Issuu on Google+

9ºINTEGRAMODA

RS

EM REVISTA DIÁLOGOS ANO II • EDIÇÃO 3 www.integramoda.com.br

original, irrEvErEntE, gEomEtria, HErEditÁrio

propostas para o

invErno 2012

MACRO TRENDS MARCOS HAMERSKI

FALA SOBRE MODA E COMPORTAMENTO

PENSAR

DIFERENTE

EDSON BUSIN APOSTA

NAS RELAÇÕES INUSITADAS PARA CRIAR CONCEITOS INTELIGENTES

CRIADORAS

DE MODA

8 MULHERES QUE

ENTRARAM PARA A HISTÓRIA DE CAXIAS


VOCÊ JÁ SABE O QUE VAI DENTRO DO ARMÁRIO. E O ARMÁRIO, VOCÊ JÁ SABE ONDE COLOCAR?

Looks desfilados no 9º Integramoda RS

Imóveis residenciais, comerciais e industriais. Av. Júlio de Castilhos, 638 - Bairro Lourdes - Fones: 54 3025.4848 - 9909.4848

www.gonzattoimoveis.com.br


N a G on z atto você sempr e e n c o n tr a o i mó ve l qu e c o mbi na com o s eu estilo. Fale c o m n o s s o s c o rre to re s e c o n h e ç a as m elh ores opções par a ve n da o u l o c a ç ã o .


Editorial O inverno de 2011 nem acabou, mas a indústria da moda já se antecipa para trabalhar as propostas que estarão nas ruas e vitrines no Outono/Inverno 2012. Para conseguir estar sempre à frente, os empresários e profissionais da cadeia da produção têxtil contam com um importante aliado: o Integramoda RS, que possibilita o intercâmbio de conhecimentos e a atualização de quem trabalha com moda no sul do país. Ao longo do evento, realizado em 27 de julho, foram apresentadas diversas informações de mercado da moda e de comportamento do consumidor. Esta é a proposta do Integramoda RS, apoiar os profissionais do setor, oferecendo subsídios para que inovem no desenvolvimento de suas coleções e também tenham acesso às novidades em matéria-prima. A 9ª edição do Integramoda agregou o RS em sua marca. Isso representa que o evento passa a abranger todas as regiões do estado, ampliando sua força e representatividade. Esta é uma conquista muito importante, principalmente no ano em que o Pólo de Moda completa cinco anos de fundação. Neste período, os números da entidade demonstram seu crescimento: são 1429 empresas da indústria têxtil e de confecção envolvidas, nove edições do Integramoda RS com a participação de 5400 pessoas, 13 entidades representativas unidas e a consolidação de cinco grupos de trabalho. Todas estas conquistas, juntamente com o sucesso de mais uma edição do Integramoda RS, é resultado do trabalho das entidades envolvidas e das pessoas que se dedicam gratuitamente à elas.

ExpE diE ntE

Conselho Editorial Pólo de Moda: Rosângela Braga Fitemasul: Paola Reginatto Sindivest: Gilda De Ross Comitê de Estilo: Guadalupe Bolzani Núcleo de Moda: Gabriela Pegorini UCS: Adriana Ferreira Conte Impressão:Gráfica São Miguel Tiragem: 2.500 Fotos: Foto Objetiva

dIÁLoGos, oUtoNo e INVeRNo

Por isso, é importante ressaltar e agradecer o empenho constante dos realizadores, o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Fitemasul), Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs)/Serviço de Aprendizagem Nacional (Senai) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). É necessário destacar também a confiança no evento, demonstrada pelos patrocinadores e expositores deste ano: Acrilan, Adatex, Banrisul, Best Malhas, Depp Textil, Fides, Fios Amparo, HB Revistas, Trifil, Lavintec, Lansul, Linx Sistemas, Maquicosturas, Sodexo e Sultextil. a tErcEira Edição da rEvista intEgramoda rs oportuniZa a possiBilidadE dE acEsso aos contEÚdos traBalHados pElos grupos dE pEsquisa, aos principais rEfErEnciais E propostas aprEsEntadas E tamBÉm aos mElHorEs momEntos do Encontro.

Boa leitura!

por Gilda de Ross Diretora - Geral do APL Pólo de Moda da Serra Gaúcha

Edição, Coordenação Geral e Projeto Gráfico: DKW Design www.dkwdesign.com.br (54) 3028.0664 Produção Editorial: Be House Assessoria de Comunicação Integrada www.behousecomunicacao.com.br

Esta é 3ª publicação sobre tendências do Pólo de Moda. Caxias do Sul - RS - 54 3027 4422 www.polodemoda.com.br


anĂşncio biamar

www.biamar.com.br


diÁlogos caBeÇa FeIta PaRa dIaLoGaR soBRe moda Diálogos foi o tema escolhido pelas pesquisadoras do Núcleo de Moda do Sindivest e Comitê de Estilo do Fitemasul, para representar que na construção da moda nada é estanque e que os conceitos estão sempre dialogando para produzir novas composições. A identidade visual, criada para a nona edição do Integramoda RS, simboliza a pensadora, cheia de ideias na cabeça e pronta para interagir com os referenciais que a moda Outono/Inverno 2012 apresenta. A ilustração foi desenvolvida pelo estúdio criativo Túnel Design e esteve presente em todos os materiais do evento, reforçando que mais que um momento de apresentação de referenciais o Integramoda RS é um encontro que propicia a troca de conhecimentos.

soBRe PaLestRas

soBRe os WoRKsHoPs

A 9ª edição do Integramoda RS, contou com a participação de convidados especiais para a realização de palestras ao público que lotou o salão de eventos do Hotel InterCity. Edson Busin, diretor de marketing do grupo Unicasa, conduziu o Alinhavando Ideias com o tema A gestão do design como diferencial estratégico para os negócios. Busin apontou que há um ponto de encontro entre o design e a moda, que empresta muitos de seus conceitos para arquitetura e influencia na decoração dos ambientes. As Macrotendências 2012 foram o eixo da palestra comandada pelo Designer e docente de Moda do SENAI RS, Marcos Hamerski. Para ele os quatro referenciais em voga no próximo inverno são: neo surrealismo, vício do exagero, curadoria digital e santuário primitivo. Cada uma é reflexo de comportamentos adotados pela sociedade e influencia na forma que essa mesma sociedade consome e se expressa.

A programação contou também com a realização de três workshops, que se repetiram por duas vezes durante o evento. A especialista em Moda Empresarial e em Criatividade em Produtos e Negócios da Moda e professora da UCS, Janete Jung Castro, apresentou as propostas de modelagem para confecção e malharia. Dicas e cuidados que devem ser tomados no momento de desenvolvimento da coleção foram apontados pela especialista em moda e articulista da Revista Afrodite, Luciane Vicenzi. As estilistas Ângela Bálico, Josiane de Oliveira e Thaís Neves conduziram o desfile Best Malhas – Shima Seiki que apresentou peças de malharia retilínea produzidas com máquinas de tecnologia japonesa.

9º INteGRamoda Rs teNdÊNcIas oUtoNo INVeRNo Mais de 600 pessoas participaram da programação da nona edição do Integramoda RS. O auge do encontro foi os dois desfiles que apresentaram as propostas para as coleções Outono/Inverno 2012. Os 46 looks traduziram os quatro referenciais apurados pelas pesquisadoras do Comitê de Estilo do Fitemasul e Núcleo de Moda do Sindivest: de originalidade, que busca inspiração nas cores e texturas da natureza; de irreverência que traduz a necessidade de rebeldia por meio de novas construções e combinações de peças; de geometria, conceito que trabalha com simetria contemporânea, cortes retos e contraste de cores intensas e neutras; e hereditário, referencial que valoriza a elegância, transmite luxo e autoconfiança através de variações inusitadas.

PaRa saBeR + soBRe as PRÓXImas edIÇÕes Com o conteúdo sempre atualizado, trazendo as principais informações sobre o mundo da moda. Acesse nosso blog, facebook e siga-nos no twitter:

www.integramoda.com.br facebook.com twitter.com/#!/integramoda


9º INteGRamoda Rs PROPOSTAS OUTONO INVERNO

O Integramoda RS apresenta e decodifica tendências para o setor têxtil gaúcho é e resultado de pesquisas realizadas pelo Comitê de Estilo do Fitemasul e pelo Núcleo de Moda do Sindivest. Realizado duas vezes por ano antecipa referenciais de moda das próximas estações aos profissionais do setor. O evento reúne os produtores de matéria-prima e quem cria e desenvolve os modelos. Sua programação conta com workshops, palestras e desfiles que apresentam os referenciais. O Integramoda RS conta também com a presença de expositores de fios, tecidos

e tecnologias que divulgam seus produtos e inovações aos participantes. Iniciativa do Pólo de Moda, do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste (Fitemasul), do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), da Universidade de Caxias do Sul (UCS - Curso de Design de Moda) e da FIERGS/SENAI é realizado desde 2005. Ao longo de nove edições, o evento tornou-se referência para todo o estado e reúne cerca de 1.200 pessoas em suas duas edições.

comItÊ de estILo do FItemasUL Criado pelo Fitemasul há 24 anos, o Comitê de Estilo realiza um trabalho de pesquisa baseado em visitas à feiras, observação de vitrines e análise do que é usado nas ruas dos maiores centros de moda do mundo. O resultado das análises fornece subsídios técnicos aos profissionais e às empresas do setor de fiação, tecelagem e malharias no desenvolvimento de suas coleções.

NÚcLeo de moda do sINdIVest Formado há 17 anos, o Núcleo de Moda do Sindivest é composto por estilistas e empresários do setor da confecção que pesquisam tendências da moda e do comportamento. Os integrantes participam de eventos e promoções do setor em busca dos principais referenciais. Os resultados das pesquisas oferecem embasamento de caráter técnico às empresas e aos estilistas da região para o desenvolvimento de suas coleções.

Crédito: Ben Hur Ribeiro

Espaço cultural

A apresentação do vídeo Criadoras de Moda de Caxias do Sul foi a atração do espaço cultural desta edição do Integramoda RS. Produzido

pela jornalista caxiense Viviane Salvador, o vídeo fala sobre oito estilistas da cidade e sua história com a moda. A produção audiovisual foi

reproduzida aos participantes no auditório principal antes da segunda apresentação dos referenciais outono/inverno 2012.


rEf moda ErEn on linE cial

Fashion Bubbles

Revista eletrônica sobre moda, consumo, comportamento, tecnologia e negócios. Os editores, colunistas e colaboradores vêm de mercados tão distintos como moda, finanças, auto-peças e educação, por isso o conteúdo é diversificado e a abordagem completamente própria.

Os blogs de moda são uma opção para os fashionistas e interessados no mundo da moda que buscam por tendências, lançamentos e informações. A Revista Integramoda RS selecionou alguns blogs para você se inspirar. Confira também mais novidades no endereço www.integramoda.com, acesse!

As Patrícias

fashionbubbles.com

As patrícias são Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti, jornalistas e consultoras de moda. O blog traz diariamente notícias de moda e variedades. Tudo o que acontece no mundo fashion e o que é produzido por estilistas do Brasil e do exterior é apresentado para que sirva de inspiração para as ruas se transformarem em passarelas.

Garotas Estúpidas

Sanduíche de Algodão

garotasestupidas.com

sanduichedealgodao.com.br

aspatricias.uol.com.br

Moda, tendências, beleza, dicas de viagem fazem parte do universo do Garotas Estúpidas. O blog reúne em um só espaço tudo que as mulheres desejam saber para se manter atualizadas sobre tudo que lhes interessa.

fiquE por dEntro

Blog para quem gosta de roupas, histórias da moda, tendências e dicas de como encontrar seu estilo pessoal. O blog dá dicas de como transformar as macrotrends dos grandes desfiles e colocálas nas ruas.

O Blog do Integramoda RS, além de divulgar o evento, compartilha também informações, novidades e tudo o que é relevante para quem trabalha no mercado da moda. No site, os fashionistas de plantão encontram novas referências para criação e design e ficam atualizados sobre as atividades desenvolvidas pelos sindicatos representantes dos setores malheiro e de confecção da região nordeste do estado. www.integramoda.com


livros

Imagens Errantes Carol Garcia, 2010 O livro reúne histórias profundas e divertidas vivenciadas ao longo da carreira da autora como coolhunter (caçadora de tendências) internacional para traçar o caminho das estampas florais por mares nunca dantes navegados.

Confira alguma obras literárias que são referência no mundo da moda

Moda: uma filosofia Lars Svendsen, 2010 O pensador norueguês analisa a moda como um dos maiores fenômenos do mundo contemporâneo. Usando como fio condutor a eterna busca do homem pelo novo, o autor mostra como a sociedade usa a moda para representar seus anseios.

Fundamentos de Design de Moda Sorger & Dale, 2009 Oferece uma apresentação ilustrada dos elementos-chave do design de moda, desde a pesquisa, escolha de matéria prima, maquinário e métodos de fabricação. Fornece uma visão geral dos diversos cargos que compõem a indústria da moda.

Sugestões da coordenadora do curso de Design de Moda da UCS Adriana Ferreira Conte.

O corpo no cinema Ana Mery De Carli, 2009 O corpo feminino sempre foi cultuado por sua beleza. O desenho sinuoso das curvas foi biologicamente programado para fascinar o olhar masculino inebriado pelo desejo. Foi esse ponto de encontro entre o corpo feminino e o cinema que a escritora colocou em caleidoscópicas cenas neste seu estudo sobre as variações do feminino.

Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto, Ana Paula Miranda, 2008 A obra mostra que os profissionais de moda tentam categorizar a moda de acordo com sua visão de consumidor. O livro considera teorias no desenvolvimento da identificação social e o papel da sociedade nestas percepções. O objetivo principal do estudo é entender a relação pessoaobjeto mediante o ato de consumo.


ExpositorEs

Acho legalno valorizar a importancia de teraos parceiros quedafazem Sugiro um que texto de seus As empresas expõem produtos Integramoda RS apresentam profissionais moda quequalidade. realmente acrescentam tipo de abertura, para dar diferençadeealta novas tecnologias e matérias-primas O contato permite ao queevento. estilistasEsse e produtores valoriza as ações dosdeorganizadores mais importancia a comentário conheçam recursos diferenciados para inovar no desenvolvimento suas coleções. do evento e este conteudo valida esse esforço.

Acrilan

Empresa que realiza todos os processos da cadeia de produção de fios têxteis a partir da fibras nacionais e importadas. Presente em todas as edições de inverno do Integramoda RS, aposta no fio Polar para o próximo inverno. O fio é uma mistura de acrílico, lã e poliamida.

Adatex

Fiação e tinturaria de Jacareí, São Paulo, apresentou fios diferenciados e misturas de matéria prima que estarão em alta no Outono/Inverno 2012. A empresa aposta também em produtos para máquinas finas. Para o 9º Integramoda RS trouxe oito novos tipos de fios produzidos com misturas de algodão, viscose brilhante, seda e lã.

Depp Textil

Propõe ao mercado de malharia retilínea acesso a fios importados da Itália, diferenciados e compostos na sua maioria com lã merino, mohair, alpaca e cashmere.  A empresa de Águas de Lindóia - SP apresentou uma completa linha desses fios especiais, que garante leveza às peças, com garantia de qualidade e conforto.

Fiação Fides

Voltada para a produção de fio fantasia para malharia retilínea, a empresa trouxe para esta edição do evento fios produzidos com efeito dégradé e brilho e fios flamê e bouclê. No Outono/Inverno 2012, estarão em evidência cartelas dos tons de verde, azul, roxo e mesclados. O cru e o bege clássico continuarão em alta.


Linx Sistemas

Há 25 anos no mercado, desenvolve softwares de gestão para o setor de vestuário, acessórios e varejo, que contempla todas as etapas de produção, desde a concepção até a entrega ao cliente. O novo produto, Easy Linx, é voltado para pequenas e médias empresas de confecção e varejo em crescimento. Informatizando os processos, permite que empresas desenvolvam ações efetivas para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Fios Amparo

Maquicosturas

HB Revistas

Sodexo

Lansul

Sultextil

Lavintec

Trifil

A empresa que participa de todas as edições do Integramoda RS trouxe para a edição de inverno fios com detalhes botonê e outros com caimento mais fluído, adequados para máquinas grossas. A empresa apresentou também fios que conferem mais volume e leveza às peças, uma das novas exigências do mercado.

A HB é importadora de livros e publicações técnicas internacionais. Tem a moda como carro chefe e atende à tecelagens e confeccionistas, funcionando como balcão de ideias aos produtores. O profissional pode ter acesso às publicações por assinatura ou de forma avulsa, conforme o título.

Fabricante de fios para malharia industrial abastecendo mercado nacional e internacional. Mantém contato muito próximo da rede de malharias, apoia e participa de eventos de caráter técnico para incentivar o crescimento do setor de malharia retilínea. Para o Inverno 2012, investiu na produção de fios em composições variadas que garantem às peças volume e leveza.

A novidade apresentada pela Lavintec aos participantes do Integramoda RS é que a partir de 2012, passará a tingir fios em roca para malharias, nas mais diversas fibras. A princípio, a empresa realizará o processo com fios de algodão, acrílico e poliéster e posteriormente realizará a nova forma de tingimento em outras fibras. Isso permitirá que o malheiro saia do convencional.

Empresa sediada em Caxias do Sul há quatro anos e há 18 em Farroupilha, expôs no Integramoda RS máquinas para confecções e malharias que otimizam a produção, reduzem em 50% o consumo de energia e possuem motores que não emitem ruídos.

A multinacional francesa está no Brasil há 14 anos. A empresa trabalha com o mercado de benefícios e oferece vales alimentação e refeição e também outros produtos como cartões que substituem cestas básicas, cestas de Natal e presentes em datas comemorativas. Conta com uma ampla rede de estabelecimentos, com mais 250 mil credenciados.

Indústria de tecidos tem em sua coleção Outono/Inverno 2012 uma combinação de gêneros, estilos e referências. Explora os limites entre rústico e sofisticado, sustentável e tecnológico. Na cartela de cores, busca referência na natureza como um amanhecer gelado ou o chão de uma floresta outonal. A empresa investe na mistura de matizes escuras e acentos vibrantes.

Expositora em todas as edições do Integramoda RS, a empresa aposta em fios leves na confecção de malhas finas. O resultado são peças com caimento diferenciado e baixo peso, uma forte tendência apontada pelos estilistas. As composições diferenciadas permitem a criação de uma coleção com peças atemporais, o que dá maior lucratividade para o cliente, independente do clima.


“Pensar diferente“ é a estratégia do diretor de marketing do Grupo Unicasa, que aposta em relações inusitadas para criar conceitos inteligentes. Romper paradigmas, transformar o ordinário em extraordinário, mostrar que a criatividade e o conhecimento são capazes de gerar boas estratégias de mercado. Este foi um dos conceitos trabalhados pelo diretor de marketing do Grupo Unicasa, Edson Busin, durante sua palestra no encontro empresarial Alinhavando Ideias do 9° Integramoda RS. Sua apresentação sobre o tema “A gestão do design como diferencial estratégico para os negócios”, reuniu cerca de 550 pessoas no Hotel InterCity. Com bom humor e repleto de exemplos de estratégias empresariais inteligentes, Edson desafiou os participantes a pensarem diferente. Abordando conceitos e relações do design, da moda e da arquitetura, o especialista mostrou que além de investimentos, estratégias eficazes precisam de bons conceitos. Conceitos estes construídos com base em análise de comportamento e criatividade para gerar soluções que atendam as necessidades do consumidor. Um exemplo citado pelo palestrante foi o case da Dell Anno, que lançou recentemente o conceito de campanha “Vestir a casa”, reforçando a ideia de diálogo entre a moda e a arquitetura. O Grupo Unicasa, no qual Edson Busin atua, é uma das maiores empresas do segmento moveleiro, detentora das marcas Dell Anno, Favorita e New. Edson, que é especialista em marketing, gestão de pessoas e design estratégico, é o responsável pelas áreas de comunicação, criação, design e arquitetura do grupo. Acompanhe abaixo a entrevista realizada com ele: qual o grandE dEsafio do dEsign HoJE?

Para responder esta questão vou começar exemplificando com dados de uma pesquisa apresentada pela Revista Exame, em julho de 2010, que abordou a Pirâmide do Consumo. Este material mostrava as maiores aspirações do consumidor brasileiro, as vencedoras foram: em primeiro, “Ter mais”, relacionado ao ato de adquirir algo novo, em segundo “Saber mais”, que engloba o acesso ao conhecimento e a ambição de conquistar um trabalho melhor, e em terceiro, “Experimentar mais”, que representa o desejo de viver algo novo. Este último item é muito interessante, porque demonstra que mais que produtos as pessoas desejam comprar experiências. Não vendo mais cozinhas apenas para fazer comida, vendo cozinhas para receber amigos. Na moda acontece o mesmo. As pessoas não compram roupa para se agasalhar,

compram roupas para satisfazer necessidades de status e de auto-estima. Então com relação ao design não basta mais somente criar um produto que seja funcional e bonito, isso todo mundo faz. É preciso detectar e satisfazer necessidades de experiências do seu consumidor. como É possÍvEl criar o quE o consumidor dEsEJa?

Muita pesquisa, muita informação, muita análise de comportamento. Cada novo comportamento de consumo gera oportunidades e desafios e temos que estar atentos. Cada um tem que observar o ambiente e retraduzir as tendências para sua realidade de produção. Falo retraduzir porque fazer o que todos estão fazendo é fácil, o interessante é criar uma interpretação inusitada, fazer o que ninguém pensou, sair na frente. Mais que de


Edson Busin explica a relação entre moda e arquitetura investimentos, as grandes sacadas de mercado vêm de boas ideias, de criar soluções simples, porém ainda não pensadas. E a inspiração pode vir de qualquer lugar, de qualquer área de conhecimento. Por isso vocês aliaram moda e arquitetura no conceito da Dell Ano?

Exatamente, usamos a moda como inspiração. Suas linhas, cores, composições nos ajudaram a criar o conceito de “Vestir a casa”. A arquitetura e a moda tem muito para interagir e esta interação traz uma riqueza imensa para nossas criações. O óbvio seria que trabalhássemos com um designer ou um arquiteto para pensar nossos produtos, mas não queríamos o óbvio. Então, chamamos um estilista. Estamos buscando a elegância e a inovação da moda para nossas composições. Um recado final?

Pensem diferente! Invistam em conhecimento, em quebra de paradigmas, na sua criatividade, transformem o ordinário em extraordinário. Lembrem-se: fazer roupa muitos podem, mas criar composições interessantes, com apelo, isso é para poucos. Omanteremos Alinhavando Ideias é um espaço dedicadoo o box chamando à leitor troca de ideias sobre diferentes áreas do mais para o blog? haverá conhecimento. Toda edição um profissional de conteúdo no blog? destaque no mercado discorre sobre estratégias e negócios inovadores.

Legenda sobre as fotos, pode ser tudo nesse box, da esquerda para a direita.

Legenda sobre as fotos, pode ser tudo nesse box, da esquerda para a direita.


marcos HamErsKi

Moda e consumo são temas em constante mutação. São reflexos de comportamentos da sociedade e merecem ser observados com olhares atentos. Por isso macrotendências de comportamento foi o tema abordado pelo designer e consultor do SENAI Moda RS Marcos Hamerski no 9° Integramoda RS. Para uma plateia de aproximadamente 450 pessoas, ele apontou as quatro macrotendências do Outono/Inverno 2012: neo surrealismo, vício do exagero, curadoria digital e santuário primitivo.

o Neo sURReaLIsmo diz respeito a um design emotivo. No atual contexto, preconceitos são deixados de lado, barreiras são quebradas e novos conceitos substituem ultrapassadas filosofias de vida. Desta forma, os delírios, o design emocional, o hiper realismo ditam regras e geram novas tendências para a moda. É necessário valorizar o produto e refletir sobre as sensações que ele vai passar ao consumidor. “Exemplo disto é o culto à realeza. Kate Middleton mexe com o imaginário coletivo, principalmente das mulheres, e o que ela usa é referência já que toda mulher gosta de sentir-se como uma princesa”, explica Hamerski. A segunda macrotendência evidência o modo como a sociedade lida com ações e sentimentos desproporcionais, reflexos da vida moderna, onde há o demasIado eXaGeRo. “A internet, a comida, a emoção, a ansiedade e o estresse são exemplos que servem para ilustrar de que forma a sociedade extrapola a questão do exagero”, explica.

a cURadoRIa dIGItaL reflete um cenário marcado pelo marketing social, a transformação dos aplicativos em negócios, a conexão imediata com o consumidor, que dita regras, participa ativamente das transformações que têm a tecnologia e a internet, como panos de fundo. “A tecnologia vem embutida nas peças, na moda como um todo. Já é algo onipresente e que também contribui para as ideias criativas, com todo o processo de

Macrotendências de comportamento de 2012 e seus reflexos na moda

desenvolvimento das peças”, disse. Como exemplo, Hamerski destaca que esta tendência reflete uma nova forma de consumir e de pagar pelo o que é consumido. “O dinheiro não será mais como conhecemos. A carteira será substituída pelo celular. Todas as movimentações serão feitas on-line e nossa vida será centralizada neste pequeno aparelho que cada vez mais agrega novas funções”. A quarta e última macrotendência, saNtUÁRIo PRImItIVo, busca inspiração em elementos provenientes do meio ambiente e no que há de mais natural e autêntico. “Vemos em voga o retorno às garrafas de vidro, a decoração passa priorizar a utilização de restos de materiais. Há uma valorização da simplicidade. Nota-se também o retorno do folk, do singelo”, declarou. Além das macrotendências, o designer sinalizou o que vai ser usado na temporada Outono/Inverno 2012. “Houve um tempo em que tudo bege era considerado chique. Isso mudou. As cores fortes ficam do verão, atravessam o inverno e invadem também o vestuário masculino. Conferem dinamismo ao visual”, adianta. Hamerski reforçou algumas tendências: o zíper é o novo hit das próximas estações, considerado um acessório que incrementa as criações. Estarão em alta peças com cortes secos, de modelagem simples. Peças com apelo mais sensual, preferidas entre as brasileiras, continuam no próximo ano; calças com modelagens mais largas para os homens.  O minimalismo que surge com força é um aspecto voltado para um público com perfil contemporâneo; a pele retorna, com preferência pelas sintéticas. Hamerski reforça que cada indivíduo possui seu próprio estilo e que moda é adaptar as tendências de acordo com a personalidade. Assim, a moda Outono/Inverno 2012 é um prato cheio de novidades e informações. Use a criatividade e inove!


MAIS FIOS PARA VOCÊ CRIAR.

A Haedo é a única representante brasileira da Hilados LHO, empresa argentina que é referência mundial na produção de fios de lã diferenciados em escala industrial. Os fios LHO contam com texturas festivas, grande variedade de cores e tecnologia em tintura que nenhuma empresa no Brasil possui, o que garante maior riqueza de detalhes e os torna únicos.

COM OS FIOS LHO DA HAEDO VOCÊ TEM LIBERDADE PARA CRIAR.

Antonio Ribeiro Mendes, 2225 (54) 3224.1444 Contato: Sérgio Tomazzoni haedo@haedo.com.br


criadoras dE moda

o documEntÁrio criadoras dE moda dE caxias do sul, produZido pEla Jornalista vivianE salvador, É o primEiro quE aBorda a produção dE moda local.

Produzido em 2010, o documentário de 47 minutos traça o perfil da moda produzida na maior cidade da Serra Gaúcha. Captado no inverno, o filme alinhava a trajetória de oito mulheres que, com o seu trabalho em confecção, entraram para a história da cidade. Carla Carlin, Carmem Venzons, Corina Wainstein, Erica Generozo, Izabel Peteffi Basso, Lola Salles, Rache Martini e Simone Franco, falam sobre o prazer de criar, da representatividade atual da indústria da moda e ainda debatem sobre a universalidade do que é produzido por aqui. A autora do documentário conta que o principal objetivo é mostrar que a moda não deve ser vista como futilidade. “Essas mulHErEs são artistas E suas HistÓrias sE fundEm com a HistÓria dE caxias. rEgistrar a paixão dElas pEla criação foi uma manEira dE mostrar quE a moda É artE, É cultura, É Economia E tamBÉm o rEtrato dE uma Época”, ressalta Viviane Salvador.

Para mais informações entre no blog: http://criadorasdemodacaxias.blogspot.com/


As entrevistadas Carla Carlin rabiscava suas primeiras criações ainda criança. O que começou como uma forma de buscar independência financeira, em 1989, consolida-se hoje como uma marca que valoriza o contorno da mulher. “Moda é como vida. Ela nos transporta para o mundo, nos conecta com a sociedade”.

Carmem Venzons não se envolve só com criação, acompanha todo o processo de perto: desde a produção até a montagem da vitrine. Ao longo do tempo, a marca tornou-se conhecida nacionalmente, integrando inclusive figurino de novelas. “Não encontro outra coisa que pudesse me dar mais prazer do que trabalhar com moda”.

Corina Wainstein trabalha com moda desde os 15 anos. É uma das mais respeitadas criadoras de moda de Caxias do Sul, tendo elaborado modelos para as mais tradicionais famílias da cidade. “Não tenho a pretensão de ser a melhor, mas estar entre as melhores”.

Erica Generozo trabalha com alfaiataria feminina e, ao lado de uma grande equipe, cria coleções com cortes clássicos, que ressaltam a beleza, a feminilidade e o estilo único de cada mulher. “Uma das minhas grandes emoções foi ver Fernanda Montenegro usando uma peça criada aqui”.

Izabel Peteffi Basso nasceu gostando de moda e, principalmente, com o dom da elegância. Quando criança, fazia roupinhas para bonecas e já exercitava o bom gosto escolhendo e combinando suas próprias peças. “A moda é uma busca constante pela novidade e pela beleza”.

Lola Salles ama o que faz. Aos 80 anos não pensa em parar de trabalhar. Orgulha-se de ter confeccionado os trajes oficiais das soberanas de 1994. “Cada vestido que crio é como se fosse um filho, pois cuido de cada detalhe com muito amor. Isso é minha vida”.

Rache Martini cria peças para mulheres felizes, com atitude, profissionalmente produtivas e que não se prendem às constantes mudanças da moda. “Minhas roupas são feitas com tanto amor e cuidado, que digo que elas têm alma. Poderiam sair andando”.

Simone Franco sempre gostou de roupas. Quando pequena, brincava com bonecas de papel; nas quais era possível encaixar várias roupinhas. Sua trajetória é marcada pela dedicação e pela inovação. “Moda é minha paixão, meu dia a dia, meu ganha pão e de todos os que me acompanham nesta jornada”.

BOAS FOTOS NUNCA SAEM DE MODA. Uma boa produção fotográfica, feita por profissionais especializados, faz toda diferença na hora de fotografar uma coleção. É por isso que a Fotobjetiva conta com uma equipe qualificada, dois estúdios climatizados, lounge, camarim, ótima localização e investe nos melhores equipamentos para oferecer as soluções ideais para você. Ligue pra gente e veja como deixar suas peças ainda mais cobiçadas. (54) 3222.7492 // 9972.8079 objetiva@fotobjetiva.com.br // www.fotobjetiva.com.br @fotobjetiva

Objetiva Fotografias


propostas out/inv 2012

oRIGINaL O tema original traduz a busca do homem por sua essência, pelo seu habitat natural. Representa, acima de tudo, a inspiração não em uma natureza doce e delicada, mas principalmente bruta, selvagem e preservada; que empresta às peças toques intensos provenientes de suas texturas, cores e manifestações múltiplas.

NatUReZa BRUta e seLVaGem e etNIas PURas e oRIGINaIs Este tema valoriza também o resgate das etnias e culturas que se mantêm sem serem contaminadas pelo modernismo. É uma homenagem a tudo que é essencialmente puro e original.

Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone 14-1118 tXP 14-0754 tXP 18-1250 tXP 19-1557 tXP 18-3533 tXP 14-1307 tXP 16-5114 tXP 15-6414 tXP 13-4303 tXP 18-1550 tXP


IRReVeReNte Como tempero de todos os temas, este serve como manifestação da necessidade de rebeldia, reconhecida como saudável dentro do atual contexto social. É um tema essencialmente urbano que busca inspiração na música e transmite muita jovialidade. Se traduz em peças amplas e coloridas, usadas sob fundo preto. Também utiliza transparências e rendas, resgatando a sedução do fetiche. Em suma, o mix agressivo das referências resulta em algo que vai além dos padrões, que permeia conceitos do brega, do fetiche, do gótico, do antiquado, traduzido por uma estética colorida e revigorante.

a cIdade e a dIVeRsIdade

Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone 17-1045 tXP 15-0953 tXP 18-1238 tXP 19-2030 tXP 19-3847 tXP 17-1514 tXP 18-5619 tXP 18-0228 tXP 16-0000 tXP 19-1761 tXP


GeometRIa A geometria preza pela utilização das linhas retas, objetivas, simplificadas, porém com conteúdo. O tema possui influência da evolução dos conceitos da arte, que busca retratar elementos da natureza através de formas mais abstratas e geométricas. Utilizando fortes referências da década de 60, a geometria introduz as cores super saturadas nas peças como um todo, aliadas à valorização das formas e a um cuidado especial com a base têxtil. Traz ainda a questão da androgenia, que ganha maior espaço na moda, levando conceitos da alfaiataria masculina para o vestuário feminino.

a aRte INsPIRa a FoRma

Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone 18-0950 tXP 16-1346 tXP 18-1442 tXP 19-3640 tXP 19-4053 tXP 17-2120 tXP 19-4914 tXP 19-0419 tXP 18-5203 tXP 18-1663 tXP


HeRedItÁRIo A sofisticação e a verdadeira elegância é o que caracteriza o tema denominado como hereditário. Este conceito ressalta a admiração ao luxo natural, promovendo uma releitura moderna dos clássicos que permite gerar variações inusitadas e excêntricas. Altamente influenciado pelos casamentos reais, o hereditário inspira-se nas tradições britânicas e nos esportes ‘finos’ praticados em ambientes campestres.

eXcÊNtRIco, soFIstIcado e LUXUoso Permite também o excesso no brilho e nas cores, porém sem perder a elegância. O alto uso do dourado e a influência da estética do culto oriental também poderão ser conferidos nas peças.

Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone Pantone 19-1116 tXP 18-1445 tXP 19-1524 tXP 19-3935 tXP 17-4023 tXP 18-2328 tXP 19-4342 tXP 19-4125 tXP

Preto

Pantone 18-2043 tXP


padronagEns E tExturas A mistura de materiais e tecidos viabiliza as mais criativas construções A moda Outono/Inverno 2012 coloca em evidência o diálogo de materiais permitidos no desenvolvimento das peças. Malhas, tecidos e couros se mesclam formando interessantes composições. na malharia, o destaque vai para os fios felpudos e texturizados e para o uso de peles nas peças. Os pontos em alta são os canelados, as tranças, as nervuras e os que criam efeitos de rendado, vazado ou crochê manual. As listras regulares e irregulares, assim como o píton, os xadrezes e as mesclas darão o toque especial às composições. Os tecidos que transmitem o efeito de molhados, ou de escamas de peixe, foram uma das novidades da confecção. Além do uso de dourados, platinados, glitters, paetês e peles. As estampas remetem ao pop, aos xadrezes mosaicos, aos florais, aos animais e elementos da natureza, criando assim efeitos de camuflagem.


Merinos, conceito moderno que atravessa estações O Merinos possui uma composição que se adapta às variações climáticas, tanto em temperaturas de meia estação como no frio do inverno. A lã utilizada em sua fabricação, com seu fio super-fino, é traduzida em um tecido leve, com toque agradável. Ao longo dos anos, a utilização da lã foi aperfeiçoada possibilitando explorar nos tecidos do toque rústico ao sofisticado. O tecido Merinos, nome inspirado na raça Merino, uma das mais antigas espécies de ovinos, que produz a lã mais fina e valiosa, é fabricado com 80% de algodão e 20% de lã. Resultado de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento, o tecido atende a um público exigente, que percebe o valor agregado a tecidos com fibras diferenciadas, tanto no aspecto visual e tátil como no conforto térmico e durabilidade das peças. A Sultextil utiliza as fibras naturais com maestria em sua gama de produtos, apresentando ao mercado um tecido de malha não somente moderno, mas cheio de beleza, com ótimo caimento e qualidade para confecções de peças femininas. O Merinos da Sultextil é ótimo para você usar nesta e nas próximas estações. Sultextil 100% moda.

benefícios malha leve ótimo caimento para peças com franzidos e recortes drapeável pode ser lavado em máquina doméstica

INFORME COMERCIAL

FIBRA NATURAL, NOVO CONCEITO


RecoRtes O inverno do próximo ano, além da diversidade de cores e texturas, será marcado pela multiplicidade de contornos. Durante o workshop de Modelagem para Malharia e Confecção, Janete Jung Castro, especialista em moda empresarial, integrante do Comitê de Estilo do Fitemasul e professora de moda da UCS, apontou formas que estarão em evidência nas estações frias de 2012. Confira!

SILhuEtA CASuLo

A modelagem faz uso de mangas arredondadas em forma de arco e barras afuniladas ajustadas ao corpo. Esta proposta se faz bastante presente em casacos com comprimentos que permitem serem usados como vestidos.

Philip Lim

Alexander Wang

Proenza Schouler

SILhuEtA tuBo A silhueta tubo confere às peças formas longilíneas, trazendo de volta os maxi comprimentos em túnicas, vestidos, casacos e saias. Kenzo

Frankie Morello

Nº21

FoRMAS AMPLAS As formas amplas e maxi volumes, propondo um exagero de folga na modelagem com relação ao corpo, com ênfase nas medidas de ombros e cavas.

Dimitri

Krizia

Laura Biagiotti


da moda Jogo de cintura A cintura marcada, não totalmente ajustada na modelagem, mas acinturada por cintos, amarrações e recortes será presença marcante. Estilistas apostam também na cintura baixa, que revisita os anos 60.

Elie Tahari

Zero Maria Cornejo

Monique Lhuilier

Ênfase na linha da cintura

Bluemarine

Zero Maria Cornejo

Pronenza Schouler

Cintura baixa revisitando os anos 60

Silhueta A

Forma levemente afastada do corpo em evasê. Esta modelagem será evidenciada em peças como capas, ponchos e sobreposições. LesCopains

Rag&Bone

Alexander Wang

Assimetria e Conforto Cavas deslocadas também estarão em evidência no ano que vem. As mangas se apresentam como extensão do corpo com recortes e formas arredondadas. Iceberg

Stella McCartney

Jean-Charles De Castelbajac


fÓrum

ucs, com a palavra os EspEcialistas

Foco na economia criativa A secretária da Economia Criativa, Claudia Leitão, fez a abertura do Simpósio com a conferência “Moda e políticas culturais”. Segundo ela, o segmento têxtil tem participação expressiva na Economia Criativa, que se baseia na união do artesanato com a tecnologia. “O design de moda é um setor importante da economia brasileira. A Secretaria desenvolve ações que capacitam empresários do setor e de toda a cadeia produtiva da moda para que a criatividade inovadora se reverta positivamente em lucro e em desenvolvimento justo para todos”, comenta. A Economia Criativa surgiu nos anos 90 e se baseia nas indústrias criativas, que são aquelas com potencial de geração de riqueza e emprego por meio da utilização de propriedade intelectual. Da moda ao design, passando por cinema e literatura e incluindo a produção de softwares, a chamada indústria criativa movimenta mais de R$ 380 bilhões no Brasil, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Inovação e sustentabilidade Carlo Vezzoli, professor do Instituto Politécnico de Milão, comandou a conferência “Design e inovação para a sustentabilidade”. Segundo ele o desenho de produtos industriais deve adotar uma perspectiva sistêmica para se aproximar da perspectiva ecológica. “Isso pode ser conseguido desenhando um produto que minimiza o consumo de energia e de materiais em todas as fases do ciclo de vida. Além disso, um produto tem que ser desenhado para facilitar a reciclagem de material e a recuperação de energia”, comenta.


A Universidade de Caxias do Sul, em parceria com o APL - Pólo de Moda, Sindivest e Fitemasul, realizou em junho o IV Simpósio Nacional de Moda e Tecnologia. O evento aconteceu no Campus 8 e reuniu representantes do setor, acadêmicos e interessados em moda. Durante o Simpósio, foram realizados painéis e conferências sobre inovação, tecnologias e sustentabilidade da moda com especialistas do setor. Veja o depoimento de cada um deles. Atualidades e perspectivas para o setor têxtil O superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimentel, abordou estratégias que devem ser criadas para o desenvolvimento da cadeia têxtil e de confecção. Segundo ele, o mercado têxtil e de confecção brasileiro está em expansão. “Esse segmento representa 3,5% do PIB e 16,5% dos empregos formais gerados no país”, avalia. Pimentel acrescentou que, por outro lado, a competitividade dos produtos brasileiros é prejudicada pelo câmbio, juros e carga tributária. Ele ressalta que apesar do país ter capacidade e oportunidade de crescimento, a falta de políticas públicas ameaça a continuidade dos investimentos em tecnologia e inovação.

Moda, emoção e vida Ronaldo Fraga atraiu a atenção do público no segundo dia do evento com a conferência “Moda, emoção e vida”. O estilista mineiro une esses três elementos em suas peças para transmitir um discurso sobre a pluralidade do Brasil. Segundo Fraga, a moda deve interpretar um contexto seja ele cultural, social ou econômico. “Precisamos entender que a moda não é mais apenas um produto, é um vetor de apropriação cultural”, comenta.


Trifil Fios Especiais, líder nacional no segmento de fios diferenciados para malharia, apresenta a exclusiva coleção 2011-12, composta por 25 tipos de fios que permitem criar produtos de moda para qualquer estação do ano. Esperamos seu contato www.trifios.com.br

Representante Farroupilha Sr. Heitor Fontanive heitorfio@terra.com.br 54 – 9127-3350

Distribuidor Trifil Depp Têxtil 19 - 3824-5691 vendas@depptextil.com.br www.depptextil.com.br

Representante Caxias do Sul Srta. Gilvani Graneto gil.mgn@gmail.com 54 – 9105-5145


tEcnologia

lavintEc

acaBamEntos quE transformam

Aliados ao corte certo e ao tecido adequado, os processos de tingimento, desbotamento e acabamentos especiais contribuem para a criação de peças únicas e diferenciadas. Conforme Rogério Bridi, proprietário da Lavintec, empresa caxiense que trabalha com acabamentos especiais voltada para o setor da indústria de calçados e confecções de Caxias do Sul e região, a utilização desses recursos permite que o malheiro e confeccionista busque novos conceitos para desenvolver suas coleções. “A inovação beneficia não apenas o produtor, mas também o consumidor final que pode ter acesso à peças diferenciadas e compor produções inusitadas”, avalia. Preocupadas com a preservação ambiental, as empresas têm procurado minimizar os impactos no meio ambiente, investindo em tecnologias que protegem a natureza dos resíduos provenientes dos processos de produção. Conforme Bridi, tingir a peça com menor consumo de água e com corantes biodegradáveis é uma forte tendência do mercado. “O resultado é uma peça com aspecto envelhecido, com a possibilidade de ser reversível. O profissional pode comercializar duas peças em uma. Isso agrega valor para o cliente”. Tingimento

Desbotamento

Acabamentos Especiais

Processo químico da modificação de cor da fibra têxtil feito por meio da aplicação de materiais corantes em forma de solução ou dispersão. O procedimento varia conforme a composição das peças, pois para cada tipo de fio existe um corante específico. Com a necessidade de customizar peças para conseguir um visual personalizado, o aumento da procura pelo tingimento cresce bastante. A técnica permite que o cliente escolha a tonalidade e a intensidade das cores de acordo com a estação, de tendências de moda ou do gosto pessoal. Oferecendo mais uma opção aos produtores, a Lavintec inova e passa a operar com tinturaria de fios em cone, nas fibras de algodão, poliéster, poliamida e acrílico. “É possível escolher a cor da tinta numa cartela de cores já desenvolvida, ou escolher a cor de preferência para lotes mínimos de 60 ou 140 kg por cor”, informa Rogério.

Esta técnica provoca efeitos de desgaste nas peças, deixandoas com aspecto envelhecido de acordo com a intensidade desejada e as indicações da moda. Pode ser aplicado em diversos materiais, sendo facilmente visto em peças produzidas em jeans, como calças e jaquetas.

Diferentes técnicas que agregam toque e caimento às peças confeccionadas de acordo com a atualidade do mercado da moda e as necessidades de cada consumidor. Efeitos em dégradé, sobre-tintos e desgastes localizados são alguns exemplos de acabamentos especiais.

HaEdo

importando qualidadE A Haedo Importadora Têxtil, empresa caxiense que atua há dois anos no mercado, é a única representante no país dos Hiliados LHO, referência mundial na produção de fios diferenciados. A Haedo nasceu do contato constante de Sérgio Tomazzoni, diretor-presidente da Malharia Friolã, com Jorge e Francisco Otranto, diretores da empresa argentina. Tomazzoni fala que os fios produzidos pela empresa argentina apresentam uma qualidade diferenciada devido ao processo de produção que, mesmo industrializado, busca evidenciar características das fibras artesanais. “A ampla variedade de matéria prima permite a criação de produtos distintos. Tudo é pensado para satisfazer as necessidades dos produtores”, comenta Sérgio. A Malharia Friolã trabalha há 30 anos com os fios LHO e conhece perfeitamente as características do produto. Com isso, os profissionais de malharia têm segurança ao adquirir matéria-prima de alta qualidade.


mar KEt ing

imagEm & idEntidadE

| Aniversários

Cada vez mais, as empresas da moda têm buscado investir na criação de sua identidade e imagem empresarial. Isto porque com a expansão do mercado da moda, se torna fundamental criar estratégias para que a marca conquiste espaço na mente de seus consumidores.

| Congressos | Feiras | Festas de Formatura | Inaugurações | Recepções

Campanha Missoni 2011 É sobre este assunto que Rafaela Tomazzoni discorre no artigo abaixo. Graduada em Moda e Estilo pela UCS, especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e com curso de Fashion Design pela Accademia Italiana de Moda e Design Firenze, Rafaela já possui 20 anos de experiência na área de marketing da moda. Atualmente é diretora de produto e marketing da Malharia Friolã. “Responda a uma pergunta: há alguém igual a você? Será que existe no mundo alguma pessoa que faça as coisas do mesmo modo que você faz? Pessoalmente, não acredito que haja dois indivíduos com o mesmo sorriso, mesmo tom de voz, mesmo conhecimento e o mesmo tique nervoso. Cada um de nós tem sua própria história, suas próprias experiências e aptidões. E é isso que torna o mundo um lugar muito mais interessante e cheio de possibilidades. Quem gostaria de ser igual à outra pessoa? Será que é possível estar confortável na pele de alguém por mais que a admiremos? Não. Definitivamente, agir de acordo com as características alheias ou tentar fazer o que o outro faz não seria natural, porque ninguém pode ser o que não é. Quem trabalha com moda sabe como o mercado é competitivo e quem não corre, voa. Destacar-

se em meio a tantas marcas, é uma tarefa árdua e que exige estratégia e muita personalidade. Assim como cada indivíduo, cada empresa é singular e possui suas características peculiares, que devem ser valorizadas e destacadas. Nenhuma empresa usa cores e texturas como a outra, faz o mesmo acabamento, alinhava o mesmo bordado ou presta o mesmo serviço. E é isso que a torna única e verdadeira, com possibilidade de distinguir-se no meio de tanta disputa por espaço. Em cada coleção, por mais que a tendência seja seguida à risca, tente colocar em suas peças aquilo que só você sabe fazer. Procure incorporar aos modelos, os detalhes que apenas suas mãos sabem construir e sua imaginação sabe criar. Tente passar ao mercado uma imagem original, que ninguém ainda usou e que, principalmente, fale de sua essência. Pois hoje, o consumidor está cansado do óbvio e procura por algo diferente e legítimo. Faça com que seu público olhe para uma vitrine e identifique o produto como sendo da sua marca, mesmo sem olhar a etiqueta. Isso pode levar várias temporadas para se consolidar, mas os frutos colhidos poderão durar décadas.” Rafaela Tomazzoni.

Deixe por nossa conta o planejamento e a organização do seu evento.

16

anos

54

3214.4586

www.interfaceventos.com.br

interfaceventos


Centro da Pronta Entrega. Bom para quem compra e vende.

O Centro da Pronta Entrega é um shopping atacadista especializado em confecções. Aqui você encontra a maior variedade de marcas e produtos com preços de fábrica da região. São 45 lojas de moda masculina, feminina e infantil, calçados, acessórios, moda íntima, cama, mesa e banho, e muito mais. Tudo isso em um espaço de 5.000m² cuidadosamente planejado para proporcionar o máximo de conforto, segurança e comodidade para revendedores e fabricantes. Faça um bom negócio: venha nos visitar.

CPE Atacado. Um verdadeiro centro de negócios.

Rua Lateral nº 4801, junto a RS 122 Farroupilha - RS Fones: (54) 3556-8888 (54) 3556-8803 www.cpeatacado.com.br Horário de atendimento: de 01 de abril a 31 de julho das 7:00 às 18:00 de 01 de agosto a 31 de março das 7:00 às 17:00

CPE ATACADO


rEaliZadorEs

intEgramoda rs

O crescimento de cada edição do Integramoda RS só acontece porque entidades se unem para buscar o aperfeiçoamento do setor da moda na Serra Gaúcha. O APL - Pólo de Moda coordena as atividades relacionadas ao Integramoda RS e é responsável também pela captação de recursos para a concretização do evento. O Comitê de Estilo do Fitemasul realiza pesquisas e fornece suporte técnico para que as malharias adquiram novas informações e desenvolvam suas coleções. Com as pesquisas realizadas pelo Núcleo de Moda, o Sindivest favorece o aperfeiçoamento de empresários de confecções e indústria de calçados da região. Por meio do curso de Design de Moda, a UCS atua junto ao setor de Moda da região. Professores, alunos e ex-alunos trabalham nos grupos de pesquisa dos Sindicatos, nos grupos de trabalho do Pólo de Moda e na construção do Integramoda RS. O SENAI apoia o evento através de palestras, realizadas por professores do sistema, que falam sobre as macrotendências das próximas estações.

1

2

3

4

1 Jussara (Sindivest) Vanessa (APL Pólo de Moda), Renata (APL Pólo deModa), Aline (Fitemasul), Rosângela (APL Pólo de Moda) e Andréia (Sindivest).

2 Adriana Ferreira Conte (Coordenadora do Curso de Design de Moda da UCS) e Gilda Eluiza de Ross (Diretora Geral do APL Pólo de Moda).

3 thiaraju Vieira Barbosa (Presidente do Sindivest) e Saul João devenz (Diretor do SENAI).

4 thiaraju Vieira Barbosa (Presidente do Sindivest), Edson Buzin (Grupo Unicasa), Gilda Eluiza de Ross (Diretora Geral do APL Pólo de Moda), Severo Signori (Diretor Financeiro do APL Pólo e Moda) e Adriana Ferreira Conte (Coordenadora do Curso de Design de Moda da UCS).

5

5 Carlos Araújo (Presidente do Fitemasul).


Bas Tido res Por Trás da Passarela O Integramoda RS é resultado da união dos organizadores e fornecedores conjugando esforços para garantir o sucesso do evento.

Equipe Integramoda A equipe engajada na realização do evento foi coordenada pelo grupo formado pelas diretorias e colaboradoras do APL - Pólo de Moda, Fitemasul e Sindivest. Concept Art A Túnel Design foi a responsável pela criação do tema, do desenvolvimento de campanha e dos materiais de divulgação da 9ª edição do Integramoda RS. Cabeça feita Cabelo e maquiagem dos modelos da Cast One, que apresentaram os looks nos dois desfiles, ficou a cargo do Estúdio Jefferson Hoffman. A equipe também realizou o casting de modelos e stylist, junto com Cecília Seibel e Gabriela Pegorini. Ver e ouvir As composições exclusivas criadas pelo grupo Thempesta embalaram os desfiles e contemplaram os temas conceitos do evento. A passarela foi iluminada pela criatividade e tecnologia da Sólus. Tudo sob controle A organização geral ficou sob a batuta da equipe da Interface Comunicação e Eventos. Deu o que falar Veículos de comunicação, entidades ligadas à moda e blogueiros antenados nas novas tendências foram informados de tudo o que aconteceu no Integramoda RS pela Be House Comunicação Integrada. Gostos e Sabores Para dar sabor ao encontro, a Flabélia distribuiu chocolate quente aos participantes e os presenteou com barrinhas de chocolate personalizadas com o logo do Integramoda RS. Espaço sob medida A ambientação ficou a cargo da criatividade e competência da arquiteta Roberta Tiburi.


Rua Visconde de Pelotas, 2473 Caxias do Sul - RS – Brasil Fone + 55 (54) 3022.7400

Tecnologia que transforma sua imaginação em realidade. A BEST Malhas comercializa com exclusividade os equipamentos e softwares da Shima Seiki – empresa japonesa que oferece a mais avançada tecnologia mundial em teares retilíneos eletrônicos – e presta consultoria técnica e criativa para que você possa aproveitar ao máximo todos os recursos que eles oferecem. Transforme sua imaginação em realidade com os equipamentos Shima Seiki. Suas peças vão ficar exatamente como você sempre sonhou.

Visite-nos!


9° IntegramodaRS