Page 1


TEMAS TRANSVERSAIS DO ANO ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR - ONU O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

TRÁFICO HUMANO – CAMPANHA DA FRATERNDIADE 2014 A Campanha alerta para crimes como o trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de crianças e a venda de órgãos. Atualmente, de acordo com a ONU, 2,5 milhões e meio de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano.

ESPIRITUALIDADE SALESIANA – PREPARAÇÃO DO BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica (Estreia do Reitor Mor dos Salesianos).

A VIDA E A OBRA DE DORIVAL CAYMMI – CENTENÁRIO DE NASCIMENTO Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Nascimento: 30 de abril de 1914, em Salvador (BA). Morte: 16 de agosto de 2008, no Rio de Janeiro (RJ).


INTRODUÇÃO Concebemos o serviço da educação como uma tarefa coletiva, realizada a muitas mãos. De fato, o seu bom êxito depende do empenho de todos os atores: estudantes, famílias, gestores, professores, funcionários. Por isso, as regras de convivências e as diferentes atribuições e responsabilidades precisam estar bem claras. Neste MANUAL DO ALUNO, estão recordadas normas de conduta do aluno salesiano, bem como tópicos do Regimento Interno do Colégio e outras orientações aos alunos e suas famílias para o bom andamento dos processos educativos e escolares. A DIREÇÃO

120 anos dos Salesianos no Nordeste


SUMÁRIO 1.INFORMAÇÕES IMPORTANTES................................................... 6 Horário das aulas ............................................................................. 6 Sistema acadêmico on-line .............................................................. 6 Tarefa on-line .................................................................................. 7 Encontros de formação .................................................................... 7 Portal educacional futurum .............................................................. 7

2. NORMAS DE CONDUTA............................................................. 8

Cartão magnético ............................................................................. 8 Fardamento ...................................................................................... 8 Livros e material didático ................................................................. 9 Bom dia ........................................................................................... 9 Horários .......................................................................................... 9 Intervalos (Recreio) .......................................................................... 10 Material de uso pessoal .................................................................... 10 Ensino Digital .................................................................................. 10 Atividades no turno da tarde............................................................. 11 Outros ............................................................................................. 11

3. TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO........................................ 12 4. RECOMENDAÇÕES ÀS FAMÍLIAS............................................... 17 Do tempo de espera pelos pais ........................................................ 17 Responsabilidade das famílias quanto a danos materiais e morais.... 18 Emergência na área da saúde............................................................ 18 Material didático-pedagógico .......................................................... 18 Aspectos financeiros ........................................................................ 18

5. CALENDÁRIO ESCOLAR 2014.................................................... 21

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NORMAS DE CONDUTA RECOMENDAÇÕES ÀS FAMÍLIAS CALENDÁRIO ESCOLAR


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES HORÁRIO DAS AULAS 1º aula

07h10-08h00

2ª aula

08h00-08h50

3ª aula

08h50-09h40

Intervalo

09h40-10h00

4ª aula

10h00-10h50

5ª. aula

10h50-11h40

6ª aula

11h40-12h30

7ª aula

12h30-13h20

De segunda a sexta: As aulas dos alunos do Infantil e do Fundamental I e II terminam às 11h40. As duas primeiras séries do Ensino Médio terminam às 12h30. A terceira série do Ensino Médio termina às 13h20. Aos sábados: As aulas da 1ª série do Ensino Médio terminam às 09h40. As aulas da 2º série do Ensino Médio terminam às 12h30. As aulas da 3ª série do Ensino Médio terminam às 13h20.

SISTEMA ACADÊMICO ON-LINE Objetivando ampliar a comunicação entre escola e família. O Colégio Salesiano disponibiliza, através da internet, o acesso a alguns dados e serviços do sistema acadêmico, tais como: boletim de notas, boletos de pagamento e atualização de cadastro. Esse serviço é disponibilizado no site da Escola (www.salesianorecife.com.br). O login e a senha são entregues pelo Colégio ao responsável e ao aluno. Para a necessária segurança, é importante alterar a senha logo

6


ON-LINE

A tarefa de casa está no site do Colégio, ao acesso de pais e alunos. Após as aulas, os professores postam tarefas (já comunicadas aos alunos em sala de aula). As tarefas são guia e estímulo para o estudo diário domiciliar. Para acessar esse serviço basta entrar no site do Colégio: www.salesianorecife.com.br.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

no primeiro acesso.TAREFA

ENCONTROS DE FORMAÇÃO Os encontros de formação integram a proposta pedagógica e pastoral das Escolas Salesianas. Eles visam favorecer a integração das turmas e o despertar de motivações morais e religiosas em seu caminho de crescimento integral. A partir do Fundamental II, as reuniões serão realizadas na Chácara São Miguel (Km 8), em Aldeia. A taxa para participação no encontro de formação inclui o transporte e o almoço.

PORTAL EDUCACIONAL FUTURUM O colégio utiliza o Portal Educacional Futurum, como suporte, para professores e alunos, utilizarem o material de apoio às aulas e ao desenvolvimento do currículo. Essa ferramenta representa para educadores, pais e alunos um suporte pedagógico inteligente e dinâmico para ampliar capacidades cognitivas e para trabalhar conteúdos de forma interativa e interdisciplinar. O portal poderá ser acessado em qualquer equipamento com internet, com senha personalizada para acesso de educadores, pais e alunos.

7


NORMAS DE CONDUTA

2. NORMAS DE CONDUTA A seguir estão elencadas algumas normas de conduta fundamentadas no Regimento Escolar e que fazem parte do “modus vivendi” das casas salesianas de educação.

1. Cartão magnético O atual contexto social nos cobra maior controle dos acessos às instalações do Colégio, em favor da segurança de todos que nele estudam e trabalham. A identificação é uma questão de segurança. O ingresso no Colégio requer o uso de cartão magnético apropriado para identificação ao cruzar as catracas. Seu uso diário será obrigatório. O primeiro cartão é fornecido gratuitamente pela escola. Em caso de extravio, a segunda via deve ser solicitada e paga na Tesouraria. Qualquer pessoa sem o cartão deve se apresentar ao Porteiro para registrar seu ingresso, apresentando documento que o identifique e deixando-se fotografar pelo Sistema (na primeira vez), recebendo cartão de visitante. Os pais que o desejarem poderão solicitar seu próprio cartão, mediante preenchimento de ficha na Secretaria e pagamento de taxa correspondente.

2. Fardamento O uso da farda é obrigatório para todos os alunos. Lembramos que o uniforme escolar não está sujeito às imposições da moda. O fardamento completo é condição para que o aluno possa assistir às aulas. Quando as circunstâncias justificarem o descumprimento dessa norma, o fato deve ser comunicado, por escrito (não por telefone), pelo pai ou responsável ao coordenador. A farda consiste em:

» Camisa do Colégio; » Calça azul marinho comprida até o tornozelo, em dois modelos: tactel

ou de brim, com bolso personalizado. Até o 5º ano, os alunos terão também a opção de usar bermudão;

» Tênis de cor branca, azul, preta ou cinza (não qualquer outro calçado); » Camisa e bermuda para Educação Física. A farda de Educação Física poderá ser utilizada por alunos do Fundamental I, durante todas as aulas no dia da disciplina. Já os alunos(as) da 5ª série em diante só poderão utilizar este fardamento durante a disciplina. 8


3. Livros e material didático

Como principal guia de aprendizagem, é necessário que cada aluno tenha os seus livros e os traga para as aulas. A mentalidade da Rede é que o aluno colecione seus livros como uma biblioteca particular, uma vez que as disciplinas fazem também referência a conteúdos anteriores. O aluno deve comparecer às aulas com os livros das disciplinas do dia.

NORMAS DE CONDUTA

Os livros são uma ferramenta pedagógica imprescindível. O Colégio possui material próprio e exclusivo de sua Rede para todas as turmas.

4. Bom-dia O Bom-dia é uma tradição da pedagogia salesiana e consiste em um breve momento de oração e na mensagem dirigida por um dos educadores. O dia letivo começa às 07h, com o primeiro sinal. Neste momento, os alunos reúnem-se para o Bom-dia. Às 07h05, soa o segundo sinal. Alunos e professores devem dirigem-se neste momento para suas respectivas salas de aula. Ao terceiro sinal, às 7h10, todos devem estar nas salas de aula para o início das atividades escolares.

5. Horários Formamos para a vida. Os hábitos bons se adquirem com a repetição. Acostumem-se os alunos, desde cedo, aos hábitos de pontualidade. Pedimos a colaboração dos pais, trazendo seus filhos pontualmente para o início das aulas e apanhando-os pontualmente no término delas, principalmente os pequenos ou os que dependem de acompanhantes. Em casos justificados de atrasos para exames, consultas médicas e outros, a família deverá fazer a comunicação ao Coordenador do Setor no dia anterior. Após às 07h20, o aluno só é admitido em sala de aula com a justificativa dos pais.

6. Intervalos (Recreio) O acesso do aluno à sala de aula se dá apenas no horário de aula e sempre de maneira coletiva. No início das aulas, o acesso é liberado às 07h05, ao toque para se dirigirem à sala de aula. No intervalo após a terceira aula (recreio), o aluno não poderá permanecer em sala de aula. Esta será fechada pelo funcionário responsável pelo setor. As salas são abertas após o toque do final do intervalo, quando todos os alunos se dirigem para as próprias salas.

9


NORMAS DE CONDUTA

As cantinas suspenderão a venda de lanches ao primeiro toque para o retorno às aulas. Ao segundo toque, os alunos devem estar em sala de aula, para o início da 4ª aula.

7. Material de uso pessoal Cabe ao aluno cuidar de seus pertences. O Colégio não se responsabiliza por qualquer material que o aluno traga de casa (tablet, notebook, câmeras fotográficas, celulares, etc.). Recomenda-se que o aluno mantenha sempre consigo artigos como esses. A escola não se responsabiliza por seu extravio ou desaparecimento, a menos que lhe sejam entregues sob custódia.

8. Ensino Digital O colégio, como todas as unidades da Rede Salesiana de Escolas, implanta em 2014 o novo material didático. O material é composto pelo livro didático novo impresso, o livro didático digital e o caderno digital de exercício interativo. Com acesso à informação em tempo real, o material se destina, neste ano, aos alunos do 6º ano do fundamental e da 1ª série do ensino médio, tendo como porta de acesso o Portal Futurum. Os alunos dessas séries precisarão ter o seu próprio dispositivo TABLET/ NOTEBOOK/PC/SMARTPHONE/ULTRABOOK. O acesso ao Portal Futurum foi contratado para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Os professores estimulam a aprendizagem com o apoio também de recursos como notebook, netbook, lousa digital e dos laboratórios de informática. Os alunos poderão então trazer esses equipamentos para uso em sala de aula. Os equipamentos digitais apenas serão utilizados, em sala de aula, para fins acadêmicos. Não se permite o download de material que fira as leis de direitos autorais e propriedade intelectual (músicas, filmes, obras literárias, etc.). Não é permitido o acesso a conteúdos que promovam o racismo, a contravenção, o preconceito, a pedofilia, o bullying e outros que sejam ilegais.

9. Atividades no turno da tarde A presença dos alunos no turno da tarde deve se ater a atividades concretas ou compromissos acadêmicos como Monitoria (quartas-feiras), Curso 10


À tarde, o Salesiano oferece o INTEGRAL (Infantil, Fundamental I, Fundamental II) e o INTENSIVO (Ensino Médio). Fora destas atividades, a presença dos alunos no turno da tarde deve se ater a atividades concretas ou compromissos acadêmicos solicitados pelos professores. Concluída a atividade, o aluno não pode permanecer no Colégio, devendo retornar à sua residência. Trabalhos em grupo também estão contemplados, a partir do 7ºano, com inscrição prévia juntos aos respectivos coordenadores e com a supervisão de educadores, concluindo-se às 16h30.

NORMAS DE CONDUTA

Seriado da UPE (terças e quintas), Minicursos (Ensino Médio). Concluída a atividade, sob a coordenação dos professores ou assistentes, o aluno não pode permanecer no colégio, devendo retornar à sua família.

10. Outros É considerada falta disciplinar grave trazer para o colégio armas de qualquer tipo, material explosivo e fazer pichações nas paredes e móveis. É vedado ao aluno praticar atos que prejudiquem as atividades escolares, em sala e fora dela, que sejam contrários aos bons costumes ou excedam os limites de segurança e da boa educação. É vedado ao aluno usar telefone celular, Ipod, smartphone, tablet ou outros aparelhos eletro-eletrônicos durante a aula ou em qualquer outra atividade escolar, como também trazer materiais estranhos ao assunto vivenciado pelos professores (jogos, revistas etc.). O uso desses equipamentos somente se explica para uso didático, sob autorização e orientação dos professores (LEI MUNICIPAL Nº 17.837/2012). O respeito aos funcionários e colegas deve ser a base de todo o relacionamento existente na escola. É considerada falta grave, passível de punição, o desacato e o desrespeito formal à autoridade do professor. É vedado ao aluno usar o nome do Salesiano para promover rifas ou coletas, dentro ou fora do recinto da escola, bem como promover excursões, sem autorização da Direção, como também exercer qualquer tipo de comércio no interior. É vedado ao aluno portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas, participar de brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social, no interior, na frente ou nas imediações do estabelecimento, ou quando se encontrar uniformizado. Dentro de nosso projeto pedagógico, em incentivo à reciclagem de resíduos, solicita-se do aluno (como igualmente professores, funcionários e todos quantos se utilizam de nossas instalações) o bom uso das ilhas de coleta seletiva dispostas em todo o pátio da escola. 11


TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO

2. TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO SEÇÃO I DOS DIREITOS E DEVERES DO ALUNO Art. 106 - Constituem direitos do aluno: I – conhecer o Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica do Colégio e poder consultá-los quando necessitar; II – participar das atividades escolares, sociais, cívicas e recreativas destinadas à sua formação promovidas pelo colégio; III – ser considerado e valorizado em sua individualidade sem comparações e preferências pelos diretores, professores, funcionários e colegas; IV – apresentar sugestões à diretoria; V – defender-se, quando acusado de qualquer falta, assistido por seu representante legal, se necessário; VI – utilizar as instalações e dependências do colégio que lhe forem destinadas, na forma e horários para isto reservado; VII – ser orientado em suas dificuldades; VIII – receber seus trabalhos, tarefas e provas devidamente corrigidas e avaliadas em tempo hábil; IX – requerer, através de seu responsável, 2ª chamada de provas, recuperação trimestral revisão e provas e recuperação, observado o prescrito nesse regimento; X – tomar conhecimento através do boletim escolar ou outro meio próprio, de notas e frequência obtidas; XI – requerer cancelamento de matrícula ou transferência, através do pai ou responsável; XII – participar das agremiações estudantis; XIII – ser respeitado em sua crença religiosa. Art. 107 - Constituem deveres do aluno: I – frequentar com assiduidade e pontualidade todas as atividades escolares; II – tratar com urbanismo, respeitando as normas de convivência, os diretores, professores, autoridades de ensino, funcionários e colegas; III – apresentar-se no estabelecimento devidamente uniformizado e, quando solicitado, com documentos de identificação; IV – respeitar as normas disciplinares do estabelecimento, dentro e fora dele; V – apresentar solicitação por escrito e assinado pelo responsável para fins de saída antecipada; VI – contribuir, no que lhe couber, para o bom nome do estabelecimento;

12


Art. 108 - Não é permitido aos alunos: I – entrar no estabelecimento ou sair dele fora das horas regulamentares sem a devida permissão; II – ficar fora das salas de aula durante as mesmas; III – promover, sem prévia autorização da Direção, atividades, fazer coletas, realizar venda de produtos, subscrições ou campanhas de qualquer natureza, dentro ou fora do estabelecimento; IV – imprimir e divulgar folhetos e jornais sem o conhecimento prévio e autorização da direção, bem como afixar cartazes ou manifestos nos quadros de aviso sem a rubrica de quem autorizou sua divulgação; V – portar escritos, gravuras e objetos impróprios à instrução e aos bons costumes ou objetos quaisquer que atentem contra a integridade física de outrem; VI – mascar goma ou chiclete durante as aulas; VII – reunião de alunos para trabalhos extraclasse e de equipe, em turno oposto, salvo para os trabalhos da Abertura dos Jogos e da Feira de Ciências; IX – fumar nas dependências do Colégio, portar e / ou consumir bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas.

TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO

VII – colaborar na preservação do patrimônio escolar; VIII – comunicar à diretoria seu afastamento temporário, por motivo de doença ou outros; IX – cumprir as determinações da diretoria, dos professores e funcionários; X – observar os preceitos da higiene pessoal, bem como zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, material e móveis do estabelecimento; XI – abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato às leis, às autoridades escolares ou aos professores e funcionários; XII – agir com probidade na execução dos trabalhos e provas escolares; XIII – obedecer aos dispositivos desse regimento.

CAPÍTULO IX DA SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Art. 42 - A verificação do rendimento escolar visará ao aprimoramento do aluno nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Art. 43 - Serão observados os seguintes critérios: I - avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais; 13


TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO

II - possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar; III - possibilidade de avanço nas séries/anos mediante verificação do aprendizado; IV - aproveitamento de estudos concluídos com êxito através de testes, trabalhos, chamada oral, seminários, trabalhos de pesquisa individual e em grupo, leitura de paradidáticos, provas marcadas, entre outros. Art. 44 - A verificação do rendimento escolar do aluno abrangerá os aspectos de aproveitamento e frequência. Art. 45 - O ano letivo será dividido em três unidades ou trimestres. Art. 46 - Durante o trimestre, serão aplicados testes, provas, trabalhos individuais ou em grupo, pesquisas, atividades em classe e extraclasse. Art. 47 - A avaliação do aproveitamento será expressa mediante escala numérica de 0 a 10. Art. 48 - Ao longo do período letivo, em cada unidade didática de ensino, à proporção que for detectada a dificuldade do ensino-aprendizagem, será realizada recuperação paralela através de estudo domiciliar (exercícios e fichas de revisão e pesquisa orientada), de aulas de revisão e aplicação de reavaliações. Art. 49 - Ao término do 1º trimestre, o aluno que não obtiver média trimestral igual ou superior a 7,0 será submetido à recuperação trimestral. Art. 50 - Do Sistema de Avaliação e Aprovação. O ano letivo será dividido em 03 (três) trimestres. A avaliação do rendimento escolar do aluno em cada disciplina acontecerá: Por meio de notas em avaliação escritas previstas no calendário de provas em que cada uma vale de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e por notas em atividades avaliativas livres, não previstas no calendário. Será aprovado por média, na disciplina, o aluno que: Alcançar média anual igual ou superior a 7,0 (sete). Tiver freqüência, exigida por lei, de no mínimo 75%. A média trimestral (MT) será composta pela média aritmética entre as atividades avaliativas livres (A1) e as avaliações previstas no calendário (A2).

14


A Recuperação Trimestral (RT) será realizada no 1º e 2º trimestre para o aluno que possui Média Trimestral menor que 7,0 (sete) (MT < 7,0). A Recuperação Trimestral substituirá a menor nota que compõe a MT. Cálculo da média Anual: MA = M1ºT + M2ºT + M3ºT Se MA > 7,0 – Aprovado 3 Se MA < 7,0 – Recuperação Anual Cálculo da Recuperação Anual: MRA = MA + NRA 2

Se MRA > 6,0 – Aprovado Se MRA < 6,0 – Recuperação Final

TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO

MT = A1 + A2 Se MT > 7,0 – Aprovado no trimestre 2 Se MT < 7,0 – Recuperação Trimestral (RT)

Cálculo da Recuperação Final: MF = MRA + NRF 2

Se MRF > 6,0 – Aprovado Se MRF < 6,0 – Reprovado

Obs.: O aluno só poderá fazer recuperação do 1º e 2º trimestre mediante requerimento feito com antecedência à Coordenação do Setor. Obs.: Para efeito do cálculo da Recuperação Final, será considerada a maior média entre a MA e a MRA. Critérios para Aplicação das Provas • Caso o aluno seja flagrado “colando” ou proporcionando “cola”, sua prova será recolhida e a nota atribuída pelo professor da disciplina será zero (0). • Será proibido o uso de quaisquer corretivos nas provas. Caso isso ocorra, a(s) questão(ões) será(ão) considerada(s) rasurada(s) e, consequentemente, canceladas.

SEÇÃO I DA SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÃO Art. 51 - Para submeter-se à 2ª chamada de avaliação, o responsável pelo aluno deve requerê-la à secretaria da escola, no prazo de até 72 horas após a realização da referida avaliação, apresentando atestado de justificativa de falta, avaliada pela coordenação do setor. 15


TÓPICOS DO REGIMENTO INTERNO

Parágrafo Único. O calendário da realização da 2ª chamada fica a critério da supervisão que determinará a data e a forma de sua realização.

SEÇÃO II DA REVISÃO DE PROVAS Art. 52 - Terá direito à revisão de qualquer exercício didático o aluno que a tenha solicitado até 48 horas após a entrega do resultado. Art. 53 - A solicitação da revisão deverá ser feita pelo aluno ou seu responsável, mediante requerimento à direção, através de formulário próprio na secretaria. Art. 54 - A revisão deverá ser feita pelo professor da disciplina ou por outro professor designado pelo supervisor pedagógico. Art. 55 - No caso de retificação, o aluno terá direito a um novo conceito ou nota, fazendo-se a devida correção nos instrumentos de registro do rendimento escolar.

SEÇÃO I DA BIBLIOTECA Art. 67 - A Biblioteca do Colégio tem por finalidade auxiliar no desenvolvimento do currículo, dos programas específicos e das atividades escolares em geral, constituindo uma fonte de informação, leitura e consulta para alunos e professores. Ainda cuida da catalogação, guarda e fornecimento de livros e material audiovisual.

SEÇÃO II DOS LABORATÓRIOS Art. 71 - As atividades desenvolvidas nos laboratórios objetivam integrar o ensino teórico ao ensino experimental, desenvolvendo no educando a capacidade de crítica, análise, reflexão, aplicação e criatividade com uso da metodologia científica numa atitude constante de pesquisa, para um melhor serviço à comunidade humana.

16


Os pais dos alunos ou seus responsáveis são os únicos intermediários, perante a escola, para tratar de assuntos financeiros, pedagógico-didáticos e disciplinares.

RECOMENDAÇÕES ÀS FAMÍLIAS

3. RECOMENDAÇÕES ÀS FAMÍLIAS

Os pais ou responsáveis devem comparecer, ao convite do Colégio, às reuniões gerais de pais e plantões pedagógicos e sempre que convocados em particular. Um dos meios de comunicação da escola com os pais é através de circulares, que são entregues ao aluno, e também disponibilizadas no site. Solicitamos que devolvam o canhoto das circulares devidamente preenchido, sempre que solicitado. Sempre que houver solicitação da presença dos pais ou responsáveis pelo aluno, estes devem comparecer com a máxima brevidade. Os pais devem evitar pedir tratamento diferenciado ou exceções, tais como: adiar ou antecipar provas e seus resultados antes da publicação oficial, sejam quais forem os motivos. Os pais serão responsáveis por qualquer dano causado pelo(a) filho(a) ao patrimônio da escola ou a terceiros. A presença dos pais na Escola é bem-vinda no início e no final do horário escolar, ao trazer ou buscar os seus filhos. Fora desse horário, a permanência dos pais ou responsáveis na Escola está condicionada a compromissos concretos, tais como Escola de Pais, Grupo de Ballet, Coral, Reuniões ou entendimentos com a Coordenação ou Direção.

17


RECOMENDAÇÕES ÀS FAMÍLIAS

Não é permitida a presença de pais no Colégio durante o período das aulas, atendendo à legislação vigente (Lei Estadual Nº 14.617, de 10 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial do dia 11 de abril de 2012). Apesar do controle sobre a permanência dos pais no recinto escolar no período das aulas, no espírito da Lei supracitada, nosso Projeto Pedagógico estimula uma grande participação dos pais no processo educativo escolar. Toma como fundamental que Escola e Família andem juntas, entendendo-se sobre a melhor forma de contribuir na educação dos alunos e filhos. EXTRATO DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS Do tempo de espera pelos pais Cláusula 8ª – Os beneficiários deste Contrato, em eventual necessidade da família, poderão permanecer à espera de seus responsáveis, por período de até 30 (trinta) minutos após o horário de encerramento das aulas. Parágrafo Primeiro – Decorrido o período de 30 (trinta) minutos do horário de encerramento das aulas, os responsáveis arcarão com as despesas por serviços extraordinários, pagas aos funcionários encarregados da guarda dos alunos. Responsabilidade das famílias quanto a danos materiais e morais Cláusula 12 – O responsável se responsabiliza pelos prejuízos que o aluno (a aluna) vier a causar ao Colégio ou a terceiros, decorrentes de danos pessoais, materiais e/ou morais. Emergência na área da saúde Cláusula 13 - O responsável indicará ao Colégio, por escrito, a clínica, hospital ou médico a que preferencialmente deverá ser encaminhado (a) o aluno (a aluna) em caso de emergência, responsabilizando-se pelas despesas que houver com o atendimento.

18


Cláusula 15 – Obriga-se o responsável a fornecer, no prazo estabelecido pelo Colégio, todos os documentos requeridos para efetivação e validade da matrícula, bem como o material didático-pedagógico e de artes necessários ao aprendizado, cuja lista lhes é entregue durante o período de matrícula ou no início do ano letivo. Deverá também fazer com que o estudante se apresente devidamente uniformizado, portando livros e materiais próprios e necessários às atividades escolares. Parágrafo Primeiro – O material didático de uso individualizado para o(a) aluno(a) é da REDE SALESIANA DE ESCOLAS DA EDITORA CISBRASIL, que poderá ser adquirido nas livrarias credenciadas, ficando terminantemente proibida a reprodução e/ou cópias desse material por parte do(a) aluno(a) beneficiário(a) do Contrato.

RECOMENDAÇÕES ÀS FAMÍLIAS

Material didático-pedagógico

Parágrafo Segundo – Na hipótese do não cumprimento do disposto no caput, o aluno não poderá participar das atividades escolares, enquanto não atender à exigência. Aspectos financeiros Cláusula 4ª - A quitação das parcelas do contrato far-se-á exclusivamente em agência bancária, mediante recibo autenticado em carnê emitido pelo Colégio. Parágrafo Único - O pagamento das obrigações financeiras do responsável comprovar-se-á mediante apresentação do recibo ou carnê que individualize a obrigação quitada. Cláusula 6ª - Ocorrendo atraso no pagamento de qualquer parcela, o Colégio poderá emitir contra o contratante título de crédito a fim de promover a cobrança pelos meios legais e cabíveis. Parágrafo Primeiro - Em caso de inadimplência ou atraso no pagamento da mensalidade, o responsável perderá todo e qualquer desconto do qual seja eventualmente beneficiário.

19


CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

4. CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

FEVEREIRO 2014 03

Segunda-feira

08

Sábado

19

Quarta-feira

28

Sexta-feira

Início do Ano Letivo Reunião Geral de Pais Premiação dos Destaques 2013 Bloco do Carnaval – Salé na Folia

MARÇO 2014 06

Quinta-feira

Celebração Penitencial das Cinzas / Abertura C.F.- Fraternidade e Tráfico Humano

19

Quarta-feira

Posse dos Líderes 2014

24

Segunda-feira

26 e 27

Quarta e Quinta-feira

29 e 30

Sábado e Domingo

Campanha de Estudo Domiciliar Simulado - 9ºs Anos Corrida Salesiana / Biatlo Moderno

ABRIL 2014

20

01 e 02

Terça e Quarta-feira

Exposição de Livros Infanto – Juvenil

05

Quarta-feira

Aulão – 2ªs e 3ªs Séries – EM

08 e 09

Sábado e Domingo

12

Quarta-feira

17

Segunda-feira

Simulado EM (das 13h30 às 17h) Abertura dos Jogos Internos Recesso Escolar


05 a 09

Segunda à Sexta-feira

Avaliação do I Trimestre ( 3ª séries à tarde)

12 a 16

Segunda à Sexta-feira

2ª Chamada do I Trimestre

15

Quinta-feira

17

Segunda-feira

Plantão Pedagógico do FI, FII e Ens. Médio

24

Segunda-feira

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

26 a 29

Quarta-feira a Sábado

Recuperação do I Trimestre

28

Sexta-feira

Feira de Profissões

CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

MAIO 2014

Escola de Pais

JUNHO 2014 06

Sexta-feira

Celebração da Crisma

12

Quinta-feira

13

Sexta-feira

19

Quinta-feira

Corpus Christi – Recesso escolar

23

Segunda-feira

Jogo do Brasil – Recesso Escolar

Jogo do Brasil/ Recesso do Integral Festa de São João do Salesiano

JULHO 2014 01 a 31

-

Férias escolares

21


CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

AGOSTO 2014 01

Sexta-feira

Reinício das aulas

11 a 16

Segunda-feira a Sábado

16

Sábado

21 e 22

Segunda e Terça-feira

Simulado – 9ºs Anos

27 e 28

Quinta e Sexta-feira

Simulado – EM (das 13h30 às 17h)

30

Domingo

Festa da Cultura – FI

Dia do Estudante/ Gincana da Família Nascimento de Dom Bosco – Dia Nacional da Família Salesiana / Dia do Diretor Salesiano / Festa de Dom Bosco

SETEMBRO 2014 08 a 12

Segunda à Sexta-feira

Avaliação do II Trimestre (3ª séries à tarde)

15 a 19

Segunda à Sexta-feira

2ª Chamada do II Trimestre

20

Sábado

28

Domingo

2º Plantão Pedagógico FI, F II e EM 71ª Romaria da Família Salesiana

OUTUBRO 2014 22 e 23

Quarta e Quinta-feira

27 a 01.11

Segunda-feira a Sábado

07 a 09

Terça à Quinta-feira

Simulado – 9º ano e EM Festival de Artes XIX Festival da Juventude Salesiana

NOVEMBRO 2014

22

14

Sexta-feira

Missa de Ação de Graças – 3ªs séries

18

Terça-feira

Solenidade de Encerramento das 3ªs séries – EM

24 a 28

Segunda à Sexta-feira

28

Sexta-feira

29

Sábado

Avaliação do III Trimestre Baile das 3ªs séries Celebração da 1ª Eucaristia


01 a 05

Segunda à Sexta-feira

06

Sábado

09 a 12 e 15

Terça à Sexta-feira e Segunda-feira

2ª Chamada do III Trimestre 3º Plantão Pedagógico FI, F II e EM Recuperação Anual

12

Sexta-feira

Celebração da Crisma

16

Terça-feira

Resultado da Recuperação Anual

17, 18, 22 e 23

Quarta, Quinta, Segunda e Terça-feira

Recuperação Final

30

Terça-feira

Fim do Ano Letivo

CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

DEZEMBRO 2014

23


CALENDÁRIO ESCOLAR 2014

Hino Dom Bosco Do grande Dom Bosco cantemos as glórias; O arrojo da mente, seu vasto ideal, As lutas gigantes e excelsas vitórias, Que ao mundo arrebatam um hino imortal. Ah! Mais que no mármor, no eterno granito Seu nome nas almas eterno será. “Dom Bosco!” “Dom Bosco!” é um canto infinito, Que pelo universo pujante ecoará. Apóstolo e mestre: sua obra é torrente, Que a terra avassala, caudal redentor! Deus quis que brotassem da augusta semente mil frutos formosos de crença, de amor. “Virtude e trabalho!”: é a santa bandeira Que as árduas vitórias Dom Bosco guiou. “Virtude e Trabalho!”: é nossa ufania seguirmos a esteira de luz fulgurante que o Pai nos deixou.

Hino da Rede Salesiana de Escolas Acreditar no sonho é viver e educar, a vida abre as portas para um mundo bem melhor, Aprender todos os dias, com amor e alegria, com fé e harmonia abraçamos o futuro... Crescendo e ensinando, valorizando o ser humano, seguindo,lutando pra construir um mundo melhor... Mais verdade, gente cheia de vida, mais entusiasmo diante da vida, desfrutar a vida, todo o saber, Rede Salesiana de Escolas! (bis)

PARA OUVIR O HINO DA RSE, ACESSE: http://www.youtube.com/watch?v=fMIALAUqO88

24


CONSAGRAÇÃO DO DIA

Eu te adoro, meu Deus, e te amo de todo o coração. Agradeço-te por me teres criado, feito cristão e conservado até hoje. Ofereço-te as ações deste dia; faze que sejam todas segundo a tua santa vontade, para maior glória tua. Preserva-me do pecado e de todo o mal. Esteja a tua graça sempre comigo e com todos os meus caros. Assim seja. Consagração a Nossa Senhora Ó Santíssima e Imaculada Virgem Auxiliadora, fundadora e guia de nossa família salesiana, nós nos colocamos sob a tua proteção materna e te prometemos tudo fazer neste dia para honrar a Deus nosso Pai e o teu filho Jesus, nosso irmão e salvador. Oração pelas vocações Pai bondoso, te pedimos, por Maria, mãe do teu filho Jesus: abençoa a família salesiana e suscita santas e numerosas vocações para os vários serviços em tua Igreja, em favor dos jovens e do teu povo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. São João Bosco – rogai por nós. N. Senhora Auxiliadora – rogai por nós.

25


Telefones úteis

PABX: (81) 2129.5900 FAX: (81) 2129.5950 SUPERVISÃO: (81) 2129.5906 SECRETARIA: (81) 2129.5926 FINANCEIRO: (81) 2129.5923 COORDENAÇÕES: Infantil: (81) 2129.5907 Fundamental I: (81) 2129.5908 Fundamental II: (81) 2129.5921 Ensino Médio: (81) 2129.5911 DEPARTAMENTOS: Esportes (DECS): (81) 2129.5913 Pastoral (SOR): (81) 2129.5960 Biblioteca: (81) 2129.5934 Centro Esportivo: (81) 2129.5962 SERVIÇOS: Livraria: (81) 2129.5939 Teatro: (81) 2129.5961 Basílica: (81) 2129.5940 Cantina: (81) 2129.5936 twitter: @salesianorecife facebook: /salesianorecife

26


Manual do Aluno 2014  

Livreto com as normas e regimentos do Colégio Salesiano Recife.

Advertisement