Page 1

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SANEAMENTO Site: www.saemac.com.br

Filiado:

Edição nº 97 - Janeiro/Fevereiro de 2013 - Distribuição Gratuita

Retrospectiva

2009 2010

2011 2012


Edição nº 97 - Janeiro/Fevereiro 2013

O Informativo SAEMAC é órgão oficial de divulgação do Sindicato dos Trabalhadores na Captação, Purificação, Tratamento e Distribuição de Água e Captação e Tratamento e Serviços em Esgoto e Meio Ambiente de Cascavel e Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

DIRETORIA EXECUTIVA Gerti José Nunes Dir. Presidente - Cascavel Joaquim Alves dos Santos Dir. Financeiro - Cascavel Anibaldo Klais Dir. Administrativo - Terra Roxa Alvair Santa Rosa Dir. Divulgação e Imprensa - Curitiba José Maria Amaral Alves Dir. Formação Sindical - Guarapuava Josiane de Oliveira Dir. Saúde e Seg. no Trabalho - Ponta Grossa Luis Carlos Ferreira de Lima Secretário Geral - Cascavel CONSELHO FISCAL EFETIVO Aloísio Pinto Leal - Guaíra Juvelino Rabelo - Guaraniaçu Lorival Quadros da Silva - Quedas do Iguaçu SUPLENTES Eloisa Aparecida Pereira Borges - Matelândia Celso Narcisio Cosma - Clevelândia Cilmar Cezar de Oliveira - Cascavel DIRETORIA REGIONAL Osmar Daneluz - Dois Vizinhos Pedro Luiz Silva de Moraes - Telêmaco Borba Zilmar Breda - Toledo Romeu Cruzeta - Campo Largo Vilson Fergs - Foz do Iguaçu Álvaro Lima Pinto - Curitiba Jair Expedito Bozi - Pato Branco Ceslau Elias Makovski - Curitiba José Pires - Curitiba Fernando Martins dos Santos Neto - Curitiba Davi Teles Carlos - Matinhos Djair Alaor da Silva - Curitiba Danilo José da Silva - União da Vitória Romerito Faria dos Santos - Cascavel REPRESENTANTES REGIONAIS Álvaro José Rechetelo - Rio Negro Márcio Luis Engelmann - Guaíra Luiz Fernando de Moraes - Cascavel Rafael Canavarro Celestino - Piraí do Sul Carlos Denis Ferreira - Irati Geraldo Luiz Mikowski - Ponta Grossa Cláudio da Silva Rocha - Cascavel José de Oliveira Martins - Pitanga Julio Donizete Parizotto - Curitiba Antonio de Moura - Guaíra Diego dos Santos - Curitiba Mauri Dorigoni - Laranjeiras do Sul Valdir Valmórbida - Pato Branco Sérgio Roberto P. da Silva - Assis Chateaubriand DELEGADO A FEDERAÇÃO E CONFEDERAÇÃO José Maria Amaral Alves - Guarapuava SUPLENTE - Gerti José Nunes - Cascavel Nathália Trofino Sartorato Jornalista responsável Rua Mobral, 464 - Jd. Maria Luíza Cascavel-PR - CEP: 85819-505 Fone (45) 3223-5161 / Fax: (45) 3224-5264 0800-600-5161 / Curitiba: (41) 3333-5719 E-mail: saemac@saemac.com.br

2

Entrevista

Nelsinho Bonardi: de E Ele começou a trabalhar aos nove anos de idade na pequena cidade do interior do Paraná, localizada a 55 quilômetros de Maringá. Na época, ainda criança, exercia a profissão de contínuo na Prefeitura Municipal de Arapoti, realizando serviços bancários, de entregas, correios etc; função que hoje é exercida pelos “office boys“. Em 1987, quase alcançando a maioridade, Nelsinho, como é carinhosamente chamado por todos, fez um teste no Clube Atlético Paranaense e lá jogou durante um ano. Teve ainda uma rápida passagem pelo extinto Banco Bamerindus em Curitiba e, em 1988, ingressou na Inpacel – Indústria de Papel Arapoti, onde trabalhou por 22 anos. Nelson Luiz Bonardi, hoje com 42 anos de idade, é pós-graduado em Direito e ocupa desde 2011 o cargo de Diretor Regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) na 1ª Secretaria da Região Sul. Antes disso, em 1997, venceu o processo eleitoral do Sindicato do Papel de Arapoti. Também foi vereador no município de 2001 a 2004 e atualmente é o segundo tesoureiro da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (FETIEP). Acostumado a travar muitas batalhas trabalhistas, Nelsinho relembra alguns fatos que marcaram sua passagem como representante dos trabalhadores das indústrias do papel. “Durante a nossa gestão ocorreram muitas mudanças no comando da empresa. Ora era brasileira, ora americana, ora finlandesa. Diante disso, tivemos grandes lutas para manter nossos benefícios e as conquistas de muitos anos.” Você ainda não é associado ao Saemac? Então venha somar forças! Acesse www.saemac.com.br, imprima e preencha a ficha de filiação que se encontra no menu superior e depois encaminhe ao sindicato!


Site: www.saemac.com.br

Engenheiro Beltrão para a CNTI! Fotos: Arquivo Saemac

A nível nacional, Nelsinho e a CNTI também continuam brigando muito para alcançar novas conquistas, com foco na jornada semanal de 40 horas e o fim do fator previdenciário. Mas, nem só de lutas vive esse sindicalista. “A nossa principal vitória foi a decisão que proíbe a terceirização das atividades-fim da empresa”, afirma orgulhoso. Aliás, sobre esse assunto, Nelsinho é enfático ao manifestar sua opinião contrária ao processo de terceiri-

zação, por acreditar que, além de fragilizar o movimento sindical, ele também é maléfico aos trabalhadores. “Aqueles que são terceirizados não têm os mesmos direitos dos trabalhadores comuns e de carreira”, explica. Atuando hoje na empresa Arauco Florestal em Curitiba e também representando os trabalhadores da área de extração de madeira como presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Extração de Madeiras de Arapoti (SITIEMP), Nelsinho revela as metas da CNTI para o ano que está começando agora. “Além dos cursos de formação para nossos dirigentes sindicais, a meta é continuar nossa luta nacional pelas bandeiras dos trabalhadores: jornada de 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, fim das terceirizações, fim das dispensas imotivadas e tantas outras coisas que precisam ser combatidas no âmbito trabalhista”, conta. Nelsinho Luiz Bonardi também participou do processo eleitoral do Saemac, que elegeu em dezembro a chapa “Sempre na Luta” com 90,5% de aprovação para a gestão 2013-2016. “A diretoria do Saemac está de parabéns pelo trabalho desenvolvido em suas bases. Os trabalhadores nos receberam com muita alegria para a coleta dos votos, acreditando nesta diretoria. Prova disso é que se reelegeram com larga aprovação. Acredito que o Saemac deve continuar sua luta em defesa dos trabalhadores e, com certeza, poderá sempre contar com o apoio da CNTI em suas atividades”, conclui Nelsinho.

É permitida a reprodução parcial ou total das matérias, reportagens e fotografias veiculadas no Informativo Saemac, desde que citada a fonte.

3


Edição nº 97 - Janeiro/Fevereiro 2013

2011

retrospectiva

Ganhamos na Justiça a ação que impede a

Com a posse da nova diretoria do Saemac, um ciclo foi encerrado. Por isso, vamos relembrar o que de melhor aconteceu durante a gestão da chapa “Luta e Ação”.

Sanepar de terceirizar suas atividades-fim, como manutenção de redes e ligações prediais de água e esgoto.

2010 Todo o esforço valeu a pena! Nosso PPR linear virou LEI e passou a valer para todas as estatais do Paraná.

O man

200 a 20

2010 Ganhamos a ação da insalubridade no Almoxarifado da USMA, ajuizada em 2006.

2010 Com a greve deflagrada pelos funcionários das ETA’s, ETE’s, Captações e CCO de Curitiba e Região Metropolitana foram conquistadas a indenização pela supressão de hora extra e pela falta de transporte coletivo e implantação da escala 6x4 em turnos ininterruptos de 08 horas.

2009 2009 Ganhamos a ação que pedia a diferença dos 15 minutos de intervalo dos atendentes da USAT.

4

2009 Para proporcionar lazer e diversão aos nossos associados, adquirimos

a sede recreativa em Balneário Gaivotas.

Depois de incontáveis reuniões, pedidos enviados à autoridades e manifestações, garantimos o pagamento do

PPR linear!


Site: www.saemac.com.br

2011 Realizamos melhorias nas sedes recreativas:

substituição de geladeiras e fogões no Balneário Gaivotas e instalação de TVs nas quitinetes.

2011 A luta encabeçada pelo Saemac e acompanhada por diversas outras entidades sindicais, por meio de reuniões, passeatas e manifestos, impediu a criação

da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), uma tentativa clara de privatização de vários serviços, entre eles o saneamento.

2011 Avançamos muito no

Acordo Coletivo de Trabalho: conquistamos

antecipação do 13º salário, vale-alimentação extra em dezembro e pagamento do abono.

andato

009 012

2012 Depois de seis anos brigando na Justiça,

ganhamos a ação do Divisor 200 e mais de 3.000 saneparianos foram beneficiados!

2012 No ACT, conquistamos um abono de 85% da

2012

2012 Demonstrando a satisfação com o trabalho que vem sendo realizado, os saneparianos reelegeram a diretoria do Saemac para mais um mandato!

A sede recreativa em Balneário Gaivotas só melhorou! Ganhou ar condicionado em todas as quitinetes e

remuneração + R$1.500,00 linear; horário móvel; reajuste salarial de 7,58% e vale-alimentação extra em dezembro no valor de R$638,21.

duas piscinas: adulto e infantil!

5


Edição nº 97 - Janeiro/Fevereiro 2013

vitória na justiça

O adicional de periculosidade integral já está garantido! Com muito orgulho e satisfação, noticiamos em setembro de 2012 que a ação coletiva do adicional de periculosidade (00942-2006-003-09-00-1) estava ganha e já entraria em fase de cálculo, com pagamento previsto para breve, dentro de alguns meses. Essa foi uma vitória muito importante, pois nesta ação pedimos que os trabalhadores em função perigosa e que recebiam o adicional de periculosidade tivessem o pagamento feito com base na integralidade do percentual, ou seja, 30%, já que a empresa fracionava este percentual e não pagava o que era devido. Por força da nossa ação, em fevereiro de 2008 a empresa começou a pagar o percentual integral a todos os empregados que têm esse direito, mas foi condenada a pagar as diferenças no período de 2001 a 2008, com os reflexos em férias, 13º salário e FGTS. Mais de 40 saneparianos receberão valores relativos à essa ação. A lista com a relação dos beneficiários foi publicada em nosso site para que todos pudessem fazer o cadastro e se habilitar para receber o pagamento. Se você acredita que deveria estar incluso na relação mas não está, entre em contato conosco através do e-mail jornal@saemac.com.br para que possamos verificar a sua situação. act 2013-2014

Só tem sentido se você participar! As sessões de Assembleia Geral Extraordinária para elaboração da pauta de reivindicações do ACT 2013-2014 estão sendo realizadas durante este mês de janeiro. Mas, de nada adianta publicarmos edital em jornais, em nosso site e enviarmos por e-mail se os trabalhadores não se envolverem neste processo. Precisamos conhecer os desejos, as necessidades e as dificuldades que os saneparianos enfrentam no seu dia a dia para montarmos uma pauta com reivindicações coerentes e brigarmos por questões que realmente são importantes e farão a diferença. Por isso, é a sua participação que dá sentido a tudo isso. Ela é essencial para que, daqui alguns meses, possamos olhar para trás e dizer que fizemos um excelente acordo com a empresa. Acesse o nosso site (www.saemac.com.br) e confira a data, horário e local em que a sessão de AGE será realizada em sua gerência. Não deixe que os outros decidam por você e convoque seus colegas para participar também.

6

saiba mais sobre o

adicional de periculosidade O adicional de periculosidade é um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (NR 16). São consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: - Inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; - Roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial. São periculosas as atividades ou operações, onde a natureza ou os seus métodos de trabalhos configure um contato com substâncias inflamáveis ou explosivos, substâncias radioativas, ou radiação ionizante, ou energia elétrica, em condição de risco acentuado. A periculosidade é caracterizada por perícia a cargo de Engenheiro do Trabalho ou Médico do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O valor do adicional de periculosidade será de 30% do salário do empregado, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.


Site: www.saemac.com.br

sempre na luta

A posse da nova diretoria Em uma cerimônia repleta de convidados ilustres, os membros da chapa “Sempre na Luta” foram empossados para a gestão 2013-2016 do Saemac

Na noite do dia 14 de dezembro de 2012, saneparianos, sindicalistas, jornalistas, amigos e familiares estiveram reunidos para celebrar um momento ímpar: a posse da nova diretoria do Saemac, um sindicato que há mais de 16 anos trava uma incansável luta para defender, garantir e conquistar direitos à toda essa classe de trabalhadores. A cerimônia foi marcada por muita emoção, especialmente no momento em que discursaram os convidados Eduardo Annunciato (Chicão) da Fenatema, Denílson Pestana da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Paraná (NCST-PR) e Gladir Basso, da Federação dos Bancários do Paraná. Mas, sem dúvidas, o discurso do presidente Gerti José Nunes foi memorável. Gerti se emocionou muito ao lembrar das dificuldades que ainda assolam muitos trabalhadores e que, certamente, terão prioridade nessa nova gestão, que inicia agora e se estende por quatro anos, até o fim de 2016. Agradecemos imensamente a presença de todos e reafirmamos nosso compromisso com vocês. Podemos garantir que ainda haverão muitas lutas, todas muito árduas e difíceis, mas a união entre os trabalhadores e o sindicato será o fator determinante para que possamos sair vencedores! Não desistiremos de alcançar nosso objetivo maior: melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho de todos os trabalhadores da Sanepar. Que 2013 seja um ano de muitas realizações pessoais e coletivas para todos nós!

1

4

2

3

5

6

7

8

9

1, 2 e 3 - Decoração do salão; 4 - Gerti José Nunes, Chicão da Fenatema e Gladir Basso da Federação dos Bancários do Paraná; 5 - Pelos 16 anos a frente do Saemac, Gerti recebeu uma placa de homenagem das mãos do Sr. Aloísio Pinto Leal; 6 - Parte da nova diretoria e alguns sindicalistas convidados; 7 - Gerti ao lado do Denílson Pestana da NCST-PR; 8 - As funcionárias do Saemac, Nathália, Adriana e Karen; 9 - Gerti posando ao lado do quadro da nova diretoria.

7


galeria de fotos A posse da nova diretoria do Saemac, que estará a frente da entidade sindical pelos próximos quatro anos, finalizando o mandato em 2016, aconteceu no dia 14 de dezembro de 2012, no Catavento Eventos em Cascavel. Agradecemos a presença de todos, especialmente os saneparianos que fizeram questão de acompanhar a cerimônia. Confira abaixo algumas fotos de quem esteve por lá:

Informativo Saemac - Nº 97 - Janeiro/Fevereiro de 2013  

Informativo oficial do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac), que representa os trabalhadores da Sanepar.

Informativo Saemac - Nº 97 - Janeiro/Fevereiro de 2013  

Informativo oficial do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac), que representa os trabalhadores da Sanepar.

Advertisement