Page 1

Ano 2 . Ed. 06 . Out/Nov/Dez . 2012

Ano 2 . Ed. 05 . Fev/Mar/Abr/Mai/Jun . 2012

XVI FESTIVAL DE ARTES:

Um momento para mergulhar na arte moderna

Entre as novidades de 2012, a implantação de sinal WiFi, a inserção dos tablets no contexto pedagógico e os desafios de reconstruir a educação escolar com auxílio das tecnologias da informação e comunicação.

Veja dicas para pais e alunos quando o assunto é vestibular

Pág. 12

O Salesiano Recife realizou a 16ª edição do Festival de Artes, movimentando toda a escola numa grande festa às artes modernas.Salesiano

faz palestra com Katia Smole Pág.04

Pág.14

Destaques Educando:

Pág. 05

Veja como foi o précongresso ANEC

Tecnologia:

Pág. 16

Tecnologias Educacionais: Inserção em sala de aula

2013:

Pág. 19

Robótica, xadrez, jogos matemáticos e muito mais Revista Mundo Salé 01 novidades para este ano.


Registros dos eventos da FamĂ­lia Salesiana.

02

Revista Mundo SalĂŠ


Sumário Seção

Pág.

Educando ................................................... 04

Pe. João Carlos Diretor Geral

Um ano novo iluminado A primeira vinda de Jesus foi o maior acontecimento de todos os tempos. Quem poderia imaginar que o Deus vivo e verdadeiro viesse morar com as pessoas dessa terra? Foi isso que aconteceu no primeiro Natal. Deus veio e armou sua tenda entre nós. A Segunda pessoa da Trindade Santa, o Filho, assumiu nossa condição humana no seio de Maria Virgem. Nasceu e viveu entre nós. Como diz o Evangelho de João: “veio para o que era seu. Mas, os seus não o receberam” (Jo 1,11).

Conheça alguns projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica.

Pintando o S ............................................... 06 Fique por dentro de propostas e dinâmicas que o Salesiano desenvolve para a educação infantil.

Superacontece ............................................ 07 Em fase de descobertas, agora a “atitude” é uma palavra constante no vocabulário dos estudantes do Ensino Fundamental.

Esporte ....................................................... 09 Fatos, curiosidades e conquistas. Tudo que acontece nos esportes do Salesiano.

Médio ......................................................... 11 Todo momento é um momento de grandes escolhas para os jovens que estão no Ensino Médio.

Especial ...................................................... 13 Festival de Artes - Um momento para mergulhar nas artes.

Tecnologia ................................................. 16 Tecnologia faz parte da educação Salesiana.

Ao lado da alegria que experimentamos no Natal – a vinda do Senhor – reconhecemos com pesar que ele foi rejeitado. Não foi bem recebido. Nem pelos seus conterrâneos, nem pelas autoridades de seu país, nem pelo seu povo. No nascimento, Herodes o perseguiu querendo exterminar pela raiz qualquer possibilidade de oposição política. Na sua comunidade, em Nazaré, foi expulso da Sinagoga pelos seus próprios conterrâneos. Na cruz, as autoridades do Templo e os representantes do Império Romano o baniram como um malfeitor. Excluíram-no como um indesejado. Poucos o receberam. Mas, estamos com o evangelho de João: “A todos os que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus”. Jesus então já veio. Mas, continua vindo e nos encontrando nas estradas desse mundo. É claro, ele hoje está à direita do Pai, governando a história, como Senhor do céu e da terra. Nisto cremos. Mas, sua promessa foi de ficar conosco, seu povo, sua Igreja, todos os dias até à consumação dos séculos. Assim é que ele continua presente anunciando o Reino, nos interpelando, nos guiando no caminho de volta para a casa do Pai. Ele continua vindo: fazendo-se presente na palavra das Escrituras, no sacramento da refeição eucarística, no conselho e na sabedoria dos irmãos, no sofrimento dos pobres, no clamor dos injustiçados. Ele continua vindo. Temos, então, a grande oportunidade de reconhecê-lo e de recebê-lo. O tempo prossegue cheio de oportunidades para este encontro com Cristo. 2013 é uma nova oportunidade para encontrarmos e acolhermos o Senhor em nossas vidas e em nossa história. A todos, um ano novo iluminado pelo Natal do Senhor.

A partir desta edição nossa revista conta com conteúdo exclusivo além do que está publicado nas páginas. Para acessar, basta baixar qualquer leitor de QR code em sua loja de aplicativos da Apple, Android ou Windows. Visualize o código com o leitor e ele abrirá o conteúdo para que você continue lendo tudo sobre o Salesiano no seu aparelho móvel.

Geral ......................................................... 20 Divirta-se com as dicas dos livros, sites, blogs e portais interessantes para os jovens em geral.

Pastoral ..................................................... 22 Momento para parar e pensar um pouco nos ensinamentos religiosos.

Expediente Tiragem: 2.000 Periodicidade: Quadrimestral Impressão: Gráfica Dom Bosco Projeto Gráfico, Redação e Diagramação: CQueiroz Comunicação - (81) 3429.5846 Colégio Salesiano Recife Direção Geral: Pe. João Carlos Ribeiro Vice-Diretor e Diretor da Pastoral: Pe. Francisco Demontier de Araújo Távora Diretor Financeiro: Pe. Valdemar Pereira dos Santos Diretor Administrativo: Ir. Nivaldo Buarque de Moraes Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) Supervisora Geral: Profª. Zélia Pires Coordenação de Setor: 3ª série do Ensino Médio: Profª. Marisa Andrade Ensino Médio (1ªs e 2ªs séries): Prof. Cícero Santos Ensino Fundamental II (6ºs e 9ºs anos): Profª. Rita Batista Ensino Fundamental I (1ºs e 5ºs anos): Profª. Fabiana Moreira Educação Infantil: Profª. Carla Calazans Departamento de Educação Física e Esportes Coordenador: Profº: Kleber Lopes de Araújo Centro Salesiano de Esportes Coordenador: Michael John Cunningham Coordenação de Informática Educacional Coordenadora: Joselma Maria de Oliveira. Serviço de Orientação Educacional e de Psicologia (SOE) Orientadores educacionais: Ensino Médio: Profª. Maria Cléa Guimarães e Profª. Roselis Alves da Silva Ensino Fundamental II: Psic. Maria das Vitórias Campos Quintas Ensino Fundamental I: Psic. Isabel Cristina C. de Albuquerque Pena Educação Infantil: Psic. Renata Cristina César de Melo Santos Serviço de Orientação Religiosa (SOR) Coordenadora: Cícera Maria da Silva Feliciano Bibliotecária: Josilene Maria de Andrade Revista Serviço Médico: Dr. Ereiudo Rocha Freire Mundo Salé

03


Conheça alguns projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica.

Escola de Pais visita o Instituto Ricardo Brennand No dia 22 de setembro, a Escola de Pais proporcionou a um grupo de pais, estudantes, educadores, funcionários e salesianos uma tarde maravilhosa de cultura e lazer no Instituto Ricardo Brennand.

Portal Futurum: Estudando nas nuvens bém encontrar sempre um aluno que se dispõe a auxiliar os colegas no acesso ao Portal. Na turma do 3º ano C, a aluna Júlia Abreu, se destacou ajudando os colegas. “É muito legal ajudar”, diz Júlia. Por meio do Portal Futurum (www.portalfuturum.com.

De acordo com a estudante, a desenvoltura para o ma-

br), os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental es-

nuseio de recursos tecnológicos surge pelo fato de que

tudaram a classe gramatical “antônimo e sinônimo”.

em casa ela tem acesso ao iPad, iPhone, Internet, PC,

As professoras percebem como os alunos se concen-

a TV Digital e outras tecnologias mais.

tram nos registros de suas descobertas e como gostam de realizar as atividades propostas pelo Portal.

A aula termina sempre com gostinho de quero mais, e para as professoras Lindinalva, Cassia e Sheila, fica o

O reforço à aprendizagem é visível quando o aluno

desafio de inserir cada vez mais os recursos das tecno-

com dúvida no conteúdo busca no colega ao lado uma

logias da informação e comunicação em seus planeja-

explicação para resolução da atividade. É comum tam-

mentos de aula.

04

Revista Mundo Salé


Pré-congresso ANEC Cerca de 35 educadores do Colégio, participaram do

Smole; o doutor em física pela Universidade da Ale-

Pré-congresso Regional de Educação Católica nos dias

manha, Luis Carlos de Menezes; o doutor em educa-

18, 19 e 20 de outubro. O encontro foi promovido pela

ção, Ricardo Tescarollo; o doutor em desenvolvimento

Associação Nacional de Educação Ca-

sustentável, Luiz Síveres; a doutora em

tólica do Brasil – ANEC e aconteceu

educação, Nilce Meneguelo Lobo da

na Faculdade Frassinetti do Recife (Fa-

Costa; e o ex-diretor do Instituto Na-

fire). Com o tema central “Uma nova

cional de Pesquisas Educacionais Aní-

educação é possível?”.

sio Teixeira – INEP, Pedro Demo.

O evento reuniu especialistas renomados do segmento

Vale salientar que Recife foi a última capital do ciclo

como o professor da PUCRS, Claus Dieter Stobäus; a

de palestras do Pré-congresso.

doutora e mestre em educação, Kátia Cristina Stocco

Revista Mundo Salé

05


Fique por dentro de propostas e dinâmicas que o Salesiano desenvolve para a educação infantil.

Semana da Criança Alegria! Não tem outra expressão que conte melhor como foram os dias que compreendem a Semana da Criança no Infantil. Teve teatro, piscina, futebol de sabão. Os pequenos gastaram todas suas energias nas manhãs alegres e divertidas que a equipe do Infantil coordenada por Carla Calazans proporcionou.

Turno Integral completa 2 anos com o reconhecimento dos pais Há dois anos o Colégio Salesiano estreiou o Turno Integral para crianças do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental I com o objetivo de atender questões de convívio social e de crescimento cognitivo, buscando proporcionar um melhor aproveitamento dos conhecimentos vivenciados no ambiente escolar, no horário da tarde, além de oferecer um lugar agradável, seguro e de confiança já conhecida pelos pais.

Conheça as vantagens do Turno Integral do Colégio Salesiano: Assistência pedagógica no que diz respeito à realização das atividades de casa; Um espaço recreativo, onde a criança possa ser estimulada nas suas diversas potencialidades; Um espaço de convivência social saudável, priorizando a qualidade das relações em grupo; Apoio e orientação às famílias no que se referem as necessidades específicas de cada criança.

06

Revista Revista Mundo Mundo Salé Salé


Em fase de descobertas, agora a “atitude” é uma palavra constante no vocabulário dos estudantes do Ensino Fundamental.

Manhã Esportiva

No segundo sábado de agosto, os pais do Colégio Salesiano receberam uma homenagem muito saudável. O grupo de coordenadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I juntamente com o Departamento de Educação Física elaboraram atividades recreativas onde os pais participavam com os filhos, tornando o momento mais harmonioso.

Encontro de formação 7º ano No mês de agosto, foram realizados encontros de formação com os alunos dos 7ºs anos, visando desenvolver hábitos e posturas que

Bullying é assunto sério

melhorem a relação com o outro, a relação

O setor de Psicologia do Ensino Fundamental I tra-

consigo mesmo, como também desenvolvam e

balhou com todas as turmas a temática do bullying.

ampliem a autoestima.

Partindo do princípio que o conhecimento sobre o assunto e a conscientização das consequências de tais

O encontro contou com dinâmicas, reflexões

atitudes irá evitar a ocorrência deste fenômeno.

e oficinas desenvolvidas em diferentes etapas: a equipe do SOR, com a coordenadora Cici e

Foi trabalhado com as crianças o conceito de bullying;

o professor Francisco realizaram a motivação

os vários tipos e sua classificação; as ações que po-

inicial, trazendo a encenação do “Palhacinho

dem ser consideradas bullying e a maneira como os

tristonho”; com Vitória Quintas, uma reflexão

alunos se envolvem com o bullying.

a partir da apresentação do vídeo “Sonhando alto”. Por fim, uma dinâmica dos crachás e uma oficina de produção “O tapete”, orquestrado pela psicóloga convidada Rita Araújo. Revista Mundo Salé

07


Encontro do 7º ano com os autores

Brejo da Madre de Deus Os alunos dos 6ºs anos tiveram a oportunidade de apreciar na excursão realizada no dia 09 de outubro, à cidade de Brejo da Madre de Deus, o Parque das Esculturas Nilo Coelho, onde se encontram gigantescos habitantes esculpidos em rocha granítica. Também conheceram o Teatro de Fazenda Nova, uma cidade diferente de todas as outras: uma cidade-teatro, a Nova Jerusalém. Um lugar concebido para ser palco de uma das maiores paixões da humanidade: a Paixão de Cristo, apresentada há 41 anos dentro das muralhas de pedra. Na excursão também conheceram o Sítio Arqueológico Furna do Estrago, onde as pinturas rupestres

Os alunos do 7º ano receberam diversos autores da

traduzem a vivência de nossos antepassados.

obra O Planeta Feito Quintal - Uma visão ecológica, para discussão e apresentação de histórias, prosas e

O grupo foi acompanhado pelo professor Hugo, de

poemas.

História, pela professora Andréa, de Ciências e por Ilane, além da equipe da caravana Turismo.

Os autores interagiram com os alunos, comentando e incentivando a leitura e a produção textual, explicitando a inspiração para escrita, apoiando e acolhendo os anseios e perspectivas da meninada.

Encontro com os avós 6ºs anos

Os alunos dos 6ºs anos prestaram uma bonita homenagem aos avós após o estudo do Estatuto do Idoso e da exploração e leitura do livro paradidático “Histórias de avós e netos” de autores diversos como João Anzanello Carrascoza e Tatiana Belinky entre outros. A culminância organizada pela professora Anésia Melo aconteceu no Auditório Paulo Freire e contou com a apresentação de slides, depoimento dos netos e avós e lanche coletivo. Foi um momento emocionante de partilha e encontro entre gerações distintas. 08

Revista Mundo Salé


Fatos, curiosidades e conquistas. Tudo que acontece nos esportes do Salesiano.

Os atletas do Salesiano Lucas Martinez e Brenna Lima participaram do Campeonato Mundial Jovem A de Pentatlo Moderno, realizado na Hungria, entre os dias 19 e 23 de setembro de 2012, na cidade de Tata. Esteve presente acompanhando os atletas, o coordenador do Centro Esportivo Salesiano, Michael Cunningham. “A participação neste evento faz parte do plano de investimentos da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, visando a preparação e ganho de experiência internacional dos novos atletas, com o objetivo de prepará-los para os grandes eventos que estão por vir no Brasil”, conclui o treinador.

Mundial Júnior Outro atleta do Salesiano que também brilhou com sua participação no mundial júnior de Pentatlo Moderno foi o Felipe Nascimento (19). Felipe foi o melhor brasileiro no mundial júnior que foi realizado na Polônia entre os dias 12 e 17 de setembro.

Pentatlo Moderno Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno 2012 O próximo desafio para nossa equipe de Pentatlo Moderno será o campeonato brasileiro que será realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro na cidade de Resende-RJ. O Centro de treinamento do Salesiano vai levar a maior equipe que Pernambuco já enviou para uma competição deste tipo. Serão ao todo 28 atletas de todas as categorias que vão representar nosso estado na competição nacional.

Confira online a lista dos atletas convocados para o Campeonato Brasileiro 2012 http://migre.me/cgG0V

Revista Mundo Salé

09


Olimpíadas Escolares 2012 As alunas Clarissa Rodrigues e Carolline Gomes Barbosa representaram o colégio nas Olimpíadas Escolares 2012, realizada em Poços de Caldas – MG, no período de 06 a 15 de setembro. Com apenas 04 dias de competição, Clarissa Rodrigues bateu dois recordes, nos 50 e 100m borboleta, com os tempos de 28”81 e 1’03”73, respectivamente. A primeira prova foi disputada no dia 07/09 e a segunda em 09/09. Com esses resultados ela irá disputar agora os Jogos Escolares Sulamericanos, em Natal-RN.

Nordestão Salesiano de Aracaju

A liderança da delegação foi do coordenador do Departamento Esportivo, Prof. Kléber Lopes. Viagem, traslados, hospedagem e alimentação serão cuidados pela Caravana Turismo, nossa parceira. Pe João Carlos, Pe. Valdemar e Pe. Humberto também acompanharam a delegação. Classificações: • Basquete Mirim Feminino: 2º lugar; • Basquete Mirim Masculino: 2º lugar; • Futsal Juvenil Feminino: 2º lugar; • Judô Masculino: 2º lugar (José Rafael dos Santos Rosal); • Natação: 10 ouros / 3 pratas / 2 bronzes.

O 28º NORDESTÃO SALESIANO aconteceu na Cidade

I Festival de Ginástica Rítmica do Colégio Salesiano

de Aracaju, como parte das celebrações dos cem anos da presença salesiana em Sergipe. O Nordestão reuniu

No dia 27 de outubro de 2012, tivemos o I Festival

os 18 Colégios Salesianos do Nordeste integrantes da

de Ginástica Rítmica, com início às 9 horas, contando

Rede Salesiana de Escolas. O Colégio Salesiano Sagra-

com belas apresentações dos colégios: Colégio Auxi-

do Coração, do Recife, levou para o Nordestão uma

liadora, Escola Monsenhor Álvaro Negromonte, Colé-

delegação com 64 integrantes, entre atletas, educado-

gio Damas, Colégio da Imaculada Conceição, Clube

res e acompanhantes, para competir nas modalidades

das Águias, e a escola anfitriã, Colégio Salesiano Sa-

de Basquete masculino (Prof. Guilherme), Basquete

grado Coração. Ao término do evento, tivemos a entre-

feminino (Prof. Agenor), Natação (Prof. Raul), Ginás-

ga das medalhas e brindes aos participantes. Também

tica Rítmica (Profa. Rosângela), Futsal feminino (Prof.

foi comunicada a data para o II Festival de Ginástica

Gileno), Noite Cultural (Profa. Andrea) e Judô.

Rítmica, a ser realizado em 26 de outubro de 2013.

010 Revista Mundo Salé

Revista Mundo Salé 010


Todo momento é um momento de grandes escolhas para os jovens que estão no Ensino Médio.

Salesiano de mãos dadas com os vestibulandos O trabalho de apoio educacional do Salesiano não fica restrito aos muros do colégio. Pensando nisso, o Colégio Salesiano, montou um ponto de apoio aos alunos vestibulandos junto a alguns locais de prova. Lá, houve momento de oração, apoio aos pais salesianos que esperavam pelo término das provas e profissionais para acalmar os candidatos nesse momento crucial para a passagem entre o Ensino Médio e o Ensino Superior.

Estudantes do século XXI Por Roselis Alves, orientadora educacional do Ensino Médio

Estudantes do Fundamental I, II e das 1as e 2as séries do

conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes per-

Ensino Médio fizeram a abertura do I Seminário de Edu-

mitem crescer como pessoas, como cidadãos e futuros

cadores Salesianos de Recife. Através de slides, músicas

profissionais.

e danças, conduziram os participantes a refletir sobre as mudanças sociais, pessoais, familiares, econômicas, edu-

Sendo estudantes do século XXI e estudando com as

cacionais e tecnológicas, mostrando que com essas trans-

propostas pedagógicas da Rede Salesiana de Escolas,

formações os educadores enfrentam um grande desafio:

nossos alunos aprendem com entusiasmo e sabem que

auxiliar aos estudantes a desenvolver habilidades de pen-

têm uma meta: transformar conhecimentos e habilida-

sar, criar, consumir, remixar, unir e interagir os saberes para

des em produtos, soluções e novas informações, pois,

serem capazes de construir seu próprio conhecimento.

são protagonista dessa nova sociedade chamada de sociedade do conhecimento.

Desta forma, a interação professor-aluno vem se tornando muito mais dinâmica nos últimos anos e o professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimento para ser um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os estudantes a construir seus Revista Mundo Salé 011


3ªs séries do Ensino Médio: Encontro de Pais e Filhos Durante os preparativos para o Vestibular, uma das

relembraram seus tempos de concluintes, as dificulda-

atividades propostas foi o encontro especial de pais e

des e as alegrias de sua época de escola. Os alunos

alunos da 3ª série, no Colégio. A ideia do encontro foi

exprimiram seus sonhos, suas apostas no futuro.

ajudar as famílias a estarem ao lado dos terceiranistas, com intensa proximidade, compreensão e confiança.

Pais e filhos, olhando para a caminhada que começou com a pré-escola, manifestaram admiração, gratidão,

A coordenação das 3ªs séries promoveu o encontro

carinho. Foi uma noite para contemplar o passado,

em parceria com a Psicóloga Rita de Cássia Araújo e a

com os olhos no futuro. Uma página vitoriosa do amor

Orientadora Educacional Mª Cléa Guimarães. Os pais

educativo, vivido na Casa Salesiana.

Aulão - Jorge Amado de Todos os Santos Na passagem comemorativa ao centenário de Jorge Amado, os alunos da 3ª série do Ensino Médio homenagearam o maior dos protagonistas da literatura brasileira. A homenagem foi marcada com um show cultural dos professores Marlêde Almeida, Diogo Barreto, Fábio Valente e Rozildo Cazé com o Aulão “Jorge Amado de Todos os Santos”. Os alunos banhados de tantas informações valorizaram cada instante, reconhecendo a importância do momento na preparação para os vestibulares. A fascinante

baiana, gingando e dando cor a tarde com Jorge Ama-

trajetória de Jorge Amado transportou a Mística Bahia

do. É a vida e a obra do maior contador de histórias

de Todos os Santos e de todos os credos para o imagi-

do Brasil.

nário do alunado. No Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, comViajaram no tempo e no espaço. De Ferradas (muni-

provaram a sua grandiosidade nas múltiplas traduções

cípio de Itabuna), até Salvador. Conheceram planta-

e incontável acervo. Participaram também das suas

ções de cacau, estudamos o tipo de solo e a riqueza

agruras nos exílios, juntamente com Zélia e seus ami-

do fruto. Assistiram às danças, aos blocos, conheceram

gos.

cada pedacinho de Salvador, deparamos com Gabriela, Quincas Berro D’Água e os Capitães da Areia. Vi-

Você, Jorge é o mais amado do Brasil e a síntese da

braram quando das páginas do autor, saiu uma sestrosa

Bahia. Parabéns pelo seu centenário.

012 Revista Mundo Salé


XVI Festival de Artes O Salesiano sediou a XVI edição do Festival de Artes,

balhar a interpretação das obras por volta de agosto/

com muita música, dança, artes plásticas e novas leitu-

setembro, então, em outubro, no Festival, eles apre-

ras de grandes artes que marcaram a história.

sentaram tudo que foi pesquisado e desenvolvido ao longo desses dois meses”, completa Carla.

Do Infantil ao Ensino Médio, todos os graus participaram do festival. No Infantil, a coordenadora Carla Ca-

Para a coordenadora do Infantil, as atividades propostas

lazans trouxe para as crianças os trabalhos de quatro

pelo Festival intensificaram um trabalho que já é desen-

artistas que marcaram o modernismo, são eles: Villa

volvido pela escola, permitindo aos alunos tocarem mais

Lobos, Vinicius de Moraes, Tarsila do Amaral e Cícero

profundamente na interpretação dos trabalhos artísticos.

Dias, trabalhando a linguagem de forma lúdica e con-

“Isso contribui para a visão de mundo deles, eles des-

creta. Ao longo da semana do Festival, os pequenos

constroem as partes das obras e codificam isso para si,

apresentaram releituras das obras. “Começamos a tra-

fazendo com que aprendam novas perspectivas, novas opiniões e até mesmo novos vocabulários”, conclui. No ensino Fundamental I, o trabalho do Festival foi orientado pela coordenadora do núcleo, Fabiana Villarouca. Neste grau, foram desenvolvidos trabalhos em cima das obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Oswaldo Goeldi. Dentro dessa perspectiva, os estudantes não só desenvolveram releituras das obras, mas também se aprofundaram nas nuanças da vida dos artistas para descobrir porquês e curiosidades que estão sutilmente presentes nas peças, por exemplo, o medo de espantalho que Portinari sofria na infância e foi retratado em segundo plano em muitas de suas obras. “A curiosidade das crianças em cima de ‘como a obra foi construída’ foi um dos maiores ganhos para a aprendizagem delas”, acrescenta a coordenadora. Para o Fundamental II, a proposta foi diferente, os esRevista Mundo Salé 013


tudantes foram separados por épocas e apresentaram

olhar diferenciado, espelham o mundo por meio das

uma viagem desde o início do movimento modernista,

obras produzidas, as quais recriam a realidade, as situ-

passando pelos movimentos que mudaram o pensa-

ações do dia a dia, contribuindo sobremaneira para a

mento jovem e as artes das décadas de 1980 e 1990

aproximação entre público e arte.

até os artistas destaques dos dias atuais. Essa estreita relação é benéfica sob Para o Ensino Médio, trabalharam toda

qualquer ponto de vista, mas princi-

a diversificação existente no período

palmente porque auxilia o observador

que compreende desde as vanguardas

quanto ao entendimento das questões

europeias (cubismo, futurismo), a pri-

sociais que o rodeiam. A arte é uma

meira e segunda fase do modernismo

forma de “tradução” das questões do

até a contemporaneidade. Dentro des-

mundo. Na verdade, a arte expressa o

sa proposta, as turmas construíram pin-

que as palavras não conseguem atingir.

turas, músicas, blogs, material digital, inclusive apps de smartphone e tablets

Constatamos tal preceito ao nos depa-

que de forma própria representasse a

rarmos com a produção dos alunos da

leitura que os grupos tiveram das obras

Educação Infantil ao 2º Ano do Ensino

e dos pensamentos dos autores.

Médio no XVI Festival de Artes do Colégio Salesiano. De fato palavras não alcançam a magnitude do acon-

O Festival de Artes é um evento bienal que movimenta

tecimento.

toda a escolha em prol da reconstrução das artes e da participação delas na quebra de barreiras e inovações

Entre acertos e desacertos, costuras e descosturas, em-

no pensamento humano.

penho, dedicação, doação, comunhão e fé, o Festival

Essência e grandeza intraduzíveis Por: Professora Silvinha Oliveira, orientadora da 1a. séria A do EM

brotou como uma rosa branca, integrando crianças e jovens comprometidos com um único ideal: oferecer o melhor de si para o outro – doar-se.

A arte pode ser produzida para o deleite de seu criador, satisfazendo, assim, uma vaidade. Todavia ela

De acordo com o

exerce outras funções de bastante relevância para a

tema do Fes-

sociedade, como oferecer mais beleza, harmonia e equilíbrio à nossa vida. Ela também pode participar diretamente do nosso contexto social, uma vez que muitos artistas, com seu

014 Revista Mundo Salé


tival: Do Modernismo à Era digital: um giro pelo mun-

de ótica, música, poesia, historinhas, fotografia, blog,

do da arte, linguagem e comunicação, perfilamos por

livro digital, dança, teatro e culinária. Quantos recur-

uma galeria de tipos ecléticos, tantas vezes exóticos

sos materiais para abarcar todo o universo de propos-

e ousados para o seu tempo. O que não poderia ser

tas lançadas pelos alunos, porém, eles funcionaram

diferente, já que a arte tem esse poder de transgredir,

apenas como suporte. O “material humano” prevale-

de alterar padrões de comportamento e levar à refle-

ceu. Sempre.

xão. Assim fomos apresentados a muitos Di Cavalcantis, Brecherets, Villa-Lobos,

E é assim que se produz arte: perce-

Oswalds e Mários de Andrades; a muitas

bendo o mundo com sensibilidade,

Tarsilas e Anitas, Drummonds, Vinicius,

emoção, olhos críticos, até que as

Gonzagas, entre outros que contribuíram

ideias se formem, amadureçam e se

para tornar a arte brasileira mais rica e

transformem em objeto estético, de

acessível às pessoas.

preferência para a contemplação do outro, como foi o nosso caso. Alu-

A dança foi um espetáculo à parte. Corpos

nos, professores, pais e funcionários

atraentes misturaram-se a fim de retratar a

do Colégio Salesiano tiveram a hon-

evolução do bailado ao longo desses anos.

ra, o privilégio de assistir a apresen-

Numa diversidade de ritmos, do balé clássico

tações singulares, em que talentos

ao samba, a beleza e a harmonia do gênero

especiais ocultos se revelaram e fizeram do nosso XVI

foram desenvolvidas milimetricamente pelos alunos, evi-

Festival de Artes um espetáculo cujas palavras são inca-

denciando que o popular e o erudito podem e devem estar

pazes de revelar sua essência e grandeza.

sempre juntos. Criatividade. A máxima da produção artística. Nossos alunos tiraram nota 10 neste quesito. Esculturas em arame, em papelão, bijuterias, mosaicos, vitrais, cavaletes, maquetes, telas, quadrinhos, desenhos, caricaturas, imagens tridimensionais, ilusão

Revista Mundo Salé 015


Tecnologia faz parte da educação Salesiana

Tecnologias Educacionais:

Inserção em sala de aula Por Joselma Oliveira, coordenadora e especialista em Informática Educacional

Falar de tecnologia alinhada ao planejamento pedagó-

guesa - 3ª Série do Ensino Médio), que de forma sim-

gico é abrir uma discussão sobre os percursos metodo-

ples e clara nos relata a sua apropriação dos recursos

lógicos e estratégicos de um dos personagens princi-

digitais, a saída de um analfabetismo para um letra-

pais deste processo , “o professor”.

mento digital, sua evolução no conhecimento acerca das tecnologias de informação e comunicação, sua

Novas funções e novas dinâmicas atraem esse profissio-

autonomia em desenvolver seus próprios materiais di-

nal para um novo cenário educacional, embora perma-

gitais e sua busca incansável pelo “novo”.

neça revisitando antigas práticas, fundamentadas na escola no século XVII. Falar sobre tecnologia educacional com significação pedagógica é possível, quando existe um planejamento para sua inserção no contexto pedagógico. Quando se oferecem orientações e condições ao professor na apropriação desses recursos

O uso do Facebook, em uma de suas aulas, foi “estranho” observar a surpresa dos alunos

em consonância com o desenvolvimento do planejamento, conectando teoria e prática, constru-

Nem sempre o novo é a melhor opção e nem sempre causa os melhores impactos ou resultados; e, até mesmo, são considerados adequados ou pedagogicamente corretos para serem inseridos no planejamento e trabalhado com os alunos. Para quem aceita desafios sem medo de repensar suas práticas pedagógicas descobre um

mundo cheio de possibilidades.

ção e colaboração, para todos os envolvidos no processo.

Para o professor Eduardo Rangel (Sociologia - 2ª Série do Ensino Médio), que aplicou o uso do Facebook, em

Acreditar que uma nova educação é possível é acredi-

uma de suas aulas, foi “estranho” observar a surpresa

tar numa prática em constante transformação, ao esta-

dos alunos quando convidados a acessar o Facebook

belecer-se a relação mestre-aprendiz-mestre. É confiar

e o adicionarem como amigo. “Vamos pessoal! A aula

numa evolução para múltiplas construções de saberes,

começou. Vou digitar a 1ª pergunta para abrir a discus-

é buscar, é estar aberto para o diferente.

são”, dizia o professor. Os alunos imóveis não acreditavam que usar a rede social em sala de aula seria

Nesta direção, posso afirmar, através das palavras da

possível. Claro, sem perder tempo foram logo se conec-

professora Marlede Almeida (Literatura e Língua Portu-

tando e o silêncio era quebrado apenas para informar

016 Revista Mundo Salé


que outras pessoas (penetras) entravam na discussão do tema. “Que bom! Essa é a ideia, que outros participem”. Sempre respondia o professor Eduardo Rangel. Não foi diferente com a professora Grasiela Morais (Filosofia - 1ª Série do Ensino Médio), quando planejou uma avaliação diferente com seus alunos. O espaço de sala de aula foi o laboratório de informática, os alunos faziam “download” do arquivo disponibilizado pela professora no site do Colégio. E para responder as questões, poderiam pesquisar na internet, abrir uma discussão com o colega do lado, enfim, a interação tornou-se o diferencial dessa aula. Para o aluno Bruno Falcão, usando a WiFi em seu Tablet, foi possível buscar as respostas não apenas em seus próprios conhecimentos, mas também pesquisar outras fontes de informação como forma de validação e ampliação do conhecimento existente. A professora enfatiza ainda que os recursos digitais podem ser categorizados como ferramentas de uso linguístico que permitem diálogos virtuais e devem ser usados com bom senso e responsabilidade. Adepto ao Portal Futurum, o professor Dário Alencar (Geografia - 2ª Séries Ensino Médio), nos conta um pouco de suas experiências, acreditando que o processo de formação em Serviço e as Tecnologias Educacio-

Há mais de 30 anos, facilito a comunicação da Juventude. Iniciei com o “quadro-verde”, usei giz colorido para os destaques

e

a

cartolina para os “cartazes”. Veio o quadro branco com pincéis, e deparei-me com o computador de mesa (desktop) e a lousa digital, passei a usar o Notebook e, acreditem!, o IPAD já me faz companhia, tudo conectado à Internet seja WiFi, cabeada ou 3G. O Salesiano, na visão futurista do seu diretor, disponibilizou-me suporte para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Iniciei do “alfabeto”, contudo, a professora Joselma fez-me perder a insegurança gradativamente. Adquiri intimidade e comecei a “simpatizar” com o mundo das Tecnologias. Com as TICs, consegui diversificar e ampliar os processos de ensino-aprendizagem em minhas aulas por acreditar que uma nova educação é sempre possível. “ Marlede Almeida - Literatura e Língua Portuguesa Revista Mundo Salé 017


nais colaboram com o processo de Ensino e Aprendiza-

ALEGRIA, palavra re-

gem, e que é preciso transformar métodos e estratégias

corrente nas Casas de

para acompanhar a evolução e as inovações do contexto

Dom Bosco. Alegria

educacional atual, resultando em ganhos para professor

de viver, de aprender,

e aluno. “No inicio do ano em curso, tive as primeiras

de sentir, de estar pre-

formações e experiências no uso do Portal Futurum. O

sente em espaços aco-

uso em sala apresentou de imediato algumas intercorrên-

lhedores como o Sale-

cias que necessitaram ser corrigidas: a operacionalidade de alguns dispositivos, a senha de alguns alunos que precisaram ser refeitas, entre outros. Entretanto, em decorrência do uso, fui observando a potencialidade e eficiência do Portal, principalmente em relação as ferramentas como os objetos de aprendizagens, o livro digital, fórum, blog, banco de questões e outros. Na plataforma, a interação e a comunicação com os alunos é possível e, dentro de um ambiente seguro, onde posso acompanhar e analisar o progresso dos meus alunos”, complementa. O alto investimento em Tecnologia Educacional, em infraestrutura de TI e na Formação de Professores em Serviço, vem fazendo diferença no processo de inserção dos

siano. Não demorei a perceber que algo de diferente existia na prática pedagógica da escola, sempre incentivado pela equipe (direção, supervisão, coordenação) a buscar novas possibilidades de aprendizado para nossos discentes. E diante de um mundo em que as redes sociais se transformaram numa realidade paralela, optei por aliar-me a ela na construção do saber. Assim planejei uma aula, onde o Facebook seria usado como ferramenta para discussão das temáticas abordadas previamente em sala de aula. Eduardo Rangel - Sociologia

recursos digitais na rotina de docente e discente.

“A dinâmica de integração das aulas no mundo da tecnologia voltada para os alunos é uma opção bastante interessante, pois é uma junção de algo que nos interessa e ao mesmo tempo é a utilização de ferramentas que se fazem presentes no nosso cotidiano. Certas pessoas se sentem mais confortáveis e se expressam melhor diante do mundo virtual, sendo assim, apresentam um melhor desempenho no assunto tratado, expondo sua opinião e dando a oportunidade dos outros alunos analisarem e expressarem também as suas.” Cibele Virgínia Morais de Melo, 3º série EM Samanta Thays Silva de Azevêdo Lira, 3º ano EM 018 Revista Mundo Salé


2013 chega com mais novidades no Salesiano Recife Mais um ano confirmando o compromisso de alinhar a

riais didáticos, atividades e ferramentas de interação

educação moderna com a tradição educacional iniciada

como fóruns, Blogs, chats, entre outros.

por Dom Bosco. Pensando nessa junção, o Salesiano Sagrado Coração preparou para os estudantes um ano com

Novo site

muitas novidades nas mais diversas áreas.

Atendendo às novas demandas de serviços on-line, o novo website integra os serviços já oferecidos pelo Co-

Novos recursos para uma educação moderna

légio, como: boletim e tarefa de casa on-line, uma rede

Uma das grandes novidades que o Salesiano traz para

social própria, além do portal de notícias e galerias de

os estudantes é a possibilidade de participar de uma sala

fotos.

de aula especializada em Robótica Educacional (que é um projeto em parceria com a Empresa W2M). Nesse

Incentivo à leitura e ao raciocínio lógico

espaço, os estudantes vão explorar conceitos e conte-

A partir do pedido dos próprios alunos, neste novo

údos curriculares de matemática, ciências, geografia,

ano, o Salesiano disponibiliza o Clube de Leitura para

história, meio ambiente, entre outros.

os 8ºs e 9ºs anos e o Xadrez. O Clube terá encontros quinzenas para discutir obras literárias e sugerir novas

Na área do ensino da matemática, o Colégio inova e faz

leituras, além de blog com dicas de livros, resenhas e

parceria com o Mangahigh, que é uma plataforma de jo-

poemas. Já nas aulas de matemática, quinzenalmente,

gos e recursos para o aprendizado da matéria, oferecen-

os alunos terão aulas práticas e teóricas de Xadrez.

do total conformidade com as Diretrizes Curriculares. Essa plataforma possui mais de 400 desafios diferentes,

Mais participação da família

desde adição até fatoração.

A presença de pais e responsáveis na construção do conhecimento e da consciência cidadã dos estudan-

Neste ano, o Salesiano reafirma parceria com o Portal

tes sempre foi uma bandeira que o Salesiano levantou.

Futurum, que é uma plataforma de

Com base em experiências positivas dos anos anterio-

estudo onde os alunos e pro-

res, um conjunto de atividades voltadas para os adultos

fessores têm acesso a mate-

estão programadas (Escola de Pais, Gincana de Pais e o Coral Harmonia, que é formado por família e aluno). Para completar todos os projetos deste ano, o Salesiano lançou um folder com todas as atividades programadas e disponíveis. Procure na secretaria do Colégio.

Revista Mundo Salé 019


Padre João Carlos Ribeiro

é condecorado com Mérito José Mariano Proclamado cidadão do Recife em 2007, o Pe. João Carlos Ribeiro, por iniciativa do vereador Múcio Magalhães, foi outorgado em sessão solene na Câmara Municipal do Recife, no dia 29 de novembro, com a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta horaria concedida ao cidadão. A comenda é entregue aos altruístas sociais. O evangelizador, cidadão, o educador, cantor, compositor e visionário faz jus a tão merecida homenagem. “A comenda faz justa homenagem também à Congregação Salesiana, de quem sou membro há 36 anos, esta com duas presenças educativas marcantes na cidade do Recife: o Colégio Salesiano Sagrado Coração e a Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, além de outros três centros de educação e assistência social na área metropolitana. O Colégio Salesiano conta 118 anos de serviço à educação de inúmeras gerações que por ali receberam e recebem a marca de uma formação cristã comprometida com a cidadania e a justiça social”, relata o padre, durante pronunciamento solene. A família Salesiana orgulhosa o aplaude e o parabeniza.

Para ler o pronunciamento completo acesse: http://migre.me/cgxzF

020 Revista Mundo Salé


Concluintes 2012: Para deixar saudades Um ano especial imersos completamente na busca de

lágrimas e abraços são inesquecíveis. Então vem “O

novos caminhos. Para fechar essa etapa, vem a Aula da

Baile”, abrilhantado por glamour, emoção e festa. As

Saudade, com gostinho de entrega de Oscar®, seguido

lágrimas de alegria dão lugar a um evento para todos

de Missa em Ação de Graças, na Basílica Sagrado Co-

festejarem.

ração e, no Teatro Boa Vista, ecoam os aplausos para a Solenidade de Conclusão. Toda essa finalização não é

Aos concluintes, uma nova etapa os aguarda. Os estu-

apenas emocionante para os estudantes, mas também

dos continuam e nada mais gratificante do que o aco-

para famílias e professores que fizeram parte intensa-

lhimento e apoio de pais e educadores nos Vestibula-

mente desta caminhada. Neste momento, todo risos,

res. Para os feras a certeza de bons resultados e desde já os parabéns aos futuros profissionais.

Olimpíadas e Concurso de Redação: um reconhecimento à dedicação nos estudos

Acesse a lista de todos os vencedores de 2012

Todo final de ano o Salesiano Recife premia os vencedores das Olimpíadas e do Concurso de Redação do Colégio. As três maiores notas de cada turma são condecoradas com medalha (ouro, prata ou bronze) e certificado. Já o Concurso de Redação só elege um vencedor por turma. Essa é uma competição que visa estimular o estudo e proporcionar um reconhecimento aos estudantes pela dedicação durante todo o ano.

http://migre.me/cgL8K Revista Mundo Salé 021


Momento para parar e pensar um pouco nos ensinamentos religiosos.

Encontro de Jovens com Cristo Dentre os eventos da Pastoral 2012, destaca-se o II En-

Vidas transformadas e jovens comprometidos com uma

contro de Jovens com Cristo - EJC, que aconteceu de 21 a

fé madura e solidária.

23 de setembro, no Colégio Salesiano Sagrado Coração.

Agora, cabe a cada um não deixar a chama apagar e animar-se na fé e na esperança. Já os educadores têm a

Esse foi um momento singular na vida dos 60 jovens que

missão de cultivar, incentivar e motivar a continuidade da

participaram entusiasmados e envolvidos com a dinâmi-

caminhada. Os familiares devem acolher, cuidar e acom-

ca do encontro. Cada momento vivenciado foi acolhido

panhar seus respectivos filhos estimulando-os.

e absorvido por cada encontrista. A Pastoral agradece pelas maravilhas que o Senhor proForam vivenciados momentos de emoção e alegria, com

porcionou a cada um que esteve envolvido de alguma

os jovens se sentindo próximos de Jesus Cristo.

maneira na realização desse encontro marcante. E que venha o III EJC em 2013!

022 Revista Mundo Salé


1

2

3

4

5

6

1,2 e 5 - Festival da Juventude Salesiana

4 - Grupo Jovem de estudantes solidários

3 - Lual da Juventude

6 - Encontro de Formação

Revista Mundo Salé 023


024 Revista Mundo SalĂŠ

Revista Mundo Salé No6  

Periódico que traz em suas páginas as atividades e os projetos pedagógicos desenvolvidos pelo Colégio Salesiano Sagrado Coração.

Advertisement