Revista em Família nº58

Page 19

Artigo a encarnação da Igreja e do Evangelho na Amazônia, o grande anúncio missionário deve ressoar incessantemente rumo a uma harmonia pluriforme (61). Não é suficiente uma mensagem social. Os povos amazônicos têm direito ao anúncio do Evangelho em muitas modalidades distintas (64). *É necessário aceitar corajosamente a novidade do Espírito, capaz de criar sempre algo de novo com o tesouro inesgotável de Jesus Cristo. Não tenhamos medo, não cortemos as asas ao Espírito, nos diz Papa Francisco (69). *Não se trata apenas de facilitar a presença maior de ministros ordenados que possam celebrar a Eucaristia...mas é preciso suscitar uma nova vida nas comunidades...promover o encontro com a Palavra e o amadurecimento na santidade por meio de vários serviços laicais, que supõem um processo de maturação – bíblica, doutrinal, espiritual e prática – e distintos percursos de formação permanente( 53). Assim, poderá nascer uma santidade com rosto amazônico, chamada a interpelar a Igreja universal (77-80). *Necessário se faz reconhecer que em uma Igreja sinodal as mulheres realizam um papel central nas comunidades amazônicas. “Elas deveriam – diz o Papa – ter acesso a funções e, inclusive, serviços eclesiais que não requeiram a Ordem Sacra. Ter ainda incidência real e efetiva na organização, nas decisões mais importantes e na guia das comunidades “conforme seu estilo feminino”(99 – 103). *Importante ainda ressaltar – afirma Francisco – o papel da Vida Consagrada, capaz de diálogo, síntese, encarnação e profecia e das comunidades de base sempre que souberem integrar a defesa dos direitos sociais com o anúncio missionário e a espiritualidade (95-96). *É preciso que, “em uma Amazônia plurirreligiosa, os crentes encontrem espaços para dialogar e atuar juntos pelo bem comum e a promoção dos mais pobres...sem esconder as convicções próprias... pois quanto mais

profunda, sólida e rica for uma identidade, mais enriquecerá os outros com sua contribuição específica (106 – 109). *Urge, pois, como cristãos, “lutar juntos, rezar juntos, trabalhar lado a lado para defender os pobres da Amazônia, mostrar o rosto santo do Senhor e cuidar de sua obra criadora (110). Papa Francisco conclui a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”, erguendo os olhos a Nossa Senhora e convidando-nos a nos dirigir a Ela:

“Mãe da vida, no vosso seio formou-se Jesus, Senhor de tudo... Ele vos fez Rainha de toda a criação... vos pedimos que reineis no coração palpitante da Amazônia... mostrai-vos como mãe de todas as criaturas...e de tudo que vibra nas florestas. Pedi a Jesus que derrame seu amor nos homens e mulheres que lá habitam... Fazei nascer vosso Filho nos seus corações para que Ele brilhe na Amazônia, nos seus povos e culturas, em sua mensagem de fraternidade e justiça. Que em cada Eucaristia se eleve também tanta maravilha para a glória do Pai. Mãe, olhai pelos pobres da Amazônia porque seu lar está sendo destruído... Tocai a sensibilidade dos poderosos... Reinai na Amazônia, juntamente com vosso Filho. Reinai de modo que ninguém mais se sinta dono da obra de Deus. Em vós confiamos, Mãe da vida! Não nos abandoneis nesta hora escura. Amém. ”

janeiro | fevereiro | março e abril 2020


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.