Page 1

Formação complementar


Barra de espaço → Esta tecla serve para criar um espaço entre as palavras.


Backspace → serve para apagar o que está à esquerda do cursor. "cursor" é a barra que pisca no monitor indicando o lugar em que está a escrever !


Delete → serve para apagar o que está à direita do cursor.


Enter → Serve para mudar de linha no final da frase de forma propositada, ou seja, começar outro parágrafo; → Serve para dar espaços entre as frases.


Shift → Para fazer letra maiúscula: pressione a tecla Shift e mantenha pressionada enquanto pressiona a letra que quer usar; → Se o acento estiver na parte de baixo da tecla como o ´ (acento agudo) pressione o acento, solte e pressione a letra que quer que apareça acentuada; → Para aceder aos símbolos | ! ” # $ % & / ( ) = ? » * ` ª ^ ; : _ mantenha pressionada a tecla Shift enquanto pressiona a tecla com o símbolo desejado. Solte as teclas; No caso dos acentos, pressione a letra que deve ser acentuada que o acento aparecerá junto com a letra;


Caps Lock → Para fazer letra maiúscula: pressione a tecla Caps lock e pressione as letras que quer escrever em maiúsculas;


Num lock → Esta tecla deve ficar ligada, para podermos usar as teclas de números que aparecem do lado direito do teclado.


Home → Tecla utilizada principalmente para movimentação do cursor. → leva o cursor para o início da linha.


End → Tecla utilizada principalmente para movimentação do cursor. → leva o cursor para o fim da linha.


Page Up → Tecla utilizada principalmente para movimentação do cursor. → move o cursor para cima através de partes superiores do texto.


Page Down → Tecla utilizada principalmente para movimentação do cursor. → move o cursor para baixo através de partes inferiores do texto.


Insert → Quando accionada permite sobre-escrever o texto, ou seja, ao escrever a informação esta substitui a já existente.


Alt gr → Para aceder aos símbolos @ £ § { [ ] } mantenha pressionada a tecla Alt gr enquanto pressiona a tecla com o símbolo desejado. → Para aceder aos símbolos @ £ § { [ ] } pode também fazê-lo através da combinação das teclas Ctrl e Alt. Para isso deverá manter ambas as teclas Ctrl e Alt simultaneamente pressionadas enquanto pressiona a tecla com o símbolo desejado.


Botão Esquerdo do rato

→ É o mais utilizado. Serve para praticamente tudo. → Deve ser utilizado com apenas um clique para aceder a menus, seleccionar texto e para realizar a maioria das funções realizadas dentro de um programa. → Deve ser utilizado com duplo clique, dados rapidamente, para abrir programas, pastas, arquivos etc... → Se tiver dificuldade em dar os dois cliques rapidamente basta clicar uma vez sobre o que deseja e pressionar a tecla enter no seu teclado.


Botão Direito do rato

→ Mostra o menu de contexto: lista de funções que podem ser realizadas nesse preciso momento. → Por exemplo: No Word aparecem funções como copiar, colar, formatar fonte... Na área de trabalho do Windows aparecem funções como nova pasta, colar, atalho, propriedades... → Para deixar de visualizar o menu de contexto basta clicar em qualquer lugar do monitor com o botão da esquerda.


Botão de rodagem

→ Substitui a movimentação da barra de rodagem vertical na produção de documentos e navegação no Internet, por exemplo. O seu rato pode ter este botão localizado noutro sítio, ou mesmo não apresentar este botão!

FC_iniciacao