Issuu on Google+

SALGADINHO-pe

4 Geral

SALGADINHO: CIDADE ALERTA

O rio Capibaribe, ontem e hoje...

Out/2013

SALGADINHO-pe

O rio Capibaribe foi um fator geográfico determinante na história de Pernambuco e do Nordeste brasileiro. Foi na sua várzea que se formaram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, devido ao seu solo massapê, próprio para o cultivo. Também serviu de acesso para o agreste e para o sertão, onde se desenvolveu a pecuária.

OUTUBRO/2013 ROTEIRO CULTURAL, TURÍSTICO E SENTIMENTAL ANO I NÚMERO 03

S

Época de cheias no importante rio pernambucano. Faz tempo que não presenciamos tal fenômeno da natureza. Para as populações ribeirinhas, significavam, paradoxalmente, "prejuízo" e "fartura". Ao lado, o rio Capibaribe, hoje. Quem eras tú, meu rio...

56a. FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

Salgadinho reverencia sua santa padroeira ASPECTOS HISTÓRICOS Como quase todas as localidades do interior, Salgadinho surgiu de uma fazenda de gado, pertencente a família Alves Camelo, passando a povoado, distrito e, posteriormente, cidade, por força de fatores que se repetem em toda parte: um aglomerado de casas a princípio, pequenos negócios comerciais, a feira, estradas e, no nosso caso específico, as curas ditas milagrosas proporcionadas pelas águas medicinais, cantadas em prosa e verso pelas próprias pessoas enfermas que as utilizaram. Posteriormente, cerca de 96 quadros de terras, ou como afirma o historiador Getúlio César “...400 braças de terras ao longo da margem esquerda do Capibaribe por 660 de fundo...”, foram doados ao clero por uma descendente solteirona da família Alves Camelo, herdeira de outro descendente, Idelfonso Barbosa, passando a pertencer ao patrimônio de Nossa Senhora das Dores, a santa padroeira do lugar. A primeira igreja foi construída em 1780, pelo chefe da família na época, João Idelfonso Alves Camelo, “talvez para pagamento de uma promessa ou mesmo para dar expansão ao seu sentimento religioso, ávido de orações e missas, naquela época distante. A igrejinha de alvenaria foi construída em um morro, colocando-se em seu altar-mor uma imagem, toda de pedra e com um metro de altura, de Nossa Senhora das Dores”, como explica Getúlio César, na Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, em artigo assinado em 1943. Seu primeiro vigário foi o padre Manoel Barbosa.

Os artigos assinados ou declarações aqui veiculadas não refletem, necessariamente, a opinião do informativo

eu nome é originário da língua tupi e significa "no rio das capivaras", através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água, rio) e pe (em). Nasce na Serra de Jacarará, no município de Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro da cidade do Recife. Possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia, aproximadamente 5.880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife. Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente) e o baixo curso, quando se torna perene, a partir do município de Limoeiro, no agreste do estado. Divide a área central da cidade do Recife. Atravessa vários de seus bairros: Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Casa Forte, Torre, Capunga, Derby, Madalena. Faz confluência com o rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico. Seu braço sul passa por Afogados, ilha do Retiro, rumo à ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e chegando à foz no porto do Recife. CHEIAS - As cheias sempre foram constantes nas cidades ribeirinhas. Entretanto, entre os anos de 1965 e 1977, várias e seguidas cheias causaram grandes prejuízos às economias locais. Estas só foram finalizadas com a construção de barragens que estabilizaram o leito em períodos mais chuvosos. Entre elas, a mais importante é a de Jucazinho, no município de Surubim-PE. ASSOREAMENTO - O rio encontra-se, hoje, bastante degradado pelo assoreamento e pela poluição devido a dejetos de matadouros, lixões e esgotos urbanos e industriais.

PIETÀ - Escultura em mármore datada de 1499, de autoria do artista italiano Michelangelo (1475/1564), localizada na Basílica de São Pedro, Continuando, escreveu o historiador, “a igrejinha sem limpeza e sem conserto principiou a se desmoronar e a sua frente entrou em ruínas. Estava perto de se desmantelar de vez quando, em 1898, os senhores João José Manuel e Antonio Gomes de Moura, comerciantes do local, às próprias custas reconstruíram a frente e limparam a igrejinha já secular, onde, no solo de sua nave, guardava as cinzas de seus antigos benfeitores”.

SALGADINHO: CIDADE ALERTA - No entanto, no que se refere a Salgadinho-PE, a situação é preocupante. A contenção das águas do Capibaribe, após a construção de Jucazinho, reduziu consideravelmente seu volume nesta cidade do Agreste pernambucano, famosa pelas suas águas termais. Há indícios, inclusive, de que sua fonte Fervedouro (a única que resta) vem apresentando sensível queda na vazão, exigindo um estudo geológico da situação. Os níveis baixíssimos de águas do Capibaribe podem estar provocando um esvaziamento sub-terrâneo da fonte. O que mais preocupa é o fato de que, sem as águas termais, Salgadinho perderá sua maior fonte de renda e atrativos turísticos. Uma tentativa válida, pensamos, seria manter um lençol ou “espelho” d`água permanente do rio na área urbana da cidade, através da construção de duas pequenas barragens, possibilitando condições à natureza de, no subsolo, continuar transformando a água poluída do rio e devolvendo-a na forma de água térmica e medicinal. Uma dádiva dos céus para todos nós. Senão...

Email: www.fiquepordentro@msn.com

Rua Dois, nº 142 Bairro Cidade Alta - Limoeiro/PE - Fone: 9651.3087 CNPJ: 35.386.150/0001-60

TIRAGEM: 750 exemplares DISTRIBUIÇÃO: Gratuita/dirigida

Reservamo-nos o direito de não aceitar publicações que, a nosso critério, julguemos inadequadas ou inconvenientes

Salgadinho reverencia sua santa padroeira COM UMA INTENSA PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E “SHOWS” DA BANDA CAPIM COM MEL E FORRÓ DOS PLAYS (DIA 19), FORRÓ DOS BALAS E FORRÓ PEGADO (DIA 20), ALÉM DE FEIRA DE ARTESANATO, O EVENTO ATRAIRÁ MULTIDÕES

N

ossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, é invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa), sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal. Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por

espadas no seu coração imaculado, devido a dor sentida quando da Paixão e Morte de seu filho Jesus, o redentor da humanidade. Aparece também representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto, ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz (dando assim origem à temática das Pietà). No Brasil ela é a santa padroeira de inúmeros municípios, entre eles Salgadinho-PE, onde é reverenciada no terceiro domingo de outubro.

Foto: Luiz Filipe

NOSSA SENHORA DAS DORES Escultura de Antônio Francisco Lisboa (1730/1814), o Aleijadinho, artista brasileiro natural de Vila Rica (hoje Ouro Preto-MG). A PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA se estenderá de 11 a 20 de outubro de 2013, considerado pela comunidade católica o Ano da Fé. Mantendo a tradição secular, haverá Quadro de Honra, encabeçado por Sua Santidade o Papa Francisco, Comissão Organizadora, Juízes do Andor e Juíza do Altar Eucarístico. Iniciada com mensagem aos amados irmãos no Senhor, proferida pelo pároco José Rogério de Souza Quirino, dela já constaram a abertura do Novenário (dia 11) com Ofício Cantado na Capela de São Vicente de Paulo, tendo como pregador o Pe. Maurício Nascimento, e Procissão da Bandeira. A partir daí, os fiéis já participaram ou participarão de ofícios cantados, da novena e de celebrações eucarísticas diariamente, tendo por pregadores os padres Antonio Magalhães, José Falcão, Marisaldo Lima, Paulo Lima, Severino Santos, Severino Arruda, Jorge Souza e frei Severino França, sempre na capela de São Vicente de Paulo. No dia 20 de outubro, domingo da festa, o ofício cantado e a solene concelebração eucarística, inclusive os batizados, serão na Igreja Matriz, a partir das 06hs., com pregação do padre Antonio Pereira. Às 16hs. ocorrerá a Solene Procissão com a Veneranda Imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Salgadinho-PE, encerrando-se a festa com a Missa Campal ao lado da Igreja Matriz.


SALGADINHO-pe

2 Geral

Out/2013

SALGADINHO-pe

Out/2013

Geral 3 RIR É O MELHOR NEGÓCIO

SALGADINHO NOTÍCIAS

UMAS GOTAS DE VODKA...

E aí, galera?...

(oxe! vIxe! cruz credo...!)

LUIZ FILIPE

O

novo padre da paróquia estava tão nervoso no seu primeiro sermão que quase não conseguiu falar. Antes do seu segundo sermão, no domingo seguinte, perguntou ao arcebispo como poderia fazer para relaxar. Este lhe sugeriu que, na próxima vez, colocasse umas gotas de vodka na água e que depois de uns goles estaria mais tranquilo. No domingo seguinte aplicou a sugestão e se sentiu tão bem que poderia falar alto até no meio de uma temperstade, de tão feliz e descontraído que se encontrava. Depois de regressar à reitoria da paróquia encontrou uma nota do arcebispo dizendo-lhe:

(o colunista é comunicador social, publicitário e diretor da empresa Salgadinho Notícias)

O talentoso e empreendedor Marinaldo, um orgulho dos pais Lúcia e "Tio", sempre prestigiado por clientes e amigos.

Mesmo aos domingos (até o meio-dia), o Lava Jato de Marinaldo atende muitos clientes, graças à excelência dos serviços prestados.

GAROTADA EMPREENDEDORA

Lava Jato do Marinaldo Dionisio

N

o domingo, 13 de outubro, estivemos em visita ao Lava Jato do Marinaldo, 19 anos, jovem talentoso, empreendedor e neto do sempre lembrado Antônio Cabral. Ele é filho do casal Lúcia e "Tio". A prestadora de serviços está localizada no cruzamento das ruas Edgar Matos Guerra e Alderico Vitorino de Arruda, bem na esquina (No. 2) e é especializada em lavagem de motos e automóveis, operando os sete dias da semana (aos domingos atende até ao meio-dia). Mesmo aos domingos, o movimento no Lava Jato do Marinaldo é bastante intenso. A rapaziada prestigia o jovem empreendedor. Com preços bastante competitivos e atendendo a domicílio (leva e traz os veículos, se necessário), Marinaldo aproveita a oportunidade para enviar uma mensagem a todos: "Agradeço aos amigos e clientes pela preferência, garantindo realizar sempre um excelente serviço". Ligue para (81) 9336.2362.

Perguntaram ao Dalai Lama... «O que mais te surpreende na Humanidade?» E ele respondeu: «Os homens...Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido.»

CITAÇÕES CÉLEBRES "Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." CONFÚCIO "A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns." ABRAHAM LINCOLN "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens." PITÁGORAS «O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais.» DALAI LAMA "Não são as ervas más que sufocam a boa semente e sim a negligência do lavrador." CONFÚCIO

O ARTESÃO NATO Art Gallery

Telas do pintor Rubens Sacramento Peças do ceramista Emanuel Sacramento Velas artesanais da artista Miriam Dias

Rua Antônio Gomes de Moura, 53 - Centro - Salgadinho-PE (81) 9651.3087 - (81) 9653.1735 - (81) 9733.8603

Nesta coluna irei falar um pouco sobre o que eu e os jovens, da minha idade, gostamos de fazer! Para começar nós, jovens, gostamos de passear - isso eu posso colocar em primeiro lugar o que é bom para qualquer sexo. Nos dividimos em grupos, ou turmas, gostamos de andar juntos, fazendo novas amizades pelo mundo a fora. A maioria de nós, garotos, gosta de jogar futebol e todos, desde criança, têm o sonho de ser um jogador profissional de futebol. Quem sabe até de ser um novo Pelé, reconhecido internacionalmente? Também gostamos muito de festas, namorar, coisas normais. Estudamos, porque se a carreira futebolística não der certo, temos que ser profissionais em outra área, seja ela medicina, advocacia, educação ou mesmo jornalismo. Nós, jovens, somos sempre sonhadores e assim queremos levar nossas vidas, com muita alegria, descontração e diversão. Galerinha, espero ter sintetizado os pensamentos e sonhos da gente. Para a maioria das pessoas somos apenas adolescentes, quando, na verdade, representamos o futuro da humanidade. Até a próxima, edição do “E aí, galera?”. Valeu! CONTATOS: E-mail: luizfilipe.lucenagomes.5@facebook.com

GAROTADA BOA DE BOLA

O

atleta de futsal Marlyson, 11 anos, neto do saudoso João Ribeiro e filho do casal Mauricélia e Mesaque Ribeiro, nos impressionou pela sua habilidade com a bola nos pés. Tem futuro o garoto... É isso aí...Salgadinho continua sendo um celeiro de "craques" e jovens talentosos. As fotos acima foram colhidas no Clube Municipal de Salgadinho, em 13 de outubro, quando Marlyson mostrou grande intimidade com a bola. Além de "craque", Marlyson é rubro-negro e torcedor do Sport. Não é de admirar que jogue muito...

INGREDIENTES DA BOLACHA Farinha de Trigo, Manteiga, Leite e Sal CONTÉM GLÚTEN FABRICADO POR: CNPJ: 70.244.926/0001-08 ENDEREÇO: Rua Antônio Gomes de Moura, 71 Salgadinho-PE FONE: 9148-0360

«Prezado padre, seguem algumas observações: 1) Na próxima vez, coloque gotas de vodka na água e não gotas de água na vodka; 2) Não coloque limão e açúcar na borda do cálice; 3) O manto da imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo não deve ser usado como guardanapo; 4) Existem 10 mandamentos e não 12; 5) Existiram 12 apóstolos e não 10; 6) Judas traiu Jesus, não o "sacaneou"; 7) Jesus foi crucificado, não enforcado; 8) Tiradentes não tem nada a ver com a história; 9) A hóstia não é chicletes; portanto evite tentar fazer bolas; 10) Aquela "casinha" é o confessionário, não o banheiro; 11) Evite apoiar-se na imagem de Nossa Senhora, muito menos abraçá-la; 12) A iniciativa de chamar o público para cantar foi louvável, mas fazer trenzinho e correr pela igreja foi demais... 13) Água benta é para se benzer e não para refrescar a nuca; 14) Nunca reze a missa sentado na escada do altar, muito menos com o pé sobre a Bíblia Sagrada; 15) As hóstias devem ser distribuídas para os fiéis, jamais usadas como aperitivo para acompanhar o vinho; 16) Procure usar roupas debaixo da batina; 17) Evite abanar-se com a batina quando estiver com calor; 18) Jesus nasceu em Belém, mas isto não significa que Ele seja paraense; 19) Numa missa não se deve fazer perguntas ao público; 20) Também não se deve pedir ajuda aos universitários, até porque eles não sabem nada; 21) Quem peca é um pecador, não um f.d.p.; 22) Quem peca vai para o inferno, não pra p.q.p.; Pelos 45 minutos de missa que acompanhei, notei essas falhas. Espero que tais falhas sejam corrigidas já para o próximo Domingo. Atenciosamente, o Arcebispo P.S.: Uma missa leva em torno de uma hora e não dois tempos de 45 minutos. E aquele sujeito sentado no canto do altar, a quem você se referiu como "travecão de vestido", era eu.»


Salgadinho pe no 3 a3 final