buscam levar

alegria e melhores condições para as instituições. Todo

este ciclo é realizado com a

ajuda do trabalho voluntário, dedicação e comprometi-

mento daqueles que fazem o

Projeto Sou ECO acontecer e se fortalecer cada vez mais.

Finnet “Sou Eco”

13


04 Público Interno

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim

A área de Recursos Humanos da FINNET tem como objetivo proporcionar condições físicas, técnicas e emocionais para que os profissionais envolvidos na organização possam realizar com excelência sua função. Tais condições permitem recrutar e reter colaboradores qualificados e que possuam valores alinhados aos da organização, possibilitando assim que cada líder e demais membros da equipe construam um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Família FINNET Toda a trajetória da FINNET tem como base a visão, missão e valores declarados. Em 2011 foi realizada uma pesquisa de clima organizacional para identificar o que torna a FINNET um excelente lugar para se trabalhar e o que poderia ser melhorado.

fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.

A pesquisa “Você é a voz da FINNET”, desenvolvida juntamente com o instituto Great Place To Work, busca envolver nosso time em um ambiente saudável com respeito e confiança em torno das dimensões de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem Para tanto, buscamos um ambiente de trabalho amistoso e descontraído que contribui para a hospitalidade aos recém chegados. Nossos colaboradores têm orgulho do nome que a FINNET tem no mercado e da preocupação que a empresa demonstra com a sustentabilidade e com a comunidade e acreditam na idoneidade e honestidade da liderança.

14

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Funcionarios Adiorempor re non re conseque ipiet eum ut omnita conseque sim esenis nust, aut plaborem est, odis restint. Nam sanisi cum ad eniet mosaped mo dolupta quunt. Uptatum, sequid qui qui dit idist optatur, sinimus.

Finnet “Sou Eco�

15


04

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim

“A filosofia da empresa, a constante conscientização social, as pessoas que desejam exercer um bom trabalho, o respeito que em pouco tempo consegui e a importância que meu trabalho vem exercendo na empresa.” “O sucesso que a empresa obtém no mercado através do seu metiê, o que agrega valor ao colaborador FINNET. A empresa é forte em seu segmento, isto traz segurança e com ela a garantia de que a empresa irá perpetuar.” “... a preocupação com o bem estar do funcionário, com o meio ambiente, trabalhos sociais e amizade entre os funcionários.”

fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am inimus, optiur? Qui con porporat.

“... ela faz muito mais ações... Já foram plantar árvore debaixo de chuva.” “A confiança que a empresa dá para a evolução profissional, apostando nas pessoas para que cresçam junto com a empresa. Os valores que a empresa prega.” “Os valores, as pessoas, as oportunidades de crescimento e a vontade... de fazer da FINNET uma grande empresa para se trabalhar.” “A preocupação da empresa em fazer um ambiente amistoso, a transparência dos gestores e a liberdade colocada para seus colaboradores expressarem suas idéias... Fonte: Caderno de comentários pesquisa “Você é a voz da FINNET” desenvolvida pelo GPTW.

16

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Qualidade de vida e Integração entre os colaboradores: Espiral: Através do Espiral realizamos a comunicação de projetos e resultados, buscamos a integração e promovemos dinâmicas que incentivam nossos colaboradores ao espírito de dedicação, superação, motivação e trabalho em equipe. Festa Junina: Com o objetivo de promover um ambiente descontraído os colaboradores participaram do primeiro arraial da FINNET. Havia música, comidas típicas e neste dia nosso time estava trajado de acordo com a ocasião. Sala de Descompressão: Feita e reservada especialmente para os colaboradores, a sala de descompressão é confortável, totalmente informal, que possui pufes, almofadas, vídeo game e quick massage. Através deste espaço transmitimos diversão, tranqüilidade e relaxamento para aqueles que querem aproveitar os momentos de descansos no dia a dia corporativo. Maratona: A fim de levar qualidade de vida e equilíbrio para nossos colaboradores, formamos várias equipes que participaram da 19º Maratona do Pão de Açúcar. Com esta atividade nosso time foi incentivado a prática de esporte junto com seus familiares e amigos. Portanto, nossa estratégia envolve a busca de pessoas que possam fazer parte de um time, conhecer e acreditar nos valores da organização, crescer profissionalmente de forma ética e inovadora e sentir-se feliz e realizado. Formando assim equipes voltadas para o apoio, a comunicação, o reconhecimento e a confiança entre os líderes, liderados e a organização.

Finnet “Sou Eco”

17


05 Comunidade

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim

A responsabilidade social é uma das grandes preocupações da empresa FINNET e de seus colaboradores. Inicialmente realizamos um mapeamento de entidades e de suas necessidades. Identificada a instituição ao longo do ano são desenvolvidas atividades que vão desde doações, mutirão de limpeza, organização, laboratórios de informática e outras necessidades que possam prover uma continuidade em benefício a esta instituição. Além disso, contribuímos mensalmente com recursos para estas instituições com o intuito de destinar o bem-estar daqueles que dependem destas doações.

Promovendo a participação de todos Para todos os eventos realizados em prol dos projetos sociais convidamos os colaboradores, familiares e amigos. As datas dos eventos são divulgadas antecipadamente no calendário oficial em janeiro para que os colaboradores possam se organizar.

fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.

As doações fazem parte do projeto e durante o mês do evento arrecadamos itens de maior necessidade trazidos pelos próprios colaboradores, amigos e familiares. Antes do evento enviamos o convite e o cronograma para todos. Cada um fica responsável por uma atividade. Estes eventos sociais envolvem um percentual significativo de colaboradores que fazem questão da participação no projeto. Ao final fazemos uma reflexão sobre o que realizamos e o que ainda podemos fazer. Em cada evento procuramos deixar uma mensagem e agradecer com um elemento ou objeto simbólico aqueles que fizeram o Projeto Sou Eco acontecer.

18

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Sociedade Verde Adiorempor re non re conseque ipiet eum ut omnita conseque sim esenis nust, aut plaborem est, odis restint. Nam sanisi cum ad eniet mosaped mo dolupta quunt. Uptatum, sequid qui qui dit idist optatur, sinimus.

Finnet “Sou Eco�

19


05

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim

Instituições: Anoscar: A ANOSCAR – Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo, localizada em Osasco, é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da Saúde e Promoção Social interferindo positivamente na comunidade, favorecendo o processo de melhoria de qualidade de vida. C.A.S.A. O Centro de Apoio e Solidariedade a AIDS, localizado em Carapicuíba, é uma entidade civil para fins não econômico, políticos ou religiosos e tem por finalidade acolher e prestar cuidados a adultos e crianças portadores de HIV/AIDS. O C.A.S.A. também assiste famílias vitimas da AIDS

fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.

em seus domicílios entregando mensalmente cestas básicas, roupas e medicamentos. Maria Maia A Casa da Criança Excepcional Maria Maia é uma instituição, localizada em Carapicuíba, particular, sem fins lucrativos mantida somente por doações de pessoas físicas e jurídicas. A Casa Maria Maia tem como missão assistir e acolher de forma gratuita crianças carentes e órfãs com paralisia cerebral grave, de ambos os sexos, sem distinção e oferecer uma vida mais digna e melhor a cada dia, dentro das dificuldades e potencialidades de cada um. Vila Acalanto A Associação Cristã de Casais, localizada em São Paulo, é uma pessoa jurídica de direito privado, de caráter beneficente e filantrópico, sem fins lucrativos ou econômicos. É uma entidade de acolhimento institucional de crianças e adolescentes responsável pelo planejamento e execução de programas de proteção sócio-educativos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminação.

20

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Bandeira Científica A Bandeira Científica é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo, que visa promover saúde básica e sustentabilidade em municípios carentes brasileiros, sendo a Finnet Brasil uma das empresas que apóiam o projeto. O ponto alto da Bandeira Científica é a realização de uma expedição à cidade atendida, sendo escolhida uma cidade diferente a cada ano. Esta expedição, totalmente organizada por alunos, envolve a realização de atividades como atendimento médico, palestras e oficinas, análises técnicas, entre outros. Sempre que possível, o time da USP estabelece parcerias com instituições de ensino superior locais, como forma de entender melhor a realidade da região visitada e estabelecer uma maneira de executar ações de longo prazo. Em 2010 o projeto Bandeira Científica realizou um trabalho voluntário muito especial em Inhambupe, cidade localizada há 170 km de Salvador, na Bahia. Esta expedição foi patrocinada por diversas empresas entre as quais a FINNET demonstrou interesse em contribuir com um diferencial para o projeto. Dentre os trabalhos realizados pela Bandeira Científica temos: atendimentos médicos como nutrição, odontologia, fisioterapia, exames realizados, palestras e oficinas, além de doações de medicamentos. Entretanto, toda a coleta das informações dos atendimentos é realizada manualmente pelo time da USP. Com o objetivo de facilitar este processo, a FINNET desenvolverá um sistema para o Projeto Bandeira Científica. Em dezembro de 2011 o Projeto Bandeira Científica realizará um trabalho voluntário em Belterra – Oeste do Pará, dois colaboradores participarão dessa Ação Social e terão como missão identificar as principais necessidades para promovermos melhorias, eficiência e eficácia na coleta de dados por meio da tecnologia adquirida. Finnet “Sou Eco”

21


06 Meio Ambiente

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.Num inim des maxim quaspe praecum aut volore net laborro modis am, qui officiis ea am reiuscium deleceatiume simo endaepelibus nectatiis verspicid ulpa verspie ndipitem reprem comnias

A empresa FINNET e seus colaboradores possuem uma relação de comprometimento com Meio Ambiente. Assim a política adotada inclui preservar a natureza através de ações sociais responsáveis e agregar valores à organização.

Consumo consciente: Todo o lixo da empresa é separado para a reciclagem. Existem vários locais estratégicos que possuem coletor de copos para que os copos descartáveis também sejam separados. Para contribuir com a preservação do meio ambiente a FINNET, além da coleta seletiva diária, também utiliza o papel de fibra de cana de açúcar para a impressão de qualquer tipo de trabalho ou documento. Assim a utilização deste papel garante características de pureza, biodegradabilidade e reciclagem de 100%. A fim de incentivar e divulgar os projetos ambientais os brindes destinados aos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros são escolhidos de acordo com seu valor sustentável e de responsabilidade social. Os colaboradores são incentivados a utilizarem papel velho para rascunho, revisar textos antes de imprimir, analisar a real necessidade de impressão e por fim se for necessário utilizar impressões frente e verso. Com o objetivo de reduzir o consumo de copos plásticos, a FINNET entregou para cada colaborador um squeeze. Assim os copos plásticos para água não são mais utilizados e conscientizando todos que pequenas ações podem fazer uma grande diferença.

22

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


Catastrofes Climáticas Adiorempor re non re conseque ipiet eum ut omnita conseque sim esenis nust, aut plaborem est, odis restint. Nam sanisi cum ad eniet mosaped mo dolupta quunt. Uptatum, sequid qui qui dit idist optatur, sinimus.

Finnet “Sou Eco”

23


06

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim

A infra estrutura dos escritórios da FINNET é composta por equipamentos que consomem pouca energia como lâmpadas, monitores e ar condicionado. Além disso, as torneiras utilizadas são de pressão para evitar o desperdício de água. Há uma preocupação continua em descartar corretamente o lixo eletrônico produzido. Primeiramente selecionamos os equipamentos que podem ser consertados e destinados para a montagem de laboratórios de informática nas instituições a qual promovemos ações sociais. Em seguida destinamos os recursos inutilizados para os locais adequados. Além disso, dentro da empresa disponibilizamos um descarte de pilhas e baterias para que os colaboradores tragam estes resíduos produzidos em casa no qual a FINNET conduz até os postos de coletas.

fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.

CDP - FINNET Como membro signatário (signatory investor), o Bradesco, através do projeto Carbon Disclosure Project (CDP), assumiu o compromisso de relatar as medidas de controle de suas emissões (diretas e indiretas) de gases de efeito estufa (GEE), como o CO2. Estendendo o programa aos seus fornecedores, trata-se de um dos maiores projetos globais que conjuga a responsabilidade social corporativa, mudanças climáticas e o mercado financeiro. Selecionada entre os maiores fornecedores a FINNET também foi convidada a participar deste programa.

24

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


2008 – Participamos do 1º evento e respondemos o primeiro questionário da Finnet sobre mapeamento das emissões de CO2 e quais as ações necessárias para compensá-las e diminuí-las. 1º Passo: Mapear todos os índices de emissão de CO2 como consumo de energia, papel, água, lixo, etc. 2º Passo: Realizar o cálculo para neutralização dos índices mapeados. 3º Passo: Neutralizar o CO2. 2009 – Participamos do 2º evento e respondemos o segundo questionário da Finnet sobre emissões de CO2. Nesta segunda etapa apresentamos o que foi realizado de em 2009 para diminuir os índices de emissões de CO2 e quais as próximas ações para neutralizar o CO2. 2010 – Participamos do 3º evento. Como o índice de emissão de CO2 da Finnet estava classificado em um nível baixo neste ano não foi necessário responder o questionário do CDP. Mesmo assim continuamos fazendo a nossa parte, lançamos o projeto Sou Eco e realizamos a neutralização de CO2 de 2009 através do plantio de árvores em Santo André. 2011 – Participamos do 4º evento e respondemos o terceiro questionário da Finnet sobre emissões de CO2. As informações reportadas ao CDP referem-se às principais práticas, as metas alcançadas, a aquisição do selo “Carbon Free” e a neutralização total das emissões de 2010.

Finnet “Sou Eco”

25


06

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

Neutralização O CO2 é o principal gás que contribui para o efeito estufa e conseqüentemente com o aquecimento global. Preocupada com suas emissões, a FINNET mapeou os índices de emissão de CO2. Com base nestes dados, chegamos ao número de um mil cento e oitenta e oito árvores (1188) necessárias para neutralização. Desse modo, realizamos um plantio de árvores através do Projeto SOU ECO e adquirimos o selo “Carbon Free”.

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim

A atividade de neutralização terá acompanhamento de uma empresa terceirizada. Durante dez anos esta empresa contratada acompanhará e garantirá a efetivação das atividades de análise e certificação do plantio.

fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.

A neutralização de emissões será via reflorestamento. O plantio de árvores será realizado por meio de espécies adaptadas às condições edafoclimáticas da região Amazônica, visando à reposição florestal e a neutralização de carbono. Emissão do selo “CARBON FREE” garante que a FINNET:

“Exerce responsabilidade sócio-ambiental e voluntariamente optou pela neutralização de carbono parcial ou plena de suas emissões; Comprometeu-se com informação idônea para o inventário das emissões de gases do efeito estufa; Patrocinou o plantio de árvores em área de preservação permanente ou reflorestamento com espécies nativas da área.”

26

Finnet “Sou Eco”

Fonte: Proposta comercial Green Co2

sou

eco


Finnet “Sou Eco”

27


07 Metas e Objetivos

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

Meta Corporativa: Estabelecemos como meta corporativa para o 2º semestre o consumo sustentável. O futuro em suas mãos: Ser sustentável faz parte da construção coletiva e o benefício destas ações será para a sociedade em geral e não apenas uma empresa ou pessoa

Objetivo: Reduzir o consumo. 20% de consumo de energia. 30% do consumo de papel.

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim fuga. Namusda voluptur?

Principais objetivos: Reutilizar e Reciclar. Neutralização. Trabalho Social.

Ações internas. Revisar textos na tela do computador antes de imprimi-los Imprimir ou fazer fotocópias apenas se necessário. Jogar somente papel nos lixos individuais. Priorizar a coleta seletiva. Apagar a luz se o ambiente estiver vazio. Desligar o computador inclusive os monitores ao término do expediente. Desligar os equipamentos de ar condicionado caso não seja necessário utilizar. Substituir o envio de fax por documentos digitalizados.

28

Finnet “Sou Eco”

sou

eco


CDP Engajar os departamentos da FINNET no projeto. Promover ações voltadas ao descarte de lixo eletrônico.

Neutralização Realizar plantio de árvores. Aquisição do selo verde.

Metas

Objetivos

Metas

Objetivos

Metas

spicias exceritias

velluptam ipsam

sequam inctur

5,6%

exceritias

spicias exceritias

velluptam ipsam

sequam inctur

8,6%

exceritias

spicias exceritias

velluptam ipsam

sequam inctur

9,5%

exceritias

spicias exceritias

velluptam ipsam

sequam inctur

20%

exceritias

Social Campanhas de doações de alimentos e roupas para instituições. Ações sociais envolvendo colaboradores e familiares. Desenvolver parceria de doações com fornecedores. Intensificar a parceria com o projeto Bandeira Científica.

Finnet “Sou Eco”

29


08 Essa é nossa realidade.

Verio. Namendam enis int quiberit hiti

bernam, officiis adis ut offic torrum hil-

luptum fugitas ea doluptat offici vid unto te doluptat magnamus consed event que sincipsae consequodi tem qui

imus et, quiamus nis atur as aspid et

atumquasimus quis explaborior rerro in

niendae sandis sint qui sandita cus sim fuga. Namusda voluptur?

Musapisquam nis accaest, cum am

inimus, optiur? Qui con porporat.Num inim des maxim quaspe praecum aut volore net laborro modis am, qui officiis ea am reiuscium deleceatiume simo endaepelibus nectatiis verspicid ulpa verspie ndipitem reprem comnias 30

Finnet “Sou Eco”

Sub-Título É com imenso prazer que lhe entregamos o primeiro volume do nosso Book de Sustentabilidade. Você que está recebendo tenha certeza de que é uma pessoa muito importante para nós, pois direta ou indiretamente contribuiu para que todas estas iniciativas fossem viabilizadas. O nome dado ao nosso Projeto de Sustentabilidade é SOU ECO, o sentido de ECO é mais do que Ecologia, representam a nossa percepção de que todos os fatos que surgem em nossas vidas são ECOs de nossas ações, isto é, são reflexos de nossas atitudes. Quando falamos em Sustentabilidade, considerando-se a nossa situação atual estamos falando em melhorar todas as condições do nosso ecossistema, do nosso ambiente, das nossas relações com as pessoas e com as coisas. Começa com estarmos de bem com nós mesmos, percebermos que somos incompletos e imperfeitos e que se faz necessário uma mudança de atitude onde a nossa realização pessoal tem como ingrediente procurar “fazer o Certo e fazer o Bem” e atentar que isto muitas vezes compreende ajudar as pessoas, inclusive aqueles que nem conhecemos ou estão por vir, e como ECO dessas nossas ações as coisas e os fatos ao nosso redor tendem a melhorar, e nesta mudança então passamos a perceber o quanto isto nos realiza e talvez isto seja o caminho estreito para o que chamamos de Felicidade. Isto é mais desafiador e inspirador do que podemos imaginar! Você está convidado a fazer esta caminhada conosco!

sou

eco


Futuro Verde Adiorempor re non re conseque ipiet eum ut omnita conseque sim esenis nust, aut plaborem est, odis restint. Nam sanisi cum ad eniet mosaped mo dolupta quunt. Uptatum, sequid qui qui dit idist optatur, sinimus.

Finnet “Sou Eco�

31


sou

32

Finnet “Sou Eco”

eco


Finnet “Sou Eco”

33


sou

34

Finnet “Sou Eco”

eco

Livro de apresentação do projeto SouEco  

Livro de apresentação do projeto SouEco

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you